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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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2 participantes

    Perda do líquido de arrefecimento do Motor

    ALEXANDRE BEGALLI
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    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Empty Perda do líquido de arrefecimento do Motor

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 25 Jan - 5:40:31

    Caros,
    estamos de volta para compartilhar informações sobre uma falha significativa que vivenciamos ontem.
    O carro é aquele que passou por um upgrade de Motor & Câmbio, conforme pode ser conhecido no Tópico:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado

    Após rodar por volta de 1500 Km em cidade além de 2 incursões na região de planalto da via Anchieta, o serviço tinha se mostrado confiável com zero falhas.
    O Sistema de Arrefecimento que tem inclusive Vaso de Expansão pressurizado estava se mostrando perfeito, inclusive com zero perda de líquido após todo esse tempo.
    Lembro que até então aconteceu foi a da Bomba d'água, que uma vez substituída resolveu o problema de aquecimento.

    Ontem cedo ainda com a temperatura amena, saí de casa para o costumeiro circuito. Distante uns 2,5 Km de casa deu uma subida de giro ao sair defronte ao CT da GM na Av. Goiás em SCS quando ouvi um "estampido" como se o carro tivesse passado por sobre uma bexiga ou saco plástico.
    O carro continuou o arranque normal, embora com aumento do ruído de Válvulas e entrada de fumaça pelo sistema de Ventilação com um cheiro bastante estranho.

    O vídeo no link dá uma ideia do que aconteceu, sendo que é possível ouvir um estampido imediatamente à saída no último semáforo:

    https://youtu.be/CTjoQ48yhxA

    Parei o carro e constatei que o Indicador de Temperatura havia subido um pouco. Esperei um pouco, dei a partida normal e levei o carro até um Posto de Gasolina em lugar com maior segurança.
    Lá constatei o Vaso de Expansão completamente vazio.
    Inspecionei as Mangueiras e Conexões em geral, mas todas estavam OK.
    Ao recolocar água no Vaso constatei que ela imediatamente saia pela parte traseira do Motor, o que me leva a desconfiar da perda de Selo, sendo provável se tratar daquele maldito que fica por detrás do Volante.

    Diante disso, mesmo estando a 3 Km de casa, eu optei por  chamar uma Plataforma e levei o carro para casa.

    Detalhe, todos os Selos são novos e o Líquido de Arrefecimento utiliza solução orgânica.

    Eu tenho uma desconfiança que o problema surge no excesso de pressão do circuito, provavelmente pelo uso de um Vaso de Expansão menor do que seria o correto para esse Motor.

    Este semana devemos nos debruçar para entender e corrigir o que for necessário.


    Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
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    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Empty Re: Perda do líquido de arrefecimento do Motor

    Mensagem por Rubão6cc Seg 25 Jan - 7:15:37

    Não curto a ideia da adaptação do sistema fechado


    _________________
    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

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    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Empty Re: Perda do líquido de arrefecimento do Motor

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 25 Jan - 13:10:16

    Origem da falha: expulsão de um dos Selos do Bloco do Motor, mais precisamente o último lateral. Importante que eu assisti a aplicação desses Selos durante a montagem do Motor, sendo que eram peças novas de boa procedência e diâmetro adequado inclusive apresentaram uma boa interferência com os alojamentos do Bloco. Apenas não utilizamos algum tipo de adesivo, como o Araldite, que alguns Mecânicos recomendam.

    Vamos então recolocar e revisar os demais Selos.
    Além disso pretendo substituir a Tampa do Reservatório atual, cuja válvula alivia a pressão em 21 PSI, por uma de 16 PSI.

    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Img-2048
    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Img-2049
    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Img-2050


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sex 29 Jan - 9:22:58, editado 1 vez(es)

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    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Empty Re: Perda do líquido de arrefecimento do Motor

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 29 Jan - 8:38:42

    Caros, problema aparentemente resolvido:

    1) o que foi feito:
    - Pesquisa sobre a medida dos Selos aplicados: 41,6 mm, conforme Notas Fiscais das peças dos carro;
    - Retirada do conjunto de Admissão e Coletor de Escapamento Traseiro para ter acesso eficaz das ferramentas;
    - Certificação da aderência dos demais Selos existentes na lateral do Bloco;
    - Colocação do novo Selo com uso de Adesivo Araldite;
    - Abastecimento do Sistema de Arrefecimento com Água coletada de Chuva;
    - Montagem dos Coletores;
    - Funcionamento do Motor com sangrameto do Sistema de Arrefecimento através dos Registros das Mangueiras para eliminação de Ar por uns 10 minutos (desligado após 2 ciclos das Ventuinhas);
    - 12 Horas de inatividade com controle do nível da Água no Reservatório;
    - Certificação da ausência de danos nas Velas;
    - Verificação da presença de Água no Óleo do Carter e Cabeças dos Cilindros (negativo).

    2) Causa provável: a suspeita recai sobre o excesso de pressão do Sistema causado provavelmente pela Tampa do Vaso com especificação inadequada para o Carro. Por questão de layout havíamos escolhido o Vaso de Expansão do Ford Focus fase II, que tem um desenho favorável ao compartimento do Opala. Ocorre que essa Tampa em um limite de operação na faixa de 21 PSI (é um dos mais altos entre todas as Tampas utilizadas nos carros e SUV à gasolina & álcool), além de um sistema de vedação lateral com duas Guarnições (vide foto). Após pesquisa constatamos que a Tampa original do Radiador trabalha com uma pressão máxima ao redor de 15 PSI, ou seja, 29% à menos. Optei então por manter esse Vaso mas retrabalhando a Válvula da Tampa, cortando 2 Elos de 9 da Mola.

    3) Próximos passos: vamos estar rodando nas cercanias em nova etapa para certificar a confiabilidade do Sistema, monitorando o funcionamento da Válvula da Tampa, Indicador de Temperatura e nível do Vaso de Expansão. Uma vez tudo esteja OK, recolocarei o Aditivo no Sistema.

    Seguem as fotos da vilã:

    Segundo apurado esses parâmetros da Tampa seriam 25% superiores ao original do Opala

    Perda do líquido de arrefecimento do Motor 20210111

    Detalhe do Gargalo do Vaso de Expansão, que não permite a utilização de outro tipo de Tampa, por exemplo, a do Fusion e Ranger 2.5 que trabalham com pressão máxima de 16 PSI, mas tem um conceito de válvula e selagem muito diferente dessa do Focus

    Perda do líquido de arrefecimento do Motor 20210112

    Detalhe da Válvula de Alívio de Pressão - peça de complexidade maior do que a maioria das equivalentes de outros veículos, inclusive Utilitários e Caminhões

    Perda do líquido de arrefecimento do Motor 20210110

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    Perda do líquido de arrefecimento do Motor Empty Re: Perda do líquido de arrefecimento do Motor

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 10 Fev - 14:36:11

    Pesquisamos diversas hipóteses tendo sido confirmado a a suspeita da Tampa bem como a do funcionamento do Cebolão.

    Já havia retrabalhado a Mola da Tampa tendo eliminado 3 Elos de 9. O resultado de ensaio em Bancada usando um Vaso de Pressão idêntico indicou uma pressão de 0,8 BAR que seria baixa em relação à especificada do Opala que é 1,2).

    Certificamos também o funcionamento da Válvula termostática, que inicia a abertura com 80º.

    Troquei o Cebolão por um novo, e os problemas desapareceram.
    Agora o Indicador de Temperatura após o aquecimento fica parado na divisa entre as faixas Preta e Verde do Mostrador. Quando vem o transito lento o Ponteiro sobre até a base da Leta E, momento em que as Ventuinhas elétricas ligam. A partir daí o Ponteiro permanece parado durante o tráfego lento e volta para o entre Faixas quando o carro volta a desenvolver velocidade.

    Na estrada o Ponteiro fica inerte no final da Faixa Preta.

    O Sistema não ferveu, não desceu o nível parecendo que tudo está. tenho a impressão que até a batida de Válvulas melhorou. O carro um ignorante para andar, tanto em baixa como em alta. Respostas "redondas", que me deixam bastante satisfeito.

    Ele realmente deveria estar sofrendo com superaquecimento, pois o Ponteiro avançava bastante na Faixa Verde e por lá ficava.

    Vamos ver.


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