Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Regulagem vidro opala cupê
Não freia a traseira! EmptyOntem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Não freia a traseira! EmptyOntem à(s) 16:23:01 por acezario

» Trinco da porta destravando sozinho
Não freia a traseira! EmptyOntem à(s) 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Não freia a traseira! EmptyOntem à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Não freia a traseira! EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Não freia a traseira! EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
Não freia a traseira! EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
Não freia a traseira! EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Não freia a traseira! EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

Quem está conectado?

96 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 95 visitantes :: 1 motor de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
tabarbosa (16850)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
Rubão6cc (15348)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
BANDIT (13573)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
Xann (10394)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
j ricardo (9376)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
Jean Bida (9320)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Não freia a traseira! Bar_leftNão freia a traseira! BarNão freia a traseira! Bar_right 

+3
Marcos Adriano
Diplo87
parrud0www
7 participantes

    Não freia a traseira!

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Ter 3 Nov - 20:06:41

    Pessoal, meu opala é um diplo 86 que usa sistema bendix de freio e foi adaptado freios a disco na traseira (pinças Fiat, não sei de qual carro é mas as pinças é Lucas 34), o resultado foi que não freia a traseira!

    Já fiz algumas coisas na tentativa de solucionar o problema e não tive êxito.

    Tudo foi feito numa oficina especializada em freio.

    - revisão das pinças com trocas de reparo
    - retífica do disco (está dentro da medida)
    - pastilha nova Cobreq
    - Fluido novo DOT3
    - Suporte das pinças novos e mais reforçados (comprados no ML).

    A dianteira também foi revisada mas funciona normalmente.

    Vcs me recomendam fazer alguma coisa?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 3 Nov - 20:59:12

    originalmente existe um regulador de fluxo q LIMITA ou DIMINUI o fluxo de oleo enviado para os freios traseiros a fim de evitar o travamento das rodas traseiras durante a frenagem....o q é importantíssimo na traseira.


    dependendo do tamanho do pistao dessas pincas a quantidade de oleo nunca sera o suficiente pra criar a pressao correta para a frenagem....pois ate isso acontecer a dianteira ja freou.


    só para citar um exemplo: a traseira da minha caravan ate q freava legal. Porem durante uma revisao eu resolvi trocar os cilindros de roda traseiros e nao achei pra comprar nem pra remedio por aqui onde eu moro. Ate q em uma auto peças um vendedor me disse q a do Ford Focus iria "encaixar" no espelho...mas q o cilindro era diferente....mas iria servir....

    eu resolvi levar eles pra casa...e montei no carro.....na primeira volta senti o pedal mais firme...mais em cima....e o carro comecou frear muito a traseira....em pista de terra ou grama se pisar firme ele trava as rodas traseiras....no asfalto quando ainda usava os pneus 195 ameaçava travar dependendo da aderencia (areia, agua, liso e etc)...hoje com os 235 nao faz mais.....mas frea muuito bem.

    a diferença entre o cilindro do Ford Focus e o do Opala é q os pistoezinhos do cilindro do Focus tem 19mm e pouco.....os pistoezinhos do cilindro do opala tem 21mm e pouco....

    ou seja: no Focus a area a ser preenchida de oleo é menor....e isso traz mais pressao e mais acao nos pistoezinhos....no caso do opala com 21mm é necessario deslocar mais oleo pra movimentar os pistoezinhos....


    é isso q pode estar acontecendo com vc.....a quantidade de oleo pode estar insuficiente pra movimentar e dar pressao ao pistao das pincas.


    muitas pessoas dizem q uma má instalacao de pincas na traseira ou uma má distribuicao de oleo entre frente/traseira pode se ter um freio muito mais ineficiente do os originais a tambor

    eu sou incrivelmente feliz com os meu tambor originais com cilindro do Ford Focus...nao troco por pinça nenhuma.

    parrud0www gosta desta mensagem

    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Diplo87 Qua 4 Nov - 6:52:22

    Oi Marcos, interessante essa opção de usar os cilindros do focus.

    parrud0www gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 4 Nov - 17:11:27

    Diplo87 escreveu:Oi Marcos, interessante essa opção de usar os cilindros do focus.


    inclsive recentemente tive q trocar novamente os cilindros de roda


    devido tantas vezes q eu trocava de diferencial (pra testar e vender) acabava sempre mexendo no sistema de freios e nos benditos cilindros de roda.


    dai peguei uma foto da tampinha da caixinha dos cilindros q havia comprado e fui na busca pelos mesmos.....nao quis comprar de opala...optei pelo mesmo do Focus.



    nesse dia aconteceu algo interessante q comentei nos grupos de zap....passei uma tremenda vergonha.


    cheguei na auto peças e passei o celular para o vendedor ver o modelo do cilindro.....ele disse q tinha e era 48 reais cada....eu pedi o par.....ele trouxe ambos e colocou as duas caixas dentro de uma sacola....apos eu fazer o pagamento das peças peguei a sacola e fiz aquela força q achei suficiente para levantar a sacola com as peças e acabei dando aquele puxao enorme (tipo quando vc vai pegar a garrafa de agua na geladeira achando q ela ta cheia, porem ela ta vazia, e vc bate ela na caixa de frios)

    eu corri abri a sacola e abri as caixinhas e vi q o cilindro nao era de ferro fundido e sim de ALUMINIO!!!


    ele olhou assustado e depois deu risada e comentou: achou q a caixinha tava vazia ne???


    eu nao sabia onde enfiava a cara....porem concordei: sim...achei q tava vazia....ta muito leve.


    ele complementou dizendo q todos os cilindros estao vindo de aluminio agora.

    Não freia a traseira! Img_2119
    Não freia a traseira! Img_2118



    vivendo e aprendendo.

    parrud0www gosta desta mensagem

    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Diplo87 Qua 4 Nov - 17:21:32

    Caraca que doido isso kkkkkkkk fico imaginando a cena huahuauhahua

    Bom saber dessas coisas também, quando precisar é uma ótima opção.

    Valeu abraço!

    parrud0www gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 4 Nov - 17:40:22

    entao.....da pra usar esse no lugar desses do opala q normalmente é dificil achar pra comprar.


    o codigo do cilindro do Focus é:


    C-3412


    é exatamente esse q eu uso.

    parrud0www gosta desta mensagem

    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Diplo87 Qua 4 Nov - 17:45:39

    Show, valeu OKK
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qua 4 Nov - 17:55:25

    Marcos Adriano escreveu:entao.....da pra usar esse no lugar desses do opala q normalmente é dificil achar pra comprar.


    o codigo do cilindro do Focus é:


    C-3412


    é exatamente esse q eu uso.

    Não sabia que tinha cilindro de freio em alumínio affraid Tem vantagem e desvantagem...
    vantagem: não vai sofrer corrosão por fluido de freio velho.
    desvantagens: 1) é mais caro (o alumínio é mais caro) e 2)deve ter muita gente espraiando a rosca do furo da válvula ao fazer sangria, condenando de vez o cilindro de freio.

    Eu preferia que a indústria automobilística desenvolvesse um fluido de freio que não fosse higroscópico, permitindo mantê-lo muito mais tempo dentro do circuito de freio ou mesmo reaproveitá-lo eventualmente.

    parrud0www gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Qui 5 Nov - 17:19:12

    É... Quando troquei de diferencial, ele já veio com freios a disco e então estou tentando usá-los... Mas antes tivesse ficado com os tambores!

    Quando troquei este diferencial, eu já coloquei a válvula de retenção do opala 92 com freios a disco, acreditando que seria a melhor opção.

    Então pelo que entendi, a primeira coisa que devo fazer é retirar essa válvula e ver se dá freio, se der, já encontramos onde está o "problema"!

    Já verifiquei no Aliexpress (China) e eles vendem válvulas de retenção reguláveis! Aí eu compraria uma dessa para acertar o fluxo de óleo ideal pro meu carro.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por BenKenobi Sex 6 Nov - 10:11:16

    Use a valvula do opala 92, que é a mesma do monza, que tem o fluxo de oleo correto para disco na traseira.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1247087222-valvula-equalizadora-presso-freio-opala-caravan-9192-c-fr-_JM#position=1&type=item&tracking_id=0189f8cf-d5a9-4da6-a8c1-1ac39bf15adf

    Ja ajuda. Eu uso freio disco na traseira, nao tenho que reclamar, freia muito bem.

    parrud0www gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Sex 6 Nov - 16:57:48

    É mesmo?! Qual pinça de freio vc tá usando? Qual sistema, vargas ou bendix? Se o conjunto no seu carro ficou legal, vou tentar pegar seu exemplo de referência pra eu trabalhar em cima!

    Eu já usava essa válvula do 92 com freios a disco na traseira, hoje eu tirei ela e deixei direto! Parece que deu uma melhorada... Vou usar mais uns dias pra testar e atualizo vcs!

    parrud0www gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 6 Nov - 18:24:16

    é tirando a valvula ja deu uma melhorada na pressao....


    parrud0www gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 6 Nov - 18:39:46

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:entao.....da pra usar esse no lugar desses do opala q normalmente é dificil achar pra comprar.


    o codigo do cilindro do Focus é:


    C-3412


    é exatamente esse q eu uso.

    Não sabia que tinha cilindro de freio em alumínio  affraid Tem vantagem e desvantagem...
    vantagem: não vai sofrer corrosão por fluido de freio velho.
    desvantagens: 1) é mais caro (o alumínio é mais caro) e 2)deve ter muita gente espraiando a rosca do furo da válvula ao fazer sangria, condenando de vez o cilindro de freio.

    Eu preferia que a indústria automobilística desenvolvesse um fluido de freio que não fosse higroscópico, permitindo mantê-lo muito mais tempo dentro do circuito de freio ou mesmo reaproveitá-lo eventualmente.



    cara na vdd eu ja havia trocado varios cilindros de roda de saveiro e uno no meu trampo...e realmente eles eram de aluminio....inclusive alguns sao azuis.


    poreeeeem eu sai de casa na ideia de comprar um cilindro de roda pra minha caravam.....nao me veio na cabeça q eu estava usando um de um carro mais moderninho.


    na imaginei q o cilindro da "caravan" poderia ser modernizado e produzido de aluminio.....


    quando peguei a sacola foi algo inesperado kkkkkkkkkkkkk


    depois o cara veio com essa conversa q teria q tomar cuidado com as roscas e tal....porem eu ja meio q tinha conhecimento......



    ele me disse q a peça de aluminio é mais facil pra produzir e ficaria mais "barata" no valor final......mas deve ser conversa de vendedor.

    parrud0www gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Sex 6 Nov - 18:52:13

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não sabia que tinha cilindro de freio em alumínio  affraid Tem vantagem e desvantagem...
    vantagem: não vai sofrer corrosão por fluido de freio velho.
    desvantagens: 1) é mais caro (o alumínio é mais caro) e 2)deve ter muita gente espraiando a rosca do furo da válvula ao fazer sangria, condenando de vez o cilindro de freio.

    Eu preferia que a indústria automobilística desenvolvesse um fluido de freio que não fosse higroscópico, permitindo mantê-lo muito mais tempo dentro do circuito de freio ou mesmo reaproveitá-lo eventualmente.



    cara na vdd eu ja havia trocado varios cilindros de roda de saveiro e uno no meu trampo...e realmente eles eram de aluminio....inclusive alguns sao azuis.


    poreeeeem eu sai de casa na ideia de comprar um cilindro de roda pra minha caravam.....nao me veio na cabeça q eu estava usando um de um carro mais moderninho.


    na imaginei q o cilindro da "caravan" poderia ser modernizado e produzido de aluminio.....


    quando peguei a sacola foi algo inesperado kkkkkkkkkkkkk


    depois o cara veio com essa conversa q teria q tomar cuidado com as roscas e tal....porem eu ja meio q tinha conhecimento......



    ele me disse q a peça de aluminio é mais facil pra produzir e ficaria mais "barata" no valor final......mas deve ser conversa de vendedor.

    Realmente, eu tb acho que é conversa de vendedor. Pode até ser mais barata de produzir, mas a matéria prima é muito mais cara.
    O alumínio você pode fundir, usinar, fresar,etc... com muito menos gasto de energia e ferramenta e até transportar é mais barato por causa do menor peso. Mas é um metal nobre e é monopólio da Alcoa. Por isso, bem mais caro em tetmos de matéria prima.

    parrud0www gosta desta mensagem

    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por BenKenobi Sex 6 Nov - 20:52:57

    parrud0www escreveu:É mesmo?! Qual pinça de freio vc tá usando? Qual sistema, vargas ou bendix? Se o conjunto no seu carro ficou legal, vou tentar pegar seu exemplo de referência pra eu trabalhar em cima!

    Eu já usava essa válvula do 92 com freios a disco na traseira, hoje eu tirei ela e deixei direto! Parece que deu uma melhorada... Vou usar mais uns dias pra testar e atualizo vcs!

    Uso Varga, é um 88, pinças da Audi a3 00, mesma de golf.

    O fato de tirar a válvula, vc aumentou o fluxo de fluido na traseira, ai melhora mesmo a frenagem.

    O que eu checaria, seria se as pincas nao estao travadas, ai pode ser que vc freia e por estar travada nao freia. Vc testou sangrar de novo?

    parrud0www gosta desta mensagem

    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Joey Ramone Sáb 7 Nov - 7:59:11

    parrud0www, dúvida: Você que fez a conversão pra disco na traseira ou já pegou o carro assim? Pra saber se com freio a tambor funcionava bem.

    Pergunto pois um amigo meu teve problemas nos freios traseiros, tinha trocado cilindros de roda, sangrou, e não deu diferença. Por fim suspeitamos do estado da tubulação, entupimentos, etc. Depois de trocar o tubo o freio mudou da água pro vinho, problema resolvido.

    parrud0www gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Sáb 7 Nov - 9:22:23

    BenKenobi, entendi! O meu está muito diferente do seu... O meu é sistema Bendix com pinças de carro Fiat, aí fica muito difícil essa mudança pra fazer igual ao seu... teria que trocar tudo kkk então vou insistir no meu mesmo.

    Já li num tópico aqui que o cara fez a sangria nesses centros automotivos com aquela bomba de vácuo que até melhorou o freio... posso tentar fazer isso antes de tudo! Já que não é uma coisa cara pra fazer


    Joey Ramone, irmão, vc tocou num ponto importante... Eu peguei o carro no tambor, depois troquei o diferencial que o mesmo veio com discos.

    E realmente não notei nenhuma diferença quando saiu do tambor e foi pro disco! Talvez nem estava freando com o tambor e eu não sabia porque é tudo fechado né... diferente do disco que dá pra ir acompanhando olhando de fora.

    Pode ser esse o motivo né... Já liguei pra um lugar que só mexe com freios na minha cidade e eles cobraram 380 reais pra fazer todos os caninhos e conexões novas, não achei caro! Posso tentar fazer isso sim! Valeu pela informação.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Nov - 20:11:54

    Joey Ramone escreveu:parrud0www, dúvida: Você que fez a conversão pra disco na traseira ou já pegou o carro assim? Pra saber se com freio a tambor funcionava bem.

    Pergunto pois um amigo meu teve problemas nos freios traseiros, tinha trocado cilindros de roda, sangrou, e não deu diferença. Por fim suspeitamos do estado da tubulação, entupimentos, etc. Depois de trocar o tubo o freio mudou da água pro vinho, problema resolvido.



    o q muita gente nao "nota" é q da tubulacao de metal q sai do cilindro meste e vai ate a traseira do carro tbem existe um FLEXIVEL semelhante ao dianteiro....q liga justamente a tubulacao de metal com a conexao distribuidora (T kkkkkkk) q fica no diferencial.


    e ele tbem pode entupir assim como os dianteiros.


    e isso diminui, impede ou ate mesmo trava as rodas freadas.

    parrud0www gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Ter 2 Mar - 19:54:37

    Pessoal, vim dar o retorno para vcs e quem sabe ajudar alguém que possa ler esse post um dia.

    Após feito tudo isso que foi informado, eu fiz as seguintes coisas:

    - tirei a válvula equalizadora (deu uma boa melhorada no meu caso)
    - troquei o cilindro mestre (escolhi o melhor do mercado atualmente, Controil, paguei 400 reais)
    - fiz duas sangrias mas dessa vez utilizando o DOT4

    A primeira sangria eu fiz só pra "lavagem" do sistema. Outra coisa foi que quando eu fiz a lavagem e a sangria definitiva, eu coloquei a garrafa acima da pinça (como é feito em motos), pro ar sair completamente.

    Resultado: melhorou muito o freio, o carro agora está freando muito antes de travar as rodas, porém, ainda não está pegando muito freio na traseira... Acho que "tirou" um pouco de pressão da dianteira fazendo o carro frear mais antes de travar.
    Então, pode ser que tinha mais de um problema interferindo na frenagem.
    Agora eu não vou mexer mais... Mas se eu fosse, suspeito de desalinhamento do cavalete ou suporte da pinça, não deixando a pastilha pegar por igual a 100% no disco, ou então, alguma obstrução na tubulação de freio.
    Se eu for melhorar mais, quero que alguém com muita experiência em adaptações de freio me oriente, porque eu tentar resolver, eu não faço mais... O resultado que tive hoje já está satisfatório.

    Obrigado a todos pela ajuda! Mais um opala nas ruas! Abraço
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Ter 2 Mar - 21:08:32

    parrud0www escreveu:Pessoal, vim dar o retorno para vcs e quem sabe ajudar alguém que possa ler esse post um dia.

    Após feito tudo isso que foi informado, eu fiz as seguintes coisas:

    - tirei a válvula equalizadora (deu uma boa melhorada no meu caso)
    - troquei o cilindro mestre (escolhi o melhor do mercado atualmente, Controil, paguei 400 reais)
    - fiz duas sangrias mas dessa vez utilizando o DOT4

    A primeira sangria eu fiz só pra "lavagem" do sistema. Outra coisa foi que quando eu fiz a lavagem e a sangria definitiva, eu coloquei a garrafa acima da pinça (como é feito em motos), pro ar sair completamente.

    Resultado: melhorou muito o freio, o carro agora está freando muito antes de travar as rodas, porém, ainda não está pegando muito freio na traseira... Acho que "tirou" um pouco de pressão da dianteira fazendo o carro frear mais antes de travar.
    Então, pode ser que tinha mais de um problema interferindo na frenagem.
    Agora eu não vou mexer mais... Mas se eu fosse, suspeito de desalinhamento do cavalete ou suporte da pinça, não deixando a pastilha pegar por igual a 100% no disco, ou então, alguma obstrução na tubulação de freio.
    Se eu for melhorar mais, quero que alguém com muita experiência em adaptações de freio me oriente, porque eu tentar resolver, eu não faço mais... O resultado que tive hoje já está satisfatório.

    Obrigado a todos pela ajuda! Mais um opala nas ruas! Abraço

    Lá no início dos anos 2000, eu participava de uma comunidade de opalas na internet. Em certo momento apareceu uma discussão sobre adaptar pinças de freio traseiras no opala. Um dos participantes mencionou um caso de um amigo que resolveu fazer e colocou as pinças traseiras de FIAT TEMPRA no opala, pois naquela época as pinças traseiras de opala já eram raras e caras. Acho que era um cara de São Paulo - capital, e parece que na época havia a infame Inspeção Veicular Não freia a traseira! 806582 . Quando o cara foi fazê-la, o licenciamento foi barrado porque exigiram um laudo do INMETRO sobre a adaptação das pinças de freio traseiras. Lá foi o cara no INMETRO. Lá fizeram testes com o veículo e ele foi reprovado. No laudo dizia que estava com praticamente 0% de frenagem nas rodas traseiras.
    Não é um problema de ar no sistema ou fluido de freio incorreto. O problema está no tamanho dos pistões das pinças dianteiras X tamanho dos pistões das pinças traseiras X válvula de equalização X tamanho da pastilha de freio. Essa equação precisa ser dimensionada. É por isso que sempre recomendo um transplante total do sistema de freios. Ou então, não mexer.
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Qua 3 Mar - 10:44:24

    É verdade... Eu tive que aprender isso da pior forma, jogando muito dinheiro fora e agora pra voltar atrás, precisaria encontrar tambores de freio Bendix (porque os meus eu vendi), e não é fácil de encontrar... Muitas vezes, a pessoa nem sabe se é bendix ou varga. Mas obrigado pela informação amigo, um dia vou dar sequência nos freios do meu Opala, ou tentar melhorar usando os discos ou voltar o tambor.

    Se eu pudesse voltar atrás, não teria feito nada disso.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 3 Mar - 11:09:18

    opala4cc escreveu:
    parrud0www escreveu:Pessoal, vim dar o retorno para vcs e quem sabe ajudar alguém que possa ler esse post um dia.

    Após feito tudo isso que foi informado, eu fiz as seguintes coisas:

    - tirei a válvula equalizadora (deu uma boa melhorada no meu caso)
    - troquei o cilindro mestre (escolhi o melhor do mercado atualmente, Controil, paguei 400 reais)
    - fiz duas sangrias mas dessa vez utilizando o DOT4

    A primeira sangria eu fiz só pra "lavagem" do sistema. Outra coisa foi que quando eu fiz a lavagem e a sangria definitiva, eu coloquei a garrafa acima da pinça (como é feito em motos), pro ar sair completamente.

    Resultado: melhorou muito o freio, o carro agora está freando muito antes de travar as rodas, porém, ainda não está pegando muito freio na traseira... Acho que "tirou" um pouco de pressão da dianteira fazendo o carro frear mais antes de travar.
    Então, pode ser que tinha mais de um problema interferindo na frenagem.
    Agora eu não vou mexer mais... Mas se eu fosse, suspeito de desalinhamento do cavalete ou suporte da pinça, não deixando a pastilha pegar por igual a 100% no disco, ou então, alguma obstrução na tubulação de freio.
    Se eu for melhorar mais, quero que alguém com muita experiência em adaptações de freio me oriente, porque eu tentar resolver, eu não faço mais... O resultado que tive hoje já está satisfatório.

    Obrigado a todos pela ajuda! Mais um opala nas ruas! Abraço

    Lá no início dos anos 2000, eu participava de uma comunidade de opalas na internet. Em certo momento apareceu uma discussão sobre adaptar pinças de freio traseiras no opala. Um dos participantes mencionou um caso de um amigo que resolveu fazer e colocou as pinças traseiras de FIAT TEMPRA no opala, pois naquela época as pinças traseiras de opala já eram raras e caras. Acho que era um cara de São Paulo - capital, e parece que na época havia a infame Inspeção Veicular Não freia a traseira! 806582 . Quando o cara foi fazê-la, o licenciamento foi barrado porque exigiram um laudo do INMETRO sobre a adaptação das pinças de freio traseiras. Lá foi o cara no INMETRO. Lá fizeram testes com o veículo e ele foi reprovado. No laudo dizia que estava com praticamente 0% de frenagem nas rodas traseiras.
    Não é um problema de ar no sistema ou fluido de freio incorreto. O problema está no tamanho dos pistões das pinças dianteiras X tamanho dos pistões das pinças traseiras X válvula de equalização X tamanho da pastilha de freio. Essa equação precisa ser dimensionada. É por isso que sempre recomendo um transplante total do sistema de freios. Ou então, não mexer.


    é exatamente o q eu costumo dizer e muita gente me critica, principalmente os alucinados por freio a disco na traseira.


    eu prefiro 1000x meu freio tambor do jeito q esta "freando" muito bem do q um sistema com pinças q sabe - se la como esta a equalizacao.....


    eu optei por alterar o cilindro de roda devido a falta do original nas auto peças nas cidades vizinhas onde eu moro.....fui alertado pelo opala4cc sobre esse "problema" da equalizacao q devido o diametro do pistao ser menor haveria uma frenagem MAIOR na traseira em relacao ao cilindro original....e isso poderia trazer um travamento das rodas traseiras em algum certo


    porem NO MEU CASO deu muito certo e eu gostei de mais do meu freio traseiro....


    tanto é q devido muitas trocas de diferencial q eu fazia testando eles na minha caravan quando comprava com defeito e arrumava pra revender era necessario todas as vezes mexer no cilindro e eles estragaram e eu ao invez de comprar os originais mantive a linha do cilindro do ford focus.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qua 3 Mar - 16:49:14

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Lá no início dos anos 2000, eu participava de uma comunidade de opalas na internet. Em certo momento apareceu uma discussão sobre adaptar pinças de freio traseiras no opala. Um dos participantes mencionou um caso de um amigo que resolveu fazer e colocou as pinças traseiras de FIAT TEMPRA no opala, pois naquela época as pinças traseiras de opala já eram raras e caras. Acho que era um cara de São Paulo - capital, e parece que na época havia a infame Inspeção Veicular Não freia a traseira! 806582 . Quando o cara foi fazê-la, o licenciamento foi barrado porque exigiram um laudo do INMETRO sobre a adaptação das pinças de freio traseiras. Lá foi o cara no INMETRO. Lá fizeram testes com o veículo e ele foi reprovado. No laudo dizia que estava com praticamente 0% de frenagem nas rodas traseiras.
    Não é um problema de ar no sistema ou fluido de freio incorreto. O problema está no tamanho dos pistões das pinças dianteiras X tamanho dos pistões das pinças traseiras X válvula de equalização X tamanho da pastilha de freio. Essa equação precisa ser dimensionada. É por isso que sempre recomendo um transplante total do sistema de freios. Ou então, não mexer.


    é exatamente o q eu costumo dizer e muita gente me critica, principalmente os alucinados por freio a disco na traseira.


    eu prefiro 1000x meu freio tambor do jeito q esta "freando" muito bem do q um sistema com pinças q sabe - se la como esta a equalizacao.....


    eu optei por alterar o cilindro de roda devido a falta do original nas auto peças nas cidades vizinhas onde eu moro.....fui alertado pelo opala4cc sobre esse "problema" da equalizacao q devido o diametro do pistao ser menor haveria uma frenagem MAIOR na traseira em relacao ao cilindro original....e isso poderia trazer um travamento das rodas traseiras em algum certo


    porem NO MEU CASO deu muito certo e eu gostei de mais do meu freio traseiro....


    tanto é q devido muitas trocas de diferencial q eu fazia testando eles na minha caravan quando comprava com defeito e arrumava pra revender era necessario todas as vezes mexer no cilindro e eles estragaram e eu ao invez de comprar os originais mantive a linha do cilindro do ford focus.


    Eu também confio muito mais no freio a tambor traseiro do que uma adaptação de freio a disco. A não ser que você saiba dimensionar freios. E vai que inventam de de ressuscitar a porra da inspeção veicular??? Vem aí novas normas de emissão de poluentes e uma agenda internacional muito forte de "políticas ambientais" onde o Brasil assinou tratados de adesão. E essa agenda ambiental pressiona muito pela inspeção vinculada ao licenciamento.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qua 3 Mar - 17:35:09

    parrud0www escreveu:É verdade... Eu tive que aprender isso da pior forma, jogando muito dinheiro fora e agora pra voltar atrás, precisaria encontrar tambores de freio Bendix (porque os meus eu vendi), e não é fácil de encontrar... Muitas vezes, a pessoa nem sabe se é bendix ou varga. Mas obrigado pela informação amigo, um dia vou dar sequência nos freios do meu Opala, ou tentar melhorar usando os discos ou voltar o tambor.

    Se eu pudesse voltar atrás, não teria feito nada disso.

    Olha, parrud0www, o sistema de freio traseiro BENDIX só foi até 1982. E independentemente do freio traseiro ser BENDIX ou VARGA, TODOS os tambores de freio traseiros de opala de 1969 até 1992 são rigorosamente iguais. Você pode comprar o tambor traseiro da marca BENDIX (se achar), VARGA, hiperfreios, fremax, Klingon, etc...

    parrud0www gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Qui 4 Mar - 16:38:24

    opala4cc escreveu:
    parrud0www escreveu:É verdade... Eu tive que aprender isso da pior forma, jogando muito dinheiro fora e agora pra voltar atrás, precisaria encontrar tambores de freio Bendix (porque os meus eu vendi), e não é fácil de encontrar... Muitas vezes, a pessoa nem sabe se é bendix ou varga. Mas obrigado pela informação amigo, um dia vou dar sequência nos freios do meu Opala, ou tentar melhorar usando os discos ou voltar o tambor.

    Se eu pudesse voltar atrás, não teria feito nada disso.

    Olha, parrud0www, o sistema de freio traseiro BENDIX só foi até 1982. E independentemente do freio traseiro ser BENDIX ou VARGA, TODOS os tambores de freio traseiros de opala de 1969 até 1992 são rigorosamente iguais. Você pode comprar o tambor traseiro da marca BENDIX (se achar), VARGA, hiperfreios, fremax, Klingon, etc...

    Certo, mas eu não preciso só trocar o tambor, eu preciso do conjunto completo do tambor... Incluindo Prato(espelho), sapatas, molas, hastes, enfim... Tudo pra tirar meu freio a disco traseiro e colocar tambor.

    A sua informação é sobre o conjunto inteiro ou somente o tambor?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Mar - 17:20:36

    parrud0www escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Olha, parrud0www, o sistema de freio traseiro BENDIX só foi até 1982. E independentemente do freio traseiro ser BENDIX ou VARGA, TODOS os tambores de freio traseiros de opala de 1969 até 1992 são rigorosamente iguais. Você pode comprar o tambor traseiro da marca BENDIX (se achar), VARGA, hiperfreios, fremax, Klingon, etc...

    Certo, mas eu não preciso só trocar o tambor, eu preciso do conjunto completo do tambor... Incluindo Prato(espelho), sapatas, molas, hastes, enfim... Tudo pra tirar meu freio a disco traseiro e colocar tambor.

    A sua informação é sobre o conjunto inteiro ou somente o tambor?

    A minha informação é sobre o conjunto de freio das rodas traseiras a partir dos pratos de freio na direção das extremidades do eixo traseiro.
    Sobre os freios dianteiros, o que sei é que a GMB usou, durante a década de 80, o conjunto cilindro-mestre bendix + hidrovácuo bendix + pinças e discos dianteiros ATE-TEVES alternado com o conjunto cilindro-mestre varga + hidrovácuo varga + pinças e discos dianteiros varga. Foi assim até 1990. A partir de 1991 até 1992, era tudo varga.
    O mais bizarro é que entre 1983 até 1990, mesmo com o sistema de freios dianteiros BENDIX/ATE-TEVES, a GMB usava sistema de freio traseiro da VARGA, kkkkkk!!!!! A conclusão é minha, já que em nenhum catálogo de peças há histórico de freio traseiro BENDIX/ATE-TEVES nesse período (83/90).
    Ao repor o sistema de freio traseiro, o único cuidado que você deve ter é de colocar o sistema VARGA 80 em diante, já que o sistema varga até 1979 tem pequenas diferenças. Não que o sistema até 79 não vá funcionar, mas o correto para o seu carro é o sistema 81 em diante e acredito que vai ser mais difícil achar todos os componentes para o sistema varga até 1979. Independentemente de você optar pelo sistema até 79 ou 80 em diante, o mais difícil de se achar são as sapatas de freio e a chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas. O resto, você encontra novo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Mar - 17:59:49

    Aqui tem um cara vendendo um jogo de sapatas bem decente. Tem, inclusive, as alavancas do freio de estacionamento. Só ficaria faltando a chapinha de regulagem da catraca.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1803080218-jogo-de-sapatas-do-freio-traseiro-opala-8092-original-gm-_JM

    É raro achar estas sapatas pra venda, a não ser que você compre junto com o diferencial. Mais raro ainda é achá-las novas, como nesse anúncio.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Mar - 18:05:23

    E aqui, um cara vendendo o conjunto, mas o preço é de lascar! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773825222-freio-traseiro-opala-comodoro-caravan-todos-original-kit-gm-_JM

    Mas é um conjunto em muito bom estado!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Mar - 18:54:24

    opala4cc escreveu:Aqui tem um cara vendendo um jogo de sapatas bem decente. Tem, inclusive, as alavancas do freio de estacionamento. Só ficaria faltando a chapinha de regulagem da catraca.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1803080218-jogo-de-sapatas-do-freio-traseiro-opala-8092-original-gm-_JM

    É raro achar estas sapatas pra venda, a não ser que você compre junto com o diferencial. Mais raro ainda é achá-las novas, como nesse anúncio.



    esse falta muita coisa......uma pena.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Mar - 18:55:35

    opala4cc escreveu:E aqui, um cara vendendo o conjunto, mas o preço é de lascar! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773825222-freio-traseiro-opala-comodoro-caravan-todos-original-kit-gm-_JM

    Mas é um conjunto em muito bom estado!



    esse ta completinho....mas o valor é altissimo....uma pena.



    e pra falar a verdade nesse valor vc compra um diferencial braseixos completo com os freios e tudo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Mar - 18:57:57

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Aqui tem um cara vendendo um jogo de sapatas bem decente. Tem, inclusive, as alavancas do freio de estacionamento. Só ficaria faltando a chapinha de regulagem da catraca.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1803080218-jogo-de-sapatas-do-freio-traseiro-opala-8092-original-gm-_JM

    É raro achar estas sapatas pra venda, a não ser que você compre junto com o diferencial. Mais raro ainda é achá-las novas, como nesse anúncio.



    esse falta muita coisa......uma pena.

    Sim e não. As peças restantes (com exceção dos pratos de freio, tambor de freio e as chapinhas de regulagens) são baratas e fáceis de achar.
    Para achar completo mesmo, só comprando um diferencial para canibalizar os freios e passar adiante o diferencial. Mas aí, quando você tira os tambores, tem que dar uma garibada em tudo, pois normalmente está bem enferrujado.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Mar - 19:00:37

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:E aqui, um cara vendendo o conjunto, mas o preço é de lascar! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773825222-freio-traseiro-opala-comodoro-caravan-todos-original-kit-gm-_JM

    Mas é um conjunto em muito bom estado!



    esse ta completinho....mas o valor é altissimo....uma pena.



    e pra falar a verdade nesse valor vc compra um diferencial braseixos completo com os freios e tudo.


    EXATAMENTE. Mas é o que eu mencionei: as peças internas (dentro dos tambores) normalmente estão bem ruins e pode estar faltando algo difícil de achar, como as chapinhas de regulagem e até mesmo as sapatas... nunca se sabe se mexeram ali antes de vender. Teria que tirar os tambores de freio do diferencial para conferir antes de comprar.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Mar - 19:05:06

    ah sim....com ctz....teria q dar uma olhada.....


    mas o q eu to falando é isso: na internet acha braseixos completo por esse valor.



    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Mar - 19:11:42

    Marcos Adriano escreveu:ah sim....com ctz....teria q dar uma olhada.....


    mas o q eu to falando é isso: na internet acha braseixos completo por esse valor.




    Concordo e é muito mais tentador comprar o diferencial todo.
    Mas tem um porém. As sapatas de freio, se estiverem em estado razoável de ferrugem, precisam de jateamento e pintura ou novo banho de galvanização, já que não se pode/deve assentar lonas novas em superfícies enferrujadas das sapatas. Seja o jateamento com a posterior pintura epóxi ou o jateamento seguido do banho de galvanização nas sapatas, já têm um custo bem significativo. Não são processos muito baratinhos.

    Via de regra, é assim que a gente encontra esses trecos quando compra um diferencial e tira os tambores para inspecionar os freios:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1742765203-campana-de-freio-varga-traseiro-opala-_JM
    E tá ainda mais caro!!!! affraid
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Sex 5 Mar - 11:10:36

    Pessoal, eu quero comprar o conjunto inteiro novo (ou pelo menos, o que encontrar novo) para o meu Opala, vcs me ajudam?
    Lembrando, meu opala é um 86 6cil diplo, sistema Bendix e diferencial Dana.

    Já encontramos as sapatas, o que mais preciso?

    Essa chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas, se nós não encontrarmos novo, eu tento encontrar usada mesmo.

    Agradeço muito a ajuda de vcs, isso não tem valor.


    Última edição por parrud0www em Sex 5 Mar - 22:30:51, editado 1 vez(es)
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Sex 5 Mar - 14:32:24

    parrud0www escreveu:Pessoal, eu quero comprar o conjunto inteiro novo (ou pelo menos, o que encontrar novo) para o meu Opala, vcs me ajudam?
    Lembrando, meu opala é um 86 6cil diplo, sistema Bendix e diferencial Dana.

    Já encontramos as sapatas, o que mais preciso?

    Essa chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas, se nós não encontrarmos novo, eu tento encontrar usada mesmo.

    Eu recomendo este aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773825222-freio-traseiro-opala-comodoro-caravan-todos-original-kit-gm-_JM
    Depois, é só comprar o cilindros de roda e os tambores. Isso se não sabotaram a geometria dos caninhos de freio.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Sex 5 Mar - 20:02:39

    opala4cc escreveu:
    parrud0www escreveu:Pessoal, eu quero comprar o conjunto inteiro novo (ou pelo menos, o que encontrar novo) para o meu Opala, vcs me ajudam?
    Lembrando, meu opala é um 86 6cil diplo, sistema Bendix e diferencial Dana.

    Já encontramos as sapatas, o que mais preciso?

    Essa chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas, se nós não encontrarmos novo, eu tento encontrar usada mesmo.

    Eu recomendo este aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773825222-freio-traseiro-opala-comodoro-caravan-todos-original-kit-gm-_JM
    Depois, é só comprar o cilindros de roda e os tambores. Isso se não sabotaram a geometria dos caninhos de freio.

    Faz uma contra-proposta para o vendedor. Tenta uns 600 reais + frete, pois acho que os 800 reais está superfaturado. Mas tem que ver que você vai poder abater o valor gasto no sistema a tambor quando vender essa traquitana de freio a disco adaptada.
    Ou então parte para um diferencial todo. Eu digo isso porque vai ser bastante difícil achar as chapinhas de regulagem das catracas vendidas avulsas, mesmo que usadas, caso você compre apenas as sapatas naquele anúncio de sapatas com lonas.
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Dom 7 Mar - 0:36:11

    Então, eu penso em comprar um diferencial completo em ultimo caso... Porque depois de tudo que fiz, quero terminara os freios do meu opala usando ao máximo peças novas.

    Eu estou cotando os preços comprando peças novas novas e tá saindo um valor interessante... na casa dos 700 reais tudo.

    A chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas por acaso é a mesma dessa foto?

    Não freia a traseira! Trava10
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Dom 7 Mar - 0:49:27

    parrud0www escreveu:Então, eu penso em comprar um diferencial completo em ultimo caso... Porque depois de tudo que fiz, quero terminara os freios do meu opala usando ao máximo peças novas.

    Eu estou cotando os preços comprando peças novas novas e tá saindo um valor interessante... na casa dos 700 reais tudo.

    A chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas por acaso é a mesma dessa foto?

    Não freia a traseira! Trava10

    SIM!
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Dom 7 Mar - 1:37:17

    Certo! Então vamos lá, vcs me ajudam a conferir se estou comprando todas as peças e não está faltando nada?

    ESPELHOS: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1617742735-espelho-de-freio-traseiro-opala-par-original-cod-gm-1089201-_JM#position=3&type=item&tracking_id=c25341d4-3d44-4023-b791-cb5701458f39

    SAPATAS E LONAS: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1803080218-jogo-de-sapatas-do-freio-traseiro-opala-8092-original-gm-_JM

    KIT DE MOLAS, HASTES E ETC: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-898272106-reparo-sapata-par-traseiro-opala-caravan-1973-a-1992-todos-_JM#position=8&type=item&tracking_id=2f93f274-9f48-44af-9384-9b374148c877

    TAMBORES: https://www.hipervarejo.com.br/par-tambor-freio-caravan-opala-69-a-92-traseiro-sem-cubo-hipper-freios-hf27/p

    Chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas: Encontrei no ferro velho aqui na cidade, 40 reais o par.

    Burrinhos e cabo de freio de mão vou comprar aqui na cidade mesmo.

    Está faltando alguma coisa? Está tudo correto?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Dom 7 Mar - 11:52:58

    parrud0www escreveu:Certo! Então vamos lá, vcs me ajudam a conferir se estou comprando todas as peças e não está faltando nada?

    ESPELHOS: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1617742735-espelho-de-freio-traseiro-opala-par-original-cod-gm-1089201-_JM#position=3&type=item&tracking_id=c25341d4-3d44-4023-b791-cb5701458f39

    SAPATAS E LONAS: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1803080218-jogo-de-sapatas-do-freio-traseiro-opala-8092-original-gm-_JM

    KIT DE MOLAS, HASTES E ETC: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-898272106-reparo-sapata-par-traseiro-opala-caravan-1973-a-1992-todos-_JM#position=8&type=item&tracking_id=2f93f274-9f48-44af-9384-9b374148c877

    TAMBORES: https://www.hipervarejo.com.br/par-tambor-freio-caravan-opala-69-a-92-traseiro-sem-cubo-hipper-freios-hf27/p

    Chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas: Encontrei no ferro velho aqui na cidade, 40 reais o par.

    Burrinhos e cabo de freio de mão vou comprar aqui na cidade mesmo.

    Está faltando alguma coisa? Está tudo correto?

    Tem algo errado com os pratos de freio do anúncio que você selecionou. O ponto de pivotamento das sapatas é diferente. Acredito que a geometria do prato não é para freios VARGA. Acho que são para opala com freio a tambor traseiro BENDIX de 81 até 82.
    Compare com a segunda foto do anúncio https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773825222-freio-traseiro-opala-comodoro-caravan-todos-original-kit-gm-_JM

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Dom 7 Mar - 16:48:43

    Caramba! Eu não tinha notado diferença alguma kkkkk

    Vi aqui no ferro velho, o cara me vende os dois espelhos Varga por 100 reais.

    Ou então eu compro esse aqui que o cara diz que é nova: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932422547-espelho-do-freio-traseiro-do-opala-par-varga-_JM#position=22&type=item&tracking_id=37aa3d88-bdcb-4565-a1c8-a6f1f8fce3dd

    Agora tá tudo certo?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Dom 7 Mar - 17:28:30

    parrud0www escreveu:Caramba! Eu não tinha notado diferença alguma kkkkk

    Vi aqui no ferro velho, o cara me vende os dois espelhos Varga por 100 reais.

    Ou então eu compro esse aqui que o cara diz que é nova: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932422547-espelho-do-freio-traseiro-do-opala-par-varga-_JM#position=22&type=item&tracking_id=37aa3d88-bdcb-4565-a1c8-a6f1f8fce3dd

    Agora tá tudo certo?

    Sinal verde nestes pratos do anúncio OKK ! Mesmo que estes do anúncio não sejam novos, foram no mínimo jateados e pintados com tinta epóxi, o que equivale a ficar novo de novo. Vale cada centavo. A melhor pintura para esses componentes é a pintura epóxi. Compre os deste anúncio, pois os do ferro-velho vêm enferrujados e vão passar a ferrugem para as sapatas caso você não jateie e pinte eles antes de instalar.
    Veja que muita gente pinta os pratos de freio com preto vinílico, mas só a pintura epóxi tem boa resistência ao contato do fluido de freio que mais cedo ou mais tarde vaza dos cilindros de freio dentro da roda, escorrendo pelo prato do freio.
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Seg 8 Mar - 10:18:58

    Entendi! Beleza. Então posso comprar tudo?

    A chapinha que trava a regulagem, vou comprar no ferro velho mas vou jatear e galvanizar também. Os tambores eu posso fazer essa pintura epóxi aqui na empresa onde trabalho também (vou tomar cuidado pra não pintar onde a lona tem contato e onde a roda tem contato).
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Seg 8 Mar - 11:58:35

    parrud0www escreveu:Entendi! Beleza. Então posso comprar tudo?

    A chapinha que trava a regulagem, vou comprar no ferro velho mas vou jatear e galvanizar também. Os tambores eu posso fazer essa pintura epóxi aqui na empresa onde trabalho também (vou tomar cuidado pra não pintar onde a lona tem contato e onde a roda tem contato).

    Sim, pode comprar tudo. Os tambores você não precisa pintar. Se pintar, pode ser com tinta esmalte mesmo. Claro que em epóxi a tinta no tambor vai durar mais do que o tambor, kkkk. Mas como é caro, talvez você prefira pintar os tambores com tinta esmalte com pincel. Ou pode pintar com tinta spray mesmo.
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por PedroV9 Seg 8 Mar - 12:48:13

    parrud0www escreveu:Então, eu penso em comprar um diferencial completo em ultimo caso... Porque depois de tudo que fiz, quero terminara os freios do meu opala usando ao máximo peças novas.

    Eu estou cotando os preços comprando peças novas novas e tá saindo um valor interessante... na casa dos 700 reais tudo.

    A chapinha que trava a catraca de regulagem das sapatas por acaso é a mesma dessa foto?

    Não freia a traseira! Trava10

    Rapaz, faz uns 7 anos que estou atrás desta maledeta chapinha! Será que no ferro velho que você foi não tem mais alguma não? rsrs

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38205-trava-chapinha-do-regulador-automatico-do-freio
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Seg 8 Mar - 16:17:11

    Beleza! Obrigado amigos, vou comprar as coisas e se der, posto o desenrolar dessa história kkk

    PesroV9, é seu dia de sorte, pelo que li no seu post, vc precisa da chapinha do lado esquerdo, né? Aí ela:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1597522474-alavanca-haste-da-regulagem-do-freio-tras-opala-80-a-92-_JM

    No ferro velho que vou comprar, acredito que o cara só tem 1 par, mas caso essa acima não te servir, eu vejo lá com ele se ele tem mais.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Seg 8 Mar - 16:20:43

    parrud0www escreveu:Beleza! Obrigado amigos, vou comprar as coisas e se der, posto o desenrolar dessa história kkk

    PesroV9, é seu dia de sorte, pelo que li no seu post, vc precisa da chapinha do lado esquerdo, né? Aí ela:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1597522474-alavanca-haste-da-regulagem-do-freio-tras-opala-80-a-92-_JM

    No ferro velho que vou comprar, acredito que o cara só tem 1 par, mas caso essa acima não te servir, eu vejo lá com ele se ele tem mais.

    Acho que não vai servir para ele porque o cara só tem uma unidade. Atenção: esse lixo tem lado. A peça do lado direito não serve no esquerdo e vice-versa.
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por parrud0www Seg 8 Mar - 16:42:53

    Então, é que li no post dele que ele precisa do lado do motorista e, parece que no link o cara tá vendendo o lado motorista mesmo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por opala4cc Seg 8 Mar - 17:47:19

    parrud0www escreveu:Então, é que li no post dele que ele precisa do lado do motorista e, parece que no link o cara tá vendendo o lado motorista mesmo.

    Ok. Eu não lembrava mais do post. OKK

    parrud0www gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Não freia a traseira! Empty Re: Não freia a traseira!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 7 maio - 5:48:55