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Preparação Omega 4.4

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Preparação Omega 4.4

Mensagem por adrielsarkis em Qui 3 Set - 12:53:58

Olá pessoal, tô me entrosando no fórum de vocês mesmo não tendo um opala, mas um parente muito próximo que é o Omega. Sempre acompanhei aqui os excelentes tópicos de preparação que muito me ajudaram na montagem do meu carro, resolvi criar o tópico aqui justamente pra continuar aprendendo e recebendo as dicas da galera aqui que conhece muito!

Bom, indo ao assunto propriamente, apresento o meu carro na configuração que estava até dez/2014 e a atual que ainda não botei pra andar. Pra ajudar o entendimento os itens em azul são os que estavam no carro até dezembro e os em vermelho são os novos que ainda não rodaram

Omega CD 1996

Motor
Comando Comp Cams 280H -> 298º Iskenderian 595-A
Tuchos Hidráulicos High energy Comp cams -> Mecânicos Crower
Cabeçote Paula Faria
Molas, pratos e travas Crower
Balanceiros Roletados Crower 1.75
Válvula 1.94 adm e 1.50 esc. Manley
Pistões 4" Retos KS
Bielas 5.7"
Bomba de óleo Melling High Volume
Parafusos ARP no volante, bielas e mancais.
Junta Fel-pro
Throttle bodies 44m com coletores engine trabalhados para cabeçote do omega.

Escapamento:
Coletor 6x2 Binho
Abafadores JK mini
Abafador General com Y de desvio dos gases no final.

Transmissão:
Embreagem cerâmica 8 pastilhas com molas (Aerotetic)
Platô de 980 lbs (Ceramic Power)
Câmbio Sapinho
Acoplamentos de cardan AJ Buchas Especias
Diferencial 3.70 (Omega 3.0) soldado

Injeção/Ignição:
Megasquirt MSRacing 1 -> Fueltech FT500
3 Bobinas duplas de Uno -> 6 bobinas Bosch de Punto T-Jet
Spark-4 -> Spark-Pro 6
Duas sondas Bsch LSU 4.2
Dois Wb-Meter Fueltech
Velas NGK grau 8 de celta vhc
Bicos Siemens Deka 80lbs -> Bosch 160lbs/h
Bomba de combustível externa Mercedes 12BAR
Filtros Metalhorse 150micron (pré bomba) e 30micron (flauta)
Dosador Bosch de 2.0

Suspensão/Freios:
Line Lock B&M
Amortecedores tabajara oil system
Buchas de suspensão em PU
Molas traseiras Suprema CD GNV
Yokohama Advan DB Decibel 205/60 R15

Carroceria:
Retirado todo o sistema de ar condicionado
Retirado ABS
Retirado caixa do filtro de ar
Retirado fiação da injeção original
Retirado sistema do lavador de parabrisa
Trabalho de adaptação de bomba externa no tanque de combustível.

Na configuração passada, o melhor tempo do carro foi 13.5 nos 402 e 8.4 nos 201, antes das throttle bodies ele deu 266cv na roda e fazia 9.2 e 14.2 respectivamente, depois delas não passei de novo pra medir o ganho.

No youtube tem alguns vídeos dele, a maioria já um pouco antigos tenho que botar mais novos lá.. segue o link




Fiquem à vontade para opinar sobre o set-up do carro e sugestões de melhorias.

tcheco 8687
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 3 Set - 18:20:47

BELO BRINQUEDO AMIGO
PARABENS.

Jean Michel Colet
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 3 Set - 18:41:25

Taxa??

alex medina
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Qui 3 Set - 21:01:13

"deu falta","nao cabo a gasolina",po tu anda de 6zao preparado,devia ta ligado no ponterinho,kkkkk
Shocked manu que qué "esso",deu pau no turbao,dai eu do valor,,
uma duvida como vc blocou o dif,,só abriu e toco solda nas planetarias?
tenho um dif da supra sobrando separado aqui e quero bloca,mais tenho medo de solda e a solda arrebenta e da pau no dif que ta filé

adrielsarkis
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por adrielsarkis em Qui 3 Set - 21:36:06

Obrigado theco

12.3:1 Jean, pouco pra aspirado mas futuramente quero por um pistão dome

Alex estava usando álcool e propositadamente com pouco combustível porque no dia seguinte ia usar metanol, ia poupar o trabalho de secar o tanque. O painel digital e a bóia do tanque fica muito impreciso abaixo de 15l por isso não me dei conta.
Eu bloquei na solda mesmo, muita solda, não recomendo pra quem anda muito na rua, antes era de porca mas quebrou. Tem o kaiser pastilhado por 2,5k

New_gp
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por New_gp em Qui 3 Set - 22:17:05

adrielsrkis escreveu:Tem o kaiser pastilhado por 2,5k

Agora tambem tem uns com sistema torsen que na minha opiniao e bem superior aos LSD comuns (multiplos discos). Sra q esses tipo da kaiser nao vao comecar a "patinar"?

Cara bela maquina eu sou apaixonado pelo omega em especial o 3.0 nao deixa minha familia saber mas assim que eu acabar o opala vou comprar um pra viagens mais longas...

Quanto a blocar com solda eu confio na boa se a mao do soldador for boa nao tem soltar cara. Eu ja nao consigo arreventar minhas soldas de chapa 1/4 kkk mas a questao e o soldador e a solda utilizada. Nem pense em eletrodo poroso demais. Entao ficamos com TIG e MIG so saber regular bem a corrente e se possivel dar uma escariada antes pra ganhar um pouco de penetracao. Lembrando que as engrenagens ficaram a vida toda no oleo entao limpar mto bem antes de soldar tudo se nao fica cheio de impureza e dai tende a arrebentar mesmo.

Sim o valor do torsen e mais salgado mas fornecido pela eaton para uma variedade de diferenciais isso sem contar as possiveis adaptacoes

Torsen

para os que estiver boiando na palavra torsen e um diferencial da audi que equipou o audi quattro acho que deve ser o melhor sistema de bloqueio disponivel. Tanto que carros como Gt-r usam ele no meio do carro entre as rodas, Ele nao desliza nao necessita de oleos especiais nao da manutencao e nao estoura... Resumindo fora o preco e perfeito...

alex medina
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Sex 4 Set - 12:26:12

[quote="New_gp"]

Cara bela maquina eu sou apaixonado pelo omega em especial o 3.0 nao deixa minha familia saber mas assim que eu acabar o opala vou comprar um pra viagens mais longas...

Quanto a blocar com solda eu confio na boa se a mao do soldador for boa nao tem soltar cara. Eu ja nao consigo arreventar minhas soldas de chapa 1/4 kkk mas a questao e o soldador e a solda utilizada. Nem pense em eletrodo poroso demais. Entao ficamos com TIG e MIG so saber regular bem a corrente e se possivel dar uma escariada antes pra ganhar um pouco de penetracao. Lembrando que as engrenagens ficaram a vida toda no oleo entao limpar mto bem antes de soldar tudo se nao fica cheio de impureza e dai tende a arrebentar mesmo.

/quote]pois é new to bem afim de arrisca, um soldador bom eu conheço,,tem um velhinho aqui na minha rua,que é bruxo,,ele com certeza tem o dom pra fazer isso,a hr que der natelha vo desmonta o meu outro dif e vo manda solda,só vou saber se fico bom se tentar,,uma duvida se eu solda e a solda arrebentar o dif vai pro saco ou sera que da pra solda denvo e ser felix,,?

adrielsarkis
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por adrielsarkis em Sex 4 Set - 14:11:56

Se quebrar a solda você perde a caixa satélite, se quebrar muito feio e sobrar pedaço fora da caixa pode perder coroa e pinhão.

Busnello01
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por Busnello01 em Sex 4 Set - 14:17:47

Show de bola, muito forte o omega, estarei acompanhando o novo projeto. Uma perguntinha, quanto você girava com o comando 280h?

adrielsarkis
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por adrielsarkis em Dom 6 Set - 10:45:14

O Comp 280h tem faixa de 1500-5500, trocava com 6000

bruno silverstar83
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Set - 10:25:12

Que omega do C@r@l#0 hein,muito forte mesmo,parabéns pelo carro,mais um carro provando que o comando comp cams é show de bola.


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Seg 7 Set - 19:38:33

,


Última edição por alex medina em Seg 7 Set - 19:39:45, editado 1 vez(es)

alex medina
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Seg 7 Set - 19:38:59

adrielsarkis escreveu:Se quebrar a solda você perde a caixa satélite, se quebrar muito feio e sobrar pedaço fora da caixa pode perder coroa e pinhão.
Sad que merda..entao só vo faze iso com o reserva msm,se quebra boto o orix e ando assim,vlw OKK

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por New_gp em Ter 8 Set - 9:04:42

Cara tbm tenho curiosidade de testar o dif blocado. Agora Sinceramente pra arrebentar a solda eu acho mto imporvavel cara. Se fizer bem feito nao tem arrebentar. Ate pq tu nao so vai ter solda ali segurando os dentes juntos como q pra rodar ela vai ter que tirar a solda do dente. Da uma boa preenchida ali que nao deve soltar de geito maneira. Se nao curtir so a caixa satelite nova ou um dif blocado Smile

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por adrielsarkis em Ter 8 Set - 10:40:41

Improvável depende do dono... No caso já quebrei mas arrancando muito forte em pista lavada no VHT, daquelas que levanta a frente, o carro não andou 2m.

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Ter 8 Set - 11:57:28

entao creio que nao vai quebrar o meu,eu nao sou de exijir de mais assim dos meus carros,acho que vou começar a mecher no dif que tenho sobrando e mes que vem vou mandar soldar,vou pedir pra um velhinho que tem aqui,ele é bruxo com solda,tem torneiro que chama ele pra tirar parafusos,,mais ele meche com e eletrica,,essa que vcs falaram ai é aquela que sai o araminho de dentro de um tubinho na hora que ta soldando,tipo essas de escapamento,né?

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por New_gp em Ter 8 Set - 12:07:33

Pra mim tem 2 soldas confiaveis A MIG que e essa do araminho ou a que eu acho melhor por isso uso a TIG que voce trabalha com as 3 maos que voce nao tem mas precisaria. Que tu tem o arame em uma mao e a solda na outra. A unica que eu nao recomendo e a eletrodo que e aquela de uns 300 pila a maquina (inicial) nao usa gas e geralmente e usada em portoes e coisas do genero. O problema dela e que pra solda nao contaminar ela usa um(carvao) na verdade e tipo um incenso o eletrodo lembra bastante um kkk dai conforme tu solda ele vai queimando e essa queima forma um gas que protege o metal que ta sendo soldado(muito sucetivel a oxidacao) o problema e que ele fica cheio desses carvoes dentro da solda e isso deixa ela fraca sem contar que a penetracao dela pra mim deixa bem a desejar.

Ja A MIG E TIG usam gas inerte o IG no final delas significa isso entao tu tem uma solda normalmente limpa sem porosidade e devidamente protegida a TIG tem melhor penetracao mas a MIG tambem e exelente e bem mais facil($$) de encontrar kkk e como eu falei pra arrebenta aquilo ali vai ter que ser os trancos. Mas acho q o tranco pra arrebenta a solda vai arrebentar a coroa antes so acho.

As maquinas que eu recomendo tem o bocal assim



Ja as que eu nao recomendo.



Vai bloca o omega(suprema se nao me falha a memoria) ou o opala?

Edu Tsuzuki
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por Edu Tsuzuki em Ter 8 Set - 18:19:32

Adriel parabens pelo carro,caramba 266cv na roda com tbi!!!Nao achava que com o 280h chegaria a isso,apesar do meu eu nunca ter levado pro dino,achava que chegasse a uns 250 no motor.Outro dia analizando um log,fiquei pensando em montar 3 tbi,a atual a 5500 rpms tá dando vacuo no coletor ainda,mas está bem bacana(vc me ajudou muito com a .msq da config.da megasquirt facilitou muito a primeira partida).
Com uma relaçao mais curta não ajudaria na saida??tipo do motor 2.2(não sei a relaçao)

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Ter 8 Set - 19:30:22

vo bloca um dif da suprema que tenho sobrando aqui,na verdade o ex dono troco pq dava uma roncadinha nos 100km/h,mais bem pouca coisa,e como ele é doido trocou,entao vou bloca ele,e ficar com o filé guardado,,a entao tenho um amigo que tem loja de escapamento e usa essa mig,,vou falar com ele,msm o dif nao sendo zero,esta muito bom e nao quero da PT nele,entao vo manda da uma trato na solda,e pro futuro vai ter muita serventia ele ser blocadao Twisted Evil

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Ter 8 Set - 19:32:06

outra coisa sem a IE original,só com o fuel tech,o computador de borbo nao funciona,é verdade?e oque mais nao funciona?

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por New_gp em Ter 8 Set - 20:40:33

Alex ate creio que o computador de bordo se perca sim pq ele usa os sensores do motor para dar medias tipo Km/l autonomia na verdade ele deve perder a parte de controle de consumo de combustivel. Creio eu. Mas creio que seja so isso. Talvez TALVEZ !!TALVEZ!! seja possivel fazer oque os malandrinhos do GNV fazem e emular o funcionamento do motor. Na verdade emular o tempo de injecao. Tem uns kitzinhos que emulam os bicos funcionando pra luz de diagnose nao acender. Se tu colocar a FT e um emulador destes no chicote original ligado direto talvez ele se ache de novo Smile

Fora isso acho que so deve ter mais o ABS de modulo mas ele deve ser independete do sist principal nao e igual os carros novos que se tu trocar o radio ele pensa que e uma maquina de fazer sorvetes e comeca a fazer rapadura... KKK Laughing

Quais as funcoes que tem no teu comp de bordo? Eu nao lembro mais faz uns 10 anos que estamos sem o megalao Sad tinha so uns 12 na epoca....

E ps tu ta doido rapa que larga uns drift de suprema... Essa barca e pesada pra caramba Smile vai ficar show mas AJA BRACO....


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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por alex medina em Ter 8 Set - 21:10:53

,entao vou deixar o modulo orix,escondido e instalado,só pro c.b funcionar,,nao precisa ser perfeito mais tem que funcionar,,ele marca temp externa,hras,km/l,consumo instantaneo,cronometro,e autonomia,uns driftao,eu nao digo,(nao digo,mais nao quer dizer nao farei kkk)mais de vez em quanto vo da umas atravessada,depois que tiver com a ft e um africaninho soprando no pé do ouvido Twisted Evil mais sao planos distantes,mais eu chego la,

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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por New_gp em Ter 8 Set - 22:06:08

O so antes de se emocionar cuidado com o freio de mao dela. Ouvi relatos nao sao certos mas sao relatos que uma puxada forte andando estoura as molas e solta as sapatas(isso pra freio a disco traseiro com estacionario a tambor) Saladinha de fruta ne dona GM.

Agora oq diabos vem a ser um africaninho soprando no pe do ouvido? kkk

adrielsarkis
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Re: Preparação Omega 4.4

Mensagem por adrielsarkis em Qua 9 Set - 8:31:06

Valeu Edu, que bom o ajudou o msq, não tem relação menor que caiba no meu diferencial atual, a do 2.0-2.2 é 3.90 mas a coroa e pinhão são menores e não encaixam. As Throttle Bodies fizeram bastante diferença no meu carro, 3 tbi no seu deve ser um belo up também.

Quanto ao CB, são poucas funções, perde-se aquilo que depende da injeção, autonomia, consumo médio e instantâneo, o resto continua normalmente. Emular bico só pra ter número falso aparecendo não tem muito sentido na minha opinião.

O restante do painel, abs e etc, tudo normal.

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Re: Preparação Omega 4.4

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