por Marcos Adriano Ter 31 Mar - 22:45:26
DouglasSteuernagel escreveu:Boa noite pessoal,
Estou com uma dúvida a respeito de caixa de marchas.. já li alguns tópicos aqui do fórum mas ainda não ficou claro para mim..
Já várias pessoas comentando sobre caixa fusionada, onde pelo que entendi é colocado a quinta marcha do cambio 5 marchas do 4 cilindros em uma caixa 4 marchas do 6 cilindros.
Gostaria de saber se isso é possível mesmo, e como é feito, pois vou precisar tirar a caixa 4 marchas do meu Opala para trocar a junta que está vazando.. e aqui em casa tenho uma caixa 5 marchas do 4 cilindros que esta com o eixo entalhado quebrado. Ai já aproveitava e fazia essa adaptação
Desde já agradeço a ajuda.
pra fazer essa caixa na vdd é um pouco o contrario do q vc disse:
é mais facil vc pegar as peças do cambio 4m do 6cil e coloca-las no cambio 5m do 4cil....
as peças necessarias do 4m do 6cil sao: eixo piloto (3313749) carretel (3313755) engrenagem da primeira (3313758) engrenagem da segunda e terceira (q agora nao lembro o numero delas de cabeça)......e vc TEM q usar o eixo entalhado do cambio 5m do 4cil....pois nao tem como montar sem ele......vc nao tem como alojar a engrenagem da quinta e ré no eixo entalhado do cambio 4m....se o eixo entalhado da sua caixa 5m esta quebrado vc ja teria comprar outro.
essa é uma caixa pra diminuir giro em viagens na pista....nao é algo pra ter performance ou fazer baguncas.....ela vai abrir o bico.
se vc nao costuma viajar muito com seu carro nao vale a pena a mudança.....vc nao teria o retorno legal.
eu particularmente preciso de uma caixa de 5m....eu viajo muito com minha caravan....durante 3 anos usei uma caixa de C20 CL2215A....porem no comeco do ano passado juntei umas peças aqui e montei uma caixa dessa q vc citou ai....(sem falar no CL2205B q tenho aqui guardado tbem)
primeira segunda e terceira do 4m do 6cil....5 e ré do 5m do 4cil.....estou usando ela cerca de 1 ano com diferencial 3.07 e ha 1 ou 2 meses estou com um 3.54 q montei pra vender pra um amigo....(quando ele vier buscar eu volto o 3.07)
ate agora esta tudo ok......porem eu ando bem de boa....nao canto pneu....burnout....zerinho....nada....no maximo dou umas esticadas (sempre em segunda, nao recomendo em primeira nem em quinta) e umas arrancadinhas de leve.....
meu tempo de zoeira passou....agora estou mais light.....
minha opiniao é q vc primeiro vc teria q ver se teria retorno do investimento e se valeria a pena.....se for fazer isso só pra rodar na cidade ou fazer viagens pequenas de vez em quando recomendo ficar com o seu mesmo.....
agora se o seu uso for como o meu ate vale a pena.....
outro detalhe eu nao gostei da caixa 5m com diferencial 2.73....achei o giro muito baixo na pista.....100kmh fica com 1600 rpm....nao achei legal.....dai consegui trocar por um 3.07 e ficou uma maravilha (sem falar q é um dana).....como minha caravan é meu unico carro acabo usando ela pra tudo e ando muito na ciadade entao o 3.07 acabou deixando ela "mais esperta" na cidade em relacao ou 2.73...e na pista a 5ª ajuda muito.....100kmh fica com 2mil rpm
vc tbem teria q trocar a luva do carda...o entalhado do 5m do 4cil é mais fino.
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