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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Adaptação de alternador - deu ruim Empty Adaptação de alternador - deu ruim

    Mensagem por fauzi Ter 1 Dez - 20:05:12

    Galera, apareceu negócio e acabei comprando um alternador Bosch de 120Ah do Astra pra adaptar no Comodoro 83, 4cc. Já tinha visto alguns tópicos a respeito e alguns videos também e achei que era simples e começei a mexer.

    Porém, teve um lance que atrapalhou: eu adaptei direção hidráulica nele e por desconhecimento acabei instalando a DH dos opalas modernos, quando a original pra esse ano seria a pescoçuda. A adaptação da DH vá terminou (teve alguns problemas mas no final deu certo).

    Bom, pra adaptar o alternador Bosch a primeira coisa que fiz foi "alongar" 30mm o suporte que vai parafusado no bloco, senão o parafuso ia bater no coletor. Mas mesmo com esse alongamento ainda o parafuso e a carcaça estão encostando no coletor.

    Se alongar ainda mais o suporte, o alternador encosta no reservatório da DH e também a orelha do alternador pega na mangueira de baixo do reservatório da DH.

    Talvez eu tente fazer um "degrau" no meio do suporte, fazendo com o alternador fique um pouco mais alto ... sei lá ... Não queria ter que voltar pro Arninho.

    Alguém já fez esse tipo de adaptação ou lembra de algum tópico a respeito?





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    Adaptação de alternador - deu ruim Empty Re: Adaptação de alternador - deu ruim

    Mensagem por adpachec Ter 1 Dez - 22:08:01

    Você não precisa instalar o alternador na posição natural dele.

    Pode colocar mais acima ou do outro lado do motor, prendendo nos parafuso da bomba da água e coletor.

    E no lado contrário alguns blocos tem furação para prender a bobina de ignição.

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 2 Dez - 4:49:57

    Olá. Eu fiz exatamente essa adaptação. Eu já havia instalado a Direção Hidráulica tipo pescoçuda a alguns anos antes, e tive necessidade de colocar o Alternador do Astra uma vez que o meu tinha apenas 35 Ah, o que foi perfeitamente possível.
    Após instalar a Injeção eu tive que substituir a Bomba pescoçuda pela moderna para dar passagem à Mangueira do Filtro de Ar.
    Em termos de fixação do Alternador não houve alteração em relação à colocação com a pescoçuda. Mesmo assim, tive que encontrar novo posicionamento do Reservatório.
    A única coisa que atrapalhou um pouco foi o sangramento do sistema para eliminação do ar por todo o circuito.

    Sobem as fotos do resultado final.
    Não lembro se teve que adaptar algum Braço ou Suporte, mas digo que foi fácil e o Mecânico está ao alcance para esclarecer se for preciso:

    Adaptação de alternador - deu ruim 20180512
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 2 Dez - 4:56:56

    Esse video foi feito logo após a adaptação do Alternador de 120 Ah. A Bomba era a pescoçuda:

    https://www.youtube.com/watch?v=gp3yA_FfNMw


    Agora ajustando o Compressor do Ar Condicionado

    https://www.youtube.com/watch?v=1BrKBROwHJQ


    E depois de Injetado, na primeira vez em que ligamos o Motor. Veja onde foi parar o Reservatório da DH

    https://www.youtube.com/watch?v=I9_30lniV6I


    Agora mostrando como ficou, com detalhes do funcionamento das diversas Polias.

    https://youtu.be/ieDLQGOtlBY
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 3 Dez - 16:56:50

    estranho

    instalei esse mesmo modelo de alternador na minha caravan com bomba moderna e a unica coisa q eu fiz foi entortar um pouco o esticador e trocar a polia do alternador do astra.

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    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 20:50:11

    Se não me engano esse alternador pega no coletor quando o motor é 4 cc. No caso do 6 cc isso não acontece. Tem alguma diferença ali. Nunca vi um alternador Bosch de 120 ah num 4 cc. Normalmente a galera coloca aqueles menores, de 90 ah, com bastante facilidade e já resolve. O de 120 ah falar a verdade chega ser exagero pra 4 cc.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 4 Dez - 16:31:15

    Rubão6cc escreveu:Se não me engano esse alternador pega no coletor quando o motor é 4 cc. No caso do 6 cc isso não acontece. Tem alguma diferença ali. Nunca vi um alternador Bosch de 120 ah num 4 cc. Normalmente a galera coloca aqueles menores, de 90 ah, com bastante facilidade e já resolve. O de 120 ah falar a verdade chega ser exagero pra 4 cc.


    nossa.....essa nao sabia q ele nao ficava bom no coletor do 4cil......eu lembro q quando tava com a EMPI 40 a porca do parafuso de fixação ficava poucos MILIMETROS do coletor de admissao kkkkkkkkkk




    porem acho q em algo vc esta equivocado em falar q é exagero esse alternador no 4cil


    o q importa são os consumidores eletricos......e nao o motor.


    um 4cil com A/C, V/E, Desembaçador Traseiro, travas eletricas, farois de milha e etc vai ter o mesmo comsumo eletrico de um 6cil


    portanto um alternador de maior carga vai fazer o mesmo trabalho independente do motor.


    falar q uma weber 44 é muito para um 4cil concordo plenamente.....mas alternador nao.

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 4 Dez - 18:55:04

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Se não me engano esse alternador pega no coletor quando o motor é 4 cc. No caso do 6 cc isso não acontece. Tem alguma diferença ali. Nunca vi um alternador Bosch de 120 ah num 4 cc. Normalmente a galera coloca aqueles menores, de 90 ah, com bastante facilidade e já resolve. O de 120 ah falar a verdade chega ser exagero pra 4 cc.


    nossa.....essa nao sabia q ele nao ficava bom no coletor do 4cil......eu lembro q quando tava com a EMPI 40 a porca do parafuso de fixação ficava poucos MILIMETROS do coletor de admissao kkkkkkkkkk




    porem acho q em algo vc esta equivocado em falar q é exagero esse alternador no 4cil


    o q importa são os consumidores eletricos......e nao o motor.


    um 4cil com A/C, V/E, Desembaçador Traseiro, travas eletricas, farois de milha e etc vai ter o mesmo comsumo eletrico de um 6cil


    portanto um alternador de maior carga vai fazer o mesmo trabalho independente do motor.


    falar q uma weber 44 é muito para um 4cil concordo plenamente.....mas alternador nao.

    Se você considerar que a maioria esmagadora dos 4 cc são básicos é exagero sim ...tanto é que muitos ainda usam o velho Arno. Mas um de 90 ah é suficiente pra suprir as demandas de um 4 cc completo.


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    Mensagem por fauzi Sex 4 Dez - 20:39:42

    Pessoal, depois de muita canseira conseguimos instalar o maledito. Quanto aos 120ah, não vou entrar no mérito porque não entendo quase nada de elétrica. O fato é apareceu negócio com esse e comprei e ai resolvi instalar. Pelo meu pouco conhecimento acho que um alternador desses vai recarregar a bateria num menor tempo. Como esses carros andam pouco e de vez em quando, e considerando que a ignição consome uma amperagem considerável (isso se pegar na primeira), acho que é vantajoso se ter um alternador de maior potência, pois com uma voltinha rápida ele repõe a amparagem consumida na partida.

    Quanto as fotos que o Alexandre postou realmente me intrigou um pouco. Vou conferir amanhã e vou tirar foto pra mostrar como ficou o meu. Isso porque com o suporte original a porca ficava espremida no coletor e nem dava para rosquear. Ai pedir pra alongar o suporte. Nisso a orelha onde prende o esticador pegava na mangueira de saida do óleo da DH. Fora isso e o pior é que o parafuso pegava naquela saliência do triangulo plástico branco que tem no carburador H34 (é o tal do borbulhador ??? será ?? rsrs).

    Ai cortei o suporte com a esmerilhadeira porém ser finalizar o corte. Montei o conjunto e fui entortando o suporte pra cima até livrar do triangulo. Ai mandei soldar a peça em definitivo e finalizei a instalaçao.

    Esse problema ocorreu devido ao meu preciosismo, pois percebi que para as polias ficarem perfeitamente alinhadas, era necessário recuar o alternador 5mm. Foram usinadas 3 buchas para intercalar nas abas do suporte.

    Mais um probleminha resolvido ...
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 4 Dez - 20:58:04

    Esse alternador é tão forte que basta dar uma voltinha com o carro que a bateria já estará 100% carregada. Pra você ter ideia eu deixo o carro parado uns 2 meses com o born desconectado. Todas as vezes que vou dar partida no carro ele pega na primeira, sem precisar colocar a bateria na carga. Depois é dar uma voltinha pra carregar 100% e guardar de novo. Fazem anos que não sei o que colocar a minha bateria pra dar carga.


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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 5 Dez - 4:56:24

    Rubão6cc escreveu:Esse alternador é tão forte que basta dar uma voltinha com o carro que a bateria já estará 100% carregada. Pra você ter ideia eu deixo o carro parado uns 2 meses com o born desconectado. Todas as vezes que vou dar partida no carro ele pega na primeira, sem precisar colocar a bateria na carga. Depois é dar uma voltinha pra carregar 100% e guardar de novo. Fazem anos que não sei o que colocar a minha bateria pra dar carga.


    Acontece exatamente isso com o meu.
    E ainda tenho um amplificador que consome muita energia. Eu também deixo o borne desligado e não tenho mais problemas com a Bateria, que é de 100 Ah.

    O Alternador tem um ótimo custo-beneficio.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Dez - 16:51:16

    Rubão6cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    nossa.....essa nao sabia q ele nao ficava bom no coletor do 4cil......eu lembro q quando tava com a EMPI 40 a porca do parafuso de fixação ficava poucos MILIMETROS do coletor de admissao kkkkkkkkkk




    porem acho q em algo vc esta equivocado em falar q é exagero esse alternador no 4cil


    o q importa são os consumidores eletricos......e nao o motor.


    um 4cil com A/C, V/E, Desembaçador Traseiro, travas eletricas, farois de milha e etc vai ter o mesmo comsumo eletrico de um 6cil


    portanto um alternador de maior carga vai fazer o mesmo trabalho independente do motor.


    falar q uma weber 44 é muito para um 4cil concordo plenamente.....mas alternador nao.

    Se você considerar que a maioria esmagadora dos 4 cc são básicos é exagero sim ...tanto é que muitos ainda usam o velho Arno. Mas um de 90 ah é suficiente pra suprir as demandas de um 4 cc completo.


    de um 6cil tbem

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Dez - 17:03:51

    fauzi escreveu:Pessoal, depois de muita canseira conseguimos instalar o maledito. Quanto aos 120ah, não vou entrar no mérito porque não entendo quase nada de elétrica. O fato é apareceu negócio com esse e comprei e ai resolvi instalar. Pelo meu pouco conhecimento acho que um alternador desses vai recarregar a bateria num menor tempo. Como esses carros andam pouco e de vez em quando, e considerando que a ignição consome uma amperagem considerável (isso se pegar na primeira), acho que é vantajoso se ter um alternador de maior potência, pois com uma voltinha rápida ele repõe a amparagem consumida na partida.

    Quanto as fotos que o Alexandre postou realmente me intrigou um pouco. Vou conferir amanhã e vou tirar foto pra mostrar como ficou o meu. Isso porque com o suporte original a porca ficava espremida no coletor e nem dava para rosquear. Ai pedir pra alongar o suporte. Nisso a orelha onde prende o esticador pegava na mangueira de saida do óleo da DH. Fora isso e o pior é que o parafuso pegava naquela saliência do triangulo plástico branco que tem no carburador H34 (é o tal do borbulhador ??? será ?? rsrs).

    Ai cortei o suporte com a esmerilhadeira porém ser finalizar o corte. Montei o conjunto e fui entortando o suporte pra cima até livrar do triangulo. Ai mandei soldar a peça em definitivo e finalizei a instalaçao.

    Esse problema ocorreu devido ao meu preciosismo, pois percebi que para as polias ficarem perfeitamente alinhadas, era necessário recuar o alternador 5mm. Foram usinadas 3 buchas para intercalar nas abas do suporte.

    Mais um probleminha resolvido ...


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    um exemplo: um alternador de 120Ah carrega uma bateria de 60Ah totalmente zerada em meia hora considerando um RPM alto e constante do motor.

    enquanto um alternador de 60Ah leva uma hora pra fazer o mesmo servico nas mesmas condicoes.


    entao se em meia hora com rpm relativamente alto ele carrega totalmente uma bateria zerada, em poucos minutos ele consegue carregar uma bateria q perdeu pouca ou ate mesmo metade da carga por ficar parado...mesmo andando na maciota.

    basicamente é isso.


    realmente um alternador moderno é um excelente investimento e vale a pena independente de ser de 90 ou 120.

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    Mensagem por Bruno Chumbinho Dom 13 Dez - 16:20:01

    Meu Opala é 4 cilindros e eu uso o alternador de 120 Ah do Astra nele. Eu comprei o suporte do alternador para fazer o alongamento no mesmo (conforme todo mundo faz). Mas depois de comprar percebi que meu motor não tinha um dos furos que prende o suporte. Então eu usei duas barras de ferro para fazer a função do suporte e também fabriquei um suporte (esticador) ligando a bomba no alternador, conforme foto. Sempre funcionou muito bem. Recentemente eu retirei a direção hidráulica do Opala então voltei o alternador para posição mais baixa.

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