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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por EDUARDO NACARELLI Qua 31 Ago - 21:04:40

    Pessoal, sou novo por aqui e espero que alguém possa me ajudar, segue abaixo a novela que estou participando:

    Meu carro (diplomata 92 6cc mecânico) estava funcionando perfeitamente até a semana passada, até que fui buscar minha esposa no trabalho e no retorno para casa notei que a temperatura passou do meio (isso nunca acontece no meu carro), fiquei de olho e segui o caminho, chegando em casa a temperatura estava bem acima do meio, fui desligando e ligando o carro até conseguir chegar em casa(já estava proximo).

    Ao chegar em casa notei que a ventoinha não estava acionando, então fiz o jump nos dois fios da cebolinha do radiador e nada aconteceu, ouço armar o relê mas não chega tensão no plug da ventoínha. pra ser exato chega 0,54v.

    Troquei o mini rele, não resolveu, troquei o rele de advertência de alta temperatura e não resolveu, verifiquei a tensão na cebolinha e chega os 12v.

    Já não sei mais o que fazer, não querendo me gabar, mas meu carro tem 70mil km, parte elétrica TODINHA original, até afastei caixa de fusíveis para verificar algum fio rompido mas acreditem, a parte elétrica é impecável.

    já não sei mais o que fazer, se alguém passou por isso me ajude!!

    Obrigado e desculpa o textão.
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Qua 31 Ago - 21:41:01

    Você precisa seguir a tensão desde a bateria até o motor do ventilador para descobrir onde está a interrupção do circuito. Você pode se basear no diagrama elétrico do Opala 88 a 90 que, creio, se aplica ao seu carro também.

    Basicamente, você precisará desses dois diagramas abaixo:
    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) 310

    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) 710

    O motor do ventilador está representado por M4. O caminho da corrente até o motor M4 começa na bateria, passa pela chave de ignição S1 (terminais B3 e T3), sai pela linha I3, passa pelo fusil F19 de 30A, passa pelos contactos 30 e 87 do relê K4 e chega no motor da ventilador M4.

    Com um voltímetro você vai seguindo a tensão. Sugiro fazer no sentido inverso, isto é você começa no motor do ventilador e vai voltando até chegar à bateria. Logo você vai encontrar o ponto interrompido.

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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por EDUARDO NACARELLI Qui 1 Set - 21:59:39

    Gerald, obrigado pela explicação.

    Vou fazer os testes necessários e atualizo você, hoje comecei fazer os testes de continuidade do fio e da ventoínha até dentro do carro está ok, agora falta fazer o caminho da caixa de fusíveis/relês.
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Müller Qui 1 Set - 22:38:43

    Sendo 91/92, tem ventoinha auxiliar na frente do condensador?

    O ar condicionado funciona? Se sim, acione-o e veja se a ventoinha arma. Com o ar ligado, a ventoinha funciona independente da temperatura do motor, pra arrefecer o condensador. Se não funciona por "falta de gás", faça um "jump" no interruptor de pressão (fica no duto de alumínio, entre o evaporador e o condensador) e veja se funciona.

    Já cogitou a hipótese do motor da ventoinha ter dado defeito?


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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Sex 2 Set - 7:36:33

    Müller escreveu:Já cogitou a hipótese do motor da ventoinha ter dado defeito?

    Note que a tensão medida sobre o motor da ventoinha foi de 0.54V, daí a conclusão lógica é que se o motor da ventoinha estiver com defeito, só pode ser um curto-circuito, já que se o motor estivesse "aberto", a tensão medida seria de 12V. Todavia, se o motor estivesse em curto, o fusível teria queimado e a tensão medida nos terminais do motor seria 0V.

    Tudo indica, portanto, que o motor da ventoinha está OK e que a causa do problema é uma resistência elevada no circuito, causada por defeito no relê ou na chave de ignição (contactos sujos ou queimados), ou mau contacto nos conectores do relê, fusível e chave de ignição. Possíveis emendas dos fios também devem ser examinadas.
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Ivo Filho Sex 2 Set - 8:30:16

    vou dar um palpite meio besta.....o aterramento do motor da ventoinha é o mesmo aterramento do farol lado direito.....muito comum soltar ou oxidar esse terra pois ele é muito solicitado quando farol e ventoinha estao ligados.....de uma olhada se nao ta isolado, oxidado ou simplesmente solta a porca que fixa do farol.....


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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Sex 2 Set - 8:48:35

    Ivo, se houvesse mau contacto no aterramento do motor da ventoinha, a tensão subiria para 12V. Entretanto, a tensão medida foi de 0.54V, o que exclui a hipótese de falha no aterramento.
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por adpachec Sex 2 Set - 9:34:26

    EDUARDO NACARELLI escreveu:Pessoal, sou novo por aqui e espero que alguém possa me ajudar, segue abaixo a novela que estou participando:

    Meu carro (diplomata 92 6cc mecânico) estava funcionando perfeitamente até a semana passada, até que fui buscar minha esposa no trabalho e no retorno para casa notei que a temperatura passou do meio (isso nunca acontece no meu carro), fiquei de olho e segui o caminho, chegando em casa a temperatura estava bem acima do meio, fui desligando e ligando o carro até conseguir chegar em casa(já estava proximo).

    Ao chegar em casa notei que a ventoinha não estava acionando, então fiz o jump nos dois fios da cebolinha do radiador e nada aconteceu, ouço armar o relê mas não chega tensão no plug da ventoínha. pra ser exato chega 0,54v.

    Troquei o mini rele, não resolveu, troquei o rele de advertência de alta temperatura e não resolveu, verifiquei a tensão na cebolinha e chega os 12v.

    Já não sei mais o que fazer, não querendo me gabar, mas meu carro tem 70mil km, parte elétrica TODINHA original, até afastei caixa de fusíveis para verificar algum fio rompido mas acreditem, a parte elétrica é impecável.

    já não sei mais o que fazer, se alguém passou por isso me ajude!!

    Obrigado e desculpa o textão.


    Olá.

    Você fez de tudo....... menos pegar um cabo de chupeta e ligar 12 volts direto na ventoinha devidamente desconectada de sua fiação.

    Provavelmente ela se estragou.

    Ou a fiação do plug com 0,54 volts.
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Sex 2 Set - 9:57:56

    EDUARDO NACARELLI escreveu:Pessoal, sou novo por aqui e espero que alguém possa me ajudar, segue abaixo a novela que estou participando:

    Meu carro (diplomata 92 6cc mecânico) estava funcionando perfeitamente até a semana passada, até que fui buscar minha esposa no trabalho e no retorno para casa notei que a temperatura passou do meio (isso nunca acontece no meu carro), fiquei de olho e segui o caminho, chegando em casa a temperatura estava bem acima do meio, fui desligando e ligando o carro até conseguir chegar em casa(já estava proximo).

    Ao chegar em casa notei que a ventoinha não estava acionando, então fiz o jump nos dois fios da cebolinha do radiador e nada aconteceu, ouço armar o relê mas não chega tensão no plug da ventoínha. pra ser exato chega 0,54v.

    Troquei o mini rele, não resolveu, troquei o rele de advertência de alta temperatura e não resolveu, verifiquei a tensão na cebolinha e chega os 12v.

    Já não sei mais o que fazer, não querendo me gabar, mas meu carro tem 70mil km, parte elétrica TODINHA original, até afastei caixa de fusíveis para verificar algum fio rompido mas acreditem, a parte elétrica é impecável.

    já não sei mais o que fazer, se alguém passou por isso me ajude!!

    Obrigado e desculpa o textão.

    Tem alguns tópicos sobre o assunto no fórum:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46316-ventoinha-com-defeito-opala-89-6cc?highlight=ventoinha+n%C3%A3o+aciona

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43332-ventoinha-do-radiador-nao-liga?highlight=ventoinha+n%C3%A3o+aciona

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38639-ventoinha-nao-esta-acionando?highlight=ventoinha+n%C3%A3o+aciona

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t31590-ventoinha-eletrica-nao-aciona-e-o-motor-esquenta?highlight=ventoinha+n%C3%A3o+aciona

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t23673-a-ventoinha-eletrica-parou-transito-travado-esquentando?highlight=ventoinha+n%C3%A3o+aciona


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    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Coupe 76 Dom 4 Set - 7:13:46

    adpachec escreveu:
    EDUARDO NACARELLI escreveu:Pessoal, sou novo por aqui e espero que alguém possa me ajudar, segue abaixo a novela que estou participando:

    Meu carro (diplomata 92 6cc mecânico) estava funcionando perfeitamente até a semana passada, até que fui buscar minha esposa no trabalho e no retorno para casa notei que a temperatura passou do meio (isso nunca acontece no meu carro), fiquei de olho e segui o caminho, chegando em casa a temperatura estava bem acima do meio, fui desligando e ligando o carro até conseguir chegar em casa(já estava proximo).

    Ao chegar em casa notei que a ventoinha não estava acionando, então fiz o jump nos dois fios da cebolinha do radiador e nada aconteceu, ouço armar o relê mas não chega tensão no plug da ventoínha. pra ser exato chega 0,54v.

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    Já não sei mais o que fazer, não querendo me gabar, mas meu carro tem 70mil km, parte elétrica TODINHA original, até afastei caixa de fusíveis para verificar algum fio rompido mas acreditem, a parte elétrica é impecável.

    já não sei mais o que fazer, se alguém passou por isso me ajude!!

    Obrigado e desculpa o textão.


    Olá.

    Você fez de tudo....... menos pegar um cabo de chupeta e ligar 12 volts direto na ventoinha devidamente desconectada de sua fiação.

    Provavelmente ela se estragou.

    Ou a fiação do plug com 0,54 volts.


    Exato!!! Pegue dois fios e faça uma ligação direta da bateria para a ventoinha...sem mais nada ligado... se ela não funcionar pode tirar e levar para um autoeletrico arrumar ou trocar o motor!!! A minha fez exatamente isso a uns 3 meses quando estava quase chegando em Interlagos para ver a OldStock!!!
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por EDUARDO NACARELLI Dom 4 Set - 21:42:49

    Pessoal, atualizando aqui:

    Tudo que foi falado acima eu já tinha feito, testado a ventoinha ligada direto na bateria principalmente.

    Ontem com mais calma eu deitei por baixo do painel e comecei a observar a fiação e constatei o seguinte problema:

    Um fio do chicote principal carro que passa por trás dos pedais de freio e embreagem em algum momento ficou "roçando" no cabo da embreagem, o que descasou uma parte dele e estava fechando curto, além da ventoínha que não funcionava, o temporizador dos faróis e luz interna também não, após isolar esse fio tudo voltou a funcionar.

    Terminei agora (dom 22h) e não quis sair com o carro pra testar de fato, mas na garagem deixei ligado e a ventoinha acionou e desligou corretamente.

    Vou postar a foto abaixo por que acredito que isso seja um problema crônico, já que esse carro nunca foi desmontado, a menos que alguém tenha colocado em algum momento o cabo da embreagem de forma errada.

    Se eu não postar mais nada considerem resolvido.

    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Whatsa10


    Agradeço a ajuda de todos.

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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Seg 5 Set - 20:56:17

    EDUARDO NACARELLI escreveu:
    Um fio do chicote principal carro que passa por trás dos pedais de freio e embreagem em algum momento ficou "roçando" no cabo da embreagem, o que descasou uma parte dele e estava fechando curto, além da ventoínha que não funcionava, o temporizador dos faróis e luz interna também não, após isolar esse fio tudo voltou a funcionar.

    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Whatsa10.

    É muito estranho que esse curto-circuito não tenha levado à queima de nenhum fusível...

    Tão importante quanto resolver um problema, é entender o que aconteceu...

    TODAS as linhas de alimentação do Opala são protegidas por fusível. A única exceção é a ligação da bateria para o motor de partida, onde não vai fusível porque o fio é muito grosso e se houver um curto-circuito, a própria bateria limita a corrente.

    .

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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por acezario Ter 6 Set - 16:37:43

    Gerald escreveu:É muito estranho que esse curto-circuito não tenha levado à queima de nenhum fusível...

    Tão importante quanto resolver um problema, é entender o que aconteceu...

    TODAS as linhas de alimentação do Opala são protegidas por fusível. A única exceção é a ligação da bateria para o motor de partida, onde não vai fusível porque o fio é muito grosso e se houver um curto-circuito, a própria bateria limita a corrente.

    Muito bom este questionamento Gerald!

    Mas tem pontos a considerar derivados a "idade" da instalação.

    1) O Fusível F19, exclusivo para a ventoinha é de 30A! Shocked

    2) Considere que a queda de tensão do cabo-fusível e todas as conexões com a chave comutadora, dentro da chave comutadora, conexões com o fusível, rele K4... todas com impedâncias consideráveis pela idade da instalação - oxidação natural - tudo isso diminui muito a corrente de curto, e não "sensibiliza" o fusível!

    3) O Curto com a massa esquentou um pouco o fio (veja pela foto que ficou um pouco "pretejado" pela temperatura) .... mas não foi um curto franco (de baixa impedância)

    4) Ventoinha só liga com a ignição e cebolinha.... ou seja, o alternador mantém o resto do carro funcionado, sem descarga da bateria....

    Enfim, só para reavaliarmos quando dissemos que a instalação elétrica está “nova”, ... não é bem assim, ela degrada naturalmente com o tempo... e um dos sintomas é justamente este, o circuito de proteção não atua como devia! Se passar uma câmera térmica, vai parecer uma árvore de natal!

    Saudações Aeronáuticas... quis dizer, Opaleiras!
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Qui 8 Set - 18:15:09

    acezario escreveu:Mas tem pontos a considerar derivados a "idade" da instalação.

    ...................

    ... todas com impedâncias consideráveis pela idade da instalação - oxidação natural - tudo isso diminui muito a corrente de curto, e não "sensibiliza" o fusível!

    ...................

    Enfim, só para reavaliarmos quando dissemos que a instalação elétrica está “nova”, ... não é bem assim, ela degrada naturalmente com o tempo...

    Saudações Aeronáuticas... quis dizer, Opaleiras!

    acezario, você levantou alguns pontos interessantes relacionados com a idade do sistema elétrico do carro. Já vi muita gente aqui dizendo, por exemplo, que a capacidade de carga do alternador de Opala decai com a idade. Muita gente imagina que componentes elétricos vão se desgastando com o uso, como acontece com motor do carro que vai perdendo a compressão e enfraquecendo com o uso.

    Sim, componentes elétricos podem dar defeito, muitas vezes catastróficos, mas, com algumas poucas exceções, o desempenho da maioria dos componentes elétrico não muda com o tempo. Por exemplo, um fio de cobre não "gasta", é praticamente eterno, desde que não sofra corrosão em ambiente particularmente hostil. Um alternador com 30 anos, se as escovas e o coletor não estiverem totalmente desgastados, vai conseguir gerar a mesma corrente que gerava quando saiu da fábrica.

    Há alguns poucos componentes elétricos de um Opala que sofrem desgaste: as lâmpadas (o filamento de tungstênio vai evaporando como o uso), as escovas dos motores e do alternados e os contactos móveis das chaves e dos relês. Entretanto, enquanto não chegam ao final da vida, o desempenho elétrico desses componentes é o mesmo de quando novos.

    As conexões elétricas fixas de um carro são construídas de tal forma a NÃO dar defeito (mau contacto) durante toda a vida do carro! Infelizmente, porém, muita gente que tem o hábito de lavar o motor do carro, o que acaba molhando toda a instalação elétrica. A água acaba penetrando nos soquetes e terminais elétricos, provocando corrosão e consequente mau-contacto. Em conexões de alta corrente, um mau contacto gera uma reação em cadeia: o mau-contacto gera calor, o que aumenta a corrosão e a resistência, levando finalmente à "queima" da conexão.

    -------------
    Saudações Aeronáuticas... quis dizer, Opaleiras! Explique isso melhor! Very Happy

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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por opala4cc Sex 9 Set - 5:33:52

    EDUARDO NACARELLI escreveu:Pessoal, atualizando aqui:

    Tudo que foi falado acima eu já tinha feito, testado a ventoinha ligada direto na bateria principalmente.

    Ontem com mais calma eu deitei por baixo do painel e comecei a observar a fiação e constatei o seguinte problema:

    Um fio do chicote principal carro que passa por trás dos pedais de freio e embreagem em algum momento ficou "roçando" no cabo da embreagem, o que descasou uma parte dele e estava fechando curto, além da ventoínha que não funcionava, o temporizador dos faróis e luz interna também não, após isolar esse fio tudo voltou a funcionar.

    Terminei agora (dom 22h) e não quis sair com o carro pra testar de fato, mas na garagem deixei ligado e a ventoinha acionou e desligou corretamente.

    Vou postar a foto abaixo por que acredito que isso seja um problema crônico, já que esse carro nunca foi desmontado, a menos que alguém tenha colocado em algum momento o cabo da embreagem de forma errada.

    Se eu não postar mais nada considerem resolvido.

    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Whatsa10


    Agradeço a ajuda de todos.

    Na minha opinião, isso aí ocorreu porque alguém mexeu aí embaixo em algum momento e rebentou alguma presilha que organizava/fixava a fiação ou removeu uma fita isolante que tinha essa função. Assim, o fio ficou pendurado e encostando em peças móveis debaixo do painel.
    Isso acontece muito até hoje e em carros atuais. O relaxamento no trato com presilhas e grampos da fiação da elétrica dos carros é crônico por parte dos mecânicos e auto-elétricos aqui no Brasil.
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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por acezario Seg 12 Set - 9:37:18

    Gerald escreveu:
    Por exemplo, um fio de cobre não "gasta", é praticamente eterno, desde que não sofra corrosão em ambiente particularmente hostil....

    As conexões elétricas fixas de um carro são construídas de tal forma a NÃO dar defeito (mau contacto) durante toda a vida do carro! Infelizmente, ...

    Perfeito!

    A instalação elétrica envelhece por conta do incremento da "resistência" provocada pelo desgaste das conexões elétricas móveis e fixas.

    Via de regra, 40 anos de operação debaixo do tabelier de opala, onde é quente e úmido 🤔é um ambiente bem hostil sim!

    Sabe como é que é, dia de chuva, entra com o pé molhado, depois lava, o gás carbônico da poluição, ... depois embaça os vidros coma namorada... estas coisas....😄

    Estas variáveis contribuíram para o fusível (que é de 30A pelo manual) não ter queimado – é disso que estamos falando!

    É claro que na instalação do opala do Eduardo havia um desgaste do isolante que estava dando um curto-circuito, por isso que a ventoinha não ligava.

    A gente sempre escuta que a luz do carro está fraquinha por causa do alternador/bateria... MENTIRA.... dá trabalho pesquisar e identificar onde está a queda de tesão sem as ferramentas adequadas, mas podemos afirmar que estará em alguma conexão!

    Outra questão que envelhece a instalação elétrica é a degradação do material isolante – o plástico do fio – ou fica rígido e quebradiço, ou fica pastoso, ou fica esfarelando... - já vi de tudo -, expondo o condutor ao se tornar bais susceptível ao desgaste mecânico.

    Esse é um assunto bem longo e complexo – já virou textão 😄, não vou nem entrar no problema da impedância por corrosão galvânica..., mas a moral da história é – as instalações elétricas envelhecem! Lógico que um bom plano de manutenção pode retardar este envelhecimento!

    A título de curiosidade, esta é uma foto térmica das duas caixas de fusível de quando eu estava pesquisando aquele aquecimento na coluna de direção ((link))

    Este que vocês estão vendo brilhando a 40ºC é o fusível de farol alto e suas conexões e, na parte superior da foto, está o comutador de farol. Grosso modo, onde está mais quente é provavelmente uma falha de conexão...

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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Seg 12 Set - 10:28:29

    Legal essa foto térmica hein scratch
    Cara, se tem uma parte da fiação que eu percebi que esquenta pra caramba é embaixo da coluna de direção...saiam pra dar um rolê e depois experimentem colocar a mão naquela fiação pra ver...


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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por opala4cc Seg 12 Set - 11:48:06

    Rubão6cc escreveu:Legal essa foto térmica hein scratch
    Cara, se tem uma parte da fiação que eu percebi que esquenta pra caramba é embaixo da coluna de direção...saiam pra dar um rolê e depois experimentem colocar a mão naquela fiação pra ver...

    Se você quiser, tem que comprar um pirômetro com display gráfico para leitura de distribuição de temperatura. Mas não é aqueles pirômetros baratinhos que só dão a temperatura em números... affraid
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    Mensagem por Gerald Seg 12 Set - 16:00:03

    Rubão6cc escreveu:Cara, se tem uma parte da fiação que eu percebi que esquenta pra caramba é embaixo da coluna de direção...saiam pra dar um rolê e depois experimentem colocar a mão naquela fiação pra ver...

    Não deveria esquentar! Provavelmente foi "pendurado" um monte de carga extra na instalação original, levando a uma sobrecarga da fiação.
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 12 Set - 16:14:46

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Cara, se tem uma parte da fiação que eu percebi que esquenta pra caramba é embaixo da coluna de direção...saiam pra dar um rolê e depois experimentem colocar a mão naquela fiação pra ver...

    Não deveria esquentar! Provavelmente foi "pendurado" um monte de carga extra na instalação original, levando a uma sobrecarga da fiação.

    Eu não entendo muito mas eu sei que tem uma coisa errada. O positivo da bomba elétrica está ligado direto na bobina. É uma coisa que estou pra corrigir em breve, colocando um rele.


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    VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) Empty Re: VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Seg 12 Set - 16:39:42

    Rubão6cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Não deveria esquentar! Provavelmente foi "pendurado" um monte de carga extra na instalação original, levando a uma sobrecarga da fiação.

    Eu não entendo muito mas eu sei que tem uma coisa errada. O positivo da bomba elétrica está ligado direto na bobina. É uma coisa que estou pra corrigir em breve, colocando um rele.

    Numa instalação original, a bobina de ignição não está ligada diretamente à bateria.

    Tem vários agravantes na ligação da bomba elétrica diretamente ao terminal + da bobina:
    1. a ligação passa passa pela chave de ignição
    2. o fio entre a chave de ignição e a bobina é relativamente fino, 1.5mm2
    3. existe um resistor ballast de 0.8 ohm em série


    A idéia de usar um relê é boa, mas a corrente para a bomba elétrica deve vir diretamente da bateria, usando um fusível m série.

    opala4cc e Rubão6cc gostam desta mensagem

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    Mensagem por Gerald Ter 13 Set - 9:30:01

    acezario escreveu:
    A título de curiosidade, esta é uma foto térmica das duas caixas de fusível de quando eu estava pesquisando aquele aquecimento na coluna de direção ((link))

    Este que vocês estão vendo brilhando a 40ºC é o fusível de farol alto e suas conexões e, na parte superior da foto, está o comutador de farol. Grosso modo, onde está mais quente é provavelmente uma falha de conexão...

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    Que "chique" ter uma câmara térmica!  OKK
    É um instrumento muito útil, que felizmente está ficando cada mais acessível.

    Um detalhe interessante é que um fusível trabalha quente quando a corrente está próxima do valor nominal. O fio usado em fusível em geral é uma liga que se funde a uma temperatura entre 200 e 300 ºC. Isso significa que o fio do fusível estará numa temperatura relativamente alta se a corrente for, digamos, maior que a metade da nominal.

    Este artigo sobre características de fusíveis automotivos é bastante interessante:
    https://www.pecj.co.jp/en/fuse/outline/p3.html

    Um dado interessante é a durabilidade do fusível em função da sobrecorrente. Por exemplo, se a corrente for 110% da nominal, o fusível deverá durar 100 horas ou mais, mas se a corrente for 200% da nominal, a vida do fusível estará entre 0.15 e 5 segundos, dependendo do tipo de fusível.

    Abraços
    EDUARDO NACARELLI
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    Mensagem por EDUARDO NACARELLI Sex 16 Set - 10:54:05

    É pessoal.. voltamos por aqui kkk

    Até ontem o carro estava normal, perfeito.

    Sai com ele à noite e peguei um trânsito razoável, e a ventoínha voltou a falhar..

    Depois de todas as coisas que eu vi, descobri que o temporizador do farol alto faz parte do mesmo circuito.

    Dessa vez quando vi que a temperatura passou da metade notei que o temporizador do farol alto também não estava funcionando, mas depois de umas 3 lampejadas o farol alto voltou a funcionar e a ventoínha também. e até agora esta funcionando. (tanto farol alto como ventoínha)

    Voltamos a estaca zero? alguma dica?
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 16 Set - 12:12:21

    Chama uma benzedera lol!


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    Mensagem por Gerald Sex 16 Set - 12:48:08

    EDUARDO NACARELLI escreveu:É pessoal.. voltamos por aqui kkk

    Até ontem o carro estava normal, perfeito.

    Sai com ele à noite e peguei um trânsito razoável,  e a ventoínha voltou a falhar..

    Depois de todas as coisas que eu vi, descobri que o temporizador do farol alto faz parte do mesmo circuito.

    Dessa vez quando vi que a temperatura passou da metade notei que o temporizador do farol alto também não estava funcionando, mas depois de umas 3 lampejadas o farol alto voltou a funcionar e a ventoínha também. e até agora esta funcionando. (tanto farol alto como ventoínha)

    Voltamos a estaca zero? alguma dica?

    Deve ter dado algum defeito, de algum tipo, em algum lugar... Laughing
    E o tal do curto no fio descascado?  Rolling Eyes

    Parece que você não estudou os esquemas elétricos que lhe passei. Para achar defeitos em sistemas elétricos, tem que usar a cabeça! Ficar procurando às cegas é perda de tempo!  VENTOÍNHA NÃO ACIONA 91/92 (RESOLVIDO) 787251

    Se quer mesmo achar o problema, faça o seguinte:

    Com um multímetro, meça as tensões nos seguintes pontos:
    1. terminais da ventoinha
    2. terminais do relê K4
    3. terminais do fusível F19
    4. terminais B2 e A da chave de ignição

    Primeiro, localize os pontos a serem medidos. Comece fazendo as medições enquanto o carro ainda está normal. Quando o carro apresentar defeito, meça novamente, anote as tensões e volte aqui.
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    Mensagem por opala4cc Sex 16 Set - 15:55:38

    Acho que já disseram aqui: tem um aterramento ali na frente, com terminal tipo olhal, que aterra na massa usando o parafuso do farol. Por desencargo de consciência, solta a porquinha, libera o terminal tipo olhal e inspecione se o latão está muito escuro. Inspecione também a carroceria bem no ponto onde o olhal é aparafusado com o farol em busca de ferrugem, mesmo que mínima.
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    Mensagem por Gerald Sex 16 Set - 19:13:26

    opala4cc escreveu:Acho que já disseram aqui: tem um aterramento ali na frente, com terminal tipo olhal, que aterra na massa usando o parafuso do farol. Por desencargo de consciência, solta a porquinha, libera o terminal tipo olhal e inspecione se o latão está muito escuro. Inspecione também a carroceria bem no ponto onde o olhal é aparafusado com o farol em busca de ferrugem, mesmo que mínima.

    Na mensagem nº 7, explico justamente que a causa do problema deve ser outra.

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