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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por adpachec Sex 23 Jun - 12:49:13

    Faz um tempo gerou uma discussão onde eu mantive minha opinião que a ventoinha do radiador pode ser ligada independente do funcionamento da válvula termostática.
    Pois bem, eu nestes meses descobri algumas coisas e não sei se estou errado, certo ou "viajando".

    No começo do ano o gerador de uma empresa explodiu,eu avisei um dia antes,ninguém me escutou, no dia seguinte ele ficou ligado em uma sala fechada, superaqueceu e estourou as mangueiras.
    Eu avisei sobre vazamento de diesel (mangueira furada) que vazou,quando tentaram desligar acionaram o motor de partida que ficou travado e rodando junto,dizem que ele avermelhou e pegou fogo.
    Eu só vi o estrago na outra semana.
    Concertado o gerador ele foi ligado, não circulava a água e culparam a bomba da água (uma empresa terceirizada de Taubaté/SP), eu bati o pé e culpei a termostática.
    Ninguém me ouviu...
    Foi cobrador R$ 3.500,00 pela troca da bomba.
    Quando retiraram a bomba ela estava ótima (a original).
    O culpado era a termostática travada (R$ 42,00).

    Meu supervisor nem me pediu desculpas, escondeu a bomba "boa".
    Depois eu fiz reparos em uma Parati Quadrada que super aquecia e não ligava a ventoinha.
    E em um Astra que super aquecia e ligava a ventoinha.

    Descobri que as termostática que travam fechadas mas que possuem um furo na lateral ou na borda da tampa, permitem um pouco de circulação de água, que pode acionar a ventoinha do radiador (elétrico) ou ser resfriada (hélice mecânica).
    Mas neste caso a temperatura chegava entre 100° a 110°C antes de acionar.

    Termostática DSCF1552_zps82ab4dfb

    Os testes foram feitos parado e andando.

    Com uma termostática sem furo,se ela travar fechada o carro aquece e a parte inferior do radiador fica fria.
    E muitos mecânicos culpam a bomba.

    Termostática V%E1lvula%20Termost%E1tica%2035

    Descobri que um furo de 1/4" é ruim em carros a álcool no frio ou chuva, e um furo de 1/8" seria melhor.
    Uma termostática fechada faz o carro chegar mais rápido a temperatura de trabalho.
    Mas se ela travar o motor ferve.
    Se a termostática abre parcialmente por ela ser feita de uma tampa plana o fluxo de água tem dificuldades de circular porque ele tem que fazer uma curva em "S" para passar pela estreita abertura.

    Quanto mais estreito pior é e mais chance de o motor ferver.

    Termostática Images?q=tbn:ANd9GcQMKEtGsfP4Bjqmu8ZFs0IXWvsa0d7H5CtgMBR9gLj29gkcC7e3

    Com uma termostática com uma abertura o motor aquece mais devagar e em situações de trânsito você tem uma margem maior de segurança antes de ferver ou na estrada com vento frontal o motor pode trabalhar quente mas dentro dos limites.
    O que é bom, principalmente e, lugares desertos,escuros ou sem acostamento nas estradas.
    O cebolão do radiador posicionado na parte de baixo do radiador são os mais sensíveis ao acionamento do que aqueles colocados no meio do radiador.
    A tampa do radiador bem vedada também é importante.
    No gerador com a tampa ruim do gerador ocorreu vazamento de água e prejudicou o resfriamento.
    Com uma tampa nova o motor aqueceu mas aos poucos o calor era transferido para a bomba da água que estava fria, mas de nada adiantava porque o bloco do motor já estava super quente.
    Se a termostática fosse com uma abertura lateral talvez ele não tivesse estourado.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 13:17:15

    eu sempre achei q a valvula travada fechada nao circula agua e logo nao liga a ventoinha....disse isso no topico q gerou a discussao sobre isso...kkkkkk

    porém isso no opala....nao faço ideia de como é o sistema de arrefecimento dos outros veiculos.....


    com os furos q vc citou sim a agua circula....porem a vazao seria menor e por isso aquece mais antes de liga-la.....

    sao coisas interessantes!
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    Mensagem por adpachec Sex 23 Jun - 14:19:16

    Então...
    Reduzindo o furo a velocidade do fluxo aumenta.
    Na abertura original estreita o fluxo diminui por fazer curva, mas num furo direto a água passa mais fácil.
    Então teria pouca vazão e grande pressão.
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    Mensagem por mInternauta Sex 23 Jun - 15:03:46

    Creio que depende muito do caso, Tem esses casos aonde a válvula trava mas ela tem um furo para que um minimo de água seja resfriada. Tem casos em que mesmo a válvula travada, o calor que é passado para as mangueiras, e entre os dois lados da válvula eventualmente aquece a água do lado frio e aciona o ventilador.

    Depende até se aonde esse motor está é um local quente ou frio, se for um carro é uma região quente ou fria. Em alguns casos é indispensável o uso da válvula , e em outros é fundamental.

    Por exemplo, na cidade aonde eu moro 3/4 do ano a temperatura varia de 15-28º, raras as vezes que atinge a casa dos 32º . O meu carro é um 6cc a álcool. Sem a válvula termostática leva por volta de 25 minutos para min poder sair com o carro da garagem e mais uns 20 minutos andando para o motor atingir a temperatura correta. Com a válvula termostática em 20 minutos o carro está perfeito.

    Agora se você pegar uma Caravan a Álcool no meio do sertão. Muito provavelmente ela nem precise de gasolina para ligar de manha, e colocar uma válvula termostática é problema já que o motor vai esquentar rápido, e válvula só vai diminuir o fluxo de água.

    Vale, Lembrar que essa peça fica em contato direto com a água, então ela precisa sempre ficar de olho, porque é normal com o tempo ela enferrujar e travar. Ela é relativamente barata..

    É uma questão de engenharia, dependente muito de cada carro, cada motor, cada caso. Até de cada tipo de uso que o motor vai ter.
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    Mensagem por adpachec Sex 23 Jun - 15:43:27

    Mas em sites americanos chamam este furo de sangria de ar, e o ar no bloco causa aquecimento.

    Termostática Thermostat

    E tem gente que para trocar a água do radiador retira a termostática.
    O problema é a sensibilidade e grau de abertura da válvula, o Brasil se apoia na tecnologia europeia e somos um país quente em sua maioria.
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    Mensagem por sezil Sex 23 Jun - 16:32:42

    Aqui na minha região quase ninguem usa valvula termostatica nos opala, principalmente a gasolina, eu mesmo nao uso, tinha um mecanico de opala das antigas aqui que indicava usar valvula termostatica so se fosse com um furo feito com broca pra nao correr o risco da valvula travar!!
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 23 Jun - 17:05:50

    Se todos usassem aditivo no sistema de arrefecimento , mantendo-o sempre limpo e fazendo manutenções periódicas dificilmente a válvula seria causadora de algum problema.


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    Mensagem por ELTON LUIZ Sex 23 Jun - 18:06:01

    Tenho a dizer que depois que coloquei a válvula meu carro melhorou muito. esquenta mais rápido já que é a álcool, e aqui faz um calorão danado.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 19:26:20

    quem recomenda o NAO uso de valvula termostatica nao sabe o q esta falando e nao pode ser considerado mecanico!

    independente do furo, nao furo, alcool, gasolina...lugar frio...lugar quente....

    o uso é indispensável....imagina vc sem valvula num calorzao danado vc na cidade...transito e seu motor trabalhando bem quente (90°)....dai vc sai na rodovia e pega chuva.....e ele trabalha (modo de dizer) gelado 60° ou menos.

    todo motor tem sua temperatura correta de trabalho pra aumentar seu desempenho economia e vida util.

    essa oscilação de temperatura é terrivel para o motor!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 19:32:21

    sezil escreveu:Aqui na minha região quase ninguem usa valvula termostatica nos opala, principalmente a gasolina, eu mesmo nao uso, tinha um mecanico de opala das antigas aqui que indicava usar valvula termostatica so se fosse com um furo feito com broca pra nao correr o risco da valvula travar!!


    o furo nao impede q ela trave....ele é um plano B pra isso.....

    porem dependendo do lugar ele nao adiantaria muito......



    e se for ver.....a VT do opala é uma das peças de mais facil acesso q se tem no motor....dois parafusos 9/16 vc ja tira ela fora fecha e vai embora pra comprar outra kkkkkk



    tenho 10 anos de opalices....ja usei alcool e gasolina....sempre usei VT e nunka tive problema.
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    Mensagem por Mirão Sex 23 Jun - 20:26:53

    Marcos Adriano, então qual a sua sugestão para os opalas gasolina/álcool, aqui do centro oeste onde a temperatura oscila muito no inverno, pela manhã, faz frio, à tarde esquenta um pouco mas surpreendentemente observa-se queda de temperatura e sobe novamente, sofremos uma variação constante no inverno seco de brasília. Vou de VT sem furos, com furos de 1/4 ou 1/8?
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 23 Jun - 23:11:52

    Marcos Adriano escreveu:quem recomenda o NAO uso de valvula termostatica nao sabe o q esta falando e nao pode ser considerado mecanico!

    independente do furo, nao furo, alcool, gasolina...lugar frio...lugar quente....

    o uso é indispensável....imagina vc sem valvula num calorzao danado vc na cidade...transito e seu motor trabalhando bem quente (90°)....dai vc sai na rodovia e pega chuva.....e ele trabalha (modo de dizer) gelado 60° ou menos.

    todo motor tem sua temperatura correta de trabalho pra aumentar seu desempenho economia e vida util.

    essa oscilação de temperatura é terrivel para o motor!

    Bem falado..ganhou um ponto meu..


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    Mensagem por mInternauta Sáb 24 Jun - 7:44:12

    Mirão, você vai ter que testar, o furo vai ser um plano B e se for um opala não creio que vá fazer grande diferença, só testando.
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    Mensagem por sezil Sáb 24 Jun - 8:32:25

    "o furo nao impede q ela trave....ele é um plano B pra isso....."
    E verdade Marcos me expressei mal, o furo seria um plano B mesmo pra nao dar problemas se a valvula travasse!!
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    Mensagem por adpachec Sáb 24 Jun - 9:52:57

    Quando eu trabalhava com empilhadeiras uma terceirizada disse que a Hyster emitiu um comunicado para retirar todas as termostaticas dos motores.
    Nunca vi este comunicado e sem a válvula o rodogás congelava.
    No Brasil existe pouco material sobre termostática.
    O furo retira o ar do bloco, e permite um mínimo de circulação de água porque uma vez o bloco cheio a água não circula devido a rotação da bomba e a termostática sem passagem.
    Com uma passagem mesmo que pequena, você retira o ar do bloco e permite o liquido em movimento, sendo mais eficiente na remoção do calor.
    E qual a temperatura de um motor?
    É um consenso entre 90 e 100 graus.
    E muita gente se borra quando o ponteiro chega aos 90.
    E muita gente acha que o ponteiro vai ficar alí paradinho.
    Muita gente se esquece de olhar a água do radiador e deixa baixar.
    Muita gente enche até o gargalo de água e não deixa um espaço para expansão da água, e quando aquece o ladrão gospe para fora mais água que o necessário.
    O marcador vai até 110 graus, este é o limite seguro por um tempo, eu li em um artigo científico (e não esses blogs de internet) que um motor pode rodar até cinco horas sem problemas nesta temperatura.
    Mas se o carro estiver subindo uma Serra do mar e o ponteiro chegar no cem tem gente que entra em Pânico!
    Sem termostática, para mim, só em motor muito mexido.

    Um texto americano.

    Alguns sistemas de refrigeração possuem uma ou mais válvulas de purga que podem ser abertas para ventilar o ar do sistema enquanto recarrega o sistema. Se o seu sistema de arrefecimento não tiver uma válvula de sangramento, você pode perfurar um pequeno orifício no termostato como mostrado. Isso permitirá que o ar escape após o termostato para que ele não fique preso dentro do bloco do motor. Alguns termostatos vêm com uma característica semelhante chamada "válvula de jiggle". Há um pequeno orifício no termostato com um pino que permite que o ar escape.

    Termostática Thermostat_bleed_hole
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    Mensagem por sezil Sáb 24 Jun - 11:21:50

    Que aula Adpachec!! muito esclarecedor, desse jeito vou colocar uma valvula com furo e andar mais tranquilo no opalão!!!
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 24 Jun - 13:55:32

    Me desculpem a ignorância mas ja ouvi falar de utilizar um lubrificante de tornearia hidrossolúvel no radiador para evitar o travamento da termostática isso funciona mesmo e qual a proporção?
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 24 Jun - 14:05:49

    Fiquei curioso e vi isso também sera que funciona mesmo e como diminui o atrito entre as peças a termostática deve ter uma probabilidade bem menor de travar não?

    MILITEC 1 NA AGUA DO RADIADOR
    https://plus.google.com/101782242763497295177/posts/N3vVZrrHNgn
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    Mensagem por vicomodoro Sáb 24 Jun - 14:52:07

    Laercio Tomaz Jr escreveu:Me desculpem a ignorância mas ja ouvi falar de utilizar um lubrificante de tornearia hidrossolúvel no radiador para evitar o travamento da termostática isso funciona mesmo e qual a proporção?

    Laercio uso óleo solúvel no sistema de refrigeração acho que mais de dez anos. Ajuda na refrigeração evita corrosão então também ajuda na manutenção da hidrostática. Nunca tive problemas com esta peça nem com a bomba. Quando troquei um tempo atras o rotor estava gasto já. Sem contar que antes de tempos em tempos tinha que trocar a tampa do radiador por problemas de ferrugem. Junto com o óleo solúvel coloquei uma tampa com flip que esta la até hoje.
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 24 Jun - 15:01:29

    Laercio Tomaz Jr escreveu:Fiquei curioso e vi isso também sera que funciona mesmo e como diminui o atrito entre as peças a termostática deve ter uma probabilidade bem menor de travar não?

    MILITEC 1 NA AGUA DO RADIADOR
    https://plus.google.com/101782242763497295177/posts/N3vVZrrHNgn

    Não me lembro onde li mas diziam não ser recomendado por algum motivo...eu pensei em colocar no meu mas desisti...resolvi colocar aditivo mesmo...nunca tive problema nenhum com válvula termostática.
    Pra tirar a dúvida experimente perguntar no site deles na seção de perguntas que eles respondem e tiram sua dúvida.


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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 24 Jun - 17:21:17

    vicomodoro escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:Me desculpem a ignorância mas ja ouvi falar de utilizar um lubrificante de tornearia hidrossolúvel no radiador para evitar o travamento da termostática isso funciona mesmo e qual a proporção?

    Laercio uso óleo solúvel no sistema de refrigeração acho que mais de dez anos. Ajuda na refrigeração evita corrosão então também ajuda na manutenção da hidrostática. Nunca tive problemas com esta peça nem com a bomba. Quando troquei um tempo atras o rotor estava gasto já. Sem contar que antes de tempos em tempos tinha que trocar a tampa do radiador por problemas de ferrugem. Junto com o óleo solúvel coloquei uma tampa com flip que esta la até hoje.

    Onde encontro esse óleo e qual a proporção vc usa?
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 24 Jun - 17:55:16

    Rubão6cc escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:Fiquei curioso e vi isso também sera que funciona mesmo e como diminui o atrito entre as peças a termostática deve ter uma probabilidade bem menor de travar não?

    MILITEC 1 NA AGUA DO RADIADOR
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    Rubão nesse vídeo a pessoa aplica no radiador e é questionado por um dos internautas e ele responde com muita propriedade dando o endereço no site MILITEC dos EUA onde recomenda se o uso em radiador, confere ai.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 24 Jun - 18:24:57

    Mirão escreveu:Marcos Adriano, então qual a sua sugestão para os opalas gasolina/álcool, aqui do centro oeste onde a temperatura oscila muito no inverno, pela manhã, faz frio, à tarde esquenta um pouco mas surpreendentemente observa-se queda de temperatura e sobe novamente, sofremos uma variação constante no inverno seco de brasília. Vou de VT sem furos, com furos de 1/4 ou 1/8?


    entao.....eu nao sei nada sobre esse furo....nunka fiz em minhas VT's eu ja tive uma marca q tinha um pequeno entalhe no prato q permitia a saida de ar...mas ele era minusculo nao sei se agua passava por ali.....


    mas isso sao testes...o pachec ja disse ali em cima um valor de referencia.
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    Mensagem por Diplo87 Sáb 24 Jun - 18:37:11

    Muito bom tópico, é muito importante cuidar muito bem do líquido do motor para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.
    E por falar nisso alguém conhece ou usa este fluido coolant no opala?? Será que é bom?
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 24 Jun - 18:42:46

    Laercio Tomaz Jr escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Não me lembro onde li mas diziam não ser recomendado por algum motivo...eu pensei em colocar no meu mas desisti...resolvi colocar aditivo mesmo...nunca tive problema nenhum com válvula termostática.
    Pra tirar a dúvida experimente perguntar no site deles na seção de perguntas que eles respondem e tiram sua dúvida.



    Rubão nesse vídeo a pessoa aplica no radiador e é questionado por um dos internautas e ele responde com muita propriedade dando o endereço no site MILITEC dos EUA onde recomenda se o uso em radiador, confere ai.

    Deve ser bom colocar então ..faz o experimento e conte pra nós!


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 24 Jun - 18:54:00

    sezil escreveu:"o furo nao impede q ela trave....ele é um plano B pra isso....."
    E verdade Marcos me expressei mal, o furo seria um plano B mesmo pra nao dar problemas se a valvula travasse!!


    kkkkk ah sim


    de boa!!!!
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 24 Jun - 19:00:38

    Rubão6cc escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:



    Rubão nesse vídeo a pessoa aplica no radiador e é questionado por um dos internautas e ele responde com muita propriedade dando o endereço no site MILITEC dos EUA onde recomenda se o uso em radiador, confere ai.

    Deve ser bom colocar então ..faz o experimento e conte pra nós!

    Como diria a minha vó ''vou arriscar um zóio'' kkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 24 Jun - 19:11:21

    adpachec escreveu:E muita gente se borra quando o ponteiro chega aos 90.
    E muita gente acha que o ponteiro vai ficar alí paradinho.
    Muita gente se esquece de olhar a água do radiador e deixa baixar.
    Muita gente enche até o gargalo de água e não deixa um espaço para expansão da água, e quando aquece o ladrão gospe para fora mais água que o necessário.
    O marcador vai até 110 graus, este é o limite seguro por um tempo, eu li em um artigo científico (e não esses blogs de internet) que um motor pode rodar até cinco horas sem problemas nesta temperatura.


    e muita gente se esquece ou nao sabe q a 1ª e PRINCIPAL funcao da VT é proporcionar uma temperatura de trabalho ESTAVEL ao motor, e isso, devido ao projeto, resulta tbem no aquecimento mais rapido do mesmo apos a partida....

    e esse aquecimento mais rapido apos a partida acaba rotulando a VT como nao sendo necessaria em regioes quentes ou em motores a gasolina.


    imagine sem VT vc num transito, meio dia e calorzao?? seu motor vai trabalhar extremamente quente!!!

    e vc sem VT numa rodovia, a noite, frio e chuva?? seu motor vai trabalhar gelado!!!


    acontece q no primeiro exemplo a VT vai abrir constantemente, ou dependendo permanecerá aberta....e no segundo exemplo ela vai demorar bastante tempo pra voltar a abrir....


    isso resulta na estabilidade da temperatura do motor!!!
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    Mensagem por adpachec Sáb 24 Jun - 19:40:05

    Não dêem total credibilidade a tudo do YouTube.
    Para tirar dúvidas olhem as fichas FISPQ dos produtos.
    O militec não é solúvel em água e somente deve ser usado com óleo ou graxa.
    Um pouco de química...
    O vídeo fala que a evaporação da água gera ácido clorídrico, não, ele evapora o cloro da água.
    A água é polar, positiva e negativa e se une a outros fluidos polares e não aos apolares como óleo.

    Fluido de radiador é etilenoglicol, um álcool que por ser polar se mistura a água, reduzindo seu poder de corrosão e seu grau de congelamento.
    O etileno deriva das oleofinas do petróleo e teria um poder secundário de lubrificação.

    A água é um solvente universal é um lubrificante.

    Óleo solúvel, não tem total mistura a água e impregna as paredes do motor reduzindo o contato da ferrugem ou metal com a água.
    A base do óleo solúvel é o óleo mineral.

    Eu já usei detergente, aprendi com a turma off road, ele é polar, se mistura a água, e apolar, solta a sujeira.
    Por se unir as moléculas de água reduz o poder corrosivo dela, mas não possui capacidade lubrificante ou térmica o detergente e precisa estar em movimento para se misturar a água.
    Mas é ótimo para limpeza a médio prazo.

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    Mensagem por adpachec Sáb 24 Jun - 19:42:02

    Marcos Adriano escreveu:
    adpachec escreveu:E muita gente se borra quando o ponteiro chega aos 90.
    E muita gente acha que o ponteiro vai ficar alí paradinho.
    Muita gente se esquece de olhar a água do radiador e deixa baixar.
    Muita gente enche até o gargalo de água e não deixa um espaço para expansão da água, e quando aquece o ladrão gospe para fora mais água que o necessário.
    O marcador vai até 110 graus, este é o limite seguro por um tempo, eu li em um artigo científico (e não esses blogs de internet) que um motor pode rodar até cinco horas sem problemas nesta temperatura.


    e muita gente se esquece ou nao sabe q a 1ª e PRINCIPAL funcao da VT é proporcionar uma temperatura de trabalho ESTAVEL ao motor, e isso, devido ao projeto, resulta tbem no aquecimento mais rapido do mesmo apos a partida....

    e esse aquecimento mais rapido apos a partida acaba rotulando a VT como nao sendo necessaria em regioes quentes ou em motores a gasolina.


    imagine sem VT vc num transito, meio dia e calorzao?? seu motor vai trabalhar extremamente quente!!!

    e vc sem VT numa rodovia, a noite, frio e chuva?? seu motor vai trabalhar gelado!!!


    acontece q no primeiro exemplo a VT vai abrir constantemente, ou dependendo permanecerá aberta....e no segundo exemplo ela vai demorar bastante tempo pra voltar a abrir....


    isso resulta na estabilidade da temperatura do motor!!!

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 24 Jun - 19:57:18

    Diplo87 escreveu:Muito bom tópico, é muito importante cuidar muito bem do líquido do motor para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.
    E por falar nisso alguém conhece ou usa este fluido coolant no opala?? Será que é bom?
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    isso vende no Carrefour...pra mim que deve ser de baixa qualidade ..


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 25 Jun - 8:42:44

    por vender no carrefour tem baixa qualidade?
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Jun - 10:15:18

    Marcos Adriano escreveu:por vender no carrefour tem baixa qualidade?

    não necessariamente ...mas esse ai não sei ..


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    Mensagem por Mirão Dom 25 Jun - 19:46:22

    Não é possível que a Petronas venderia um produto de baixa qualidade. Termostática 695742
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 25 Jun - 20:47:14

    Mirão escreveu:Não é possível que a Petronas venderia um produto de baixa qualidade. Termostática 695742


    o oleo da petronas selenia 5w30 tem o API bastante inferior às outras marcas mais famosas, tipo a helix, bardhal, castrol e etc.


    mas sobre o rapaiz citado ai eu nao posso opinar kkkkkk
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    Mensagem por francisco6>8 Ter 3 Out - 20:32:53

    adpachec escreveu:Não dêem total credibilidade a tudo do YouTube.
    Para tirar dúvidas olhem as fichas FISPQ dos produtos.
    O militec não é solúvel em água e somente deve ser usado com óleo ou graxa.
    Um pouco de química...
    O vídeo fala que a evaporação da água gera ácido clorídrico, não, ele evapora o cloro da água.
    A água é polar, positiva e negativa e se une a outros fluidos polares e não aos apolares como óleo.

    Fluido de radiador é etilenoglicol, um álcool que por ser polar se mistura a água, reduzindo seu poder de corrosão e seu grau de congelamento.
    O etileno deriva das oleofinas do petróleo e teria um poder secundário de lubrificação.

    A água é um solvente universal é um lubrificante.

    Óleo solúvel, não tem total mistura a água e impregna as paredes do motor reduzindo o contato da ferrugem ou metal com a água.
    A base do óleo solúvel é o óleo mineral.

    Eu já usei detergente, aprendi com a turma off road, ele é polar, se mistura a água, e apolar, solta a sujeira.
    Por se unir as moléculas de água reduz o poder corrosivo dela, mas não possui capacidade lubrificante ou térmica o detergente e precisa estar em movimento para se misturar a água.
    Mas é ótimo para limpeza a médio prazo.


    Em miúdos, posso colocar um pouco de detergente no radiador pra dar uma limpada no sistema? E posso fazer um furinho 1/8" na minha VT?
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    Mensagem por adpachec Ter 3 Out - 22:35:22

    Termostática Img_2011

    Água do radiador retirada depois de três meses.
    Uns 100 ml's de detergente.
    Adicionava um pouco mais se precisar completar a água.
    O furo ajuda a eliminar o ar no bloco.
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    Mensagem por onivaldo.gm Qua 4 Out - 7:23:13

    Termostatica travada nao funciona ventoinha corretamente, ela liga qdo temperatura já está muito alta. Digo isto por experiencia propria, troque a termostatica e pronto...pare de fazer essas ganbiarras (furos)...se fosse necessário viria de fabrica...
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    Mensagem por mInternauta Qua 4 Out - 7:46:49

    onivaldo.gm escreveu:Termostatica travada nao funciona ventoinha corretamente, ela liga qdo temperatura já está muito alta. Digo isto por experiencia propria, troque a termostatica e pronto...pare de fazer essas ganbiarras (furos)...se fosse necessário viria de fabrica...

    Não existe melhor solução que uma termostatica nova e o uso correto do liquido de arrefecimento.
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    Mensagem por adpachec Qua 4 Out - 7:50:24

    onivaldo.gm escreveu:Termostatica travada nao funciona ventoinha corretamente, ela liga qdo temperatura já está muito alta. Digo isto por experiencia propria, troque a termostatica e pronto...pare de fazer essas ganbiarras (furos)...se fosse necessário viria de fabrica...

    E tem, se observar a parte móvel da válvula tem uma pequena cavidade.
    Mas como a maioria dos veículos brasileiros é de origem européia a tecnologia é para temperaturas mais baixas que a brasileira.
    E os projetistas ou engenheiros brasileiros que são "forçados" a reduzir custos simplificam a produção até demais.
    Alguns carros possuem uma torneirinha de sangria.
    Também existe a cultura brasileira desde o Brasil colônia que não está lá é porque não precisa.

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    Mensagem por onivaldo.gm Qua 4 Out - 7:54:45

    comprei a termostatica MTE e nao vi nenhum furo, cavidade, etc
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    Mensagem por adpachec Qua 4 Out - 8:09:55

    Termostática Screen14

    Eu sou cético, se julgo que algo não tem utilidade para mim não uso e se o rótulo não atendem as minhas expectativas eu procuro por algo mais detalhado.
    O próprio Inmetro e a associação brasileira automotiva alegam ter muitos produtos com até 98% de água na composição e não os 5% máximo permitido.
    E alguns deles são nomes conhecidos.
    E no Brasil onde não se tem fiscalização apropriada é tão fácil tingir a água e imprimir um rótulo.
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    Mensagem por adpachec Qua 4 Out - 8:22:08

    onivaldo.gm escreveu:comprei a termostatica MTE e nao vi nenhum furo, cavidade, etc

    Se lhe atende as suas expectativas não existe problema.
    Porém cada tem o direito de livre escolha.

    A troca de informações foram o que levaram a humanidade a evolução, se o cara que inventou a roda tivesse deixado ela pendurada como enfeite na sua caverna não existiria o Opala hoje para esta discussão.
    O ato de discutir experiências é uma virtude a arrogância não.

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    Mensagem por onivaldo.gm Qua 4 Out - 8:35:42

    aceitar tb.
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    Mensagem por adpachec Qua 4 Out - 9:07:50

    onivaldo.gm escreveu:aceitar tb.


    Sim, aceitar também.
    Se meu chefe tivesse aceitado fazer um furo o gerador abaixo não teria estourado.
    Ele ferveu e não sabiam como desligar e chefe quer mostrar serviço e não chamar o responsável.
    R$ 70.000 no lixo porque quando a pessoa acha que só por ser chefe não deveria dar ouvidos a subordinado ao invés de cortar o combustível ele ligou a partida com o motor ligado, arrebentou o arranque.
    Deixaram o motor girando até estragar.

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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 4 Out - 19:06:24

    as valvulas da walher tem essa cavidade.....


    da pra tirar e por sem problemas de pegar ar e ela nao abrir

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