Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptyOntem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptyOntem à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

Quem está conectado?

118 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 115 visitantes :: 2 motores de busca

Marcos Marcos, MAURO A M FERREIRA, Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15348)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_leftGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 BarGasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Bar_right 

+7
mesmodooutro
RHCESPECIAL1974
thallisguimaraes
Gerald
fauzi
Diplo87
Rubão6cc
11 participantes

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete


    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 760
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 14 Mar - 14:38:48

    Quando se fala em tecnologia, os olhos de muita gente brilham (principalmente os leigos) como se tecnologia fosse uma coisa mágica, que basta querer que ele aparece para nos ajudar.

    Na prática, a coisa é muito diferente. Veja o exemplo da aviação comercial. Houve uma tentativa de criar o transporte supersônico com o Concorde, mas o empreendimento fracassou comercialmente e não há nenhuma perspectiva de curto e médio prazo de se ter uma aeronave supersônica para transporte de passageiros.

    Voltando para o nível do chão, a injeção de combustível foi introduzida comercialmente nos automóveis em 1954 com o Mercedes 300 SL, mas somente na década de 1990, ou seja, 40 anos depois é que a injeção de combustível se tornou a tecnologia dominante.

    Quando a GM do Brasil quis "injetar" o motor 4.1 do Opala para usar no Omega, precisou recorrer a Lotus da Inglaterra para fazer a adaptação. Se fosse fácil adaptar o motor 4.1 para injeção de combustível, a própria GM do Brasil teria feito! A GM do Brasil era/é uma empresa com enormes recursos financeiros, centenas de engenheiros, mas teve que recorrer à Lotus!

    Mesmo hoje em dia, converter o motor 4.1 do Opala para funcionar com injeção é uma coisa complicada. Converter um Opala para propulsão elétrica é 100x mais difícil. Mas a pergunta mais importante é: pra que esse esforço todo?

    Nenhum grande fabricante de automóveis vai se interessar em pegar o projeto de um carro  a gasolina e adaptar para eletricidade. Essas empresas têm o pé no chão, pensam racionalmente e não ficam sonhando com "tecnologia" (*)

    Quem quiser um carro elétrico, que compre um projetado desde o início para esse tipo de propulsão! É muito mais inteligente e mais barato do que converter um Opala para eletricidade.





    (*) Um caso interessante de mudança tecnológica foi a passagem da fotografia baseada em filme para a fotografia digital. Olhando os bilhões de máquinas fotográficas para filme produzidas no mundo, algumas pessoas tiveram a "idéia" de um back digital para converter essas máquinas para fotografia digital. De fato, até tem algumas empresas pequenas tentando explorar esse mercado. Uma estupidez completa, na minha opinião, pois essas máquinas adaptadas nunca vão conseguir competir com uma máquina fotográfica que já nasceu digital. Quem tiver curiosidade sobre o assunto, pode dar uma olhada neste artigo:

    https://ricardohage.com.br/2018/09/23/back-digital-para-cameras-antigas-comeca-a-ser-produzido/

    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 15348
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Mar - 15:21:23

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Eu soube que tanto em São Paulo quanto em outras capitais houve muitos acidentes envolvendo patinetes elétricos quando surgiu a moda. Teve até morte. Acredito que a cidade precisaria de um investimento em uma infra estrutura melhor pra propiciar o seu uso seguro. Porém isso não deve ser prioridade para os políticos.

    Então cara.. Vou novamente dar minha opinião sincera..
    O povo precisa largar a mão de ser "cuidado" pelo Estado..
    Você pega um patinete, não usa os EPI e sofre um acidente, cara, a partir do momento que você optou por esse meio de transporte, você assume os riscos dele..
    O Estado ter que "prever" tudo que pode acontecer, colocando regras, regulamentações e mais um monte de restrições só engessa tudo e faz nada ser viável..

    Você como adulto, tem que assumir as responsabilidades pela suas escolhas.. Se o asfalto é ruim, ande devagar...
    Se você atropelar alguém na calçada, você tem que ser responsabilizado..
    Se você cair, você caiu. Se foi por conta de um problema de terceiros, eles tem que ser responsabilizados, já se você foi imprudente, faltou perícia ou foi você foi negligente, o problema e as consequências serão únicas e exclusivas suas..

    Mas mudar essa mentalidade de "Estado Pai de Todos", é muito, mas MUITO difícil..
    Só queria que o Estado não me atrapalhasse, mais nada, mas isso é discussão para outro tópico.. rs..

    Tmj!

    Eu penso que a responsabilidade de fazer a regulamentação e prover a infraestrutura necessária para o uso de qualquer meio de locomoção é tarefa do Estado e isso é importante. E os impostos são pagos para isso (ou deveriam). Depois vem o papel do cidadão que é cumprir as regulamentações, que vão de encontro aos interesses da maioria. Agora se o Estado não está provendo a infraestrutura necessária para que esse meio de locomoção possa ser usado com segurança isso é outro assunto. É muito de acordo com quem o povo colocou lá para governar. Eu entendo seu ponto de vista mas acho impossível excluir o papel do Estado na sociedade. Deixo claro que não estou defendendo nenhum regime de governo, só estou dizendo que o Estado é um mau necessário em algum nível.

    opala4cc gosta desta mensagem

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 15:35:31

    Gerald escreveu:Quando se fala em tecnologia, os olhos de muita gente brilham (principalmente os leigos) como se tecnologia fosse uma coisa mágica, que basta querer que ele aparece para nos ajudar.

    Na prática, a coisa é muito diferente. Veja o exemplo da aviação comercial. Houve uma tentativa de criar o transporte supersônico com o Concorde, mas o empreendimento fracassou comercialmente e não há nenhuma perspectiva de curto e médio prazo de se ter uma aeronave supersônica para transporte de passageiros.

    Voltando para o nível do chão, a injeção de combustível foi introduzida comercialmente nos automóveis em 1954 com o Mercedes 300 SL, mas somente na década de 1990, ou seja, 40 anos depois é que a injeção de combustível se tornou a tecnologia dominante.

    Quando a GM do Brasil quis "injetar" o motor 4.1 do Opala para usar no Omega, precisou recorrer a Lotus da Inglaterra para fazer a adaptação. Se fosse fácil adaptar o motor 4.1 para injeção de combustível, a própria GM do Brasil teria feito! A GM do Brasil era/é uma empresa com enormes recursos financeiros, centenas de engenheiros, mas teve que recorrer à Lotus!

    Mesmo hoje em dia, converter o motor 4.1 do Opala para funcionar com injeção é uma coisa complicada. Converter um Opala para propulsão elétrica é 100x mais difícil. Mas a pergunta mais importante é: pra que esse esforço todo?

    Nenhum grande fabricante de automóveis vai se interessar em pegar o projeto de um carro  a gasolina e adaptar para eletricidade. Essas empresas têm o pé no chão, pensam racionalmente e não ficam sonhando com "tecnologia" (*)

    Quem quiser um carro elétrico, que compre um projetado desde o início para esse tipo de propulsão! É muito mais inteligente e mais barato do que converter um Opala para eletricidade.





    (*) Um caso interessante de mudança tecnológica foi a passagem da fotografia baseada em filme para a fotografia digital. Olhando os bilhões de máquinas fotográficas para filme produzidas no mundo, algumas pessoas tiveram a "idéia" de um back digital para converter essas máquinas para fotografia digital. De fato, até tem algumas empresas pequenas tentando explorar esse mercado. Uma estupidez completa, na minha opinião, pois essas máquinas adaptadas nunca vão conseguir competir com uma máquina fotográfica que já nasceu digital. Quem tiver curiosidade sobre o assunto, pode dar uma olhada neste artigo:

    https://ricardohage.com.br/2018/09/23/back-digital-para-cameras-antigas-comeca-a-ser-produzido/

    Vou fazer a resposta por itens..
    - Sim, com engenheiro mecânico e mecatrônico, a tecnologia faz realmente meus olhos brilharem.. rs..

    - Aviação supersônica teve seu fim devido a dois fatores primordiais, o primeiro era físico, que era o "sonic boom", que obrigava a aeronave apenas viajar em velocidade supersônica única e exclusivamente sobre o mar, o que inviabilizava e tirava a atratividade do ganho de tempo, e o segundo era o alto consumo de combustível, que devido ao aeronaves terem poucos lugares, comparada às aeronaves subsônicas, fazia com que o preço da passagem ficassem muito mais caro, o que afastava os consumidores.
    Mas se não me engano a própria Boeing tem um projeto de avião supersônico moderno que diz, minimizar o efeito do "sonic boom", ou seja, a viagem supersônica, não está morta, está apenas esperando a tecnologia avançar..
    - Quando dei o exemplo da injeção, era injeção eletrônica, e não mecânica como foi a da Mercedes. O GAP entre o lançamento da injeção eletrônica no BR em meados do fim da década de 80 e hoje, é bem curto. E vamos concordar que a velocidade dos aprimoramentos hoje é muito mais rápida que nas décadas de 90 e mesmo 2000, ou seja, tudo evolui muito mais rápido hoje.
    E reforçando o que disse, a injeção eletrônica se tornou dominante por 2 motivos, primeiro, leis de emissões mais restritivas e segundo, avanço tecnológico e diminuição dos valores de implementação.
    - Sinto muito muito mas você não sabe o que está falando. Esse caso da GM com a Lotus eu ouvi diretamente do pessoal do Laboratório da Powertrain ad GM SCS, onde trabalhei. O motor que foi "preparado" foi o 3.0l e não o 4.1l. Esse 3.0l nem para o BR veio, era um produto exclusivo Opel.
    O 4.1l foi injetado aqui no BR e equipou o Omega. Todo o trabalho foi feito no BR e por brasileiros.
    - Não sei onde você acha difícil instalar injeção eletrônica em um motor 4.1l, ou qualquer outro. São pequenas adaptações, nada super complexo.
    Já eletrificar, sim, daria mais trabalho, com certeza, mas nada de outro mundo. "100x" mais difícil"? É, para quem não conhece, realmente pode parecer.
    "Para que todo esforço?" Ué, para quem quiser ter um Opala Elétrico. Eu teria fácil.. kkk
    - "Nenhum grande fabricante de automóveis vai se interessar..", ué, todo o tópico pegou fogo com o link que postei falando que a própria GM está desenvolvendo um kit de eletrificação para carros antigos.. Se você não viu, vou colocar o link aqui novamente: https://insideevs.uol.com.br/news/557191/gm-kit-conversao-carros-eletricos/
    Mas quando me referi a quando o negócio começar a pegar, nem me referi as montadora e sim empresas especializadas em eletrificação. eu coloquei alguns links de empresas na Europa que já estão vendendo os kits para carros específicos e kit universais. Sobe lá e vê.
    - Sobre invés de eletrificar, comprar um elétrico, isso é relativo. Quem quiser ter um antigo elétrico, poderá ter. Todo o charme de um clássico, com desempenho, conforto e tecnologia de um powertrain super atual e moderno. Novamente, eu teria um fácil.. kkk..
    - "É muito mais inteligente e mais barato do que converter um Opala para eletricidade". E se a pessoa quiser ter um clássico mas elétrico? É um gosto. Ela seria burra por isso?
    - Já sobre o exemplo das máquinas digitais, você está errado novamente. A idéia do cara lá é a mesma de eletrificar caros antigos. É ter a experiência de utilizar um equipamento clássico, mas com desempenho e tecnologia atual.
    Nunca a idéia foi "competir com uma câmera atual" como você disse, e sim ter a experiência de utilizar um equipamento clássico, que tem um desempenho aceitável para os dia atuais.
    Como eu disse, um Opala elétrico seria um carro modificado, que não teria a mesma autonomia e desempenho de um carro que nasceu elétrico, mas seria  um carro MODIFICADO que atenderia muito bem ao que se destina, que eria a experiência de ter um clássico com tecnologia atual.

    Maaaaaaaas como vi, você parece ser um cara bem saudosista, e NADA do que eu disser, vai mudar alguma coisa..
    O que tento deixar claro aqui é que quanto mais opções tivermos, melhor, e se prender a algo não faz bem.

    Tmj!
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 15:46:16

    Rubão6cc escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Então cara.. Vou novamente dar minha opinião sincera..
    O povo precisa largar a mão de ser "cuidado" pelo Estado..
    Você pega um patinete, não usa os EPI e sofre um acidente, cara, a partir do momento que você optou por esse meio de transporte, você assume os riscos dele..
    O Estado ter que "prever" tudo que pode acontecer, colocando regras, regulamentações e mais um monte de restrições só engessa tudo e faz nada ser viável..

    Você como adulto, tem que assumir as responsabilidades pela suas escolhas.. Se o asfalto é ruim, ande devagar...
    Se você atropelar alguém na calçada, você tem que ser responsabilizado..
    Se você cair, você caiu. Se foi por conta de um problema de terceiros, eles tem que ser responsabilizados, já se você foi imprudente, faltou perícia ou foi você foi negligente, o problema e as consequências serão únicas e exclusivas suas..

    Mas mudar essa mentalidade de "Estado Pai de Todos", é muito, mas MUITO difícil..
    Só queria que o Estado não me atrapalhasse, mais nada, mas isso é discussão para outro tópico.. rs..

    Tmj!

    Eu penso que a responsabilidade de fazer a regulamentação e prover a infraestrutura necessária para o uso de qualquer meio de locomoção é tarefa do Estado e isso é importante. E os impostos são pagos para isso (ou deveriam). Depois vem o papel do cidadão que é cumprir as regulamentações, que vão de encontro aos interesses da maioria. Agora se o Estado não está provendo a infraestrutura necessária para que esse meio de locomoção possa ser usado com segurança isso é outro assunto. É muito de acordo com quem o povo colocou lá para governar. Eu entendo seu ponto de vista mas acho impossível excluir o papel do Estado na sociedade. Deixo claro que não estou defendendo nenhum regime de governo, só estou dizendo que o Estado é um mau necessário em algum nível.

    Eu não sou contra o Estado nem quero exluí-lo, só penso que ele tem que interferir o mínimo possível.
    Prever a infra é um papel dele, com certeza, afinal pagamos impostos para isso, mas ai ficar colocando N regras para a empresa que está provendo, é errado.
    Um exemplo, aqui em SP eles queria que a empresa fornecesse os EPI, o que é ridículo. Qual seria a logística disso?
    Queriam responsabilizar a empresa em caso de acidentes causados por imperícia do condutor e etc etc etc.. Resumindo, acabou, não tem mais.
    Por isso disse que o regulamentar engessa. Não é para deixar correr solto, mas sim deixar claro para o povo que ele é responsável e que o Estado não é seu pai/mãe. Mas para mudar isso cara, é muito complicado.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15348
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Mar - 17:32:57

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Eu penso que a responsabilidade de fazer a regulamentação e prover a infraestrutura necessária para o uso de qualquer meio de locomoção é tarefa do Estado e isso é importante. E os impostos são pagos para isso (ou deveriam). Depois vem o papel do cidadão que é cumprir as regulamentações, que vão de encontro aos interesses da maioria. Agora se o Estado não está provendo a infraestrutura necessária para que esse meio de locomoção possa ser usado com segurança isso é outro assunto. É muito de acordo com quem o povo colocou lá para governar. Eu entendo seu ponto de vista mas acho impossível excluir o papel do Estado na sociedade. Deixo claro que não estou defendendo nenhum regime de governo, só estou dizendo que o Estado é um mau necessário em algum nível.

    Eu não sou contra o Estado nem quero exluí-lo, só penso que ele tem que interferir o mínimo possível.
    Prever a infra é um papel dele, com certeza, afinal pagamos impostos para isso, mas ai ficar colocando N regras para a empresa que está provendo, é errado.
    Um exemplo, aqui em SP eles queria que a empresa fornecesse os EPI, o que é ridículo. Qual seria a logística disso?
    Queriam responsabilizar a empresa em caso de acidentes causados por imperícia do condutor e etc etc etc.. Resumindo, acabou, não tem mais.
    Por isso disse que o regulamentar engessa. Não é para deixar correr solto, mas sim deixar claro para o povo que ele é responsável e que o Estado não é seu pai/mãe. Mas para mudar isso cara, é muito complicado.

    Também acho...o Estado deve interferir até certo limite. Essa questão da regulamentação dos patinetes ter se tornado inviável acredito que tem mais a ver com a burocracia do que propriamente com a existência do Estado. Se bem que em reflexão também podemos associar Estado com burocracia.


    _________________
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 14 Mar - 18:01:37

    mesmodooutro escreveu:
    - Sinto muito muito mas você não sabe o que está falando. Esse caso da GM com a Lotus eu ouvi diretamente do pessoal do Laboratório da Powertrain ad GM SCS, onde trabalhei. O motor que foi "preparado" foi o 3.0l e não o 4.1l. Esse 3.0l nem para o BR veio, era um produto exclusivo Opel.
    O 4.1l foi injetado aqui no BR e equipou o Omega. Todo o trabalho foi feito no BR e por brasileiros.

    Certamente essas pessoas da GM com quem você conversou ou são estagiários ou são engenheiros recém-formados completamente desinformados da história do Omega. Afinal, o Omega foi lançado há quase 30 anos atrás...

    O Omega CD foi lançado no Brasil com um motor Opel alemão de 3.0 de 6 cilindros e injeção de combustível, exatamente como era na Alemanha. Entretanto, quando o motor 3.0 foi descontinuado na Alemanha, a GMB ficou "pendurada na brocha" pois não tinha mais motor para o Omega. A saída desesperada foi tentar reaproveitar o motor 4.1 do Opala. É aí que entrou a Lotus, como foi amplamente noticiado pela própria GM e por TODAS as publicações da época.

    É surpreendente que os funcionários jovens da GM não saibam mais dessas coisas, ainda mais porque há 'trocentas matérias sobre o trabalho da Lotus em cima do motor 4.1. Algumas dessas matérias que confirmam o que falei:

    https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-chevrolet-omega/
    http://clubedoomegadoabc.com.br/post/motor-do-omega-4-1/58/
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-omega/



    mesmodooutro escreveu:
    - Não sei onde você acha difícil instalar injeção eletrônica em um motor 4.1l, ou qualquer outro. São pequenas adaptações, nada super complexo.

    Pequenas adaptações... Rolling Eyes Talvez você devesse dar uma lida no excelente tópico de Alexandre Begalli, onde ele descreve a aventura da adaptação do sistema de injeção do motor 4.1 do Omega no Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado

    Talvez Alexandre Begalli devesse ter pego com você umas dicas sobre como instalar injeção de combustível no seu motor 4.1...

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 19:19:13

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:
    - Sinto muito muito mas você não sabe o que está falando. Esse caso da GM com a Lotus eu ouvi diretamente do pessoal do Laboratório da Powertrain ad GM SCS, onde trabalhei. O motor que foi "preparado" foi o 3.0l e não o 4.1l. Esse 3.0l nem para o BR veio, era um produto exclusivo Opel.
    O 4.1l foi injetado aqui no BR e equipou o Omega. Todo o trabalho foi feito no BR e por brasileiros.

    Certamente essas pessoas da GM com quem você conversou ou são estagiários ou são engenheiros recém-formados completamente desinformados da história do Omega. Afinal, o Omega foi lançado há quase 30 anos atrás...

    O Omega CD foi lançado no Brasil com um motor Opel alemão de 3.0 de 6 cilindros e injeção de combustível, exatamente como era na Alemanha. Entretanto, quando o motor 3.0 foi descontinuado na Alemanha, a GMB ficou "pendurada na brocha" pois não tinha mais motor para o Omega. A saída desesperada foi tentar reaproveitar o motor 4.1 do Opala. É aí que entrou a Lotus, como foi amplamente noticiado pela própria GM e por TODAS as publicações da época.

    É surpreendente que os funcionários jovens da GM não saibam mais dessas coisas, ainda mais porque há 'trocentas matérias sobre o trabalho da Lotus em cima do motor 4.1. Algumas dessas matérias que confirmam o que falei:

    https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-chevrolet-omega/
    http://clubedoomegadoabc.com.br/post/motor-do-omega-4-1/58/
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-omega/



    mesmodooutro escreveu:
    - Não sei onde você acha difícil instalar injeção eletrônica em um motor 4.1l, ou qualquer outro. São pequenas adaptações, nada super complexo.

    Pequenas adaptações... Rolling Eyes Talvez você devesse dar uma lida no excelente tópico de Alexandre Begalli, onde ele descreve a aventura da adaptação do sistema de injeção do motor 4.1 do Omega no Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado

    Talvez Alexandre Begalli devesse ter pego com você umas dicas sobre como instalar injeção de combustível no seu motor 4.1...

    Vamos lá..
    Usando seu próprio post para responder seu post:
    Gerald escreveu:Não acreditem nessas reportagens enganosas escritas por pseudo-jornalistas totalmente ignorantes das coisas técnicas. Esse gente não sabe nem qual o sentido de aperto de um parafuso.
    Os caras que conversei e tive o imenso prazer de trabalhar junto eram tudo "cabeça branca", gente da antiga, mas pode ficar com esse pensamento raso de fã, que eu fico com os fatos vindos diretos da fonte.
    Como disse, o 3.0l preparado pela Lotus não veio para o BR.
    Sobre injetar o 4.1l, ocorreu N problemas na época, dada as limitações que o motor tinha para que se chegasse no nível de emissões necessários, e não por que injetar era o problema. E esses problemas foram solucionados aqui. Teve ajuda da Lotus, sim, mas o grosso foi realizado aqui no BR. Mas pode acreditar nas suas reportagens "enganosas escritas por pseudo-jornalistas totalmente ignorantes das coisas técnicas". =)

    Cara, quem sou eu para dar dicas para alguém sobre como adaptar uma injeção de um carro em outro carro..
    Eu sou muito mais ou trocar tudo, ou partir para uma injeção programável. Muito menos sofrimento. Wink

    Tmj colega!

    Edit: Quando eu me refiro a" preparado", é preparado mesmo. Muita potência, turbo e etc. E não "calibrado" apenas, ok? Para que fique BEM claro. 😉
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 14 Mar - 20:01:08

    Antes:
    mesmodooutro escreveu:
    O 4.1l foi injetado aqui no BR e equipou o Omega. Todo o trabalho foi feito no BR e por brasileiros.



    Depois:
    mesmodooutro escreveu:
    Sobre injetar o 4.1l, ocorreu N problemas na época, dada as limitações que o motor tinha para que se chegasse no nível de emissões necessários, e não por que injetar era o problema. E esses problemas foram solucionados aqui. Teve ajuda da Lotus, sim, mas o grosso foi realizado aqui no BR. Mas pode acreditar nas suas reportagens "enganosas escritas por pseudo-jornalistas totalmente ignorantes das coisas técnicas". =)

    Começou dizendo que todo o trabalho de introdução de injeção eletrônica "foi feito no BR e por brasileiros". Depois mudou o discurso dizendo que a Lotus deu uma mãozinha... para resolver problemas de emissão...

    E todo mundo achando que a Lotus é uma empresa especialista em tirar potência de motor, mas NÃO! Agora sabemos que a Lotus é especialista em reduzir emissões!

    Bom dizer que tudo isso aconteceu em 1995 (ano do lançamento do Omega 4.1) quando o controle de emissões no Brasil era tão "rigoroso" que até o Fusca Itamar refrigerado a ar rodava "numa boa" (O Fusca Itamar foi fabricado até 1996).

    O mais interessante nessa história é que o Brasil inteiro, incluindo a torcida do Corinthians e do Palmeiras, foi enganado até hoje com a informação falsa, que a própria GM divulgou na época, que o desenvolvimento da injeção do Omega 4.1 tinha sido feito pela Lotus. Era tudo mentira...  Rolling Eyes

    O segredo bem guardado por quase 30 anos e finalmente revelado é que na verdade um bando de brasileiros muito competentes desenvolveu o sistema de injeção do Omega 4.1.  pirat
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 20:45:54

    Gerald escreveu:Antes:
    mesmodooutro escreveu:
    O 4.1l foi injetado aqui no BR e equipou o Omega. Todo o trabalho foi feito no BR e por brasileiros.



    Depois:
    mesmodooutro escreveu:
    Sobre injetar o 4.1l, ocorreu N problemas na época, dada as limitações que o motor tinha para que se chegasse no nível de emissões necessários, e não por que injetar era o problema. E esses problemas foram solucionados aqui. Teve ajuda da Lotus, sim, mas o grosso foi realizado aqui no BR. Mas pode acreditar nas suas reportagens "enganosas escritas por pseudo-jornalistas totalmente ignorantes das coisas técnicas". =)

    Começou dizendo que todo o trabalho de introdução de injeção eletrônica "foi feito no BR e por brasileiros". Depois mudou o discurso dizendo que a Lotus deu uma mãozinha... para resolver problemas de emissão...

    E todo mundo achando que a Lotus é uma empresa especialista em tirar potência de motor, mas NÃO! Agora sabemos que a Lotus é especialista em reduzir emissões!

    Bom dizer que tudo isso aconteceu em 1995 (ano do lançamento do Omega 4.1) quando o controle de emissões no Brasil era tão "rigoroso" que até o Fusca Itamar refrigerado a ar rodava "numa boa" (O Fusca Itamar foi fabricado até 1996).

    O mais interessante nessa história é que o Brasil inteiro, incluindo a torcida do Corinthians e do Palmeiras, foi enganado até hoje com a informação falsa, que a própria GM divulgou na época, que o desenvolvimento da injeção do Omega 4.1 tinha sido feito pela Lotus. Era tudo mentira...  Rolling Eyes

    O segredo bem guardado por quase 30 anos e finalmente revelado é que na verdade um bando de brasileiros muito competentes desenvolveu o sistema de injeção do Omega 4.1.  pirat

    É colega.. Difícil.. Vou ter que detalhar para você.

    Quando começa uma calibração de um motor, um dos itens mais importantes é o nível de emissões. Você começa a tirar potência e as emissões vão aumentando, para diminuí-la você começa a alterar N fatores do mapa, mas chega em um limite onde  mecanicamente o motor só consegue deixar os níveis em valores aceitáveis, seja por legislação (que já existia e vários carros tinham injeção eletrônica por causa disso), seja por NORMA INTERNA DO DEPARTAMENTO DE POWERTRAIN (entendeu?), com uma potência ou torque não condizente com o proposto pelo projeto. Assim mudanças mecânicas devem ser realizadas. Dentre as inúmeras, por exemplo, são ângulo de comando, perfil do came, fluxo do cabeçote, tamanho de válvulas, desenho de pistão, entre outras centenas.
    Não me recordo de todos os detalhes, mas era uma limitação do motor em atender emissões que deixava ele com baixa potência e com risco de quebra, que era o problema crucial. Afinal era um motor projeto da década de 50 modernizado.
    Não sei dos detalhes mínimos dos problemas e o nome de quem solucionou cada um, mas a calibração do motor bem como a solução dos problemas foi realizada aqui no Brasil pelo Departamento de POWERTRAIN da GMB (CT + Laboratório de Calibração). Com certeza a ajuda da Lotus deve ter sido em como tirar mais potência para que o motor atendesse ao projeto e preservando emissões, o que não é fácil nem simples como você parece não entender. Isso exige muito know how, para que seja dada uma solução barata, que não exija grandes modificações no motor o que encareceria e inviabilizaria o projeto.. A expertise da Lotus deve ter sido esse diferencial.

    Se na época, por jogada de marketing, a GM falou que o motor/injeção era calibrado/projetado, pela Lotus, ao público, não sei. Só sei que falei com quem participou e essa foi a versão dada por mais de um inclusive.

    Agora, se você acredita ou não cara, aí é um problema único e exclusivo seu.

    Paz. 😉👍
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 14 Mar - 21:17:51

    mesmodooutro escreveu:
    Não me recordo de todos os detalhes, mas era uma limitação do motor em atender emissões que deixava ele com baixa potência e com risco de quebra, que era o problema crucial. Afinal era um motor projeto da década de 50 modernizado.

    Risco de quebra? Problema crucial? Você está falando de que motor, o do Opala?

    O motor do Opala é um dos motores mais resistentes já construídos no Brasil. É um motor bruto, com 7 mancais (6 cilindros) com tremenda reserva de potência, justamente para resistir décadas em aplicações pesadas como em camionetes, jipes, utilitários, e até caminhões!

    Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 fácil. Motor com risco de quebra... Bah!



    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 21:31:27

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:
    Não me recordo de todos os detalhes, mas era uma limitação do motor em atender emissões que deixava ele com baixa potência e com risco de quebra, que era o problema crucial. Afinal era um motor projeto da década de 50 modernizado.

    Risco de quebra? Problema crucial? Você está falando de que motor, o do Opala?

    O motor do Opala é um dos motores mais resistentes já construídos no Brasil. É um motor bruto, com 7 mancais (6 cilindros) com tremenda reserva de potência, justamente para resistir décadas em aplicações pesadas como em camionetes, jipes, utilitários, e até caminhões!

    Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 fácil. Motor com risco de quebra... Bah!




    É cara.. Nem detalhando..
    Bom, não vou explicar como uma calibração pode quebrar um motor por que pelo jeito você não tem o conhecimento básico para entender, e não tenho interesse de explicar para quem não quer entender e trata tudo com deboche..

    Quando falo quebra, é TODO tipo de quebra, inclua micro fissuras e não apenas quebra catastrófica.. Poh cara, não seja tão simplista..

    Motor de Opala não quebra? Hummm faz assim.. Deixa ele com mistura pobre e exige dele para ver quanto tempo ele dura..
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15348
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Mar - 21:39:07

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Hg


    _________________
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 21:42:53

    Rubão6cc escreveu:Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Hg

    Kkkkkkk

    O assunto é gasolina cara e o rapaz vai de avião supersônico à possível jogada de marketing para vender Ômega com motor de Opala..

    É sensacional... 😉

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15348
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Mar - 22:13:18

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Hg

    Kkkkkkk

    O assunto é gasolina cara e o rapaz vai de avião supersônico à possível jogada de marketing para vender Ômega com motor de Opala..

    É sensacional... 😉

    A treta está bem interessante...está rolando muita informação interessante...desde que um não ofenda o outro a discussão é válida e enriquecedora OKK


    _________________
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 22:18:58

    Rubão6cc escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Kkkkkkk

    O assunto é gasolina cara e o rapaz vai de avião supersônico à possível jogada de marketing para vender Ômega com motor de Opala..

    É sensacional... 😉

    A treta está bem interessante...está rolando muita informação interessante...desde que um não ofenda o outro a discussão é válida e enriquecedora OKK

    Que bom que pude fornecer algum tipo de informação.. Rsrs..😉

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15348
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Mar - 22:35:22

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    A treta está bem interessante...está rolando muita informação interessante...desde que um não ofenda o outro a discussão é válida e enriquecedora OKK

    Que bom que pude fornecer algum tipo de informação.. Rsrs..😉

    Essa informação de que o desenvolvimento do projeto de injeção do motor 4.1 (ou parte dele) ocorreu em território nacional eu desconhecia. Todas as fontes dizem que foi a Lotus que fez esse projeto. Como você disse que teve acesso a essa informação de gente de lá de dentro da GM temos que considerar.


    _________________
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 14 Mar - 23:05:07

    Rubão6cc escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Que bom que pude fornecer algum tipo de informação.. Rsrs..😉

    Essa informação de que o desenvolvimento do projeto de injeção do motor 4.1 (ou parte dele) ocorreu em território nacional eu desconhecia. Todas as fontes dizem que foi a Lotus que fez esse projeto. Como você disse que teve acesso a essa informação de gente de lá de dentro da GM temos que considerar.

    Toda calibração é realizada parte no laboratório com dinamômetros (passivos e ativos) e parte no campo de provas e depois em testes em campo. Esse processo é bem complexo e super interessante.

    Existem casos que a calibração vem "pronta" de algum outro laboratório, mas ela nunca está realmente pronta.  Isso acontece quando o carro é global (o mesmo carro é vendido em vários lugares do mundo com a mesma carroceria e mesmo powertrain). Nesses casos grande parte dos ensaios de rodagem são refeitos e a calibração é "tropicalizada".  E algumas vezes o motor precisa voltar ao dinamômetro por conta de algum detalhe de performance ou emissões que acabou ficando fora do especificado. Com  o avanço dos softwares de calibração bem como os próprios dinamômetros, boa parte da calibração é feita apenas em laboratório, minimizando bastante os custos.  

    Isso não se aplica ao Ômega com motor 4.1l, esse era um produto brasileiro. O 3.0l com certeza foi "apenas" tropicalizado já que ele era um produto global.

    Foi um experiência sensacional poder trabalhar no laboratório de calibração, cada conversa, aprendizado, contribuição, trabalho executado e todo convívio que tive com o pessoal lá foi impagável, ainda mais para alguém que curte powertrain desde a concepção até a adaptação.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 7:55:42

    Gerald escreveu:
    Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 fácil.

    mesmodooutro escreveu:
    Motor de Opala não quebra? Hummm faz assim.. Deixa ele com mistura pobre e exige dele para ver quanto tempo ele dura..

    Eu falei "motor de Opala bem cuidado"! Repetindo: Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 km fácil. Está mais claro agora?





    mesmodooutro escreveu:
    Motor de Opala não quebra? Hummm faz assim.. Deixa ele com mistura pobre e exige dele para ver quanto tempo ele dura..
    Falou o óbvio, qualquer motor irá se estragar rapidamente se trabalhar em condições para as quais não foi projetado. Se interessar, posso dar mais uma dúzia de maneiras de como encurtar drasticamente a vida de um motor.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15348
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Rubão6cc Ter 15 Mar - 8:05:10

    Gerald escreveu:
    Gerald escreveu:
    Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 fácil.

    mesmodooutro escreveu:
    Motor de Opala não quebra? Hummm faz assim.. Deixa ele com mistura pobre e exige dele para ver quanto tempo ele dura..

    Eu falei "motor de Opala bem cuidado"! Repetindo: Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 km fácil. Está mais claro agora?


    Já ouvi relatos de motor 6 cil de Opala chegar perto de 1 milhão de kms rodados sem retífica.


    _________________
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 8:18:31

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:
    Não me recordo de todos os detalhes, mas era uma limitação do motor em atender emissões que deixava ele com baixa potência e com risco de quebra, que era o problema crucial. Afinal era um motor projeto da década de 50 modernizado.

    Risco de quebra? Problema crucial? Você está falando de que motor, o do Opala?

    O motor do Opala é um dos motores mais resistentes já construídos no Brasil. É um motor bruto, com 7 mancais (6 cilindros) com tremenda reserva de potência, justamente para resistir décadas em aplicações pesadas como em camionetes, jipes, utilitários, e até caminhões!

    Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 fácil. Motor com risco de quebra... Bah!

    Gerald escreveu:
    Gerald escreveu:
    Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 fácil.
    mesmodooutro escreveu:
    Motor de Opala não quebra? Hummm faz assim.. Deixa ele com mistura pobre e exige dele para ver quanto tempo ele dura..

    Eu falei "motor de Opala bem cuidado"! Repetindo: Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 km fácil. Está mais claro agora?

    mesmodooutro escreveu:
    Motor de Opala não quebra? Hummm faz assim.. Deixa ele com mistura pobre e exige dele para ver quanto tempo ele dura..
    Falou o óbvio, qualquer motor irá se estragar rapidamente se trabalhar em condições para as quais não foi projetado. Se interessar, posso dar mais uma dúzia de maneiras de como encurtar drasticamente a vida de um motor.

    Kkkk.. Cara, você que veio desdenhando do risco de quebra, dizendo TODAS incríveis soluções BÁSICAS que o motor 6cil possui.. Só disse que quebra sim, independente de qualquer coisa..
    Agora já veio dizendo que sabe N maneiras de quebrar um motor, ué, é "bruto" ou não? Aguenta desaforo ou não? É um dos motores "mais resistentes", superdimensionado (entenda "reserva de potência"), ou não?

    "Risco de quebra.. Bah"... kkk.. Quebra, quebra sim.. "Bah".. kkkkk

    Isso aqui está muito divertido.. Zoar fanboy sempre alegra meu dia. =)


    Última edição por mesmodooutro em Ter 15 Mar - 8:29:06, editado 1 vez(es)

    Gerald gosta desta mensagem

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 8:24:57

    Rubão6cc escreveu:
    Gerald escreveu:



    Eu falei "motor de Opala bem cuidado"! Repetindo: Motor de Opala bem cuidado dura 500.000 km fácil. Está mais claro agora?


    Já ouvi relatos de motor 6 cil de Opala chegar perto de 1 milhão de kms rodados sem retífica.

    É um motor antigo e assim como tudo antigamente, era muito superdimensionado dada a tecnologia que existia. Tudo era projeto "para mais", além dos fatores de segurança que já eram altos, por isso que temos essa impressão de antigamente as coisas duravam mais, e duravam mesmo, por que na realidade dava para ter gasto metade na produção.. rsrsrs..
    Motor subquadrado super-quadrado (Obrigado ao Usuário Gerald, pela correção, um grande conhecedor!), baixa rotação, focado em torque, dura bastante mesmo. =)


    Última edição por mesmodooutro em Ter 15 Mar - 8:56:47, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Obrigado ao Usuário Gerald, pela correção, um grande conhecedor!)
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 8:38:45

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Já ouvi relatos de motor 6 cil de Opala chegar perto de 1 milhão de kms rodados sem retífica.

    É um motor antigo e assim como tudo antigamente, era muito superdimensionado dada a tecnologia que existia. Tudo era projeto "para mais", além dos fatores de segurança que já eram altos, por isso que temos essa impressão de antigamente as coisas duravam mais, e duravam mesmo, por que na realidade dava para ter gasto metade na produção.. rsrsrs..
    Motor subquadrado, baixa rotação, focado em torque, dura bastante mesmo. =)

    O motor do Opala não é sub-quadrado!!!

    Motor sub-quadrado é aquele em que o diâmetro é menor que o curso do pistão. O pistão motor do Opala de 6 cilindros tem as seguintes medidas:
    Diâmetro: 98.4 mm
    Curso: 89.7 mm

    O motor do Opala é super-quadrado, não sub-quadrado!!!


    EDIT:
    O motor de 4 cilindros é ainda mais super-quadrado:
    Diâmetro: 101.6 mm
    Curso: 76.2 mm

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 8:51:43

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    É um motor antigo e assim como tudo antigamente, era muito superdimensionado dada a tecnologia que existia. Tudo era projeto "para mais", além dos fatores de segurança que já eram altos, por isso que temos essa impressão de antigamente as coisas duravam mais, e duravam mesmo, por que na realidade dava para ter gasto metade na produção.. rsrsrs..
    Motor subquadrado, baixa rotação, focado em torque, dura bastante mesmo. =)

    O motor do Opala não é sub-quadrado!!!

    Motor sub-quadrado é aquele em que o diâmetro é menor que o curso do pistão. O pistão motor do Opala de 6 cilindros tem as seguintes medidas:

    Diâmetro: 98.4 mm
    Curso: 89.7 mm

    O motor do Opala é super-quadrado, não sub-quadrado!!!

    Opa! Fica a errata. Geralmente os motores focados em torque são subquadrados. Desculpe minha falha.
    Que bom que você, um grande usuário do Google, está aqui para nos corrigir. Obrigado! =)
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 9:14:43

    mesmodooutro escreveu:
    Gerald escreveu:

    O motor do Opala não é sub-quadrado!!!

    Motor sub-quadrado é aquele em que o diâmetro é menor que o curso do pistão. O pistão motor do Opala de 6 cilindros tem as seguintes medidas:

    Diâmetro: 98.4 mm
    Curso: 89.7 mm

    O motor do Opala é super-quadrado, não sub-quadrado!!!

    Opa! Fica a errata. Geralmente os motores focados em torque são subquadrados. Desculpe minha falha.
    Que bom que você, um grande usuário do Google, está aqui para nos corrigir. Obrigado!  =)

    De nada! Você também pode aprender a usar o Google, mas eu tirei os dados diretamente do manual da GM, não precisei usar o Google.




    mesmodooutro escreveu: Geralmente os motores focados em torque são subquadrados.

    Não, o motor do Opala não é "focado em torque"! O torque de um motor aspirado é basicamente dado pela cilindrada. Os motores do Opala são "torcudos" porque têm grande deslocamento volumétrico (cilindrada). Se você comparar o torque máximo dos motores do Opala com outros motores de mesma cilindrada, vai encontrar valores parecidos, não importa se o motor é sub-quadrado, super-quadrado, se o motor é "girador" ou de baixa rotação.





    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 9:28:56

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Opa! Fica a errata. Geralmente os motores focados em torque são subquadrados. Desculpe minha falha.
    Que bom que você, um grande usuário do Google, está aqui para nos corrigir. Obrigado!  =)

    De nada! Você também pode aprender a usar o Google, mas eu tirei os dados diretamente do manual da GM, não precisei usar o Google.




    mesmodooutro escreveu: Geralmente os motores focados em torque são subquadrados.

    Não, o motor do Opala não é "focado em torque"! O torque de um motor aspirado é basicamente dado pela cilindrada. Os motores do Opala são "torcudos" porque têm grande deslocamento volumétrico (cilindrada). Se você comparar o torque máximo dos motores do Opala com outros motores de mesma cilindrada, vai encontrar valores parecidos, não importa se o motor é sub-quadrado, super-quadrado, se o motor é "girador" ou de baixa rotação.


    E lá vamos nós de novo...

    Cara, vou ser bem sucinto, a concepção do motor do Opala foi focado em torque sim.
    Esses motores são derivados do mesmo motor que equipava o Chevrolet Brasil, motores utilizados em caminhões inclusive (caminhões.. torque.. caminhões.. torque..)
    Ele foi sendo modernizado com o passar do tempo e mais potência foi sendo adquirida, mas a CONCEPÇÃO era TORQUE, por isso a cilindrada alta, e não ao contrário.
    Bom, se você não acredita, ok. Novamente é um problema único e exclusivo seu. =)

    Próximo!
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 9:43:01

    mesmodooutro escreveu:

    E lá vamos nós de novo...

    Cara, vou ser bem sucinto, a concepção do motor do Opala foi focado em torque sim.
    Esses motores são derivados do mesmo motor que equipava o Chevrolet Brasil, motores utilizados em caminhões inclusive (caminhões.. torque.. caminhões.. torque..)
    Ele foi sendo modernizado com o passar do tempo e mais potência foi sendo adquirida, mas a CONCEPÇÃO era TORQUE, por isso a cilindrada alta, e não ao contrário.
    Bom, se você não acredita, ok. Novamente é um problema único e exclusivo seu. =)

    Próximo!

    Desculpe a sinceridade, mas você está completamente desinformado sobre os motores clássicos da GM. O motor do Chevrolet Brasil tinha 4.3 litros e, ao contrário do motor do Opala, era realmente um motor sub-quadrado, cujos pistões tinham 95.5mm de diâmetro e 100 mm de curso. Nada a ver, portanto, com o motor do Opala que é um motor super-quadrado.
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 9:54:52

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    E lá vamos nós de novo...

    Cara, vou ser bem sucinto, a concepção do motor do Opala foi focado em torque sim.
    Esses motores são derivados do mesmo motor que equipava o Chevrolet Brasil, motores utilizados em caminhões inclusive (caminhões.. torque.. caminhões.. torque..)
    Ele foi sendo modernizado com o passar do tempo e mais potência foi sendo adquirida, mas a CONCEPÇÃO era TORQUE, por isso a cilindrada alta, e não ao contrário.
    Bom, se você não acredita, ok. Novamente é um problema único e exclusivo seu. =)

    Próximo!

    Desculpe a sinceridade, mas você está completamente desinformado sobre os motores clássicos da GM. O motor do Chevrolet Brasil tinha 4.3 litros e, ao contrário do motor do Opala, era realmente um motor sub-quadrado, cujos pistões tinham 95.5mm de diâmetro e 100 mm de curso. Nada a ver, portanto, com o motor do Opala que é um motor super-quadrado.

    Me dá um minuto que vou procurar essa informação..

    Aqui: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Recort10
    Motor derivado, utilizando mesmo ferramental e peças.. Como disse, foi modernizado, mas a CONCEPÇÃO era Torque.

    Fonte: Opala (Clássicos do Brasil), Paulo C. Sandler, Editora Alaude.


    Última edição por mesmodooutro em Ter 15 Mar - 10:17:26, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Colocando a informação em foto)

    Gerald gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 9:59:33

    mesmodooutro escreveu:
    Gerald escreveu:

    Desculpe a sinceridade, mas você está completamente desinformado sobre os motores clássicos da GM. O motor do Chevrolet Brasil tinha 4.3 litros e, ao contrário do motor do Opala, era realmente um motor sub-quadrado, cujos pistões tinham 95.5mm de diâmetro e 100 mm de curso. Nada a ver, portanto, com o motor do Opala que é um motor super-quadrado.

    Me dá um minuto que vou procurar essa informação..

    Isso se chama correr atrás do prejuízo Laughing

    PRIMEIRO se deve procurar a informação, DEPOIS emitir um comentário, mas você tem feito justamente o contrário! Razz
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 10:15:11

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Me dá um minuto que vou procurar essa informação..

    Isso se chama correr atrás do prejuízo Laughing

    PRIMEIRO se deve procurar a informação, DEPOIS emitir um comentário, mas você tem feito justamente o contrário! Razz

    Não cara.. É que você é "São Tomé", não adianta só falar, fui lá tirar uma foto, grifar para que você possa ver..
    Eu já tinha lido sobre isso, por isso comentei, mas para você apenas falar não adiata.. rs..
    E não adianta debochar, o fanboy aqui não sou eu.. rs
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 10:23:22

    E outra, não sou o dono da razão não cara..
    Estou aqui para aprender e compartilhar..
    Tenho muito a aprender aqui com o pessoal mais experiente que quer ensinar invés de vir querer tirar sarro..
    Adoro estar errado, sempre aprendo muito com meus erros.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 10:36:45

    mesmodooutro escreveu:
    Gerald escreveu:

    Desculpe a sinceridade, mas você está completamente desinformado sobre os motores clássicos da GM. O motor do Chevrolet Brasil tinha 4.3 litros e, ao contrário do motor do Opala, era realmente um motor sub-quadrado, cujos pistões tinham 95.5mm de diâmetro e 100 mm de curso. Nada a ver, portanto, com o motor do Opala que é um motor super-quadrado.

    Me dá um minuto que vou procurar essa informação..

    Aqui: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Recort10
    Motor derivado, utilizando mesmo ferramental e peças.. Como disse, foi modernizado, mas a CONCEPÇÃO era Torque.

    Fonte: Opala (Clássicos do Brasil), Paulo C. Sandler, Editora Alaude.

    Acho que você se confundiu todo, problema de interpretação de texto, certamente. A compatibilidade de peças e ferramental é entre o motor 2.5 de 4 cilindros e o motor 3.8 de 6 cilindros, ambos usados nos Opalas. O motor 4.3 (261) d Chevrolet Brasil é totalmente incompatível com o do Opala.


    mesmodooutro escreveu:E outra, não sou o dono da razão não cara..
    Estou aqui para aprender e compartilhar..
    Tenho muito a aprender aqui com o pessoal mais experiente que quer ensinar invés de vir querer tirar sarro..
    Adoro estar errado, sempre aprendo muito com meus erros.
    OKK
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Ter 15 Mar - 10:42:39

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Me dá um minuto que vou procurar essa informação..

    Aqui: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Recort10
    Motor derivado, utilizando mesmo ferramental e peças.. Como disse, foi modernizado, mas a CONCEPÇÃO era Torque.

    Fonte: Opala (Clássicos do Brasil), Paulo C. Sandler, Editora Alaude.

    Acho que você se confundiu todo, problema de interpretação de texto, certamente. A compatibilidade de peças e ferramental é entre o motor 2.5 de 4 cilindros e o motor 3.8 de 6 cilindros, ambos usados nos Opalas. O motor 4.3 (261) d Chevrolet Brasil é totalmente incompatível com o do Opala.


    mesmodooutro escreveu:E outra, não sou o dono da razão não cara..
    Estou aqui para aprender e compartilhar..
    Tenho muito a aprender aqui com o pessoal mais experiente que quer ensinar invés de vir querer tirar sarro..
    Adoro estar errado, sempre aprendo muito com meus erros.
    OKK

    Erro de interpretação pode ser com certeza, mas o texto deixa essa brecha de entendimento, mas se você está correto, sensacional. Obrigado. Aprendi mais uma.
    Agora você ficou feliz hein.. Conseguiu ver um erro meu.. rsrs...

    Segue o baile.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Dom 20 Mar - 18:12:22

    Sem querer me meter na discussão, mas como aqui é um fórum para discussões, vou dar minha opinião Very Happy

    1. Carro elétrico era para ser algo extremamente simples. Porém, produto simples não tem boa margem. O que uma empresa quer ao desenvolver um novo produto é margem de lucro. À medida que o produto envelhece, a margem cai. Isto posto, nada melhor do que uma "revolução automotiva". Assim, os carros elétricos estão sendo projetados para a maior complexidade que se possa imaginar. Além disso, empresas e governos estão com foco total no controle do cidadão, na coleta de informações, no controle remoto dos equipamentos e licenças disponibilizados. Não pagou a assinatura tal, perde a função tal. Não concordo com o que voce pensa ou faz, desligo seu carro. Não quero que passe por essa rua, bloqueio seu carro nessa rua. E por ai vai. As distopias são infinitas.

    2. Do que seria necessário para um carro elétrico funcionar, a complexidade estaria apenas nas baterias. O resto NECESSÁRIO é tecnologia bem antiga que essas big techs querem fazer parecer novidade. Controle de tração, regeneração, inversores etc são coisas bem simples de se implementar. Talvez não com eficiencia de 99,9999% que elas buscam a um preço astronomico e de manutenção impossivel. Mas que tal 97% de eficiencia por um décimo do preço e com manutenção fácil?

    3. Quando menciono o "necessário", é evidente que excluo toda essa loucura de direção autonoma, essa tara (falsa) com segurança e todos os mimos que estão inserindo nesses veículos - só como um exemplo bem simples, alguns Teslas tem um servo-motor para abrir o porta-luvas ( Shocked ). Isso custa dinheiro e não é nem de longe necessário. A segurança é a desculpa para tornar o carro complexo e retirar do cidadão a chance de manutenção longe do fabricante.

    4. Quando se fala em eletrificar um carro antigo/velho, a idéia é ir para a simplicidade com uma eficiência e performance apenas razoável, como coloquei acima. Ah mas o Tesla tem eficiencia de 99,999% e vai de 0 a 100km/h em 2seg. Ok, um convertido terá 90% de eficiencia e irá de 0 a 100km/h em 10seg. Mas terá um preço 10 vezes menor e manutenção que se faz em qualquer oficina. Esses carros elétricos modernos serão praticamente inconsertáveis se o fabricante assim desejar. Basta não dar o código de acesso ao sistema de eletronico de controle geral. Hoje dão pois é uma questào de controle de poluentes (só pesquisar o porque o OBD virou padrão acessivel a todos - foi por lei de controle de poluentes). Como o carro eletrico não polui diretamente, não são obrigados a fornecer o acesso.

    5. Por que converter um carro antigo? Basta responder porque alguem tem um Opala.

    6. Por que converter um carro velho ou mesmo ainda novo em elétrico? Vamos "supor" que realmente precisemos diminuir as emissões de CO2. Ora, nada mais econômico, sustentável e de baixa emissão global de CO2 do que reaproveitar um carro que já tem carroceria, rodas, bancos, vidros, freios, pneus etc. Está tudo pronto. É só substituir a peça que emite CO2: o motor. Todo o resto fica como está, caso contrário as emissões de CO2 para produzir um novo carro podem superar as emissões que um carro já existente emitiria de CO2 mesmo na gasolina. Só que isso não interessa às montadoras. Isso é produto simples e de baixo valor. Para que vender um kit de 5mil dólares se podemos vender um carro por 50mil, 100mil?

    7. Se o governo não proibir, o razoável seria surgir um mercado paralelo para eletrificação de carros à combustão. Acredito mais nisso do que algo vindo de montadora. Isso manteria o acesso ao veiculo particular para boa parte da população como é hoje. É o cara que tem um Uninho, um Celtinha, uma Pampa para trabalhar etc. Se existerem somente as "naves espaciais elétricas", "super seguras", "conectadas" etc, boa parte da população terá sérias limitações em ter um veiculo proprio, o que eu acho horrivel. O bom é ter solução para todos. O ricão se quiser comprar o Tesla de 120mil dolares,ok. Mas quem não é rico que tenha a permissão para botar um motorzinho elétrico no Uninho, na velha Pampa e tocar a vida normalmente por ai. E quem curte um Opalão, que também tenha a chance de eletrificá-lo se quiser.

    Eletrificar um Opala ou qualquer carro antigo, apesar de todas as ineficiencias, me parece mais sustentável do que fabricar um carro elétrico novo e obrigar alguem a jogar seu Opala no lixo.

    Eu, como engenheiro eletronico, quando chegar a hora, preferiria converter um carro existente a comprar um elétrico moderninho. Seria uma diversão sem fim construir meu proprio inversor, dimensionar todo os controles, construir a instrumentação, observar o funcionamento etc, ainda que chegasse a um desempenho/eficiencia apenas razoável.
    Seria um prazer semelhante ao que os colegas fazem pondo injeção eletronica ou fazendo qualquer modificação nos Opalas.

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por fauzi Dom 20 Mar - 20:02:59

    O uso massivo de carregadores de celular representa apenas 0,3% do consumo global de energia elétrica. Quanto será que representará o uso massivo de carregadores automotivos?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Dom 20 Mar - 21:04:13

    chevy250 escreveu:alguns Teslas tem um servo-motor para abrir o porta-luvas ( Shocked ). Isso custa dinheiro e não é nem de longe necessário.

    Por que o espanto?

    Em 1980, isto é, há 42 anos atrás (!), o velho Opala já tinha motor elétrico para subir e descer a antena do rádio! E múltiplos motores elétricos para subir e descer os vidros das portas.

    E faz tempo que qualquer drive de CD ou DVD tem servo-motor para carga e descarga.


    "So how many electric motors are in your car?
    You would be hard-pressed to find a late-model car with less than a dozen electric motors, while typical modern cars on American roads might easily have 40 electric motors or more"
    .

    Em resumo, um carro típico vendido nos EUA hoje tem 40 motores elétricos, ou mais!!!  Shocked
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Dom 20 Mar - 21:08:45

    fauzi escreveu:O uso massivo de carregadores de celular representa apenas 0,3% do consumo global de energia elétrica. Quanto será que representará o uso massivo de carregadores automotivos?

    Eu fiz uma conta grosseira há algum tempo (acho que foi no ano passado) BEM aproximada e cheguei num valor em torno de 43% a mais de potencia instalada que teríamos que ter no sistema elétrico - tomei como base o Brasil.

    Calculo grosseiro só para ter uma idéia mesmo. Podem criticar o cálculo à vontade.

    Considerei tudo na média, ou seja, sem previsão para picos de consumo, supondo que conseguiriamos ter um consumo constante de corrente elétrica. É até de um certo modo válido, pois os carros usariam muita energia à noite.
    Caso sejam considerados picos, basta acrescentar aos 43%.
    Uma previsão para pico de uns 30% elevaria para uma necessidade de uns 55% a mais de capacidade instalada de geração de energia. Isso é geração

    Pensando em transmissão e distribuição ai fica mais complicado o cálculo pois SP, RJ, BH e outros grandes centros concentrariam muito esse consumo. Cidades como SP em regiões densas seria pior ainda. Provavelmente teria que entrar com mais alta tensão na distribuição residencial etc.

    Mas para a geração média total, parti do consumo de petróleo diário no Brasil e uma eficiência energética de uns 30%.

    Segue a memória de calculo em termos de potência instalada:

    Consumo Brasil Petroleo (Barris/Dia) 3.100.000
    kWh/Barril (bruto) 1700
    kWh/Barril (util - 30%) 510
    Necessidade energia elétrica adicionar / dia (90% eficiencia) em kWh 1.756.666.667 (3.100.000*510/0,9)
    Potencia necessária considerando media nas 24h em kW 73.194.444
    Potencia necessária considerando media nas 24h em GW 73
    Total potencia instalada atualmente Brasil (GW) 170
    Incremento adicional para atender a frota 43% (73/170)

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por chevy250 Dom 20 Mar - 21:13:18

    Gerald escreveu:
    chevy250 escreveu:alguns Teslas tem um servo-motor para abrir o porta-luvas ( Shocked ). Isso custa dinheiro e não é nem de longe necessário.

    Por que o espanto?

    Em 1980, isto é, há 42 anos atrás (!), o velho Opala já tinha motor elétrico para subir e descer a antena do rádio! E múltiplos motores elétricos para subir e descer os vidros das portas.

    E faz tempo que qualquer drive de CD ou DVD tem servo-motor para carga e descarga.


    "So how many electric motors are in your car?
    You would be hard-pressed to find a late-model car with less than a dozen electric motors, while typical modern cars on American roads might easily have 40 electric motors or more"
    .

    Em resumo, um carro típico vendido nos EUA hoje tem 40 motores elétricos, ou mais!!!  Shocked

    O espanto foi só a carinha do emoticon. Eu quis ilustrar o nivel de coisas desnecessárias que estão sendo adicionadas nos carros elétricos para justificar o seu preço. Veja o que voce destacou: um carro a gasolina com 40 motores elétricos! O espanto é o absurdo de "desnecessidades" adicionadas aos carros.
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 8:10:16

    chevy250 escreveu:Sem querer me meter na discussão, mas como aqui é um fórum para discussões, vou dar minha opinião Very Happy  

    1. Carro elétrico era para ser algo extremamente simples. Porém, produto simples não tem boa margem. O que uma empresa quer ao desenvolver um novo produto é margem de lucro. À medida que o produto envelhece, a margem cai. Isto posto, nada melhor do que uma "revolução automotiva". Assim, os carros elétricos estão sendo projetados para a maior complexidade que se possa imaginar. Além disso, empresas e governos estão com foco total no controle do cidadão, na coleta de informações, no controle remoto dos equipamentos e licenças disponibilizados. Não pagou a assinatura tal, perde a função tal. Não concordo com o que voce pensa ou faz, desligo seu carro. Não quero que passe por essa rua, bloqueio seu carro nessa rua. E por ai vai. As distopias são infinitas.

    2. Do que seria necessário para um carro elétrico funcionar, a complexidade estaria apenas nas baterias. O resto NECESSÁRIO é tecnologia bem antiga que essas big techs querem fazer parecer novidade. Controle de tração, regeneração, inversores etc são coisas bem simples de se implementar. Talvez não com eficiencia de 99,9999% que elas buscam a um preço astronomico e de manutenção impossivel. Mas que tal 97% de eficiencia por um décimo do preço e com manutenção fácil?

    3. Quando menciono o "necessário", é evidente que excluo toda essa loucura de direção autonoma, essa tara (falsa) com segurança e todos os mimos que estão inserindo nesses veículos - só como um exemplo bem simples, alguns Teslas tem um servo-motor para abrir o porta-luvas ( Shocked ). Isso custa dinheiro e não é nem de longe necessário. A segurança é a desculpa para tornar o carro complexo e retirar do cidadão a chance de manutenção longe do fabricante.

    4. Quando se fala em eletrificar um carro antigo/velho, a idéia é ir para a simplicidade com uma eficiência e performance apenas razoável, como coloquei acima. Ah mas o Tesla tem eficiencia de 99,999% e vai de 0 a 100km/h em 2seg. Ok, um convertido terá 90% de eficiencia e irá de 0 a 100km/h em 10seg. Mas terá um preço 10 vezes menor e manutenção que se faz em qualquer oficina. Esses carros elétricos modernos serão praticamente inconsertáveis se o fabricante assim desejar. Basta não dar o código de acesso ao sistema de eletronico de controle geral. Hoje dão pois é uma questào de controle de poluentes (só pesquisar o porque o OBD virou padrão acessivel a todos - foi por lei de controle de poluentes). Como o carro eletrico não polui diretamente, não são obrigados a fornecer o acesso.

    5. Por que converter um carro antigo? Basta responder porque alguem tem um Opala.

    6. Por que converter um carro velho ou mesmo ainda novo em elétrico? Vamos "supor" que realmente precisemos diminuir as emissões de CO2. Ora, nada mais econômico, sustentável e de baixa emissão global de CO2 do que reaproveitar um carro que já tem carroceria, rodas, bancos, vidros, freios, pneus etc. Está tudo pronto. É só substituir a peça que emite CO2: o motor. Todo o resto fica como está, caso contrário as emissões de CO2 para produzir um novo carro podem superar as emissões que um carro já existente emitiria de CO2 mesmo na gasolina. Só que isso não interessa às montadoras. Isso é produto simples e de baixo valor. Para que vender um kit de 5mil dólares se podemos vender um carro por 50mil, 100mil?

    7. Se o governo não proibir, o razoável seria surgir um mercado paralelo para eletrificação de carros à combustão. Acredito mais nisso do que algo vindo de montadora. Isso manteria o acesso ao veiculo particular para boa parte da população como é hoje. É o cara que tem um Uninho, um Celtinha, uma Pampa para trabalhar etc. Se existerem somente as "naves espaciais elétricas", "super seguras", "conectadas" etc, boa parte da população terá sérias limitações em ter um veiculo proprio, o que eu acho horrivel. O bom é ter solução para todos. O ricão se quiser comprar o Tesla de 120mil dolares,ok. Mas quem não é rico que tenha a permissão para botar um motorzinho elétrico no Uninho, na velha Pampa e tocar a vida normalmente por ai. E quem curte um Opalão, que também tenha a chance de eletrificá-lo se quiser.

    Eletrificar um Opala ou qualquer carro antigo, apesar de todas as ineficiencias, me parece mais sustentável do que fabricar um carro elétrico novo e obrigar alguem a jogar seu Opala no lixo.

    Eu, como engenheiro eletronico, quando chegar a hora, preferiria converter um carro existente a comprar um elétrico moderninho. Seria uma diversão sem fim construir meu proprio inversor, dimensionar todo os controles, construir a instrumentação, observar o funcionamento etc, ainda que chegasse a um desempenho/eficiencia apenas razoável.
    Seria um prazer semelhante ao que os colegas fazem pondo injeção eletronica ou fazendo qualquer modificação nos Opalas.


    Awe! Finalmente alguém com pensamento crítico que não escreve apenas com o estômago! Sensacional!

    Vou tomar a liberdade de pontuar alguns detalhes, ok?

    1. Realmente. Um veículo elétrico é um produto muito simples, veja por exemplo os antigos trólebus, trens, os "carrinhos" de movimentação dentro das montadoras e etc. O que deixou um pouco mais complexo o processo, mas quase eliminou a manutenção, foi a substituição do motor CC pelo AC, mas infinitamente muito menos complexo que um motor a combustão.
    O detalhe é que hoje, assim como disse beeeem lá trás, é que não se vende mais produtos, e sim, se vendem "experiências". A experiência de ter a melhor foto (celular high end), a experiência de poder "dirigir um celular" topo de linha (um Tesla), a experiência da melhor imagem (TVs 8K) e assim por diante.
    Por isso que os elétricos hoje são tão "emperiquitados".
    Sobre essa do controle governamental sobre a população, eu não acredito. Acredito sim na coleta de informações da população por empresas, para que essas consigam lhe oferecer uma propaganda dedicada e fazer com que você consuma mais. Mas ai é uma discussão muuito filosófica e respeito seu modo de pensar. TMJ!

    2 e 3. Sim, o detalhe é que as grandes montadoras hoje precisam oferecer o modelo "GLS" com tudo que pode existir, para que o mercado seja fomentado. É importante que se gere interesse na elite e que essa elite passe a consumir o produto para que a grande massa possa ter a VONTADE de ter algo parecido, mas mais barato mais simples e com beeeeeeem menos recursos, e assim o mercado de veículos elétricos possa tomar forma.

    4. Perfeito, foi como disse: "... um Opala elétrico seria um carro modificado, que não teria a mesma autonomia e desempenho de um carro que nasceu elétrico, mas seria um carro MODIFICADO que atenderia muito bem ao que se destina, que seria a experiência de ter um clássico com tecnologia atual."
    Sobre ser "inconsertável" eu discordo no médio prazo. Se o fabricante não fornecer o acesso a preços condizentes, ele vai fomentar uma brecha de mercado (que já vem sendo explorada) de "destrave" de software de carro elétrico, assim com acontece nos video games.
    Claro que quem tem dinheiro para um Tesla não é o alvo desse mercado negro, mas se lançarem um subcompacto popular elétrico com esse tipo de restrição, não tenha dúvida que esse mercado aparecerá com força. Mas estamos muuuuuuuuuuito longe disso ainda.. rs

    5. Um Opala elétrico seria sensacional.. kkk... Pela terceira vez, EU TERIA UM FÁCIL! =) tmj!

    6. Fora o apelo ao público e a "propaganda verde" que todo e qualquer desenvolvedor/empresa terá ao "ajudar" o planeta "salvando" a vida de milhares de pessoas, flora, fauna e etc etc etc. É um mercado que só está esperando para explodir.
    E aqui discordo de você. Sim as montadoras estão interessadas sim em eletrificar carros antigos, a GM está bem empenhada nisso. Mas ainda é um nicho do nicho, ou seja, estamos bem no começo ainda. Precisamos que seja barateado ainda mais, mas já está acontecendo sim.


    7. Acredito que acontecerá a proibição de produção, não de uso, de veículos movidos a combustão, e isso vai andar em paralelo com a eletrificação e seu barateamento.
    Nenhum governo vai assumir esse peso de proibir carros a combustão de circular. De produzir novos sim.
    Como disse, esse mercado de eletrificação dos antigos e modernos, não vai acontecer pelas montadoras e sim por outras empresas. As montadoras vão fomentar esse mercado, mas o grosso mesmo quem vai fazer serão outras (que já existem, postei alguns links nos posts acima), especializadas em eletrificação e acredito sim, algumas, com suporte das montadoras.

    Tenho um amigo que tem uma startup de digitalização de superfícies. Já falei com ele que em breve esse mercado vai explodir.
    Inclusive um dos grandes cliente serão empresas de eletrificação e outras que vão precisar digitalizar cofres e estruturas de carros para que swaps sejam realizados, seja por motores à combustão modernos, seja por motores elétricos.

    Eletrificar um antigo será um trabalho sensacional.
    Eu não partiria para desenvolver um inversor meu, mas sim, por programá-lo.. rsrs..
    Ajustar o PID para ter conforto e desempenho, fazer os upgrades e etc.
    Bom saber que estamos no mesmo time..

    TMJ!
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 8:22:40

    chevy250 escreveu:
    fauzi escreveu:O uso massivo de carregadores de celular representa apenas 0,3% do consumo global de energia elétrica. Quanto será que representará o uso massivo de carregadores automotivos?

    Eu fiz uma conta grosseira há algum tempo (acho que foi no ano passado) BEM aproximada e cheguei num valor em torno de 43% a mais de potencia instalada que teríamos que ter no sistema elétrico - tomei como base o Brasil.

    Calculo grosseiro só para ter uma idéia mesmo. Podem criticar o cálculo à vontade.

    Considerei tudo na média, ou seja, sem previsão para picos de consumo, supondo que conseguiriamos ter um consumo constante de corrente elétrica. É até de um certo modo válido, pois os carros usariam muita energia à noite.
    Caso sejam considerados picos, basta acrescentar aos 43%.
    Uma previsão para pico de uns 30% elevaria para uma necessidade de uns 55% a mais de capacidade instalada de geração de energia. Isso é geração

    Pensando em transmissão e distribuição ai fica mais complicado o cálculo pois SP, RJ, BH e outros grandes centros concentrariam muito esse consumo. Cidades como SP em regiões densas seria pior ainda. Provavelmente teria que entrar com mais alta tensão na distribuição residencial etc.

    Mas para a geração média total, parti do consumo de petróleo diário no Brasil e uma eficiência energética de uns 30%.

    Segue a memória de calculo em termos de potência instalada:

    Consumo Brasil Petroleo (Barris/Dia) 3.100.000
    kWh/Barril (bruto) 1700
    kWh/Barril (util - 30%) 510
    Necessidade energia elétrica adicionar / dia (90% eficiencia) em kWh 1.756.666.667 (3.100.000*510/0,9)
    Potencia necessária considerando media nas 24h em kW 73.194.444
    Potencia necessária considerando media nas 24h em GW 73
    Total potencia instalada atualmente Brasil (GW) 170
    Incremento adicional para atender a frota 43% (73/170)


    Eu acredito em uma "Onda de eletrificação", nela seriam várias frentes, dentre elas:
    - Produção em massa de carros elétricos;
    - Empresas de eletrificação de carros a combustão;
    - E o fomento FORTE de energia solar (barateamento e aumento de desempenho)

    Hoje as células solares ainda possuem baixo desempenho, mas serão de grande ajuda na malha elétrica se grande parte da superfície "inútil" que temo hoje, fosse de geração.
    Utilizando essa geração inloco, não seriam necessários maiores investimentos em GTD.

    Gostaria de saber sua opinião sobre essa "Onda de eletrificação" @chevy250, o que acha?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 8:34:28

    Tentar entender os carros na base da "necessidade" ou "desnecessidade" é um esforço inútil.

    Há poucas coisas estritamente necessárias num automóvel: motor, rodas, carroceria, sistema de direção e freios. O resto é tudo "desnecessidade" de um ponto de vista tecnicamente estrito.

    Falando de coisas necessárias, um carro não precisaria de pintura, por exemplo. Bastaria uma carroceria de chapa galvanizada para não enferrujar e um carro andaria tão bem como um carro com pintura perolizada caríssima.

    Quando se fala em carro elétrico, algumas pessoas, talvez fascinadas por tecnologia e preocupadas com o "bem do planeta" começam a acreditar que vai haver uma eletrificação em massa dos carros atuais movidas a gasolina. Isso não vai acontecer!

    Os fabricantes de automóvel têm os pés no chão e sabem muito bem que eletrificar um carro antigo não é um passeio pela Disneylândia. Fazer um carro é 99% economia e 1% tecnologia. Eletrificar um carro antigo é tecnologicamente possível, mas economicamente inviável.

    Tecnologicamente falando, a propulsão baseada em motor elétrico é muito antiga. Os submarinos e torpedos já 2ª Guerra Mundial, 80 anos atrás, já eram movidos por eletricidade. No entanto, só agora a propulsão elétrica está começando a se tornar economicamente viável para uso em automóveis.

    Nada mais instrutivo do que alguns exemplos para entender como as transições tecnológicas acontecem na prática.

    Quando surgiu a TV colorida, nenhum fabricante propôs "colorizar" os televisores branco e preto. Sim, seria possível "aproveitar" a caixa, os alto-falantes, a fonte de alimentação do televisor antigo e "somente" acrescentar os novos circuitos e o tubo de imagem para cor. Tentar fazer esse tipo de adaptação ficaria mais caro que fazer um televisor novo.

    Outra transição interessante foi a substituição da gasolina por etanol. Essa adaptação foi uma moleza, certo?

    Completamente errado! Em princípio, fazer um carro movido a álcool consiste basicamente em mudar os giclês do carburador e aumentar a taxa de compressão do motor. Na prática, os desafios que precisaram ser vencidos eram enormes, como está narrado no livro "SUFOCO DE UM ITEANO PROÁLCOOL – UMA HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA", cujo autor é um engenheiro que trabalhou no desenvolvimento pioneiro de motores à alcool no Brasil:

    O desenvolvimento do motor a álcool não foi um mar de rosas...
    a aplicação do ETANOL em veículos, não foi fácil a eliminação dos muitos problemas que surgiram durante a operação dos mesmos...
    problemas homéricos, técnicos, funcionais e pessoais, que se não resolvidos, iriam desprestigiar o PROÁLCOOL...
    Os problemas técnicos eram muitos, mas o entusiasmo da equipe técnica era maior...


    http://www.aeita.com.br/wp-content/uploads/2016/10/SUFOCO-DE-UM-ITEANO.pdf



    O resultado desse trabalho foram os famosos fuscas da Telesp, que abriram o caminho para as montadores começassem a produzir motores a álcool no Brasil.
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Fusca-Telesp-1

    Só os leigos é que subestimam as dificuldades técnicas. Por isso, tantas matérias de jornalistas deslumbrados falando da eletrificação dos automóveis, como se fosse um questão de tirar um motor a gasolina e colocar um elétrica mais uma bateria. Ora, se até para substituir um motor de Opala de 4 cilindros por um motor de 6 cilindros é preciso modificar a suspensão, por que as pessoas acham que "eletrificar" um carro antigo é um passeio?

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 9:06:18

    Gerald escreveu:Tentar entender os carros na base da "necessidade" ou "desnecessidade" é um esforço inútil.

    Há poucas coisas estritamente necessárias num automóvel: motor, rodas, carroceria, sistema de direção e freios. O resto é tudo "desnecessidade" de um ponto de vista tecnicamente estrito.

    Falando de coisas necessárias, um carro não precisaria de pintura, por exemplo. Bastaria uma carroceria de chapa galvanizada para não enferrujar e um carro andaria tão bem como um carro com pintura perolizada caríssima.

    Quando se fala em carro elétrico, algumas pessoas, talvez fascinadas por tecnologia e preocupadas com o "bem do planeta" começam a acreditar que vai haver uma eletrificação em massa dos carros atuais movidas a gasolina. Isso não vai acontecer!

    Os fabricantes de automóvel têm os pés no chão e sabem muito bem que eletrificar um carro antigo não é um passeio pela Disneylândia. Fazer um carro é 99% economia e 1% tecnologia. Eletrificar um carro antigo é tecnologicamente possível, mas economicamente inviável.

    Tecnologicamente falando, a propulsão baseada em motor elétrico é muito antiga. Os submarinos e torpedos já 2ª Guerra Mundial, 80 anos atrás, já eram movidos por eletricidade. No entanto, só agora a propulsão elétrica está começando a se tornar economicamente viável para uso em automóveis.

    Nada mais instrutivo do que alguns exemplos para entender como as transições tecnológicas acontecem na prática.

    Quando surgiu a TV colorida, nenhum fabricante propôs "colorizar" os televisores branco e preto. Sim, seria possível "aproveitar" a caixa, os alto-falantes, a fonte de alimentação do televisor antigo e "somente" acrescentar os novos circuitos e o tubo de imagem para cor. Tentar fazer esse tipo de adaptação ficaria mais caro que fazer um televisor novo.

    Outra transição interessante foi a substituição da gasolina por etanol. Essa adaptação foi uma moleza, certo?

    Completamente errado! Em princípio, fazer um carro movido a álcool consiste basicamente em mudar os giclês do carburador e aumentar a taxa de compressão do motor. Na prática, os desafios que precisaram ser vencidos eram enormes, como está narrado no livro "SUFOCO DE UM ITEANO PROÁLCOOL – UMA HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA", cujo autor é um engenheiro que trabalhou no desenvolvimento pioneiro de motores à alcool no Brasil:

    O desenvolvimento do motor a álcool não foi um mar de rosas...
    a aplicação do ETANOL em veículos, não foi fácil a eliminação dos muitos problemas que surgiram durante a operação dos mesmos...
    problemas homéricos, técnicos, funcionais e pessoais, que se não resolvidos, iriam desprestigiar o PROÁLCOOL...
    Os problemas técnicos eram muitos, mas o entusiasmo da equipe técnica era maior...


    http://www.aeita.com.br/wp-content/uploads/2016/10/SUFOCO-DE-UM-ITEANO.pdf



    O resultado desse trabalho foram os famosos fuscas da Telesp, que abriram o caminho para as montadores começassem a produzir motores a álcool no Brasil.
    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Fusca-Telesp-1

    Só os leigos é que subestimam as dificuldades técnicas. Por isso, tantas matérias de jornalistas deslumbrados falando da eletrificação dos automóveis, como se fosse um questão de tirar um motor a gasolina e colocar um elétrica mais uma bateria. Ora, se até para substituir um motor de Opala de 4 cilindros por um motor de 6 cilindros é preciso modificar a suspensão, por que as pessoas acham que "eletrificar" um carro antigo é um passeio?


    Cara, não vou entrar no detalhe de que motors elétricos possuem fixações, montagens, estrutura, modo de controle praticamente padronizado, bem como inversores e baterias possuem conexões, lógicas de programação padronizadas, o que VIABLIZA e muito uma onda de eletrificação.

    Nunca dissemos em eletrificação total da frota a combustão e sim em uma onda. Disse outras vezes que teremos a opção e não obrigatoriedade.

    Não sei de onde você tirou e continua repetindo que é "inviável" eletrificar um carro a combustão.. Gostaria de entender como você chegou nessa conclusão de maneira tão precisa, já que esses exemplos que você deu sobre a câmera fotográfica, agora sobre a TV preto e branco, não são aplicáveis. Um carro é muito mais do que somente motor. Diferente de uma TV que tirando o CRT e fonte, não sobra quase nada. Nesse caso sim, uma "colorização" seria inviável.
    Outro exemplo errado e não aplicável e essa da transição dos motores a gasolina para álcool. Mudar a taxa de compressão de um motor é muito custoso seja por peças, seja pela MO, além de como dito por você mesmo alteração de giclagem e acerto e todos os problemas de corrosão que o álcool gera, e que os motores não estavam preparados. Isso sim era bastante inviável, mas olha, aconteceu.

    Agora trocar um motor e colocar outro no lugar, nos ja fazemos isso, agora, imagine um swap onde você tira 70% das coisas que um motor a combustão precisa.

    Sobre 4cil para 6cil, e a alteração da suspensão, eu te expliquei já motores elétricos são mais leves, e que seria "apenas" manter a mesma massa sobre o eixo dianteiro, utilizando as baterias. Nesse caso, nada se alteraria.

    Tudo que é novidade trás problemas que devem ser solucionados.
    Eletrificar um carro antigo não é um passeio, mas não é "difícil" nem mesmo inviável.

    Eu vou refazer sua frase: "Só os leigos é que subestimam as mudanças e a evolução, bem como e a capacidade de superar as dificuldades técnicas que aparecem".

    TMJ!

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 11:21:28

    mesmodooutro escreveu:
    Não sei de onde você tirou e continua repetindo que é "inviável" eletrificar um carro a combustão.. Gostaria de entender como você chegou nessa conclusão de maneira tão precisa

    É só fazer umas contas rápidas! Comece pela bateria de carro elétrico, que custa hoje de $6000 a $20000.

    Suponha agora que o sujeito tenha um Opala, ao qual pagou 30.000 reais, e queira converter para elétrico.

    Uma bateria de capacidade média e comprada no varejo iria custar, digamos $10000, mas além da bateria, o sujeito teria que comprar um motor elétrico de 100 hp, mais o sistema de controle e "otras cositas mas".

    Digamos que o preço da bateria e todas essas peças fosse $20000. Então teria que acrescentar o custo da mão de obra, que para retirar toda a mecânica do Opala e adaptar toda a tralha elétrica, não sairia por menos de uns 10.000 dólares.

    Total da brincadeira: $30.000, em moeda nacional, R$ 150.000.

    Como o dono de um Opala de 30.000 reais iria justificar um investimento de 150.000 para eletrificar o seu carro antigo?

    Mesmo que daqui a, digamos, 8 anos (2030), o preço da bateria e peças caiam para a metade, como o dono do Opala explicaria para a mulher um investimento de 75.000 reais num carro que vale 30.000?

    Uma palavra final para quem sonha em fazer modificações num carro antigo, vá a uma oficina de ar condicionado e peça para instalar um sistema completo no seu Opala (estou supondo que é um Opala sem ar condicionado). Você vai cair de costa ao ver o orçamento, isso se a oficina se propuser a fazer o serviço.

    Se introduzir uma arzinho gelado num Opala custa tanto, imagine converter um Opala em um carro elétrico!

    É melhor parar de sonhar!
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 11:46:21

    Você sabia quanto custa a substituição das baterias de um Tesla?

    RESPOSTA:
    Back in 2019, Elon Musk said that replacing battery modules only costs between $5,000 and $7,000. Each Tesla model uses between four and five battery modules per vehicle, meaning a complete replacement will set you back between $20,000 and $35,000.
    https://www.makeuseof.com/how-much-cost-replace-tesla-battery/#:~:text=Back%20in%202019%2C%20Elon%20Musk,back%20between%20%2420%2C000%20and%20%2435%2C000.

    Em resumo, entre 20 e 35 mil dólares. Convertendo para a (desgastada) moeda nacional, 100 a 175 mil reais!!!

    E tem gente sonhando em converter Opala para eletricidade... Rolling Eyes
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 12:32:43

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:
    Não sei de onde você tirou e continua repetindo que é "inviável" eletrificar um carro a combustão.. Gostaria de entender como você chegou nessa conclusão de maneira tão precisa

    É só fazer umas contas rápidas! Comece pela bateria de carro elétrico, que custa hoje de $6000 a $20000.

    Suponha agora que o sujeito tenha um Opala, ao qual  pagou 30.000 reais, e queira converter para elétrico.

    Uma bateria de capacidade média e comprada no varejo iria custar, digamos $10000, mas além da bateria, o sujeito teria que comprar um motor elétrico  de 100 hp, mais o sistema de controle e "otras cositas mas".

    Digamos que o preço da bateria e todas essas peças fosse $20000. Então teria que acrescentar o custo da mão de obra, que para  retirar toda a mecânica do Opala e adaptar toda a tralha elétrica, não sairia por menos de uns 10.000 dólares.

    Total da brincadeira: $30.000, em moeda nacional, R$ 150.000.

    Como o dono de um Opala de 30.000 reais iria justificar um investimento de 150.000 para eletrificar o seu carro antigo?

    Mesmo que daqui a, digamos, 8 anos (2030), o preço da bateria e peças caiam para a metade, como o dono do Opala explicaria para a mulher um investimento de 75.000 reais num carro que vale 30.000?

    Uma palavra final para quem sonha em fazer modificações num carro antigo, vá a uma oficina de ar condicionado e peça para instalar um sistema completo no seu Opala (estou supondo que é um Opala sem ar condicionado). Você vai cair de costa ao ver o orçamento, isso se a oficina se propuser a fazer o serviço.

    Se introduzir uma arzinho gelado num Opala custa tanto, imagine converter um Opala em um carro elétrico!

    É melhor parar de sonhar!

    Vamos lá.. Vamos "fazer contas rápidas" sem viés, topa?

    Chutando tudo para cima e com o valores de HOJE, fica muito caro mesmo né coleguinha..
    Sempre frisei aqui que precisamos que a tecnologia avance e o mercado seja fomentado para que os PREÇOS CAIAM e se torne mais acessível, e não que vai ser BARATÍSSIMO converter um carro para elétrico.
    Você não vai ver o Seu João, que tem um Chevette cortado para carregar ferramenta de obra, eletrificar seu Chevette..

    Agora, 10mil dólares de MO, caramba, na cotação de hoje, 50mil reais. Eu acho que podemos chutar para cima, mas nem tanto né...............

    Segue um exemplo REAL de um kit universal, COM CARREGADOR inclusive, que é vendido hoje pela EV Shop: https://evshop.fr/en/conversion-kits/293-8016-100v-88kw-ev-conversion-kit.html#/51-charger_power_options-tccharger_33kw_with_can_650euros/57-type_single_or_dual_shaft-single_shaft_motor_1125_keyed_drive_end_shaft_no_encoder_end_shaft/61-throttle_options-without/155-qty_of_tesla_model_s_85_battery_modules-5_vw_id3_34_kwh_6_250_euros

    Escolhendo o kit com 7 módulos, a preço atual (QUE ESTÁ CARO! CLARO! É NOVIDADE, LEMBRA?!), o preço é de 15mil euros, que daria, pela cotação atual 82mil reais, vamos colocar mais 3,3mil euros (para arredondar o final) de MO e peças (coxins, flanges, adaptações e etc). Total 100mil reais..
    Caro? Claro! Para o Brasileiro, com nossa moeda desvalorizada claro que é caro. Vale a pena fazer HOJE? CLARO QUE NÃO.

    Agora, vamos pensar no panorama de eletrificação em massa, onde esse preço, assim como você disse, caia pela metade, inclusive a MO, por que, com mais mais consumo, mais empresas, mais concorrência , menor preço, certo?

    Temos então 50mil reais, pela cotação atual. Como disse, com nossa moeda desvalorizada como está hoje, ainda fica salgado, mas nem tanto né.. Hoje o euro está 5,47, vamos pensar em Euro a 4,50? O preço já cairia para 41,200 reais. Já começa a ficar mais real não?
    Quanto custa um SWAP para 6cil hoje? uns 20, 25mil com motor "novo" (peças novas e retificado).. Eu colocaria mais 15k e andaria de elétrico.

    E não vamos esquecer que estamos em um período onde isso tudo é novidade e que estamos em uma terrível crise econômica mundial, graças a pandemia, e mais importante ainda, um crise de componentes somada a matéria prima inflacionada MUNDIALMENTE.
    Então, usar o panorama atual e chutar tudo para mais caro, meu amigo, você pode convencer no grito em uma mesa de bar, mas com quem está pautado na realidade, vai precisar de mais..

    Sobre adaptar o ar condicionado, novamente cara, panorama atual, MO escassa, MO desqualificada, inflação de 2 dígitos... HOJE fica caro mesmo..

    Agora vamos lá, se você é um purista, não gosta de tecnologia, simplesmente não quer, não gosta, acha que não é bom, EU respeito, agora, seria muito mais bonito se você PARASSE de joga areia no sonho dos outros...

    TMJ!


    Última edição por mesmodooutro em Seg 21 Mar - 12:56:32, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erros gramaticais.. ^^v)
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 12:47:59

    Gerald escreveu:Você sabia quanto custa a substituição das baterias de um Tesla?

    RESPOSTA:
    Back in 2019, Elon Musk said that replacing battery modules only costs between $5,000 and $7,000. Each Tesla model uses between four and five battery modules per vehicle, meaning a complete replacement will set you back between $20,000 and $35,000.
    https://www.makeuseof.com/how-much-cost-replace-tesla-battery/#:~:text=Back%20in%202019%2C%20Elon%20Musk,back%20between%20%2420%2C000%20and%20%2435%2C000.

    Em resumo, entre 20 e 35 mil dólares. Convertendo para a (desgastada) moeda nacional, 100 a 175 mil reais!!!

    E tem gente sonhando em converter Opala para eletricidade... Rolling Eyes

    Olha só, mais uma reportagem de um "pseudo-jornalista".. rsrs...
    Gerald escreveu:Não acreditem nessas reportagens enganosas escritas por pseudo-jornalistas totalmente ignorantes das coisas técnicas. Esse gente não sabe nem qual o sentido de aperto de um parafuso!

    Cara, entenda: Panorama atual + fator novidade, + mercado engatinhando + falta de concorrência + tecnologia avançando...
    Se você ler a reportagem inteira, eles mesmo dizem que reparos em outros locais além da fabricante, serão mais baratos, assim com foi, é e INFELIZMENTE será..
    E se você lesse toda reportagem, o Elon diz que suas baterias são projetadas para durar de 300 a 500mil milhas.. Cara... No mínimo 480mil km..
    Essa samambaia que você chama de Opala não deve rodar 25mil km por ano.. Vai demorar para ter que trocar essas baterias hein...kkkk

    Seu Opala não precisará ter uma bateria Tesla/GM genuína, poderá ter uma Cral, ACdelco ou Moura, quando eles começarem a produzir.. rs.. XD...
    Dificilmente você vai em CCS comprar uma peça genuína hoje, dado o preço que eles praticam, a não ser em casos específicos.. Por que você vem dar o exemplo mais crítico? Ha é.. Viés né.. entendi.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 13:22:01

    mesmodooutro escreveu:
    Gerald escreveu:Você sabia quanto custa a substituição das baterias de um Tesla?

    RESPOSTA:
    Back in 2019, Elon Musk said that replacing battery modules only costs between $5,000 and $7,000. Each Tesla model uses between four and five battery modules per vehicle, meaning a complete replacement will set you back between $20,000 and $35,000.
    https://www.makeuseof.com/how-much-cost-replace-tesla-battery/#:~:text=Back%20in%202019%2C%20Elon%20Musk,back%20between%20%2420%2C000%20and%20%2435%2C000.

    Em resumo, entre 20 e 35 mil dólares. Convertendo para a (desgastada) moeda nacional, 100 a 175 mil reais!!!

    E tem gente sonhando em converter Opala para eletricidade... Rolling Eyes

    Olha só, mais uma reportagem de um "pseudo-jornalista".. rsrs...

    O link acima apresenta os preços dados pela Tesla. Por que você está colocando em dúvida as informações do próprio CEO da Tesla, Elon Munsk?




    mesmodooutro escreveu:
    Cara, entenda: Panorama atual + fator novidade, + mercado engatinhando + falta de concorrência + tecnologia avançando...
    Se você ler a reportagem inteira, eles mesmo dizem que reparos em outros locais além da fabricante, serão mais baratos, assim com foi, é e INFELIZMENTE será..
    E se você lesse toda reportagem, o Elon diz que suas baterias são projetadas para durar de 300 a 500mil milhas.. Cara... No mínimo 480mil km..
    Essa samambaia que você chama de Opala não deve rodar 25mil km por ano.. Vai demorar para ter que trocar essas baterias hein...kkkk

    Seu Opala não precisará ter uma bateria Tesla/GM genuína, poderá ter uma Cral, ACdelco ou Moura, quando eles começarem a produzir.. rs.. XD...
    Dificilmente você vai em CCS comprar uma peça genuína hoje, dado o preço que eles praticam, a não ser em casos específicos.. Por que você vem dar o exemplo mais crítico? Ha é.. Viés né.. entendi.

    Pare de chutar, praticamente acabou o "fator novidade" dos carros elétricos. É uma indústria já quase madura. Os preços das baterias ainda vão cair um pouco, talvez uns 30% nos próximos anos, não mais que isso.

    Hoje uma bateria de carro elétrico custa da ordem de 135 dólares por kWh, e espera-se que caia a uns 100 dólares por kWh até 2030. Por isso, não espere uma queda espetacular de preço das baterias, nem a curto nem a médio prazo.

    Bateria ACDelco, Moura a preço de banana... isso é ridículo. Os preços das baterias vão tender a convergir, não importa a marca, porque o que determina o custo de uma bateria é a basicamente o preço matéria-prima, o lítio em particular.

    As baterias do Tesla são padrão, nada muito diferente das Mouras da vida... Pare de se imaginar que alguém vai conseguir fazer baterias muito mais baratas que as do Tesla. Aliás, acho que você nem sabe que a Tesla não fabrica bateria. O fornecedor da Tesla é a Panasonic, que deve vender para outros fabricantes de carros elétricos.

    Para um dono de Opala, não importa quanto dura uma bateria. O que mais vai "pegar" é o preço inicial da bateria, que vai inviabilizar qualquer conversão do Opala para eletricidade.

    Um ponto importante nos dados que forneci, mas que não chamei a atenção, é que os preços são nos EUA. Aqui, pelo "efeito Brasil", as baterias, motores elétricos, módulo de controle, etc, vão chegar pelo dobro do preço. Ou seja, o custo de 100 a 175 mil reais das baterias do Tesla sairia aqui pelo dobro desses valores, ou seja, de 200 a 350 mil reais.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 13:33:57

    Para quem está por fora dos preços de modificações em carro, sugiro dar uma olhada no video abaixo, onde o assunto é a instalação de um sistema de ar condicionado com compressor elétrico num Fusca:

    Pule direto para o ponto 19:00 para saber o custo da brincadeira.

    O preço de 8000 reais é de 2019. Hoje, o preço deve ser bem maior devido à alta do dólar.

    Se instalar um sistema de AC mequetrefe num Fusca custa 8000 reais, imagine converter um Opala para eletricidade. No mínimo, ficaria umas 20x mais!
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 13:43:00

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Olha só, mais uma reportagem de um "pseudo-jornalista".. rsrs...

    O link acima apresenta os preços dados pela Tesla. Por que você está colocando em dúvida as informações do próprio CEO da Tesla, Elon Munsk?




    mesmodooutro escreveu:
    Cara, entenda: Panorama atual + fator novidade, + mercado engatinhando + falta de concorrência + tecnologia avançando...
    Se você ler a reportagem inteira, eles mesmo dizem que reparos em outros locais além da fabricante, serão mais baratos, assim com foi, é e INFELIZMENTE será..
    E se você lesse toda reportagem, o Elon diz que suas baterias são projetadas para durar de 300 a 500mil milhas.. Cara... No mínimo 480mil km..
    Essa samambaia que você chama de Opala não deve rodar 25mil km por ano.. Vai demorar para ter que trocar essas baterias hein...kkkk

    Seu Opala não precisará ter uma bateria Tesla/GM genuína, poderá ter uma Cral, ACdelco ou Moura, quando eles começarem a produzir.. rs.. XD...
    Dificilmente você vai em CCS comprar uma peça genuína hoje, dado o preço que eles praticam, a não ser em casos específicos.. Por que você vem dar o exemplo mais crítico? Ha é.. Viés né.. entendi.

    Pare de chutar, praticamente acabou o "fator novidade" dos carros elétricos. É uma indústria já quase madura. Os preços das baterias ainda vão cair um pouco, talvez uns 30% nos próximos anos, não mais que isso.

    Hoje uma bateria de carro elétrico custa da ordem de 135 dólares por kWh, e espera-se que caia a uns 100 dólares por kWh até 2030. Por isso, não espere uma queda espetacular de preço das baterias, nem a curto nem a médio prazo.

    Bateria ACDelco, Moura a preço de banana... isso é ridículo. Os preços das baterias vão tender a convergir, não importa a marca, porque o que determina o custo de uma bateria é a basicamente o preço matéria-prima, o lítio em particular.

    As baterias do Tesla são padrão, nada muito diferente das Mouras da vida... Pare de se imaginar que alguém vai conseguir fazer baterias muito mais baratas que as do Tesla. Aliás, acho que você nem sabe que a Tesla não fabrica bateria. O fornecedor da Tesla é a Panasonic, que deve vender para outros fabricantes de carros elétricos.

    Para um dono de Opala, não importa quanto dura uma bateria. O que mais vai "pegar" é o preço inicial da bateria, que vai inviabilizar qualquer conversão do Opala para eletricidade.

    Um ponto importante nos dados que forneci, mas que não chamei a atenção, é que os preços são nos EUA. Aqui, pelo "efeito Brasil", as baterias, motores elétricos, módulo de controle, etc, vão chegar pelo dobro do preço. Ou seja, o custo de 100 a 175 mil reais das baterias do Tesla sairia aqui pelo dobro desses valores, ou seja, de 200 a 350 mil reais.

    Sim, foi o Elon que falou, mas leia a reportagem inteira, e não só o que te interessa..

    Acabou o fator novidade? kkkk Cara, quanto carros elétricos temos rodando? Que sejam hibrios... é uma mínima fração da frota..
    Quantas oficinas no BR tem MO para esses carros que estão rodando? Uma mínima fração...
    Quantas empresas estão fazendo a conversão? Até onde sei no BR, nenhuma..
    Quantas empresas estão desenvolvendo kits de eletrificação? Pouquíssimas..
    É novidade sim..


    Não disse que as baterias ficarão super baratas, e sim que o preço vai baixar.. E vai, é um fato.

    Sério que a Tesla não produz suas baterias? Ha vá! Sério mesmo? Talvez a Tesla deva seguir a mesma metodologia que TODAS montadoras usam de focar no projeto e design, e deixar que parceiros fabriquem suas peças baseadas nas necessidades que o projeto determina.. É talvez a Tesla deva seguir essa metodologia mesmo né..............................................

    Ué, mas você que veio com o preço de substituição, eu só comentei sobre o que você mesmo citou... Eu que te mostrei os valores de kit de conversão que já possuem as baterias e seus preços..

    Fator BR é um grande problema, mas assim novamente, nunca disse que será barato.. Mas mais acessível com certeza vai.

    Vamos aguardar os próximos anos.. Tomara que estejamos vivos e o forum ativo.. kkkk

    TMJ!


    Última edição por mesmodooutro em Seg 21 Mar - 13:50:26, editado 2 vez(es)
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 13:49:05

    Gerald escreveu:Para quem está por fora dos preços de modificações em carro, sugiro dar uma olhada no video abaixo, onde o assunto é a instalação de um sistema de ar condicionado com compressor elétrico num Fusca:

    Pule direto para o ponto 19:00 para saber o custo da brincadeira.

    O preço de 8000 reais é de 2019. Hoje, o preço deve ser bem maior devido à alta do dólar.

    Se instalar um sistema de AC mequetrefe num Fusca custa 8000 reais, imagine converter um Opala para eletricidade. No mínimo, ficaria umas 20x mais!

    Estávamos falando sobre nos ultimos meses... kkkkkkkkk
    Segue: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47688-ar-condicionado-eletrico-para-antigos-refrison



    Cara, novamente, mesmo nesse caso do kit de compressor elétrico da Refrison:

    Panorama atual (econômico e social) + fator novidade de compressor elétrico para A/C automotivo + mercado engatinhando em relação a compressores elétricos para A/C automotivo + falta de concorrência (principal!!!)...

    E novamente, não é barato, mas é acessível.


    Última edição por mesmodooutro em Seg 21 Mar - 13:55:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Panorama atual (econômico e social))
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 14:00:36

    mesmodooutro escreveu:
    Gerald escreveu:

    O link acima apresenta os preços dados pela Tesla. Por que você está colocando em dúvida as informações do próprio CEO da Tesla, Elon Munsk?






    Pare de chutar, praticamente acabou o "fator novidade" dos carros elétricos. É uma indústria já quase madura. Os preços das baterias ainda vão cair um pouco, talvez uns 30% nos próximos anos, não mais que isso.

    Hoje uma bateria de carro elétrico custa da ordem de 135 dólares por kWh, e espera-se que caia a uns 100 dólares por kWh até 2030. Por isso, não espere uma queda espetacular de preço das baterias, nem a curto nem a médio prazo.

    Bateria ACDelco, Moura a preço de banana... isso é ridículo. Os preços das baterias vão tender a convergir, não importa a marca, porque o que determina o custo de uma bateria é a basicamente o preço matéria-prima, o lítio em particular.

    As baterias do Tesla são padrão, nada muito diferente das Mouras da vida... Pare de se imaginar que alguém vai conseguir fazer baterias muito mais baratas que as do Tesla. Aliás, acho que você nem sabe que a Tesla não fabrica bateria. O fornecedor da Tesla é a Panasonic, que deve vender para outros fabricantes de carros elétricos.

    Para um dono de Opala, não importa quanto dura uma bateria. O que mais vai "pegar" é o preço inicial da bateria, que vai inviabilizar qualquer conversão do Opala para eletricidade.

    Um ponto importante nos dados que forneci, mas que não chamei a atenção, é que os preços são nos EUA. Aqui, pelo "efeito Brasil", as baterias, motores elétricos, módulo de controle, etc, vão chegar pelo dobro do preço. Ou seja, o custo de 100 a 175 mil reais das baterias do Tesla sairia aqui pelo dobro desses valores, ou seja, de 200 a 350 mil reais.


    Acabou o fator novidade? kkkk Cara, quanto carros elétricos temos rodando?


    Sério que a Tesla não produz suas baterias? Ha vá! Sério mesmo?

    Acho que você precisa se informar melhor. Em 2021 foram fabricados 6.5 milhões de carros elétricos no mundo (entenda EUA, Europa e Japão). Como base de comparação, no Brasil foram fabricados em 2021 pouco mais de 2 milhões de carros. Ou seja, foram fabricados 3x mais carros elétricos que toda a produção de carros convencionais no Brasil. Onde está o "fator novidade"?

    https://www.canalys.com/newsroom/global-electric-vehicle-market-2021#:~:text=In%20new%20research%20on%20the,plug%2Din%20hybrid%20passenger%20cars.





    Sobre as baterias dos carros da Tesla, essa reportagem da Reuters confirma o que falei:

    Panasonic is the sole maker of the more advanced Tesla battery, ensuring it remains a key supplier to the U.S. company, at least for its pricier models, even as the EV maker seeks out battery suppliers in China and elsewhere.

    https://www.reuters.com/technology/panasonic-invest-700-million-produce-new-batteries-evs-nikkei-2022-01-24/#:~:text=Panasonic%20is%20the%20sole%20maker,suppliers%20in%20China%20and%20elsewhere.
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por mesmodooutro Seg 21 Mar - 14:35:31

    Gerald escreveu:
    mesmodooutro escreveu:


    Acabou o fator novidade? kkkk Cara, quanto carros elétricos temos rodando?


    Sério que a Tesla não produz suas baterias? Ha vá! Sério mesmo?

    Acho que você precisa se informar melhor. Em 2021 foram fabricados 6.5 milhões de carros elétricos no mundo (entenda EUA, Europa e Japão). Como base de comparação, no Brasil foram fabricados em 2021 pouco mais de 2 milhões de carros. Ou seja, foram fabricados 3x mais carros elétricos que toda a produção de carros convencionais no Brasil. Onde está o "fator novidade"?

    https://www.canalys.com/newsroom/global-electric-vehicle-market-2021#:~:text=In%20new%20research%20on%20the,plug%2Din%20hybrid%20passenger%20cars.





    Sobre as baterias dos carros da Tesla, essa reportagem da Reuters confirma o que falei:

    Panasonic is the sole maker of the more advanced Tesla battery, ensuring it remains a key supplier to the U.S. company, at least for its pricier models, even as the EV maker seeks out battery suppliers in China and elsewhere.

    https://www.reuters.com/technology/panasonic-invest-700-million-produce-new-batteries-evs-nikkei-2022-01-24/#:~:text=Panasonic%20is%20the%20sole%20maker,suppliers%20in%20China%20and%20elsewhere.

    Eu até pensei em colocar entre parênteses o texto "Contém irônia", quando coloquei o "Ha vá! Sério mesmo?" sobre a Tesla não fabricar suas baterias, mas pensei que não fosse necessário.. Eu estava enganado.. rsrs..
    Eu sei que a Tesla não produz suas baterias coleguinha.. Ela segue a metodologia de toda montadora de focar em projeto e design dos seus carros e terceirar a produção de todas as outras peças..

    E você acha que 6 milhões em um ano, em todo mundo é muito? Cara, devemos ter passado dos 1.5Bi de carros circulando...O que são 6M perto de uma frota de 1.5Bi.. Se isso não é um nicho de novidade, eu não sei mais o que é..

    2021 o BR produziu 2.2M, mas a capacidade, se não engano é de 4.5M, ou seja, estamos com 50% de carga livre..
    Comparação ruim essa sua, na minha opinião, por que no BR carro zero é muito caro dado nosso poder aquisitivo e carga tributária..
    Eu vou procurar quanto foi a produção global de automóveis, para termos um comparativo melhor...

    Edit: 2019 a pandemia lascou tudo, mas achei um valor médio de 90 a 95M de veículos fabricados por ano no mundo..
    6M é por volta de 6.6%.. Muito pouco.. Nicho.. Novidade.. Segue o baile.

    Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/396090/producao-carros-pico-reducaoi/


    Última edição por mesmodooutro em Seg 21 Mar - 14:43:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Informação de produção global de veículos..)
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Gerald Seg 21 Mar - 14:44:22

    mesmodooutro escreveu:
    Eu sei que a Tesla não produz suas baterias coleguinha
    Desculpe, mas eu não sou seu "coleguinha".

    Conteúdo patrocinado


    Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete - Página 2 Empty Re: Gasolina a 10 paus - Vamos andar de patinete

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 7 maio - 15:06:27