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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 18 Set - 18:49:28

    Olá Pessoal,

    Desde qdo era garoto e meu pai dava de vez em qdo uma "rabeadas" com o opala azul e a caravam laranja dele eu já sabia que precisava sempre ficar esperto, mas...

    Foi em um domingo...de chuva...antes passeio o sabado todo na troca do velho alternador Arno pelo tão falado Bosch do Astra (o meu peguei do Zafira, mas é o mesmo).

    Pois bem, finalizado a troca noite e ap´pos teste com o carro parado, fiquei tão cansado que deixei pro dia seguinte o teste em pista, o pessoal fala em "plug em play" mas não é beeeem assim, no meu caso tive que alongar o suporte superior pois ficou muitoi proximo do coletor de escape e calor ali era muito, o suporte inferior tive que deslocar 2cm pra esquerda para alinhar com a polia, troquei o parafuso comprido que segura o coletor no suporte, passei um fio positivo adicional e por ai vai outros pequenos detalhes...

    Logo cedo ainda chuviscava, alias nao parou de chover a semana toda, talem do teste precisava dar uma boa carga pois o bitelo ficou parado quase 2 meses esperando ficnalizar a troca...nao aguentei e sai na chuva mesmo...

    Apenas para lembrar do estado do carro, qdo comprei a uns 5 anos refiz toda a suspensão , 4 pneus novos e direção hidraulica...zerado.

    O trajeto inicial em ruas de bairro, tudo normal e o alternador realmente muito bom como o pessoal comentou, 14 a 14.1 Volts (tenho um voltvimetro no console)...

    Aí peguei estrada para dar um esticada e fui até o retorno da rodovia e nos 2 primeiras curvas sem problemas...qdo na ultima já saindo dela, na subida inclusive o danado começa a jogar a traseira para a lateral...eu não estava ali não mais que uns 50km...nao conseguia entender...já passei ali varias vezes com o opala e nada..até mais chuva... não sei...tentei corrigir virando para o outro lado...mas como estava muito próximo do guard reio( nao sei se escreve assim), bati legal a frente...eu costuma fazer a curva sempre proximo a lateral tangente caso eu sai pra fora tenho mais pista, mas isso neste cado me ferrou...

    Comentei com uns amigos e disseram que ali vez ou outra ocorre acidente por oleo que concentra na vala do asfalto e o desnivel ao contrário... vai saber.. .até agora nao entendi...eu estava muito tranquilo e devagar curtindo de boa...não entendi até agora o motivo...Quando vi a traseira estava passando a frente... 20180910
    Quando vi a traseira estava passando a frente... Foto_b10
    Quando vi a traseira estava passando a frente... Foto_b11


    Bom, felizmente os carros atrás não bateram e eu nao me machuquei... ja comprei as peças e esperando o funileiro liberar...

    Seguem as fotos, desculpe o texto grande e até mais pessoal.




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    Mensagem por Fernandohluiz Ter 18 Set - 19:17:20

    Putz amigo, que chato hein...
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    Mensagem por Müller Ter 18 Set - 19:52:04

    Já passei por isso tbem, só que bem mais rápido e em rodovia de mão simples. Qdo a traseira escapou (do nada, sem aviso...), tentei corrigir pra traseira não atravessar na frente do carro que vinha no sentido contrário. Fui pra fora da pista e subi no barranco...achei que ia capotar, mas o carro voltou pra pista sozinho....com os dois pneus do lado direito estourados, as polainas quebradas, para choque dianteiro amassado....mais tarde fui descobrir que furou o cárter, além de deslocar a longarina. Assim como vc, pneus e suspensão novos. Td Cofap, Fabrini, Axios e Pirelli.


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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 18 Set - 20:32:26

    Suspeitei de um acumulo de oleo em um determinado ponto da curva, juntou com a chuva mais a curva...
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    Mensagem por ZZ Top Ter 18 Set - 20:54:13

    onivaldo.gm escreveu:Suspeitei de um acumulo de oleo em um determinado ponto da curva, juntou com a chuva mais a curva...

    O importante é que não foi tão grave e ninguém se machucou,
    Só por curiosidade, qual pneu estava usando na traseira ?
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 18 Set - 21:05:54

    Cooper Cobra 225
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    Mensagem por pacato Ter 18 Set - 21:25:00

    Puxa vida. Graças a Deus não houve maiores danos.
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    Mensagem por Goettens Qua 19 Set - 5:21:34

    Já ouvi dizer que Cooper Cobra deixa a desejar em aderência, apesar de serem muito bonitos.

    Os danos parecem ser bem leves, logo você estará apreciando seu Opalão de novo. OKK
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    Mensagem por LucasPiologo Qua 19 Set - 7:31:30

    Po cara que chato, é muito desagradável quando vemos um colega passar por isso. Mas felizmente não seu machucou, não machucou terceiros e o dano do carro não foi "grande" e é totalmente recuperável sem deixar sequelas !

    Boa sorte, fica com Deus !
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    Mensagem por Fernandohluiz Qua 19 Set - 8:55:57

    Goettens escreveu:Já ouvi dizer que Cooper Cobra deixa a desejar em aderência, apesar de serem muito bonitos.

    Os danos parecem ser bem leves, logo você estará apreciando seu Opalão de novo. OKK

    O desenho deles (o suco) não são muito apropriados para chuva.
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    Mensagem por omalvadeza Qua 19 Set - 9:32:14

    Felizmente não afetou suspensão ou longarina.
    Aproveitando ... quantos cm o suporte do alternador foi alongado?
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    Mensagem por Caravan88 Qua 19 Set - 10:03:18

    Já fiz dessa também, só que entortou o carro inteiro e derrubou um muro, pensa num prejuízo.
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    Mensagem por Rodney Setti Qua 19 Set - 11:52:42

    Putz, que dó, menos mal que você esta bem e não machucou ninguém, o resto a gente corre atrás e se vira.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 19 Set - 15:22:21

    Putz..isso não é normal


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    Mensagem por Diplo87 Qui 20 Set - 7:19:04

    Caraca, tremo só de imaginar minha frente assim......

    Bom pelo menos não foi nada sério, mas meu palpite vai pra óleo na pista tmb, tração traseira é isso aí...

    Boa sorte no reparo.
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    Mensagem por Eder Harisson Qui 20 Set - 11:53:56

    já ouvi falar mal do cooper cobra na chuva. Mas assim, só ouvi falar mesmo, nao estou falando mal do pneu. Talvez voce procure saber melhor, força ai, rapidinho ta liso de novo
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    Mensagem por Paulo Corso Qui 20 Set - 15:54:51

    Puts mano que foda hein. Por sorte só danos materiais mesmo.


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    Mensagem por BenKenobi Qui 20 Set - 16:06:06

    Putz que chato ein. Felizmente vc nao se machucou e esta vivo.

    Aconteceu isso comigo em um retorno com um voyage 1.0. Fazendo a curva cerca de 40 km/h e do nada o carro perdeu traseira e nao deu muito tempo de fazer nada. Pista molhada tbm.

    Quando desci do carro para ver o estrago, vi que tinha oleo na pista bem na junção do asfalto, que tinha um desnivel nessa junção.

    Mas nao desanima, dano material como esse caso vc arruma, seria muito pior ter algum prejuizo fisico seu ou de outra pessoa.

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    Mensagem por chevy250 Qui 20 Set - 18:20:54

    Aqui acho que todos nós amamos o Opala pelo que ele é e do jeito que ele é. Mas o fato é que estabilidade e aderência traseira não é o forte - diria que é o fraco, especialmente no 6cil.

    Há alguns meses fui de São Paulo à Caraguatatuba, mais para curtir a viagem com o Opala. Na volta fiz questão de subir por Ubatuba, pela Rod. Osvaldo Cruz. Essa Rodovia tem curvas fechadíssimas (180 graus) e forte aclive inclusive durante a curva. Eu ja imaginei que ia patinar. Eu conheço muito bem meu Opala e sei quando e onde ele vai desgarrar.

    O 6cil sobe gostoso e como sobe gostoso  Laughing mas....

    A pista na serra está sempre molhada pela humidade natural.

    Houve um momento que por pouco ele não sobe. Na primeira curva mais acentuada já deu uma escorregada (só patinada mesmo sem rabear). Na segunda mais um pouco e na pior delas quase que não sobe - ele quase parou - foi por um trisco. E isso com todo o cuidado que tenho ao acelerar e já estava imaginando o evento. Se parasse, não iria subir de jeito nenhum.

    Imagino uma pessoa comum (não um opaleiro) dirigindo esse carro - teria ficado na serra ou até se acidentado com certeza. Coisa que um carro com tração dianteira comum moderno teria subido sem nenhum problema.

    Eu curti cada centimetro da viagem e ainda vou explorar outras serras, mas o risco está lá.

    Todo cuidado é MUITO pouco principalmente em dia de chuva.
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    Mensagem por onivaldo.gm Qui 20 Set - 19:37:16

    O suporte superior aumentei 3cm...o inferior tambem para dentro...fiz um tipo um L...
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    Mensagem por onivaldo.gm Qui 20 Set - 19:41:17

    ha... após o conserto vou rebaixar um pouco a traseira..tipo 1 elo...li que aumenta bem a estabilidade... acredito que sim... qdo mais no chão melhor...
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 20 Set - 21:34:47

    Já fiz pelo menos duas viagens sob forte chuva com o Opala...Não tive problemas. Mas também não abuso do carro e pneus , suspensão tudo em ordem. E a altura mais baixa confere sim muito mais estabilidade.


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    Quando vi a traseira estava passando a frente... Empty Re: Quando vi a traseira estava passando a frente...

    Mensagem por felipeleox Qui 20 Set - 22:39:34

    Putz, que pena pelo carro, mas ainda bem que não se machucou e nem machucou terceiros.

    A única vez que perdi o controle da traseira do meu Opala foi por imprudência minha. Tinha o comprado a menos de 1 mês, estava na chuva, de noite, com pneus bem gastos, a 60km/h numa curva de 40...

    Minha sorte foi ter conseguido parar o carro 90° na pista e não 180°, e que não tinha nenhum carro atrás. Foi só dar uma ré (por pouquíssimo a dianteira não bateu no guard rail) e sair dali.

    Depois disso fiquei esperto, e os amigos que estavam comigo dentro do carro sempre lembram de mim quando passam nesta curva rs
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    Mensagem por omalvadeza Sex 21 Set - 8:38:18

    onivaldo.gm escreveu:O suporte  superior aumentei 3cm...o inferior tambem para dentro...fiz um tipo um L...

    Ok. OKK
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    Mensagem por Fernandohluiz Sex 21 Set - 9:04:23

    Pessoal, aproveitando que estamos falando de estabilidade, percebo que quando pego estrada com a minha Caravan, em algumas curvas dependendo da velocidade, ela não sai de traseira. Mas, percebo ela com tendência a sair de frente inclusive com os pneus dianteiros gritando. Isso é "normal" por se tratar de uma Perua 6 cilindros?
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    Mensagem por adpachec Sex 21 Set - 13:21:32

    Fernandohluiz escreveu:Pessoal, aproveitando que estamos falando de estabilidade, percebo que quando pego estrada com a minha Caravan, em algumas curvas dependendo da velocidade, ela não sai de traseira. Mas, percebo ela com tendência a sair de frente inclusive com os pneus dianteiros gritando. Isso é "normal" por se tratar de uma Perua 6 cilindros?

    Isto tem a ver com cambagem e alinhamento.

    Só não me lembro CORRETAMENTE qual é "positiva e negativa" na cambagem.

    E puxei na memória.

    Mas copiei um link que explica melhor.

    Uma cambagem positiva (parte superior do pneu tombada para fora) ou negativa (parte superior para dentro).

    Na cambagem negativa em uma curva, devido a inércia (movimento da roda) e do atrito do pneu no asfalto, a roda interna da curva vai TER A PARTE EM CONTATO COM O CHÃO PUXADA PARA DENTRO (SENTIDO DO CARRO), GERANDO MAIS ATRITO (MAIS BORRACHA NO CHÃO), A RODA PARA FORA DA CURVA VAI "ENTORTAR PARA FORA" TENDO MENOS BORRACHA NO CHÃO.


    Quando vi a traseira estava passando a frente... Images?q=tbn:ANd9GcTH2Z071t5OnOEY2RG4DoZMg4GJjyKdQrSWCpCFRvGQcGE-k5wdKBge1OP07A


    Assim a roda interna possui mais aderência "fechando a curva".
    Se a roda externa possuir maior aderência a carro "abre a curva".

    A barra estabilizadora evita o "tombamento" do veículo para o lado contrário da curva e retirando o atrito do pneu na curva.

    PORÉM, A CAMBAGEM ALTERA O "SENTIMENTO" DO CARRO NA RETA, UMA NEGATIVA também permite estabilidade na reta porque as rodas "se empurram" para o centro.

    O alinhamento se estiver desigual o carro fica "puxando" em desnível e nas curvas uma roda vai "se arrastar' porque não fica alinhada com a curva da estrada e puxa o carro, ou abre a curva (forçando a virar mais o volante) ou o pneu "canta".

    https://www.flatout.com.br/cambagem-negativa-em-busca-da-maxima-aceleracao-lateralcambagem-negativa-em-busca-da-aceleracao-lateral/
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    Quando vi a traseira estava passando a frente... Empty Re: Quando vi a traseira estava passando a frente...

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Set - 19:39:55

    cara achei estranho vc ter aumentado esse suporte do alternador...mas tudo bem...se deu certo blz...o meu eu nao mexi nao!


    sobre a pancada é complicado....deve ter sido oleo mesmo.....
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    Mensagem por Fernandohluiz Sex 21 Set - 20:00:16

    adpachec escreveu:
    Fernandohluiz escreveu:Pessoal, aproveitando que estamos falando de estabilidade, percebo que quando pego estrada com a minha Caravan, em algumas curvas dependendo da velocidade, ela não sai de traseira. Mas, percebo ela com tendência a sair de frente inclusive com os pneus dianteiros gritando. Isso é "normal" por se tratar de uma Perua 6 cilindros?

    Isto tem a ver com cambagem e alinhamento.

    Só não me lembro CORRETAMENTE qual é "positiva e negativa" na cambagem.

    E puxei na memória.

    Mas copiei um link que explica melhor.

    Uma cambagem positiva (parte superior do pneu tombada para fora) ou negativa (parte superior para dentro).

    Na cambagem negativa em uma curva, devido a inércia (movimento da roda) e do atrito do pneu no asfalto, a roda interna da curva vai TER A PARTE EM CONTATO COM O CHÃO PUXADA PARA DENTRO (SENTIDO DO CARRO), GERANDO MAIS ATRITO (MAIS BORRACHA NO CHÃO), A RODA PARA FORA DA CURVA VAI "ENTORTAR PARA FORA" TENDO MENOS BORRACHA NO CHÃO.


    Quando vi a traseira estava passando a frente... Images?q=tbn:ANd9GcTH2Z071t5OnOEY2RG4DoZMg4GJjyKdQrSWCpCFRvGQcGE-k5wdKBge1OP07A


    Assim a roda interna possui mais aderência "fechando a curva".
    Se a roda externa possuir maior aderência a carro "abre a curva".

    A barra estabilizadora evita o "tombamento" do veículo para o lado contrário da curva e retirando o atrito do pneu na curva.

    PORÉM, A CAMBAGEM ALTERA O "SENTIMENTO" DO CARRO NA RETA, UMA NEGATIVA também permite estabilidade na reta porque as rodas "se empurram" para o centro.

    O alinhamento se estiver desigual o carro fica "puxando" em desnível e nas curvas uma roda vai "se arrastar' porque não fica alinhada com a curva da estrada e puxa o carro, ou abre a curva (forçando a virar mais o volante) ou o pneu "canta".

    https://www.flatout.com.br/cambagem-negativa-em-busca-da-maxima-aceleracao-lateralcambagem-negativa-em-busca-da-aceleracao-lateral/

    adpachec, valeu mesmo! Vou verificar isso amanhã.
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    Mensagem por adpachec Sex 21 Set - 20:40:29

    onivaldo.gm escreveu:Olá Pessoal,

    Desde qdo era garoto e meu pai dava de vez em qdo uma "rabeadas" com o opala azul e a caravam laranja dele eu já sabia que precisava sempre ficar esperto, mas...

    Foi em um domingo...de chuva...antes passeio o sabado todo na troca do velho alternador Arno pelo tão falado Bosch do Astra (o meu peguei do Zafira, mas é o mesmo).  

    Pois bem, finalizado a troca noite e ap´pos teste com o carro parado, fiquei tão cansado que deixei pro dia seguinte o teste em pista, o pessoal fala em "plug em play" mas não é beeeem assim, no meu caso tive que alongar o suporte superior pois ficou muitoi proximo do coletor de escape e calor ali era muito, o suporte inferior tive que deslocar 2cm pra esquerda para alinhar com a polia, troquei o parafuso comprido que segura o coletor no suporte, passei um fio positivo adicional e por ai vai outros pequenos detalhes...

    Logo cedo ainda chuviscava, alias nao parou de chover a semana toda, talem do teste precisava dar uma boa carga pois o bitelo ficou parado quase  2 meses esperando ficnalizar a troca...nao aguentei  e sai na chuva mesmo...

    Apenas para lembrar do estado do carro, qdo comprei a uns 5 anos refiz toda a suspensão , 4 pneus novos e direção hidraulica...zerado.

    O trajeto inicial em ruas de bairro, tudo normal e o alternador realmente muito bom como o pessoal comentou, 14 a 14.1 Volts (tenho um voltvimetro no console)...

    Aí peguei estrada para dar um esticada e fui até o retorno da rodovia e nos 2 primeiras curvas sem problemas...qdo na ultima já saindo dela, na subida inclusive  o danado começa a jogar a traseira para a lateral...eu não estava ali não mais que uns 50km...nao conseguia entender...já passei ali varias vezes com o opala e nada..até mais chuva... não sei...tentei corrigir virando para o outro lado...mas como estava muito próximo do guard reio( nao sei se escreve assim), bati legal a frente...eu costuma fazer a curva sempre proximo a lateral tangente caso eu sai pra fora tenho mais pista, mas isso neste cado me ferrou...

    Comentei com uns amigos e disseram que ali vez ou outra ocorre acidente por oleo que concentra na vala do asfalto e o desnivel ao contrário... vai saber.. .até agora nao entendi...eu estava muito tranquilo e devagar curtindo de boa...não entendi até agora o motivo...Quando vi a traseira estava passando a frente... 20180910
    Quando vi a traseira estava passando a frente... Foto_b10
    Quando vi a traseira estava passando a frente... Foto_b11


    Bom, felizmente os carros atrás não bateram e eu nao me machuquei... ja comprei as peças e esperando o funileiro liberar...

    Seguem as fotos, desculpe o texto grande e até mais pessoal.





    Tem barra estabilizadora traseira?

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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Set - 20:42:20

    chevy250 escreveu:Aqui acho que todos nós amamos o Opala pelo que ele é e do jeito que ele é. Mas o fato é que estabilidade e aderência traseira não é o forte - diria que é o fraco, especialmente no 6cil.

    Há alguns meses fui de São Paulo à Caraguatatuba, mais para curtir a viagem com o Opala. Na volta fiz questão de subir por Ubatuba, pela Rod. Osvaldo Cruz. Essa Rodovia tem curvas fechadíssimas (180 graus) e forte aclive inclusive durante a curva. Eu ja imaginei que ia patinar. Eu conheço muito bem meu Opala e sei quando e onde ele vai desgarrar.

    O 6cil sobe gostoso e como sobe gostoso  Laughing mas....

    A pista na serra está sempre molhada pela humidade natural.

    Houve um momento que por pouco ele não sobe. Na primeira curva mais acentuada já deu uma escorregada (só patinada mesmo sem rabear). Na segunda mais um pouco e na pior delas quase que não sobe - ele quase parou - foi por um trisco. E isso com todo o cuidado que tenho ao acelerar e já estava imaginando o evento. Se parasse, não iria subir de jeito nenhum.

    Imagino uma pessoa comum (não um opaleiro) dirigindo esse carro - teria ficado na serra ou até se acidentado com certeza. Coisa que um carro com tração dianteira comum moderno teria subido sem nenhum problema.

    Eu curti cada centimetro da viagem e ainda vou explorar outras serras, mas o risco está lá.

    Todo cuidado é MUITO pouco principalmente em dia de chuva.


    olha.....tbem peguei serra esse ano com a minha caravan com os hankooks dynamic e foi simplesmente show de bola.....fui pra maresias...sao sebastiao....ilhabela.....

    muito topp....fiquei uma semana la...paguei muitos dias de chuva e entao eu ficava andando de caravan na serra procurando alguma praia com sol....kkkkkkkkkkkkkkk


    pra mim a serra mais sinuosa é a serra do mar entre maresias e boiçucanga.....sao 7km mas sao muito foda!!!!

    alguns pontos em dia de chuva eu jogava segunda na subida e pisava fundo o pneu derrapava no asfalto e o carro nao ganhava velocidade....dai tinha q maneirar o pé e pisar devagar q ele ia ganhando velocidade.....fazia isso de proposito mesmo....só pra brincar....mas nunka em curvas...sempre na reta e subida.....

    mas em momento algum eu senti perdendo a traseira ou algo do tipo.....os freios foram impecaveis....podia pisar q segurava bem.....

    realmente a melhor viagem da minha vida.....pretendo ir mais vezes com a caravan....unica coisa q mudaria seria um ar condicionado q cairia muito bem....do resto: motor cambio 6x2 dif pneus e freios nao mudaria nada pra viajar.
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    Quando vi a traseira estava passando a frente... Empty Re: Quando vi a traseira estava passando a frente...

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Set - 20:43:35

    adpachec escreveu:Tem barra estabilizadora traseira?

    Em duas "escapadas" que dei na vida foi por causa da barra estabilizadora....


    ausencia dela ou a barra em si ruim?
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    Quando vi a traseira estava passando a frente... Empty Re: Quando vi a traseira estava passando a frente...

    Mensagem por Fernandohluiz Sex 21 Set - 21:01:14

    Marcos Adriano escreveu:
    chevy250 escreveu:Aqui acho que todos nós amamos o Opala pelo que ele é e do jeito que ele é. Mas o fato é que estabilidade e aderência traseira não é o forte - diria que é o fraco, especialmente no 6cil.

    Há alguns meses fui de São Paulo à Caraguatatuba, mais para curtir a viagem com o Opala. Na volta fiz questão de subir por Ubatuba, pela Rod. Osvaldo Cruz. Essa Rodovia tem curvas fechadíssimas (180 graus) e forte aclive inclusive durante a curva. Eu ja imaginei que ia patinar. Eu conheço muito bem meu Opala e sei quando e onde ele vai desgarrar.

    O 6cil sobe gostoso e como sobe gostoso  Laughing mas....

    A pista na serra está sempre molhada pela humidade natural.

    Houve um momento que por pouco ele não sobe. Na primeira curva mais acentuada já deu uma escorregada (só patinada mesmo sem rabear). Na segunda mais um pouco e na pior delas quase que não sobe - ele quase parou - foi por um trisco. E isso com todo o cuidado que tenho ao acelerar e já estava imaginando o evento. Se parasse, não iria subir de jeito nenhum.

    Imagino uma pessoa comum (não um opaleiro) dirigindo esse carro - teria ficado na serra ou até se acidentado com certeza. Coisa que um carro com tração dianteira comum moderno teria subido sem nenhum problema.

    Eu curti cada centimetro da viagem e ainda vou explorar outras serras, mas o risco está lá.

    Todo cuidado é MUITO pouco principalmente em dia de chuva.


    olha.....tbem peguei serra esse ano com a minha caravan com os hankooks dynamic e foi simplesmente show de bola.....fui pra maresias...sao sebastiao....ilhabela.....

    muito topp....fiquei uma semana la...paguei muitos dias de chuva e entao eu ficava andando de caravan na serra procurando alguma praia com sol....kkkkkkkkkkkkkkk


    pra mim a serra mais sinuosa é a serra do mar entre maresias e boiçucanga.....sao 7km mas sao muito foda!!!!

    alguns pontos em dia de chuva eu jogava segunda na subida e pisava fundo o pneu derrapava no asfalto e o carro nao ganhava velocidade....dai tinha q maneirar o pé e pisar devagar q ele ia ganhando velocidade.....fazia isso de proposito mesmo....só pra brincar....mas nunka em curvas...sempre na reta e subida.....

    mas em momento algum eu senti perdendo a traseira ou algo do tipo.....os freios foram impecaveis....podia pisar q segurava bem.....

    realmente a melhor viagem da minha vida.....pretendo ir mais vezes com a caravan....unica coisa q mudaria seria um ar condicionado q cairia muito bem....do resto: motor cambio 6x2 dif pneus e freios nao mudaria nada pra viajar.


    Pneus Hankook na Caravana? Essa novidade eu não sabia... Mande fotos!!! rs
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Set - 21:13:48

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por adpachec Sex 21 Set - 21:21:06

    Marcos Adriano escreveu:
    adpachec escreveu:Tem barra estabilizadora traseira?

    Em duas "escapadas" que dei na vida foi por causa da barra estabilizadora....


    ausencia dela ou a barra em si ruim?

    Quebrou....

    Pior que não vi falhas...mas pintada de preto se já estava trincada não vi...

    scratch
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Set - 21:36:44

    caramba!
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    Mensagem por adpachec Sex 21 Set - 23:03:34

    Não foi difícil trazer o carro com a barra estabilizadora quebrada, pelo barulho eu percebi que tinha coisa errada e foi na reta.
    O pior foi perder o peso de balanceamento da roda na estrada, chegava nos 100 km/h e o carro vibrava muito.
    12 gramas, o peso de uma fatia de mortadela, e deu uma canseira por causa da vibração.
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    Mensagem por chevy250 Sáb 22 Set - 19:51:43

    Marcos Adriano escreveu:
    chevy250 escreveu:Aqui acho que todos nós amamos o Opala pelo que ele é e do jeito que ele é. Mas o fato é que estabilidade e aderência traseira não é o forte - diria que é o fraco, especialmente no 6cil.

    Há alguns meses fui de São Paulo à Caraguatatuba, mais para curtir a viagem com o Opala. Na volta fiz questão de subir por Ubatuba, pela Rod. Osvaldo Cruz. Essa Rodovia tem curvas fechadíssimas (180 graus) e forte aclive inclusive durante a curva. Eu ja imaginei que ia patinar. Eu conheço muito bem meu Opala e sei quando e onde ele vai desgarrar.

    O 6cil sobe gostoso e como sobe gostoso  Laughing mas....

    A pista na serra está sempre molhada pela humidade natural.

    Houve um momento que por pouco ele não sobe. Na primeira curva mais acentuada já deu uma escorregada (só patinada mesmo sem rabear). Na segunda mais um pouco e na pior delas quase que não sobe - ele quase parou - foi por um trisco. E isso com todo o cuidado que tenho ao acelerar e já estava imaginando o evento. Se parasse, não iria subir de jeito nenhum.

    Imagino uma pessoa comum (não um opaleiro) dirigindo esse carro - teria ficado na serra ou até se acidentado com certeza. Coisa que um carro com tração dianteira comum moderno teria subido sem nenhum problema.

    Eu curti cada centimetro da viagem e ainda vou explorar outras serras, mas o risco está lá.

    Todo cuidado é MUITO pouco principalmente em dia de chuva.


    olha.....tbem peguei serra esse ano com a minha caravan com os hankooks dynamic e foi simplesmente show de bola.....fui pra maresias...sao sebastiao....ilhabela.....

    muito topp....fiquei uma semana la...paguei muitos dias de chuva e entao eu ficava andando de caravan na serra procurando alguma praia com sol....kkkkkkkkkkkkkkk


    pra mim a serra mais sinuosa é a serra do mar entre maresias e boiçucanga.....sao 7km mas sao muito foda!!!!

    alguns pontos em dia de chuva eu jogava segunda na subida e pisava fundo o pneu derrapava no asfalto e o carro nao ganhava velocidade....dai tinha q maneirar o pé e pisar devagar q ele ia ganhando velocidade.....fazia isso de proposito mesmo....só pra brincar....mas nunka em curvas...sempre na reta e subida.....

    mas em momento algum eu senti perdendo a traseira ou algo do tipo.....os freios foram impecaveis....podia pisar q segurava bem.....

    realmente a melhor viagem da minha vida.....pretendo ir mais vezes com a caravan....unica coisa q mudaria seria um ar condicionado q cairia muito bem....do resto: motor cambio 6x2 dif pneus e freios nao mudaria nada pra viajar.

    Legal! Eu tenho feito essas viagens para curtir com o Opalão mesmo. Na noite anterior eu já fiquei imaginando....ih acho que vai patinar na subida hehehe. Tem umas serras muito boas tb que vão para o sul de minas.

    Nessa serra, normalmente é nas curvas para a direita que o bicho pega, pois temos que ir na faixa de dentro, angulo mais fechado. Acho que a roda de dentro fica com pouco peso, pela torção no chassis que a curva causa, e ai patina. No meu caso não rabeou não, mas só patinou a roda de dentro da curva - meu diferencial não é blocante, ele é original. Pneu também são os que saiam de fábrica (195 comum mesmo de 2006 pois o carro anda pouco) e eu estava sozinho sem peso algum na traseira.

    Veja a curva fatal. Mas essa serra é muito legal subir de Opala. Voce sente o motor naquilo que ele mais gosta de fazer que é força em baixa rotacao. Ela sai do centro de Ubatuba e vai para Taubaté. SP-125.

    https://www.google.com/maps/@-23.3662755,-45.1253983,3a,75y,69.78h,63.55t/data=!3m6!1e1!3m4!1splrnI_IwJ-CeLiR9iCDPEA!2e0!7i13312!8i6656
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 23 Set - 6:06:12

    affraid affraid affraid affraid affraid affraid

    rapaizzz....essa curva é fooooda em kkkkkkkkkkkkk


    eu morei um ano e poco em maresias.....na época tinha um opala 82 4cil....mas ele ficou na casa da minha mae aqui no interior.....

    andei muito nas serras de são sebastiao com outro 6cil (buzao Sad Sad Sad No No No No )
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    Quando vi a traseira estava passando a frente... Empty Re: Quando vi a traseira estava passando a frente...

    Mensagem por onivaldo.gm Seg 15 Out - 21:12:18

    Tem barra estabilizadora na traseira sim, e troquei em 2012 as 2 buchas dela, carro anda pouco pouco.

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    Quando vi a traseira estava passando a frente... Empty Re: Quando vi a traseira estava passando a frente...

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