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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 12:46:14

    Boa tarde!!!

    Peço a ajuda dos senhores para solucionar um problema com meu Opala Diplomata 89 6c.
    Estou restaurando o veículo, o motor foi retificado, o radiador é novo, de alumínio, todas as mangueiras são novas, bomba d'água revisada, cebolão novo, válvula termostática nova. Todos os itens referentes ao arrefecimento são novos e/ou foram revisados.
    Estou restaurando agora a parte elétrica e detectamos que o motor esta aquecendo, a ventoinha liga, porém não desliga mais e o carro, mesmo com a ventoinha ligada, continua esquentando. Quando o carro é desligado, pouco tempo depois a ventoinha desliga.
    O que pode estar acontecendo para essa temperatura não baixar?
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 12:50:59

    Um caso antigo, o motor super aquecia após retificação.
    Qual foi o problema?

    O motor foi montado muito justo, sem folgas.

    Sem as velas consegue girar o motor na mão, manualmente?
    adpachec
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 12:51:42

    Tópico movido para seção correta.
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 13:04:51

    Comprei o veículo, estou restaurando ele todo, retifiquei o motor pois as peças estavam desgastadas pelo tempo de uso.
    O motor foi montado sem folgas, consigo girá-lo manualmente.
    Ele esta aquecendo em marcha lenta, sem estar em movimento.
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 13:18:51

    Aquecer parado é normal, o motor está funcionando e gera calor.

    Qual temperatura ele chega?

    Pode ser a termostática, ar no sistema de água ou vedação da tampa.

    É a ventoinha eletromagnética?
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    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 13:34:36

    Válvula termostática é nova, mas irei testar para verificar se o problema é nela. Quando a temperatura chega a 90º, a ventoinha eletromagnética liga e, mesmo assim, o motor continua esquentando, chegando a 115 a 120º. Testei a vedação da tampa do radiador e esta ok. Vou testar a válvula termostática e se tem ar no sistema.
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 13:55:33

    Diego0 escreveu:Válvula termostática é nova, mas irei testar para verificar se o problema é nela. Quando a temperatura chega a 90º,  a ventoinha eletromagnética liga e, mesmo assim, o motor continua esquentando, chegando a 115 a 120º. Testei a vedação da tampa do radiador e esta ok. Vou testar a válvula termostática e se tem ar no sistema.

    Ventoinha distante do radiador perde a capacidade de resfriamento.

    A termostática a gasolina, em uma vasilha de água no fogão deve abrir totalmente antes de começar a ferver a água.

    A do álcool abre com a água fervendo.

    A termostática é Ideal ter um furo lateral de 1/8" para retirada de ar.

    Sem furo.

    Motor aquecendo Opala 6c Images?q=tbn%3AANd9GcTZVPRoh5kwZLQGjkQwl8UNEAdiHoOrqsybCzrAnmvPHPDFweao

    Com furo de fábrica.

    Motor aquecendo Opala 6c Images?q=tbn%3AANd9GcTrDq_VudShrsbAblFVLsTl0PASEYmQK-4Ly4Y1m008EsMAiHZy


    Com furo caseiro.

    Motor aquecendo Opala 6c DSCF1552_zps82ab4dfb
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    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 14:21:52

    A ventoinha ta bem próxima do radiador, vou pedir para verificarem a válvula termostática.
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 14:27:40

    A válvula que tá nele é uma Válvula Termostática

    Marca
    MTE
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por Diplo87 Ter 30 Abr - 14:52:02

    Oi Diego,

    Como voce está obtendo essas temperaturas?
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    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 17:21:16

    Estou aferindo as temperaturas através do multímetro e termômetro infravermelho.
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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Re: Motor aquecendo Opala 6c

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Abr - 18:26:47

    tbem acredito ser ar no sistema


    ou a valvula termostatica q nao esta abrindo....totalmente ou parcialmente.
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    Mensagem por Diego0 Ter 30 Abr - 18:44:07

    Na quinta feira vou fazer teste sem a válvula termostática. O que sugerem para verificar o ar no sistema?
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    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 18:51:12

    Diego0 escreveu:A válvula que tá nele é uma Válvula Termostática

    Marca
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    4CC/ 6CC

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    75º

    Diego0 escreveu:Estou aferindo as temperaturas através do multímetro e termômetro infravermelho.

    75°C?

    Ele possui marcador no painel?
    Usar a pistola laser ele marca diferentes temperaturas, eu usei e marcou 250° C no coletor de escape.
    90° C na parte de cima do radiador.

    Se a termostática abre a 75° C ela não vai mais fechar.

    O radiador de alumínio se aquece rápido, ele precisa de um tempo maior para retirada de calor da água do que o de cobre.

    O radiador de cobre antigo é diferente, ele demora mais para esquentar então cobre retirar mais calor da água sem deixar a água tanto tempo "presa" no radiador.

    A termostática de seu modelo acho que é 90°C (fechamento) e 96° C (abertura).
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Abr - 18:53:47

    as vezes q eu mexi na minha eu tentei montar ela com a camara dela cheia de agua....


    ou seja: eu monto ela ja com agua embaixo....a bundinha Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed dela ja fica na agua...


    nunca tive problemas de ar no sistema....mesmo nao tendo esses furos q o pachec citou.
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    Mensagem por chevy250 Ter 30 Abr - 19:10:26

    Seu radiador novo é do tipo tubular ou brasado (original do Opala)?
    Teve um tópico de um rapaz que instalou esse tubular de aluminio e estava tendo problemas.
    Eu nem sabia desse lance, mas lendo e pesquisando mais depois, vi que o tal brasado, que é o original do Opala, é muito melhor na troca da calor.

    Veja um video onde um cara fala sobre isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=tzVez01Su0o

    Mas primeiro verifique se a água está realmente circulando no radiador. Ele tem que estar bem quente.
    Ao começar a esquentar, verifique as mangueiras e o proprio radiador se eles estão esquentando bastante.
    O radiador tem que esquentar bastante e em toda a sua extensão (em cima e embaixo).

    Depois verifique o ponto - ponto atrasado em relação ao ideal esquenta mais. Claro que muito adiantado também. Tem que estar certo. Olhe o manual e confira.
    E verifique a mistura - mistura pobre esquenta mais.


    Última edição por chevy250 em Ter 30 Abr - 19:15:17, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 19:13:12

    Marcos Adriano escreveu:as vezes q eu mexi na minha eu tentei montar ela com a camara dela cheia de agua....


    ou seja: eu monto ela ja com agua embaixo....a bundinha  Embarassed  Embarassed  Embarassed  Embarassed dela ja fica na agua...


    nunca tive problemas de ar no sistema....mesmo nao tendo esses furos q o pachec citou.

    Sem o batatão da termostática eu encho até transbordar.
    Mas isto quando troco a água.
    Acho que o modelo do 89/89 é 86°/92°C.
    Este modelo 75° eu achei anunciado como Renault/opala e Caravan.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 1 maio - 21:00:26

    a minha se nao me engano é 75°/82° pra gasolina....

    nao lembro certinho.


    funciona muito bem.....ponteiro raramente chega no meio..... esses dias chegou no meio voltando da praia na imigrantes num domingo dentro daqueles tuneis meio dia com um transito da pega....primeira e segunda durante vaaaarios kilometros.....

    o trajeto q deveria demorar 2:30 com transito normal demorou mais de 5 horas....quase perdi a old stock Sad

    mas ferver nao ferve nao....eu confio muito no sistema do opala....sóóóó se der algum problema...mas tudo certinho eu duvido q ferva.
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    Mensagem por Diplo87 Qui 2 maio - 7:18:59

    Esse radiador novo, qual o fabricante? é o visconde? ou é original com colmeia nova?
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    Mensagem por felipeleox Qui 2 maio - 11:50:57

    Para retirar ar do sistema, basta ligar o carro com a tampa do radiador aberta, espera a termostática abrir (vai acompanhando pelo tato mesmo na mangueira superior), ai deixa ele uns 5 min ligado, da umas aceleradas, depois fecha a tampa do radiador.
    avatar
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 2 maio - 12:51:19

    felipeleox escreveu:Para retirar ar do sistema, basta ligar o carro com a tampa do radiador aberta, espera a termostática abrir (vai acompanhando pelo tato mesmo na mangueira superior), ai deixa ele uns 5 min ligado, da umas aceleradas, depois fecha a tampa do radiador.


    o problema é q se tiver ar debaixo da termostatica ela nao abre....ou demora demora demais pra abrir.
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    Mensagem por Convidado Qui 2 maio - 13:32:43

    Diego0 escreveu:Boa tarde!!!

    Peço a ajuda dos senhores para solucionar um problema com meu Opala Diplomata 89 6c.
    Estou restaurando o veículo, o motor foi retificado, o radiador é novo, de alumínio, todas as mangueiras são novas, bomba d'água revisada, cebolão novo, válvula termostática nova. Todos os itens referentes ao arrefecimento são novos e/ou foram revisados.
    Estou restaurando agora a parte elétrica e detectamos que o motor esta aquecendo, a ventoinha liga, porém não desliga mais e o carro, mesmo com a ventoinha ligada, continua esquentando. Quando o carro é desligado, pouco tempo depois a ventoinha desliga.
    O que pode estar acontecendo para essa temperatura não baixar?
    Olá Diego0
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    se a ventoinha dispara, isso só pode ser uma coisa. Alguma coisa no sistema de refrigeração. Mais precisamente nos fluxos do radiador.
    Pois é, eu tinha um zetec 16v, que estava esquentando. Achei que era motor, depois que comprei um limpador e passei no radiador, o carro voltou a gelar.

    Certo que pode ser isso. Se o motor está original, não existe outra possibilidade, né
    às vezes alguma coisa entupiu o danado ( mesmo sendo novo)
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    Mensagem por adpachec Qui 2 maio - 14:21:36

    Onde está o dono do tópico?

    A termostática possui uma abertura na carcaça para sangria de ar (Air Bleed Hole), se entende melhor na literatura americana.

    Motor aquecendo Opala 6c Images?q=tbn%3AANd9GcQ9iQ823_EqCqJyTaWlMXCbHbcV2wB0zn3OEl3kEkHaqmgZ95-K


    Ou um chanfro na parte móvel.

    Motor aquecendo Opala 6c Images?q=tbn%3AANd9GcSl0oXm4KgT2rzUa_4Dlauvo3eKc9G39HFowzlpc8ew7HuqJ5RQ


    Motor aquecendo Opala 6c Images?q=tbn%3AANd9GcRgPveStXJ7xRx31SoLpZakGbCu_-nAqK_EOYbs7Vz9wLhx5kLk


    O problema é que não existem mais tantas "peças opala" a maioria é adaptação de carros modernos.

    A termostática opala que achei no catálogo era da Renault.

    E os carros modernos possuem parafuso de sangria, não necessitam de abertura na termostática porque de nada adiantaria em um radiador selado.

    Opala:

    Motor aquecendo Opala 6c Radiadores-D_NP_640189-MLB26998927073_032018-Q

    Renault Clio:

    Motor aquecendo Opala 6c Vt271.89

    Motor aquecendo Opala 6c Images?q=tbn%3AANd9GcRpigph9VHMEIsKXXY786pOJBrpiVQkwhzfSZ1f6LY_xj7CeMoZ

    Motor aquecendo Opala 6c Img_2042
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    Mensagem por Diego0 Dom 5 maio - 15:52:19

    Solicitei ao mecânico que montou o motor para que compareça a elétrica para poder verificar o que está havendo, acredito pela ajuda dos senhores nesse tópico, que seja a válvula termostática, inclusive, passei para o mecânico todas as discussões obtidas aqui. Agradeço demais pela ajuda de todos, assim que obtiver uma resposta da causa postarei aqui.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 maio - 17:36:13

    muito bom!
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    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 6 maio - 20:51:42

    adpachec escreveu:

    75°C?

    Ele possui marcador no painel?
    Usar a pistola laser ele marca diferentes temperaturas, eu usei e marcou 250° C no coletor de escape.
    90° C na parte de cima do radiador.


    Pra verificar a temperatura correta do motor tem que apontar a pistola no cabeçote entre as velas,do lado do coletor tem bastante interferência por conta do calor do escape,se medir entre as velas vai ver que o motor todo está na mesma faixa de temperatura,com poucas variações.


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    Mensagem por Diego0 Qua 8 maio - 12:22:07

    Boa tarde a todos!!!
    PROBLEMA RESOLVIDO: Retirei a válvula, troquei o cebolão e o carro funcionou normalmente. Irei fazer os furos na válvula, conforme disseram, para testar, posteriormente. Quero agradecer a todos que, dispuseram do seu valioso tempo para ajudar a resolver o problema. Forte abraço a todos e muito obrigado pela ajuda.


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    Motor aquecendo Opala 6c Empty Temperatura do cebolão e válvula e termostática.

    Mensagem por Rogério Mattioli Qua 8 maio - 12:24:55

    Pessoal, eu tenho um Diplomata 89 6cc a gasolina, o correto é usar o cebolão 86º/82° com a válvula termostática 75º?
    se estiver errado, qual é o correto?
    Grato.
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    Mensagem por adpachec Qua 8 maio - 17:50:10

    Diego0 escreveu:Boa tarde a todos!!!
    PROBLEMA RESOLVIDO: Retirei a válvula, troquei o cebolão e o carro funcionou normalmente. Irei fazer os furos na válvula, conforme disseram, para testar, posteriormente. Quero agradecer a todos que, dispuseram do seu valioso tempo para ajudar a resolver o problema. Forte abraço a todos e muito obrigado pela ajuda.


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    Mensagem por adpachec Qua 8 maio - 17:51:40

    Rogério Mattioli escreveu:Pessoal, eu tenho um Diplomata 89 6cc a gasolina, o correto é usar o cebolão 86º/82° com a válvula termostática 75º?
    se estiver errado, qual é o correto?
    Grato.

    Até onde eu sei, ambas devem ser de igual temperatura.
    Mas as vezes o proprietário ou mecânico faz uns "acertos".
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 8 maio - 18:17:43

    Rogério Mattioli escreveu:Pessoal, eu tenho um Diplomata 89 6cc a gasolina, o correto é usar o cebolão 86º/82° com a válvula termostática 75º?
    se estiver errado, qual é o correto?
    Grato.


    gasolina o correto é ter um cebolao q desarme perto dos 75 graus tbem.


    se eu nao me engano o meu é 82°/77°


    esse cebolao q vc citou é pra motores a alcool....
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    Mensagem por adpachec Qua 8 maio - 18:40:29

    Acho que o dele é para gasolina mesmo.

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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 8 maio - 18:59:53

    é....realmente pro alcool fica muito baixo.....ventoinha nunca iria desligar com a vt do alcool abrindo a 90°


    mas mesmo assim....eu achei esse cebolao muito alto pra gasolina....a ventorinha demoraria muito pra ligar com a vt abrindo a 75°
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    Mensagem por adpachec Qua 8 maio - 19:16:01

    Já faz tempo, mas eu vi um catálogo na internet que a termostática de 76° ( não é 75°) era do motor 3.800 e primeiros 4cc.
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    Mensagem por adpachec Qua 8 maio - 19:37:37

    A mesma fabricante e dois modelos diferentes para o mesmo carro e combustível.

    Mas se olhar pela junta de vedação o correto seria a de 90°C.

    Motor aquecendo Opala 6c Img_2045
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    Mensagem por Rogério Mattioli Qua 8 maio - 21:19:05

    Marcos Adriano escreveu:
    Rogério Mattioli escreveu:Pessoal, eu tenho um Diplomata 89 6cc a gasolina, o correto é usar o cebolão 86º/82° com a válvula termostática 75º?
    se estiver errado, qual é o correto?
    Grato.


    gasolina o correto é ter um cebolao q desarme perto dos 75 graus tbem.


    se eu nao me engano o meu é 82°/77°


    esse cebolao q vc citou é pra motores a alcool....

    SE eu colocar um cebolão de 86º/76º e a valvula termostática de 76º estaria correto tb?
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 9 maio - 10:42:58

    adpachec escreveu:Já faz tempo, mas eu vi um catálogo na internet que a termostática de 76° ( não é 75°) era do motor 3.800 e primeiros 4cc.


    a q eu uso ja algum tempo é wahler de 75°


    e o cebolao realmente é 82°/77°


    como por aqui é lugar muito quente eu achei legao essa combinacao a ventoinha liga mais rapido e desliga mais rapido tbem.....


    eu achei legal assim.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 9 maio - 10:52:18

    Rogério Mattioli escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    gasolina o correto é ter um cebolao q desarme perto dos 75 graus tbem.


    se eu nao me engano o meu é 82°/77°


    esse cebolao q vc citou é pra motores a alcool....

    SE eu colocar um cebolão de 86º/76º e a valvula termostática de 76º estaria correto tb?



    sim estaria melhor....a ventoinha vai demorar pra ligar (86°) e permacera mais tempo ligada ate baixar a temperatura pra 76° quando irá desligar.


    o meu esta num intervalo mais curto....liga mais rapido e desliga mais rapido tem.....apensar de ter 2° a mais q a VT.....mas ela desliga sim.


    meu motor é original a alcool rodando na gasolina devido isso tenho uma taxa de compressao mais alta e isso aumenta o aquecimento do motor.....uso velas do alcool grau 6 e VT 75° cebolao 82°/77° ja uns 2 anos funciona perfeito.....

    o ponteiro trabalha com 1/4 e só subiu no 1/2 ate hj 2 vezes q fui a praia subindo serra voltando num transito na imigrantes quando entrava naqueles tuneis meio dia sol estalando......
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    Mensagem por Müller Qui 9 maio - 10:57:42

    Rogério Mattioli escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    gasolina o correto é ter um cebolao q desarme perto dos 75 graus tbem.


    se eu nao me engano o meu é 82°/77°


    esse cebolao q vc citou é pra motores a alcool....

    SE eu colocar um cebolão de 86º/76º e a valvula termostática de 76º estaria correto tb?

    Não pode, pois vc estaria retardando a acionamento da ventoinha. A válvula abre com 76 e o cebolão aciona a ventoinha com 82. Logo, não teria temperatura suficiente pra acionar a ventoinha. O ideal é o casamento da termostática com o cebolão. Meu carro, por ex, a álcool, usa termostática 92 e cebolão 92/86.


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    Mensagem por Ivo Filho Qui 9 maio - 15:01:19

    ola, vi ate que ja tocaram no assunto, mas.....todos que coloquei radiador de aluminio so me deram dor de cabeça......voltei o original acabou o problema independente de serem tubulares ou brasados....os tubulares fervem na marcha lenta......

    outro detalhe, esse descobri esses dias.....algumas polias dumper tem diametro menor que a original na regiao da cava da correia, isso altera a relaçaõ de transmissao para a polia da bomba de agua e ela gira menos....

    outro detalhe que depois do lance da polia eu fui a tras, tem polias de bomba de agua grandes e tbm pequenas....quanto menor a polia da bomba de agua, mais vai circular agua no motor....


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    Mensagem por Rogério Mattioli Sex 10 maio - 17:37:18

    Rogério Mattioli escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    gasolina o correto é ter um cebolao q desarme perto dos 75 graus tbem.


    se eu nao me engano o meu é 82°/77°


    esse cebolao q vc citou é pra motores a alcool....

    SE eu colocar um cebolão de 86º/76º e a valvula termostática de 76º estaria correto tb?




    Amigo, eu coloquei o Cebolão 86°/76° a ventoinha não desliga, fica ligada direto, e comprei o cebolão que vc citou 82°/77°, ela liga a ventoinha mas não desliga fica ligada direto.
    Na verdade eu estava usando o cebolão do álcool, 92°/87 com a valvula termostática a 75º e funcionava direito ligava e desligava tanto no transito e na estrada a ventoinha nem liga pq o marcador de temperatura fica bem abaixo. Eu queria colocar o cebolão do gasolina mas eu acho q vou ter q voltar o cebolão do álcool que funciona melhor.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 10 maio - 18:11:13

    com esse do alcool é logico q ela vai desligar mais rapido....pois a VT abre com 75°....e seu cebolao ta "programado" pra DESLIGAR com 87°.....a agua sai do cabeçote 75° e tem q esquentar ate 92° pra ligar a ventoinha....q desliga com 87°.....a agua do seu sistema de arrefecimento esta trabalhando mais quente....


    uma coisa te garanto: o MEU com 82°/77° e VT 75° ela liga e desliga sim...

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