felipeleox escreveu:Obrigado pela dica do curso Guilherme Messa. Não é um valor "barato", mas se é realmente de qualidade e se o dono do carro quiser realmente fazer os serviço por conta própria, acho que é um bom investimento.
Você conseguiu fazer este outro motor por conta própria apos o curso mesmo, ou chegou a ter algum auxílio de mecânico em alguma etapa? Tem em média o quanto foi necessário investir em ferramentas?
E quanto a funilaria, realmente, o ideal é ter alguém que possa ir fiscalizar o serviço na oficina, porque se não você vai, volta e o carro ainda está do mesmo jeito...
Muito boa tarde Felipe!
O primeiro motor que eu montei com curso desse cara foi um 350. O curso explica tudo muito detalhado mas ainda assim tive medo de fazer besteira e recorri a um mecânico amigo meu pra ele me segurar se eu quisesse fazer besteira. O cara muito experiente(deve ter uns mais de 20 anos de oficina). Montamos juntos mas vendo ele querendo pular algumas etapas que tinha no curso deu até agonia!! kkkkkkk
O do opala foi todo feito por mim! Foi meu segundo motor então eu tive coragem de fazer sozinho! É impossível fazer besteira! E muito legal a sensação quando pega pela primeira vez!!
Eu moro no interior então a mão de obra é meio cara. Estavam cobrando em média 4500 pra fazer o motor todo. Gastei muito menos da metade disso em todas as ferramentas...
A lista de ferramentas é pequena! Algumas eu já tinha então saiu bem barato!
Alicate
Chave de fenda grande
Chave de fenda pequena
Martelo de fibra
Martelo de aço com cabo de madeira
Catraca grande e catraca média (opcional, mas facilita muito)
Boca 24mm para instalar selos do bloco(usei um pedaço de madeira nessa medida)
Boca 1 3/8 para instalar o selo do comando(usei um pedaço de madeira nessa medida)
Bocas: ⅜, 7/16 , ½ , 9/16 e ⅝
Extensores comprimento 9 ⅞ , 4 ⅞ e 2 ⅞
Chaves "L": 3/8, 7/16, 1/2, 9/16 e 5/8
Chave combinada ⅜, 7/16, ½, 9/16, ⅝, 11/16 e 15/16
Tem também as ferramentas pra instalas os anéis, o torquímetro, o calibrador de folgas e umas outras que são opcionais mas acabei comprando mesmo assim...
A maioria eu comprei de marcas vagabundas mesmo. Dessas pra usar uma só vez! Mas duraram bem e nenhuma estragou!
O que foi mais caro foi o torquímetro, mas pq eu quis comprar um bom! Se quiser tem na internet por uns 45 reais no site da loja do mecânico.
O cara passa um modelo de sacador e instalador de polias pra montar em casa. Muito bom também! Economiza uma grana!! Ah! E o cavalete pra fazer o giro do motor ele passa um projeto fácil de montar também!
E para colocar e tirar o motor no carro vale a pena comprar uma girafa(macaco hidráulico) mas eu consegui fazer na garagem com uma talha manual mesmo. Bem mais em conta!
Além da certeza do serviço bem feito como não seria em nenhuma oficina é um barato a sensação!! E olha que eu só sabia o basicão de mecânica. Nunca tinha aberto um motor sozinho... Valeu a pena!!
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