Não confio muito nas informações contidas nos anúncios..
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 137 usuários online :: 1 registrado, 1 invisível e 135 visitantes :: 1 motor de busca
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15341) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
5 participantes
Adesivo de pressão dos pneus (linha 88-90) - Qual o modelo correto?
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Alguém com um carro de 88 a 90 que ainda tenha esse adesivo poderia por gentileza me confirmar qual o modelo correto? Estou pra fechar a compra no ML:
Não confio muito nas informações contidas nos anúncios..
Não confio muito nas informações contidas nos anúncios..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
sera q aquele meu 88 esta o correto?
posso olhar pra vc
posso olhar pra vc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Olha pra mim sim Marco, se possível bate uma foto
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
é....ninguem postou foto aqui ainda....
vc falou mesmo da minha caravan
vc falou mesmo da minha caravan
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Marcos Adriano escreveu:é....ninguem postou foto aqui ainda....
vc falou mesmo da minha caravan
larga de choro kkk
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
O da minha Caravan 88 é igual a este.
opala4cc escreveu:
Acho que o da caravan não serve. A caravan é um utilitário e quando carregado a distribuição de peso fica diferente do opala.
Minha contribuição:
Esse é dos 90 até 92. Não sei se serve para os 88. Interessante é que não consegui localizar os adesivos nos catálogos pelo número GMB impresso neles.
O do meu 90 é igual a este.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Obrigado a todos pelas contribuições!!
Então pelas informações obtidas e confrontadas até aqui o meu adesivo deve ser este último apresentado pelo Opala4cc..
Então pelas informações obtidas e confrontadas até aqui o meu adesivo deve ser este último apresentado pelo Opala4cc..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Outra conclusão interessante é essa diferença de calibragem entre o Opala e a Caravan, o que naturalmente vai mudar o adesivo..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:Outra conclusão interessante é essa diferença de calibragem entre o Opala e a Caravan, o que naturalmente vai mudar o adesivo..
Acho que o "ND" no final do número GMB do adesivo significava "não disponível", motivo pelo qual não encontrei no catálogo de peças. Difícil é entender porquê deram um número GMB para algo que não estaria disponível para reposição.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
HallahorScariot gosta desta mensagem
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
Eu não creio que o da ambulância ainda seja o original....esse adesivo está colocado torto e, normalmente, Caravans ambulância são restaurações. Essa coluna está mto branquinha, sem marcas de uso profundo.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller escreveu:Eu não creio que o da ambulância ainda seja o original....esse adesivo está colocado torto e, normalmente, Caravans ambulância são restaurações. Essa coluna está mto branquinha, sem marcas de uso profundo.
É original. Essa ambulância foi da infraero. Essas ambulâncias ficavam praticamente sem uso por anos a fio.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Estranho...porque nestes últimos casos referentes às caravans a calibragem já está igual do Opala...eu tinha entendido que os adesivos para as caravans sempre teriam sugestão de calibragem menor em comparação com o Opala..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:Estranho...porque nestes últimos casos referentes às caravans a calibragem já está igual do Opala...eu tinha entendido que os adesivos para as caravans sempre teriam sugestão de calibragem menor em comparação com o Opala..
Igual? Só até meia carga (ou 4 passageiros no caso da caravan).
Quer ver uma ainda melhor? Do Manuel do Proprietário do opala/caravan 88:
De acordo com o Manuel, o adesivo dos opala comodoro e diplomata 1988 com pneu 195 deveria ser 21-23 (dianteira-traseira até meia carga, em Lbf/pol2) e 23-26 (dianteira-traseira com veículo lotado, em Lbf/pol2). Só que nunca vi adesivo com essa especificação na coluna B de opala! KKKKKK!!!!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:Estranho...porque nestes últimos casos referentes às caravans a calibragem já está igual do Opala...eu tinha entendido que os adesivos para as caravans sempre teriam sugestão de calibragem menor em comparação com o Opala..
Igual? Só até meia carga (ou 4 passageiros no caso da caravan).
Quer ver uma ainda melhor? Do Manuel do Proprietário do opala/caravan 88:
De acordo com o Manuel, o adesivo dos opala comodoro e diplomata 1988 com pneu 195 deveria ser 21-23 (dianteira-traseira até meia carga, em Lbf/pol2) e 23-26 (dianteira-traseira com veículo lotado, em Lbf/pol2). Só que nunca vi adesivo com essa especificação na coluna B de opala! KKKKKK!!!!
Nossa...ao que parece outra bagunça da GM rsrs
Muito estranho...
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:Estranho...porque nestes últimos casos referentes às caravans a calibragem já está igual do Opala...eu tinha entendido que os adesivos para as caravans sempre teriam sugestão de calibragem menor em comparação com o Opala..
Igual? Só até meia carga (ou 4 passageiros no caso da caravan).
Quer ver uma ainda melhor? Do Manuel do Proprietário do opala/caravan 88:
De acordo com o Manuel, o adesivo dos opala comodoro e diplomata 1988 com pneu 195 deveria ser 21-23 (dianteira-traseira até meia carga, em Lbf/pol2) e 23-26 (dianteira-traseira com veículo lotado, em Lbf/pol2). Só que nunca vi adesivo com essa especificação na coluna B de opala! KKKKKK!!!!
Opala eu tbem nunca vi. Mas, o da minha Caravan bate certinho: 21/26 - 23/30.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Igual? Só até meia carga (ou 4 passageiros no caso da caravan).
Quer ver uma ainda melhor? Do Manuel do Proprietário do opala/caravan 88:
De acordo com o Manuel, o adesivo dos opala comodoro e diplomata 1988 com pneu 195 deveria ser 21-23 (dianteira-traseira até meia carga, em Lbf/pol2) e 23-26 (dianteira-traseira com veículo lotado, em Lbf/pol2). Só que nunca vi adesivo com essa especificação na coluna B de opala! KKKKKK!!!!
Nossa...ao que parece outra bagunça da GM rsrs
Muito estranho...
Vou mostrar outra bizarrice da GMB, evidenciando o pouco caso com o consumidor. Do "manuel" do prorpietário do 91/92:
Vejam que na coluna B do meu carro, o adesivo diz que 25-24/26-28 é a calibração em Lb/pol2 (que já está errado, pois deveria ser Lbf/pol2, como está no manuel) para pneus 195/70/14, enquanto que no manuel esta calibração é para o pneu 175/70/14. Segundo o Manuel do Proprietário, a calibração correta para o pneu 195/70/14 deveria ser 25-26/30-32!!!
E tem mais: a calibração tanto para até meia carga quanto para veículo lotado é a mesma tanto para caravan quanto para opala nesse ano...
Acho que conseguiram cometer erros tanto no adesivo quanto no manuel do proprietário.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:
Fechei a compra de um modelo seguindo este padrão, apesar do anúncio no ML dizer "85 a 87"
Show! Acredito que foi este adesivo mesmo que saiu originalmente no seu opala. Agora... se a calibração ali determinada está correta ou não, é outra história, kkkkkkk!!!!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
afinal....
quantas libras vcs usam?
eu uso 28 ou 30 na cidade.....e 32 na pista...
nao diferencio frente e traseira nao.....coloco igual nos 4.
quantas libras vcs usam?
eu uso 28 ou 30 na cidade.....e 32 na pista...
nao diferencio frente e traseira nao.....coloco igual nos 4.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Marcos Adriano escreveu:afinal....
quantas libras vcs usam?
eu uso 28 ou 30 na cidade.....e 32 na pista...
nao diferencio frente e traseira nao.....coloco igual nos 4.
Geralmente coloco 30 na frente e atrás, tanto pra cidade quanto pra estrada..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:afinal....
quantas libras vcs usam?
eu uso 28 ou 30 na cidade.....e 32 na pista...
nao diferencio frente e traseira nao.....coloco igual nos 4.
Geralmente coloco 30 na frente e atrás, tanto pra cidade quanto pra estrada..
Para o pneu 195/70/14? É muito. É bom para a DH, mas não gasta as estrias no centro da banda de rodagem do pneu?
Eu uso o que está escrito na etiqueta na coluna B acrescido de 1 ou 2 lbf/pol2 (quando calibro, os pneus já estão quentes porque o posto é longe da minha casa). Mas acho mais confiável o que está no manuel do proprietário. Felizmente, para os 91 a 92, a divergência é só para a condição de "carro lotado".
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
eu uso 235/60/14
1 ou 2 lbf/pol2 sao quantos psi?
1 ou 2 lbf/pol2 sao quantos psi?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Marcos Adriano escreveu:eu uso 235/60/14
1 ou 2 lbf/pol2 sao quantos psi?
é a memamerda.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
nao entendi
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Kkkkkkkkk
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
a ta...
eu nao sabia....acredito q muitos tbbem nao....mas enfim mas eu nao tinha entendido sobre esse 1 ou 2 agora li melhor e consegui interpretar o q vc disse...
se no manual recomenda 25 psi vc coloca 26 ou 27 seria isso?
eu nao sabia....acredito q muitos tbbem nao....mas enfim mas eu nao tinha entendido sobre esse 1 ou 2 agora li melhor e consegui interpretar o q vc disse...
se no manual recomenda 25 psi vc coloca 26 ou 27 seria isso?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Provavelmente o primeiro dono encomendou ele com pneus 175 na fábrica. Então, veio com o adesivo dos 175/70/r14.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
ahhh é vdd
nao tinha percebido q esse era pra 175
nao tinha percebido q esse era pra 175
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Marcos Adriano escreveu:a ta...
eu nao sabia....acredito q muitos tbbem nao....mas enfim mas eu nao tinha entendido sobre esse 1 ou 2 agora li melhor e consegui interpretar o q vc disse...
se no manual recomenda 25 psi vc coloca 26 ou 27 seria isso?
Sim. Além disso, estes calibradores não têm muita precisão. Você calibra em um posto com determinada pressão, anda alguns metros até outro posto e recalibra em outro calibrador da mesma marca e o calibrador mete ou tira mais um psi e em alguns casos, 2 psi. Prefiro andar com um ou duas libras a mais do que o recomendado do que abaixo do mínimo recomendado.
Questão de segurança.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
entendi
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
cara....21 libras, 19 libras...
rapaiz....o pneu fica uma barriga enorme....eu nao ando assim nao.
uma duvida q eu sempre tive: qual o motivo para o pneu dianteiro ter menos libras q os traseiros?
rapaiz....o pneu fica uma barriga enorme....eu nao ando assim nao.
uma duvida q eu sempre tive: qual o motivo para o pneu dianteiro ter menos libras q os traseiros?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Marcos Adriano escreveu:cara....21 libras, 19 libras...
rapaiz....o pneu fica uma barriga enorme....eu nao ando assim nao.
uma duvida q eu sempre tive: qual o motivo para o pneu dianteiro ter menos libras q os traseiros?
Simples: o centro de gravidade do carro vai se deslocando para trás à medida em que o carro vai sendo carregado. O peso da dianteira quase não muda, mas da linha dos bancos dianteiros para trás vai aumentando. Logo, vai ficando muito mais peso para o eixo traseiro na condição de rodagem (sem frenagem). Além disso, como você mesmo mencionou, o pneu fica "uma barriga enorme" na parte que faz contato com o chão e ATÉ CERTO PONTO isso traz vantagem na hora da frenagem, condição em que o peso do carro sobrecarrega muito mais a frenagem no eixo dianteiro. Um pneu meio embarrigado junto ao chão tem maior área de contato com o solo e por isso propicia melhor frenagem do que um pneu muito cheio.
Mas se você prestar atenção no adesivo que tem na coluna B do meu opala, vai ver que ele especifica mais pressão nos pneus dianteiros do que nos traseiros na condição "até meia-carga". O fabricante especifica a pressão no eixo dianteiro de forma que o pneu radial fique sempre, e até certo ponto, meio embarrigado mesmo. E essa condição "meio embarrigado" dependia não só do peso no eixo dianteiro, mas também no número de lonas que tinha o pneu, das camadas e da trama das malhas de aço, do desenho e profundidade das estrias, maciez da borracha, etc... Para você ter uma ideia, os pneus Khumo, pelo menos na época em que chegaram no Brasil e tinham preço mais barato do que os nacionais tradicionais, tinham malha de nylon ao invés de aço. Então, a calibração especificada no manuel do proprietário era baseada também no modelo oficial de pneu que a fábrica comprava para equipar a linha de montagem NAQUELE ANO para o opala/caravan. Se você mudasse o modelo de pneu e/ou a marca, a calibração ideal já podia ser outra, KKKKK!!! Que suruba!
Por falar nisso, na época em que houve a transição dos pneus diagonais para os radiais, era comum motoristas avisarem os motoristas de outros carros de que "o pneu estava meio murcho", pois estavam acostumados com os pneus diagonais, que não ficavam embarrigados junto ao solo na calibração ideal. Como se sabe, os pneus diagonais tem uma configuração totalmente diferente na malha de aço dentro da borracha.
luciano76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1038
Idade : 39
Localização :
Cilindros : 4c
8c
Data de inscrição : 12/11/2010
E muda a calibração do 4c para o 6c? Tendo em vista que pelo menos a dianteira do 6c suporta maior peso?
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Leandro, poderia fazer a gentileza de medir o adesivo para mim? Recebi hoje a réplica mas ele me parece menor do que deveria..não sei se é impressão minha, mas gostaria de confirmar se está no tamanho compatível com o original..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
Rubão6cc escreveu:
Leandro, poderia fazer a gentileza de medir o adesivo para mim? Recebi hoje a réplica mas ele me parece menor do que deveria..não sei se é impressão minha, mas gostaria de confirmar se está no tamanho compatível com o original..
Mesma coisa cmg.....nem coloquei.....o meu veio menor mesmo....
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Müller escreveu:Rubão6cc escreveu:
Leandro, poderia fazer a gentileza de medir o adesivo para mim? Recebi hoje a réplica mas ele me parece menor do que deveria..não sei se é impressão minha, mas gostaria de confirmar se está no tamanho compatível com o original..
Mesma coisa cmg.....nem coloquei.....o meu veio menor mesmo....
Então, não sei se o tamanho é exato, mas colei lá:
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:cara....21 libras, 19 libras...
rapaiz....o pneu fica uma barriga enorme....eu nao ando assim nao.
uma duvida q eu sempre tive: qual o motivo para o pneu dianteiro ter menos libras q os traseiros?
Simples: o centro de gravidade do carro vai se deslocando para trás à medida em que o carro vai sendo carregado. O peso da dianteira quase não muda, mas da linha dos bancos dianteiros para trás vai aumentando. Logo, vai ficando muito mais peso para o eixo traseiro na condição de rodagem (sem frenagem). Além disso, como você mesmo mencionou, o pneu fica "uma barriga enorme" na parte que faz contato com o chão e ATÉ CERTO PONTO isso traz vantagem na hora da frenagem, condição em que o peso do carro sobrecarrega muito mais a frenagem no eixo dianteiro. Um pneu meio embarrigado junto ao chão tem maior área de contato com o solo e por isso propicia melhor frenagem do que um pneu muito cheio.
Mas se você prestar atenção no adesivo que tem na coluna B do meu opala, vai ver que ele especifica mais pressão nos pneus dianteiros do que nos traseiros na condição "até meia-carga". O fabricante especifica a pressão no eixo dianteiro de forma que o pneu radial fique sempre, e até certo ponto, meio embarrigado mesmo. E essa condição "meio embarrigado" dependia não só do peso no eixo dianteiro, mas também no número de lonas que tinha o pneu, das camadas e da trama das malhas de aço, do desenho e profundidade das estrias, maciez da borracha, etc... Para você ter uma ideia, os pneus Khumo, pelo menos na época em que chegaram no Brasil e tinham preço mais barato do que os nacionais tradicionais, tinham malha de nylon ao invés de aço. Então, a calibração especificada no manuel do proprietário era baseada também no modelo oficial de pneu que a fábrica comprava para equipar a linha de montagem NAQUELE ANO para o opala/caravan. Se você mudasse o modelo de pneu e/ou a marca, a calibração ideal já podia ser outra, KKKKK!!! Que suruba!
Por falar nisso, na época em que houve a transição dos pneus diagonais para os radiais, era comum motoristas avisarem os motoristas de outros carros de que "o pneu estava meio murcho", pois estavam acostumados com os pneus diagonais, que não ficavam embarrigados junto ao solo na calibração ideal. Como se sabe, os pneus diagonais tem uma configuração totalmente diferente na malha de aço dentro da borracha.
entendido
muito bom!!!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
se eu soubesse da duvida do tamanho tinha medido ele aquele dia.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
Rubão6cc escreveu:Müller escreveu:
Mesma coisa cmg.....nem coloquei.....o meu veio menor mesmo....
Então, não sei se o tamanho é exato, mas colei lá:
Esse aí parece q veio no tamanho certo. Ou, bem próximo.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:
Leandro, poderia fazer a gentileza de medir o adesivo para mim? Recebi hoje a réplica mas ele me parece menor do que deveria..não sei se é impressão minha, mas gostaria de confirmar se está no tamanho compatível com o original..
Puxa, hoje foi um fucking day.
Aí está:
altura entre 73 e 74 milímetros
largura, 59 milímetros
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
luciano76 escreveu:E muda a calibração do 4c para o 6c? Tendo em vista que pelo menos a dianteira do 6c suporta maior peso?
Deveria, mas tanto dos adesivos quanto no manuel do proprietário, a GMB não faz distinção. Provavelmente a gmb não acho relevante a diferença de peso para fins de calibração de pneu ou achou que não valia a pena especificar.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller escreveu:Rubão6cc escreveu:
Leandro, poderia fazer a gentileza de medir o adesivo para mim? Recebi hoje a réplica mas ele me parece menor do que deveria..não sei se é impressão minha, mas gostaria de confirmar se está no tamanho compatível com o original..
Mesma coisa cmg.....nem coloquei.....o meu veio menor mesmo....
Acredito que o adesivo diminuiu de tamanho mesmo nos anos finais dos opalas, já por volta de 1988.
Conteúdo patrocinado
|
|
Hoje à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Hoje à(s) 8:05:34 por FabioM
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ontem à(s) 17:25:56 por Goettens
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Sex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Sex 26 Abr - 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Sex 26 Abr - 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Sex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Sex 26 Abr - 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc