Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
motor V8 EmptyOntem à(s) 12:28:10 por lucas krause

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
motor V8 EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
motor V8 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
motor V8 EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
motor V8 EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
motor V8 EmptySeg 22 Abr - 17:12:22 por RHCESPECIAL1974

» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
motor V8 EmptySeg 22 Abr - 15:44:36 por ernani paulo damasceno

» Cambio CLARK 2205B
motor V8 EmptySeg 22 Abr - 8:37:33 por Americo

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
motor V8 EmptyDom 21 Abr - 10:06:52 por chevy250

Quem está conectado?

138 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 138 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
tabarbosa (16850)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
Rubão6cc (15338)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
BANDIT (13573)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
Xann (10394)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
j ricardo (9376)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
Jean Bida (9320)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
motor V8 Bar_leftmotor V8 Barmotor V8 Bar_right 

+7
alexandrev8garcia
dugato
branco 75
Xann
Jean Bida
BANDIT
rafael basso
11 participantes

    motor V8

    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty motor V8

    Mensagem por rafael basso Ter 11 Ago - 12:12:04

    É viável instalar um motor V8 318 Dodge (do Dart e Charger) num Opala? Tenho este motor na sala de casa, parado e tenho pensado num carro que comportasse esse motor. E como sempre gostei muito de Opala, tenho pensado que seria o ideal. Claro que o ideal mesmo é sempre o Opala todo original e com consagrado motor de seis cilindros em linha, carro o qual se Deus quiser ainda conseguirei. Mas para dar uma destinação ao V8, me parece uma boa fazer a adaptação. O que pensam sobre isso?
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por BANDIT Ter 11 Ago - 12:40:32

    Bem rafael tudo depende , esse motor original tem 215hp 42kg de tork (bom!!!) esse motor por si só todo feitinho pro opala já se equivale a um motor de opala mexido . Se vc. quisesse desempenho mesmo eu manteria um 6cc muito bem preparado rende a mesma coisa e tem peso inferior . Esse motor tem 5215cm3 de cilindrada no STD em ultima retifica deve dar mais 5.5L .ele tem o mesmo carburador do opala ????!!!! trocando coletor /carburador 4-jet vc. tira uns 250HP (bruto) pra mais . no mercado livre a um tempo atraz tinha comando e tucho NOVOS americanos pra esse motor por R$600.oo, o conjunto .Lá nos USA esse motor é muito conhecido e usado . se vc. tem um opala 4cc e esse motor já está na mão acho que vale apena SIM montar Wink
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Ter 11 Ago - 13:40:48

    O motor está com um carburador GM, creio que próprio do Opala. Esse motor é de 1979 e creio que seu carburador original era o duplo (two barrel), que tinha a fama de não ser tão bom, tanto que a partir de 1978 a polícia americana usava nesses motores o carburador quádruplo (four-barrel Carter Thermo-Quad) e mesmo o rochester quadrijet. Tenho vista uma infinidade de anúncios na internet de carburadores weber e quadrijet rochester holley, mas a preocupação mesmo é instalar o motor em algum carro que o suporte, mesmo considerando todas as adptações. E o que me preocupa de imediato não é nem mesmo câmbio, freio, suspensão, mas o tamanho e o peso do motor. Quadrijet rochester holley lembro de ter visto original e novo numa importadora por R$ 1.600,00 (ao menos era o que estava anunciado). Em princípio, não alteraria nada no motor, mem mesmo o carburador, que algum dia, sem pressa, trocaria pelo quadrijet rochester holley, que segundo meu sogro, na época dele, mesmo aqui no Brasil se usava muito nesses motores.
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Jean Bida Ter 11 Ago - 14:01:32

    Já vi vários Opala com o 318 dos Dodges.A adaptação peloque li não é complicada, é o V8 mais fácil de colocar(entre os não GM), do Maverick deve ser bem complicado, pois nunca vi,seguindo a máxima que em mecãnica tudo é po$$ível deve dar, mas os custos e empenhos na carroceria doOpala fazem não valer,já que o 318 Chrysler é mais fácil.O carburador usado no Brasil por toda a linha Dodge com V8(incluisive o caminhãozinho) era o mesmo carburador do nosso Opala até 90, o 446(antes DFV depois Weber), tinha pequenas mudanças externas, calibragem adequada ao 318, mas é o mesmo carburador.Um Bijet Holley ou mesmo o Bijet da Motrocraft(Maverick V8) já dariam melhor folego ao motorzão. Com certeza aos mais puristas é mal vista a adaptação, mas não dá pra negar que seria um carro show,o borbulhar estralado típico dos 318...mas este motor acho que ele valeria muito mais num Dodge, deve valer uma grana sufuciente pra comprar um bom 6 cil. com alguns atrativos tipo 6x2 e uma boa revisão,e demais componentes como agregado etc pra ter seu esperado Opala 6 cil., além de que valoriza o carro.Mas também já tendo o motor em casa( na sala rsrsrs!) é uma tentação, V8 é um barulho mágico, é lindo demais sem falar nos números do motor.Porém seria ideal dimensionar todo o conjunto,diferencial e caixa do Dodge, um torque bruto desse a transmissãonão suportaria abusos, porém com cuidado vai.Mas ainda acho que pela "simplicidade"(nem tanto) eu faria dinheiro com esse 318 e colocaria um 6 cil nosso mesmo.
    motor V8 Img?s=MLB&f=79853816_3184
    motor V8 Img?s=MLB&f=79853816_1327
    motor V8 Img?s=MLB&f=94019321_9231
    motor V8 Img?s=MLB&f=94019321_6690


    _________________
    [img]motor V8 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! motor V8 851505
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Ter 11 Ago - 14:20:08

    Já fiquei bem animado, inclusive pelo comentário de que é o V8 mais fácil de instalar em um carro que não seja Dodge. Quanto ao seis cilindros, quero mesmo comprar um, mais para frente, mas vender ou trocar esse V8, não. Nem que fosse para ficar na sala de casa durante anos, mas não me desfaço dele. Tem um cara vendendo um V12 Jaguar 1980 por 7.500: se tivesse com essa grana, encararia na mesma hora. Quando é que se vê aparecer um desses para vender?
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por BANDIT Ter 11 Ago - 14:31:31

    rafael basso escreveu:Já fiquei bem animado, inclusive pelo comentário de que é o V8 mais fácil de instalar em um carro que não seja Dodge. Quanto ao seis cilindros, quero mesmo comprar um, mais para frente, mas vender ou trocar esse V8, não. Nem que fosse para ficar na sala de casa durante anos, mas não me desfaço dele. Tem um cara vendendo um V12 Jaguar 1980 por 7.500: se tivesse com essa grana, encararia na mesma hora. Quando é que se vê aparecer um desses para vender?

    É que o cofre do oala é bem grande pelo que vi acho que é maior que o do chevy nova que sai com motor 350. O V12 de jaguar se não me engano é 6.0 é lindo isso imagina com 6 webber 40 Twisted Evil , Eu semprei pensei em V12 das BMW 5.5 acho que com 340HP (de fábrica) imagina isso também Twisted Evil opa !! esqueci é só sonho Embarassed Sad
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Ter 11 Ago - 15:06:05

    O destino do 318, então, ao que tudo indica, é no Opala. Inclusive, quero acrediar seja uma união feliz: um motor bem adaptável e um carro com cofre imenso. O Jaguar V12 só espero que não apareça comprador até eu ter esse dinheiro.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por BANDIT Ter 11 Ago - 15:28:22

    No opala vai tranquilo é só refazer os suporte do motor , e dependendo do modelo do opala é só usa as molas dos opala com ar-condicionado , ou do opala hidramatico com ar , Eu tenho um projeto pra opala V8-318 ( isso num futuro...) Uzina os suporte do mancal pra instalar o virabrequim do motor dodge 360 (5,9 l.) , necessita das bielas e dos pistão 360 tambem, mas com medidas STD eu passo um motor de 5.2 para 5.9 isso no STD . Agora se eu comprar os pistão na 3° retifica do motor 360 eu vou ter um ex-318 de +/- 6.3L. Como o motor pesa um pouco mais que o do opala vai ficar um canhão . O ideal é instalar um motor chevy 350 ESSE É O MELHOR só que não se encontra esse 350 por menos de 7mil e dai tem que fazer todo ele . Com o motor de doge 318-360 a vantagem é que eu tenho um motor zero só esbarrei nos preço: $3,5mil vira (5.9) pistão, anel, biela (5.9) $3700 tudo cotado pela STROKER caro né Sad
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Ter 11 Ago - 16:05:20

    Caríssimo. Na real, dá para comprar um motor completo bacana por esse preço. Será que pelo ganho em HP valeria a pena, considerando outras coias que também seriam possíveis de se fazer? Na real mesmo, em Minas Gerais já vi vender Dart sem documento, bem prejudicado mas completo, com motor, caixa de câmbio e tudo o mais por 3.500,00. E sem documento é o carro, não quer dizer que seja inviável recibo de suas peças. Aliás, esse carro já deveria estar com baixa no Detran há muito tempo porque há anos não era licenciado: parece que a baixa torna-se automática depois de anos sem licenciar. Eu não penso em alterar o 318 para sair dos 5.2, já está bom demais para mim. Tem um dono de retífica especializada em V8 em São Paulo que diz que sem nenhuma dúvida o melhor V8 é o GM. Mas já viu um para vender? E quanto custaria? Vi um anúncio bacana no Primeira Mão, que vou postar porque pode ser bem proveitoso para muita gente: "CARBORADORES REMANUFATURADO A BASE DE TROCA- adaptação de carboradores a álcool, serv. especializado Weber, Solex brosol, DFV, linha GM Rochester, Holley. Guardino (11) 5183-8108/9146-2966."
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Jean Bida Ter 11 Ago - 16:35:04

    Rafa, na verdade o que eu quis dizer é fora o habitual e conceituado Chevy350 que vieram bastante pra cá em Carmaros principalmente, este sim até o alojamento dele é quase pronto,com os suportes de motor da camionete, D-20 ou C-20, são mais na mão,e até pela compatibilidade da marca , fora os GM ai sim o 318 é o mais na mão, ou seja se rolasse o 318 num Chevy 350 seria perfeito.


    _________________
    [img]motor V8 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! motor V8 851505
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por BANDIT Ter 11 Ago - 17:40:12

    Só pra se ter idéia o GM 350depois de instalado no cofre acopla perfeitamente na caixa de opala 4 ou 6cc. sem flange nada ,é claro que a caixa do 4cc eu não arrisco pra falar a verdade nem, a do 6cc o problema que um motor desse judiado abandonado os caras não entregam por menos de R$ 7mil esse motor os caras pedem até 20mil -- ai a brincadeira perde a graça -- Crying or Very sad Bem voltando ao seu 318 se ele estiver bunitinho sem necessidade de retifica pronto zerado a melhor coisa é coloca-lo . Não gaste $ em tentar adaptar caixa de opala (exceto 5m do opala 92 6cc) va direto pra uma ciaxa de dodge . depois dele funcionando procure o carburador do MAVERICK (motorcraft) , tem que fazer uma flange no pé do carburador (fácil / barato) no Mercado Livre tem pra vender , só isso o motor já sobe bem mais rápido é baratinho e muito eficiente comparado com aquele carburador de dodge original (piada de mal gosto) . Bem cada motor e cada motor cada coisa e cada coisa .... mas por alto esse motor bem acertadinho com a motorcraft creio que se comparar a um motor de opala (4pol) 4.360 cabeçotinho um comandinho 250/S e uma 446 arrombada , creio que seu opala ande na frente , mas lembre-se ACERTO É TUDO ...... Wink
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Jean Bida Ter 11 Ago - 18:02:56

    BANDIT escreveu:Só pra se ter idéia o GM 350depois de instalado no cofre acopla perfeitamente na caixa de opala 4 ou 6cc. sem flange nada ,é claro que a caixa do 4cc eu não arrisco pra falar a verdade nem, a do 6cc o problema que um motor desse judiado abandonado os caras não entregam por menos de R$ 7mil esse motor os caras pedem até 20mil -- ai a brincadeira perde a graça -- Crying or Very sad Bem voltando ao seu 318 se ele estiver bunitinho sem necessidade de retifica pronto zerado a melhor coisa é coloca-lo . Não gaste $ em tentar adaptar caixa de opala (exceto 5m do opala 92 6cc) va direto pra uma ciaxa de dodge . depois dele funcionando procure o carburador do MAVERICK (motorcraft) , tem que fazer uma flange no pé do carburador (fácil / barato) no Mercado Livre tem pra vender , só isso o motor já sobe bem mais rápido é baratinho e muito eficiente comparado com aquele carburador de dodge original (piada de mal gosto) . Bem cada motor e cada motor cada coisa e cada coisa .... mas por alto esse motor bem acertadinho com a motorcraft creio que se comparar a um motor de opala (4pol) 4.360 cabeçotinho um comandinho 250/S e uma 446 arrombada , creio que seu opala ande na frente , mas lembre-se ACERTO É TUDO ...... Wink
    Bem dessa!Eu tenho algumas Auto&Técnica antigas(já foi muito legal a revista) onmde tem relatos(é até uma discissão) na sessão de cartas, onde o mecanico diz ter feito várias adaptaçoes do Chevy350 em Opalas/Caravans, ele que cita sobre o suporte de motor da D-20 ou C-20, uma das duas não lembro...E diz que inclusive colocava o motor na trasmissão do Opala e o mesmo suportava muito bem, e disse que no momento("97) trabalhava em mais duas adaptaçoes as quais considerava simples.O carburador dos Dodge nacionais é o nosso 446,postei as fotos acima.E os Dodgeiros usam sem resentimentos o Motorcraft, com certeza é maior a capacidade e não tão pré histórico como um 446 que usa infelizmente o sistema de pistão injetor entre outras antiguidades...mas resolve pra nós o 446 até chegar numa 40 rsrsrs...Os Bijet da Holley (Camionetes Ford V8 usavam aqui) são encontradosaté facilmente, tem reparos e peças no casadocarburador.com e nada mais édo que a mesma Quadrijet cortada ao meio.Cara uma coisa que me encuca, tem um Fórum exelente o 4x4 Brasil, os caras falam muito bem da caixa de marchas CL2205 "D" de cinco machas do Chevette, tem Jipeiros que quebraram a do Opala e não quebram a do Chevette! Shocked E jávi no Ml vários Chevette/Maralós com 6 cil e caixa e diferencial original segundo descrição segurando o tranco do torcão sem problemas...Mas ai blz,o carroestá a venda, é vendendoopeixe...mas e no Fórum dos Jipeiros? É show o Fórum 4x4 tem muita dica de mecanica de Opala...


    _________________
    [img]motor V8 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! motor V8 851505
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por BANDIT Ter 11 Ago - 18:38:06

    Os ford V8 antigos usam HOLLEY borboletas 36 depois tem um carburador chamado super test (holley) galaxie pesa o dobro da holley mas anda mesma coisa entre esse 2 carburadores citados eu fico com a 446 , Agora o carburador do maverick / galaxie 302 esse eu boto a mão no fogo esse manda !! não só pelas borboletas 40 mas por todo o sistema dele . O chevy 350 acopla na caixa 5m opala se andar de boa vai toda vida mais 6 meses ( mas quem vai anda de boa com um 350 ainda mais em opala ,pequeno e leve isso é um convite pro crime Twisted Evil ) Bem eu acho que a caixa do chevette é a mesma do opala 5m Question que em nada tem haver com a 5m do opala 92 6cc, faz 7 anos que venho espancando ela e não quebro . Logo logo ela vai ter o último teste no meu 4.9.....
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Jean Bida Ter 11 Ago - 19:24:00

    Eu tive um Holley Bijet, bem zerado, mas não cheguei a por, era extamente a mesma medida da borboleta DFV, pesquisei bem antesm quem usa no 6 cil. diz que é muito bom, nunca useis, parece ser bem melhor a emulsificação, 446 é meio que um espirrador rsrsrs...mas eu gosto do danado...tenho uma W40 sem uso mas falta grana pra instalar ainda..A caixa que os Jipeiros comentaram era a 2205C do Opala 4 cil., do Chevas é a C...suporta bem menos torque, a primeira marcha somente tem relação diferente, é mais leve,então tem menos material empregado, mas aguenta a porrada, isso que não entendi.
    motor V8 Imagemwpj


    _________________
    [img]motor V8 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! motor V8 851505
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Qua 12 Ago - 8:47:44

    Do Chevette ( http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/chepala.htm ):
    "(...). Quanto algumas adaptações necessárias, é necessário refazer a parede de fogo (e não só cortar como se diz por aí), e para isso tem que se tirar o painel, tirar todo o sistema de ventilação forçada, fiação, bancos, console, tapete, etc... Aí sim corta-se um rombo de cerca de 70 cm de diâmetro na parede de fogo e com lata e funilaria fecha-se fazendo um novo túnel que englobe todo o câmbio (desde a caixa seca) que deverá ser fixado alguns centímetros mais para trás, além de mandar um bom torneiro encurtar o cardâ. Quanto a adaptações na frente do motor, é necessário cortar a lata perto do capô e colocar o radiador mais para a frente, perto da grade, e por fim deve-se alterar as posições de fixação do motor nas longarinas. Novamente o radiador original do Chevette não é suficiente para o novo motor, sendo necessária sua substituição pelo do Opala ou então por uma peça feita sob medida. O cárter do motor de seis cilindros fica mais para trás, já fora do protetor e longe da travessa. Desse modo ele não fica tão "apertado" quanto o do motor de quatro cilindros do Opala mas em contrapartida fica desprotegido. O câmbio pode ser o de cinco marchas do Chevette mesmo, que é dimensionado para suportar qualquer tranco, sendo preciso apenas reposicionar a caixa mais para trás (a alavanca fica mais ou menos onde fica originalmente o freio de estacionamento, e é indicado encurtá-la). Um componente muito importante da transmissão e que costuma ser esquecido nessas adaptações é o diferencial. O original do Chevette não suporta o torque do motor de seis cilindros por muito tempo. A fim de evitar quebras freqüentes, deve-se substituí-lo pelo do Opala de seis cilindros. Para tanto será necessário mandar refazer a cruzeta do cardã, pois a do Chevette não se encaixa no diferencial do Opala. Para tanto mantém-se as bandejas de suporte e a fixação do Opala soldada na lata do Chevette. Para manter as rodas dentro dos paralamas é preciso encurtar os semi-eixos. Caso se queira manter as rodas (de quatro furos) e freios originais do Chevette deve-se soldar as panelas do Chevette aos semi-eixos do Opala. (...)."
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por BANDIT Qua 12 Ago - 12:10:52

    É empenho ter chevette 6cc , já andei , já me ofereceram , podeia ter comprado 74 do batata mas motor V8 459730 anda bem menos que o opala ! assim com Santa e puma alias puma GTB de curva é um nojo (por causa das buchas carroceria /chassis) Há, e eu não entro dentro !! No chevette com 6cc tem muito peso na frente . Como disse no inicio entre motor 302,318e 250 eu fico com o 250 (pra correr) pois os outro motores são mais pesados agora (do meu ponto de vista ) vale apena colocar esse V oitinhos com cilindrada aumentada 302-347 .....318-360 assim eu acho que vale apena pois vc. tem um motor mais pesado que o 6cc mais uma cilindrade bem maior 5.7,5.9 até um 6.3 litros . Agora já dispondo de um motor V8 anadando de boa e acelerando forte em reta sem problema ,por-favor !! Meu Ponto de vista motor V8 695742
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Qua 12 Ago - 12:18:34

    Pessoal, meu computador está alertando que esse Fórum está contaminado com virus. Alguém que manja de computador tem como ver isso?
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Xann Qua 12 Ago - 15:23:18

    rafael basso escreveu:Pessoal, meu computador está alertando que esse Fórum está contaminado com virus. Alguém que manja de computador tem como ver isso?

    Como que é exatamente o aviso Rafa? Qual antivirus vc usa? De uma averiguada se as horas e data do seu PC estão corretas, se não acerte-os e faça novamente o processo de entrada no Forum OKK Depois avise aqui no que deu.


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    motor V8 Assina1moderadorxann2
    rafael basso
    rafael basso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : são paulo-sp
    Data de inscrição : 11/08/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafael basso Qui 13 Ago - 8:12:03

    Então, subiu uma mensagem de aviso, mas não lembro exatamente o que estava escrito. Escaneei com Avira e não foi encontrado nada. A data e hora estão certas. Na real, me parece que nem tem nada mesmo, eu que desesperei quando subiu o aviso, mas na real o Avira não encontrou nada.
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Xann Qui 13 Ago - 13:02:44

    rafael basso escreveu:Então, subiu uma mensagem de aviso, mas não lembro exatamente o que estava escrito. Escaneei com Avira e não foi encontrado nada. A data e hora estão certas. Na real, me parece que nem tem nada mesmo, eu que desesperei quando subiu o aviso, mas na real o Avira não encontrou nada.

    Beleza então brother, se aparecer novamente vc anota e me manda OKK


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    motor V8 Assina1moderadorxann2
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por branco 75 Qui 13 Ago - 13:20:38

    ja vi no you tube um video de opala v8... acho q deve ser feito um reforço nas longarinas. senão com o tempo pode dar problema. ou teria q rodar c muuuuito cuidado..
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por dugato Qui 13 Ago - 18:15:45

    Sobre a questão do câmbio de chevete, desde moleque, eu sempre ouvi dizer que o pessoal que adptava naquelas c-10 antigonas e outras, sempre colocavam esse cambio do chevete com motores de 4 e 6cc do opala, e sempre aguentou.
    Esses dias mesmo eu tava falando com um mecanico, ele disse que sabe de várias camionetes dessas, tudo rodando com esse cambio, e olha que colocam peso nelas hein, a maioria eh de sitio, que enfrentam muito barro e pedreiras.
    E não se ouve dizer de quebras.
    avatar
    alexandrev8garcia
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 7
    Localização : Brasilia DF
    Data de inscrição : 15/09/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por alexandrev8garcia Seg 21 Dez - 20:08:08

    Na boa? motor de dodge em dodge, opala é chevy, mete um motor chevy nele. Já fiz a decadas, continuo fazendo, duzias, sempre do mesmo jeito, sempre certo. Incrivel como aqui não sabem, não veem.
    Já saiu no best cars, e mais recentemente no autoentusiastas e agora no Flatout.

    http://www.flatout.com.br/como-fazer-o-seu-opala-v8-opaloito-o-guia-de-swap-realista-e-definitivo-parte-1/

    http://www.flatout.com.br/a-historia-da-minha-chevrolet-caravan-v8-small-block-o-project-cars-262/

    http://www.flatout.com.br/chevrolet-caravan-v8-os-detalhes-da-instalacao-do-small-block-no-project-cars-262/

    http://www.flatout.com.br/caravan-v8-small-block-chevy-a-ultima-etapa-da-preparacao-e-a-conclusao-do-pc262/

    Já vi muitos opalas com motor de dodge, um trambolho, motor super pesado, enorme, ruim de instalar, ford idem, sempre tem que brigar com cambios super pesados, enormes ruins de por em opala. Nestas reportagens que mandei os links tá tudo mastigado, até criança faz. Ah sim, claro, custa dinheiro, não tem sbc 350 pendurad em arvore etc etc etc..bom, mas tá aí, meus 2 cents de contribuição no assunto.
    Adilson Ulian
    Adilson Ulian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : São José do Rio Preto S.P.
    Modelo do carro : Caravan 78 Bege , Gol 85 azul
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 24/11/2015

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Adilson Ulian Ter 22 Dez - 15:16:35

    Comprei u motor da cherokee 5.2L ,para minha caravan 78 ainda não comecei o trabalho! mas em breve! assim que eu terminar uma restauração de um dodge charger de um amigo mecanico , que vai dar uma força para colocar este motor!
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por tcheco 8687 Ter 22 Dez - 15:34:20

    adilson,
    abra um topico, todos devem querer acompanhar essa adaptaçao.
    Adilson Ulian
    Adilson Ulian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : São José do Rio Preto S.P.
    Modelo do carro : Caravan 78 Bege , Gol 85 azul
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 24/11/2015

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Adilson Ulian Ter 22 Dez - 15:46:04

    tcheco 8687 escreveu:adilson,
    abra um topico, todos devem querer acompanhar essa adaptaçao.


    Ok! farei um resumo do meu projeto! obrigado...
    Daniel lugo
    Daniel lugo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 164
    Localização : RS
    Data de inscrição : 06/05/2015

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Daniel lugo Qua 23 Dez - 6:20:01

    Adilson Ulian escreveu:
    tcheco 8687 escreveu:adilson,
    abra um topico, todos devem querer acompanhar essa adaptaçao.


    Ok! farei um resumo do meu projeto! obrigado...

    Do Dodge tbm pode abrir um topico OFF, garanto que todo mundo vai gostar!
    rafaelpd
    rafaelpd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 149
    Idade : 32
    Localização : Sátira, SC
    Modelo do carro : '73, Especial coupe
    Data de inscrição : 16/07/2010

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafaelpd Qui 14 Jul - 11:41:48

    Bom dia,

    To tentando fazer o Opala V8, eu li as coisas do AG no Flatout e o que achei postado aqui. Vi as fotos mas infelizmente não achei a imagem que eu precisava: a passagem do cano de escapamento do lado do motorista, saindo do coletor passando pela barra de direção. Eu vi as imagens dos coletores feitos, mas faltou uma imagem do carro por baixo, nesse pedacinho específico. Como o braço pitman se mexe pro lado, como foi feito pra passar um cano de 2,5" entre esse espacinho, a capa seca e o assoalho? Marretou a parede corta fogo? Alguém tem fotos de Opala V8 por baixo para eu ter uma luz? A última ideia que tive foi fazer uma barra de direção toda estranha pra abrir espaço mas ainda assim não me parece suficiente nem viável.

    Obrigado
    avatar
    alexandrev8garcia
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 7
    Localização : Brasilia DF
    Data de inscrição : 15/09/2008

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por alexandrev8garcia Qui 14 Jul - 20:39:34

    tenho a imagem que vc quer, mas não consigo colar na resosta.
    É apertado, mas cabe sim, já fiz algumas vezes e não mexe na carroceria não, mas o freio de mão tem de ser no assoalho, o do tipo pendurado embaixo do painel atrapalha um monte na hora do cano descer.
    rafaelpd
    rafaelpd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 149
    Idade : 32
    Localização : Sátira, SC
    Modelo do carro : '73, Especial coupe
    Data de inscrição : 16/07/2010

    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por rafaelpd Qui 14 Jul - 20:55:27

    alexandrev8garcia escreveu:tenho a imagem que vc quer, mas não consigo colar na resosta.
    É apertado, mas cabe sim, já fiz algumas vezes e não mexe na carroceria não, mas o freio de mão tem de ser no assoalho, o do tipo pendurado embaixo do painel atrapalha um monte na hora do cano descer.

    Enviei mensagem privada com meu email, caso você possa enviar por lá. Muito obrigado pela resposta, AG

    o freio de mão eu já mexi, o coletor também tenho... só não consegui ver um cano de 2,5" passando ali.
    Aliás, sobre o coletor, li no seu artigo a dificuldade de achar. Minha dica: no site da Summit Racing procure por 'headers block hugger'. Tem pra quase todos os motores V8. Eu não encontro quem faça coletores; quem sabe alguém tenha passado pela mesma situação na hora de tentar adaptar. Em SP tem, mas no resto do Brasil talvez seja mais fácil comprar um desses da Summit.

    Enfim, novamente agradeço

    Conteúdo patrocinado


    motor V8 Empty Re: motor V8

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 6:00:32