Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

26 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 24 Visitantes :: 1 Motor de busca

Geanacj, RodrigoCadi

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7883)

100 (7771)

Problema com o motor de partida.

Compartilhe

Geovani Kluska
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 93
Modelo do carro : Chevrolet Caravan 1976

Cilindros : 4 cilindros

Problema com o motor de partida.

Mensagem por Geovani Kluska em Seg 5 Out - 18:46:38

Boa noite pessoal. Motor de partida da minha caravan começou a girar em falso. Como estou afim de fazer o serviço, pesquisando na internet vi que isso ocorre quando o bendix esta gasto. Tirei o arranque fora essa é a situação dele...

Não tenho muito conhecimento pratico de elétrica, mas como não dependo do carro quero tentar resolver por conta, se não conseguir tento achar um eletricista que tope ensinar como faz, ai vou ter que pagar kkk

Oque pode vir a ser o problema? Já que pelo jeito não é o bendix, comparando com um novo ele esta muito bom. Agradeço a quem puder me ajudar. Abraço!

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 123
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 4 cil. 3 marchas.

Re: Problema com o motor de partida.

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Seg 5 Out - 22:07:25

"bendix gasto" pode não querer dizer que a engrenagem está gasta, mas sim o sistema de travamento interno da peça(bendix ou impulsor) que faz ele travar no momento em que deve acionar o motor, ficando livre quando o motor liga para que a rotação do motor não faça o motor de partida girar tão rápido quanto o motor em funcionamento. O sistema de funcionamento é similar ao de uma catraca de bicicleta, ou seja, trava quando você está pedalando(momento em que motor de partida é acionado) e gira livre quando a bicicleta embala e você para de pedalar(momento em que o motor liga). Para saber se o impulsor está com problema basta segurar o tambor maior e tentar girar a engrenagem para ambos os lados. Ela de girar para um lado e travar para o outro. As vezes ela trava e seguida não trava.  
Outro problema que pode ocorrer é devido ao automático do motor de partida estar com problema. Ele é responsável por fazer o impulsor avançar e acoplar no volante do motor. Se ele estiver com problema o motor de partida gira, mas como não acopla ao volante tem-se a impressão de o impulsor estar com problema. Para testar o automático e necessário um pouco de conhecimento em elétrica, pois você deve usar a bateria e ligar o negativo da bateria a carcaça do automático, o positivo da bateria ligado no terminal maior que tem o cabo diretamente do positivo da bateria quando instalado no carro e o positivo ao terminal menor que recebe a carga da chave de ignição, fechando o circuito o embolo do automático deve avançar rapidamente. Se estiver lento para avançar ou não avançar aí o problema.
Espero ter ajudado.
Abraço

Última edição por RHCESPECIAL1974 em Seg 5 Out - 22:28:10, editado 1 vez(es)

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Seg 5 Out - 22:24:33

Taí o teste do automático.
https://www.youtube.com/watch?v=PhuJRu5gFaI

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 6 Out - 12:51:57

Beleza de aula, valeu!

Geovani Kluska
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Geovani Kluska em Ter 6 Out - 14:17:03

Valeu pela resposta, muito bem detalhada.
Então, fiz o teste com a bateira e cabos. Coloquei o positivo no polo 50 que aciona o solenoide e vi que o bendix não esta avançando totalmente, sai um pouco e com dificuldade. Vi num vídeo e ele era pra avançar totalmente né...
Quando eu encosto o cabo da bateria no polo 50 e naquele polo principal do arranque que vai o positivo da bateira, ai o motor de arranque gira e o bendix sai sem dificuldade.

Só por esse teste já da pra saber se problema é no automático?

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Ter 6 Out - 21:29:46

Com o automático montado no motor de partida, ao fazer o teste o impulsor deve avançar totalmente, ou seja, até o batente fixado ao eixo. Se ele está com dificuldade para avançar ou não avança totalmente a montagem do garfo está correta é certo que o problema esta no automático.
Mas você disse que testando só automático ele não avança e quando testou em conjunto com o motor ele avançou? Somente o ele ou em conjunto deveria apresentar o mesmo problema.

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Ter 6 Out - 21:30:35

Olha esse outro vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=VmTp3fLu9-8

Geovani Kluska
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Geovani Kluska em Ter 6 Out - 22:10:29

RHCESPECIAL1974 escreveu:Olha esse outro vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=VmTp3fLu9-8

Então, fiz o exatamente igual ao video. Quando alimento aquele polo 50 que aciona o automatico o bendix sai só um pouco, mal se mexe. Quando faço o arranque rodar colocando o cabo direto onde vai o positivo da bateria, encostando junto no polo 50, ai o bendix sai o roda junto com o arranque.
Testando em conjunto o bendix sai e roda, testando só o automático o bendix mal se mexe.

Usei esse video como base para fazer o teste.

https://www.youtube.com/watch?v=IlVDjEadP00

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Qua 7 Out - 17:07:29

É, então acredito que o problema seja o automático mesmo, pois eixo do induzido tem uma espiral que auxilia o avanço do impulsor e facilita o serviço do automático. Vê se consegue um automático para testar. Cuidado com automáticos recondicionados, pois só é possível trocar a parte dos contatos elétricos e não tem como recondicionar o eletro-imã, então se o automático já estivesse meio ruim quando foi recondicionado logo logo vai parar novamente.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 7 Out - 18:58:14

quando vc liga somente o automatico e ele vai até o final e praticamente nao gira,ele vai até o final com força ou meio devagar?se for com força tanto com o positivo ligado ou somente o automatico mesmo,provavelmente nao é o automatico.
pode ser o ja citado bendix ou até mesmo a posiçao do arrangue no lugar...
parece besteira mas o arranque tem q estar alinhado com o volante para poder atracar e girar o motor...o aranque do opala tem 3 parafusos ;;;;;2 grandes em baixo e um mais pequeno na lateral q vai preso no bloco....ja me aconteceu de deixar aquele parafuso meio froxo e o arranque enclinar e depois de apertado continuar desalinhado e como consequencia dar partida e nao girar o motor ,e tambem fazer um barulhao kkkkjaa me aconteceu de apertar de mais os dois parafusos de baixo e dar barulho apos o motor pegar.....

abç

Geovani Kluska
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Geovani Kluska em Sex 9 Out - 21:32:38

eleandro kalckmann escreveu:quando vc liga somente o automatico e ele vai até o final e praticamente nao gira,ele vai até o final com força ou meio devagar?se for com força tanto com o positivo ligado ou somente o automatico mesmo,provavelmente nao é o automatico.
pode ser o ja citado bendix ou até mesmo a posiçao do arrangue no lugar...
parece besteira mas o arranque tem q estar alinhado com o volante para poder atracar e girar o motor...o aranque do opala tem 3 parafusos ;;;;;2 grandes em baixo e um mais pequeno na lateral q vai preso no bloco....ja me aconteceu de deixar aquele parafuso meio froxo e o arranque  enclinar e depois de apertado continuar desalinhado e como consequencia dar partida e nao girar o motor ,e tambem fazer um barulhao kkkkjaa me aconteceu de apertar de mais os dois parafusos de baixo e dar  barulho apos o motor pegar.....

abç

Quando aciono apenas o automático o bendix sai bem poco do lugar. Não acontece igual foi mostrado nos videos.
Sobre o alinhamento do motor de arranque com a cremalheira, acho que não pode ser, pq antes de retirar o arranque do carro, tinha partidas q funcionava e outras não. Como exemplo, batia uma, duas vezes a chave e só o arranque girava, e só na terceira tentativa que o arranque rodava o motor.
Vou ficar esperto com isso do alinhamento quando for colocar de novo o motor de arranque na caravan, coisa boba que pode dar uma boa dor de cabeça kkkk

Geovani Kluska
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Geovani Kluska em Sex 9 Out - 21:38:47

RHCESPECIAL1974 escreveu:É, então acredito que o problema seja o automático mesmo, pois eixo do induzido tem uma espiral que auxilia o avanço do impulsor e facilita o serviço do automático. Vê se consegue um automático para testar. Cuidado com automáticos recondicionados, pois só é possível trocar a parte dos contatos elétricos e não tem como recondicionar o eletro-imã, então se o automático já estivesse meio ruim quando foi recondicionado logo logo vai parar novamente.

Pelo o que você me disse mais oque li na internet, creio que também seja o automático.
Vou pesquisar certinho como faz o concerto, se eu ver que da pra encarar vou partir pra fazer por conta mesmo kkkk.
Qualquer dúvida que me surgir eu volto aqui no post, e no fim posto o resultado.
Obrigado por tirar minhas dúvidas RHCESPECIAL1974.

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Sab 10 Out - 14:17:24

Se você identificou o problema, já fez o mais difícil, pois para trocar o automático são somente dois parafusos.

Posta o resultado.

Abraço.

opalarj_sl89
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2

Mensagem por opalarj_sl89 em Seg 9 Nov - 21:31:12

o motor  do meu  4cil  tava girando pesado 
procuro  induzido delco  original , alguem o indique uma loja que venda R
obrigado .

Conteúdo patrocinado