Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Comutador de ignição  EmptyHoje à(s) 14:21:27 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Comutador de ignição  EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Comutador de ignição  EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Comutador de ignição  EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Comutador de ignição  EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Comutador de ignição  EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Comutador de ignição  EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Comutador de ignição  EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Comutador de ignição  EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

125 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 124 visitantes :: 1 motor de busca

Goettens


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
BANDIT (13573)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
Xann (10394)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
j ricardo (9376)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Comutador de ignição  Bar_leftComutador de ignição  BarComutador de ignição  Bar_right 

5 participantes

    Comutador de ignição

    Matheus Nascimento
    Matheus Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Goiânia/GO
    Data de inscrição : 02/07/2022

    Comutador de ignição  Empty Comutador de ignição

    Mensagem por Matheus Nascimento Qua 22 Fev - 8:28:54

    Pessoal, olha que coisa esquisita, estava finalizando minha caravan depois de ter trocado a placa do painel, aí coloquei no carro, fiz as ligações e fui testar. Pra começar o painel não acendeu absolutamente nada, só uma luz do óleo que ficava acesa direta, e depois o motor começou a apagar simplesmente quando dava seta pra direita ou pra esquerda, e quando apaga na seta, ele sofria um apagão que só voltava o carro quando quisesse (e a bateria estava carregada)
    Aí fui olhar o comutador pra ver se tinha alguma coisa a ver, e o pino do motor de partida estava derretido e o do positivo pós chave também, aí que eu não entendi nada
    Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por adpachec Qua 22 Fev - 8:41:13

    Matheus Nascimento escreveu:Pessoal, olha que coisa esquisita, estava finalizando minha caravan depois de ter trocado a placa do painel, aí coloquei no carro, fiz as ligações e fui testar. Pra começar o painel não acendeu absolutamente nada, só uma luz do óleo que ficava acesa direta, e depois o motor começou a apagar simplesmente quando dava seta pra direita ou pra esquerda, e quando apaga na seta, ele sofria um apagão que só voltava o carro quando quisesse (e a bateria estava carregada)
    Aí fui olhar o comutador pra ver se tinha alguma coisa a ver, e o pino do motor de partida estava derretido e o do positivo pós chave também, aí que eu não entendi nada
    Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

    Sinceridade ?

    O eletricista que fez isto é um bost@.

    Muita coisa é alimentada por um fio que não suporta a corrente exigida.

    Ou o fio instalado é muito fino para carga exigida.

    Todo carro velho (ou clássico) tem gambiarra e não respeita o original de fábrica, e a GM não disponibiliza o material para consulta de forma completa.

    E um carro de mais de 30 anos já passou na mão de muita "gente qualificada".

    Aliás, este não é o mesmo carro que não engata marchas ?

    Nem deu um parecer sobre o problema..... ou era outra Caravan....

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t48502-cambio-engata-desligado-mas-quando-liga-nao-engata

    Matheus Nascimento
    Matheus Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Goiânia/GO
    Data de inscrição : 02/07/2022

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Matheus Nascimento Qua 22 Fev - 9:11:04

    adpachec escreveu:
    Matheus Nascimento escreveu:Pessoal, olha que coisa esquisita, estava finalizando minha caravan depois de ter trocado a placa do painel, aí coloquei no carro, fiz as ligações e fui testar. Pra começar o painel não acendeu absolutamente nada, só uma luz do óleo que ficava acesa direta, e depois o motor começou a apagar simplesmente quando dava seta pra direita ou pra esquerda, e quando apaga na seta, ele sofria um apagão que só voltava o carro quando quisesse (e a bateria estava carregada)
    Aí fui olhar o comutador pra ver se tinha alguma coisa a ver, e o pino do motor de partida estava derretido e o do positivo pós chave também, aí que eu não entendi nada
    Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

    Sinceridade ?

    O eletricista que fez isto é um bost@.

    Muita coisa é alimentada por um fio que não suporta a corrente exigida.

    Ou o fio instalado é muito fino para carga exigida.

    Todo carro velho (ou clássico) tem gambiarra e não respeita o original de fábrica, e a GM não disponibiliza o material para consulta de forma completa.

    E um carro de mais de 30 anos já passou na mão de muita "gente qualificada".

    Aliás, este não é o mesmo carro que não engata marchas ?

    Nem deu um parecer sobre o problema..... ou era outra Caravan....

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t48502-cambio-engata-desligado-mas-quando-liga-nao-engata


    Sim e o memso que não engatava
    Mas eu não consegui resolver, poderia ser que a embreagem estava virada mas eu simplesmente ignorei esse problema enquanto finalizava as outras coisas que tinha de fazer… fiquei muito desanimado de ter que tirar o câmbio fora
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Fev - 9:13:42

    Pois é. Resolveu o problema do câmbio da caravan?
    Matheus Nascimento
    Matheus Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Goiânia/GO
    Data de inscrição : 02/07/2022

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Matheus Nascimento Qua 22 Fev - 9:18:36

    opala4cc escreveu:Pois é.  Resolveu o problema do câmbio da caravan?
    Ainda não, como disse, fiquei completamente desanimado de ter que descer o câmbio pra ver o que era o problema, mas não posso deixar ela desse jeito, vou ver se desço o câmbio no restante da minha folga até esse final de semana
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Fev - 9:23:31

    Matheus Nascimento escreveu:
    opala4cc escreveu:Pois é.  Resolveu o problema do câmbio da caravan?
    Ainda não, como disse, fiquei completamente desanimado de ter que descer o câmbio pra ver o que era o problema, mas não posso deixar ela desse jeito, vou ver se desço o câmbio no restante da minha folga até esse final de semana

    Sobre o comutador de ignição, vc mexeu nos fios que conectam no comutador ? Qual o nível de intervenção elétrica que o carro sofreu? Você deu muito poucos detalhes sobre essa intervenção no painel.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por adpachec Qua 22 Fev - 9:29:04

    É desligar tudo e testar fio por fio.
    Deu certo o contato, faz a ligação.
    Deu errado, encontre o motivo.

    A maioria das luzes de aviso são positivas e são aterradas no motor quando algum sensor entra em funcionamento, então elas acendem.
    Matheus Nascimento
    Matheus Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Goiânia/GO
    Data de inscrição : 02/07/2022

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Matheus Nascimento Qua 22 Fev - 9:45:43

    opala4cc escreveu:
    Matheus Nascimento escreveu:
    Ainda não, como disse, fiquei completamente desanimado de ter que descer o câmbio pra ver o que era o problema, mas não posso deixar ela desse jeito, vou ver se desço o câmbio no restante da minha folga até esse final de semana

    Sobre o comutador de ignição,  vc mexeu nos fios que conectam no comutador ? Qual o nível de intervenção elétrica que o carro sofreu? Você deu muito poucos detalhes sobre essa intervenção no painel.

    A elétrica do carro até que não é tão mexida não, claro que tem algumas coisinhas mas tá bem novinha a afiação dela. Os fios do comutador aparentemente não estao mexidos, prece que são novos (tirando o fato de eles derreterem).
    A questão do painel e que, quando ligava ele sem o painel, o carro funcionava normalmente, mas quando coloquei ele, depois de ter trocado a placa, ele de alguma forma( ou coincidência ) começou a afetar o carro, porque não acontecia isso quando estava sem o painel.Além de que não mexi em absolutamente mais nada na elétrica do carro
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Fev - 10:02:51

    Matheus Nascimento escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sobre o comutador de ignição,  vc mexeu nos fios que conectam no comutador ? Qual o nível de intervenção elétrica que o carro sofreu? Você deu muito poucos detalhes sobre essa intervenção no painel.

    A elétrica do carro até que não é tão mexida não, claro que tem algumas coisinhas mas tá bem novinha a afiação dela. Os fios do comutador aparentemente não estao mexidos, prece que são novos (tirando o fato de eles derreterem).
    A questão do painel e que, quando ligava ele sem o painel, o carro funcionava normalmente, mas quando coloquei ele, depois de ter trocado a placa, ele de alguma forma( ou coincidência ) começou a afetar o carro, porque não acontecia isso quando estava sem o painel.Além de que não mexi em absolutamente mais nada na elétrica do carro

    Tem um tópico aqui no fórum com o diagrama elétrico do carro, incluindo painel e comutador de ignição. Dá uma olhada, vai ajudar, porque é alto o risco de provocar mais danos na elétrica. Fazer reparos em chicotes é bastante trabalhoso e chato.
    Também há o canal do flávio oliveira, no youtoba, onde ele desmembra toda essas porcarias. O conteúdo dele é voltado para pessoas mais leigas em elétrica automotiva.
    Matheus Nascimento
    Matheus Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Goiânia/GO
    Data de inscrição : 02/07/2022

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Matheus Nascimento Qua 22 Fev - 11:56:16

    opala4cc escreveu:
    Matheus Nascimento escreveu:

    A elétrica do carro até que não é tão mexida não, claro que tem algumas coisinhas mas tá bem novinha a afiação dela. Os fios do comutador aparentemente não estao mexidos, prece que são novos (tirando o fato de eles derreterem).
    A questão do painel e que, quando ligava ele sem o painel, o carro funcionava normalmente, mas quando coloquei ele, depois de ter trocado a placa, ele de alguma forma( ou coincidência ) começou a afetar o carro, porque não acontecia isso quando estava sem o painel.Além de que não mexi em absolutamente mais nada na elétrica do carro

    Tem um tópico aqui no fórum com o diagrama elétrico do carro, incluindo painel e comutador de ignição.  Dá uma olhada, vai ajudar, porque é alto o risco de provocar mais danos na elétrica. Fazer reparos em chicotes é bastante trabalhoso e chato.
    Também há o canal do flávio oliveira, no youtoba, onde ele desmembra toda essas porcarias. O conteúdo dele é voltado para pessoas mais leigas em elétrica automotiva.

    Consegui achar o tópico, e por enquanto, o problema foi solucionado. O que estava causando essa dor de cabeça era uma emenda mal feita de um fio que ficava quase que na entrada do chicote que vai pra bobina e pro módulo de ignição, e com isso, ficava dando curto quando acionava a seta, talvez até o painel esteja sofrendo por causa disso
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1772
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por FabioM Qua 22 Fev - 11:58:27

    Cara, uma dica que eu dou pra você, faz tudo novo.

    Sei que é um gasto que, por hora, talvez seja desnecessário, mas você mata diversos problemas com isso.

    Meu opala começou assim, alternador parou, bateria não carregava, painel não acendia as luzes, piscas pararam e começou dar vários problemas.

    Para evitar algo mais grave mandei fazer toda elétrica nova, do zero, fios novos e conectores novos.

    Na época aproveitei e coloquei um alternador de 120ah e um painel da ODG.

    Hoje eu vejo que deveria ter feito isso há muito mais tempo.
    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Berlindo Qua 22 Fev - 13:11:21

    Tem até chicote completo a venda, não tão caro. Assim ficam conectores e derivações bem próximas das originais.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2011380666-chicote-eletrico-opala-caravan-4-e-6-cilindros-1969-a-1980-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=5ae2d9d3-6e7d-4570-98e7-70cfe49fe7ff
    Matheus Nascimento
    Matheus Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Goiânia/GO
    Data de inscrição : 02/07/2022

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Matheus Nascimento Qua 22 Fev - 13:55:26

    FabioM escreveu:Cara, uma dica que eu dou pra você, faz tudo novo.

    Sei que é um gasto que, por hora, talvez seja desnecessário, mas você mata diversos problemas com isso.

    Meu opala começou assim, alternador parou, bateria não carregava, painel não acendia as luzes, piscas pararam e começou dar vários problemas.

    Para evitar algo mais grave mandei fazer toda elétrica nova, do zero, fios novos e conectores novos.

    Na época aproveitei e coloquei um alternador de 120ah e um painel da ODG.

    Hoje eu vejo que deveria ter feito isso há muito mais tempo.

    Mas deu muito trabalho? Porque vejo esse pessoal pegando um chicote do zero e parece que depois vira uma bagunça
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1772
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por FabioM Qua 22 Fev - 14:36:34

    Matheus Nascimento escreveu:
    FabioM escreveu:Cara, uma dica que eu dou pra você, faz tudo novo.

    Sei que é um gasto que, por hora, talvez seja desnecessário, mas você mata diversos problemas com isso.

    Meu opala começou assim, alternador parou, bateria não carregava, painel não acendia as luzes, piscas pararam e começou dar vários problemas.

    Para evitar algo mais grave mandei fazer toda elétrica nova, do zero, fios novos e conectores novos.

    Na época aproveitei e coloquei um alternador de 120ah e um painel da ODG.

    Hoje eu vejo que deveria ter feito isso há muito mais tempo.

    Mas deu muito trabalho? Porque vejo esse pessoal pegando um chicote do zero e parece que depois vira uma bagunça

    O eletricista que fez a elétrica do meu opala não trabalha com chicotes prontos, questão de gosto dele. EU, particularmente, prefiro um eletrícista que faça tudo, sem usar chicote pronto.

    Contudo, se você achar um chicote de BOA qualidade, dá pra encarar.

    Cuidado que no mercado tem chicotes com bitola de fio muito inferior ao recomendado, ai é rasgar dinheiro.

    Berlindo gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por adpachec Qua 22 Fev - 19:14:54

    Tendo planejamento, saber calcular bitola de fios e possuindo as ferramentas pode se fazer aos poucos.

    Abrindo o chicote e trocando os fios, um por um.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Fev - 19:33:47

    adpachec escreveu:Tendo planejamento, saber calcular bitola de fios e possuindo as ferramentas pode se fazer aos poucos.

    Abrindo o chicote e trocando os fios, um por um.

    Exato! Tem apenas que ficar ciente de que não vai encontar as cores exatas dos fios originais, tipo vermelho com lista azul, preto com lista branca, vermelho com lista amarela, etc...

    adpachec gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por adpachec Qui 23 Fev - 12:17:40

    opala4cc escreveu:
    adpachec escreveu:Tendo planejamento, saber calcular bitola de fios e possuindo as ferramentas pode se fazer aos poucos.

    Abrindo o chicote e trocando os fios, um por um.

    Exato! Tem apenas que ficar ciente de que não vai encontar as cores exatas dos fios originais, tipo vermelho com lista azul, preto com lista branca, vermelho com lista amarela, etc...

    Correto, acho engraçado quando surge alguém e diz que vai deixar "original".

    Depois a pessoa desaparece.....
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por adpachec Qui 23 Fev - 12:30:36

    Como descobrir a corrente (A).

    Dividir a potência pela tensão.

    Lâmpada farol de 50 watts por 12 volts.

    50/12= 4,16 amperes.

    Bitolas de fio:

    1,0mm = 10 amperes.
    1,5mm = 15 a.
    2,0 mm = 20 a.
    2,5mm = 25 a.
    4,0mm = 30 a.
    6,0mm = 40 a.
    10mm = 50 a.
    16mm = 70 a.
    25mm = 90 a.
    35mm = 110 a.

    Usar um fio com corrente 20% superior a corrente do circuito.

    opala4cc e Marcos Marcos gostam desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Comutador de ignição  Empty Re: Comutador de ignição

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 14:41:31