Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptyHoje à(s) 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptyOntem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptyOntem à(s) 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptyOntem à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

Quem está conectado?

92 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 90 visitantes :: 1 motor de busca

lucas krause, opala4cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15348)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Bar_right 

+7
mesmodooutro
RHCESPECIAL1974
thallisguimaraes
Gerald
fauzi
Diplo87
Rubão6cc
11 participantes

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete


    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 129
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 14:35:31

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:


    Acabou o fator novidade? kkkk Cara, quanto carros elétricos temos rodando?


    Sério que a Tesla não produz suas baterias? Ha vá! Sério mesmo?

    Acho que você precisa se informar melhor. Em 2021 foram fabricados 6.5 milhões de carros elétricos no mundo (entenda EUA, Europa e Japão). Como base de comparação, no Brasil foram fabricados em 2021 pouco mais de 2 milhões de carros. Ou seja, foram fabricados 3x mais carros elétricos que toda a produção de carros convencionais no Brasil. Onde está o "fator novidade"?

    https://www.canalys.com/newsroom/global-electric-vehicle-market-2021#:~:text=In%20new%20research%20on%20the,plug%2Din%20hybrid%20passenger%20cars.





    Sobre as baterias dos carros da Tesla, essa reportagem da Reuters confirma o que falei:

    Panasonic is the sole maker of the more advanced Tesla battery, ensuring it remains a key supplier to the U.S. company, at least for its pricier models, even as the EV maker seeks out battery suppliers in China and elsewhere.

    https://www.reuters.com/technology/panasonic-invest-700-million-produce-new-batteries-evs-nikkei-2022-01-24/#:~:text=Panasonic%20is%20the%20sole%20maker,suppliers%20in%20China%20and%20elsewhere.

    Eu até pensei em colocar entre parênteses o texto "Contém irônia", quando coloquei o "Ha vá! Sério mesmo?" sobre a Tesla não fabricar suas baterias, mas pensei que não fosse necessário.. Eu estava enganado.. rsrs..
    Eu sei que a Tesla não produz suas baterias coleguinha.. Ela segue a metodologia de toda montadora de focar em projeto e design dos seus carros e terceirar a produção de todas as outras peças..

    E você acha que 6 milhões em um ano, em todo mundo é muito? Cara, devemos ter passado dos 1.5Bi de carros circulando...O que são 6M perto de uma frota de 1.5Bi.. Se isso não é um nicho de novidade, eu não sei mais o que é..

    2021 o BR produziu 2.2M, mas a capacidade, se não engano é de 4.5M, ou seja, estamos com 50% de carga livre..
    Comparação ruim essa sua, na minha opinião, por que no BR carro zero é muito caro dado nosso poder aquisitivo e carga tributária..
    Eu vou procurar quanto foi a produção global de automóveis, para termos um comparativo melhor...

    Edit: 2019 a pandemia lascou tudo, mas achei um valor médio de 90 a 95M de veículos fabricados por ano no mundo..
    6M é por volta de 6.6%.. Muito pouco.. Nicho.. Novidade.. Segue o baile.

    Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/396090/producao-carros-pico-reducaoi/


    Última edição por mesmodooutro em Seg 21 Mar - 14:43:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Informação de produção global de veículos..)

    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 760
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 14:44:22

    mesmodooutro escreveu:
    Eu sei que a Tesla não produz suas baterias coleguinha
    Desculpe, mas eu não sou seu "coleguinha".
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 14:49:02

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:
    Eu sei que a Tesla não produz suas baterias coleguinha
    Desculpe, mas eu não sou seu "coleguinha".

    Você "pega ar" em assunto do fórum.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sossega ai poh.. Ambos somos barbados e não estamos na 5ª série...
    Se não sabe argumentar e já fica bravinho eu paro por aqui "coleguinha".. =)
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 19:14:02

    Ow.. Olha que interessante o que os cookies safados do Google, que ficam lendo o que escrevo, me recomendaram através do YT..

    https://youtu.be/EBsBCJKoLkk

    Recomendo o minuto 15:23... Um relato muito, interessante... Rsrsrs..

    Está começando.. Está começando.. Kkkkk
    É a primeira marolinha, mas a onda está se formando..

    Como Eng. Mecatrônico, da muito orgulho saber que uma empresa nacional já está com sua equipe de P&D, com um protótipo funcional e já pensando em eletrificação de carros a combustão..
    É sensacional..

    Para quem ainda não acredita, espero que estejam vivos para ver.. Rsrsrs...
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Marcos Marcos Seg 21 Mar - 20:21:13

    Gerald escreveu:

    Quando se fala em carro elétrico, algumas pessoas, talvez fascinadas por tecnologia e preocupadas com o "bem do planeta" começam a acreditar que vai haver uma eletrificação em massa dos carros atuais movidas a gasolina. Isso não vai acontecer!




    Concordo plenamente com a colocação, a realidade ta muito diferente do que acham, pensam ou gostam. O bem do planeta é um segundo, terceiro ou planos adiante, o plano principal e primeiro é financeiro. Pessoal ta achando que vão eletrificar um carro com um valor de 10, 20 mil reais. Hoje para comprar um carro popular básico 2022, está na faixa de 70 mil reais. Em um país de assalariados, será esse um valor popular para a população. Olha só a preocupação das montadoras e fábricas. O mais próximo de uma mudança envolvendo carro antigo é, ou vai ser, culpá-lo pela emissão forte de poluentes, talvez vc tenha opções, duas, proibido rodar com o carro, ou venda por preço de ferro, ta bom, três opções, eletreficar o carro, um valor que não cabe no bolso da maioria. O que vejo é um país encabeçado pelo oportunismo, sempre tentando tirar vantagem em tudo, tudo por dinheiro, e não somente as grandes fabricas e montadoras, as pessoas estão asssim,. Um exemplo claro disso é o nosso mercado de peças de antigos, um colega metendo a faca e arrodeando no barriga do outro. Vejam os preços. Não acho que não irá ter a possibilidade de converter o carro para elétrico, mas o valor disso vai ser fora da realidade.

    Gerald gosta desta mensagem

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Seg 21 Mar - 20:33:42

    Gerald escreveu:Tentar entender os carros na base da "necessidade" ou "desnecessidade" é um esforço inútil.

    Há poucas coisas estritamente necessárias num automóvel: motor, rodas, carroceria, sistema de direção e freios. O resto é tudo "desnecessidade" de um ponto de vista tecnicamente estrito.

    Falando de coisas necessárias, um carro não precisaria de pintura, por exemplo. Bastaria uma carroceria de chapa galvanizada para não enferrujar e um carro andaria tão bem como um carro com pintura perolizada caríssima.

    Quando se fala em carro elétrico, algumas pessoas, talvez fascinadas por tecnologia e preocupadas com o "bem do planeta" começam a acreditar que vai haver uma eletrificação em massa dos carros atuais movidas a gasolina. Isso não vai acontecer!

    Os fabricantes de automóvel têm os pés no chão e sabem muito bem que eletrificar um carro antigo não é um passeio pela Disneylândia. Fazer um carro é 99% economia e 1% tecnologia. Eletrificar um carro antigo é tecnologicamente possível, mas economicamente inviável.

    Tecnologicamente falando, a propulsão baseada em motor elétrico é muito antiga. Os submarinos e torpedos já 2ª Guerra Mundial, 80 anos atrás, já eram movidos por eletricidade. No entanto, só agora a propulsão elétrica está começando a se tornar economicamente viável para uso em automóveis.

    Nada mais instrutivo do que alguns exemplos para entender como as transições tecnológicas acontecem na prática.

    Quando surgiu a TV colorida, nenhum fabricante propôs "colorizar" os televisores branco e preto. Sim, seria possível "aproveitar" a caixa, os alto-falantes, a fonte de alimentação do televisor antigo e "somente" acrescentar os novos circuitos e o tubo de imagem para cor. Tentar fazer esse tipo de adaptação ficaria mais caro que fazer um televisor novo.

    Outra transição interessante foi a substituição da gasolina por etanol. Essa adaptação foi uma moleza, certo?

    Completamente errado! Em princípio, fazer um carro movido a álcool consiste basicamente em mudar os giclês do carburador e aumentar a taxa de compressão do motor. Na prática, os desafios que precisaram ser vencidos eram enormes, como está narrado no livro "SUFOCO DE UM ITEANO PROÁLCOOL – UMA HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA", cujo autor é um engenheiro que trabalhou no desenvolvimento pioneiro de motores à alcool no Brasil:

    O desenvolvimento do motor a álcool não foi um mar de rosas...
    a aplicação do ETANOL em veículos, não foi fácil a eliminação dos muitos problemas que surgiram durante a operação dos mesmos...
    problemas homéricos, técnicos, funcionais e pessoais, que se não resolvidos, iriam desprestigiar o PROÁLCOOL...
    Os problemas técnicos eram muitos, mas o entusiasmo da equipe técnica era maior...


    http://www.aeita.com.br/wp-content/uploads/2016/10/SUFOCO-DE-UM-ITEANO.pdf



    O resultado desse trabalho foram os famosos fuscas da Telesp, que abriram o caminho para as montadores começassem a produzir motores a álcool no Brasil.
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Fusca-Telesp-1

    Só os leigos é que subestimam as dificuldades técnicas. Por isso, tantas matérias de jornalistas deslumbrados falando da eletrificação dos automóveis, como se fosse um questão de tirar um motor a gasolina e colocar um elétrica mais uma bateria. Ora, se até para substituir um motor de Opala de 4 cilindros por um motor de 6 cilindros é preciso modificar a suspensão, por que as pessoas acham que "eletrificar" um carro antigo é um passeio?


    Eu concordo com todos os seus pontos sobre como os produtos são fabricados e posicionados no mercado.

    Meu ponto é que o carro elétrico está sendo colocado como uma das soluções para diminuir a emissão de CO2 e jogar um carro inteiro que ainda tem muita vida útil no lixo me parece andar no sentido oposto.

    Note que até dinheiro público está sendo gasto para isso. Nos EUA estão dando desconto no IR para compra de carros elétricos. Isso é muito sério - inclusive quem não tem carro ou tem poucos recursos que só dão para um carro usado comum está pagando o carro elétrico dos ricos! Quem tem mais IR a pagar tem mais descontos. Quem tem pouco IR ou nenhum a pagar nem tem o desconto.

    Se a motivaçào é a redução de emissões de CO2, então sim, deveria haver um esforço para reaproveitamento de automóveis. Automóvel é um bicho de mais de uma tonelada e não pode ser tratado como um gravador K7 ou um celular que simplesmente vai para o lixo. Imagine a energia e materiais que se gasta para criar um carro novo. Note que aqui em tese teríamos um problema ambiental gravíssimo. Eu nem concordo com todo esse alarmismo, mas vou partir do que estão vendendo para nós e prefiro nao discutir se a motivação é legítima ou não - isso é mais polêmico ainda.

    E é como eu disse. Esse reaproveitamento de veículos não geraria um veículo de alto desempenho, de super conforto ou desejo. Mas seria um produto para a base da população poder usar no dia-a-dia. Essa parcela da população nem se preocupa se a pintura está queimada. Ela está feliz em ter um carro simplesmente. É a Pampa do cara que vai consertar o seu aquecedor, trocar o gesso etc. É um estudante que vai ter seu primeiro carro etc. Não seria a mesma bateria do Tesla nem o mesmo motor nem toda a parafernália de alto custo. Seria uma bateria menor, um motor único padrão (produto de prateleira e não esses motores que a Tesla desenvolve especificamente para veiculo eletrico dela) já conectado à transmissão existente do carro etc. Um motor eletrico de 30CV toca tranquilamente um carro urbano, por exemplo. Os primeiros Fuscas tinha 36CV - meu pai usou um por muitos anos, desceu e subiu serras etc. E um motor eletrico de 30CV anda bem mais que um a gasolina de 36V pois voce tem 30CV ao longo de toda a faixa de rotação - os 36CV do Fusca só aparecem lá na rotação máxima - ao "varrer" o motor de 700RPM até a maxima, a potencia média extraida é bem menor. No elétrico é sempre 30CV.

    E reforçando, não faria de 0 a 100km/h em 2seg, autonomia de 500km etc. Uma Pampa 1.6 faz de 0 a 100km/h em 16seg e tá tudo certo. Uma autonomia de 100km para quem trabalha na cidade dá e sobra - carrega à noite e de manhã sai para trabalhar.
    Eu entendi que voce montou os custos com base nos super elétricos - mas eu estou falando de desempenho nível Fusca. Assim, o custo seria bem menor.

    Criando kits padronizados com diversas opções de flanges e produzindo em escala, oficinas trabalhando em procedimentos repetitivos acredito que seria possível ter um custo bem interessante e endereçar o que dizem ser a motivação para a mudança para os elétricos com tanta urgência.

    Gerald gosta desta mensagem

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Seg 21 Mar - 20:56:53

    mesmodooutro escreveu:
    chevy250 escreveu:

    Eu fiz uma conta grosseira há algum tempo (acho que foi no ano passado) BEM aproximada e cheguei num valor em torno de 43% a mais de potencia instalada que teríamos que ter no sistema elétrico - tomei como base o Brasil.

    Calculo grosseiro só para ter uma idéia mesmo. Podem criticar o cálculo à vontade.

    Considerei tudo na média, ou seja, sem previsão para picos de consumo, supondo que conseguiriamos ter um consumo constante de corrente elétrica. É até de um certo modo válido, pois os carros usariam muita energia à noite.
    Caso sejam considerados picos, basta acrescentar aos 43%.
    Uma previsão para pico de uns 30% elevaria para uma necessidade de uns 55% a mais de capacidade instalada de geração de energia. Isso é geração

    Pensando em transmissão e distribuição ai fica mais complicado o cálculo pois SP, RJ, BH e outros grandes centros concentrariam muito esse consumo. Cidades como SP em regiões densas seria pior ainda. Provavelmente teria que entrar com mais alta tensão na distribuição residencial etc.

    Mas para a geração média total, parti do consumo de petróleo diário no Brasil e uma eficiência energética de uns 30%.

    Segue a memória de calculo em termos de potência instalada:

    Consumo Brasil Petroleo (Barris/Dia) 3.100.000
    kWh/Barril (bruto) 1700
    kWh/Barril (util - 30%) 510
    Necessidade energia elétrica adicionar / dia (90% eficiencia) em kWh 1.756.666.667 (3.100.000*510/0,9)
    Potencia necessária considerando media nas 24h em kW 73.194.444
    Potencia necessária considerando media nas 24h em GW 73
    Total potencia instalada atualmente Brasil (GW) 170
    Incremento adicional para atender a frota 43% (73/170)


    Eu acredito em uma "Onda de eletrificação", nela seriam várias frentes, dentre elas:
    - Produção em massa de carros elétricos;
    - Empresas de eletrificação de carros a combustão;
    - E o fomento FORTE de energia solar (barateamento e aumento de desempenho)

    Hoje as células solares ainda possuem baixo desempenho, mas serão de grande ajuda na malha elétrica se grande parte da superfície "inútil" que temo hoje, fosse de geração.
    Utilizando essa geração inloco, não seriam necessários maiores investimentos em GTD.

    Gostaria de saber sua opinião sobre essa "Onda de eletrificação" @chevy250, o que acha?

    Ola @mesmodooutro
    Pode pontuar à vontade! É um fórum para discussão e eu não sou dono da verdade. Excetuando-se alguns fatos, parte do que escrevi é o que eu acho que vai ou pode acontecer. Mas pode não acontecer. É uma discussão apenas.

    Quanto à onda de eletrificação, sim eu acho que vai acontecer e em muitas frentes. Para países com alta incidência solar, como o Brasil (temos sorte em morar aqui!) energia solar já anda a passos largos e só vai aumentar tanto a concentrada como a distribuida. Veja os projetos da Engie e outras, por exemplo.

    Já nos paises que não tem muito sol (norte europeu, por exemplo) a saida vai ser via energia nuclear em usinas concentradas a exemplo das termoelétricas. O produto final de energia nuclear é eletricidade. Assim, terão que cozinhar, aquecer agua, impulsionar veículos usando energia elétrica, o que só corrobora o que voce escreveu. Matriz elétrica da França já é 70% nuclear e vai aumentar agora.

    E lembrar, o petróleo é finito - uma hora vai acabar.

    Eu só acho que não precisaríamos desse alarmismo todo e nem injetar dinheiro público, direta ou indiretamente em produtos de luxo - Não tenho nada contra alguem produzir e vender uma Ferrari ou uma bolsa Hermes carissima. Mas se tiver dinheiro publico envolvido eu tenho o direito de reclamar. Desconto em IR é dinheiro público. Dai a minha indignação com relação aos super elétricos de luxo que estão produzindo.

    Por fim, o futuro é desconhecido. Se um dia controlarem a fusão nuclear, por exemplo, tudo isso mudaria radicalmente. Um carro sairia de fábrica com toda a energia necessária para rodar toda a sua vida sem necessidade de recarregar nada. E pode acontecer qualquer outra coisa. Não sabemos.

    Quem lá no tempo de Cabral imaginaria os computadores, as redes de comunicação, os aviões não é? Poucas centenas de anos se passaram e tudo isso surgiu. Mais uma centena de anos e o que surgirá?
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Seg 21 Mar - 21:21:47

    E aqui o exemplo exato do que eu quis dizer em termos de conversão e reaproveitamente de veículos:

    https://www.youtube.com/watch?v=DCu2Rd934qI

    Celta com motor de 40CV
    Autonomia de 100km.
    Custo de conversão entre 30mi e 40mil reais.
    Se for em grande escala poderia custar ainda menos.

    Uso urbano perfeito e rodoviário até aceitável (atinge entre 80 e 100Km/h).

    E tem o do Fusquinha mais simples e barato ainda.
    Para uso urbano maravilha! Aqui em SP andar até 20km/h dá e sobra Very Happy

    https://www.youtube.com/watch?v=PXyyXJjL9vI

    Se a motivação é o meio ambiente, esses dois ai acima estão mais alinhados do que as toneladas de um Tesla novo.

    PS: Converter um Opala seria apenas curtição, assim como já é hoje usá-lo.
    Só uso para curtir, pois tenho outro carro para o dia-a-dia.
    Eu já fiz um outro post dizendo que um Opala seria a minha última opção se precisasse converter um carro a combustao num elétrico, já que o Opala reúne muitos fatores de ineficiencia (muito grande, transmissão ineficiente etc).

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 22 Mar - 6:28:11

    chevy250 escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Eu acredito em uma "Onda de eletrificação", nela seriam várias frentes, dentre elas:
    - Produção em massa de carros elétricos;
    - Empresas de eletrificação de carros a combustão;
    - E o fomento FORTE de energia solar (barateamento e aumento de desempenho)

    Hoje as células solares ainda possuem baixo desempenho, mas serão de grande ajuda na malha elétrica se grande parte da superfície "inútil" que temo hoje, fosse de geração.
    Utilizando essa geração inloco, não seriam necessários maiores investimentos em GTD.

    Gostaria de saber sua opinião sobre essa "Onda de eletrificação" @chevy250, o que acha?

    Ola @mesmodooutro
    Pode pontuar à vontade! É um fórum para discussão e eu não sou dono da verdade. Excetuando-se alguns fatos, parte do que escrevi é o que eu acho que vai ou pode acontecer. Mas pode não acontecer. É uma discussão apenas.

    Quanto à onda de eletrificação, sim eu acho que vai acontecer e em muitas frentes. Para países com alta incidência solar, como o Brasil (temos sorte em morar aqui!) energia solar já anda a passos largos e só vai aumentar tanto a concentrada como a distribuida. Veja os projetos da Engie e outras, por exemplo.

    Já nos paises que não tem muito sol (norte europeu, por exemplo) a saida vai ser via energia nuclear em usinas concentradas a exemplo das termoelétricas. O produto final de energia nuclear é eletricidade. Assim, terão que cozinhar, aquecer agua, impulsionar veículos usando energia elétrica, o que só corrobora o que voce escreveu. Matriz elétrica da França já é 70% nuclear e vai aumentar agora.

    E lembrar, o petróleo é finito - uma hora vai acabar.

    Eu só acho que não precisaríamos desse alarmismo todo e nem injetar dinheiro público, direta ou indiretamente em produtos de luxo - Não tenho nada contra alguem produzir e vender uma Ferrari ou uma bolsa Hermes carissima. Mas se tiver dinheiro publico envolvido eu tenho o direito de reclamar. Desconto em IR é dinheiro público. Dai a minha indignação com relação aos super elétricos de luxo que estão produzindo.

    Por fim, o futuro é desconhecido. Se um dia controlarem a fusão nuclear, por exemplo, tudo isso mudaria radicalmente. Um carro sairia de fábrica com toda a energia necessária para rodar toda a sua vida sem necessidade de recarregar nada. E pode acontecer qualquer outra coisa. Não sabemos.

    Quem lá no tempo de Cabral imaginaria os computadores, as redes de comunicação, os aviões não é? Poucas centenas de anos se passaram e tudo isso surgiu. Mais uma centena de anos e o que surgirá?

    Sou totalmente contra usar dinheiro público para fomentar praticamente a maioria das pessoas, raras algumas exceções.
    Sou a favor que o governo não me atrapalhe, mas nos últimos 20 anos está difícil.. kkkk.. Mas essa também é outra discussão... rsrs...

    Acompanho também os estudos em fusão nuclear, mas mesmo com os últimos avanços de estabilização e os recordes de criação, acho que aí sim, estamos um pouco longe. rsrs.. Mas esse é o futuro da energia no longo prazo com certeza, se nada mais simples aparecer antes. XD

    Estamos alinhados.

    TMJ!

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 22 Mar - 6:32:46

    chevy250 escreveu:E aqui o exemplo exato do que eu quis dizer em termos de conversão e reaproveitamente de veículos:

    https://www.youtube.com/watch?v=DCu2Rd934qI

    Celta com motor de 40CV
    Autonomia de 100km.
    Custo de conversão entre 30mi e 40mil reais.
    Se for em grande escala poderia custar ainda menos.

    Uso urbano perfeito e rodoviário até aceitável (atinge entre 80 e 100Km/h).

    E tem o do Fusquinha mais simples e barato ainda.
    Para uso urbano maravilha! Aqui em SP andar até 20km/h dá e sobra  Very Happy

    https://www.youtube.com/watch?v=PXyyXJjL9vI

    Se a motivação é o meio ambiente, esses dois ai acima estão mais alinhados do que as toneladas de um Tesla novo.

    PS: Converter um Opala seria apenas curtição, assim como já é hoje usá-lo.
    Só uso para curtir, pois tenho outro carro para o dia-a-dia.
    Eu já fiz um outro post dizendo que um Opala seria a minha última opção se precisasse converter um carro a combustao num elétrico, já que o Opala reúne muitos fatores de ineficiencia (muito grande, transmissão ineficiente etc).


    Foi o que falei nos posts anteriores que tem protótipo feito em garagem com peças usadas rodando bem até..
    Esse Fusca eu tinha vista já, mas o Celta eu não conhecia.. Projetinto muito bom, já usando tudo novo e um kit de conversão universal..
    Caro, sim, ainda é caro, mas vai baratear... Não tenho dúvidas..
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 22 Mar - 10:05:44

    Marcos Marcos escreveu:... o plano principal e primeiro é financeiro. Pessoal ta achando que vão eletrificar  um carro com um valor de 10, 20 mil reais.

    Pois é, se o carro valesse 100.000 e o sujeito tivesse que investir 20.000 para converter para elétrico, a conversão faria sentido. Infelizmente, a realidade é outra. O carro vale 20.000, mas o sujeito terá que gastar 100.000 para converter (direito) para elétrico. Estou falando de uma conversão verdadeira, não uma "faz-de-conta" como muitas que se vê na Internet.

    Obviamente, para a maioria das pessoas, converter o seu "poizé" num carro elétrico não vai fazer sentido econômico. É claro que sempre existirão alguns poucos donos de carros antigos que irão querer fazer a conversão, mas estimo que serão uma minoria, digamos 1 em 1000 é que estará disposto a investir numa conversão que custa mais do que vale o carro vale.

    Existem centenas de milhões de carros convencionais rodando em países como Brasil e EUA, por isso é inevitável que algumas pequenas empresas irão querer aproveitar o nicho de mercado. Afinal, 0.1% de 100.000.000 são 100.000 carros, que é um número muito grande para os objetivos de uma empresa do porte de uma Fueltech, por exemplo.

    Os 99.9% de carros a gasolina restantes não irão fazer a conversão e irão morrer eventualmente nos fornos de reciclagem. Os grandes fabricantes de automóvel não irão investir em eletrificação de carro velho. O que eles querem é vender carros novos, não ficar convertendo os cacarecos que fabricaram há muitos anos atrás.





    chevy250 escreveu:Meu ponto é que o carro elétrico está sendo colocado como uma das soluções para diminuir a emissão de CO2 e jogar um carro inteiro que ainda tem muita vida útil no lixo me parece andar no sentido oposto.


    E é como eu disse. Esse reaproveitamento de veículos não geraria um veículo de alto desempenho, de super conforto ou desejo. Mas seria um produto para a base da população poder usar no dia-a-dia.


    Essa parcela da população nem se preocupa se a pintura está queimada. Ela está feliz em ter um carro simplesmente. É a Pampa do cara que vai consertar o seu aquecedor, trocar o gesso etc. É um estudante que vai ter seu primeiro carro etc. Não seria a mesma bateria do Tesla nem o mesmo motor nem toda a parafernália de alto custo. Seria uma bateria menor, um motor único padrão (produto de prateleira e não esses motores que a Tesla desenvolve especificamente para veiculo eletrico dela) já conectado à transmissão existente do carro etc.


    Um motor eletrico de 30CV toca tranquilamente um carro urbano, por exemplo. Os primeiros Fuscas tinha 36CV - meu pai usou um por muitos anos, desceu e subiu serras etc. E um motor eletrico de 30CV anda bem mais que um a gasolina de 36V pois voce tem 30CV ao longo de toda a faixa de rotação - os 36CV do Fusca só aparecem lá na rotação máxima - ao "varrer" o motor de 700RPM até a maxima, a potencia média extraida é bem menor. No elétrico é sempre 30CV.



    O futuro dos automóveis depende do que a sociedade quiser (ou puder). Entenda sociedade como o conjunto de milhões de consumidores, o governo, as empresas, a mídia, etc. O futuro dos automóveis não depende do que eu ou você achamos "certo", até porque cada pessoa tem um ponto de vista diferente sobre o que é certo ou errado.

    Eu também acho que os carros poderiam ser produzidos de maneira diferente do que faz hoje. Muita coisa que dura menos do que precisaria. Um bom exemplo são as baterias seladas, onde a durabilidade é sacrificada em prol da conveniência. Um carro poderia durar bem mais, mas o custo talvez aumentasse mais do que as pessoas estejam dispostas a pagar.

    Quando um carro sai de circulação, em geral é porque o custo de manutenção ficou muito alto e não vale mais a pena manter o carro rodando. Felizmente, bem ou mal, os carros são reaproveitados, pelo menos em parte, para fazer novos carros ou outros produtos. Os metais são derretidos, os pneus e plásticos são reciclados, ou seja, há um reaproveitamento dos materiais.

    Nos EUA, onde se produz carro em massa desde o começo do século XX, quando alguém compra um carro novo, possivelmente os metais desse carro contém partes vindas de 10 gerações anteriores de carros que foram para o desmanche antes. Um Mustang novo deve ter metal que veio de Fords T de 100 anos atrás!

    É importante dizer que a chegada dos carro elétricos não vai mudar essa filosofia de reciclagem de carros. Certamente não vai haver o descarte imediato dos carros a gasolina em bom estado. Os carros a gasolina irão conviver por anos com os carros elétricos, até finalmente irem para a reciclagem quando a manutenção não fizer mais sentido econômico.

    Quem quiser, poderá continuar andando com o seu carro a gasolina por muitos anos. Talvez não seja muito econômico viajar com o Opalão, mas não creio que gasolina deixe de ser vendido pelos próximos 20 ou 30 anos.

    Nas eventuais conversões de carro a gasolina para eletricidade, acredito que dificilmente as pessoas irão aceitar uma queda significativa de desempenho. As pessoas não irão querer um carro que tenha um desempenho pior que o Fusca com motor 1200 de 1968. Aliás, no começo dos anos 1970, ninguém mais aguentava o péssimo desempenho dos Fuscas 1200, dos Gordinis e Dauphines da vida. Imagine hoje!

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 22 Mar - 10:25:59

    chevy250 escreveu:E aqui o exemplo exato do que eu quis dizer em termos de conversão e reaproveitamente de veículos:

    https://www.youtube.com/watch?v=DCu2Rd934qI

    Celta com motor de 40CV
    Autonomia de 100km.
    Custo de conversão entre 30mi e 40mil reais.
    Se for em grande escala poderia custar ainda menos.

    Uso urbano perfeito e rodoviário até aceitável (atinge entre 80 e 100Km/h).


    Esses vídeos em geral são muito otimistas. A bateria usada no Celta tem capacidade de apenas 10 kWhs. Como referência, um Smart EQ ForTwo usa bateria de 17.6 kWh, e tem uma autonomia (declarada) de 58 milhas (93 km, mas a autonomia real deve ser bem abaixo da declarada;

    Battery capacities of current EVs range from a mere 17.6 kWh in the Smart EQ ForTwo with a range of just 58 miles, up to 100 kWh in the Tesla Model S and Model X that can run for over 300 miles before needing a charge.
    https://www.myev.com/research/ev-101/electric-vehicle-battery-basics#:~:text=Battery%20capacities%20of%20current%20EVs,miles%20before%20needing%20a%20charge.

    A autonomia real do Celta do video provavelmente não deve passar dos 50 km.

    Se você sugerir a um dono de Celta de 10.000 reais, uma reforma (pintura, troca dos estofamentos, peças de acabamento) que custe digamos  8.000 reais, ele vai desistir na hora. Investir 40.000 reais num Celta de 10.000, só para os muito empolgados com a tecnologia de propulsão elétrica.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por fauzi Ter 22 Mar - 11:40:28

    Afinal, quem precisa mais do carro elétrico: o pobre ou o rico?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 22 Mar - 12:47:10

    fauzi escreveu:Afinal, quem precisa mais do carro elétrico: o pobre ou o rico?

    Boa pergunta! Como meio de transporte, rigorosamente falando ninguém precisa de um carro elétrico. Os carros convencionais têm mais de 100 anos de desenvolvimento e atingiram um nível elevadíssimo de  conforto, comodidade, desempenho, segurança, confiabilidade, etc. Nos EUA, as pessoas nem mais precisam saber mudar de marcha e usar a embreagem. Aqui, também, a maioria dos carros novos já vem com câmbio automático e um monte de facilidades "modernas".

    Em termos de dirigibilidade, um carro elétrico acrescenta pouco ao que um carro a gasolina já oferece. Aliás, em alguns aspectos até pioram. Por exemplo, você está fazendo uma viagem longa e precisa parar num posto de combustível para abastecer. Em 10 minutos enche o tanque e já está de volta na estrada. Se tivesse um carro elétrico, uma parada para abastecimento poderia levar horas e complicar a logística da viagem.

    Voltando à pergunta original, estritamente falando, ninguém "precisa" de um carro elétrico, mas hoje são as pessoas mais abastadas que compram um. Muitas dessas pessoas, por razões ideológicas acham o carro elétrico é uma máquina "do bem" e que usar um carro elétrico irá ajudar o planeta...

    Os carros elétricos  resolvem um problema e criam vários. Um deles é como gerar a eletricidade para carregar as baterias de uma frota nacional de dezenas ou centenas de milhões de carros elétricos. A produção dessa eletricidade certamente exigirá a queima de grandes quantidades de petróleo e carvão em usinas termoelétricas. As fontes de energia alternativa, como eólica e fotovoltaica ainda estão muito longe de suprir as necessidades e não há nenhuma perspectiva de que o façam a médio prazo. Por outro lado, a energia nuclear, que é uma alternativa muito viável e não poluidora, ainda é vista como tabu em muitos países, devido principalmente ao fato de ter sido usada como arma de guerra.

    opala4cc gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 22 Mar - 18:48:09

    Lendo o post de chevy250, em que ele comenta sobre carros elétricos de baixa potência, eu me lembrei de uns vídeos que mostram a simulação de veículos movidos com motores extremamente fracos em relação aos motores usados no mundo real.

    Que tal uma camionete com motor de apenas 4 hp, levando 1400 kg de madeira? O video abaixo mostra a simulação feita com o simulador BinNG.drive, que simula todos os fenômenos físicos que ocorrem num veículo. O realismo, inclusive do cenário, é impressionante.

    fauzi gosta desta mensagem

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Ter 22 Mar - 20:50:56

    Gerald escreveu:Lendo o post de chevy250, em que ele comenta sobre carros elétricos de baixa potência, eu me lembrei de uns vídeos que mostram a simulação de veículos movidos com motores extremamente fracos em relação aos motores usados no mundo real.

    Que tal uma camionete com motor de apenas 4 hp, levando 1400 kg de madeira? O video abaixo mostra a simulação feita com o simulador BinNG.drive, que simula todos os fenômenos físicos que ocorrem num veículo. O realismo, inclusive do cenário, é impressionante.


    Bom @Gerard, li seus comentários e não temos muitas discordâncias. É meio que por aí. Aqui é um fórum de carro antigo, assim vamos encontrar pessoas BEM diferentes da grande massa. Somos quase "OVNI's" - só não voamos.

    Já tive uma amiga que confundiu meu m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o Comodoro 6cil (meu sonho de adolescente) com um....Del Rey Shocked . Para ela, quando viu, era simplesmente um carro "quadrado" velho. A esposa do antigo dono desse Comodoro quando fui visitar para comprar o carro falou assim: "Nossa moço, voce também gosta desses carros velhos??". Isso porque o marido estava desempregado e precisando vender o carro.

    Eu como entusiasta, só espero que por mais uns 15 ou 20 anos ainda possa usar meus carros comuns e/ou que seja permitido convertê-los em elétricos para minha curtição própria e para eu não ficar dependente dessa nova geração de veículos elétricos que serão, na minha opinião, praticamente intocáveis no sentido manutenção. Odeio ter que levar carro em concessionária, ter que falar com "consultor" e gastar rios de dinheiro à toa - Deus me livre dessa gente. Mesmo que eu tivesse muito dinheiro, jamais compraria um Tesla, por exemplo, por esses motivos.

    Em termos de Brasil talvez dê certo. Cada vez gosto mais de ser brasileiro - jamais pensei em falar isso um dia, mas é o que penso atualmente.

    Quanto ao simulador, eu uso um também que se chama RFactor - uso para correr com um amigo mas como ele é de código aberto, a gente consegue modelar tudo. Tenho meu Opala modelado nele (motor, transmissão e suspensão). Já brinquei de simular um motor de Opala e um AP num Onibus de 10 toneladas. Dá certo. No fundo, basta reduzir. Vai devagar, mas vai. Nesse video que voce mostrou é isso que acontece. Uma mega redução e dá para tocar sim.
    Vou postar um video do Opala no simulador mais tarde.

    O lance do elétrico é que alem do torque constante, voce pode ter picos de torque muito grandes até com o motor travado (0 RPM) . Basta injetar corrente - ganha de qualquer V8 nessas condiçòes, né (0RPM => Torque=0).
    E o que muita gente não se atenta é que quando se usa um motor de 120CV a gasolina, raramente a pessoa está extraindo 120CV. Para chegar em 120CV precisa enfiar o pé todo e levar a rotação a 6000RPM. Ninguem faz isso. Com o pé tolado e 3000RPM tipicamente vai ter a metade da potencia apenas. E com 1/4 pé a 3000RPM numa estrada plana o motor está fornecendo uns 20 a 30CV se tanto.

    É diferente de caminhão ou onibus, onde facilmente se usa toda a potencia e o motor está preparado para isso - Quando eu viajava de Cometa (linha rodoviaria aqui de SP) eu ficava olhando o conta-giros. Não raro ficava tolado no máximo e o pé no máximo tb. Onibus com 400CV usando os 400CV.

    Assim um elétrico de uns 40CV, usando os 40CV mesmo, é potencia suficiente para 90% do uso (urbano ou rodoviário) e vai dar desempenho aceitável.

    Eu entendo que como o elétrico é novidade, precisa impressionar para vender. Então eles colocam 200CV e até 1000CV (Tesla Plaid) para impressionar e marketear. É o jogo!

    Vamos ver o que o futuro nos reserva.

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Ter 22 Mar - 20:56:03

    mesmodooutro escreveu:
    chevy250 escreveu:

    Ola @mesmodooutro
    Pode pontuar à vontade! É um fórum para discussão e eu não sou dono da verdade. Excetuando-se alguns fatos, parte do que escrevi é o que eu acho que vai ou pode acontecer. Mas pode não acontecer. É uma discussão apenas.

    Quanto à onda de eletrificação, sim eu acho que vai acontecer e em muitas frentes. Para países com alta incidência solar, como o Brasil (temos sorte em morar aqui!) energia solar já anda a passos largos e só vai aumentar tanto a concentrada como a distribuida. Veja os projetos da Engie e outras, por exemplo.

    Já nos paises que não tem muito sol (norte europeu, por exemplo) a saida vai ser via energia nuclear em usinas concentradas a exemplo das termoelétricas. O produto final de energia nuclear é eletricidade. Assim, terão que cozinhar, aquecer agua, impulsionar veículos usando energia elétrica, o que só corrobora o que voce escreveu. Matriz elétrica da França já é 70% nuclear e vai aumentar agora.

    E lembrar, o petróleo é finito - uma hora vai acabar.

    Eu só acho que não precisaríamos desse alarmismo todo e nem injetar dinheiro público, direta ou indiretamente em produtos de luxo - Não tenho nada contra alguem produzir e vender uma Ferrari ou uma bolsa Hermes carissima. Mas se tiver dinheiro publico envolvido eu tenho o direito de reclamar. Desconto em IR é dinheiro público. Dai a minha indignação com relação aos super elétricos de luxo que estão produzindo.

    Por fim, o futuro é desconhecido. Se um dia controlarem a fusão nuclear, por exemplo, tudo isso mudaria radicalmente. Um carro sairia de fábrica com toda a energia necessária para rodar toda a sua vida sem necessidade de recarregar nada. E pode acontecer qualquer outra coisa. Não sabemos.

    Quem lá no tempo de Cabral imaginaria os computadores, as redes de comunicação, os aviões não é? Poucas centenas de anos se passaram e tudo isso surgiu. Mais uma centena de anos e o que surgirá?

    Sou totalmente contra usar dinheiro público para fomentar praticamente a maioria das pessoas, raras algumas exceções.
    Sou a favor que o governo não me atrapalhe, mas nos últimos 20 anos está difícil.. kkkk.. Mas essa também é outra discussão... rsrs...

    Acompanho também os estudos em fusão nuclear, mas mesmo com os últimos avanços de estabilização e os recordes de criação, acho que aí sim, estamos um pouco longe. rsrs.. Mas esse é o futuro da energia no longo prazo com certeza, se nada mais simples aparecer antes. XD

    Estamos alinhados.

    TMJ!


    Sim, com dinheiro publico mal usado eu fico bravo! Fusão nuclear acho distante tambem. Mas fissão nuclear para usinas acho que irá forte na Europa e talvez se torne a principal e, aí, o carro será elétrico mesmo - eles não terão outra saída sem petroleo/gás. Imagine o inverno no norte europeu. Meses e meses com o telhado cheio de neve e com aquele sozinho leve quando aparece - Inglaterra nem pensar - acho que nem sol tem naquele lugar hahaha. Vao ter que ir para o nuclear.
    helinton
    helinton
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 38
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : Opala Standard 1978
    Cilindros : 4 por enquanto
    Data de inscrição : 14/01/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por helinton Qua 23 Mar - 14:13:43

    Pessoal, a eletrificação de automóveis é muito linda na teoria, mas na prática...

    Um carro a combustão usa 20 kg de cobre em sua construção  um elétrico 85 kg, já vi algumas matérias que com o consumo atual do cobre, já tem projeção que vai faltar cobre em breve.
    Também temos o caso de mineração para produzir baterias,(completamente poluente) os primeiros teslas já estão sendo abandonados em desmanches (custa mais caro trocar a bateria que mandar o carro para desmanche) inclusive teve um cara na Finlândia que explodiu um tesla porque não compensa trocar a bateria.
    Link https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/finlandes-explode-tesla-model-s-sem-conserto-com-elon-musk-dentro/
    Estamos vendo na Europa que nem eles sabem como vão fazer para gerar energia principalmente a Alemanha que é um pais que investe pesado no solar a mais de 20 anos, e ainda depende de gás (que é poluente) para gerar energia.
    Se olharmos a américa latina tem muitos lugares que nem chega em energia, no norte do chile eles tem um problema sério com isso.
    Acredito que aqui nossa geração até os anos 2000 não ver esse 100% elétrico, já tem algumas empresas querendo investir em “álcool” para suprir a gasolina.
    Vamos ser sincero nós que gostamos dos six em line, dos V8, não tem o menor sentido esse carros dos anos 60,70 movido a eletricidade.
    Um exemplo é as Harley quem compra ela é pelo estilo, barulho, vibração, estilo clássico. Uma moto dessa elétrica é totalmente sem sentido...
    Já tem matéria falando que o carro a combustão é mais verde que o elétrico, se pensar em todo ciclo.
    Lembrando que a media da frota do Brasil é de mais de 10 anos imagine outros países mais pobres da américa latina.
    Essa é minha opinião.
    helinton
    helinton
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 38
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : Opala Standard 1978
    Cilindros : 4 por enquanto
    Data de inscrição : 14/01/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por helinton Qua 23 Mar - 14:19:49

    Gerald escreveu:
    fauzi escreveu:Afinal, quem precisa mais do carro elétrico: o pobre ou o rico?

    Boa pergunta! Como meio de transporte, rigorosamente falando ninguém precisa de um carro elétrico. Os carros convencionais têm mais de 100 anos de desenvolvimento e atingiram um nível elevadíssimo de  conforto, comodidade, desempenho, segurança, confiabilidade, etc. Nos EUA, as pessoas nem mais precisam saber mudar de marcha e usar a embreagem. Aqui, também, a maioria dos carros novos já vem com câmbio automático e um monte de facilidades "modernas".

    Em termos de dirigibilidade, um carro elétrico acrescenta pouco ao que um carro a gasolina já oferece. Aliás, em alguns aspectos até pioram. Por exemplo, você está fazendo uma viagem longa e precisa parar num posto de combustível para abastecer. Em 10 minutos enche o tanque e já está de volta na estrada. Se tivesse um carro elétrico, uma parada para abastecimento poderia levar horas e complicar a logística da viagem.

    Voltando à pergunta original, estritamente falando, ninguém "precisa" de um carro elétrico, mas hoje são as pessoas mais abastadas que compram um. Muitas dessas pessoas, por razões ideológicas acham o carro elétrico é uma máquina "do bem" e que usar um carro elétrico irá ajudar o planeta...

    Os carros elétricos  resolvem um problema e criam vários. Um deles é como gerar a eletricidade para carregar as baterias de uma frota nacional de dezenas ou centenas de milhões de carros elétricos. A produção dessa eletricidade certamente exigirá a queima de grandes quantidades de petróleo e carvão em usinas termoelétricas. As fontes de energia alternativa, como eólica e fotovoltaica ainda estão muito longe de suprir as necessidades e não há nenhuma perspectiva de que o façam a médio prazo. Por outro lado, a energia nuclear, que é uma alternativa muito viável e não poluidora, ainda é vista como tabu em muitos países, devido principalmente ao fato de ter sido usada como arma de guerra.
    Então mas a energia Nuclear é suja, ainda não sabemos o que fazer com seus restos e hj países desenvolvidos compram terrenos de países africanos subdesenvolvidos para enterrar seu lixo nuclear.

    Conteúdo patrocinado


    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 3 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 7 maio - 9:34:34