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Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Trocando de relação do Diferencial dana 30
Olá pessoal, tenho um puma gtb/s2 6cc, este da minha foto. Ele está equipado com um cambio 5 marchas do opala 4cc. Nunca fui de andar muito, mas estes dias resolvi andar um pouco mais na estrada, e notei que a 120 o giro do motor já estava bem alto. Nunca me incomodou antes porque não chegava nesta velocidade, sempre andei feito tiozão. Então resolví fazer o teste das voltas no cardã e descobri que estou com a relação 3,54 no diferencial. Então vou fazer a troca e aproveitar e fazer uma manutenção nele, e gostaria de compartilhar e tirar algumas dúvidas com vocês na medida que forem aparecendo.
Já comecei a fazer, porém vou postar o que eu fiz desde o início. Espero que o tópico esteja no lugar certo.
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GersonJP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Idade : 41
Localização : Embu das Artes - SP
Modelo do carro : Puma GTB s/2
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/07/2013
- Mensagem nº2
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Eder Harisson- Opaleiro
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Cilindros : 4/6/4/4
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- Mensagem nº3
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Boa! Parabéns pelo carro e pela iniciativa!
Rgosilva- Opaleiro
- Número de Mensagens : 115
Idade : 41
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Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"
e agora, Opala Comodoro 78
Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
Data de inscrição : 23/08/2017
- Mensagem nº4
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Putz! vou acompanhar!
Sou louco pra trocar a relacao do meu opala
ele tá com um 3:54 tb, e não acho dif, 3:07 por preço bom (aliás, tá dificil só de achar).
To juntando grana pra comprar a relação 3:07 coroa+pinhao, e trocar eu mesmo em casa.
Boa sorte na empreitada
Sou louco pra trocar a relacao do meu opala
ele tá com um 3:54 tb, e não acho dif, 3:07 por preço bom (aliás, tá dificil só de achar).
To juntando grana pra comprar a relação 3:07 coroa+pinhao, e trocar eu mesmo em casa.
Boa sorte na empreitada
GersonJP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Idade : 41
Localização : Embu das Artes - SP
Modelo do carro : Puma GTB s/2
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/07/2013
- Mensagem nº5
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Rgosilva escreveu:Putz! vou acompanhar!
Sou louco pra trocar a relacao do meu opala
ele tá com um 3:54 tb, e não acho dif, 3:07 por preço bom (aliás, tá dificil só de achar).
To juntando grana pra comprar a relação 3:07 coroa+pinhao, e trocar eu mesmo em casa.
Boa sorte na empreitada
Vou te falar, tá difícil preço bom em qualquer coisa hoje, kkkkk. Um amigo meu me aconselhou a não mexer com isso e comprar um usado em bom estado com a relação certa, ele disse que não se arriscaria. Mas sou teimoso e quero mexer eu mesmo, ter certeza que foi tudo feito com carinho e cuidado, mesmo porque não temos garantias de que as peças usadas durem alguma coisa. Vamos ver no que dá. Hoje a noite posto mais coisas.
Rogério 78- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala de luxo 1978
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- Mensagem nº6
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Sou apaixonado por esses gtb, ótimos carros, se bem cuidados então são jóias raras. Parabéns.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7200
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
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- Mensagem nº7
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
ADORO essa versão de puma. Aliás, é a única que gosto. Parabéns pelo carro raro!
Sobre o diferencial... tenho a mesma opinião do seu amigo. Se for um DANA, você só vai conseguir colocar a relação nova sem que o diferencial ronque se tiver um dilatador de carcaça. Porque trocar a relação até é fácil. Difícil é acertar o C.I.M.
Sobre o diferencial... tenho a mesma opinião do seu amigo. Se for um DANA, você só vai conseguir colocar a relação nova sem que o diferencial ronque se tiver um dilatador de carcaça. Porque trocar a relação até é fácil. Difícil é acertar o C.I.M.
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1043
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº8
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
esse seu diferencial esta igualzinho o do meu cupe....relçao 3,54 folguinha e vazando no lado direito e em baixo.....achei aé que vc tinha filmado o meu carro kkkkkkk
tenho dois dife aqui ,,,um dana30 3,54 e um braseixo 3.54....
tambem quero trocar a relaçao dele e colocar a 3,07 mas ta dificil achar peça boa....
tambem pensei em colocar o 2,73 mas nao sei se da certo no dife brazeixos 3,54....
tenho dois dife aqui ,,,um dana30 3,54 e um braseixo 3.54....
tambem quero trocar a relaçao dele e colocar a 3,07 mas ta dificil achar peça boa....
tambem pensei em colocar o 2,73 mas nao sei se da certo no dife brazeixos 3,54....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº9
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
eu montei dana 307 um ha 2 meses atraz....tirei a caixa satelite q estava boa de um 3.54 e montei no eixo 3.07 q a caixa satelite tava ruim...ja aproveitei troquei os rolamentos retentores pino e satelites.....desmontei ele inteiro....lavei tudo...limpei...montei e pintei...
ficou zerado...nao roncou nao....esta no meu carro rodando de boa.....
o outro 307 q eu tinha fazia uns 2 anos q tava na minha caravan acabei trocando nas peças de injecao.....
essa semana to montando outro dana 307 tomara q esse nao fique roncando....ja tive um problema desse com um braseixos uma vez...ave maria.....ele nao roncava...ele gritava!!!!!! entre 80 e 100kmh nao tinha quem ficava dentro do carro....deus me livre!!!!
ficou zerado...nao roncou nao....esta no meu carro rodando de boa.....
o outro 307 q eu tinha fazia uns 2 anos q tava na minha caravan acabei trocando nas peças de injecao.....
essa semana to montando outro dana 307 tomara q esse nao fique roncando....ja tive um problema desse com um braseixos uma vez...ave maria.....ele nao roncava...ele gritava!!!!!! entre 80 e 100kmh nao tinha quem ficava dentro do carro....deus me livre!!!!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº10
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
o dana é ate facil regular a folga....o braseixos é mais chato.....
o retentor do pinhao é facil trocar...agora o retentor da ponta de eixo é mais chato pq tem q tirar o anel de encosto do rolamento e o rolamento...e ambos só saem se forem bem aquecidos com maçarico....principalmente o anel de encosto.
eu nao expert em montar diferencial.....mas os q eu montei tao rodando ate hj....kkkkkkk
apenas um q deu zica um braseixos 273 quando eu tinha uma weber 40 e fui fazer graça....
o retentor do pinhao é facil trocar...agora o retentor da ponta de eixo é mais chato pq tem q tirar o anel de encosto do rolamento e o rolamento...e ambos só saem se forem bem aquecidos com maçarico....principalmente o anel de encosto.
eu nao expert em montar diferencial.....mas os q eu montei tao rodando ate hj....kkkkkkk
apenas um q deu zica um braseixos 273 quando eu tinha uma weber 40 e fui fazer graça....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº11
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
eleandro kalckmann escreveu:esse seu diferencial esta igualzinho o do meu cupe....relçao 3,54 folguinha e vazando no lado direito e em baixo.....achei aé que vc tinha filmado o meu carro kkkkkkk
tenho dois dife aqui ,,,um dana30 3,54 e um braseixo 3.54....
tambem quero trocar a relaçao dele e colocar a 3,07 mas ta dificil achar peça boa....
tambem pensei em colocar o 2,73 mas nao sei se da certo no dife brazeixos 3,54....
qualquer relacao de dana 30 serve em dana 30 e qualquer relacao de braseixos serve em braseixos!
ou seja seu braseixos 354 pode sim virar um 2.73
o seu dana 354 pode sim virar um 307
o q NAO pode é montar relacao de dana no braseixos ou vice e versa....assim como nenhuma outra peça.....cada um com a sua!
a UNICA coisa q serve no dana e no braseixos é o sistema de freios....inclusive o espelho onde vai o patim é o mesmo...a furacao da certinho em ambos!
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Obrigado pela participação e pelo incentivo galera. Também agradeço aos elogios ao carro, também sou super fã deste modelo. É meu filhote.
Olha o bicho aberto aew, não deu outra, 46/13.
a caixa satelite saiu relativamente fácil, não tinha muita pressão segurando ela, mas estava bem justinha na parede.
O pinhão estava desta forma, não entendo muito se apresentava desgaste ou não, mas estava inteiro, sem trincos. Na carcaça tem um arranhao, supostamente o antigo pínhão deve ter quebrado.
Os GTBs usam feixes de molas, não consegui soltar os parafusos dos grampos, estavam enferrujados demais e não giravam, então cortei os grampos na esmerilhadeira. Quando rompram fez um barulho enorme.
Tirei o diferencial, desmontei as pontas de eixo e comecei o processo de limpeza. Estava incrivelmente imundo.
Olha o bicho aberto aew, não deu outra, 46/13.
a caixa satelite saiu relativamente fácil, não tinha muita pressão segurando ela, mas estava bem justinha na parede.
O pinhão estava desta forma, não entendo muito se apresentava desgaste ou não, mas estava inteiro, sem trincos. Na carcaça tem um arranhao, supostamente o antigo pínhão deve ter quebrado.
Os GTBs usam feixes de molas, não consegui soltar os parafusos dos grampos, estavam enferrujados demais e não giravam, então cortei os grampos na esmerilhadeira. Quando rompram fez um barulho enorme.
Tirei o diferencial, desmontei as pontas de eixo e comecei o processo de limpeza. Estava incrivelmente imundo.
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Aqui está o pinhão já fora. O rolamento de trás saiu facilmente durante a remoção do pinhão. Mas este aqui, somente com um extrator de rolamento e uma prensa hidráulica.
Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim
peças em ordem de montagem:
pinhão, rolamento frontal, arruelas de ajuste de pré-carga, ?????, retentor, luva, arruela, porca auto-travante.
Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim
peças em ordem de montagem:
pinhão, rolamento frontal, arruelas de ajuste de pré-carga, ?????, retentor, luva, arruela, porca auto-travante.
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Depois de muito óleo diesel, exponjas e limpa baú
Aproveitei e dei uma boa lixada para remover os depósitos de ferrugem, passei desengraxante para pintura e lancei um preto fosco vinílico, para proteger da ferrugem e parecer novinho. Pelo menos agora não suja mais a mão quando encostar, rsrs.
Aproveitei e dei uma boa lixada para remover os depósitos de ferrugem, passei desengraxante para pintura e lancei um preto fosco vinílico, para proteger da ferrugem e parecer novinho. Pelo menos agora não suja mais a mão quando encostar, rsrs.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
aparentemente coroa e pinhao estao bons sim....
olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.
é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...
se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
na ultima foto o ultimo dif q parece q esta cheio de terra é quase tudo ferrugem....ontem eu montei e hj dei a primeira lixada nele e ele esta assim:
o penultimo da foto (o mais preto e mais bem pintado) foi montado uns 2 meses atraz....eu ia vender mas acabou ficando comigo...e ficou assim:
olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.
é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...
se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
na ultima foto o ultimo dif q parece q esta cheio de terra é quase tudo ferrugem....ontem eu montei e hj dei a primeira lixada nele e ele esta assim:
o penultimo da foto (o mais preto e mais bem pintado) foi montado uns 2 meses atraz....eu ia vender mas acabou ficando comigo...e ficou assim:
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
A tampa traseira também recebeu seu carinho. Removi o resto de tinta, lixei para tirar acúmulos de ferrugem, preto fosco vinílico, e fiz um teste com verniz. Até que ficou apresentável.
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Marcos Adriano escreveu:aparentemente coroa e pinhao estao bons sim....
olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.
é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...
se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caramba Marcos, que legal, você trabalha com isso? esse trabalho ficou show, parabéns.
Como é pro meu próprio carro acaba sendo mais uma diversão, kkkkk. Gosto de mexer nele.
Obrigado pelas dicas.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:Aqui está o pinhão já fora. O rolamento de trás saiu facilmente durante a remoção do pinhão. Mas este aqui, somente com um extrator de rolamento e uma prensa hidráulica.
pior q é comum mesmo esse rolamento "menor" do pinhao sair com mais facilidade.....eu acredito q é seja por causa do calços q ficam ali q acabam nao deixando ele completamente fixo no lugar....o outro fica encostado no pinhao..bem fixo e é mais dificil de tirar....
Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim
eu tbem ja cortei muito rolamento pra tirar principalmente os laterais da caixa satelite....esses da ponta de eixo se aquecer e dar umas batidas ainda sai...mas na caixa satelite nao tem lugar pra bater ou colocar na prensa....é muito ruim....
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:Marcos Adriano escreveu:aparentemente coroa e pinhao estao bons sim....
olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.
é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...
se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caramba Marcos, que legal, você trabalha com isso? esse trabalho ficou show, parabéns.
Como é pro meu próprio carro acaba sendo mais uma diversão, kkkkk. Gosto de mexer nele.
Obrigado pelas dicas.
nao nao.....eu sou frentista de posto.....mas arrisco mexer umas coisas.....
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Marcos Adriano escreveu:GersonJP escreveu:Aqui está o pinhão já fora. O rolamento de trás saiu facilmente durante a remoção do pinhão. Mas este aqui, somente com um extrator de rolamento e uma prensa hidráulica.
pior q é comum mesmo esse rolamento "menor" do pinhao sair com mais facilidade.....eu acredito q é seja por causa do calços q ficam ali q acabam nao deixando ele completamente fixo no lugar....o outro fica encostado no pinhao..bem fixo e é mais dificil de tirar....
Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim
eu tbem ja cortei muito rolamento pra tirar principalmente os laterais da caixa satelite....esses da ponta de eixo se aquecer e dar umas batidas ainda sai...mas na caixa satelite nao tem lugar pra bater ou colocar na prensa....é muito ruim....
Os da caixa satélite tem uns encaixes para tirar com um saca polias de 2 garras. Que por falar nisso já comprei o meu, só to esperando chegar para continuar o trabalho.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
exato.....eu nao tenho!
porem algumas caixas satelites nao tem esse rebaixo....eu tenho uma aqui q nao tem...nao sei se joguei ela fora....vou ver se esta aqui ainda.
porem algumas caixas satelites nao tem esse rebaixo....eu tenho uma aqui q nao tem...nao sei se joguei ela fora....vou ver se esta aqui ainda.
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Marcos Adriano escreveu:exato.....eu nao tenho!
porem algumas caixas satelites nao tem esse rebaixo....eu tenho uma aqui q nao tem...nao sei se joguei ela fora....vou ver se esta aqui ainda.
Algumas ferramentas fazem muita falta. Para tirar o rolamento do pinhão um mecânico de câmbios usou um extrator de rolamentos e a prensa hidráulica. Nem 5 minutos de trampo, saiu que nem manteiga, e ficou inteirinho.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
pois é cara.....eu nao tenho nenhum tipo de ferramenta dessa....
esse diferencial q postei a foto pintado tive q improvisar uma ferramenta pra tirar e colocar a bucha da bandeja....
com uma barra roscada, porcas, calços, engrenagem de cambio, capa de rolamento e etc.....
deu certo mas nao foi tao rapido como se eu tivesse usado a ferramenta correta.
esse diferencial q postei a foto pintado tive q improvisar uma ferramenta pra tirar e colocar a bucha da bandeja....
com uma barra roscada, porcas, calços, engrenagem de cambio, capa de rolamento e etc.....
deu certo mas nao foi tao rapido como se eu tivesse usado a ferramenta correta.
eleandro kalckmann- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
A coroa e o pinhão novos, comprados na opalaParts. Fui lá buscar, pq já ouvi muitos relatos de compras online que não deram certo, então liguei, verifiquei se tinha disponível e fui. Espero que sejam resistentes.
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....
Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.
Marcos Adriano- Opaleiro
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Localização : Por ai....
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº27
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....
sao meus sim......mas só a relacao 307 nao tenho nao.....
Marcos Adriano- Opaleiro
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Localização : Por ai....
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- Mensagem nº28
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:A coroa e o pinhão novos, comprados na opalaParts. Fui lá buscar, pq já ouvi muitos relatos de compras online que não deram certo, então liguei, verifiquei se tinha disponível e fui. Espero que sejam resistentes.
é
realmente é dificil achar coroa e pinhao dana 307 original pra venda.....quando acha é o valor dessa nova da opalaparts mesmo.....
realmente a questao fica pela resistencia e durabilidade q só o tempo vao dizer......
eu espero q seja boa mesmo...pois um dia podemos precisar disso.
eleandro kalckmann- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....
Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.
é uma boa opcao,ja que usada boa ta dificil,a grande questao é qualidade,,,,de vez em quando eu fico meio bruto hehehe
tranquilo,nao tenho presa pra fazer a troca ....por enquanto vou rodando o 3.54 mesmo....Marcos Adriano escreveu:eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....
sao meus sim......mas só a relacao 307 nao tenho nao.....
Rgosilva- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.
Desculpa a pergunta, mas quanto voce pagou na opala parts?
To juntando pra comprar um jogo desse de relação tb, de um anúncio q vi no ML. Lá está saindo por 1500 dinheiros.
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- Mensagem nº31
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
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- Mensagem nº32
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Rgosilva escreveu:GersonJP escreveu:Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.
Desculpa a pergunta, mas quanto voce pagou na opala parts?
To juntando pra comprar um jogo desse de relação tb, de um anúncio q vi no ML. Lá está saindo por 1500 dinheiros.
Cara, paguei 1350,00 lá na loja, à vista e com desconto. No mercadolivre está mais caro mesmo, até por causa das taxas. Não demorei para decidir depois que, em um desmanche, o cara me pediu 1200 num original em que o dente do pinhão faltava um pedacinho. Preferi o novo. Vamos ver no que dá.
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- Mensagem nº33
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
tem a mevi q tbem ta fazendo essa relacao
dai nao sei se o opalaparts ta pegando e revendendo deles (mevi) ou se sao dois fabricantes distintos (mevi e o fornecedor da opalaparts)
dai nao sei se o opalaparts ta pegando e revendendo deles (mevi) ou se sao dois fabricantes distintos (mevi e o fornecedor da opalaparts)
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- Mensagem nº34
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
no ml tem um anuncio de 1700 dessa relacao ai
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- Mensagem nº35
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
O mecânico da opalaparts me falou o nome do fabricante, mas eu não me lembro. Mas vagamente me parece semelhante a este nome, me lembro que era um nome pequeno. Pode ser este mesmo. No ML eles não falam o fabricante, dizem que é de fabricação própria, mas o mecânico soltou o nome.
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- Mensagem nº36
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
deve ser da mevi mesmo.
talvez comprar direto com eles sai ainda mais barato.
talvez comprar direto com eles sai ainda mais barato.
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- Mensagem nº37
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
o eixo q eu montei semana passada foi pro meu carro hj....e funcionou bem....
ate agora na cidade dei alguns roles e ta de boa.....em uma vicinalzinha aqui peguei 80kmh e tudo ok
preciso dar um role na pista pra ver se vai roncar em alguma faixa de velocidade maior.
o mais sujo é o q eu montei uns 2 meses atraz....o mais limpo q montei essa semana kkkkkk
os dois sao dana 307.....esse q ta mais sujo é meu vai ficar comigo...foi o q sobrou...eu ia vender ele e ia ficar com o outro q eu ja estava usando ha uns 2 anos...mas esse q eu usava eu troquei nas peças de inejcao.......esse q foi hj pro carro ja esta vendido....
alias sobre o comeco do topico....esse dana 307 q eu usava e troquei nas peças de injecao era um dana 354....eu troquei ele num tanque de combustivel de plastico de caravan 91 92......dai ia montar no carro mas apareceu uma relacao 3.07 bastante em conta com mais algumas peças q o cara me vendeu no pacote....acabei comprando e montei essa relacao nesse dana 354....ficou muito bom.
dai agora tenho os outros 3 354 pra montar kkkkk
ate agora na cidade dei alguns roles e ta de boa.....em uma vicinalzinha aqui peguei 80kmh e tudo ok
preciso dar um role na pista pra ver se vai roncar em alguma faixa de velocidade maior.
o mais sujo é o q eu montei uns 2 meses atraz....o mais limpo q montei essa semana kkkkkk
os dois sao dana 307.....esse q ta mais sujo é meu vai ficar comigo...foi o q sobrou...eu ia vender ele e ia ficar com o outro q eu ja estava usando ha uns 2 anos...mas esse q eu usava eu troquei nas peças de inejcao.......esse q foi hj pro carro ja esta vendido....
alias sobre o comeco do topico....esse dana 307 q eu usava e troquei nas peças de injecao era um dana 354....eu troquei ele num tanque de combustivel de plastico de caravan 91 92......dai ia montar no carro mas apareceu uma relacao 3.07 bastante em conta com mais algumas peças q o cara me vendeu no pacote....acabei comprando e montei essa relacao nesse dana 354....ficou muito bom.
dai agora tenho os outros 3 354 pra montar kkkkk
Rgosilva- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Marcos Adriano escreveu:no ml tem um anuncio de 1700 dessa relacao ai
E tem no ML tb da opalaparts por 1500... era o q eu tava pensando em comprar
Vou fazer o mesmo q o amigo ai fez. Comprar direto no balcao.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Rgosilva escreveu:Marcos Adriano escreveu:no ml tem um anuncio de 1700 dessa relacao ai
E tem no ML tb da opalaparts por 1500... era o q eu tava pensando em comprar
Vou fazer o mesmo q o amigo ai fez. Comprar direto no balcao.
Ou procura pela mevi eles tem pagina no face
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Chegaram meus rolamentos.
Da esquerda para a direita:
Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
Retentores das pontas de eixo
Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN
Da esquerda para a direita:
Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
Retentores das pontas de eixo
Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN
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- Mensagem nº41
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:Chegaram meus rolamentos.
Da esquerda para a direita:
Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
Retentores das pontas de eixo
Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN
Fique tranquilo. SKF é tão bom quanto da Timken. Você pode comprar tranquilo os rolamentos da NSK, da SKF, INA, Timken, FAG e os rolamentos japoneses em geral.
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- Mensagem nº42
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
opala4cc escreveu:
Fique tranquilo. SKF é tão bom quanto da Timken. Você pode comprar tranquilo os rolamentos da NSK, da SKF, INA, Timken, FAG e os rolamentos japoneses em geral.
Estava procurando timken pq ouvi falar que era os que vinham nestes diferenciais originalmente. Mas tenho certeza que estes não irão decepcionar. Obrigado opala4cc.
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Aqui o extrator para remover os rolamentos da caixa satélite.
porém, estavam tão chumbados que o extrator destruiu os calços de ajuste mas não tirou o rolamento, que só saiu ao ser esmerilhado e quebrado.
porém, estavam tão chumbados que o extrator destruiu os calços de ajuste mas não tirou o rolamento, que só saiu ao ser esmerilhado e quebrado.
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- Mensagem nº44
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Aproveitando, removi o cardã e as molas para dar um trato. Tinha uma lâmina de molas a mais, o que deixava o carro muito, além de mais alto do que o normal, fazendo com que o cabo do freio de mão raspasse no eixo cardã.
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- Mensagem nº45
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
O seu extrator é bastante robusto mas os melhores são os de três garras. Normalmente, usa-se os de duas em locais onde a geometria das peças não permite o posicionamento de três garras.
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- Mensagem nº46
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Foi mais ou menos o que aconteceu aqui mas só que ao contrário. Este rolamento não aceita o extrator de 3 garras pois o rolamento fica bem rente à caixa satélite. Só dá para colocar as garras neste sulco que aparece na foto debaixo logo abaixo do quebrado do rolamento E e só tem dois espaços destes, um de cada lado. O que me obrigou a usar o de 2 garras. Mas ainda assim, tinha muita pressão. Prendi bem o extrator e ainda usei um encolhedor de molas na horizontal para que ele não abrisse e escapasse, mas não deu certo.opala4cc escreveu:O seu extrator é bastante robusto mas os melhores são os de três garras. Normalmente, usa-se os de duas em locais onde a geometria das peças não permite o posicionamento de três garras.
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- Mensagem nº47
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:Foi mais ou menos o que aconteceu aqui mas só que ao contrário. Este rolamento não aceita o extrator de 3 garras pois o rolamento fica bem rente à caixa satélite. Só dá para colocar as garras neste sulco que aparece na foto debaixo logo abaixo do quebrado do rolamento E e só tem dois espaços destes, um de cada lado. O que me obrigou a usar o de 2 garras. Mas ainda assim, tinha muita pressão. Prendi bem o extrator e ainda usei um encolhedor de molas na horizontal para que ele não abrisse e escapasse, mas não deu certo.opala4cc escreveu:O seu extrator é bastante robusto mas os melhores são os de três garras. Normalmente, usa-se os de duas em locais onde a geometria das peças não permite o posicionamento de três garras.
É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102
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- Mensagem nº48
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
opala4cc escreveu:GersonJP escreveu:
Foi mais ou menos o que aconteceu aqui mas só que ao contrário. Este rolamento não aceita o extrator de 3 garras pois o rolamento fica bem rente à caixa satélite. Só dá para colocar as garras neste sulco que aparece na foto debaixo logo abaixo do quebrado do rolamento E e só tem dois espaços destes, um de cada lado. O que me obrigou a usar o de 2 garras. Mas ainda assim, tinha muita pressão. Prendi bem o extrator e ainda usei um encolhedor de molas na horizontal para que ele não abrisse e escapasse, mas não deu certo.
É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102
Esse extrator que vc mandou aí é o bicho, mas é caro que só o cão, kkkkkkk. O problema dele é esse:
- Folga necessária atrás do rolamento: 3 a 6,5 mm
No caso da extração do rolamento do pinhão vai de boas, porque tem este espaço ali (e por um acaso foi a ferramenta utilizada para sacar a do meu pinhão), mas pelo menos no meu diferencial não tem folga ali para encaixar aquela base. Tem um vídeo de um cara tirando um rolamento destes com um extrator pequeno de 2 garras, ele disse que era extrator de rolamento de roda de fusca. A caixa satélite de onde ele saca o rolamento tem as mesmas entradas para encaixar um sacador de 2 garras, mas aparentemente não tinha tanta pressão quanto o que eu tirei.
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- Mensagem nº49
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
GersonJP escreveu:opala4cc escreveu:
É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102
Esse extrator que vc mandou aí é o bicho, mas é caro que só o cão, kkkkkkk. O problema dele é esse:
- Folga necessária atrás do rolamento: 3 a 6,5 mm
No caso da extração do rolamento do pinhão vai de boas, porque tem este espaço ali (e por um acaso foi a ferramenta utilizada para sacar a do meu pinhão), mas pelo menos no meu diferencial não tem folga ali para encaixar aquela base. Tem um vídeo de um cara tirando um rolamento destes com um extrator pequeno de 2 garras, ele disse que era extrator de rolamento de roda de fusca. A caixa satélite de onde ele saca o rolamento tem as mesmas entradas para encaixar um sacador de 2 garras, mas aparentemente não tinha tanta pressão quanto o que eu tirei.
Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição).
GersonJP- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30
Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição).
Tem toda a razão opala4cc, vou te falar, gasta-se horrores e tem muitos detalhes, fora a dificuldade de se achar as peças. Pensei em comprar um dana 44 vintage fever novo, e desisti por causa do preço e porque ainda tem que ser adaptado. Mas para fazer uma boa manutenção destas, também fica bem caro, e corre o risco de não ficar bem feita. Fui eu que resolvi arriscar mesmo, mas já tive tanto problema com mecânicos que não faziam o trampo direito, ou não tomavam cuidado o carro, que to tentando fazer eu mesmo, o que dá uma amenizada no gasto mas aumenta o tempo com o carro parado. Mas ainda assim, gasta-se metade do valor do dana 44, isso com a troca da coroa e do pinhão. Depois vou colocar o orçamento da brincadeira. Obrigado por suas opiniões opala 4cc, isso que torna este fórum o que ele é, a participação de todos e a distribuição de conhecimento.
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