Pois bem, eu nestes meses descobri algumas coisas e não sei se estou errado, certo ou "viajando".
No começo do ano o gerador de uma empresa explodiu,eu avisei um dia antes,ninguém me escutou, no dia seguinte ele ficou ligado em uma sala fechada, superaqueceu e estourou as mangueiras.
Eu avisei sobre vazamento de diesel (mangueira furada) que vazou,quando tentaram desligar acionaram o motor de partida que ficou travado e rodando junto,dizem que ele avermelhou e pegou fogo.
Eu só vi o estrago na outra semana.
Concertado o gerador ele foi ligado, não circulava a água e culparam a bomba da água (uma empresa terceirizada de Taubaté/SP), eu bati o pé e culpei a termostática.
Ninguém me ouviu...
Foi cobrador R$ 3.500,00 pela troca da bomba.
Quando retiraram a bomba ela estava ótima (a original).
O culpado era a termostática travada (R$ 42,00).
Meu supervisor nem me pediu desculpas, escondeu a bomba "boa".
Depois eu fiz reparos em uma Parati Quadrada que super aquecia e não ligava a ventoinha.
E em um Astra que super aquecia e ligava a ventoinha.
Descobri que as termostática que travam fechadas mas que possuem um furo na lateral ou na borda da tampa, permitem um pouco de circulação de água, que pode acionar a ventoinha do radiador (elétrico) ou ser resfriada (hélice mecânica).
Mas neste caso a temperatura chegava entre 100° a 110°C antes de acionar.
Os testes foram feitos parado e andando.
Com uma termostática sem furo,se ela travar fechada o carro aquece e a parte inferior do radiador fica fria.
E muitos mecânicos culpam a bomba.
Descobri que um furo de 1/4" é ruim em carros a álcool no frio ou chuva, e um furo de 1/8" seria melhor.
Uma termostática fechada faz o carro chegar mais rápido a temperatura de trabalho.
Mas se ela travar o motor ferve.
Se a termostática abre parcialmente por ela ser feita de uma tampa plana o fluxo de água tem dificuldades de circular porque ele tem que fazer uma curva em "S" para passar pela estreita abertura.
Quanto mais estreito pior é e mais chance de o motor ferver.
Com uma termostática com uma abertura o motor aquece mais devagar e em situações de trânsito você tem uma margem maior de segurança antes de ferver ou na estrada com vento frontal o motor pode trabalhar quente mas dentro dos limites.
O que é bom, principalmente e, lugares desertos,escuros ou sem acostamento nas estradas.
O cebolão do radiador posicionado na parte de baixo do radiador são os mais sensíveis ao acionamento do que aqueles colocados no meio do radiador.
A tampa do radiador bem vedada também é importante.
No gerador com a tampa ruim do gerador ocorreu vazamento de água e prejudicou o resfriamento.
Com uma tampa nova o motor aqueceu mas aos poucos o calor era transferido para a bomba da água que estava fria, mas de nada adiantava porque o bloco do motor já estava super quente.
Se a termostática fosse com uma abertura lateral talvez ele não tivesse estourado.
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