Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Opala STT de Rua - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Opala STT de Rua - Página 2 EmptySeg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Opala STT de Rua - Página 2 EmptySeg 6 maio - 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Opala STT de Rua - Página 2 EmptySeg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Opala STT de Rua - Página 2 EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Opala STT de Rua - Página 2 EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
Opala STT de Rua - Página 2 EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
Opala STT de Rua - Página 2 EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Opala STT de Rua - Página 2 EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

Quem está conectado?

74 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 73 visitantes :: 1 motor de busca

FabioM


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15348)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Opala STT de Rua - Página 2 Bar_leftOpala STT de Rua - Página 2 BarOpala STT de Rua - Página 2 Bar_right 

+41
Guima
rafa_pr
Hector C.
surfbrazil
Malves
*Mix*
rafinhajuliao
Wesley Silva
WILMAR 250
Tcpthiago
Leorissa
Bob 151
RICARDOADG
skuzam
tHiago Soares
Licinio jr
giu3000
Sandrinho vidaloka
diego.b.roa
Ossian Opala SS73
BANDIT
ket
branco 75
Luis_555
j ricardo
Edson Santos
blacknegao
gmleo
raphaelcaronti
turbao79
Thiago Thunderblue
Ricardo China
kaio incerte
willian fóquinha
ssinjetado
vagnerpb
thallisguimaraes
FERNANDO COBRA
Padilha4100
Jamanta
Comodoro Holley Nitro
45 participantes

    Opala STT de Rua


    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 424
    Data de inscrição : 22/10/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Licinio jr Qui 29 Set - 20:04:22

    Comodoro Holley Nitro, parabens, muito chique o seu carro. Quanto à essa ideia de duas Holleys, não vira não, seu carro vai piorar, pensa bem, o vácuo vai cair absurdamente e a velocidade do fluxo também.
    Esse lambda de 0,9 pode ter ajudado a quebrar o seu motor, o lambda pra potência máxima é 0,85 no alcool, mas todo mundo usa abaixo de 0,82 por causa do risco de quebra. Abraço

    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 76
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qui 29 Set - 20:37:20

    Galera, obrigado pela força. Quanto as perguntas, vamos lá:

    giu3000
    Realmente acho legal o carro montado andando forte. Tenho um exemplo em casa. Meu preparador, o Andrey Jasper, tem um maverick verde totalmente montado com quase 1500kg que anda na TS e vira 10,2. A idéia é quase a mesma, hehehe.

    Luis555
    Como o thallisguimaraes falou o hardblock é um tipo específico de cimento usado na parte mais inferior, ou as vezes, em todo o bloco onde deveria passar a agua. Isso ajuda a aumentar a resistencia da parte mais inferior da camisa que sofre por causa da posição da biela.

    Licino Jr
    Acho dificil andar pra tras. Tenho falado bastante com o Cotton Perry, que no final dos anos 70 andava na NHRA com um motor 6 cilindro em linha, em um regulamento parecido com o da TO e virava 10,0-10,2 em pistas de asfalto. Ele mesmo indicou a adoção da dupla de Holley pois em razão do coletor do tipo plenum corrige a deficiencia de admissão. eles montaram naquela época mais de uma dezena de motores e todos os testes mostravam o mesmo resultado, que as Holley rendiam mais que as webbers. O problema é que no brasil, principalmente pela proximidade e experiencia dos motores argentino do turismo carretera adotou-se a configuração com webbers.

    Quanto a sonda, não era possível andar mais "gordo" porque já estávamos sem gicle. A quebra aconteceu por fadiga do bloco. depois de quebrado uma parte da parede do sexto cilindro tinha menos de 1,5mm de espessura, bem onde aconteceu a quebra.

    Não acredito que perderemos fluxo, pois os venturis são confeccionados especificamente para esse motor. Hoje uso apenas nas duas borboletas de baixa. Veremos se com a nova configuração ainda serão necessários.Lembrando que são mecânicas, sem vácuo e de borboletas indenticas (42mm cada).

    Segunda ele vai pro dino. Depois eu posto os resultados.

    Abraços a todos
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por BANDIT Sex 30 Set - 21:24:06

    Licinio jr escreveu:Comodoro Holley Nitro, parabens, muito chique o seu carro. Quanto à essa ideia de duas Holleys, não vira não, seu carro vai piorar, pensa bem, o vácuo vai cair absurdamente e a velocidade do fluxo também.
    Esse lambda de 0,9 pode ter ajudado a quebrar o seu motor, o lambda pra potência máxima é 0,85 no alcool, mas todo mundo usa abaixo de 0,82 por causa do risco de quebra. Abraço



    Eu concordo com o licinio ....2 Holley em um coletor vai piorar.....é a mesma metodolgia de coletor pra 2 Webber40.....não da certo....( é claro que sempre tem o cara que diz que fioca bom...que é um canhão....mas sabemos que não é....coloque uma 44 que mata as duas 40....)

    Acontece que por causa do desenho formato do coletor vc. acaba " alagando "os cilindros do meio..... não tem como ser diferente.....veja como estão perto as duas carburação no meio....

    O recurso de 2 Holley seria pra um motor gigante tipo um motor de Dodge 318 cursado pra 402pol....vc. pode colocar uma Holley 900cfm que vai embora...e vai até +....Mas se vc. colocar 2 Holley 600cfm......a subida de giro é mmuuuito maior....vc. ganha em velocidade.....com 2 carburação "pequena" o desenho do coletor também ajuda

    Veja bem a tua Holley tem venture reduzido......ai vc. vai colocar 2 holley com venture reduzido.....

    é tipo opala com webber 44 (individual) não aspira aquilo....só funciona com venture de Webber 40.....os que andam com venture 44 são lento pra caramba....

    dai vc. vai ter 2 holley 750cfm .....serie HP.....com venture reduzido.....essas carburação ficaram semelhante as holley básica....pelo venture reduzido...as HLY....Question



    Ricardo , já conversamos antes.....porque não faz 1 teste .....1 só Exclamation Exclamation Exclamation

    Pega a tua holley HP.....retire os redutores de venture.....monte ela com cubas paralela...motor / caixa de roda ( contrario do V8 que é oque vc. tem montado) empreste do Andrey um alongador pra usar no pé do carburador....de 2pol....pode ser bakelit....só pra vc. deixar a carburação + alta....

    evidente que virando ela se tem um acerto melhor ...... não tem que ter doutorado e Pós..... pra entender isso ....

    não precisa de caneta de Webber !!!!! .....e outras coisas ....

    e outra vc. quer liberar torque de verdade....e emulsificar melhor a mistura ....e ter queima perfeita ...use alongador....

    Vc. vai ver que vai diminuir gigle....VAI PUXAR PELO VENTURE ORIGINAL sem a necessidade de redutos....vc. vai ganhar muito mais torque ..e um motor muito + liso....

    é bem visivél a falta de torque em baixa do seu carro.....só virando e usando alongador.....vc. elimina esse problema...

    Está provado em dinamometro que a Holley virada rende + que a usada como no V8....

    Um sitema desse vc. pode colocar até uma Holley de 950 cfm no methanol...que puxa...e vai...

    Opala STT de Rua - Página 2 218127 Opala STT de Rua - Página 2 218127 Opala STT de Rua - Página 2 218127
    ssinjetado
    ssinjetado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1525
    Idade : 42
    Localização : União da Vitória
    Modelo do carro : nenhum
    Cilindros : 5

    Data de inscrição : 06/08/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por ssinjetado Dom 2 Out - 8:52:10

    eu se fosse vc colocaria 3x446

    semana que vem vamo ve o danado andando novamente,,,,,,,,,

    a esqueci,,,,,,,,,,v8 melhor do brasil

    hahahhaah
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qua 5 Out - 7:35:15

    Bandit

    Continuo não concordando com seus argumentos. E isso foi evidenciado ontem quando passamos o carro no dinamometro e vieram 427hp no motor, com uma Holley, na mesma posição, e com os venturis, agora bem menores.

    Quando citei que "alguem"com quem tenho contato no exterior me indicou a utilização de duas quadrijets e falei que esse alguem tem alguma experiencia, falei a verdade. Na verdade o Cotton Perry não é "alguem" que tem experiencia, simplesmente ele construiu o motor 6 cilindros aspirado com maior potência já medida. Isso tá no livro do Leo Santucci e uma PORRADA de sites americanos. É só pesquisar pelo nome do cara, que por sinal está sendo muito prestativo.

    Entre a opinião dele e do Andrey, que concordam sobre o rumo do projeto, e que tem experiência prática na construção de motores aspirados 6 cilindros com quadrijet e a sua opinião, sinto muito...

    Outra, gostaria de saber como você identificou que "é bem visivél a falta de torque em baixa do seu carro"? Vendo vídeos na internet? Mesmo sem saber quanto do acelerador eu estava apertando? Cara, "achismos"não ajudam em nada. Tanto que nosso maior desafio no dinamometro foi conseguir aumentar a potência e arrastar a curva de torque mais pra cima pelo EXCESSO em baixa que me impedia de acelerar com maior intensidade.

    O resultado (que não espero que seja sensacional) será visto no próximo fim de semana, mesmo com o carro ainda sendo amaciado (o motor rodou pouco mais de 1h).

    Abraço
    ssinjetado
    ssinjetado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1525
    Idade : 42
    Localização : União da Vitória
    Modelo do carro : nenhum
    Cilindros : 5

    Data de inscrição : 06/08/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por ssinjetado Qua 5 Out - 7:41:06

    Comodoro Holley Nitro escreveu:Bandit

    Continuo não concordando com seus argumentos. E isso foi evidenciado ontem quando passamos o carro no dinamometro e vieram 427hp no motor, com uma Holley, na mesma posição, e com os venturis, agora bem menores.

    Quando citei que "alguem"com quem tenho contato no exterior me indicou a utilização de duas quadrijets e falei que esse alguem tem alguma experiencia, falei a verdade. Na verdade o Cotton Perry não é "alguem" que tem experiencia, simplesmente ele construiu o motor 6 cilindros aspirado com maior potência já medida. Isso tá no livro do Leo Santucci e uma PORRADA de sites americanos. É só pesquisar pelo nome do cara, que por sinal está sendo muito prestativo.

    Entre a opinião dele e do Andrey, que concordam sobre o rumo do projeto, e que tem experiência prática na construção de motores aspirados 6 cilindros com quadrijet e a sua opinião, sinto muito...

    Outra, gostaria de saber como você identificou que "é bem visivél a falta de torque em baixa do seu carro"? Vendo vídeos na internet? Mesmo sem saber quanto do acelerador eu estava apertando? Cara, "achismos"não ajudam em nada. Tanto que nosso maior desafio no dinamometro foi conseguir aumentar a potência e arrastar a curva de torque mais pra cima pelo EXCESSO em baixa que me impedia de acelerar com maior intensidade.

    O resultado (que não espero que seja sensacional) será visto no próximo fim de semana, mesmo com o carro ainda sendo amaciado (o motor rodou pouco mais de 1h).

    Abraço

    mesmo assim eu ia com 3x446 hahaha

    show de bola Ricardo parabens pra vc e para o Andrey que incistiram em algo k ninguem diria k iria dar certo,,,,,o resultado ta ae,,

    show,,,, OKK OKK OKK OKK OKK
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por thallisguimaraes Qua 5 Out - 15:47:31

    E queremos ver o resultado dos testes hein, boa sorte


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por j ricardo Qua 5 Out - 17:10:20

    no livro do santucci, diz que o cotton era o piloto do carro montado pelo jim headrick... e sim, o provavel mais potente 6cil aspirado na gasolina que já teve... mais de 650hp... e usava 3 bijet 500cfm num coletor plenum... e tinha uns truque sujo que eu nem consigo compreender... o comando custon era coisa de outro mundo...

    o chevyII deles tinha 1500kg e fazia 10 baixo nos 402m...

    ele deve ter aprendido pouco com o headrick...
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por j ricardo Qua 5 Out - 17:14:48

    Comodoro Holley Nitro escreveu:Bandit

    Continuo não concordando com seus argumentos. E isso foi evidenciado ontem quando passamos o carro no dinamometro e vieram 427hp no motor, com uma Holley, na mesma posição, e com os venturis, agora bem menores.

    Quando citei que "alguem"com quem tenho contato no exterior me indicou a utilização de duas quadrijets e falei que esse alguem tem alguma experiencia, falei a verdade. Na verdade o Cotton Perry não é "alguem" que tem experiencia, simplesmente ele construiu o motor 6 cilindros aspirado com maior potência já medida. Isso tá no livro do Leo Santucci e uma PORRADA de sites americanos. É só pesquisar pelo nome do cara, que por sinal está sendo muito prestativo.

    Entre a opinião dele e do Andrey, que concordam sobre o rumo do projeto, e que tem experiência prática na construção de motores aspirados 6 cilindros com quadrijet e a sua opinião, sinto muito...

    Outra, gostaria de saber como você identificou que "é bem visivél a falta de torque em baixa do seu carro"? Vendo vídeos na internet? Mesmo sem saber quanto do acelerador eu estava apertando? Cara, "achismos"não ajudam em nada. Tanto que nosso maior desafio no dinamometro foi conseguir aumentar a potência e arrastar a curva de torque mais pra cima pelo EXCESSO em baixa que me impedia de acelerar com maior intensidade.

    O resultado (que não espero que seja sensacional) será visto no próximo fim de semana, mesmo com o carro ainda sendo amaciado (o motor rodou pouco mais de 1h).

    Abraço

    hei, xará!

    427cv é muito bom, hein? parabéns!
    ssinjetado
    ssinjetado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1525
    Idade : 42
    Localização : União da Vitória
    Modelo do carro : nenhum
    Cilindros : 5

    Data de inscrição : 06/08/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por ssinjetado Qua 5 Out - 17:16:22

    http://www.12bolt.com/inline_6_articles/2_hp_per_cubic_inch

    http://www.12bolt.com/inline_6_articles/cotton_perry
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por j ricardo Qua 5 Out - 17:30:11

    ssinjetado escreveu:http://www.12bolt.com/inline_6_articles/2_hp_per_cubic_inch

    http://www.12bolt.com/inline_6_articles/cotton_perry

    olha! uns materiais legais pra aprender!

    e tripla de quadrijet!!!! 28 cv a mais do que as webbers...hehehe!

    as molas de 800lbs só duravan 10 corridas!

    muito jóia a matéria OKK
    ssinjetado
    ssinjetado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1525
    Idade : 42
    Localização : União da Vitória
    Modelo do carro : nenhum
    Cilindros : 5

    Data de inscrição : 06/08/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por ssinjetado Qua 5 Out - 17:37:28

    isso nao ajudaria no motor 6 cil?

    Opala STT de Rua - Página 2 07911
    blacknegao
    blacknegao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 885
    Idade : 29
    Localização : Brasilia
    Data de inscrição : 10/04/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por blacknegao Qua 5 Out - 20:26:36

    3 quadrijets?SANTO CRISTO MISERICORDIOSO
    como deveria ser esse comando?e as valvular de admissao?acho que eram do tamanho de um copo pra entrar o tanto de combustivel que ia usar
    quero nem cogitar pensar na bomba de combustivel
    divia andar igual um ...
    nem sei o que
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por j ricardo Qua 5 Out - 20:36:48

    blacknegao escreveu:3 quadrijets?SANTO CRISTO MISERICORDIOSO
    como deveria ser esse comando?e as valvular de admissao?acho que eram do tamanho de um copo pra entrar o tanto de combustivel que ia usar
    quero nem cogitar pensar na bomba de combustivel
    divia andar igual um ...
    nem sei o que

    leia lá na materia do segundo link: comando roletado 310x310... o assombroso é o levante de .900" !!!

    duas bombas eletricas holley... mas não fala nada do cabeçote... mas no livro do santucci, o proprio headrick diz que as valvulas são no máximo 1,97x 1,625"
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por BANDIT Qua 5 Out - 20:37:49

    Comodoro Holley Nitro escreveu:Bandit

    Continuo não concordando com seus argumentos. E isso foi evidenciado ontem quando passamos o carro no dinamometro e vieram 427hp no motor, com uma Holley, na mesma posição, e com os venturis, agora bem menores.

    Quando citei que "alguem"com quem tenho contato no exterior me indicou a utilização de duas quadrijets e falei que esse alguem tem alguma experiencia, falei a verdade. Na verdade o Cotton Perry não é "alguem" que tem experiencia, simplesmente ele construiu o motor 6 cilindros aspirado com maior potência já medida. Isso tá no livro do Leo Santucci e uma PORRADA de sites americanos. É só pesquisar pelo nome do cara, que por sinal está sendo muito prestativo.

    Entre a opinião dele e do Andrey, que concordam sobre o rumo do projeto, e que tem experiência prática na construção de motores aspirados 6 cilindros com quadrijet e a sua opinião, sinto muito...

    Outra, gostaria de saber como você identificou que "é bem visivél a falta de torque em baixa do seu carro"? Vendo vídeos na internet? Mesmo sem saber quanto do acelerador eu estava apertando? Cara, "achismos"não ajudam em nada. Tanto que nosso maior desafio no dinamometro foi conseguir aumentar a potência e arrastar a curva de torque mais pra cima pelo EXCESSO em baixa que me impedia de acelerar com maior intensidade.

    O resultado (que não espero que seja sensacional) será visto no próximo fim de semana, mesmo com o carro ainda sendo amaciado (o motor rodou pouco mais de 1h).

    Abraço



    Calma Ricardo...calma.....Opala STT de Rua - Página 2 42315

    A gente já conversou algumas vezes......

    digamos que pelo meu "trabalho" só de ouvir dar partida em um motor 6cc.....eu já sei oque tem lá dentro.....

    E outra depois de vc. contornar o quarteirão vc. acelera tudo....arrancando no semafáro.....em direção a subida.....

    Eu só quis trocar uma opinião de BOA ...sadia.....

    Mas me DESCULPE vc. está muito bem acessorado.....e sabe oque faz.....

    Não vou + importunar o seu tópico.....



    E seus 427 são excelentes.....visto que o Benato no Methanol com tripla de webber ( motor arranacada) rendeu 420HP...motor......360HP roda.....
    blacknegao
    blacknegao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 885
    Idade : 29
    Localização : Brasilia
    Data de inscrição : 10/04/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por blacknegao Qua 5 Out - 21:08:42

    j ricardo escreveu:
    blacknegao escreveu:3 quadrijets?SANTO CRISTO MISERICORDIOSO
    como deveria ser esse comando?e as valvular de admissao?acho que eram do tamanho de um copo pra entrar o tanto de combustivel que ia usar
    quero nem cogitar pensar na bomba de combustivel
    divia andar igual um ...
    nem sei o que

    leia lá na materia do segundo link: comando roletado 310x310... o assombroso é o levante de .900" !!!

    duas bombas eletricas holley... mas não fala nada do cabeçote... mas no livro do santucci, o proprio headrick diz que as valvulas são no máximo 1,97x 1,625"


    como eu vou ler?ta em ingles(eu nao sei PN)
    1,97 sao quantos cm?
    o que é o levante?eu nao sei muito bem de comandos mas sei so um poquinho
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por j ricardo Qua 5 Out - 21:13:22

    o levante é o tanto que a valvula abre com esse comando.. nesse caso 22,8mm, só pra ter uma idéia, o ISKY 525b que todo mundo usa por aqui levanta 13,3mm

    e 1,97 não é muito grande, as valvulas de blazer são 1,94"= 49,2mm

    e de opala 1,74= 43,5mm

    blacknegao
    blacknegao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 885
    Idade : 29
    Localização : Brasilia
    Data de inscrição : 10/04/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por blacknegao Qui 6 Out - 8:34:56

    j ricardo escreveu:o levante é o tanto que a valvula abre com esse comando.. nesse caso 22,8mm, só pra ter uma idéia, o ISKY 525b que todo mundo usa por aqui levanta 13,3mm

    e 1,97 não é muito grande, as valvulas de blazer são 1,94"= 49,2mm

    e de opala 1,74= 43,5mm


    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa entao levante é o tanto que a valvula ''se move'' na abertura
    o maior que tem no Brasil é o 320ºx320º da Crower ne?
    no cabeçote dos 6cil so cabem valvulas desse tamanho?nao cabe maior nao?
    muito obrigado JRicardo
    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Licinio jr Qui 6 Out - 9:24:38

    Tem umas coisa que eu só acredito vendo. Não estou dizendo que os caras estão errados, mas como a matéria é muito antiga, pode ser que esta defasada. Por exemplo: comando com levante de 22,8 mm pra mim é bobagem, se a válvula máxima que cabe no cabeçote é 2,02" = 51mm. A matemática mostra que com um levante acima de 25% do diâmetro da válvula já se tem o fluxo totalmente liberado, mas em alguns caso pode-se usar até 30%. Então 30% de 51mm dá 15,3mm, ou seja acima de 15,3mm de levante não vai mais se ter ganho. O próprio Douglas Carbonera ia testar um comando com 18mm de levante mas estava em dúvida se ia ter algum ganho, porque ele sabia que iria estar muito acima das leis da física.
    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Licinio jr Qui 6 Out - 9:35:32

    Quanto ao uso de 2 quadrijets ou 3 bijets em coletor plenum,quem sou eu pra discutir com o Andrey ou cotton Perry, mas queria que alguem me explicasse o seguinte: como se pode ter algum ganho se a válvula de admissão tem no máximo 51mm ao seja, ela é o gargalo. Então qual é a vantagem de se colocar 8 bocas de 31mm, que equivalem a uma boca de 87mm para alimentar uma válvula de apenas 51mm ? Alguem pode dizer que temos outras válvulas admitindo ao mesmo tempo, mas ocorre que a sobreposição de admissões ocorre apenas na fase inicial e final dos ciclos, ou seja, a baixos levantes, então na média eu nunca terei mais que 51mm de área de admissão.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por j ricardo Qui 6 Out - 21:02:34

    Licinio jr escreveu:Tem umas coisa que eu só acredito vendo. Não estou dizendo que os caras estão errados, mas como a matéria é muito antiga, pode ser que esta defasada. Por exemplo: comando com levante de 22,8 mm pra mim é bobagem, se a válvula máxima que cabe no cabeçote é 2,02" = 51mm. A matemática mostra que com um levante acima de 25% do diâmetro da válvula já se tem o fluxo totalmente liberado, mas em alguns caso pode-se usar até 30%. Então 30% de 51mm dá 15,3mm, ou seja acima de 15,3mm de levante não vai mais se ter ganho. O próprio Douglas Carbonera ia testar um comando com 18mm de levante mas estava em dúvida se ia ter algum ganho, porque ele sabia que iria estar muito acima das leis da física.

    Licínio, basicamente o que diz tem sentido...

    mas acho que não é exatamente assim en todo caso... tem que calcular a area da "cortina" da valvula... o que siginifica que quanto maior o levante, maior a area da cortina...

    o fluxo que se move através desse espaço, vai encontrar de um lado a parede da camara... essa parte é o que limita o fluxo de valvulas muito grandes... agora se a valvula levantar o suficiente para o fluxo encontrar apenas parte dessa parede, acha que não há melhoras?

    e tem relação entre a area da cortina, com o gargalo de transição do duto para a valvula, e também com a area do duto... o gargalo antes da valvula tem que acelerar o fluxo( ou seja é um venturi...) e não pode haver muita perda de velocidade quando encontra a valvula e logo mais a cortina...

    vige! isso é complexo demais... melhor eu parar antes que eu me enrole todo...
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qui 22 Dez - 20:44:26

    Bom galera, estive um pouco afastado, mas agradeço a participação de todos.

    Passamos na pista na 5a. etapa do PR, mas acabei dando só duas largadas no sábado e no domingo acabou chovendo. O carro estava bem pesado, 1340kg (o limite de peso da categoria é de 1230kg). Como estava com o tanque pela metade (35L mais ou menos) e com 50kg de lastro os 60pés foram bem bons (2,0seg) para um carro de pneu nacional radial, com suspensão COMPLETAMENTE original.

    O melhor tempo foi 2,0 60pés e 13,0 402m, girando apenas 6300rpm (a bomba não tava dando conta).

    No festival fizemos algumas mudanças. Um catch no tanque (que agora fica com no máximo 20L) e a retirada TOTAL de todos os lastros. O carro baixou para 1272kg. Lembrando que ainda tem todos os itens originais (tapeçaria completa, vidros/travas/retrovisores elétricos, radiador original, caixa de direção hidráulica, coluna escamoteável, etc). E tem gente que diz que este modelo não chega no peso da categoria...

    Agora ele também tem um dataloger (inclusive mostrou que o motor tá meio gordo). A redução do peso atrás dificultou a largada, e não consegui sair melhor do que 2,3 60pés. Mas o carro acelerou muito mais, e virou 13,1 nos 402m, passando abaixo dos 6000rpm. Ou seja, teremos que partir pra um diferencial 4,27 (hj uso um 3,90) como todos na categoria.

    Agora vamos esperar a primeira do PR2012. Vem nova relação do diferencial, radiador de chevete, caixa de direção sem hidráulico e bateria no porta-malas. Se sairmos de 2,0 (o que eu já fiz com esse carro anteriormente), vem 12,6-12,5. Lembrando que ainda uso o câmbio original.

    Abraços!

    Seguem fotos e vídeo.
    Opala STT de Rua - Página 2 Capturadetela20111213s1
    Opala STT de Rua - Página 2 Capturadetela20111217s0
    Opala STT de Rua - Página 2 Capturadetela20111213s0

    https://www.youtube.com/watch?v=c8IsH0SKxIE
    ssinjetado
    ssinjetado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1525
    Idade : 42
    Localização : União da Vitória
    Modelo do carro : nenhum
    Cilindros : 5

    Data de inscrição : 06/08/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por ssinjetado Qui 22 Dez - 22:18:51

    Ou seja, teremos que partir pra um diferencial 4,27 (hj uso um 3,90) como todos na categoria.




    kkkkkkkkkk essa parte foi boa,,,,,
    tHiago Soares
    tHiago Soares
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2323
    Idade : 35
    Localização : Blumenau, SC
    Modelo do carro : Opala Standard 1976
    Opala Comodoro 1979
    Cilindros : 4cil, 4cil

    Data de inscrição : 04/11/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por tHiago Soares Sex 23 Dez - 21:38:22

    Muito Legal o vídeo, só que pra mim não abriu as fotos! Valeu Twisted Evil
    FERNANDO COBRA
    FERNANDO COBRA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 49
    Localização : Arapongas Parana
    Modelo do carro : Diplomata sedan 85 preto.
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 28/03/2009

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por FERNANDO COBRA Sáb 24 Dez - 15:37:26

    j ricardo escreveu:
    e 1,97 não é muito grande, as valvulas de blazer são 1,94"= 49,2mm
    e de opala 1,74= 43,5mm
    Já vi cabeçote com valvula manley medida 2,020 mas foi trocado só admissao escape permaneceu original.
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Ter 27 Dez - 20:09:19

    Não sei que problema deu com as fotos? Quem sabe por ser formato .png...

    Segue links:
    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/36/capturadetela20111213s1.png/
    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/43/capturadetela20111217s0.png/
    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/198/capturadetela20111213s0.png/

    Quanto à conversa das valvulas, estou usando 1.94x1.65. As valvulas maiores no escape diminuiram um pouco o torque de baixa, já que não dá mesmo pra sair com o pé todo, e aumentou o fluxo lá em cima.

    Quanto ao levante, já vi mesmo aquela relação de que se a valvula subir 25% do diametro vc já tem fluxo completo. Essa relação de dinâmica dos fluidos só serve se você desconsiderar todo o fluxo da admissão. 1 ou 2 cm a mais ou a menos no comprimento, diâmetro e desenho do coletor modificam todo o fluxo do ar. Por isso, principalmento nos EUA, se utilizam comandos com levante muito maior. É só você olhar as opções para motores V8. Algumas configuraçoes chegam a quase 50% do diametro da valvula...
    giu3000
    giu3000
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 138
    Idade : 31
    Localização : Flrorianópolis
    Modelo do carro : Omega CD 3.0
    Opala Comodoro 4.1

    Cilindros : 6,6
    Data de inscrição : 20/05/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por giu3000 Qua 28 Dez - 11:27:45

    Com quantos foogers se ta andando maninho?
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qua 28 Dez - 14:25:28

    Então giu3000, o carro não tem mais nitro. Quando tinha andava com 70cv em um fogger só, em uma plate embaixo da quadrijet...
    giu3000
    giu3000
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 138
    Idade : 31
    Localização : Flrorianópolis
    Modelo do carro : Omega CD 3.0
    Opala Comodoro 4.1

    Cilindros : 6,6
    Data de inscrição : 20/05/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por giu3000 Qua 28 Dez - 21:59:58

    E a alimentaçao era so da 4jet mesmo??? Porque tiro o nitro?
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qui 29 Dez - 9:08:57

    Só a 4jet. Tirei o nitro pois estou competindo na STT do PR de arrancada e nessa categoria não é permitido.
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Depois de um tempão... novidades!

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Dom 2 Dez - 16:27:36

    Bom galera, fiquei um tempo sem escrever, desde que o carro foi para o dinamômetro, no final de 2011. O resultado foi o seguinte:

    370hp no motor, andando só no metanol, isso sem muito acerto. Isso foi mais ou menos em setembro de 2011. Nesse meio tempo andei em 4 etapas do Campeonato PR de arrancada (1 em 2011 e 3 em 2012) além do Festival de 2011. Identificamos que a bomba elétrica não estava dando conta e o carburador também não. Instalamos um bomba Holley high volume e uma QFT950cfm além de um data-logger pra monitorar tudo, o que ajudou no acerto.

    O carro ficou com:
    4363cc
    15,76:1 de taxa
    Crane 310x320
    Andar com o carro na rua é bem legal Very Happy

    Logo que passamos no dinamômetro, o carro virou 13,2-13,3 (isso com os tais 370cv)... hoje a melhor marca é 12,8, com 2,0 de 60pés (acredito que esteja bem perto dos 400cv). Além do motor mudamos um pouco a suspensão, tanto traseira quanto dianteira, o que facilitou a tocada.

    O próximo passo é o câmbio, pois ainda uso o origina (isso mesmo, com embreagem original e tudo!). Um câmbio Recuperg, forjado e com engate rápido já está aqui em casa. A melhor coisa desse câmbio é a relação, feita exclusivamente para o meu motor. No próximo ano instalamos e vejamos as diferenças! É pra vir para 12,5-12,4...

    Hoje o visual é um pouco mais racing, rsrsrsr

    Opala STT de Rua - Página 2 Capturadetela20121202s1
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Luis_555 Dom 2 Dez - 17:45:12

    Vai pra pista semana que vem cara?
    Vi de perto ano passado no festival o carro, muito bonito!

    Parabéns!
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Dom 2 Dez - 18:44:46

    Não vou... só no ano que vem... como a idéia é se divertir, provavelmente vai aparecer de slick 26x8.5x15 na XTM ou algo parecido... só pra ver o bicho levantar, rsrsrsr
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Dom 13 Jan - 19:24:31

    Hoje foi dia de ir no mercado com o "carro de pista" (pelo menos é o que alguns aqui acreditam que seja). O porta-malas grande ajuda nas compras (rsrs) e aproveitei pra tirar as teias do brinquedo.

    Aproveitei e passei na casa dos parentes e levei meu pai pra dar uma volta. É carro de rua. Tá na pista de bobo mesmo.

    Opala STT de Rua - Página 2 76939235

    Opala STT de Rua - Página 2 57970576

    Esse ano vou COM CERTEZA andar em algumas das etapas do desafio201m.

    Tô esperando pra tirar a prova dos 9. QUEM QUISER aparecer, mesmo com motor maior e muito mais know-how, pode ir.

    Até porque discordar de alguns leva a excomungão, kkkkkkkk

    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por skuzam Dom 13 Jan - 19:59:06

    imagino parando esse carro em uma sinaleira e o playboyzinho de importado pensando "olha esse opalão pau velho ai vamo ve se ele guenta", ai quando abre o sinal o opalão sai arrancando forte lixando pneu até o inferno Twisted Evil
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Luis_555 Dom 13 Jan - 21:06:13

    ahiahuiahuiah tava faltando agito aqui pelo Opaleiros!!!

    Showw o Comodoro!!!
    RICARDOADG
    RICARDOADG
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 765
    Localização : Santo André
    Data de inscrição : 28/06/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por RICARDOADG Dom 13 Jan - 21:40:12

    Tá pintando um desafio do fórum?!?!?!?!
    Bob 151
    Bob 151
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1500
    Localização : Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 08/02/2010

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Bob 151 Seg 14 Jan - 5:18:04

    Aaaae agora sim to vendo um Opalero mesmo aki, ta certo velho qm duvida ou fica metendo pau entao bota do lado
    Leorissa
    Leorissa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 767
    Idade : 25
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 1982 coupe, azul
    Cilindros : 4 cc, por inquanto.
    Data de inscrição : 27/12/2012

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Leorissa Seg 14 Jan - 6:03:30

    Parabéns, belo carro. sempre quis saber oque era STT. kkk
    Leorissa
    Leorissa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 767
    Idade : 25
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 1982 coupe, azul
    Cilindros : 4 cc, por inquanto.
    Data de inscrição : 27/12/2012

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Leorissa Seg 14 Jan - 6:03:59

    Ta liberado no DOC. pra andar na rua ?
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Seg 14 Jan - 7:51:24

    Leo.pala 82 o carro é de rua, com documento em dia e tal. Uso ele pelo menos uns 2 fins-de-semana por mês.
    Leorissa
    Leorissa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 767
    Idade : 25
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 1982 coupe, azul
    Cilindros : 4 cc, por inquanto.
    Data de inscrição : 27/12/2012

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Leorissa Seg 14 Jan - 8:16:16

    ENTÃO A MINHA DUVIDA É SE PODE ANDAR COM CARRO NITRADO NA RUA, TEM QUE LEGALIZAR ?
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Seg 14 Jan - 10:51:53

    Leo.pala82, não estou usando mais nitro a alguns anos, mas como toda modificação de alteração de potência, seria sim necessária legalização. Entretanto, ao contrário de outros dispositivos, como a turbina (por exemplo), a instalação do nitro é praticamente imperceptível o que não traz grandes problemas...
    Tcpthiago
    Tcpthiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 500
    Idade : 40
    Localização : Cuiabá-MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987/1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 19/01/2012

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Tcpthiago Seg 14 Jan - 16:07:49

    Que lindo o Comodoro... ainda mais quando ele estava com as rodas reluzentes e brilhantes!

    Parabéns pelo bólido de rua para as pistas!

    Até porque se vê muito nos fóruns os caras gastando muito dinheiro no carro pra ficar de enfeite na garagem e vc com muitos itens originais (condenados por muitos dizendo que não presta) e fazendo bonito nas pistas!!!
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Luis_555 Seg 14 Jan - 19:46:06

    Não tinha reparado nisso!!

    Com as rodas no cromo e sem os adesivos tava bem mais top mesmo pro meu gosto, o carro envelheceu muito assim!!
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qui 17 Jan - 10:47:03

    Começando as adaptações da dupla de 4jets 750cfm. E um tipo de alimentação bem popular entre os americanos. Seguem duas fotos. A primeira é de um coletor Clifford (modelo do início dos anos 70), utilizado em motores 235-250 GM Inline6. Notem que não e usado apenas em motores de grande cilindrada. O outro é um mais atual, usado pelo Migthy6 (com injeção de óxido nitroso) em um motor 292 stroked para 301. A expectativa é grande pelo resultado.

    Opala STT de Rua - Página 2 Capturadetela20130117s1

    Opala STT de Rua - Página 2 Topend2
    WILMAR 250
    WILMAR 250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 256
    Idade : 35
    Localização : Goiania-GO
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 14/08/2011

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por WILMAR 250 Qui 17 Jan - 16:36:09

    Comodoro Holley Nitro escreveu:Leo.pala 82 o carro é de rua, com documento em dia e tal. Uso ele pelo menos uns 2 fins-de-semana por mês.

    E ai irmão, blz?
    Deixa eu te perguntar, como que fica o carro andando na rua com essa configuração, com quantos RPM o motor limpa com esse comando e essa carburação, por acaso desce combustivel pro cárter?
    E meu sonho tb montar um verdadeiro STT de rua rsrss, um dia eu chego la.
    Obrigado, parabéns pelo carro, belo projeto.
    Um grande abraço.
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por thallisguimaraes Qui 17 Jan - 16:42:58

    Mas por qual razao usar 2 4jet?


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    Wesley Silva
    Wesley Silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Opala especial 1974
    Data de inscrição : 02/01/2013

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Wesley Silva Qui 17 Jan - 16:50:32

    Dois 4jet!?!? O cabeçote deve ter uma sede dos inferno!!!
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Qui 17 Jan - 17:13:01

    Vamos lá:

    Junão do Opalão
    O carro não pode ser considerado confortável. É um comando em que você vai realmente sentir força acima dos 4500rpm até mais ou menos 7500rpm. Na pista, tirando a largada, não baixa de 6000rpm. Entãõ não da nada. Agora na rua é outra hostória. Na verdade depende da "paciência" que você tem com o carro. Eu gosto de quanto mais performance melhor. Não ligo. Quanto ao óleo, se usar sempre moendo, não desce nada. Mas como é carburado tem que andar bem gordo, e aí de baixa desce bastante. Resumindo: tem que esmirilhar o tempo todo (que ruim né? rsrsrsr). Acredito que se fosse injetado daria pra resolver o problema configurando 2 mapas. Mas não é muito minha cara...

    thallisguimarães:
    Porque nunca vi ninguém usar, e lá fora é relativamente comum. Aqui no Brasil os 6cil tiveram muita influencia da StockCar e da Turismo Carretera (ARG) e por isso sempre foram utilizados coletores individuais com multiplas Webber, o que fica muito bom. Nos EUA, pela facilidade de aquisição e manutenção dos quadrijets, vários projetos utilizavam esses carburadores. E também funcionava muito bem. Mas como aqui dá pra contar nos dedos quem realmente entende de 4jet, ficou meio inviável. Lá eles também utilizam muito o plenum com tunnel-ram, mesmo prar 6cil. Aqui no Brasil apenas vi esse sistema no Opala da Action de BH. Que por acaso, foi o TO (Traseira Original) mais rápido do Brasil usando carburadores (a maioria usa injeção).

    Weslwy Silva:
    O cabeçote tem alguns "segredos" já pensando nessa configuração, mas asseguro que não é nada revolucionário não...

    Abraços!
    WILMAR 250
    WILMAR 250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 256
    Idade : 35
    Localização : Goiania-GO
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 14/08/2011

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por WILMAR 250 Sex 18 Jan - 7:49:59

    Commodoro Holley Nitro

    Entendi, era esse meu receio em relação ao óleo, por enquanto estou começando com um 525B e quadrijet, futuramente pretendo montar um motor mais forte, tipo STT msm.
    Em relação as varetas, qual vc ta usando?
    Sera que teria algum tipo de vareta mais resistente, que suporte uns 6500 a 7000 RPM do msm tamanho e expessura das do opala, eu vou usar balanceiro roletado. Eu quero trocar mais não queria mecher no canal aonde vai elas, muitos dizem pra colocar as da Silverado, mais ai tem mecher em tudo pq elas são mais grossas, e era justamente isso que eu não queria.
    Obrigado.
    Comodoro Holley Nitro
    Comodoro Holley Nitro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 45
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1989
    Cilindros : 4.400cc
    Data de inscrição : 12/11/2008

    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Comodoro Holley Nitro Sex 18 Jan - 10:25:55

    Junão do Opalão:

    Realmente as varetas originais dos modelos mais novos não agüentam. Eu mesmo destruí um jogo, não porque entortaram, mas porque desgastaram no ponto onde tocam os balanceiros. Hoje uso uma dos opalas, mas que tem nas duas pontas possuem bolinhas de um material mais resistente. Nunca incomodaram. Já abrimos várias vezes as tampas de válvula e não tem nada. Existem também varetas importadas bem mais resistentes... e por um preço bem mais salgado.

    Conteúdo patrocinado


    Opala STT de Rua - Página 2 Empty Re: Opala STT de Rua

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 8 maio - 7:43:40