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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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5 participantes
Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Localização : Barroso mg
Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº1
Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Bom dia a todos,estou com problema no meu opala 6 cilindros álcool , troquei a junta do cabeçote e vauvula termostática depois disso ele começou a esquentar muito ,porém a vauvula abre normalmente e a água circula normalmente ,antes de ser feita a troca ele não esquentava assim, alguém pode me ajudar,,,?
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 754
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº2
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
A troca da junta do coletor e válvula termostática não deveria mudar a temperatura de funcionamento do motor, a menos que o motor estivesse antes sem a válvula termostática.
Tem gente que retira a válvula termostática, o que faz o motor trabalhar em temperatura baixa, e a pessoa começa a acreditar que motor frio é normal... Não é!
Outra possibilidade é que depois de trocar a junta do cabeçote e a válvula termostática foi feito um "acerto" no ponto de ignição, que se não for feito corretamente pode aumentar a temperatura do motor.
Tem gente que retira a válvula termostática, o que faz o motor trabalhar em temperatura baixa, e a pessoa começa a acreditar que motor frio é normal... Não é!
Outra possibilidade é que depois de trocar a junta do cabeçote e a válvula termostática foi feito um "acerto" no ponto de ignição, que se não for feito corretamente pode aumentar a temperatura do motor.
caravan 91- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Localização : Barroso mg
Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº3
Motor esquentando muito
Blz vou conferir o ponto de ignição aqui e dou o retorno pra ver como ficou
caravan 91- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Localização : Barroso mg
Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº4
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Fiz o teste no ponto porém não deu resultado continua o aquecimento muito rápido, quando tirei o cabeçote lavei ele com óleo diesel e não tirei o sensor será q pode ter danificado ele?já que a água circula normalmente o carro não apresenta sintomas de super aquecimento não está borbulhando no reservatório de expansão ,não fica estalando quando desligo ,será que pode ter estragado o sensor de temperatura?e qual marca de sensor de temperatura e boa?
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 754
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº5
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
É possível que o sensor de temperatura tenha se estragado com a lavagem.
Para testar o sensor pode-se usar um multímetro na função Ohms.
Creio que uma marca de qualidade é a MTE-Thomson.
Este tópico tem informações interessantes sobre a resistência do sensor de temperatura do Opala:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41917-teste-de-sensor
Uma das figuras mostra que a resistência do sensor de temperatura varia entre 40 e 282 ohms.
Para testar o sensor pode-se usar um multímetro na função Ohms.
Creio que uma marca de qualidade é a MTE-Thomson.
Este tópico tem informações interessantes sobre a resistência do sensor de temperatura do Opala:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41917-teste-de-sensor
Uma das figuras mostra que a resistência do sensor de temperatura varia entre 40 e 282 ohms.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº6
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Bom dia a todos,estou com problema no meu opala 6 cilindros álcool , troquei a junta do cabeçote e vauvula termostática depois disso ele começou a esquentar muito ,porém a vauvula abre normalmente e a água circula normalmente ,antes de ser feita a troca ele não esquentava assim, alguém pode me ajudar,,,?
Postou na seção errada e não disse a temperatura de trabalho.
Tópico movido.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
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- Mensagem nº7
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Bom dia a todos,estou com problema no meu opala 6 cilindros álcool , troquei a junta do cabeçote e vauvula termostática depois disso ele começou a esquentar muito ,porém a vauvula abre normalmente e a água circula normalmente ,antes de ser feita a troca ele não esquentava assim, alguém pode me ajudar,,,?
Me diz uma coisa: tem ventoinha elétrica? Se tiver, ela aciona e depois desaciona normalmente?
Em caso positivo tem chances do seu marcador estar desregulado. Como botou a válvula termostática o motor vai trabalhar mais aquecido mesmo. Mas você diz que esquenta, mas quanto? No motor 6 cil álcool é normal o ponteiro ficar até uma marcação acima do meio. Só é preocupante caso esteja chegando no vermelho. Em todo caso eu recomendaria medir a temperatura do motor com um termômetro a laser para tirar a prova sobre o marcador.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
caravan 91- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
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Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº8
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Então eu já usava vauvula termostática ,porém a ventoinha e mecânica e a temperatura ficava marcando certinho no meio, testei até outro painel que eu usava no carro e nele marcou a msm coisa,por isso desconfio que quando lavei o cabeçote com óleo diesel e depois lavei com água alta pressão pode ter danificado o sensor de temperatura,vou fazer isso medir com termômetro a temperatura nas mangueiras antes de trocar o sensor,
FabioM- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
O meu deu um problema parecido. Troquei o painel pelo da ODG e 1 dia depois, quando estava saindo de casa, a temperatura subiu pro vermelho, do nada.
Fui conferir e era o sensor.
Troquei o sensor e tudo certo até hoje.
Fui conferir e era o sensor.
Troquei o sensor e tudo certo até hoje.
caravan 91 gosta desta mensagem
caravan 91- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Localização : Barroso mg
Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº10
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Vou fazer a troca do sensor e volto aqui pra dar a resposta
caravan 91- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Localização : Barroso mg
Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº11
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Troquei o sensor ele passa do meio até na próxima marcação e para ali,vcs tem grupo de watasap que possa me add 32 99147-7588
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Troquei o sensor ele passa do meio até na próxima marcação e para ali,vcs tem grupo de watasap que possa me add 32 99147-7588
Ótimo, então era o sensor. Motor 6 cil a álcool trabalha mais ou menos até a primeira marcação acima do meio
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caravan 91- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Então estranho que antes de mecher no cabeçote ele ficava no meio , sera q estavam usando junta de opala gasolina?pq troquei e coloquei uma a álcool e agora ficou assim ,se puder me add no watts eu te agradeço
Gerald- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Os componentes usados num automóvel vêm com variações normais de fabricação, mesmo que nominalmente sejam idênticos. Provavelmente o novo sensor de temperatura e a nova válvula termostática têm características ligeiramente diferentes dos componentes antigos.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Então estranho que antes de mecher no cabeçote ele ficava no meio , sera q estavam usando junta de opala gasolina?pq troquei e coloquei uma a álcool e agora ficou assim ,se puder me add no watts eu te agradeço
Nada a ver.
Porque necessariamente o ponteiro precisa ficar no meio?
Ele varia de acordo com a temperatura externa, carga e esforço.
E a qualidade do combustível.
E junta nova, vedação melhor, explosão melhor....mais calor.
Até 110° (álcool) é normal.
Acima de 110° é atenção.
Temperatura baixa também é maléfica.
Paranóia pelo ponteiro estabilizar no meio de curso.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
adpachec escreveu:caravan 91 escreveu:Então estranho que antes de mecher no cabeçote ele ficava no meio , sera q estavam usando junta de opala gasolina?pq troquei e coloquei uma a álcool e agora ficou assim ,se puder me add no watts eu te agradeço
Nada a ver.
Porque necessariamente o ponteiro precisa ficar no meio?
Ele varia de acordo com a temperatura externa, carga e esforço.
E a qualidade do combustível.
E junta nova, vedação melhor, explosão melhor....mais calor.
Até 110° (álcool) é normal.
Acima de 110° é atenção.
Temperatura baixa também é maléfica.
Paranóia pelo ponteiro estabilizar no meio de curso.
"E junta nova, vedação melhor, explosão melhor....mais calor."
Eu também acho.
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caravan 91- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Mas nenhum carro saiu de fabrica assim marcando acima do meio,não acho paranóia estou preocupado pois não era assim,agora vou medir com termômetro externo pra ver a real temperatura
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Mas nenhum carro saiu de fabrica assim marcando acima do meio,não acho paranóia estou preocupado pois não era assim,agora vou medir com termômetro externo pra ver a real temperatura
Amigo, como eu falei no motor a álcool é normal o ponteiro ficar acima do meio. E um detalhe: quando você acende os faróis o ponteiro da um salto e fica mais acima ainda (mal de Opala isso). Pra você ter ideia hoje saí com o Opala. O ponteiro chegou duas marcações acima do meio até a ventoinha elétrica acionar. Depois foi baixando até perto do meio a medida que foi arrefecendo. É assim mesmo.
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caravan 91- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
Obrigado ,oq eu vou fazer e usar uma ventoinha eletrica ,já q uso a mecânica
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Obrigado ,oq eu vou fazer e usar uma ventoinha eletrica ,já q uso a mecânica
A ventoinha elétrica é melhor que a mecânica. Porque não rouba potência do motor e é mais eficiente. Se você pegar uma situação de dia muito quente e trânsito muito parado pode ser que tenha problema com a ventoinha mecânica. Isso porque em baixa rotação ela refrigera pouco.
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adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
caravan 91 escreveu:Mas nenhum carro saiu de fabrica assim marcando acima do meio,não acho paranóia estou preocupado pois não era assim,agora vou medir com termômetro externo pra ver a real temperatura
Há-há....quem disse?
Depois de falhas no opala álcool 81 o modelo 82 foi dimensionado para trabalhar próximo aos 110° para melhor desempenho do combustível álcool.
Revista 04 rodas.
E porquê?
A baixa taxa de compressão da época.
Aliás se foi dado um passe no cabeçote antes de recolocar.....está aí um dos motivos ee maior temperatura.
caravan 91- Opaleiro
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Localização : Barroso mg
Data de inscrição : 03/07/2019
- Mensagem nº22
Re: Motor esquentando muito (RESOLVIDO)
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