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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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comodoro8quatro
j ricardo
100
BANDIT
MAINARTE GRAN LUXO
9 participantes
VELA 4 ELETRODOS BOSCH
MAINARTE GRAN LUXO- Opaleiro
- Número de Mensagens : 429
Localização : minas gerais
Modelo do carro : OPALA COMODORO
Cilindros : V8 BLACK LUXO
Data de inscrição : 20/04/2012
- Mensagem nº1
VELA 4 ELETRODOS BOSCH
PESSOAL TO COM UMA DUVIDA TREMENDA,JA TEM TEMPOS QUE QUERO COLOCAR UMA BOBINA MI DO GOL,E COLOCAR AQUELAS VELAS DE 4 ELETRODOS DA BOSCH,MAS FUI PESQUISAR UM POUCO DELA E VI USUARIOS COMENTANDO QUE COLOCARAM DELAS EM CARROS RENALT E ETC E TEVE UM CARA QUE QUASE FERROU O MOTOR DUAS VELAS SE QUEBRARAO OS ELETRODOS A SORTE DELE É QUE NAO BATERAO NAS CABESÇA DDO PISTAO FAZENDO MARCAS OU FUROS,,AGORA SERA QUE É FRIOLA METER ESSAS VELAS NO OPALA ??? ALGUEM AI USA ELA NO OPALAO ????
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº2
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
A vela pode ter 2....3 ....4....5......10 eletrodos...beleza.....
só que a faísca só dá em um eletrodo!
só que a faísca só dá em um eletrodo!
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº3
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
BANDIT escreveu:A vela pode ter 2....3 ....4....5......10 eletrodos...beleza.....
só que a faísca só dá em um eletrodo!
isto eu descobri na prática logo quando começaram a sair estas velas...o pai de uma amigo meio fresco com o carro dele,trouxe este jogo de velas p/ colocar...no mesmo dia ele voltou com o carro falhando...tirei a velha,tinha um carvãozinho num eletrodo e com isto,isolou a vela...mostrei a ele e perguntei "de qu~e adianta ter 4 eletrodos de a faísca só pula por um??!!!"
Até mais...
100
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº4
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
por curiosidade coloquei as velas do corsa 16v no opala(6ECK)
sabe qual diferença deu? nenhuma... ate a cor das velas ficou igual, depois de usar(pretas.. maldito DFV!!)
sabe qual diferença deu? nenhuma... ate a cor das velas ficou igual, depois de usar(pretas.. maldito DFV!!)
_________________
NÃO TENHO MSN!!!!
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº5
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
j ricardo escreveu:...(pretas.. maldito DFV!!)
bom sinal,pelo menos estão queimando hehehe
Até mais...
100
comodoro8quatro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 432
Localização : Passo Fundo - RS
Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/11/2010
- Mensagem nº6
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
e qual a melhor vela a se usar? ja que as iridium ou as egv só se encontra em grau 8 pra cima? pelo menos eu nunca vi..
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº7
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
comodoro8quatro escreveu:e qual a melhor vela a se usar? ja que as iridium ou as egv só se encontra em grau 8 pra cima? pelo menos eu nunca vi..
aquelas de acordo com a especificação do teu motor...quanto a marca,EU prefiro NGK...mas desde que não sejam das falsas
Até mais...
100
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº8
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Se quiserem fazer um teste.......com uma vela boa ainda ....
tirem o eletrodo dela ....e moten no carro........Vcs vão ver a diferença ......o carro anda +.....
Antigamente algumas velas especiais pra competição.....não tinhm eletrodo......a Chespa "fáisca" da em qualquer ponto...ela sai que nem um tiro da vela .........
Isso é só um teste.....porque nessas velas normais que tem eletrodo....vc. retirando o eletrodo a vale queima rápido..... mas vc. consegue andar 2 ou 3dias......E da muita diferença
tirem o eletrodo dela ....e moten no carro........Vcs vão ver a diferença ......o carro anda +.....
Antigamente algumas velas especiais pra competição.....não tinhm eletrodo......a Chespa "fáisca" da em qualquer ponto...ela sai que nem um tiro da vela .........
Isso é só um teste.....porque nessas velas normais que tem eletrodo....vc. retirando o eletrodo a vale queima rápido..... mas vc. consegue andar 2 ou 3dias......E da muita diferença
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº9
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Já fiz isto em moto hehehe
Até mais...
100
Até mais...
100
faccinaSS4- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5874
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Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
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Data de inscrição : 30/05/2010
- Mensagem nº10
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
100 escreveu:Já fiz isto em moto hehehe
Até mais...
100
durou quantas horas?
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº11
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
faccinaSS4 escreveu:
durou quantas horas?
nem sei...só dei umas aceleradas parado mesmo...queria só ver no que dava hehehe
também testei arrancando aquela louça em volta do eletrodo central...a faísca pula lá dentro daí hehehe
Até mais...
100
faccinaSS4- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5874
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- Mensagem nº12
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
100 escreveu:faccinaSS4 escreveu:
durou quantas horas?
nem sei...só dei umas aceleradas parado mesmo...queria só ver no que dava hehehe
também testei arrancando aquela louça em volta do eletrodo central...a faísca pula lá dentro daí hehehe
Até mais...
100
e como eu faço pra arrancar o eletrodo?
BANDIT- Opaleiro
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº13
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
faccinaSS4 escreveu:100 escreveu:
nem sei...só dei umas aceleradas parado mesmo...queria só ver no que dava hehehe
também testei arrancando aquela louça em volta do eletrodo central...a faísca pula lá dentro daí hehehe
Até mais...
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e como eu faço pra arrancar o eletrodo?
vishhh dificil viu....e complicado.....
BANDIT- Opaleiro
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº14
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
faccinaSS4- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5874
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Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
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- Mensagem nº15
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
corta o eletrodo lateral?
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Cilindros : 8+6+6+6+4
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- Mensagem nº16
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
faccinaSS4 escreveu:corta o eletrodo lateral?
Sim corta-se o eletrodo Lateral...não vai mexer no Central né !
fica assim :
........................................................
Existem várias velas sem o eletrodo Latreal .....achei só essa Brisk
BRISK, que no anuncio diz fornecer até 3% a mais de HP, melhorar o torque e a economia das nossas Leads.
Ví que a vela tem uma diferença das outras, ela não tem o "gap", com isso não precisa ser ajustada.
Segue o link: [color:f2cf=#f00][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Não vou poder comprar agora, pois meu cartão tá estourado e então não vou poder ser a cobaia, mas se alguem se interessar em comprar de pacote, eu me incluo no grupo.
O valor de cada vela é de U$ 17,99 e + U$ 5,90 do primeiro frete, e para cada vela adicional, basta adicionar U$ 0,50 por vela.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439967773-velas-ignico-brisk-alta-performace-para-motos-_JM
Eu me lembro que o Alfa Julieta ...usava vela sem eletrodo lateral também Original.....nada haver com esse Brisk ai em cima .....a vela do Alfa era bem pequenininha......
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº17
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Velas de ignição
Qual é a função de uma vela de ignição?
A função da vela de ignição é conduzir a alta voltagem eléctrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois o seu perfeito desempenho está directamente ligado ao rendimento do motor, os níveis de consumo de combustível, a maior ou a menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape.
Porque estão desenhadas para obter o máximo desempenho do motor em diferentes cargas e rotações.
1. É uma vela de "ampla gama térmica" .
Ela tem um eléctrodo central com o núcleo de cobre inserido profundamente na ponta, para dissipar rapidamente grandes quantidades de calor. Esta característica faz que esta vela seja de uma "ampla gama térmica", que resiste tanto ao aquecimento quanto ao carbonizar.
Ao comparar as características térmicas das velas com e sem núcleos de cobre, as velas com núcleos de cobre demonstraram ser superiores em resistência ao super aquecimento e carbonizar, e oferecem uma gama mais ampla de funcionamento térmico.
2. Incorpora um isolador fabricado com cerâmica de alumina de alta pureza e de tecnologia de ponta.
- Tem isolamento superior as altas temperaturas e garante a produção de faísca.
- Oferece uma condutividade térmica superior e diminui a possibilidade de ocorrer o super-aquecimento.
- Resiste aos choques térmicos (aquecimento e resfriamento bruscos) e a sua resistência mecânica é superior.
3. Sua construção robusta garante uma excelente estanquecidade ao gás de combustão.
O anel de talco entre o isolador e o castelo metálico garante uma perfeita vedação para evitar a fuga de pressão interna dos gases da câmara de combustão.
4. A ponta do eléctrodo fabricada com uma liga especial de níquel garante uma alta durabilidade
O que significa o grau térmico de uma vela?
Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. O grau térmico é a medida da quantidade de calor dissipado.Tipo Quente
É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
O que é uma vela do tipo competição?
É uma vela de alto rendimento para motores de grande potência, com maior relação de compressão e maiores RPMs.
Características
Esta vela é usada em condições rigorosas, incluindo ciclos repetidos de aceleração e desaceleração e longas horas de funcionamento em altas velocidades.
Deve ter características tais como "fácil emissão de faíscas" e "boa capacidade de ignição" assim como uma excelente resistência ao calor, condutividade térmica, durabilidade e resistência mecânica.
Para resistir a estas condições rigorosas, o material e a configuração dos eletrodos desta vela são especiais e dimensionados para este fim.
1- Material dos eléctrodos: A maioria deles usam metais preciosos, tais como platina ou liga de ouro/paládio.
2 - Configurações dos eléctrodos: Os eléctrodos finos proporcionam uma melhor emissão de faíscas e melhoram a capacidade de ignição.
3 - Configurações do isolador da ponta ignífera: Para uma melhor resposta e aceleração, são usadas configurações especiais nas pontas do isolador.
O que é a carbonização em uma vela?
É um fenómeno no qual o carvão aderido na ponta ignífera gera fuga de correntes que causam falhas de ignição.
Como o carvão é condutor de energia, a corrente eléctrica não salta entre os eléctrodos. Ela é conduzida através do carvão provocando falhas de funcionamento e dificultando a partida.
A medida que se acumula o carvão, diminui a capacidade de isolação da vela, diminuindo a tesão requerida até provocar
Causas que podem provocar a carbonização nas velas de ignição:
A voltagem disponível para a ignição diminui proporcionalmente ao decréscimo da resistência de isolação. Nesta condição a voltagem disponível diminui até provocar falha de ignição- Mistura ar/combustível (A/C) muito rica
- Ajuste incorrecto do carburador
- Sistema afogador defeituoso
- Sistema de injecção de combustível defeituoso
- Sistema de ignição com falhas
- Conexão defeituosa de cabos de alta tensão
- Condições de uso inadequadas
- Funcionamento em marcha lenta prolongada
- Funcionamento contínuo em baixa velocidade
- Vela fria demais
O que é o super-aquecimento de uma vela ?
O super-aquecimento prolongado pode ocasionar uma combustão anormal (pré-ignição), causando fusão dos eléctrodos da vela.
As velas super-aquecidas mostram uma superfície branca do isolador na ponta ignífera e sedimentos salientes. A fusão dos eléctrodos indica um super-aquecimento. Quando a temperatura da vela excede 870°C, a ponta ignífera funciona como uma fonte de calor antes da emissão da faísca e provoca (pré-ignição) uma combustão anormal.
Se esta situação se perdurar por muito tempo, pode levar a detonação, que causa fracturas no pistão (furos).
Causas
-Tempo de ignição muito adiantado
-Mistura de ar/combustível pobre demais
-Fluido de refrigeração e lubrificantes insuficientes
-A pressão aplicada ao turbo compressor é alta demais para o motor.
-Se usou uma vela quente demais
Qual a vantagem em usar velas de Iridium?
As velas de Iridium apresentam uma óptima ignibilidade e durabilidade, pois o Irídio é um material extremamente duro e resistente a altas temperaturas.
Com este material, podemos produzir eléctrodos com 0,6 mm de diâmetro, resultando em uma vela de ignição com maior vida útil e melhor ignibilidade (melhoria em acelerações e retomadas).
Eu falo na NGK,mas poderão existir no mercado outras marcas que considerem melhores,não quero de
forma alguma dar exclusividade ou propagandear a NGK,falo apenas por mim enquanto consumidor.
Qual é a função de uma vela de ignição?
A função da vela de ignição é conduzir a alta voltagem eléctrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois o seu perfeito desempenho está directamente ligado ao rendimento do motor, os níveis de consumo de combustível, a maior ou a menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape.
Porque estão desenhadas para obter o máximo desempenho do motor em diferentes cargas e rotações.
1. É uma vela de "ampla gama térmica" .
Ela tem um eléctrodo central com o núcleo de cobre inserido profundamente na ponta, para dissipar rapidamente grandes quantidades de calor. Esta característica faz que esta vela seja de uma "ampla gama térmica", que resiste tanto ao aquecimento quanto ao carbonizar.
Ao comparar as características térmicas das velas com e sem núcleos de cobre, as velas com núcleos de cobre demonstraram ser superiores em resistência ao super aquecimento e carbonizar, e oferecem uma gama mais ampla de funcionamento térmico.
2. Incorpora um isolador fabricado com cerâmica de alumina de alta pureza e de tecnologia de ponta.
- Tem isolamento superior as altas temperaturas e garante a produção de faísca.
- Oferece uma condutividade térmica superior e diminui a possibilidade de ocorrer o super-aquecimento.
- Resiste aos choques térmicos (aquecimento e resfriamento bruscos) e a sua resistência mecânica é superior.
3. Sua construção robusta garante uma excelente estanquecidade ao gás de combustão.
O anel de talco entre o isolador e o castelo metálico garante uma perfeita vedação para evitar a fuga de pressão interna dos gases da câmara de combustão.
4. A ponta do eléctrodo fabricada com uma liga especial de níquel garante uma alta durabilidade
O que significa o grau térmico de uma vela?
Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. O grau térmico é a medida da quantidade de calor dissipado.Tipo Quente
É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
O que é uma vela do tipo competição?
É uma vela de alto rendimento para motores de grande potência, com maior relação de compressão e maiores RPMs.
Características
Esta vela é usada em condições rigorosas, incluindo ciclos repetidos de aceleração e desaceleração e longas horas de funcionamento em altas velocidades.
Deve ter características tais como "fácil emissão de faíscas" e "boa capacidade de ignição" assim como uma excelente resistência ao calor, condutividade térmica, durabilidade e resistência mecânica.
Para resistir a estas condições rigorosas, o material e a configuração dos eletrodos desta vela são especiais e dimensionados para este fim.
1- Material dos eléctrodos: A maioria deles usam metais preciosos, tais como platina ou liga de ouro/paládio.
2 - Configurações dos eléctrodos: Os eléctrodos finos proporcionam uma melhor emissão de faíscas e melhoram a capacidade de ignição.
3 - Configurações do isolador da ponta ignífera: Para uma melhor resposta e aceleração, são usadas configurações especiais nas pontas do isolador.
O que é a carbonização em uma vela?
É um fenómeno no qual o carvão aderido na ponta ignífera gera fuga de correntes que causam falhas de ignição.
Como o carvão é condutor de energia, a corrente eléctrica não salta entre os eléctrodos. Ela é conduzida através do carvão provocando falhas de funcionamento e dificultando a partida.
A medida que se acumula o carvão, diminui a capacidade de isolação da vela, diminuindo a tesão requerida até provocar
Causas que podem provocar a carbonização nas velas de ignição:
A voltagem disponível para a ignição diminui proporcionalmente ao decréscimo da resistência de isolação. Nesta condição a voltagem disponível diminui até provocar falha de ignição- Mistura ar/combustível (A/C) muito rica
- Ajuste incorrecto do carburador
- Sistema afogador defeituoso
- Sistema de injecção de combustível defeituoso
- Sistema de ignição com falhas
- Conexão defeituosa de cabos de alta tensão
- Condições de uso inadequadas
- Funcionamento em marcha lenta prolongada
- Funcionamento contínuo em baixa velocidade
- Vela fria demais
O que é o super-aquecimento de uma vela ?
O super-aquecimento prolongado pode ocasionar uma combustão anormal (pré-ignição), causando fusão dos eléctrodos da vela.
As velas super-aquecidas mostram uma superfície branca do isolador na ponta ignífera e sedimentos salientes. A fusão dos eléctrodos indica um super-aquecimento. Quando a temperatura da vela excede 870°C, a ponta ignífera funciona como uma fonte de calor antes da emissão da faísca e provoca (pré-ignição) uma combustão anormal.
Se esta situação se perdurar por muito tempo, pode levar a detonação, que causa fracturas no pistão (furos).
Causas
-Tempo de ignição muito adiantado
-Mistura de ar/combustível pobre demais
-Fluido de refrigeração e lubrificantes insuficientes
-A pressão aplicada ao turbo compressor é alta demais para o motor.
-Se usou uma vela quente demais
Qual a vantagem em usar velas de Iridium?
As velas de Iridium apresentam uma óptima ignibilidade e durabilidade, pois o Irídio é um material extremamente duro e resistente a altas temperaturas.
Com este material, podemos produzir eléctrodos com 0,6 mm de diâmetro, resultando em uma vela de ignição com maior vida útil e melhor ignibilidade (melhoria em acelerações e retomadas).
Eu falo na NGK,mas poderão existir no mercado outras marcas que considerem melhores,não quero de
forma alguma dar exclusividade ou propagandear a NGK,falo apenas por mim enquanto consumidor.
Smoke- Opaleiro
- Número de Mensagens : 190
Localização : Hell
Data de inscrição : 17/06/2010
- Mensagem nº18
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Diferença de eletrodos centrais
Conforme abordado anteriormente na explanação sobre eletrodos, quanto menor o diâmetro do eletrodo central, menor será a voltagem para iniciar centelha e maior será a propagação da chama.
A centelha é beneficiada pela superfície estreita, que assim como o raio na natureza, essa também ocorre com maior facilidade nessas condições.
O crescimento do núcleo de chama é beneficiado pela pouca área de contato que por sua vez gera menor perda térmica.
Abaixo é possível visualizar duas fotos. A primeira é uma vela de eletrodo central convencional de cobre com 2,5mm de diâmetro, enquanto a segunda foto é uma vela especial para alta performance com eletrodo central de irídio de apenas 0,4mm de diâmetro.
A diferença no pico de voltagem do secundário pode chegar a 10.000 volts entre esses dois modelos de velas, permitindo assim que se trabalhe com maior folga entre eletrodos (sem romper o limite de pico da bobina) e aumentar ainda mais a eficiência de queima.
Fonte: http://www.kolbercrank.com/DifEletCent.htm
Conforme abordado anteriormente na explanação sobre eletrodos, quanto menor o diâmetro do eletrodo central, menor será a voltagem para iniciar centelha e maior será a propagação da chama.
A centelha é beneficiada pela superfície estreita, que assim como o raio na natureza, essa também ocorre com maior facilidade nessas condições.
O crescimento do núcleo de chama é beneficiado pela pouca área de contato que por sua vez gera menor perda térmica.
Abaixo é possível visualizar duas fotos. A primeira é uma vela de eletrodo central convencional de cobre com 2,5mm de diâmetro, enquanto a segunda foto é uma vela especial para alta performance com eletrodo central de irídio de apenas 0,4mm de diâmetro.
A diferença no pico de voltagem do secundário pode chegar a 10.000 volts entre esses dois modelos de velas, permitindo assim que se trabalhe com maior folga entre eletrodos (sem romper o limite de pico da bobina) e aumentar ainda mais a eficiência de queima.
Fonte: http://www.kolbercrank.com/DifEletCent.htm
faccinaSS4- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
VO CORTAR O ELETRODO DA MOTO PRA TESTAR! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e essas velas de iridiun. qual o modelo certo pro opala?
e essas velas de iridiun. qual o modelo certo pro opala?
Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
interessante....em um carro pra borrachao ia ajudar bastante, certo??(motor 151)
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
na teoria sim........na prática...também........a questão é saber quanto tempo dura .....
Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Bandit, tenho um cheva pra borrachao, coloquei nele a injeção monoponto do gol 1.8, distribuidor com hall e bomba eletrica, tucho mecanico, motor original, mas me parece que não tem força , não sei se é ponto, velas, cabo tem de silicone 10mm vela ngk original, o que tu me diz ??
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
é motor de chevette ou motor 151????
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº24
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Donida6cc escreveu:interessante....em um carro pra borrachao ia ajudar bastante, certo??(motor 151)
o ideal p/ ajudar no borrachão é colocar mais duas!!
Até mais...
100
Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
motor 151, fiz uma flange no coletor para o corpo borboleta e fiz no torno o eixo inteiro do distribuidor, torno cnc, ficou 10 !!
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº26
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Donida6cc escreveu:motor 151...
então,o 151 tem 4 vela+2=6cil. ou seja,coloca um motor de verdade aí que nem vela vai precisar kkkkkkkk
Até mais...
100
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Donida6cc escreveu:motor 151, fiz uma flange no coletor para o corpo borboleta e fiz no torno o eixo inteiro do distribuidor, torno cnc, ficou 10 !!
Mas um Chevette com motor 151...com carburador solecão todo original...fecha zero em 2° sem forçar o motor!!!!! na boa !
Um chevette 151.......talvez ande um pouco + que um normal...mas fica com muita + força por causa do motor..e da relação bem curta..........
vc deve ter problema de carburador....talvez vela...tampa de distribuidor......sei lá....
Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Meu deus do céu, a Juliana Paes pelada no Gabriela !!!!
Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Vo rever o ponto, e fazer este teste nas velas, ver cabo, o carro ta injetado bandit, ele não levanta o giro, e perde força.
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- Mensagem nº30
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
BANDIT escreveu:
Mas um Chevette com motor 151...
então é Chevette??!!! aí sim...retiro o que eu disse!
Até mais...
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Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Ai 100, o 6 caneco é pra puxar o chevette, pra passear e não derreter pneu, aqui em Guapore, onde meus pais moram tem pista pra borrachao, ai vo visita os velhos e fazer uma fumaça na pista com o cheva !!!
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- Mensagem nº32
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Donida6cc escreveu:Ai 100, o 6 caneco é pra puxar o chevette, pra passear e não derreter pneu, aqui em Guapore, onde meus pais moram tem pista pra borrachao, ai vo visita os velhos e fazer uma fumaça na pista com o cheva !!!
Tendi...pensei que o 151 era em Opala...no chava fica chique mesmo!!!
Até mais...
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Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
https://www.youtube.com/watch?v=5AB-QCl4fpE
da uma olhada ai
tem todo final de semana
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tem todo final de semana
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Donida6cc escreveu:Meu deus do céu, a Juliana Paes pelada no Gabriela !!!!
já foi melhor.....
mas como eu sempre digo:
Do pescoço pra baixo tudo se aproveita !
Da pra da uns "coelho" de umas 2H. com ela ....ahaha dá
Donida6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Com certeza
Da uma olhada nesse link, o Coringa de caxias do sul RS
https://www.youtube.com/watch?v=jEQgTa9xQXw&feature=related
Da uma olhada nesse link, o Coringa de caxias do sul RS
https://www.youtube.com/watch?v=jEQgTa9xQXw&feature=related
Jeferson_Heerdt- Piloto/Preparador
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- Mensagem nº36
Re: VELA 4 ELETRODOS BOSCH
Sei que o tópico se desvirtuou, mas vou citar minha experiência com teste de velas:
Como alguns sabem, além da Caravan tenho um Marea Turbo, e tudo quanto é fórum e rodinha falam pra usar velas de 2, 3 ou 4 eletrodos no Marea Turbo pq original tem 3, e se não for orige não vai pq o carro é turbo e tals...
Um belo dia tava de viagem, e resolvi comprar as velas de 3 eletrodos, específicas pro MT... andei 65km e tirei as velas pra jogar no lixo... voltei para as velhas e ja bem rodadas iridiu grau 9 que devem ter por baixo uns 35.000km... (com um único eletrodo central e gap acertado em 0,7mm)... meu MT é um pouquinho mais forte que o original, tem turbina GT25 Master Power, acertada em 1kg de pressão fixa, escape, filtro, bicos abertos 35% pra rodar bem no álcool... e só...
Então quem quiser colocar vela boa no carro e não se incomodar... compre iridium e invista tb numa boa ignição de alta potência... sim a iridiu é cara, dificil de achar... mas o valor dela se paga só por durar sei lá quantas vezes mais que outra qualquer... na MT eu trocava de vela cada 5.000km, depois das iridium ja são mais de 35.000km e ta tudo em ordem... (e só pra lembrar, carro turbo, as velas sofrem muito mais, pq tem de disparar a centelha sob pressão: pressão cilindrica normal de qualquer motor + pressão de turbo em cima....
Na Caravan, tb ja sofri com velas.. recentemente tentei andar sem a ignição capacitiva, cheguei a baixar o gap das velas pra 0,3mm e dava pipoco no escape de combustível não queimado... excesso.. quando liguei de volta a ignição capacitiva, voltei os eletrodos pra 1mm que uso normalmente e tudo normal...
Como alguns sabem, além da Caravan tenho um Marea Turbo, e tudo quanto é fórum e rodinha falam pra usar velas de 2, 3 ou 4 eletrodos no Marea Turbo pq original tem 3, e se não for orige não vai pq o carro é turbo e tals...
Um belo dia tava de viagem, e resolvi comprar as velas de 3 eletrodos, específicas pro MT... andei 65km e tirei as velas pra jogar no lixo... voltei para as velhas e ja bem rodadas iridiu grau 9 que devem ter por baixo uns 35.000km... (com um único eletrodo central e gap acertado em 0,7mm)... meu MT é um pouquinho mais forte que o original, tem turbina GT25 Master Power, acertada em 1kg de pressão fixa, escape, filtro, bicos abertos 35% pra rodar bem no álcool... e só...
Então quem quiser colocar vela boa no carro e não se incomodar... compre iridium e invista tb numa boa ignição de alta potência... sim a iridiu é cara, dificil de achar... mas o valor dela se paga só por durar sei lá quantas vezes mais que outra qualquer... na MT eu trocava de vela cada 5.000km, depois das iridium ja são mais de 35.000km e ta tudo em ordem... (e só pra lembrar, carro turbo, as velas sofrem muito mais, pq tem de disparar a centelha sob pressão: pressão cilindrica normal de qualquer motor + pressão de turbo em cima....
Na Caravan, tb ja sofri com velas.. recentemente tentei andar sem a ignição capacitiva, cheguei a baixar o gap das velas pra 0,3mm e dava pipoco no escape de combustível não queimado... excesso.. quando liguei de volta a ignição capacitiva, voltei os eletrodos pra 1mm que uso normalmente e tudo normal...
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