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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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Marcos Adriano
reimon
6 participantes
Opala corta a centelha
reimon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 234
Localização : barra mansa
Modelo do carro : opala 89 comodoro
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 17/02/2014
- Mensagem nº1
Opala corta a centelha
Ola.esse e um defeito quee persegue a uns 5 anos.ja ficou mais de ano sem dar problema.hoe retornou a acontencer.sai no carro normalmente.parei uma duas horas na garagem quando fui ligar nada.a bendita centelha sumiu.depois de umas meia hora fuçando e conferindo tudo.do nada ela volta a centelhar e fica normal.ja paguei guincho por causa disso.levei em auto eletrica o cara revisou e disse que tinha achado o problema em uns fios.mais tempos depois voltou a acontecer.resumo do que ja fiz.troquei a caixinha de igniçao.refiz toda a instalaçao da caixinha.troquei rotor e tampa do distribuidor.bobina e zero da spa.ja puxei mais um positivo pos chave,e nao tenho ideia do que pode ser.e toda vez e assim depois de um tempo volta sozinho.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº2
Re: Opala corta a centelha
pode ser o comutador de ignicao.
como foi exatamente esse fio pos chave?
como foi exatamente esse fio pos chave?
Mau_Glad- Opaleiro
- Número de Mensagens : 174
Localização : Sto André - SP
Modelo do carro : Caravan SS4 - 78/78
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 12/01/2017
- Mensagem nº3
Re: Opala corta a centelha
reimon escreveu:Ola.esse e um defeito quee persegue a uns 5 anos.ja ficou mais de ano sem dar problema.hoe retornou a acontencer.sai no carro normalmente.parei uma duas horas na garagem quando fui ligar nada.a bendita centelha sumiu.depois de umas meia hora fuçando e conferindo tudo.do nada ela volta a centelhar e fica normal.ja paguei guincho por causa disso.levei em auto eletrica o cara revisou e disse que tinha achado o problema em uns fios.mais tempos depois voltou a acontecer.resumo do que ja fiz.troquei a caixinha de igniçao.refiz toda a instalaçao da caixinha.troquei rotor e tampa do distribuidor.bobina e zero da spa.ja puxei mais um positivo pos chave,e nao tenho ideia do que pode ser.e toda vez e assim depois de um tempo volta sozinho.
Visto que vc já trocou quase tudo e revisou toda a fiação, e obviamente já trocou tb os cabos de vela, eu tentaria testar a bobina interna do distribuidor. São loucas para romper ou dar mal contato. Já tive esse problema com um kadett GSI e com uma Caravan 4c.
Se vc tiver um multímetro, pode testar quando ocorrer o defeito, em escala de Ohms baixa (x10, x100), com a ignição desligada. Colocando o multímetro nos dois terminais dessa bobina, deve apresentar uma resistência perto de 0 ohm. Qualquer valor muito acima de zero, pode indicar bobina rompida. Se vc desconectar a bobina do distribuidor do módulo de ignição e apresentar resistência infinita, com certeza está aí o problema.
Como é um defeito intermitente, pode ser que precise repetir o teste em outras ocasiões que ocorra o problema.
Boa sorte.
reimon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 234
Localização : barra mansa
Modelo do carro : opala 89 comodoro
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 17/02/2014
- Mensagem nº4
Re: Opala corta a centelha
Entao.essa é uma duvida minha.eu fiz o teste da centelha direto da bobina,coloquei uma vela no cabo q sai da bobina.mesmo assim o distribuidor ainda influencia na centelha ou nao?e quanto ao pos chave eu fiz um fio novo.e liguei junto ao antigo.outra duvida se o problema fosse no miolo da igniçao,e eu puchasse um positivo direto na bobina ele deveria funcionar.pois nem com positivo doreto a bobina gera centelha.eu medi a voltagem no positivo da bobina estava normal em torno de 9.
Everton Luis da Silveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 405
Idade : 40
Localização : Joinville
Modelo do carro : Opala cupê 79 Las vegas
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 23/05/2012
- Mensagem nº5
Re: Opala corta a centelha
Marcos Adriano escreveu:pode ser o comutador de ignicao.
como foi exatamente esse fio pos chave?
Estava com um problema parecido no meu 79, e era o comutador de ignição.
BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
- Mensagem nº6
Re: Opala corta a centelha
O Distribuidor é responsavel pela criacao da faisca tambem. Sem ele nao sai a faisca.reimon escreveu:Entao.essa é uma duvida minha.eu fiz o teste da centelha direto da bobina,coloquei uma vela no cabo q sai da bobina.mesmo assim o distribuidor ainda influencia na centelha ou nao?e quanto ao pos chave eu fiz um fio novo.e liguei junto ao antigo.outra duvida se o problema fosse no miolo da igniçao,e eu puchasse um positivo direto na bobina ele deveria funcionar.pois nem com positivo doreto a bobina gera centelha.eu medi a voltagem no positivo da bobina estava normal em torno de 9.
Eu tive problema assim mas com distribuidor chines. Troquei por"garantia", e uma semana depois, o carro apagou e nao pegava depois de esfriar. Era a bobina impulsora dele com problema.
Tenta recondicionar o seu distribuidor, e troca o chicote dele tambem. Gera muito problema isso mesmo. Se puxar o fio direto da bobina, e nao funcionou, comutador não é.
reimon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 234
Localização : barra mansa
Modelo do carro : opala 89 comodoro
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 17/02/2014
- Mensagem nº7
Re: Opala corta a centelha
Entao pelo que entendi,grande chance do problema ser no distribuidor.vou comprar um chicote novo dele,tentar realizar a mediçao da bobina como o amigo mencionou,
Vi ali no mercado livre uns chicotes de igniçao resistivos e outros nao.qual seria o correto de usar?
Vi ali no mercado livre uns chicotes de igniçao resistivos e outros nao.qual seria o correto de usar?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: Opala corta a centelha
reimon escreveu:Entao.essa é uma duvida minha.eu fiz o teste da centelha direto da bobina,coloquei uma vela no cabo q sai da bobina.mesmo assim o distribuidor ainda influencia na centelha ou nao?e quanto ao pos chave eu fiz um fio novo.e liguei junto ao antigo.outra duvida se o problema fosse no miolo da igniçao,e eu puchasse um positivo direto na bobina ele deveria funcionar.pois nem com positivo doreto a bobina gera centelha.eu medi a voltagem no positivo da bobina estava normal em torno de 9.
BenKenobi escreveu:O Distribuidor é responsavel pela criacao da faisca tambem. Sem ele nao sai a faisca.reimon escreveu:Entao.essa é uma duvida minha.eu fiz o teste da centelha direto da bobina,coloquei uma vela no cabo q sai da bobina.mesmo assim o distribuidor ainda influencia na centelha ou nao?e quanto ao pos chave eu fiz um fio novo.e liguei junto ao antigo.outra duvida se o problema fosse no miolo da igniçao,e eu puchasse um positivo direto na bobina ele deveria funcionar.pois nem com positivo doreto a bobina gera centelha.eu medi a voltagem no positivo da bobina estava normal em torno de 9.
Eu tive problema assim mas com distribuidor chines. Troquei por"garantia", e uma semana depois, o carro apagou e nao pegava depois de esfriar. Era a bobina impulsora dele com problema.
Tenta recondicionar o seu distribuidor, e troca o chicote dele tambem. Gera muito problema isso mesmo. Se puxar o fio direto da bobina, e nao funcionou, comutador não é.
Eita motorzinho problemático....
"Quase 0 ohms na bobina"?
"09 volts na bobina"?
A bobina original opala número 067 possui no enrolamento primário 1,6 ohms e 6,4 kilohms no secundário (tabela abaixo).
Se o enrolamento primário estiver rompido não vai existir medição no multímetro.
09 volts?
No positivo da bobina ao negativo da bateria tem que haver 12 volts ou mais quando em funcionamento.
Se a bateria estiver com 09 volts existe algum problema nela.
Quando em funcionamento os terminais da bobina (+ e -) devem marcar 1,6 a 2,4 volts mais ou menos.
Cabo resistivo não é de distribuidor e sim de ignição quando a bobina não possui resistor.
O "início" da faísca se dá na aranha do distribuidor com as torres magnetizadas do distribuidor, na falta de magnetismo nas torres esfregar um ímã de auto falante pode resolver (ímã grande).
A rotação e o magnetismo gera uma tensão na bobina impulsora.
A resistência da bobina impulsora do opala é de 1,0 a 1,5 kilohms.
O cabo do distribuidor?
99% dos casos é folga nos terminais, um "apertozinho" com alicate de bico para fechar os contatos do terminal fêmea já resolve.
E limpar com acetona ou limpa contato e uma escova.
O pulso da bobina impulsora vai ao módulo que amplifica a tensão de mais ou menos 0,37 volts para 12 volts.
E eleva a corrente também.
A tensão/corrente é entregue a bobina e quando a aranha e a torre do distribuidor se alinham a tensão/corrente é cortada.
A "carga" no enrolamento primário (toda bobina tende a reter energia) "salta" para o enrolamento secundário, que por possuir maior número de espiras (voltas de fio) faz a tensão subir (30.000 volts ou mais).
Esta tensão segue seu rumo as velas.....
Seu problema pode ser:
Baixa tensão na bobina (você mediu 09 volts nela), meça o módulo, ele tem que ter 12 volts, se estiver com 09 volts pode ter um fio resistivo ligado.
Quando necessário, e na falta de um resistor, o fio resistivo vai da ignição ou módulo PARA BOBINA o fio resistivo NUNCA deve alimentar o módulo ou não funcionará.
Fio do motor de arranque a bobina (sim o opala possui um fio deste) o arranque pode estar roubando carga na partida, desconecte este fio.
Zinabre nos contatos da bateria, lixe a parte interna dos terminais e os contatos da própria bateria.
Aterramento, a energia da bobina para chegar as velas precisa ter o bloco perfeitamente aterrado.
Bobina muito quente, coloque a mão na bobina, se não conseguir segurar ela e porque está super aquecendo e vai precisar de um resistor NO POSITIVO DA BOBINA.
reimon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 234
Localização : barra mansa
Modelo do carro : opala 89 comodoro
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 17/02/2014
- Mensagem nº9
Re: Opala corta a centelha
Cara vou guardar essa resposta ai que foi uma aula de eletrica.se eu chegar cedo em casa vou realizar o maximo de testes possiveis.o chicote do distribuidor nao encontrei pra compra.vai ter de ser da internete mesmo.
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