Mirão escreveu: opala4cc escreveu:Show de bola. Agora é torcer para que depois de montado o câmbio "novo", ele não ronque em nenhuma marcha.
4cc existe alguma dica para não comprar gato por lebre no caso do câmbio? basta abrir e olhar as engrenagens como no caso do diferencial ou tem algum macete?
Comece inspecionando por soldas na carcaça do câmbio. Descarte a compra câmbios com soldas ou rachaduras na carcaça. Se permitirem a abertura do câmbio antes da compra, inspecione visualmente se TODAS as engrenagens - sejam as cilíndricas de dentes retos tanto quanto as cilíndricas de dentes helicoidais - estão com os dentes intactos. Não deve haver nem quebradinhos pequenos na superfície ou ponta dos dentes. Estes quebradinhos são sinal de que este câmbio já sofreu alguma quebra e a peça que quebrou liberou fragmentos maiores do que limalha. Estes fragmentos circularam pelo óleo do câmbio por algum tempo. Foi por isso que eu lhe disse que não deveria mais ter continuado a dirigir o carro quando notou a quebra do câmbio.
Existe também um tipo de defeito que parece corrosão por pitting e aparece na superfície dos dentes, mas é resultante de excesso de esforço na engrenagem, que pode ser notado como pontinhos/furinhos na superfície do dente. Rolamentos muito gastos em um câmbio podem provocar desgaste anormal nas engrenagens, pois criam uma folga de movimento transversal nos eixos onde ficam as engrenagens, provocando inconformidade no engrenamento (ora os dentes de duas engrenagens que se engrenam localizadas em eixos diferentes acabam entrando muito para dentro uma da outra, aproximando muito a crista do dente de uma da raiz do dente da outra ora ocorrendo o oposto, engrenando-se muito na ponta do dente). É daí que advém a quebra de engrenagens sem motivo aparente (arrancadas bruscas, trancos no câmbio, etc...). Verifique o estado dos sincronizadores. A reposição tanto deles quanto dos rolamentos não é difícil, mas é um adicional de dinheiro a ser despendido. Verifique o estado da engrenagem motora do velocímetro. Verifique também se as estrias do eixo primário, onde desliza o disco da embreagem, estão perfeitas. A inspeção desta última é fácil, já que ela fica para fora do câmbio.
Veja, por exemplo, este eixo primário que comprei no mercagadolivre:
Foto 1: O eixo primário
Na foto 1, "A" é a região estriada onde desliza o disco (do Roberto Carlos) de embreagem. Comprei este eixo única e exclusivamente para centrar discos de embreagem na ocasião da troca do kit de embreagem. Paguei apenas R$20,00 reais nele, pois assim como eu, quem me vendeu sabia que não prestava mais para ser usado em uma caixa de câmbio.
Na foto 2, a zona vermelha mostra a área de contato de cada dente da engrenagem cilíndrica helicoidal com uma outra engrenagem similar que por ventura venha a formar par de engrenamento com ela. Vale lembrar que o engrenamento de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais ocorre por DESLIZAMENTO na zona vermelha dos dentes das duas engrenagens, sendo importante que haja uma película de óleo nas peças. Veja que a zona vermelha vai de ponta a ponta do dente (e se repete em todos os dentes). Rolamentos muito gastos mudam a posição desta zona de deslizamento.
Foto 2: a região onde ocorre deslizamento entre os dentes engrenados.
O eixo nas fotos de fato não parece danificado, porém os detalhes nas fotos seguintes mostram a verdade.
Foto 3: a seta mostra pedacinhos faltando na ponta do dente.
Foto 4: defeito em maior detalhe.
Foto 5: defeito em maior detalhe.
Foto 6: defeito em maior detalhe.
Foto 7: defeito na SUPERFÍCIE do dente.
Na foto 7, são mostradas marcas de baixo relevo na superfície de deslizamento do dente indicando que esta engrenagem triturou algum fragmento metálico (talvez dela mesma), e as marcas estão bem próximas à crista do dente, indício de que um dos eixos (ou os dois) estava com rolamentos bem gastos nos mancais.
Eu não usaria engrenagens assim. Não há a menor dúvida de que a peça pode ser instalada em um câmbio e este funcionará. Mas vai acarretar desgaste acelerado até a acomodação (ou nova quebra) nas outras engrenagens que engrenarem nesta. E nesse período, será necessária a troca prematura do óleo para eliminar a limalha proveniente desta acomodação entre as engrenagens. E tem aquele ronco chato que você pode ouvir de dentro do carro...
É por isso que tenho preconceito com relação a estas empresas que recondicionam câmbios, motores de arranque, alternadores, etc... O critério de aceitabilidade ou descarte de peças pode ser duvidoso, sem contar a metodologia de manutenção...
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