Fauzi:
Lá por 2000 ou 2001 eu me deparei com esse problema. Comprei um macaco jacaré chinês de 2T pequeno como esse que você comprou. Quebrou o galho algumas vezes e durante algum tempo. Mas tem dois grandes problemas: o primeiro você já citou, que é o curso muito pequeno da lança, o que faz com que erga muito pouco o carro. O outro grande problema é que os pontos de elevação da dianteira e da traseira do opala ficam na linha de centro longitudinal do veículo. Na dianteira, é o centro da travessa do motor. Na traseira, a bolota do diferencial. O macaco jacaré chinês de 2T tem a alavanca muito curta, exigindo que o operador entre debaixo do carro na hora de acionar a alavanca para subir a lança e este é o momento mais crítico do processo. A falha no hidráulico pode causar algum machucado ou sujar de marrom uma cueca. E não adianta fabricar uma alavanca mais longa, pois esta não teria curso livre para acionar o hidráulico do macaco chinês.
Então decidi comprar um macaco jacaré de 2T profissional de LANÇA LONGA. Até hoje considero indiscutível que foi a melhor ferramenta que já comprei. Vale cada centavo. Comprei recondicionado e tive alguns dissabores que só foram solucionados quando eu mesmo troquei o kit de reparo do macaco, mas ainda assim não me arrependo. A parte boa é que o opala tem a peculiaridade de poder ser totalmente erguido do solo tanto na dianteira quanto na traseira com apenas um macaco jacaré, erguendo-se o carro em etapas.
A segunda melhor ferramenta que comprei foram os cavaletes de 2T (comprei 4 https://busca.lojadomecanico.com.br/busca?q=cavalete, esses de R$49,99). Se eu precisava erguer simultaneamente o carro todo, eu erguia primeiro a dianteira com o macaco até que dois cavaletes pudessem entrar embaixo do veículo. Então, levava o macaco até a traseira e erguia ela até a altura desejada e colocava os cavaletes na traseira. Então voltava até a dianteira, erguia ela mais até chegar na altura desejada, regulava os cavaletes dianteiros para a tal altura e recolocava-os debaixo do carro, podendo liberar o macaco hidráulico.
Com o tempo, de tão útil que foi, acabei comprando um segundo macaco hidráulico de lança longa para acelerar este processo e também para poder erguer nestes cavaletes carros mais modernos (estes exigem, obrigatoriamente, pelo menos dois macacos hidráulicos).
A única desvantagem é que na época não havia calço de borracha para o copo da lança dos macacos, então tive de fabricar. Mas hoje você encontra este calço no mercadolivre. Recomendo um calço também no topo dos cavaletes, para não danificar o underseal das longarinas.
Na primeira foto deste tópico você pode ver os meus macacos jacaré, inclusive o calço de borracha no copo da lança:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44704-sistema-de-freios-traseiros-a-tambor-manutencaoSe decidir comprar um, compre macaco jacaré de LANÇA LONGA, porque é mais versátil.
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