Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptyOntem à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptyOntem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptyTer 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptyTer 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptyTer 30 Abr - 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptyTer 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

81 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 81 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
Rubão6cc (15346)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
BANDIT (13573)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
Xann (10394)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
j ricardo (9376)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Luzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_leftLuzes oscilando na lenta - Página 4 BarLuzes oscilando na lenta - Página 4 Bar_right 

+17
COMODORO_SLE_AUTOMATICO
Gerald
cabesanto77
Paulo Corso
Alessandro Gervasio
willianscmotta
hunzeker
endrigo
bruno silverstar83
Kako
Rubão6cc
adpachec
jonathanbm
RN_Willemann
Parolim77
IVAN4100
Müller
21 participantes

    Luzes oscilando na lenta


    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 148
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 7:27:51

    Gerald escreveu:

    Tenho minhas dúvidas se retirar uma das ventoinhas irá resolver o problema. O vilão, ou melhor, a vilã do alternador é bateria, não as outras cargas eleétricas. Quando a bateria está com carga baixa, ela sozinha consegue consumir toda a capacidade de corrente do alternador.



    A bateria é nova. Tanto que quando ela descarrega e não dá mais a partida, eu deixo ela repousar um tempo e a carga volta. As vezes nem preciso recarregar

    Gerald escreveu:
    Creio que a instalação de um rolo-guia é a solução mais prática para o problema. Um mecânico não deveria ter dificuldade para fazer a adaptação.

    Os mecânicos por aqui são complicados. Não conseguem consertar uma coisa sem quebrar duas outras. Levei o carro pra trocar o cano de freio que tava vazando e agora o carro tá travando as rodas. Levei pra instalar o ar e o cara desgraçou a pintura do meu carro com algum produto químico que bateu nele, além de ter deixado o carro fazendo 3 km/l (antes o consumo tava razoável pra um 4 cilindros) e ter deixado esse problema das correias que se partem. Tô fazendo as coisas eu mesmo e quando chamo algum mecânico tenho que ficar supervisionando pra o cara não fazer merda.

    Você tem ideia de algum modelo de rolo que eu poderia usar? Eu teria que mandar fabricar o suporte e usar uma correia maior, mas talvez resolvesse


    Última edição por ghbamorim em Qua 29 Dez - 7:41:06, editado 1 vez(es)

    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 148
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 7:30:03

    [quote="opala4cc"]
    ghbamorim escreveu:

    É, você vai ter que experimentar uma polia de maior diâmetro no alternador. Deve aumentar sensivelmente o ângulo de abraçamento da correia na polia, dando um pouco mais de tração da correia na polia. Eu faria isso antes de pensar em mexer nas ventoinhas, já que se você remover uma delas, é praticamente líquido e certo de que o AC vai perder desempenho.

    Pensei nisso. Mas o alternador de 120 A não tá dando conta de toda a carga quando em marcha lenta. Só quando acelero um pouco. Se eu aumento ao polia, a tensão cai em marcha lenta. Aí não vou poder pegar os engarrafamentos de Recife com o ar e os faróis ligados. A instalação do ar vai perder o sentido
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 7:31:47

    Alguém sabe dizer se os Opalas que vinham de fábrica com ar e ventoinha mecânica tinham alguma ventoinha elétrica no condesador? Eu sei que os primeiros que saíram com ar tinham ventoinha mecânica. E os 92 também. Alguém me disse que não tinha ventoinha extra, era só a da bomba dágua mesmo. Alguém confirma isso?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Qua 29 Dez - 8:22:40

    ghbamorim escreveu:
    Gerald escreveu:

    Tenho minhas dúvidas se retirar uma das ventoinhas irá resolver o problema. O vilão, ou melhor, a vilã do alternador é bateria, não as outras cargas eleétricas. Quando a bateria está com carga baixa, ela sozinha consegue consumir toda a capacidade de corrente do alternador.



    A bateria é nova. Tanto que quando ela descarrega e não dá mais a partida, eu deixo ela repousar um tempo e a carga volta. As vezes nem preciso recarregar

    Gerald escreveu:
    Creio que a instalação de um rolo-guia é a solução mais prática para o problema. Um mecânico não deveria ter dificuldade para fazer a adaptação.

    Os mecânicos por aqui são complicados. Não conseguem consertar uma coisa sem quebrar duas outras. Levei o carro pra trocar o cano de freio que tava vazando e agora o carro tá travando as rodas. Levei pra instalar o ar e o cara desgraçou a pintura do meu carro com algum produto químico que bateu nele, além de ter deixado o carro fazendo 3 km/l (antes o consumo tava razoável pra um 4 cilindros) e ter deixado esse problema das correias que se partem. Tô fazendo as coisas eu mesmo e quando chamo algum mecânico tenho que ficar supervisionando pra o cara não fazer merda.

    Você tem ideia de algum modelo de rolo que eu poderia usar? Eu teria que mandar fabricar o suporte e usar uma correia maior, mas talvez resolvesse

    ghbamorim escreveu:Alguém sabe dizer se os Opalas que vinham de fábrica com ar e ventoinha mecânica tinham alguma ventoinha elétrica no condesador? Eu sei que os primeiros que saíram com ar tinham ventoinha mecânica. E os 92 também. Alguém me disse que não tinha ventoinha extra, era só a da bomba dágua mesmo. Alguém confirma isso?


    Por mais estranho que pareça, uma bateria nova é a que mais exige do alternador! Quando uma bateria nova, mas com carga parcial está sendo carregada pelo alternador, a corrente é drenada é tremenda. Por outro lado, uma bateria cansada tem resistência interna elevada, o que limita bastante a corrente de carga.

    Creio que você poderia usar qualquer rolo-guia que encontrar, desde que seja liso, já que o contacto do rolo será com as costas da correia. No ML, p.ex., tem rolos-guia para vários modelos de carro. Escolha um que não seja muito caro, mas de boa qualidade. O comprimento da correia terá que ser mudado, é claro, se usar o rolo-guia.

    Sobre a ventoinha mecânica, sinceramente não acho que seja uma boa solução. Além de mais trabalho e custo de instalação, uma ventoinha mecânica terá baixa eficiência em marcha-lenta. Tenho um Diplomata 89 com apenas a ventoinha elétrica original e o alternador Arno de 65A. Nunca tive problema de superaquecimento ou de descarregamento da bateria. Ou melhor, a bateria se descarrega se deixar o carro parado por várias semanas por causa do consumo do circuito de alarme. Por isso, desligo o cabo negativo da bateria quando o carro fica parado na garagem.


    Só para reforçar a idéia do rolo-guia da correia do alternador, veja esta foto:
    Luzes oscilando na lenta - Página 4 02.Cinghie-Low

    Note como o rolo-guia aumenta o envolvimento (abraçamento) da polia do alternador pela correia. No carro da foto é usado um segundo rolo-guia para aumentar o abraçamento da polia do virabrequim.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 9:28:06

    Gerald escreveu:

    Sobre a ventoinha mecânica, sinceramente não acho que seja uma boa solução. Além de mais trabalho e custo de instalação, uma ventoinha mecânica terá baixa eficiência em marcha-lenta. Tenho um Diplomata 89 com apenas a ventoinha elétrica original e o alternador Arno de 65A. Nunca tive problema de superaquecimento ou de descarregamento da bateria.

    Mas você usa a ventoinha original, que foi projetada pra o carro. O meu tá com uma de Citroen adaptada, bem maior que a do Opala. Tô considerando que essa ventoinha no Citroen tem controle de velocidade, como eu já vi em outros carros. No meu ela tá ligando sempre no máximo. E tem mais uma ventoinha no condensador. O meu radiador é daquele de cobre, que fica perto do motor. Quando usava a ventoinha mecânica não tinha problemas de aquecimento. Mas acredito que vou precisar colocar um radiador de 3 fileiras, pois o meu radiador não é pra carro com ar. Ele tá resfriando bem porque a ventoinha elétrica é mais eficiente. Claro que eu posso estar enganado e fazer tudo isso e continuar na mesma. Mas vai ser menos custoso pra mim trocar o radiador e colocar de volta a ventoinha mecânica, já que mais pra frente eu já ia trocar o radiador mesmo.
    A adaptação do rolo parece simples, mas a fabricação do suporte vai ser custosa, as pessoas que fazem esse tipo de coisa por aqui costumam explorar, e eu não tenho ferramentas pra fazer eu mesmo. Pra você ter ideia, me cobraram 150 reais pra fazer duas buchas de plástico pra usar no parafuso que fixa o alternador no suporte inferior. Cobraram 60 reais pra fazer uma solda e alongar o suporte superior, que no fim das contas ainda ficou curto, ou seja, dinheiro jogado fora. Além de que vai ser na tentativa e erro, ou seja, posso ter que mandar fazer mais de uma vez. Já fiz adaptações que custaram muito caro e no final das contas não resolveram o problema. Então tenho que ser muito cuidadoso em qual estratégia seguir.

    O que me deixa mais irritado é que eu disse pra o mecânico não adaptar ventoinha elétrica, disse pra ele deixar a original. Mas ele fez mesmo assim. Bastava colocar uma única ventoinha no condesador.

    Sempre que tenho raiva de mecânico, eu me lembro de um cara que queria colocar um motor de 6 cilindros no carro, e o mecânico mandou cortar a parede corta fogo e rebater pra dentro da cabine, porque disse que o motor não ia caber. Quando penso na situação desse cara, vejo que a minha não tá tão ruim assim
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Qua 29 Dez - 10:26:42

    ghbamorim escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Pensei nisso. Mas o alternador de 120 A não tá dando conta de toda a carga quando em marcha lenta. Só quando acelero um pouco. Se eu aumento ao polia, a tensão cai em marcha lenta. Aí não vou poder pegar os engarrafamentos de Recife com o ar e os faróis ligados. A instalação do ar vai perder o sentido


    Lendo os outros posts, eu acho estar tudo errado.

    Polia e correia dentada: se está comendo a parte inferior da correia é porque a polia é muito larga.
    A correia dentada em "V" se apoia pelas bordas.


    Ventoinha: se a ventoinha do seu condensador é uma ventoinha de RADIADOR as ventoinhas de radiador consomem mais corrente (A), se quem instalou isso errado fez m#rda.

    A média (A):

    Uma de radiador consome de 25 a 35 amperes.
    Condensador de 8 a 12 amperes.

    Marcha lenta e ar: onde está a válvula kicker, em post passado ESTAVA CLARO que a lenta estava muito baixa.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Qua 29 Dez - 12:07:29

    ghbamorim escreveu:A adaptação do rolo parece simples, mas a fabricação do suporte vai ser custosa, as pessoas que fazem esse tipo de coisa por aqui costumam explorar, e eu não tenho ferramentas pra fazer eu mesmo.

    Sim, a fabricação de um suporte para um rolo-guia é uma coisa simples, mas precisa ter algumas ferramentas básicas.

    A longo prazo, ferramenta não é custo, é investimento. Por exemplo, quando me propus a restabelecer o funcionamento do ar condicionado do meu Diplomata, uma das dúvidas que tive é se deixava o carro numa dessas oficinas de ar condicionado, ou eu mesmo faria o trabalho. Acabei decidindo eu mesmo fazer. Tive que investir num manifold e numa bomba de vácuo, que são ferramentas relativamente especializadas e que uma bomba de vácuo é um equipamento relativamente caro. Olhando a posteriori, creio que a minha decisão foi acertada. Qualquer manutenção que precisar fazer no sistema de ar condicionado, já estou razoavelmente equipado. Já até me veio à cabeça a instalação de alguns aparelhos de ar condicionado "split" em minha casa. Com os equipamentos que comprei para a manutenção do ar condicionado do Diplomata, mais um maçarico para soldar canos de cobre, que ainda não tenho, creio que seria simples fazer a instalação.

    Voltando ao seu problema, talvez esteja faltando um pouco de foco. O problema básico, na minha opinião, é a falta de tração da correia face à alta demanda de torque do alternador de 120A. Entretanto, em vez de focar nesse problema, você está preocupado com ventoinhas, radiador, etc. Desse modo, em vez de convergir para uma solução, o problema está divergindo.


    Última edição por Gerald em Qua 29 Dez - 12:45:25, editado 1 vez(es)
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Qua 29 Dez - 12:23:08

    ghbamorim escreveu:
    Gerald escreveu:

    Tenho minhas dúvidas se retirar uma das ventoinhas irá resolver o problema. O vilão, ou melhor, a vilã do alternador é bateria, não as outras cargas eleétricas. Quando a bateria está com carga baixa, ela sozinha consegue consumir toda a capacidade de corrente do alternador.



    A bateria é nova. Tanto que quando ela descarrega e não dá mais a partida, eu deixo ela repousar um tempo e a carga volta. As vezes nem preciso recarregar

    Gerald escreveu:
    Creio que a instalação de um rolo-guia é a solução mais prática para o problema. Um mecânico não deveria ter dificuldade para fazer a adaptação.

    Os mecânicos por aqui são complicados. Não conseguem consertar uma coisa sem quebrar duas outras. Levei o carro pra trocar o cano de freio que tava vazando e agora o carro tá travando as rodas. Levei pra instalar o ar e o cara desgraçou a pintura do meu carro com algum produto químico que bateu nele, além de ter deixado o carro fazendo 3 km/l (antes o consumo tava razoável pra um 4 cilindros) e ter deixado esse problema das correias que se partem. Tô fazendo as coisas eu mesmo e quando chamo algum mecânico tenho que ficar supervisionando pra o cara não fazer merda.

    Você tem ideia de algum modelo de rolo que eu poderia usar? Eu teria que mandar fabricar o suporte e usar uma correia maior, mas talvez resolvesse

    "Os mecânicos por aqui são complicados. Não conseguem consertar uma coisa sem quebrar duas outras. Levei o carro pra trocar o cano de freio que tava vazando e agora o carro tá travando as rodas. Levei pra instalar o ar e o cara desgraçou a pintura do meu carro com algum produto químico que bateu nele, além de ter deixado o carro fazendo 3 km/l (antes o consumo tava razoável pra um 4 cilindros) e ter deixado esse problema das correias que se partem. Tô fazendo as coisas eu mesmo e quando chamo algum mecânico tenho que ficar supervisionando pra o cara não fazer merda."

    KKKKK!!!! Aqui tá IGUALZINHO!!! Luzes oscilando na lenta - Página 4 505453 Faz uns 7 anos que estou fazendo tudo em casa. Luzes oscilando na lenta - Página 4 806582 Eu não aguento mais esses pangarés de oficina:
    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Pangar10
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Qua 29 Dez - 12:35:21

    ghbamorim escreveu:
    Gerald escreveu:

    Sobre a ventoinha mecânica, sinceramente não acho que seja uma boa solução. Além de mais trabalho e custo de instalação, uma ventoinha mecânica terá baixa eficiência em marcha-lenta. Tenho um Diplomata 89 com apenas a ventoinha elétrica original e o alternador Arno de 65A. Nunca tive problema de superaquecimento ou de descarregamento da bateria.

    Mas você usa a ventoinha original, que foi projetada pra o carro. O meu tá com uma de Citroen adaptada, bem maior que a do Opala. Tô considerando que essa ventoinha no Citroen tem controle de velocidade, como eu já vi em outros carros. No meu ela tá ligando sempre no máximo. E tem mais uma ventoinha no condensador. O meu radiador é daquele de cobre, que fica perto do motor. Quando usava a ventoinha mecânica não tinha problemas de aquecimento. Mas acredito que vou precisar colocar um radiador de 3 fileiras, pois o meu radiador não é pra carro com ar. Ele tá resfriando bem porque a ventoinha elétrica é mais eficiente. Claro que eu posso estar enganado e fazer tudo isso e continuar na mesma. Mas vai ser menos custoso pra mim trocar o radiador e colocar de volta a ventoinha mecânica, já que mais pra frente eu já ia trocar o radiador mesmo.
    A adaptação do rolo parece simples, mas a fabricação do suporte vai ser custosa, as pessoas que fazem esse tipo de coisa por aqui costumam explorar, e eu não tenho ferramentas pra fazer eu mesmo. Pra você ter ideia, me cobraram 150 reais pra fazer duas buchas de plástico pra usar no parafuso que fixa o alternador no suporte inferior. Cobraram 60 reais pra fazer uma solda e alongar o suporte superior, que no fim das contas ainda ficou curto, ou seja, dinheiro jogado fora. Além de que vai ser na tentativa e erro, ou seja, posso ter que mandar fazer mais de uma vez. Já fiz adaptações que custaram muito caro e no final das contas não resolveram o problema. Então tenho que ser muito cuidadoso em qual estratégia seguir.

    O que me deixa mais irritado é que eu disse pra o mecânico não adaptar ventoinha elétrica, disse pra ele deixar a original. Mas ele fez mesmo assim. Bastava colocar uma única ventoinha no condesador.

    Sempre que tenho raiva de mecânico, eu me lembro de um cara que queria colocar um motor de 6 cilindros no carro, e o mecânico mandou cortar a parede corta fogo e rebater pra dentro da cabine, porque disse que o motor não ia caber. Quando penso na situação desse cara, vejo que a minha não tá tão ruim assim

    GHBamorin:

    Agora eu fiquei preocupado. Você poderia colocar foto do radiador e do condensador?
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 13:18:00

    adpachec escreveu:

    Lendo os outros posts, eu acho estar tudo errado.

    Polia e correia dentada: se está comendo a parte inferior da correia é porque a polia é muito larga.
    A correia dentada em "V" se apoia pelas bordas.


    Quando eu uso a correia original, dentada, desgasta na parte inferior, ou seja, nos dentes. Quando usei correia industrial, que é mais larga, desgasta na borda

    adpachec escreveu:
    Ventoinha: se a ventoinha do seu condensador é uma ventoinha de RADIADOR as ventoinhas de radiador consomem mais corrente (A), se quem instalou isso errado fez m#rda.

    A média (A):

    Uma de radiador consome de 25 a 35 amperes.
    Condensador de 8 a 12 amperes.


    São duas ventoinhas. Uma de radiador de Citroen e outra que tá fixada no condensador. Somando as maiores correntes aí que você falou, já vai em 47 amperes só de ventoinha

    adpachec escreveu:

    Marcha lenta e ar: onde está a válvula kicker, em post passado ESTAVA CLARO que a lenta estava muito baixa.

    A válvula eu instalei essa semana. Resolveu o problema da queda na marcha lenta ao ligar o ar. Inclusive coloquei pra ligar num interruptor, pois descobri que vai servir pra elevar a marcha lenta quando o motor estiver frio, já que empenaram a tampa do meu carburador e o afogador tá preso. Com a cápsula ativada e tudo ligado, se eu soltar o cabo negativo da correia o carro não desliga. A alternador de 120 amperes gera 12v. O problema é a correia que não aguenta muito tempo


    Última edição por ghbamorim em Qua 29 Dez - 13:26:45, editado 1 vez(es)
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 13:18:38

    opala4cc escreveu:

    "Os mecânicos por aqui são complicados. Não conseguem consertar uma coisa sem quebrar duas outras. Levei o carro pra trocar o cano de freio que tava vazando e agora o carro tá travando as rodas. Levei pra instalar o ar e o cara desgraçou a pintura do meu carro com algum produto químico que bateu nele, além de ter deixado o carro fazendo 3 km/l (antes o consumo tava razoável pra um 4 cilindros) e ter deixado esse problema das correias que se partem. Tô fazendo as coisas eu mesmo e quando chamo algum mecânico tenho que ficar supervisionando pra o cara não fazer merda."

    KKKKK!!!! Aqui tá IGUALZINHO!!! Luzes oscilando na lenta - Página 4 505453 Faz uns 7 anos que estou fazendo tudo em casa. Luzes oscilando na lenta - Página 4 806582 Eu não aguento mais esses pangarés de oficina:
    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Pangar10

    kkkkkkkkkkkkkk
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 13:24:22

    opala4cc escreveu:
    GHBamorin:

    Agora eu fiquei preocupado. Você poderia colocar foto do radiador e do condensador?

    Mais tarde eu tiro e posto. Talvez não dê pra ver a ventoinha do condensador, por causa da capa defletora. Mas como eu disse, o cara tirou a ventoinha mecânica, colocou presa no radiador uma de Citroen e mais outra ventoinha no condensador. Eu nunca vi fazerem isso. Todo carro moderno tem apenas uma ventoinha pra o sistema inteiro. Quando tem 2, são as duas no radiador e é tudo calculado pra não sobrecarregar o sistema. E até onde eu sei, alguns Opalas nem ventoinha elétrica têm. Era só a ventoinha mecânica pra resfriar o radiador e o condensador
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Qua 29 Dez - 15:44:43

    ghbamorim escreveu:
    opala4cc escreveu:
    GHBamorin:

    Agora eu fiquei preocupado. Você poderia colocar foto do radiador e do condensador?

    Mais tarde eu tiro e posto. Talvez não dê pra ver a ventoinha do condensador, por causa da capa defletora. Mas como eu disse, o cara tirou a ventoinha mecânica, colocou presa no radiador uma de Citroen e mais outra ventoinha no condensador. Eu nunca vi fazerem isso. Todo carro moderno tem apenas uma ventoinha pra o sistema inteiro. Quando tem 2, são as duas no radiador e é tudo calculado pra não sobrecarregar o sistema. E até onde eu sei, alguns Opalas nem ventoinha elétrica têm. Era só a ventoinha mecânica pra resfriar o radiador e o condensador


    O carro é seu?
    Está pago o serviço?
    Tem garantia?


    Desconecta o fio da ventoinha do condensador, retira a ventoinha, não funcionou, conecta tudo de novo.

    A polia gera desgaste na correia, vai na loja procura uma correia de outro carro que encaixa.

    Ou passa a polia no torno mecânico e ajusta ela.

    Até na furadeira se dá um tapa no ajuste da polia.

    Fez adaptação é assim mesmo.
    Agora ficar dizendo que não entende não resolve.
    Tem que entender.
    Postar fotos.

    Arranca a ventoinha do condensador e vai testar.
    E ajusta esta polia ou compra uma correia que sirva.

    É arregaçar as mangas e por as mãos na massa.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 20:09:24

    adpachec escreveu:

    O carro é seu?
    Está pago o serviço?
    Tem garantia?


    O carro é meu, paguei o serviço. Se pagando o cara me deixa uma semana sem o carro e devolve com a pintura estragada e com o serviço mal feito, o que ele vai fazer na garantia, sem receber mais dinheiro? não rola garantia

    adpachec escreveu:

    Desconecta o fio da ventoinha do condensador, retira a ventoinha, não funcionou, conecta tudo de novo.

    A polia gera desgaste na correia, vai na loja procura uma correia de outro carro que encaixa.

    Já fiz isso. Ontem saí nele com o ar desligado (inclusive com a ventoinha do condensador desconectada) e estragou a correia de novo. Já testei correia industrial. Mas não de outro carro

    adpachec escreveu:
    Agora ficar dizendo que não entende não resolve.
    Tem que entender.


    Não lembro de ter dito que não entendo. Tô tentando resolver um problema e pedindo conselhos a quem já passou por esse tipo de problema

    adpachec escreveu:
    Postar fotos.

    Não pude tirar hoje. Amanhã eu consigo


    Fui pesquisar as polias novas no mercado livre e vi que a polia da bomba dágua dupla é vendida como "polia dupla c/direção hidráulica". Tem diferença de diâmetro da polia de 1 canal para a polia de 2 canais? Meu carro não tem direção hidráulica. O alternador fica embaixo, no lugar da bomba de direção. Antes de colocar o ar, ele usava as polias de 1 canal e não tinha problema nenhum. Muda alguma medida de diâmetro das polias da bomba e do virabrequim quando o carro tem direção hidráulica?
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Qui 30 Dez - 6:54:12

    ghbamorim escreveu:Ontem saí nele com o ar desligado (inclusive com a ventoinha do condensador desconectada) e estragou a correia de novo. Já testei correia industrial. Mas não de outro carro

    Resultado totalmente esperado. E digo mais, se desconectasse também a ventoinha do radiador, a destruição de correias continuaria acontecendo!

    A bomba da direção hidráulica usa polia dupla. Uma das correias é usada apenas para acionar o alternador, o que garante um bom abraçamento da polia do alternador.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qui 30 Dez - 11:52:18

    A ventoinha do radiador que é de Citroen. Tá sujo porque derramou água do radiador. Não tive tempo de limpar

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408811

    O mecânico que instalou o ar mandou fazer uma adaptação pra colocar o radiador mais pra frente, pra caber a ventoinha sem bater na polia da bomba dágua

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408812


    A ventoinha do condensador, não deu pra tirar uma foto melhor porque não tem espaço

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408810

    Está com o alternador original. Coloquei de volta pra testar, mas o cara que trocou a polia deve ter estragado algo, porque ficou fazendo muito barulho quando coloquei de volta. Levei pra outro auto elétrico revisar. Também está sem a correia do compressor. Essa polia que está nele é menor que a original. Pedi pra colocar essa polia de volta pois estava funcionando bem antes de instalar o ar. Uma observação, com esse alternador, mesmo com essa polia pequena, não estraga a correia. Só que ele não aguenta o ar condicionado ligado

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408813

    Eu tô seguindo a linha de pensamento de que a ventoinha elétrica tem um consumo muito elevado e por isso deixa o outro alternador (de 120A) pesado. Pois quando não tinha a ventoinha elétrica, tudo funcionava bem com essa configuração que está nas fotos, mudando apenas que as polias da bomba e do virabrequim eram do tipo simples (1 canaleta) e não tinha o ar. Por isso estou pensando em desfazer a gambiarra que fizeram no radiador e colocar de volta a ventoinha mecânica, com o radiador de 3 fileiras. Dessa forma o aumento de carga elétrica vai ser só o motor do ventilador da caixa evaporadora e a ventoinha do condensador. Talvez até mesmo o alternador original dê conta, não sei.

    Gerald escreveu:
    A bomba da direção hidráulica usa polia dupla. Uma das correias é usada apenas para acionar o alternador, o que garante um bom abraçamento da polia do alternador.

    Provavelmente se tivesse direção hidráulica, a área de contato da polia do alternador seria maior.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Qui 30 Dez - 12:47:44

    ghbamorim escreveu:Eu tô seguindo a linha de pensamento de que a ventoinha elétrica tem um consumo muito elevado e por isso deixa o outro alternador (de 120A) pesado.

    Esse pensamento está parcialmente certo e parcialmente errado!

    O ponto crucial a entender é que o alternador de 120A é mais pesado que o de 65A não por causa da carga da ventoinha, mas por causa da carga da bateria.

    Vou dar um exemplo simples para explicar melhor. Suponha que o alternador está alimentando uma ventoinha de 30A, um circuito de ignição de 5A e, ao mesmo tempo, carregando a bateria:

    Alternador de 65A
    Corrente da ventoinha: 30A
    Corrente do circuito de ignição: 5A
    Corrente de carga da bateria: 30A
    Corrente do alternador: 65A

    Alternador de 120A
    Corrente da ventoinha: 30A
    Corrente do circuito de ignição: 5A
    Corrente de carga da bateria: 85A
    Corrente do alternador: 120A

    Nas condições acima, o alternador de 120A exigirá muito mais torque para ser acionado que o de 65A, apesar das ventoinhas serem as mesmas.

    NOTA: Para quem estranhou que a corrente de carga da bateria seja diferente nos dois casos, devo dizer que na maioria dos carros, inclusive o Opala, a corrente de carga da bateria não é controlada. Se a bateria estiver com carga baixa, a corrente de carga é limitada apenas pela corrente que o alternador conseguir produzir.

    CONCLUSÃO: O sistema de carregamento da bateria usado nos automóveis é meio porco, mesmo. Entretanto, os consumidores já se acostumaram e até acham normal substituir periodicamente a bateria. Razz
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Dez - 13:58:24

    ghbamorim escreveu:A ventoinha do radiador que é de Citroen. Tá sujo porque derramou água do radiador. Não tive tempo de limpar

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408811

    O mecânico que instalou o ar mandou fazer uma adaptação pra colocar o radiador mais pra frente, pra caber a ventoinha sem bater na polia da bomba dágua

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408812


    A ventoinha do condensador, não deu pra tirar uma foto melhor porque não tem espaço

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408810

    Está com o alternador original. Coloquei de volta pra testar, mas o cara que trocou a polia deve ter estragado algo, porque ficou fazendo muito barulho quando coloquei de volta. Levei pra outro auto elétrico revisar. Também está sem a correia do compressor. Essa polia que está nele é menor que a original. Pedi pra colocar essa polia de volta pois estava funcionando bem antes de instalar o ar. Uma observação, com esse alternador, mesmo com essa polia pequena, não estraga a correia. Só que ele não aguenta o ar condicionado ligado

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 16408813

    Eu tô seguindo a linha de pensamento de que a ventoinha elétrica tem um consumo muito elevado e por isso deixa o outro alternador (de 120A) pesado. Pois quando não tinha a ventoinha elétrica, tudo funcionava bem com essa configuração que está nas fotos, mudando apenas que as polias da bomba e do virabrequim eram do tipo simples (1 canaleta) e não tinha o ar. Por isso estou pensando em desfazer a gambiarra que fizeram no radiador e colocar de volta a ventoinha mecânica, com o radiador de 3 fileiras. Dessa forma o aumento de carga elétrica vai ser só o motor do ventilador da caixa evaporadora e a ventoinha do condensador. Talvez até mesmo o alternador original dê conta, não sei.

    Gerald escreveu:
    A bomba da direção hidráulica usa polia dupla. Uma das correias é usada apenas para acionar o alternador, o que garante um bom abraçamento da polia do alternador.

    Provavelmente se tivesse direção hidráulica, a área de contato da polia do alternador seria maior.

    O problema do esticador de correias é que estas correias usadas no opala não podem fletir quase nada no sentido oposto do "V".
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Qui 30 Dez - 18:15:18

    opala4cc escreveu:O problema do esticador de correias é que estas correias usadas no opala não podem fletir quase nada no sentido oposto do "V".

    Observação interessante, mas não encontrei nenhuma razão técnica que condenasse categoricamente o uso de roletes-guia ou tensionadores externos em conjunto com correias do tipo "V". Aliás, encontrei um artigo que diz explicitamente que o uso de polia tensionadora plana é aceitável com correias do tipo "V":

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Correi11
    https://simplybearings.co.uk/shop/files/chal_belt_tensioner_p168-169.pdf

    Um detalhe importante no caso do tensionador (mas não no caso do rolete-guia) é que deve ser posicionado no lado frouxo da correia, perto da polia menor.


    Aproveitei a oportunidade para dar uma olhada nas correias sobressalentes que tenho de reserva para o meu Diplomata. As correias são bastante flexíveis e podem ser curvadas facilmente no sentido normal e reverso. A foto abaixo mostra as correias curvadas nos dois sentidos para um diâmetro de cerca de 6cm, que é aproximadamente o diâmetro da polia do alternador.

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Correi10

    Na minha avaliação, portanto, não haveria grandes problemas em instalar um rolete-guia num Opala para aumentar o ângulo de abraçamento da polia do alternador. Aliás, notei que muitos donos de Fusca instalam esticadores da correia (tipo "V") do alternador.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Dez - 20:03:54

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:O problema do esticador de correias é que estas correias usadas no opala não podem fletir quase nada no sentido oposto do "V".

    Observação interessante, mas não encontrei nenhuma razão técnica que condenasse categoricamente o uso de roletes-guia ou tensionadores externos em conjunto com correias do tipo "V". Aliás, encontrei um artigo que diz explicitamente que o uso de polia tensionadora plana é aceitável com correias do tipo "V":

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Correi11
    https://simplybearings.co.uk/shop/files/chal_belt_tensioner_p168-169.pdf

    Um detalhe importante no caso do tensionador (mas não no caso do rolete-guia) é que deve ser posicionado no lado frouxo da correia, perto da polia menor.


    Aproveitei a oportunidade para dar uma olhada nas correias sobressalentes que tenho de reserva para o meu Diplomata. As correias são bastante flexíveis e podem ser curvadas facilmente no sentido normal e reverso. A foto abaixo mostra as correias curvadas nos dois sentidos para um diâmetro de cerca de 6cm, que é aproximadamente o diâmetro da polia do alternador.

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Correi10

    Na minha avaliação, portanto, não haveria grandes problemas em instalar um rolete-guia num Opala para aumentar o ângulo de abraçamento da polia do alternador. Aliás, notei que muitos donos de Fusca instalam esticadores da correia (tipo "V") do alternador.

    Eu não disse que não poderia usar. Eu disse que a correia admite pouco curvamento na parte das costas da correia.
    Mais: uma coisa é ARMAZENAR a correia com essa curvatura nas costas dela. Outra coisa é você fazê-la funcionar curvando assim. Vai criar rachaduras no "grooving" até colapsar. A informação que passo me foi dada verbalmente por um engenheiro de uma dessas empresas que fabricam correias.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Qui 30 Dez - 22:36:38

    "Pedi pra colocar essa polia de volta pois estava funcionando bem antes de instalar o ar".

    O compressor está oferecendo resistência.
    Dê uma afrouxada da correia do compressor.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Sex 31 Dez - 5:47:15

    adpachec escreveu:

    O compressor está oferecendo resistência.
    Dê uma afrouxada da correia do compressor.

    Você acha que o compressor pode afetar o alternador, mesmo estando em correias separadas?

    Eu vou fazer o teste sem a correia do compressor.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Sex 31 Dez - 5:55:24

    opala4cc escreveu:
    Eu não disse que não poderia usar. Eu disse que a correia admite pouco curvamento na parte das costas da correia.
    Mais: uma coisa é ARMAZENAR a correia com essa curvatura nas costas dela. Outra coisa é você fazê-la funcionar curvando assim. Vai criar rachaduras no "grooving" até colapsar. A informação que passo me foi dada verbalmente por um engenheiro de uma dessas empresas que fabricam correias.

    Ainda assim, o tensionador da correia não é uma opção, pois vai ser caro fazer o suporte e não tem garantia de dar certo. Quanto mais eu me afastar do projeto original, mais problemas vão surgir. Eu preciso voltar o carro o mais próximo possível ao que ele saia de fábrica.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Sex 31 Dez - 6:17:44

    opala4cc escreveu:Eu não disse que não poderia usar. Eu disse que a correia admite pouco curvamento na parte das costas da correia.
    Mais: uma coisa é ARMAZENAR a correia com essa curvatura nas costas dela. Outra coisa é você fazê-la funcionar curvando assim. Vai criar rachaduras no "grooving" até colapsar. A informação que passo me foi dada verbalmente por um engenheiro de uma dessas empresas que fabricam correias.

    Provavelmente você está certo em dizer que as correias em "V" dentadas em pouco tempo irão começar a rachar nos entalhes se trabalharem com curvatura reversa. Isso vale principalmente para as correias feitas com borracha de má qualidade (comum nas correias genéricas de reposição).

    As correias em "V" dentadas vendidas para reposição em carros antigos só possuem fios de reforço na parte plana. Os dentes são de borracha pura. Entretanto, também existem correias para uso industrial com fios de reforço também na parte dos dentes, como mostra a figura abaixo. Note também como os "notches" são arredondados, o que reduz em muito a chance de rachadura quando a correia trabalha com curvatura reversa.

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 CoggedVs.Smooth

    Uma correia em "V" lisa é menos flexível mas muito menos propensa a rachaduras quando curvada reversamente que uma correia em "V" dentada.

    A melhor solução seria usar uma correia em "V" dupla (se encontrasse na medida desejada), que é projetada para flexão nos dois sentidos:

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 D_NQ_NP_2X_975334-MLB31049459741_062019-F


    Para terminar, gostaria de dizer que essa discussão está interessante mas "acadêmica", pois o dono do carro já manisfestou pouco interesse nesse tipo de solução. Infelizmente, o problema parece estar se encaminhando para um caso sem solução. Minha intenção em participar dessa discussão foi a de trazer elementos técnicos que ajudassem pelo menos a entender melhor o problema. Não tenho muito mais a acrescentar sobre o assunto.

    Abraços





    P.S.: Em engenharia não muito muito espaço para afirmações do tipo "isso é possível" ou "isso é impossível". Tem que analisar caso a caso, estudando cada detalhe. Eu gosto muito da atitude dos engenheiros aeronáuticos porque eles não tem preconceitos técnicos e acabam fazendo coisas aparentemente impossíveis. Por exemplo, um dos melhores aviões da 2ª Guerra Mundial foi o bombardeiro inglês Havilland Mosquito com a estrutura toda feita em madeira!

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Mosquito_600pix


    Outro projeto extraordinário em madeira é um edifício de escritórios em Brisbane, UK, com 50 metros de altura!

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 4000


    Luzes oscilando na lenta - Página 4 1835


    Em contraste, no Brasil tem sobrado de 3 andares, feito com colunas e vigas em concreto, desmoronando! Luzes oscilando na lenta - Página 4 44737
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Sex 31 Dez - 8:16:11

    Gerald escreveu:

    Provavelmente você está certo em dizer que as correias em "V" dentadas em pouco tempo irão começar a rachar nos entalhes se trabalharem com curvatura reversa. Isso vale principalmente para as correias feitas com borracha de má qualidade (comum nas correias genéricas de reposição).

    As correias em "V" dentadas vendidas para reposição em carros antigos só possuem fios de reforço na parte plana. Os dentes são de borracha pura. Entretanto, também existem correias para uso industrial com fios de reforço também na parte dos dentes, como mostra a figura abaixo. Note também como os "notches" são arredondados, o que reduz em muito a chance de rachadura quando a correia trabalha com curvatura reversa.

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 CoggedVs.Smooth

    Uma correia em "V" lisa é menos flexível mas muito menos propensa a rachaduras quando curvada reversamente que uma correia em "V" dentada.

    A melhor solução seria usar uma correia em "V" dupla (se encontrasse na medida desejada), que é projetada para flexão nos dois sentidos:

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 D_NQ_NP_2X_975334-MLB31049459741_062019-F


    Para terminar, gostaria de dizer que essa discussão está interessante mas "acadêmica", pois o dono do carro já manisfestou pouco interesse nesse tipo de solução. Infelizmente, o problema parece estar se encaminhando para um caso sem solução. Minha intenção em participar dessa discussão foi a de trazer elementos técnicos que ajudassem pelo menos a entender melhor o problema. Não tenho muito mais a acrescentar sobre o assunto.

    Abraços





    P.S.: Em engenharia não muito muito espaço para afirmações do tipo "isso é possível" ou "isso é impossível". Tem que analisar caso a caso, estudando cada detalhe. Eu gosto muito da atitude dos engenheiros aeronáuticos porque eles não tem preconceitos técnicos e acabam fazendo coisas aparentemente impossíveis. Por exemplo, um dos melhores aviões da 2ª Guerra Mundial foi o bombardeiro inglês Havilland Mosquito com a estrutura toda feita em madeira!

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Mosquito_600pix


    Outro projeto extraordinário em madeira é um edifício de escritórios em Brisbane, UK, com 50 metros de altura!

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 4000


    Luzes oscilando na lenta - Página 4 1835


    Em contraste, no Brasil tem sobrado de 3 andares, feito com colunas e vigas em concreto, desmoronando! Luzes oscilando na lenta - Página 4 44737


    Gerald, todos os seus comentários são úteis de uma forma ou de outra. Como disse Ralph Waldo Emerson, "não há conhecimento que não seja poder", ou algo assim. Nesse momento sua ideia não vai ajudar por conta de viabilidade, não por não ser eficiente. Eu agradeço bastante pelas contribuições.

    Gerald escreveu: Infelizmente, o problema parece estar se encaminhando para um caso sem solução.

    Todo problema tem solução, só precisa de alguém muito teimoso, tempo e as vezes um monte de dinheiro (nessa ordem).

    Vou fazer o teste que adpachec falou, pra verificar se o problema tem a ver com a correia do compressor. Se não for isso, vou partir pra reativar a ventoinha mecânica pra diminuir o consumo elétrico. E se não der certo, a gente tenta outra coisa
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Sex 31 Dez - 9:40:00

    Um compressor também não recebe óleo lubrificante?

    Já verificou isto?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Sex 31 Dez - 10:20:31

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:Eu não disse que não poderia usar. Eu disse que a correia admite pouco curvamento na parte das costas da correia.
    Mais: uma coisa é ARMAZENAR a correia com essa curvatura nas costas dela. Outra coisa é você fazê-la funcionar curvando assim. Vai criar rachaduras no "grooving" até colapsar. A informação que passo me foi dada verbalmente por um engenheiro de uma dessas empresas que fabricam correias.

    Provavelmente você está certo em dizer que as correias em "V" dentadas em pouco tempo irão começar a rachar nos entalhes se trabalharem com curvatura reversa. Isso vale principalmente para as correias feitas com borracha de má qualidade (comum nas correias genéricas de reposição).

    As correias em "V" dentadas vendidas para reposição em carros antigos só possuem fios de reforço na parte plana. Os dentes são de borracha pura. Entretanto, também existem correias para uso industrial com fios de reforço também na parte dos dentes, como mostra a figura abaixo. Note também como os "notches" são arredondados, o que reduz em muito a chance de rachadura quando a correia trabalha com curvatura reversa.

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 CoggedVs.Smooth

    Uma correia em "V" lisa é menos flexível mas muito menos propensa a rachaduras quando curvada reversamente que uma correia em "V" dentada.

    A melhor solução seria usar uma correia em "V" dupla (se encontrasse na medida desejada), que é projetada para flexão nos dois sentidos:

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 D_NQ_NP_2X_975334-MLB31049459741_062019-F


    Para terminar, gostaria de dizer que essa discussão está interessante mas "acadêmica", pois o dono do carro já manisfestou pouco interesse nesse tipo de solução. Infelizmente, o problema parece estar se encaminhando para um caso sem solução. Minha intenção em participar dessa discussão foi a de trazer elementos técnicos que ajudassem pelo menos a entender melhor o problema. Não tenho muito mais a acrescentar sobre o assunto.

    Abraços





    P.S.: Em engenharia não muito muito espaço para afirmações do tipo "isso é possível" ou "isso é impossível". Tem que analisar caso a caso, estudando cada detalhe. Eu gosto muito da atitude dos engenheiros aeronáuticos porque eles não tem preconceitos técnicos e acabam fazendo coisas aparentemente impossíveis. Por exemplo, um dos melhores aviões da 2ª Guerra Mundial foi o bombardeiro inglês Havilland Mosquito com a estrutura toda feita em madeira!

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Mosquito_600pix


    Outro projeto extraordinário em madeira é um edifício de escritórios em Brisbane, UK, com 50 metros de altura!

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 4000


    Luzes oscilando na lenta - Página 4 1835


    Em contraste, no Brasil tem sobrado de 3 andares, feito com colunas e vigas em concreto, desmoronando! Luzes oscilando na lenta - Página 4 44737

    Essa correia em "V" que você postou imagem no lado esquerdo é outra geração de correias com outro tipo de construção. Não sei nem se o ângulo do "V" é apropriado ao "V" do canal das polias que ele está usando  no opala... Já a do lado direito é obsoleta. Melhor não entrarmos nesse âmbito, pois não ajudará o colega.
    P.S.: esqueceu de mencionar o Concorde, mais moderno, peculiar, inovador... e CARÍSSIMO.
    Sobre os sobrados de 3 andares no Brasil que caem, é um problema bem diferente. Aqui no Brasil você paga ao CREA para ser fiscalizado. Se não pagar, a fiscalização não vem - principalmente se for na periferia pobre. Não é uma questão de tecnologia. Mas concordo com você na comparação. Faço até uma comparação mais dicotômica: queremos colocar satélites em órbita mas não conseguimos nem nivelar tampas de bueiros no asfalto novo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Sex 31 Dez - 10:48:15

    É de sua total e exclusiva responsabilidade... não fui eu quem sugeriu, tá? Não sei como se adapta isso aí nem se dá certo com a polia do virabrequim do ômega... (mas sei que teria que trocar a polia do compressor e esta existe pronta no mercado)
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1387982831-polias-micro-v-p-opala-caravan-chevrolet-_JM#position=5&search_layout=stack&type=item&tracking_id=09cf458c-ae3b-44ad-adb2-e4cfebeb7732

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1048300360-kit-polias-micro-v-opala-caravan-chevrolet-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=09cf458c-ae3b-44ad-adb2-e4cfebeb7732

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1511433534-polia-motor-virabrequim-omega-suprema-95-96-97-98-22-car-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=d259cef7-1ff4-4fcc-967e-84448734c7e8

    É apenas outra linha de abordagem do problema.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Sáb 1 Jan - 8:38:40

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:
    Luzes oscilando na lenta - Página 4 CoggedVs.Smooth
    Essa correia em "V" que você postou imagem no lado esquerdo é outra geração de correias com outro tipo de construção. Não sei nem se o ângulo do "V" é apropriado ao "V" do canal das polias que ele está usando  no opala... Já a do lado direito é obsoleta.
    confused
    Pelo que sei, as polias clássicas em "V" lisas, também chamadas de "envelopadas" (wrapped) não são obsoletas. Pelo contrário, todos os fabricantes de correias mantém esse tipo em produção porque são usadas em milhões de máquinas e equipamentos, novos e antigos, pelo mundo afora.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Ter 4 Jan - 8:43:50

    Ontem, eu estava ajustando a tensão das correias do meu Diplomata, quando notei que as correias não tinham a mesma largura. A correia que aciona o compressor em conjunto com a bomba d'água era bem mais larga que as outras duas correias, que acionam a bomba da direção hidráulica e o alternador.

    Num primeiro momento, até cheguei a pensar que o mecânico poderia ter usado correias de medidas incorretas, mas, não, as medidas estavam corretas, como mostra a tabela da Goodyear abaixo, para os Opalas 81/92:

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Correi12

    Note que a correia do compressor tem largura de 13mm, enquanto a do alternador é mais estreita, apenas 10mm. Essa diferença de medidas não é casual. O alternador de 65A exige uma potência mecânica de cerca 2 hp, enquanto o compressor, 4 hp, ou mais. A largura das correias tem que levar em conta essa diferença significa de potência. Se a GM usasse, por exemplo, uma correia de 10mm para acionar o compressor, muito provavelmente a vida útil da correia seria muito curta.


    Dessas reflexões sai a conclusão que as pessoas que estejam pensando em adaptar alternadores de 120A, ou mais, aos Opalas deveriam prestar mais atenção na largura da correia do alterador. É bem possível que a correia original de 10 mm seja inadequada para esses alternadores de alta corrente.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Ter 4 Jan - 10:23:18

    As correias lisas em "V" não são tão flexíveis por isto seu uso em polias de pequeno diâmetro é limitado.

    As correias dentadas em "V" permite maior flexão devido aos dentes, por isto seu uso em polias menores.

    Esta regra não é fixa, tudo depende da largura e espessura da correia.

    Correias em "V" lisas recebem menas tensão e sua tração depende do atrito.

    Correias em "V" dentada necessitam de maior tensão.


    Não confundir correia dentada com correia sincronizada.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qua 12 Jan - 12:26:41

    Removi a ventoinha elétrica e coloquei a mecânica com o radiador de 3 fileiras. Tô rodando com o alternador original, mas sem a correia do ar-condicionado por enquanto. A correia não estragou mais. Ainda fica juntando um pouco de pó da correia em cima do parafuso que segura o alternador no suporte inferior. Foi uma quantidade muito pequena, não sei se é normal devido a correia ser nova. Até agora tá tudo bem. Vou esperar passar uma semana pra colocar a correia do compressor de volta e testar com o ar ligado
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Qua 12 Jan - 13:06:10

    ghbamorim escreveu:Removi a ventoinha elétrica e coloquei a mecânica com o radiador de 3 fileiras. Tô rodando com o alternador original, mas sem a correia do ar-condicionado por enquanto. A correia não estragou mais. Ainda fica juntando um pouco de pó da correia em cima do parafuso que segura o alternador no suporte inferior. Foi uma quantidade muito pequena, não sei se é normal devido a correia ser nova. Até agora tá tudo bem. Vou esperar passar uma semana pra colocar a correia do compressor de volta e testar com o ar ligado

    Este pó é de tensão um pouco acima do normal, ou o assentamento dela ser diferente do da polia.

    Vá observando o comportamento.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Sex 14 Jan - 7:19:02

    adpachec escreveu:

    Este pó é de tensão um pouco acima do normal, ou o assentamento dela ser diferente do da polia.

    Vá observando o comportamento.

    Ontem eu limpei o pó e saí com ele. Andei bastante. Na volta não tinha mais pó. Acredito que realmente a correia estava se assentando.

    Uma dúvida, qual a distância correta da hélice mecânica em relação ao radiador?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Sex 14 Jan - 8:53:10

    ghbamorim escreveu:
    adpachec escreveu:

    Este pó é de tensão um pouco acima do normal, ou o assentamento dela ser diferente do da polia.

    Vá observando o comportamento.

    Ontem eu limpei o pó e saí com ele. Andei bastante. Na volta não tinha mais pó. Acredito que realmente a correia estava se assentando.

    Uma dúvida, qual a distância correta da hélice mecânica em relação ao radiador?

    Nunca achei uma informação técnica.

    Mas fica bem próxima.

    Eu deixo uns 2 a 2,5 centímetros mais ou menos.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Dom 16 Jan - 5:39:36

    adpachec escreveu:

    Nunca achei uma informação técnica.

    Mas fica bem próxima.

    Eu deixo uns 2 a 2,5 centímetros mais ou menos.

    O que você usa pra aproximar? Será que dá certo colocar arruelas entre a hélice e a polia?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Dom 16 Jan - 10:01:00

    ghbamorim escreveu:
    adpachec escreveu:

    Nunca achei uma informação técnica.

    Mas fica bem próxima.

    Eu deixo uns 2 a 2,5 centímetros mais ou menos.

    O que você usa pra aproximar? Será que dá certo colocar arruelas entre a hélice e a polia?


    Eu afrouxo o parafuso inferior e desloco o radiador para perto ou longe da hélice.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Ter 22 Fev - 17:49:07

    Consegui resolver o problema de não poder ligar o ar. Achei a foto de um carro da Pastore que tinha a mesma configuração do meu. O cara usou um esticador de bomba de direção hidráulica no alternador, isso manteve a distância do alternador maior e aumentou um pouco a área de contato da correia. Fiz o mesmo no meu e coloquei uma correia maior, deixando quase no limite do esticador. Agora quando ligo o ar, a correia não fica mais gritando nem se desgasta. Ainda tô testando, mas já faz uns dias e até agora tá tudo bem. Antes - quando usava o suporte superior original - a correia se estragava poucos minutos depois de ligar o ar

    opala4cc gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Qui 24 Fev - 7:18:34

    ghbamorim escreveu:Consegui resolver o problema de não poder ligar o ar.

    ... coloquei uma correia maior, deixando quase no limite do esticador. Agora quando ligo o ar, a correia não fica mais gritando nem se desgasta.

    Seria interessante tirar uma foto e postar aqui para ver como foi a solução.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Sex 25 Fev - 8:59:28

    Gerald escreveu: Seria interessante tirar uma foto e postar aqui para ver como foi a solução.

    Eu acabei esquecendo de tirar foto, mas ficou identico a esse carro. Foi nessa foto que eu me baseei:

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Ar-con10


    A única diferença é que a correia que eu usei é ainda maior, aí o esticador ficou no limite. Talvez com o tempo eu tenha que colocar uma um pouco menor, ou mandar aumentar o esticador
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Sex 25 Fev - 9:06:25

    Outra informação que eu acho que vale a pena compartilhar. Um mecânico me deu um conector do hidrovácuo pra que eu pudesse ligar a mangueira da capsula kicker. Só que o modelo que ele me deu foi do 6 cilindros, que tem uma válvula. Ele disse que não fazia diferença. Mas fez.

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Conect10

    (não foi exatamente esse, isso é só uma foto que eu peguei no google)

    O carro ficou cortando quando aumentava o giro e ficava um cheiro forte de gasolina. Achei bem estranho, porque aparentemente não deveria acontecer isso. Mas quando eu coloquei de volta o conector de 4 cilindros, parou de acontecer
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Gerald Sex 25 Fev - 18:21:12

    ghbamorim escreveu:
    Gerald escreveu: Seria interessante tirar uma foto e postar aqui para ver como foi a solução.

    Eu acabei esquecendo de tirar foto, mas ficou identico a esse carro. Foi nessa foto que eu me baseei:

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Ar-con10


    A única diferença é que a correia que eu usei é ainda maior, aí o esticador ficou no limite. Talvez com o tempo eu tenha que colocar uma um pouco menor, ou mandar aumentar o esticador

    Se eu entendi corretamente, você está chamando de "esticador" aquela barra com um rasgo que serve para ajustar a tensão da correia...

    Sem dúvida, quanto mais afastado o alternador em relação à polia do virabrequim e bomba d'água, maior é o envolvimento (abraçamento) da correia e menor a chance de deslizamento.

    Um ponto que me chamou a atenção na foto acima é que o diâmetro da polia do alternador parece ser maior que a original do Opala. Quanto maior o diâmetro da polia, melhor do ponto de vista da tração, mas corre-se o risco do alternador não fornecer corrente suficiente em marcha-lenta já que o alternador irá girar numa rotação mais baixa.
    avatar
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Seg 28 Fev - 6:12:46

    Gerald escreveu:

    Se eu entendi corretamente, você está chamando de "esticador" aquela barra com um rasgo que serve para ajustar a tensão da correia...

    Sem dúvida, quanto mais afastado o alternador em relação à polia do virabrequim e bomba d'água, maior é o envolvimento (abraçamento) da correia e menor a chance de deslizamento.

    Um ponto que me chamou a atenção na foto acima é que o diâmetro da polia do alternador parece ser maior que a original do Opala. Quanto maior o diâmetro da polia, melhor do ponto de vista da tração, mas corre-se o risco do alternador não fornecer corrente suficiente em marcha-lenta já que o alternador irá girar numa rotação mais baixa.

    Pelo que eu percebi nos carros que eu observei, os carros sem direção hidráulica usam essa polia maior, e os com direção usam uma polia pequena

    Conteúdo patrocinado


    Luzes oscilando na lenta - Página 4 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 2 maio - 6:14:37