estamos de volta para compartilhar informações sobre uma falha significativa que vivenciamos ontem.
O carro é aquele que passou por um upgrade de Motor & Câmbio, conforme pode ser conhecido no Tópico:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado
Após rodar por volta de 1500 Km em cidade além de 2 incursões na região de planalto da via Anchieta, o serviço tinha se mostrado confiável com zero falhas.
O Sistema de Arrefecimento que tem inclusive Vaso de Expansão pressurizado estava se mostrando perfeito, inclusive com zero perda de líquido após todo esse tempo.
Lembro que até então aconteceu foi a da Bomba d'água, que uma vez substituída resolveu o problema de aquecimento.
Ontem cedo ainda com a temperatura amena, saí de casa para o costumeiro circuito. Distante uns 2,5 Km de casa deu uma subida de giro ao sair defronte ao CT da GM na Av. Goiás em SCS quando ouvi um "estampido" como se o carro tivesse passado por sobre uma bexiga ou saco plástico.
O carro continuou o arranque normal, embora com aumento do ruído de Válvulas e entrada de fumaça pelo sistema de Ventilação com um cheiro bastante estranho.
O vídeo no link dá uma ideia do que aconteceu, sendo que é possível ouvir um estampido imediatamente à saída no último semáforo:
https://youtu.be/CTjoQ48yhxA
Parei o carro e constatei que o Indicador de Temperatura havia subido um pouco. Esperei um pouco, dei a partida normal e levei o carro até um Posto de Gasolina em lugar com maior segurança.
Lá constatei o Vaso de Expansão completamente vazio.
Inspecionei as Mangueiras e Conexões em geral, mas todas estavam OK.
Ao recolocar água no Vaso constatei que ela imediatamente saia pela parte traseira do Motor, o que me leva a desconfiar da perda de Selo, sendo provável se tratar daquele maldito que fica por detrás do Volante.
Diante disso, mesmo estando a 3 Km de casa, eu optei por chamar uma Plataforma e levei o carro para casa.
Detalhe, todos os Selos são novos e o Líquido de Arrefecimento utiliza solução orgânica.
Eu tenho uma desconfiança que o problema surge no excesso de pressão do circuito, provavelmente pelo uso de um Vaso de Expansão menor do que seria o correto para esse Motor.
Este semana devemos nos debruçar para entender e corrigir o que for necessário.
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