Nesses dias atrás coloquei réplicas dos adesivos originais GM de controle de qualidade no vidro do meu Opala e procurei seguir algum padrão que eu encontrasse à respeito de ordem de colocação. Todavia não encontrei nenhuma informação a esse respeito e também percebi por fotos de alguns carros que não havia um padrão. Fiquei curioso também a respeito dos significados de cada adesivo, daí me lembrei de um amigo meu que o avô dele trabalhou na GM. O cara foi simplesmente foda por lá! Trabalhou em diversos cargos e áreas...foi inspetor sênior, piloto de testes e também trabalhou na engenharia (ajudou a projetar o motor do Chevette inclusive). Ele até mesmo depois de ter saído da Gm foi convidado para participar da diretoria mas rejeitou por motivos particulares. Enfim..pedi pra esse meu amigo perguntar pro avô dele se sabia alguma informação sobre esses adesivos, significado e ordem de colocação eu queria saber mais especificamente. Consegui os dados! Acredito que seja informação em primeira mão pois até agora não tinha visto essas explicações por aí..na verdade talvez seja de pouco interesse da maioria pois nem todo mundo se importa com esse tipo de detalhe. Mas a quem possa interessar vou publicar essas informações.
Primeiramente vou postar fotos dos adesivos de alguns carros que encontrei na internet: um Diplomata 88 zero km, um Comodoro 89 zero km e um Comodoro 90. Os carros zero km são pra provar que os adesivos nunca foram retirados do seu local original e o Comodoro 90 que é um carro usado apresenta os adesivos no lugar também porém se nota que sofreram algum desgaste.
Diplomata 88:
Comodoro 89:
Comodoro 90:
Analisando as fotos a primeira conclusão que temos é que não havia um padrão relacionado à ordem de colocação dos adesivos, informação que me foi confirmada pelo avô do meu amigo. O único adesivo que possuía um lugar específico era o último, o "OK" (carro saindo da linha de produção, tudo em ordem).
Abaixo segue uma foto com a relação geral de adesivos existentes:
Agora vamos aos significados de cada um.
C - Carroceria ok
E - Elétrica ok
T - Tapeçaria ok
P - Pintura ok
V - Vazamentos ok
M - Mecânica ok
Os demais adesivos eram utilizados quando o carro passava pela linha de produção uma segunda vez para algum tipo de reparo. Feito este reparo o adesivo era colocado. Por este motivo alguns adesivos são existentes em alguns carros e inexistentes em outros, ou seja alguns tiveram que passar por reparos em alguns ítens, outros não.
C.A.R.E - Consertos relacionados à elétrica
R-V - Revisão de vazamentos
C-T - Conserto de tapeçaria
Então a conclusão é que pra quem for colocar as réplicas no para-brisa desencanem com relação à ordem de colocação, não havia um padrão.
Última edição por Rubão6cc em Seg 23 Mar - 16:40:49, editado 2 vez(es)
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