fauzi escreveu: Gerald escreveu:Uma diferença importante entre o modelo e um motor V8 normal está no sistema de ignição. O modelo usa velas de incandescência, que não precisam de energia elétrica, exceto na partida. Assim, vão embora a bobina, o módulo eletrônico, distribuidor, sensor magnético (ou Hall) e toda aquela parafernália usada num motor normal.
Igual motor de aeromodelo.
Exato. Fiquei imaginando alguém usando o motor Toyan para fazer um mini-Opala!
Lumbra escreveu:Gostei de um 4 cilindros a metanol que tem no site, vão 4 pequenas velas de grau 7, cabos, cachimbos, bobinas individuais e roda fônica, o modulo do acelerador manual gerencia tudo. A lenta fica em 4000 rpm e atinge 16000rpm, Incrível produzirem algo assim tão minúsculo
Achei até o módulo dele a venda separado no Google
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://amp.enginediy.com/products/cdi-igniter-for-toyan-fs-s100-4-stroke-rc-engine&ved=2ahUKEwitlo3N0af5AhWQu5UCHZzQD5EQFnoECAYQAQ&usg=AOvVaw0PWD3OEfIMgv59GRwuIYmI
E a vela dele, ridiculamente miúda
https://www.enginediy.com/products/spark-plug-for-toyan-fs-s100-four-stroke-methanol-engine
É mesmo incrível o que os chineses estão fazendo. A Toyan é uma empresa que foi fundada em 1995 com um capital de 20 milhões de yuan (cerca de 3 milhões de dólares) e já está vendendo modelos de motores para os EUA, Alemanha, Japão, etc.
A China é um país de industrialização recente. No final da década de 1950, a China era um pobre país de agricultores, enquanto no Brasil a indústria automobilística já estava começando a produção em massa de jipes, carros de passeio, utilitário, caminhões e ônibus. Hoje, no Brasil até certas peças do Opala, um carro fabricado em mais de um milhão de unidades, são difíceis de encontrar.
Os motores miniaturas da Toyan, podem ser comprados via Amazon, Aliexpress, eBay, etc. Veja, por exemplo, os anúncios na Amazon:
https://www.amazon.com/s?k=toyan+engine&ref=nb_sb_noss_2
O preço dos motores da Toyan variam de aproximadamente 500 dólares até 2000 dólares. O V-oitão FS-V800 pode ser comprado no AliExpress por R$ 9.532,50, valor certamente salgado para brasileiro, mas aqui, na terra do Opala, um par de pinças de freio (foto abaixo) custa a "bagatela" de 2.344 reais!
Essas pinças de freio são peças brutas de ferro fundido, que requerem um mínimo de usinagem. Por que custam tão caro? Se um motor Toyan FS-V800 fosse produzido no Brasil por brasileiros, não iria sair por menos de 50.000 reais!
Hoje à(s) 20:39:31 por acezario
» Alocação dos relés - 81/84
Hoje à(s) 18:05:42 por PauloCarvalho
» Help no cambio 5 marchas opala 84
Hoje à(s) 10:19:56 por Americo
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Hoje à(s) 7:53:58 por Pagung
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Ontem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ter 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS
» farol alto não liga
Ter 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS
» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Ter 30 Abr - 11:49:15 por Pagung
» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Ter 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso