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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por opala 92 Sáb 16 maio - 20:30:52

    Caros opaleiros, é com satisfação que me dirijo a todos para apresentar uma ideia que acredito ser interessante!
    Tenho lido a respeito de motores automotivos da atualidade, e percebo que os processos para deixa-los mais potentes e econômicos, na prática não chega a ser coisa do outro mundo.
    os sistemas vvti; ''Variable Valve Timing Intelligence. Traduzindo é: Inteligência de Variação do Tempo de abertura das Válvulas. Esse termo é utilizado pela Toyota para o sistema de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão do motor." (G1 > Carros - NOTÍCIAS,  2009).
    Há também o avanço e recuo da polia do comando de válvulas que adianta ou atrasa o tempo de abertura e fechamento das válvulas, o vtec e assim em diante.
    Com esse propósito de estudar essas tecnologias, em parceria com os nossos conceituados    conhecedores de nossos motores, cada um colaborando com o assunto que mais domina, provavelmente chegaríamos a um motor DE OPALA com condições de igualdade aos motores atuais.
    Sou projetista mecânico com conhecimento  em desenho técnico, e embora eu tenha que administrar o meu tempo, já é um passo importante para darmos início a esse debate.

    Minhas estimas a todos.
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    Mensagem por OpaleiroJlle Sáb 16 maio - 21:30:43

    Vou só acompanhar! Pois tenho baixo conhecimento hehe!
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    Mensagem por tcheco 8687 Sáb 16 maio - 21:32:58

    acompanhando
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    Mensagem por Rato Loko Sáb 16 maio - 22:06:31

    O motor do opala esta ai desde os anos 50 ( antes até ) projeto muito... muito antigo. É praticamente inviável fazer um motor desses de ferro fundido, ser "atualizado", lembrando que o mais atualizado foi o do omega com a injeção eletrônica,ou, os argentinos que fabricam cabeçotes com comando neles com 24 válvulas, isto pra pista.
    Este sistema necessita de UCE ( unidade comando eletrônica ) que vai conectado ao comando.
    Tirando que é comando no bloco, o qual gira conforme o virabrequim... o que não se usa (( eu nunca vi na minha vida e nem na minha profissão )) polia regulável para opala... justo pelo comando estar no bloco, no qual o máximo pode ser feito é enquadramento ( adiantar ou atrasar ).

    Eu acho mais fácil recriar um motor de 6 e 4 cilindros modernos com a mesma litragem e "dizer" que são baseados nos Stovebolt, do que tentar modernizar ele. Por que isto já esta tentando ser feito desde quando inventaram este motor, e o máximo que conseguiram foram a injeção e comando roller.

    Não Opala 92, não estou criando polemica  OKK  e quero saber sua opinião sobre minha opinião rsrsrs.
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    Mensagem por Paulo Emilio Sáb 16 maio - 22:12:47

    Meu caro, este assunto é muito interessante e não tem fim. O limite é o bolso de quem quer inventar. Eu já investi muito tempo e capital para fazer melhorias no Opala em geral. A uns 15 anos já fabricava polia damper. Também tentei fazer molas com mais pressão e até balanceiros roletados, isto na época que estava muito caro importar. Já faço trambulador de engate rápido, estou desenvolvendo um escape diferente, e a cabeça não para de funcionar.

    O seu projeto é muito bom. Os ford usam um comando com um came hidráulico no meio do came original, nunca ví do honda, mas deve ser mesmo princípio, quando sobe giro a pressão de óleo aciona este came e vai ter mais levante e duração. Para desenvolve isto vai um monte de massa cinzenta e dinheiro. Mais fácil usar os tuchos com pressão variável, mesmo princípio, hidráulicos que em baixa rpm (ou pressão de óleo) não enchem, sobe giro eles enchem e atuam na total permanência do comando.

    Não se preocupe, os carros moderninhos que estão correndo atrás da performance do Opala. Umas simples coisas, como um comando de válvulas um pouquinho melhor - o isky 270H, por exemplo - um trabalho de fluxo no cabeçote, um pouco de taxa, uma weber 44, msd e bobina já tem um carro muito forte. Falo porque já montei vários carros assim, no dino deu 256cv no motor, 210cv na roda, com 34kgf de torque. Mais que suficiente.
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    Mensagem por opala 92 Dom 17 maio - 23:32:53

    Com certeza que não, Rato Loko, devo lembrar que a opinião de cada um é de grande importância e que o conhecimento que adquirimos ao longo dessa estrada, terá um peso maior somados a experiência de outros. A sugestão presente é acrescer tecnologia nesse motor (tanto no 4 cil. como no 6 cil.). O paulo Emílio apresenta uma hipótese que eu já vinha pensando se seria possível por em prática. A ideia dos tuchos com pressão variável, no meu ver provocaria uma maior ou menor abertura de válvulas. ou estou errado?
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 17 maio - 23:43:12

    Creio que sistemas de comandos variáveis, só funcionem à contento, em motores DOHC.
    Acho difícil em um motor OHV.
    RatoLoko, já existe polia regulável pra Opala: http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-557128925-engranaje-corrector-leva-recto-chevrolet-230-250-tc-chevy-_JM

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    Mensagem por Rato Loko Dom 17 maio - 23:48:30

    Pedrão B. escreveu:RatoLoko, já existe polia regulável pra Opala: http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-557128925-engranaje-corrector-leva-recto-chevrolet-230-250-tc-chevy-_JM

    Peço desculpas então, por isto eu não conhecia... é dos hermanos rsrsrsrs.... obrigado Pedrão.
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    Mensagem por Wagner676 Seg 18 maio - 9:44:45

    Acompanhando
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    Mensagem por opala 92 Qui 21 maio - 12:34:11

    Estou desenvolvendo um projeto para o motor 4 cilindros e gostaria de contar com meus amigos opaleiros no envio de duas unidades do balanceiro roletado. importante que seja do modelo desse da imagem.
    atualização do motor opala Crn_10758_16_w
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    Mensagem por opala 92 Qui 21 maio - 12:43:33

    Este projeto têm uma relação direta com o nosso tópico. Para aqueles que já conhecem os comandos de motores modernos, sabem que há dois cames para cada válvula, onde um sistema faz a escolha de um ou outro. A exerção está nos comandos de motores da bmw (Não generalizar todos os motores). Mesmo com um só came, ele consegue ter comportamento como se fosse dois.
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    Mensagem por Basico Qui 21 maio - 13:06:26

    Acho q a maior melhoria que tem para Opala é a adoção do cabeçote de alumínio. Fora isso só se for possível se inspirar no Sucessor direto do 250S, o Vortec LL8 que é um GM 254 com 270Hp Stock

    http://www.vortec4200.com/tech.htm
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    Mensagem por Pedrão B. Qui 21 maio - 13:07:43

    Rato Loko escreveu:
    Pedrão B. escreveu:RatoLoko, já existe polia regulável pra Opala: http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-557128925-engranaje-corrector-leva-recto-chevrolet-230-250-tc-chevy-_JM

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    Mensagem por Pedrão B. Qui 21 maio - 13:08:22

    opala 92 escreveu:Estou desenvolvendo um projeto para o motor 4 cilindros e gostaria de contar com meus amigos opaleiros no envio de duas unidades do balanceiro roletado. importante que seja do modelo desse da imagem.
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    Mensagem por tcheco 8687 Qui 21 maio - 18:07:58

    acompanhando..............
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    Mensagem por renato732 Qui 21 maio - 18:17:32

    Uma vez comecei a planejar algo semelhante. Ate comecei a desenhar no Solid um cabeçote nas horas vagas.
    O problema e que NINGUEM animou em fabricar um comando diferente (digo a posiçao e quantidade de cames).
    Acabei desistindo, pois aki no Brasil, poucos animam fabricar.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 21 maio - 20:06:20

    gostei da idéia e to acompanhando só de curioso.....mas uma duvida......sera necessario mexer no bloco tambem(digo externamente,tipo cortar ,furar ,soldar,aumentar ,inventar)?eu   optaria por um duplo comando variavel(4 valvula por pistao) e um cabeçote de aluminio......seria possivel?   ou eu estou viajando de mais kkkkkkkk
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    Mensagem por Pedrão B. Qui 21 maio - 20:41:08

    eleandro kalckmann escreveu:gostei da idéia e to acompanhando só de curioso.....mas uma duvida......sera necessario mexer no bloco tambem(digo externamente,tipo cortar ,furar ,soldar,aumentar ,inventar)?eu   optaria por um duplo comando variavel(4 valvula por pistao) e um cabeçote de aluminio......seria possivel?   ou eu estou viajando de mais kkkkkkkk

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    Mensagem por opala 92 Qui 21 maio - 22:12:59

    A boa notícia é que na minha intenção projetual, será acrescer peças novas sobre os balanceiros gerando um novo comportamento nas rotações mais altas. mantendo o máximo da característica do motor.
    Me desculpem se lá na frente, chegar-mos a conclusão de que não foi possível, porém não iremos saber se não tentar-mos.
    Estou na expectativa que teremos a colaboração de muitos outros irmãos que têm bastante experiência de motor opala... O tópico está só começando. Muitas outras informações estarão sendo discutidas aqui e com isso, o projeto ganhará força.
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    atualização do motor opala Empty Re: atualização do motor opala

    Mensagem por Dragon Boy Qui 21 maio - 23:07:35

    Sou leigo no assunto, mas gosto de observar bons exemplos de massas cinzentas a usarem sua capacidade de raciocínio...

    Acompanhando...

    E no que eu souber: opino.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 22 maio - 19:52:02

    Pedrão B. escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:gostei da idéia e to acompanhando só de curioso.....mas uma duvida......sera necessario mexer no bloco tambem(digo externamente,tipo cortar ,furar ,soldar,aumentar ,inventar)?eu   optaria por um duplo comando variavel(4 valvula por pistao) e um cabeçote de aluminio......seria possivel?   ou eu estou viajando de mais kkkkkkkk

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    Crying or Very sad Crying or Very sad kkkkk tongue tongue tongue tava só zuando pedrao!!! mas a idéia de aperfeiçoar o velho motor do opala é muito boa!!!!!
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    Mensagem por opala 92 Sex 22 maio - 20:15:48

    Olá Pedrão, uma mudada radical a esse nível foge bastante dos objetivos desse tópico. Acredito que haja muitos dos nossos que não se sintam a vontade de opinar, pensando ''ser' besteira" mas não consigo ver dessa forma. Uma ideia brilhante se inspira também com os erros. vejam essa frase:
    "De fato, não fracassei ao tentar, cerca de 10.000 vezes, desenvolver um acumulador. Simplesmente, encontrei 10.000 maneiras que não funcionam." (Thomas A. Edason).
    Um cara com mais de dez mil patentes!!!!
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    atualização do motor opala Empty Re: atualização do motor opala

    Mensagem por Coupe 76 Sex 22 maio - 20:50:23

    Melhorar o jurassico motor do opala e:

    cabecote de Aluminio com fluxo cruzado
    ComAndo, tuchos e balanceiros roletados
    Injecao eletronica
    Volante de aluminio
    Ignicao, bobinas, cabos top


    Agora tem q ver qual seu objetivo.
    Potencia?
    Economia?
    Durabilidade?
    Emicao de gases?
    Criar patente e vender para industri???

    Diz ai, fica mais facil para dar as ideias
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    Mensagem por alex medina Sex 22 maio - 21:41:05

    ola,parabens sua ideia,nos afeta diretamente,e se qualquer coisar que sair daqui,seja um boa ou nao,vai nos ajudar e vai ser mais umafonte de estudo,para futuros erros ou acertos,,na minha opiniao,a gm quando coloco o motor do opala no omega,,fez só o basicao,e pra mim a pior cagada da gm foi colocar aquele sensor de fluxo de ar,na entrada do filtro do omega 4.1.na minha opiniao a injeçao do omega 4.1 é a segunda pior dos omegas,,antes tem a do 2.0,que tbm nao gosto,ja a do 3.0 e do 2.2,sao boas mesmo tendo o fluxo de ar,foram feitas cm mais carinho,principalmente o modo octane,que tem no omega 3.0


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    Mensagem por alex medina Sex 22 maio - 21:41:29

    agora vamos as ideias,pra mim melhorar o motor do opala visando economia e um melhor rendimento seria,
    1colocar uns bons tuchos hidraulicos,

    2um ótimo sistema de injeçao seguencial,contando com os sistemas de hoje em dia que tem sensor no freio e na embreagem,para desacelerar o motor,e baixar o tempo de injeçao,quando um desses pedais é acionado,

    3sensor de rotaçao,que funcionace no mesmo sistema do sensor de rotaçao do gol,sinal digital,
    nao sofre tanta interferencai,dando um sinal mais limpo,e tem resposta mais rapida,fazendo que o giro do motor suba ou baixe mais rapido,

    4sistema de igniçao,de uma bobina pra cada cilindro,sistema semelhante ao dos renault

    5um sistema que consigua atrasar o maximo que for possivel o ponto em descidas,ou embalado na br,onde vc apenas estivece mantendo a velocidade,ou aquele sistema dos audi,bmw,dodge que desliga alguns cilindro nessas ocasioes

    6tbi e pedal do acelerador eletronicos,seria mais preciso pra informar pra central a posiçao do pedal de acelerador,e asim conseguiria,admisnistrar melhor o motor, pois a central saberia se o carro esta sendo aceleradorou nao ou mantendo giro,fazendo injeatr combustovel a mais ou nao,e atrasando o ponto de injeçao

    7sistema star/stop,que desliga o carro quando parado em sinaleira,e liga devolta assim que vc vai acelerar

    8um cabeçote cm dutos equalizados,e comando roletado no cabeçote,e tocado por corrente de comando(menos peças moveis,menor esforço do motor)

    9uma boa taxa pra queimar a nossa gasolina

    10 sistema de admissao em diagonal pra melhor deslocamento do ar,,pq a admissao reta original do opala eu acho que "trancaria" um pouco o ar

    11 um(ou dois) bom sensor de detonaçao,muito importante pra a central controla o ponto

    12,uma boa sonda lambda digital,trabalha mais rapido,aquece mais rapido,e se comunica cm a central mais rapido

    essa sao algumas ideias que eu acho que se fossem colocadas no motor do opala daria uma boa atualizada nele,e que tirando o comando no cabeçote,nao fogem muito de realidade,(eu acho kkkkk)
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    Mensagem por opala 92 Sex 22 maio - 23:26:03

    Coupe 76 escreveu:Melhorar o jurassico motor do opala e:

    cabecote de Aluminio com fluxo cruzado
    ComAndo, tuchos e balanceiros roletados
    Injecao eletronica
    Volante de aluminio
    Ignicao, bobinas, cabos top


    Agora tem q ver qual seu objetivo.
    Potencia?
    Economia?
    Durabilidade?
    Emicao de gases?
    Criar patente e vender para industri???

    Diz ai, fica mais facil para dar as ideias

    Respondendo ao Coupe; acredito que no final, alcançaremos POTÊNCIA, ECONOMIA, DURABILIDADE EMISSÃO DE POLUENTES, isso somados às qualidades dessa tremenda máquina, um carro com qualidades bem superiores ao que imaginemos.
    Só por exemplo; o meu comodoro 92 4 portas todo original, entra nas curvas que emprisiona. e ainda nem chegamos nesse assunto.
    Quanto a questão de patentear, não tenho a pretensão de de ser autor do motor quase perfeito, porque está muito claro a parceria de informações diversas onde cada um expõe com bastante propriedade seus conhecimentos, portanto, a boa ideia não tem autor.
    Na continuidade do tópico faremos uma coletânea das sugestões aqui lançadas, finalizando num plebiscito dessas escolhas.
    Só para exemplificar, creio que seja unânime a escolha pela injeção eletrônica no nosso motor e percebam que a característica que me refiro lá no início do tópico, não é alterada.
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    Mensagem por opala 92 Sex 22 maio - 23:30:56

    Muito obrigado Alex Medina pelo apoio, e a todos que tem voltado a sua atenção para essa ideia.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 25 maio - 12:10:31

    nao iria opinar mais (por ser leigo)mas ....o q acham de uma bobina por cilindro (tipo passat alemao.etc)se nao me engano esse sistema nao funcionou direito em algum carro mas nao lembro qual(wolks eu acho).ja vi uns adaptando no opala.
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    Mensagem por adpachec Seg 25 maio - 13:43:49

    eleandro kalckmann escreveu:nao iria opinar mais (por ser leigo)mas ....o q acham de uma bobina por cilindro (tipo passat alemao.etc)se nao me engano esse sistema nao funcionou direito em algum carro mas nao lembro qual(wolks  eu acho).ja vi uns adaptando no opala.

    Assim:

    atualização do motor opala MANT7229_-610x406

    http://revistafullpower.uol.com.br/2014/08/ultimo-opala-roda-com-1-000-cv-no-4-1s/

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    Mensagem por Sr.Bianchi Seg 25 maio - 14:57:43

    É nobre e muito valida sua ideia. É interessante pensar em coisas diferentes.

    Não sei muito desses motores, mas se não me engano os Vtec usam 3 cames por cilindro, sendo que a uma certa rotação por força hidráulica ou mecanica aciona esse 3° came de admissão o qual tem maior duração e levante. Já os sistemas Vanos da Bmw por ex, assim como muitos outros, fazem apenas o avanço do comando. Enfim...daria pra fazer algo assim no opala. Mas...

    Não é que eu sou preguiçoso, é que prefiro seguir pelo caminho mais simples, pois a vida passa e os boletos vencem. Se o cara quer um carro eficiente, que funcione e etc., compre um Mercedes, Bmw, Audi entre outros. Por 30-50 mil já encontra carros excelentes.
    O opala é velho demaaaais...esse motor é da década de 50. Comparado a um motor Chevrolet do corvette por ex. (LS3) o motor de opala é uma baita tranqueira.
    Bloco extremamente pesado, sistema de lubrificação ineficiente, cabeçote é uma porcaria...enfim os principais problemas é só "nascendo de novo".

    Você pode até fazer algumas melhorias, como comando, ignição, injeção eletrônica etc. Mas vai acabar gastando uma fortuna nisso e por fim dificilmente alguém vai comprar a ideia (se houvesse esse intuito), porque brasileiro não tem grana e gosta de feijão com arroz. Vale a pena? Depende de cada um.

    Se eu comprasse outro opala hoje, simplesmente arrancaria motor e caixa, iria até um desmanche e arrumava um motor e cambio de camaro v8; pronto. 430 hp, todo em alumínio, cabeçote rende mais de 300 cfm a 28", consumo baixo, confiável, cambio excelente 6 marchas. Trocando comando, escape chega perto dos 600. Ou seja, o 6 cil. vai custar mais que isso e não vai chegar nem perto em quesito nenhum.
    Por isso que nos EUA só restaura motor antigo quem quer originalidade, quem quiser algo que funcione, seja na arrancada, na rua, parte pra motores mais modernos ou de fabricantes independentes que atendam as necessidades.

    Falo isso com a experiencia de quem já mexeu nessas porcarias, e inclusive tive a magnifica ideia de injetar com os sistema Motronic do omega; ficou mais ou menos. Funciona bem até, o consumo diminui, mas ainda falta muuuita potência, eficiencia. No fim das contas ainda é uma bost* de 60 anos melhorada.
    Hoje eu ou partiria pra um V8 que mencionei, ou se não quisesse gastar, uma injeção comunzinha ou até um Holley e deu pra bola.

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    Mensagem por Rato Loko Seg 25 maio - 15:38:09

    Sr.Bianchi escreveu:Falo isso com a experiencia de quem já mexeu nessas porcarias, e inclusive tive a magnifica ideia de injetar com os sistema Motronic do omega; ficou mais ou menos. Funciona bem até, o consumo diminui, mas ainda falta muuuita potência, eficiencia. No fim das contas ainda é uma bost* de 60 anos melhorada.
    Hoje eu ou partiria pra um V8 que mencionei, ou se não quisesse gastar, uma injeção comunzinha ou até um Holley e deu pra bola.

    Sem tirar e nem por... atualização do motor opala 122938 atualização do motor opala 122938 atualização do motor opala 122938

    Hoje, na oficina mesmo quando algum cliente pretende trocar 4x6 ou 6 por injetado, eu dou ideia de por o Vortec... pode não ser tão mais moderno, porem é mesmo peso do 4 cilindros, mais potente que o 6 cilindros " qualquer versão" e ainda pode opinar por injeção ou carburador, que vem kits pronto pra este motor. Apenas a mudança de comando com a injeção original, já vem mais de 2OOcv neste fácil. Tirando que, compra-se motores completos por menos de 5k em leilão.
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    Mensagem por BANDIT Seg 25 maio - 15:43:19

    opala 92 escreveu:Caros opaleiros, é com satisfação que me dirijo a todos para apresentar uma ideia que acredito ser interessante!
    Tenho lido a respeito de motores automotivos da atualidade, e percebo que os processos para deixa-los mais potentes e econômicos, na prática não chega a ser coisa do outro mundo.
    os sistemas vvti; ''Variable Valve Timing Intelligence. Traduzindo é: Inteligência de Variação do Tempo de abertura das Válvulas. Esse termo é utilizado pela Toyota para o sistema de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão do motor." (G1 > Carros - NOTÍCIAS,  2009).
    Há também o avanço e recuo da polia do comando de válvulas que adianta ou atrasa o tempo de abertura e fechamento das válvulas, o vtec e assim em diante.
    Com esse propósito de estudar essas tecnologias, em parceria com os nossos conceituados    conhecedores de nossos motores, cada um colaborando com o assunto que mais domina, provavelmente chegaríamos a um motor DE OPALA com condições de igualdade aos motores atuais.
    Sou projetista mecânico com conhecimento  em desenho técnico, e embora eu tenha que administrar o meu tempo, já é um passo importante para darmos início a esse debate.

    Minhas estimas a todos.


    Olá Opala 92

    Seja bem vindo !

    Amigo  na boa não tem como fazer isso que vc. está querendo ou pretendendo fazer ......temos acho que 8 ou 9 tópicos aqui na página discutindo sobre eficiência  para esse velho motor 6cil.

    O meu  conselho é o seguinte :

    Esse velho motor 6cil é vencedor  tem varios titulos na arrancada ...em circuito e até na Stock Car ....gera muita potencia quando bem feito....então fique com ele assim .....porque tentar fazer algo parecido com essas modificações  postadas aqui  1° iria descaracteriza-lo.......

    Veja isso:

    Esse motor 6cil tem origem nos anos 40 isso mesmo nos anos 40.....nos anos 50 ele foi aperfeiçoado e NEM BOMABA de óleo ele tinha....a lubrificação era feita por gravitação ..... nos anos 60 é que ele ganhou bomba de óleo.....por isso da má lubrificação desse motor !

    Já começa ai !

    Outro ponto as folgas internas desse motor de opala (6cil)  se vc. usar as folgas ORIGINAIS  em um motor tipo de Marea ou Audi....o motor de Marea raja.....o Audi Bate....usando as folgas originais do GM 250.....tamanho  a tecnologia que separa os 2 motores modernos do opala ...(e olhe que o motor de Marea nem é tão novo assim !) Por isso que o Marea e Audi usam óleo 5......se colocar isso num motor de opala 0km.....ou feito prefeito como a 0km...vai bater, rajar....por causa das folgas !

    Um motor evoluído 6cil seria o motor BMW 6cil ou o de Supra 6cil.   ambos com cabeçote de alumínio  e comando no cabeçote ....o comando no cabeçote seria indispensável para se colocar eletrônica nesse motor....como o sistema Vanuss BMW  M-3  que atua somente na admissão da abertura das válvulas....o sistema VTEC  Honda é + eficiente pois  atua na admissão e no escape ....  por isso vc. teria que ter um duplo comando e toda ELETRONICA .....

    E VEJA  que é a eletrônica que faz  (trás ) a potencia para esse motores....

    Veja o ômega 3.0.....tem cabeçote de alumínio.....e comando no cabeçote.....rende boa potencia 165CV contra 168 CV(4.1).....mas o torque do motor 3.0.....é menor que o do opala 4cil !

    a grande vantagem do comando no bloco (opala) é :  Vc. eleva a potencia o torque aumenta junto na mesma proporção ....oque não ocorre com comando no cabeçote !!!!!

    por isso que entra a eletrônica com comandos variáveis ....dutos de admissão variáveis .....

    oque é  caro é o desenvolvimento.....vc. já ouviu dizer que o motor de F-1 custa 10 milhões     ou + .  NÃO o motor não custa isso !  Oque custa caro é o desenvolvimento......que é exatamente oque vc. quer fazer !

    Vc encontra motor de F-1 com 3 anos ou +......por U$$ 20mil Dolllar (tem um site europeu onde só se vende carros de corrida e lá tem vários F-1)  com preço muito + em conta do que achamos .....

    isso sem falar que se vc. fizer a parte de cima.....como que vai fazer a parte de baixo????  Com essa folgas enormes  ORIGINAIS   de opala .....  e vc. sabe que  ser for usar comando e tal....tem que aumentar ainda + as folgas !


    Como eu já disse tem uns 8 tópicos desse ai....com donos insatisfeitos com seus 6 cil....

    Essa historia de modernizar o velho 6cil ou atualizar.....não rola.....por questões técnicas desse motor!!!

    Da para fazer melhorias sim.:
    a alimentação desse motor é péssima
    a parte eletrônica desse motor é péssima (ignição , bobina....)
    o cabeçote original é péssimo
    a lubrificação é péssima


    então nessas coisa que vc. poderia mexer para melhora-lo.....um motor 6cil preparado rende tanto ou + que um motor V8....350(de Camaro)   ou um Ford 302 (Mustang)  ambos da década de 70 com cabeçote originais de ferro !!!!!  Isso mesmo um GM 250.....consegue ter + potencia que um GM 350 (dos anos 70 com cabeçote de ferro original)

    Ou  vc. aceita o motor GM 250 como ele   é ......(da apenas um tapa nele )  tipo coloca tuchos mecânicos comando 250/S (final 882)  coloca um escape 6x2....e um coletor e uma carburador quadrijet  .....vc. tem um carro com um consumo na boa  de 5.0 por litro (gasolina) o mesmo que um corsa 1.0 "quadrado" rodando no álcool.... com um potencia bem boa.....capaz de andar junto na frente de um Honda Civic. !  sem fazer quase nada !

    Ou vc. pode ajuntar ai uns R$7 milhões de reais para fazer o tal motor GM 250 ...super ! OKK
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    Mensagem por adpachec Ter 26 maio - 10:33:14

    BANDIT escreveu:
    opala 92 escreveu:Caros opaleiros, é com satisfação que me dirijo a todos para apresentar uma ideia que acredito ser interessante!
    Tenho lido a respeito de motores automotivos da atualidade, e percebo que os processos para deixa-los mais potentes e econômicos, na prática não chega a ser coisa do outro mundo.
    os sistemas vvti; ''Variable Valve Timing Intelligence. Traduzindo é: Inteligência de Variação do Tempo de abertura das Válvulas. Esse termo é utilizado pela Toyota para o sistema de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão do motor." (G1 > Carros - NOTÍCIAS,  2009).
    Há também o avanço e recuo da polia do comando de válvulas que adianta ou atrasa o tempo de abertura e fechamento das válvulas, o vtec e assim em diante.
    Com esse propósito de estudar essas tecnologias, em parceria com os nossos conceituados    conhecedores de nossos motores, cada um colaborando com o assunto que mais domina, provavelmente chegaríamos a um motor DE OPALA com condições de igualdade aos motores atuais.
    Sou projetista mecânico com conhecimento  em desenho técnico, e embora eu tenha que administrar o meu tempo, já é um passo importante para darmos início a esse debate.

    Minhas estimas a todos.


    Olá Opala 92

    Seja bem vindo !



    Veja isso:

    Esse motor 6cil tem origem nos anos 40 isso mesmo nos anos 40.....nos anos 50 ele foi aperfeiçoado e NEM BOMABA de óleo ele tinha....a lubrificação era feita por gravitação ..... nos anos 60 é que ele ganhou bomba de óleo.....por isso da má lubrificação desse motor !


    oque é  caro é o desenvolvimento.....vc. já ouviu dizer que o motor de F-1 custa 10 milhões     ou + .  NÃO o motor não custa isso !  Oque custa caro é o desenvolvimento......que é exatamente oque vc. quer fazer !


    isso sem falar que se vc. fizer a parte de cima.....como que vai fazer a parte de baixo????  Com essa folgas enormes  ORIGINAIS   de opala .....  e vc. sabe que  ser for usar comando e tal....tem que aumentar ainda + as folgas !


    Como eu já disse tem uns 8 tópicos desse ai....com donos insatisfeitos com seus 6 cil....

    Essa historia de modernizar o velho 6cil ou atualizar.....não rola.....por questões técnicas desse motor!!!

    Da para fazer melhorias sim.:
    a alimentação desse motor é péssima
    a parte eletrônica desse motor é péssima (ignição , bobina....)
    o cabeçote original é péssimo
    a lubrificação é péssima



    então nessas coisa que vc. poderia mexer para melhora-lo.....um motor 6cil preparado rende tanto ou + que um motor V8....350(de Camaro)   ou um Ford 302 (Mustang)  ambos da década de 70 com cabeçote originais de ferro !!!!!  Isso mesmo um GM 250.....consegue ter + potencia que um GM 350 (dos anos 70 com cabeçote de ferro original)

    Ou  vc. aceita o motor GM 250 como ele   é ......(da apenas um tapa nele )  tipo coloca tuchos mecânicos comando 250/S (final 882)  coloca um escape 6x2....e um coletor e uma carburador quadrijet  .....vc. tem um carro com um consumo na boa  de 5.0 por litro (gasolina) o mesmo que um corsa 1.0 "quadrado" rodando no álcool.... com um potencia bem boa.....capaz de andar junto na frente de um Honda Civic. !  sem fazer quase nada !

    Ou vc. pode ajuntar ai uns R$7 milhões de reais para fazer o tal motor GM 250 ...super ! OKK

    OKK

    Eu vi um tópico (acho que russo tive que traduzir no google), que dizia que estes motores tipo opala seria melhor as velas no topo do cabeçote para garantir uma queima melhor.
    Mas o projeto do motor opala não permite.

    atualização do motor opala 8

    Correto isto?
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    Mensagem por abner rodrigues de souza Ter 26 maio - 11:13:05

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    Mensagem por Alex Marinho Ter 26 maio - 15:45:49

    Quem assistiu a etapa do Velopark viu a Santa Matilde andando igual ao Cobalt do Daud, a qual usa motor "moderninho" C20XE DOHC, feito la nos States com o que tem de melhor no mundo entre peças e mao-de-obra.
    O GM 250 é ruim? E ruim sim, muito ruim. Quando original.

    Com esses lances de economia de hoje, acho que pra se modernizar o GM 250 tem que se usar turbina. Nota-se o tanto de carros que usam turbo hoje, principalmente VW/Audi e agora a BMW que voltou o L6 só que twin-turbo.
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    Mensagem por opala 92 Qua 27 maio - 23:10:33

    Olá Alex Marinho, tudo tranquilo? admirável o seu comodoro; são realizações que nunca conseguiremos esquecer. Falo por experiência própria.
    Muito interessante o que você postou aqui. Seria possível falar mais a respeito desse assunto?
    Vi em seu tópico o motor opala "estilizado". muito fortaleceu a tese de que é extremamente possível adicionar valores a esse motor. Parece-me que cai como uma luva ao que se propõe nesse tópico.
    Muito me honra a participação do nosso amigo Bandit, e de muitos outros, que expõe de maneira clara suas opiniões, como é o caso do Sr. Bianchi. Valorizarei cada opinião, porque acredito ser a experiência vivida por cada um, mas me preocupo quando há uma postura extremista sobre esse ou aquele assunto, a qual, não permitirá que haja uma outra solução.

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    Mensagem por Alex Marinho Qui 28 maio - 14:49:16

    Obrigado pelos elogios Opala 92.
    Então aquele motor que eu postei la no meu topico, acredito eu estar com uma preparacao um tanto quanto extrema.
    No meu ver, em se tratando da atualizacao do motor GM 250, que é o objetivo deste seu topico, e de acordo com o que vimos na atualidade, o uso do turbo é quase que uma obrigacao, pois com ele consegue-se boa potencia e baixo consumo comparando-se com motores naturalmente aspirados.
    Minha opniao é essa, se voce está empenhado em fazer um projeto, acho muito interessante pensar seriamente no turbo. Nao falo de 1,5kg de pressao, mas algo de no maximo 0,7kg ou 0,6kg, o motor do Opala é muito grande e tem boa potencia e torque, nao são necessárias grandes modificacoes para se obter bons resultados. Ignicao, alimentacao, peças internas do motor e cabeçote, entre outras o mercado já oferece.
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    atualização do motor opala Empty Re: atualização do motor opala

    Mensagem por Rato Loko Qui 28 maio - 19:13:28

    EU ainda continuo dizendo que pro motor de opala já deu o que tinha que dar em tecnologia.
    Injeção já tem desde 94, ignição melhor " do omega " ou uma de desempenho como Fuel, Msd, Ac Delco, Mallory, Accel... Comandos roletados, escape dimensionado "isto desde a stock..." Acho que pra melhorar ainda mais, só fazendo outro do ZERO. Mas os custos... Rolling Eyes
    Aquele motor que tem na pagina do Alex Marinho, nada mais é que injeção, ignição e escape. continua sendo um bloco e cabeçote de ferro fundido dos anos quarentelavaipedrada.
    Só o custo de um cabeçote de aluminio, SIsel "totalmente destinado a pista, feito só pra isto praticamente" sai hoje mais de 3O mil com o dolar em alta.
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    atualização do motor opala Empty Re: atualização do motor opala

    Mensagem por Lumbra Qui 28 maio - 21:44:43

    adpachec escreveu:
    BANDIT escreveu:


    Olá Opala 92

    Seja bem vindo !



    Veja isso:

    Esse motor 6cil tem origem nos anos 40 isso mesmo nos anos 40.....nos anos 50 ele foi aperfeiçoado e NEM BOMABA de óleo ele tinha....a lubrificação era feita por gravitação ..... nos anos 60 é que ele ganhou bomba de óleo.....por isso da má lubrificação desse motor !


    oque é  caro é o desenvolvimento.....vc. já ouviu dizer que o motor de F-1 custa 10 milhões     ou + .  NÃO o motor não custa isso !  Oque custa caro é o desenvolvimento......que é exatamente oque vc. quer fazer !


    isso sem falar que se vc. fizer a parte de cima.....como que vai fazer a parte de baixo????  Com essa folgas enormes  ORIGINAIS   de opala .....  e vc. sabe que  ser for usar comando e tal....tem que aumentar ainda + as folgas !


    Como eu já disse tem uns 8 tópicos desse ai....com donos insatisfeitos com seus 6 cil....

    Essa historia de modernizar o velho 6cil ou atualizar.....não rola.....por questões técnicas desse motor!!!

    Da para fazer melhorias sim.:
    a alimentação desse motor é péssima
    a parte eletrônica desse motor é péssima (ignição , bobina....)
    o cabeçote original é péssimo
    a lubrificação é péssima



    então nessas coisa que vc. poderia mexer para melhora-lo.....um motor 6cil preparado rende tanto ou + que um motor V8....350(de Camaro)   ou um Ford 302 (Mustang)  ambos da década de 70 com cabeçote originais de ferro !!!!!  Isso mesmo um GM 250.....consegue ter + potencia que um GM 350 (dos anos 70 com cabeçote de ferro original)

    Ou  vc. aceita o motor GM 250 como ele   é ......(da apenas um tapa nele )  tipo coloca tuchos mecânicos comando 250/S (final 882)  coloca um escape 6x2....e um coletor e uma carburador quadrijet  .....vc. tem um carro com um consumo na boa  de 5.0 por litro (gasolina) o mesmo que um corsa 1.0 "quadrado" rodando no álcool.... com um potencia bem boa.....capaz de andar junto na frente de um Honda Civic. !  sem fazer quase nada !

    Ou vc. pode ajuntar ai uns R$7 milhões de reais para fazer o tal motor GM 250 ...super ! OKK

    OKK

    Eu vi um tópico (acho que russo tive que traduzir no google), que dizia que estes motores tipo opala seria melhor as velas no topo do cabeçote para garantir uma queima melhor.
    Mas o projeto do motor opala não permite.

    atualização do motor opala 8

    Correto isto?

    Acompanhando
    O grande barato da coisa seria o LS1 293, que foi aposentado em 2001, seria muito bem vindo e casa bonito no cofre de qualquer modelo de Opala.

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    atualização do motor opala Empty Re: atualização do motor opala

    Mensagem por Lumbra Qui 28 maio - 21:48:28

    opala 92 escreveu:Estou desenvolvendo um projeto para o motor 4 cilindros e gostaria de contar com meus amigos opaleiros no envio de duas unidades do balanceiro roletado. importante que seja do modelo desse da imagem.
    atualização do motor opala Crn_10758_16_w
    image sharing
    Olá Opala92,

    vi ali que voce quer balanceiros roletados pro 4 cilindros. Me bate uma duvida: os de 1.75 montados já ficam no meio da cabeça da válvula, e não assentam em toda sua circunferencia estando totalmente acionados, então pergunto se os de 1.60(iguais da foto) mais curtos "não iriam trepar no pratinho" podendo desarmar a valvula e consequente "atropelo" na primeira funcionada? Eu ja comparei o comprimento dos dois.
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    atualização do motor opala Empty Re: atualização do motor opala

    Mensagem por opala 92 Sex 29 maio - 17:06:08

    Caro Lumbra, fico muito grato pela sua atenção.
    A todos que acompanham esse tópico, quero informar que estou empenhado em desenvolver um sistema que tem como objetivo, movimentar as válvulas com diferentes aberturas. O mecanismo é bastante simples e tudo indica que será acionado pelo aumento de giro do motor e vice-versa.
    Ainda em fase de estudo, o referido sistema será aparafusado sobre o cabeçote.
    Ao longo de minha experiência profissional, por questões econômicas, tive de lançar mão de material usado reciclando-o para uma novo uso. Uma coisa que me chama bastante atenção, são as inúmeras afirmações de preparadores conceituados, não só afirmando como mostrando os resultados positivos desses motores.
    Afinando mais ainda o discurso, é fundamental informar que o motor que pretendemos "equalizar" com os adicionais mecanismos (injeção eletrônica, turbo etc.) de acordo com os pareceres desse debate, é para ter-mos um motor de carro de rua/estrada, que não fique devendo absolutamente em nada, eu digo em nada, aos tecnológicos motores contemporâneos que estão na categoria do opala. Isso não me parece ser uma tarefa das mais difíceis.
    Projetar na minha concepção, tem dois estágios: um é o projeto que está no campo da teoria, o outro é a execução da ideia, que vai coroar ou não o primeiro estágio, embora vale lembrar que na execução, um pequeno ajuste, trará enormes benefícios ao projeto que está no campo da teoria.
    Isso faz lembrar o peso que tem, a opinião dos que estão diariamente em contato com essas máquinas.
    Estou fazendo um esforço enorme para evitar comparativos. Vejo isso em outros tópicos; É um discurso que não tem fim. Portanto, sugiro a todos, por gentileza não perder-mos o foco desse debate.
    Quanto aos balanceiros, valiosa contribuição a sua informação, meu caro Lumbra. O de relação de 1.75 cai melhor para o que preciso. Minha solicitação seria conseguir apenas duas unidades. eles serão estudados numa possível modificação.

    Saudações a todos. cheers
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    Mensagem por BANDIT Sex 29 maio - 19:38:27

    todos que acompanham esse tópico, quero informar que estou empenhado em desenvolver um sistema que tem como objetivo, movimentar as válvulas com diferentes aberturas. O mecanismo é bastante simples e tudo indica que será acionado pelo aumento de giro



    Tipo assim :




    Desse tópico :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t14453-motor-v8-sem-molas-de-válvulas



    OKK
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 29 maio - 20:42:52

    acompanhando!!!


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    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
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    Mensagem por FR1974 Sáb 30 maio - 17:06:10

    Karaka sem molas.... interessantíssimo
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    Mensagem por silvamsa Sáb 30 maio - 17:16:20

    Acompanhando!!!!!
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    Mensagem por Lumbra Sáb 30 maio - 17:17:10

    bounce


    Última edição por Lumbra em Sáb 30 maio - 17:36:29, editado 4 vez(es)
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    Mensagem por Lumbra Sáb 30 maio - 17:21:47

    opala 92 escreveu:Caro Lumbra, fico muito grato pela sua atenção.
    A todos que acompanham esse tópico, quero informar que estou empenhado em desenvolver um sistema que tem como objetivo, movimentar as válvulas com diferentes aberturas. O mecanismo é bastante simples e tudo indica que será acionado pelo aumento de giro do motor e vice-versa.
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    Ao longo de minha experiência profissional, por questões econômicas, tive de lançar mão de material usado reciclando-o para uma novo uso. Uma coisa que me chama bastante atenção, são as inúmeras afirmações de preparadores conceituados, não só afirmando como mostrando os resultados positivos desses motores.
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    Estou fazendo um esforço enorme para evitar comparativos. Vejo isso em outros tópicos; É um discurso que não tem fim. Portanto, sugiro a todos, por gentileza não perder-mos o foco desse debate.
    Quanto aos balanceiros, valiosa contribuição a sua informação, meu caro Lumbra. O de relação de 1.75 cai melhor para o que preciso. Minha solicitação seria conseguir apenas duas unidades. eles serão estudados numa possível modificação.

    Saudações a todos. cheers
    hehehehe não que caia melhor, Opala92 bounce
    É que 1.60/65 são para motores da linha Ford, GM utiliza 1.70/75 no nosso caso de L6 e L4. Se tivéssemos algum V8 350 de 84 em diante seria o unico que poderia usar 1.60 study
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    Mensagem por opala 92 Sáb 30 maio - 19:35:15

    Tem um aspecto bastante próximo Bandit, Mas, tem variação de abertura nas válvulas?
    opala 92
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    Mensagem por opala 92 Sáb 30 maio - 19:43:10

    Lumbra, no uso normal estou de acordo. Lembra que será feito um estudo sobre/em cima dele? Os estudos é que dirão, esse ou aquele. Os adquiridos servirão de parâmetro para uma ideia nova, como os mostrados pelo nosso amigo Bandit.
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    Mensagem por Gabriel OPL Sáb 30 maio - 20:54:26

    Eu estou com uma duvida sobre a regulagem dos tuchos do meu opala e precisava da ajuda de vocês.
    Qual a regulagem dos tuchos do motor do opala diplomata 6cc?
    Peço desculpas ao dono do topico mas eu acho que seria desnecessário criar um topico para fazer essa pergunta!!

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