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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por caravan 91 Dom 24 Abr - 7:00:46

    Bom dia a todos,estou com problema no meu opala 6 cilindros álcool , troquei a junta do cabeçote e vauvula termostática depois disso ele começou a esquentar muito ,porém a vauvula abre normalmente e a água circula normalmente ,antes de ser feita a troca ele não esquentava assim, alguém pode me ajudar,,,?
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    Mensagem por Gerald Dom 24 Abr - 7:45:20

    A troca da junta do coletor e válvula termostática não deveria mudar a temperatura de funcionamento do motor, a menos que o motor estivesse antes sem a válvula termostática.

    Tem gente que retira a válvula termostática, o que faz o motor trabalhar em temperatura baixa, e a pessoa começa a acreditar que motor frio é normal... Não é!

    Outra possibilidade é que depois de trocar a junta do cabeçote e a válvula termostática foi feito um "acerto" no ponto de ignição, que se não for feito corretamente pode aumentar a temperatura do motor.



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    Mensagem por caravan 91 Dom 24 Abr - 9:25:45

    Blz vou conferir o ponto de ignição aqui e dou o retorno pra ver como ficou
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    Mensagem por caravan 91 Dom 24 Abr - 12:00:11

    Fiz o teste no ponto porém não deu resultado continua o aquecimento muito rápido, quando tirei o cabeçote lavei ele com óleo diesel e não tirei o sensor será q pode ter danificado ele?já que a água circula normalmente o carro não apresenta sintomas de super aquecimento não está borbulhando no reservatório de expansão ,não fica estalando quando desligo ,será que pode ter estragado o sensor de temperatura?e qual marca de sensor de temperatura e boa?
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    Mensagem por Gerald Dom 24 Abr - 13:28:15

    É possível que o sensor de temperatura tenha se estragado com a lavagem.
    Para testar o sensor pode-se usar um multímetro na função Ohms.
    Creio que uma marca de qualidade é a MTE-Thomson.

    Este tópico tem informações interessantes sobre a resistência do sensor de temperatura do Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41917-teste-de-sensor

    Uma das figuras mostra que a resistência do sensor de temperatura varia entre 40 e 282 ohms.
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    Mensagem por adpachec Dom 24 Abr - 18:04:39

    caravan 91 escreveu:Bom dia a todos,estou com problema no meu opala 6 cilindros álcool , troquei a junta do cabeçote e vauvula termostática depois disso ele começou a esquentar muito ,porém a vauvula abre normalmente e a água circula normalmente ,antes de ser feita a troca ele não esquentava assim, alguém pode me ajudar,,,?

    Postou na seção errada e não disse a temperatura de trabalho.
    Tópico movido.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 24 Abr - 20:56:56

    caravan 91 escreveu:Bom dia a todos,estou com problema no meu opala 6 cilindros álcool , troquei a junta do cabeçote e vauvula termostática depois disso ele começou a esquentar muito ,porém a vauvula abre normalmente e a água circula normalmente ,antes de ser feita a troca ele não esquentava assim, alguém pode me ajudar,,,?

    Me diz uma coisa: tem ventoinha elétrica? Se tiver, ela aciona e depois desaciona normalmente?
    Em caso positivo tem chances do seu marcador estar desregulado. Como botou a válvula termostática o motor vai trabalhar mais aquecido mesmo. Mas você diz que esquenta, mas quanto? No motor 6 cil álcool é normal o ponteiro ficar até uma marcação acima do meio. Só é preocupante caso esteja chegando no vermelho. Em todo caso eu recomendaria medir a temperatura do motor com um termômetro a laser para tirar a prova sobre o marcador.


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    Mensagem por caravan 91 Seg 25 Abr - 4:49:59

    Então eu já usava vauvula termostática ,porém a ventoinha e mecânica e a temperatura ficava marcando certinho no meio, testei até outro painel que eu usava no carro e nele marcou a msm coisa,por isso desconfio que quando lavei o cabeçote com óleo diesel e depois lavei com água alta pressão pode ter danificado o sensor de temperatura,vou fazer isso medir com termômetro a temperatura nas mangueiras antes de trocar o sensor,
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    Mensagem por FabioM Seg 25 Abr - 6:56:32

    O meu deu um problema parecido. Troquei o painel pelo da ODG e 1 dia depois, quando estava saindo de casa, a temperatura subiu pro vermelho, do nada.

    Fui conferir e era o sensor.

    Troquei o sensor e tudo certo até hoje.

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    Mensagem por caravan 91 Seg 25 Abr - 7:07:18

    Vou fazer a troca do sensor e volto aqui pra dar a resposta
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    Mensagem por caravan 91 Seg 25 Abr - 13:05:06

    Troquei o sensor ele passa do meio até na próxima marcação e para ali,vcs tem grupo de watasap que possa me add 32 99147-7588
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 25 Abr - 13:26:38

    caravan 91 escreveu:Troquei o sensor ele passa do meio até na próxima marcação e para ali,vcs tem grupo de watasap que possa me add 32 99147-7588

    Ótimo, então era o sensor. Motor 6 cil a álcool trabalha mais ou menos até a primeira marcação acima do meio OKK


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    Mensagem por caravan 91 Seg 25 Abr - 13:33:30

    Então estranho que antes de mecher no cabeçote ele ficava no meio , sera q estavam usando junta de opala gasolina?pq troquei e coloquei uma a álcool e agora ficou assim ,se puder me add no watts eu te agradeço
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    Mensagem por Gerald Seg 25 Abr - 17:16:46

    Os componentes usados num automóvel vêm com variações normais de fabricação, mesmo que nominalmente sejam idênticos. Provavelmente o novo sensor de temperatura e a nova válvula termostática têm características ligeiramente diferentes dos componentes antigos.
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    Mensagem por adpachec Ter 26 Abr - 14:23:57

    caravan 91 escreveu:Então estranho que antes de mecher no cabeçote ele ficava no meio , sera q estavam usando junta de opala gasolina?pq troquei e coloquei uma a álcool e agora ficou assim ,se puder me add no watts eu te agradeço

    Nada a ver.

    Porque necessariamente o ponteiro precisa ficar no meio?

    Ele varia de acordo com a temperatura externa, carga e esforço.

    E a qualidade do combustível.

    E junta nova, vedação melhor, explosão melhor....mais calor.

    Até 110° (álcool) é normal.

    Acima de 110° é atenção.

    Temperatura baixa também é maléfica.

    Paranóia pelo ponteiro estabilizar no meio de curso.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 26 Abr - 18:33:45

    adpachec escreveu:
    caravan 91 escreveu:Então estranho que antes de mecher no cabeçote ele ficava no meio , sera q estavam usando junta de opala gasolina?pq troquei e coloquei uma a álcool e agora ficou assim ,se puder me add no watts eu te agradeço

    Nada a ver.

    Porque necessariamente o ponteiro precisa ficar no meio?

    Ele varia de acordo com a temperatura externa, carga e esforço.

    E a qualidade do combustível.

    E junta nova, vedação melhor, explosão melhor....mais calor.

    Até 110° (álcool) é normal.

    Acima de 110° é atenção.

    Temperatura baixa também é maléfica.

    Paranóia pelo ponteiro estabilizar no meio de curso.

    "E junta nova, vedação melhor, explosão melhor....mais calor."

    Eu também acho.


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    Mensagem por caravan 91 Ter 26 Abr - 18:39:03

    Mas nenhum carro saiu de fabrica assim marcando acima do meio,não acho paranóia estou preocupado pois não era assim,agora vou medir com termômetro externo pra ver a real temperatura
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 26 Abr - 18:57:33

    caravan 91 escreveu:Mas nenhum carro saiu de fabrica assim marcando acima do meio,não acho paranóia estou preocupado pois não era assim,agora vou medir com termômetro externo pra ver a real temperatura

    Amigo, como eu falei no motor a álcool é normal o ponteiro ficar acima do meio. E um detalhe: quando você acende os faróis o ponteiro da um salto e fica mais acima ainda (mal de Opala isso). Pra você ter ideia hoje saí com o Opala. O ponteiro chegou duas marcações acima do meio até a ventoinha elétrica acionar. Depois foi baixando até perto do meio a medida que foi arrefecendo. É assim mesmo.


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    Mensagem por caravan 91 Ter 26 Abr - 19:19:43

    Obrigado ,oq eu vou fazer e usar uma ventoinha eletrica ,já q uso a mecânica
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 26 Abr - 20:02:31

    caravan 91 escreveu:Obrigado ,oq eu vou fazer e usar uma ventoinha eletrica ,já q uso a mecânica

    A ventoinha elétrica é melhor que a mecânica. Porque não rouba potência do motor e é mais eficiente. Se você pegar uma situação de dia muito quente e trânsito muito parado pode ser que tenha problema com a ventoinha mecânica. Isso porque em baixa rotação ela refrigera pouco.


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    Mensagem por adpachec Ter 26 Abr - 20:41:36

    caravan 91 escreveu:Mas nenhum carro saiu de fabrica assim marcando acima do meio,não acho paranóia estou preocupado pois não era assim,agora vou medir com termômetro externo pra ver a real temperatura

    Há-há....quem disse?

    Depois de falhas no opala álcool 81 o modelo 82 foi dimensionado para trabalhar próximo aos 110° para melhor desempenho do combustível álcool.

    Revista 04 rodas.

    E porquê?

    A baixa taxa de compressão da época.

    Aliás se foi dado um passe no cabeçote antes de recolocar.....está aí um dos motivos ee maior temperatura.
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    Mensagem por caravan 91 Ter 26 Abr - 20:50:26

    Não foi dado passe ,pois foi tirado o cabeçote apenas para conferir ,ele não ferveu antes dessa revisão.se até 110 graus está bom então tá show vou usar assim

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