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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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10 participantes
Direção Elétrica com câmbio na coluna
Ademar S Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : Curitiba
Data de inscrição : 17/08/2020
- Mensagem nº1
Direção Elétrica com câmbio na coluna
Senhores, tenho uma Caravan 1975 com câmbio na coluna. Sou completamente leigo em mecânica e tudo que vejo é que ou me contento com direção pesada ou desço a alavanca. Não queria tirar meu banco inteiriço e estou com varetas zeradas no meu câmbio. Aí, pesquisando, descobri o "mago" do vídeo abaixo. Alguém já ouviu falar ou viu ao vivo essa "bruxaria"? Será que tem alguém em Curitiba mexendo com essa ciência oculta?
https://www.youtube.com/watch?v=svpCchLjBvI
https://www.youtube.com/watch?v=svpCchLjBvI
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº2
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Ademar S Jr escreveu:Senhores, tenho uma Caravan 1975 com câmbio na coluna. Sou completamente leigo em mecânica e tudo que vejo é que ou me contento com direção pesada ou desço a alavanca. Não queria tirar meu banco inteiriço e estou com varetas zeradas no meu câmbio. Aí, pesquisando, descobri o "mago" do vídeo abaixo. Alguém já ouviu falar ou viu ao vivo essa "bruxaria"? Será que tem alguém em Curitiba mexendo com essa ciência oculta?
https://www.youtube.com/watch?v=svpCchLjBvI
6cc, a cambagem, tipo de pneus e tamanho do volante contribui para direção pesada.
E caixa de direção com muito apertado no parafuso de folga.
Última edição por adpachec em Sex 2 Out - 17:30:15, editado 1 vez(es)
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
isso esta se tornando comum aproveitando alguns sistemas de direcao eletrica q ja estao saindo em alguns carros modernos
a magica é passar tudo isso pro opala....com dinheiro ferramentas paciencia e conhecimento vc adapta qualquer coisa.
a magica é passar tudo isso pro opala....com dinheiro ferramentas paciencia e conhecimento vc adapta qualquer coisa.
KZ77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Caravan 77
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 27/04/2020
- Mensagem nº4
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Eu estou colocando direção elétrica na minha Caravan 77 com o pessoal da Segantini aqui em Curitiba. Vamos colocar a direção do Nissan Versa. Quando ficar pronto eu compartilho o resultado.
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
Idade : 26
Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro
Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº5
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Já fiz uns estudos para esse tipo de adaptação
Igual do amigo acima do Nissan Versa o motor da direção é inserida entre o volante e flange elástica, corta-se a coluna e emenda e faz as devidas adaptações.
Claro isso é bem por cima do que tem q ser feito, a instalação elétrica do Versa não cheguei a ver mas do i30 que tem por ai também eu sei que é bem simples. Na teoria é simples, na teoria.....
Igual do amigo acima do Nissan Versa o motor da direção é inserida entre o volante e flange elástica, corta-se a coluna e emenda e faz as devidas adaptações.
Claro isso é bem por cima do que tem q ser feito, a instalação elétrica do Versa não cheguei a ver mas do i30 que tem por ai também eu sei que é bem simples. Na teoria é simples, na teoria.....
Bruno Chumbinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 220
Idade : 46
Localização : Toronto
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 17/12/2017
- Mensagem nº6
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Para os modelos com câmbio na coluna é mais difícil mesmo... eu não saberia dizer como fazer.
Para os Opalas com câmbio em baixo, é bem mais simples.
Eu instalei a direção elétrica do Nissan Versa no meu Opala. E foi como o GustavoZorzi disse, corta a coluna de direção e encaixa-se o motor da direção elétrica.
No meu caso eu eliminei a flange elástica do Opala, eu usinei a ponta do eixo do setor para receber diretamente o eixo do Versa.
A parte elétrica é muito simples de instalar. Um positivo e um negativo para bateria para alimentar o sistema e mais um fio com função on-off ligado em um fusível.
Eu fiz alguns vídeos do passo a passo. Tenho que editar estes vídeos. Assim que estiverem prontos compartilho aqui com vcs.
Para os Opalas com câmbio em baixo, é bem mais simples.
Eu instalei a direção elétrica do Nissan Versa no meu Opala. E foi como o GustavoZorzi disse, corta a coluna de direção e encaixa-se o motor da direção elétrica.
No meu caso eu eliminei a flange elástica do Opala, eu usinei a ponta do eixo do setor para receber diretamente o eixo do Versa.
A parte elétrica é muito simples de instalar. Um positivo e um negativo para bateria para alimentar o sistema e mais um fio com função on-off ligado em um fusível.
Eu fiz alguns vídeos do passo a passo. Tenho que editar estes vídeos. Assim que estiverem prontos compartilho aqui com vcs.
Diplo87- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2636
Idade : 50
Localização : Porto - Portugal
Data de inscrição : 05/10/2010
- Mensagem nº7
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Rapaz, ficou top hein Bruno, parece até original
Bruno Chumbinho gosta desta mensagem
sezil- Opaleiro
- Número de Mensagens : 661
Idade : 56
Localização : anapolis
Modelo do carro : Opala ss
Cilindros : 6Cil
Data de inscrição : 28/05/2010
- Mensagem nº8
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Essa do nissan versa eu nao tinha ouvido falar, so mesmo a do i30 apesar de não visto nenhum opala com esse sitema !!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº9
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
caraca
muito bom!!!
boas ideias surgindo.
muito bom!!!
boas ideias surgindo.
hamilsilveira gosta desta mensagem
Augusto Moraes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 22
Idade : 32
Localização : Chapecó
Modelo do carro : Opala Coupé 1983
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 13/02/2018
- Mensagem nº10
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Eu vejo alguns problemas nesse sistema.
Gosto da ideia de colocar a direção elétrica no opala, quando coloquei a direção hidráulica no meu opala isso ainda não era feito e nem mesmo era comum, mas vamos as considerações.
Primeiro, o volante duro é um indicativo de vários problemas de desgaste de suspensão, terminais, rosca sem fim da caixa mecânica e barra de direção.
Então quando o sistema de direção começa a ficar pesado é bom fazer um revisão geral nesses itens para garantir a integridade do veículo e segurança.
Outro aspecto importante que vejo e que não é levado em consideração é o fato de que o motor elétrico ele é um auxiliar e substitui o trabalho feito por uma bomba hidráulica em conjunto com a caixa hidráulica, o problema que vejo nesse ponto é que você irá instalar um motor elétrico na coluna, mas a caixa mecânica continuará a mesma. Eu vejo problema nisso, porque ficará difícil ou impossível de detectar o desgaste do sem fim da caixa mecânica o que não seria um problema no geral, mas como é algo muito recente essa instalação o que irá acontecer com a caixa mecânica após ser forçada ao extremo por um motor elétrico? Ela vai quebrar? Ela vai trancar? Não sei, há uma infinidade de possibilidades.
Então ao meu ver o ideal ao instalar a direção elétrica é substituir também o sistema da caixa de direção por um mais moderno que seja possível de adaptar com segurança no opala. Talvez isso demande peças novas e personalizadas que podem ter um valor elevado.
Eu não sou contra a instalação nos sistema elétrico e também não estou falando mau do sistema, apenas acho que há uma série de fatores a serem analisados para garantir a integridade do veículo e segurança do mesmo.
Outro aspecto que visualizo é o excesso de esforço sobre as longarinas ao esterçar muitas vezes o opala parado. O opala, na minha opinião, bem como vários outros carros antigos não foi feito para ser esterçado muitas vezes e ao extremo parado, com o veículo em movimento ele alivia a tensão exercida pelo conjunto de direção sobre as longarinas e sobre o monobloco evitando problemas estruturais. Agora é possível, veja que não estou afirmando é hipotético com base em observação empírica, que poderão ocorrer trincas e desgastes na estrutura do carro ao esterçar excessivamente o veículo parado.
Talvez eu não tenha contribuído muito para a solução específica do seu dilema, mas esses pontos devem ser considerados e talvez uma discussão saldável poderá prover um resultado satisfatório.
Abraço e boa sorte com seu projeto.
Gosto da ideia de colocar a direção elétrica no opala, quando coloquei a direção hidráulica no meu opala isso ainda não era feito e nem mesmo era comum, mas vamos as considerações.
Primeiro, o volante duro é um indicativo de vários problemas de desgaste de suspensão, terminais, rosca sem fim da caixa mecânica e barra de direção.
Então quando o sistema de direção começa a ficar pesado é bom fazer um revisão geral nesses itens para garantir a integridade do veículo e segurança.
Outro aspecto importante que vejo e que não é levado em consideração é o fato de que o motor elétrico ele é um auxiliar e substitui o trabalho feito por uma bomba hidráulica em conjunto com a caixa hidráulica, o problema que vejo nesse ponto é que você irá instalar um motor elétrico na coluna, mas a caixa mecânica continuará a mesma. Eu vejo problema nisso, porque ficará difícil ou impossível de detectar o desgaste do sem fim da caixa mecânica o que não seria um problema no geral, mas como é algo muito recente essa instalação o que irá acontecer com a caixa mecânica após ser forçada ao extremo por um motor elétrico? Ela vai quebrar? Ela vai trancar? Não sei, há uma infinidade de possibilidades.
Então ao meu ver o ideal ao instalar a direção elétrica é substituir também o sistema da caixa de direção por um mais moderno que seja possível de adaptar com segurança no opala. Talvez isso demande peças novas e personalizadas que podem ter um valor elevado.
Eu não sou contra a instalação nos sistema elétrico e também não estou falando mau do sistema, apenas acho que há uma série de fatores a serem analisados para garantir a integridade do veículo e segurança do mesmo.
Outro aspecto que visualizo é o excesso de esforço sobre as longarinas ao esterçar muitas vezes o opala parado. O opala, na minha opinião, bem como vários outros carros antigos não foi feito para ser esterçado muitas vezes e ao extremo parado, com o veículo em movimento ele alivia a tensão exercida pelo conjunto de direção sobre as longarinas e sobre o monobloco evitando problemas estruturais. Agora é possível, veja que não estou afirmando é hipotético com base em observação empírica, que poderão ocorrer trincas e desgastes na estrutura do carro ao esterçar excessivamente o veículo parado.
Talvez eu não tenha contribuído muito para a solução específica do seu dilema, mas esses pontos devem ser considerados e talvez uma discussão saldável poderá prover um resultado satisfatório.
Abraço e boa sorte com seu projeto.
KZ77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Caravan 77
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 27/04/2020
- Mensagem nº11
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Augusto, bons pontos. Eu pensei bastante neles antes de tomar a decisão e vou aqui colocar aqui a minha percepção.
Todo carro, especialmente os antigos, precisa de manutenção preventiva periódica para não degradar. Quando se decide serrar uma coluna de direção para colocar este sistema, com certeza a direção e seus componentes (caixa e coluna) terão que ser itens críticos da manutenção. Uma vez instalado você precisa analisar, ou levar em alguém especializado, para ver se as soldas, flanges e demais adaptações feitas continuam íntegras. Se isso for feito, a chance de algo crítico ou mais grave acontecer é bem baixa.
Eu já tive carro mais novo com direção elétrica e posso te dizer, ela não mascara desgastes para aqueles que prestam a atenção no carro. Conhecendo o seu carro, você sabe exatamente quando algo começa a não estar certo, seja na suspensão ou na própria direção.
No que diz respeito a esforços excessivos na longarina, dois pontos. O primeiro é que existem barras "plug and play" que reforçam a longarina (vide um da iMohr - link abaixo) e uma vez instalada a DE, algum tipo de reforço tem que ser feito. É o que fiz. O segundo é, não é porquê esse sistema foi instalado que o motorista vai começar a avacalhar com coisas do tipo, esterçar o volante com o carro parado. O cuidado tem que ser o mesmo.
Abraço
Link: https://imohr.com.br/pt_BR/produtos/19/barra-antitorcao-inferior-dianteira-gm-opala-#
Todo carro, especialmente os antigos, precisa de manutenção preventiva periódica para não degradar. Quando se decide serrar uma coluna de direção para colocar este sistema, com certeza a direção e seus componentes (caixa e coluna) terão que ser itens críticos da manutenção. Uma vez instalado você precisa analisar, ou levar em alguém especializado, para ver se as soldas, flanges e demais adaptações feitas continuam íntegras. Se isso for feito, a chance de algo crítico ou mais grave acontecer é bem baixa.
Eu já tive carro mais novo com direção elétrica e posso te dizer, ela não mascara desgastes para aqueles que prestam a atenção no carro. Conhecendo o seu carro, você sabe exatamente quando algo começa a não estar certo, seja na suspensão ou na própria direção.
No que diz respeito a esforços excessivos na longarina, dois pontos. O primeiro é que existem barras "plug and play" que reforçam a longarina (vide um da iMohr - link abaixo) e uma vez instalada a DE, algum tipo de reforço tem que ser feito. É o que fiz. O segundo é, não é porquê esse sistema foi instalado que o motorista vai começar a avacalhar com coisas do tipo, esterçar o volante com o carro parado. O cuidado tem que ser o mesmo.
Abraço
Link: https://imohr.com.br/pt_BR/produtos/19/barra-antitorcao-inferior-dianteira-gm-opala-#
Augusto Moraes gosta desta mensagem
Augusto Moraes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 22
Idade : 32
Localização : Chapecó
Modelo do carro : Opala Coupé 1983
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 13/02/2018
- Mensagem nº12
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Perfeito!
Concordo contigo e gosto muito dos produtos imohr.
Então meu único receio fica com aqueles que provavelmente não farão tais manutenções e que talvez se empolguem com o volante um pouco mais leve e esqueçam da manutenção. Hahahha.
Me lembro quando instalei a direção hidraulica, meu conjunto mecânico estava tão ruim e desgastado que era quase impossível virar. Qualquer coisa que deixasse mais leve seria um grande alívio.
Obrigado pelo esclarecimento e fica a dica pra quem for instalar de usar o reforço e fazer as manutenções.
Concordo contigo e gosto muito dos produtos imohr.
Então meu único receio fica com aqueles que provavelmente não farão tais manutenções e que talvez se empolguem com o volante um pouco mais leve e esqueçam da manutenção. Hahahha.
Me lembro quando instalei a direção hidraulica, meu conjunto mecânico estava tão ruim e desgastado que era quase impossível virar. Qualquer coisa que deixasse mais leve seria um grande alívio.
Obrigado pelo esclarecimento e fica a dica pra quem for instalar de usar o reforço e fazer as manutenções.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº13
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
a minha caravan quando coloquei os pneus 235 percebi uma leve "pesada" na direcao hidraulica
evito o maximo possivel de virar o volante com ela totalmente parada....
pé no freio entao nem pensar....se eu precisar ficar parado pra manobrar no maximo faço uma "rampa" e seguro ela na embreagem.
evito o maximo possivel de virar o volante com ela totalmente parada....
pé no freio entao nem pensar....se eu precisar ficar parado pra manobrar no maximo faço uma "rampa" e seguro ela na embreagem.
Fmm4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 97
Idade : 44
Localização : Jundiaí
Modelo do carro : Carro de plastico para moer trabalhando
Cilindros : O suficiente para movimentar
Data de inscrição : 14/05/2017
- Mensagem nº14
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
Nessa Caravan o cambio fica na coluna. O proprietário informou que fez o serviço em Itapetininga.
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
Idade : 26
Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro
Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº15
Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna
O correto é sempre esterçar em movimento, o próprio atrito da roda com chão já pesa muito ao sistema se estiver parado.
Essa questão da caixa forçar a longarina é bem verdade, ainda mais que ela é fixa nela
se vc esterçar ao máximo pode até ver ela forçando a longarina
Essa questão da caixa forçar a longarina é bem verdade, ainda mais que ela é fixa nela
se vc esterçar ao máximo pode até ver ela forçando a longarina
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