opala 92 escreveu:Caros opaleiros, é com satisfação que me dirijo a todos para apresentar uma ideia que acredito ser interessante!
Tenho lido a respeito de motores automotivos da atualidade, e percebo que os processos para deixa-los mais potentes e econômicos, na prática não chega a ser coisa do outro mundo.
os sistemas vvti; ''Variable Valve Timing Intelligence. Traduzindo é: Inteligência de Variação do Tempo de abertura das Válvulas. Esse termo é utilizado pela Toyota para o sistema de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão do motor." (G1 > Carros - NOTÍCIAS, 2009).
Há também o avanço e recuo da polia do comando de válvulas que adianta ou atrasa o tempo de abertura e fechamento das válvulas, o vtec e assim em diante.
Com esse propósito de estudar essas tecnologias, em parceria com os nossos conceituados conhecedores de nossos motores, cada um colaborando com o assunto que mais domina, provavelmente chegaríamos a um motor DE OPALA com condições de igualdade aos motores atuais.
Sou projetista mecânico com conhecimento em desenho técnico, e embora eu tenha que administrar o meu tempo, já é um passo importante para darmos início a esse debate.
Minhas estimas a todos.
Olá Opala 92
Seja bem vindo !Amigo na boa não tem como fazer isso que vc. está querendo ou pretendendo fazer ......temos acho que 8 ou 9 tópicos aqui na página discutindo sobre eficiência para esse velho motor 6cil.
O meu conselho é o seguinte :
Esse velho motor 6cil é vencedor tem varios titulos na arrancada ...em circuito e até na Stock Car ....gera muita potencia quando bem feito....então fique com ele assim .....porque tentar fazer algo parecido com essas modificações postadas aqui 1° iria descaracteriza-lo.......
Veja isso:
Esse motor 6cil tem origem nos anos 40 isso mesmo nos anos 40.....nos anos 50 ele foi aperfeiçoado e
NEM BOMABA de óleo ele tinha....a lubrificação era feita por gravitação ..... nos anos 60 é que ele ganhou bomba de óleo.....por isso da má lubrificação desse motor !
Já começa ai !
Outro ponto as folgas internas desse motor de opala (6cil) se vc. usar as folgas ORIGINAIS em um motor tipo de Marea ou Audi....o motor de Marea raja.....o Audi Bate....usando as folgas originais do GM 250.....tamanho a tecnologia que separa os 2 motores modernos do opala ...(e olhe que o motor de Marea nem é tão novo assim !) Por isso que o Marea e Audi usam óleo 5......se colocar isso num motor de opala 0km.....ou feito prefeito como a 0km...vai bater, rajar....por causa das folgas !
Um motor evoluído 6cil seria o motor BMW 6cil ou o de Supra 6cil. ambos com cabeçote de alumínio e comando no cabeçote ....o comando no cabeçote seria indispensável para se colocar eletrônica nesse motor....como o sistema Vanuss BMW M-3 que atua somente na admissão da abertura das válvulas....o sistema VTEC Honda é + eficiente pois atua na admissão e no escape .... por isso vc. teria que ter um duplo comando e toda ELETRONICA .....
E VEJA que é a eletrônica que faz (trás ) a potencia para esse motores....
Veja o ômega 3.0.....tem cabeçote de alumínio.....e comando no cabeçote.....rende boa potencia 165CV contra 168 CV(4.1).....mas o torque do motor 3.0.....é menor que o do opala 4cil !
a grande vantagem do comando no bloco (opala) é : Vc. eleva a potencia o torque aumenta junto na mesma proporção ....oque não ocorre com comando no cabeçote !!!!!
por isso que entra a eletrônica com comandos variáveis ....dutos de admissão variáveis .....
oque é caro é o desenvolvimento.....vc. já ouviu dizer que o motor de F-1 custa 10 milhões ou + . NÃO o motor não custa isso ! Oque custa caro é o desenvolvimento......que é exatamente oque vc. quer fazer !
Vc encontra motor de F-1 com 3 anos ou +......por U$$ 20mil Dolllar (tem um site europeu onde só se vende carros de corrida e lá tem vários F-1) com preço muito + em conta do que achamos .....
isso sem falar que se vc. fizer a parte de cima.....como que vai fazer a parte de baixo???? Com essa folgas enormes ORIGINAIS de opala ..... e vc. sabe que ser for usar comando e tal....tem que aumentar ainda + as folgas !
Como eu já disse tem uns 8 tópicos desse ai....com donos insatisfeitos com seus 6 cil....
Essa historia de modernizar o velho 6cil ou atualizar.....não rola.....por questões técnicas desse motor!!!
Da para fazer melhorias sim.:
a alimentação desse motor é péssima
a parte eletrônica desse motor é péssima (ignição , bobina....)
o cabeçote original é péssimo
a lubrificação é péssima
então nessas coisa que vc. poderia mexer para melhora-lo.....um motor 6cil preparado rende tanto ou + que um motor V8....350(de Camaro) ou um Ford 302 (Mustang) ambos da década de 70 com
cabeçote originais de ferro !!!!! Isso mesmo um GM 250.....consegue ter + potencia que um GM 350 (dos anos 70 com cabeçote de ferro original)
Ou vc. aceita o motor GM 250 como ele é ......(da apenas um tapa nele ) tipo coloca tuchos mecânicos comando 250/S (final 882) coloca um escape 6x2....e um coletor e uma carburador quadrijet .....vc. tem um carro com um consumo na boa de 5.0 por litro (gasolina) o mesmo que um corsa 1.0 "quadrado" rodando no álcool.... com um potencia bem boa.....capaz de andar junto na frente de um Honda Civic. ! sem fazer quase nada !
Ou vc. pode ajuntar ai uns R$7 milhões de reais para fazer o tal motor GM 250 ...super !
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