Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Temperatura dentro do carro EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Temperatura dentro do carro EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Temperatura dentro do carro EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

114 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 114 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
tabarbosa (16850)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
BANDIT (13573)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
Xann (10394)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
j ricardo (9376)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
Jean Bida (9320)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Temperatura dentro do carro Bar_leftTemperatura dentro do carro BarTemperatura dentro do carro Bar_right 

5 participantes

    Temperatura dentro do carro

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Qua 23 Fev - 9:04:07

    Boa tarde,
    O carro é um Diplomata 89, 6cc, câmbio automático.
    Desde que comprei esse carro percebo um aquecimento acima do normal dentro do habitáculo, sendo que os pés e canelas sofrem mais. Incomoda um pouco e estou pensando em dar uma olhada pra ver se está tudo em ordem.
    O marcador de temperatura fica no meio e só abaixa um pouquinho quando pega estrada.
    Gostaria de algumas dicas das etapas que devo fazer para tentar ver se está tudo certo, tipo um passo a passo, antes de sair gastando dinheiro.
    Obrigado.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Qua 23 Fev - 9:33:04

    O meu Diplomata é do mesmo ano, preto, com câmbio manual. Sem ar condicionado, é inviável no verão.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Qua 23 Fev - 9:44:28

    E que tenho uma Caravan 90, também 6cc, câmbio manual, que não esquenta nada. Será que tem alguma diferença?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Qua 23 Fev - 9:52:17

    Qual é a cor dos carros, dentro e fora? E o escapamento é original?
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Qua 23 Fev - 12:12:56

    Diplomata 89, 6cc, álcool, automático, preto por fora e por dentro, escapamento original. (o que não é original nele é o revestimento dos bancos, que é de couro legítimo da época).

    Caravan 90, 6cc, gasolina, manual, vermelho rhodes por fora e preto por dentro, revestimento dos bancos e laterais originais, escapamento original.

    Só para esclarecer, quando falei em aquecimento do habitáculo, na verdade o que incomoda no Diplomata é um calor que atinge os pés e pernas, coisa que não acontece na Caravan. Os dois carros tem aquele isolador no cofre colado na parede corta-fogo e que ainda são originais.

    Eu tenho aquela pistola de medir temperatura, mas esqueci na casa do meu filho em São Paulo, mas vou trazer logo pra cá. Ai pretendo comparar a temperatura em diversos pontos dentro do cofre após um certo tempo de funcionamento. Não sei se as medidas obtidas servirão de algum parâmetro ... espero que sim.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Qua 23 Fev - 13:02:22

    No meu carro é possível sentir que a região onde fica o pé direito é ligeiramente mais quente, devido a passagem do cano de escapamento por baixo dessa região. Isso faz parte do "projeto" do carro,  mas o efeito é muito pequeno e não incomoda, principalmente se o ar condicionado está ligado.

    É difícil falar o que é ou não é "normal", mas nos seus carros, uma diferença importante está na transmissão. Uma transmissão automática esquenta bem mais que uma manual. O óleo geralmente trabalha numa temperatura de 80 ºC mas pode chegar a 110 ºC. Lembre que a temperatura da água do radiador geralmente não chega a 100 ºC.

    Se houver pouco ou muito óleo na caixa de transmissão, ou se o óleo estiver envelhecido, isso pode elevar ainda mais a temperatura. Talvez você devesse começar examinando o estado do óleo da caixa de transmissão.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Qua 23 Fev - 13:52:14

    Como esses carros rodam muito pouco a gente não se preocupa muito com a caixa de transmissão. Realmente faz um bom tempo que troquei o fluido, acho que mais de 4 anos ... credo ...
    -GTO-
    -GTO-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Diplomata 87/87
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 19/02/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por -GTO- Qui 24 Fev - 10:59:43

    Estou com um probleminha parecido, Diplo Cupê Preto 6cc com 6x2, manta na parede corta fogo, manta antichamas no assoalho interno, eu andei vendo dicas de utilizar manta asfáltica e colocar uma thermotape no escape 6x2 ou aquele adesivo Dourado refletivo usado pela NASA, para impedir o calor do escapamento subir para o habitáculo, principalmente na região dos pés
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Sex 25 Fev - 18:52:26

    -GTO- escreveu:Estou com um probleminha parecido, Diplo Cupê Preto 6cc com 6x2, manta na parede corta fogo, manta antichamas no assoalho interno, eu andei vendo dicas de utilizar manta asfáltica e colocar uma thermotape no escape 6x2 ou aquele adesivo Dourado refletivo usado pela NASA, para impedir o calor do escapamento subir para o habitáculo, principalmente na região dos pés

    Será que o thermotape no escapamento melhora? Se melhorar acho que vou fazer.
    Esse adesivo da Nasa? Nunca ouvi falar. Dá pra colocar o link que fala alguma coisa sobre ele?
    -GTO-
    -GTO-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Diplomata 87/87
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 19/02/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por -GTO- Sex 25 Fev - 20:31:29

    fauzi escreveu:

    Será que o thermotape no escapamento melhora? Se melhorar acho que vou fazer.
    Esse adesivo da Nasa? Nunca ouvi falar. Dá pra colocar o link que fala alguma coisa sobre ele?

    Aqui o anúncio da Metal Horse, lembrando que a Original somente na gringa, mas acredito que da Metal Horse seja de qualidade...

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-925139620-fita-refletiva-de-calor-dourada-5cm-x-10m-gold-tape-mh-_JM?matt_tool=14804773&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14302215543&matt_ad_group_id=134553705348&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=m&matt_creative=539425529185&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=138844745&matt_product_id=MLB925139620&matt_product_partition_id=1404320022641&matt_target_id=aud-264949470942:pla-1404320022641&gclid=Cj0KCQiAmeKQBhDvARIsAHJ7mF7pwaK5_4Es_ZjVaoOLs7nNVcQcVEk9tnyEZK5XliaiHub6wu5kzO4aAp-1EALw_wcB
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Sex 25 Fev - 20:56:34

    Pelo que eu li, essa Golden Tape evita que o calor externo "penetre" em determinado componente. Por exemplo, se você quiser proteger o cabo de embreagem do calor do cofre, você revestiria o cabo com essa fita e ela reflete o calor externo.
    Para a aplicação que precisamos, que é diminuir a irradiação do calor do escapamento, acho que o correto é a thermotape.
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Black Sex 25 Fev - 23:45:29

    Eu tive este problema após instalar o 6x2
    Foi solucionado instalando a manta asfáltica em todo o assoalho do carro, e instalar fita térmica no 6x2

    As fitas brancas diminuem um pouco o calor, agora a titanium da Metal Horse eu gostei do resultado, ela suporta até 1000º celsius segundo especificação, inclusive o 6x2 ferrava meu cabo de embreagem , depois da passar a fita em volta do cabo também, até hoje não precisei trocar o cabo, já faz uns 2 ou 3 anos...
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Sáb 26 Fev - 7:43:20

    Tenho visto muita gente tentando, na base da intuição, isolar o calor do tubo de escapamento. Isso explica a popularidade do uso de fitas térmicas para envolver o tubo de escapamento. Isso não funciona, ou melhor, funciona parcialmente, não resolve o problema.

    É um desses casos em que antes de sair fazendo, o melhor é entender primeiro qual é o problema. O tubo de escapamento já está "revestido" por um isolante térmico espetacular, que é o ar, entretanto o ar não consegue evitar a propagação do calor. Por quê?

    Porque existem 3 tipos de propagação de calor a considerar:
    1. radiação
    2. condução
    3. convecção


    O ar funciona como excelente isolante térmico, mas apenas para a condução. Infelizmente, o ar é transparente para a radiação infravermelha e não bloqueia o calor radiante. E como o ar se movimenta, permite a transmissão do calor por convecção.

    Felizmente, o bloqueio do calor radiante é muito fácil. Uma simples folha  de papel alumínio de 1/100mm de espessura consegue fazer isso.

    Para combater a convecção, deve-se usar uma material poroso, como feltro, isopor, lã de vidro etc. que retem o ar e não o deixa movimentar. As paredes de um refrigerador são justamente feitas com um material desse tipo.

    Você já viu uma geladeira isolada com thermo tape? Se funcionasse, seria uma maravilha porque a parede da geladeira poderia muito mais fina do que é, ganhando-se um espaço significativo.

    Bem, para que servem os thermo tapes, então? A sua maior utilidades é, talvez, evitar o contacto térmico com uma superfície altamente aquecida.

    No caso de um automóvel, a maior parte do aquecimento vem do calor que sobe do cano de escapamento para o assoalho do carro. Uma forma de prevenir essa passagem de calor é isolar com assoalho com uma manta cerâmica refratária desse tipo:

    Temperatura dentro do carro D_NQ_NP_2X_693621-MLB45459337486_042021-F

    Essas mantas são usadas no isolamento de fornos, lareiras, etc., e suportam temperaturas de até 1200 ºC

    A manta deve ser fixada na parte de baixo do assoalho do carro, na região onde passa o cano de escapamento.

    A fixação pode ser feita com uma cola própria que também suporta alta temperatura:
    Temperatura dentro do carro D_NQ_NP_2X_646937-MLB45112873910_032021-F

    Tanto a manta de fibra cerâmica como o adesivo especial são vendidos no ML por um preço bastante razoável.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Sáb 26 Fev - 8:02:51

    Eita cara sabido esse Gerard ... tem muito conhecimento.
    Uma perguntinha: algum cuidado especial para fazer esse trabalho? é tóxico, alérgico, precisa EPI essas coisas?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Sáb 26 Fev - 8:44:23

    fauzi,

    Não tem nenhuma dificuldade ou perigo em aplicar a cola. Link com instruções de aplicação:

    https://www.magazineluiza.com.br/adesivo-cola-p-manta-fibra-ceramica-alta-temperatura-1260-graus-tapcamp/p/ccegd3a021/es/elcm/#:~:text=Informa%C3%A7%C3%B5es%20do%20produto-,Adesivo%20Cola%20P%2F%20Manta%20Fibra%20Cer%C3%A2mica,Alta%20Temperatura%201260%20graus%20%2D%20TAPCAMP&text=Aplica%C3%A7%C3%A3o%3A%20Pincel%2C%20Trincha.,de%20secador%20industrial%20ou%20ma%C3%A7arico.

    Aplicação: Pincel, Trincha.

    Aplicar nas duas partes a serem coladas, limpas e isentas de graxa, a secagem pode ser feita logo em seguida no próprio equipamento ou com a ajuda de secador industrial ou maçarico.

    Desta maneira a secagem é mais eficiente sendo completada facilmente, no caso de secagem ambiente o endurecimento E cura total leva em torno de 24:00 dependendo da espessura do isolamento.



    Sobre a eficácia da manta de fibra cerâmica, este vídeo deve tirar todas as dúvidas:



    A manta de fibra cerâmica é vendida em várias espessuras: 25mm, 13mm, etc.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Sáb 26 Fev - 18:44:19

    Será que essa manta cerâmica aceita tinta, pra dar uma disfarçada?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Sáb 26 Fev - 20:11:01

    Creio que aceite tinta, sim. Também é possível colar uma folha da papel alumínio para ficar com a superfície lisa para pintar. E existem mantas refratárias já recobertas com folha de alumínio:
    https://lista.mercadolivre.com.br/manta-fibra-ceramica-aluminizada#D[A:manta%20fibra%20ceramica%20aluminizada]
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por fauzi Sáb 26 Fev - 20:14:12

    Eu já tinha visto essa mas é de fibra de vidro e não cerâmica. É mesma coisa? Porque a fibra de vidro tem que usar luva até no pescoço porque dá uma coceira du cão.
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Black Dom 27 Fev - 0:40:05

    só fiquei na dúvida agora se você quis dizer que tem que ser fibra de vidro para resolver?

    Pois a fita térmica é fibra de vidro, e assim como disseram coça pra k...

    Mas assim, pra mim resolveu por completo, passei a manta desde o inicio do 6x2 até uns 30 cm após o fim dele quando se transforma em 2, mas como disse tenho a manta "Normal" antes da forração do carpe..
    Nunca mais esquentou os pés e de quebra não derreteu mais cabo de embreagem.


    com relação a cerâmica o Dudu escapamentos vende 6x2 com banho de cerâmica, acredito que também tem o efeito de reter o calor, e fora que esteticamente eu acho bonito a cor do 6x2..



    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Gerald Dom 27 Fev - 7:42:01

    Acredito que manta de fibra de vidro ou de fibra cerâmica devem ser praticamente a mesma coisa do ponto de vista da isolação térmica. Quem faz a isolação térmica é o ar retido entre as fibras, não a fibra propriamente dita.

    Recobrir o cano de escapamento com uma camada cerâmica  tem mais uma função estética ou de proteção contra corrosão do que uma função de isolação térmica realmente eficiente.

    Os materiais sólidos do tipo isolante (vidro, cerâmicas, plásticos, etc.) em geral são bons isolantes térmicos, mas não se iluda, eles também transmitem calor! Veja o caso das panelas de vidro, cerâmica, pedra sabão, etc. Outro exemplo, as resistências de ferros de solda, aquecedores, etc, são isolados eletricamente com materiais cerâmicos, mas isso não impede que o calor seja transmitido.

    Peixe assado na telha:
    Temperatura dentro do carro 25477_original

    Se a telha cerâmica fosse um isolante térmico perfeito, o peixe só assaria por cima e ficaria cru por baixo!
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por thallisguimaraes Qua 2 Mar - 12:25:26

    Alguém já instalou a manta cerâmica para vermos o resultado?


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

    Conteúdo patrocinado


    Temperatura dentro do carro Empty Re: Temperatura dentro do carro

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 9:28:40