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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por Rodrigo490 Qua 2 Nov - 20:22:17

    Boa noite colegas !
    Estou com um problema que está me quebrando a cabeça depois que tirei o carro da chapeação.. 
    Tirei o cabo que vai dá bobina para o distribuidor pra testar.. o carro gira o arranque porém ele não manda a centelha para o distribuidor enquanto está girando o arranque..
    Tanto sofro pra dar partida que o motor de arranque começou fumacear até que parou, aí coloquei um partida rápida, excelente por sinal.. mas por exemplo:
    Viro meio chave, ligam as luzes tudo normal..aí seguro a partida.. ele gira o motor e somente quando solto a chave é que pula a centelha.. porém aí o motor já está parando de girar e consequentemente não pega.. 
    As vezes da umas tossidas e cospe fumaça pelo carburador... e tenho que bater arranque umas 10x até funcionar..  depois que pega funciona 100%, é somente na partida que parece que some a centelha.

    Algumas informações adicionais:

    Meu carro tem um corta corrente daqueles que corta a bobina 1 minuto após abrir e fechar a porta porém deixei desativado o fio que vai no pino da porta... 
    Tenho um 3step ODG instalado e um contagiros Monsters em que puxei um positivo pós chave, quando giro a chave eles liga tudo certo, aí quando dou a partida eles se desligam e só liga novamente quando a partida..
    Até achei que poderia ser isso e liguei o 3step direto no positivo da bateria para testar porém continuou igual..
    A centelha só pula quando solto a chave da ignição.. 
    Alguma dica do que pode estar cortando a energia ? 

    Pensei em puxar o positivo da ignição lá do motor de arranque e jogar no positivo da bobina pra chegar corrente na hora da partida como vi muita gente falando, mas tenho receio de estragar algo.. ou se ficaria voltando energia positiva da bobina para o arranque depois que o carro funcionar.. 

    Alguém já passou por isso ou tem uma ideia ?

    Obrigado a todos.
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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por adpachec Qui 3 Nov - 8:50:53

    Rodrigo490 escreveu:Boa noite colegas !
    Estou com um problema que está me quebrando a cabeça depois que tirei o carro da chapeação.. 
    Tirei o cabo que vai dá bobina para o distribuidor pra testar.. o carro gira o arranque porém ele não manda a centelha para o distribuidor enquanto está girando o arranque..
    Tanto sofro pra dar partida que o motor de arranque começou fumacear até que parou, aí coloquei um partida rápida, excelente por sinal.. mas por exemplo:
    Viro meio chave, ligam as luzes tudo normal..aí seguro a partida.. ele gira o motor e somente quando solto a chave é que pula a centelha.. porém aí o motor já está parando de girar e consequentemente não pega.. 
    As vezes da umas tossidas e cospe fumaça pelo carburador... e tenho que bater arranque umas 10x até funcionar..  depois que pega funciona 100%, é somente na partida que parece que some a centelha.

    Algumas informações adicionais:

    Meu carro tem um corta corrente daqueles que corta a bobina 1 minuto após abrir e fechar a porta porém deixei desativado o fio que vai no pino da porta... 
    Tenho um 3step ODG instalado e um contagiros Monsters em que puxei um positivo pós chave, quando giro a chave eles liga tudo certo, aí quando dou a partida eles se desligam e só liga novamente quando a partida..
    Até achei que poderia ser isso e liguei o 3step direto no positivo da bateria para testar porém continuou igual..
    A centelha só pula quando solto a chave da ignição.. 
    Alguma dica do que pode estar cortando a energia ? 

    Pensei em puxar o positivo da ignição lá do motor de arranque e jogar no positivo da bobina pra chegar corrente na hora da partida como vi muita gente falando, mas tenho receio de estragar algo.. ou se ficaria voltando energia positiva da bobina para o arranque depois que o carro funcionar.. 

    Alguém já passou por isso ou tem uma ideia ?

    Obrigado a todos.

    Provavelmente módulo de ignição.

    E sabendo que existe um defeito, e mesmo assim ficar dando partida até estragar o arranque, não é uma atitude inteligente.

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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por chevy250 Qui 3 Nov - 11:07:54

    Se só pula faísca quando o motor de arranque pára, pode ser queda de tensao acentuada no modulo de ignição.

    Ponha um voltimetro na entrada do módulo de ignição para verificar a tensão enquanto o motor de arranque gira.
    A tensão deve cair lá para uns 9 a 10V, mas não pode ficar muito abaixo disso.

    Lembrar que na corrente de partida maxima da bateria CCA a tensão pode cair até 7,2V durante os primeiros 30seg a -18C.
    Se sua bateria tem CCA de 400A, por exemplo, está em boas condições e a corrente durante a partida for de uns 250A, a tensão deverá ficar entre 9 e 10V mesmo (estou estimado pela resistencia interna da bateria e com um motor de arranque de uns 2,5CV). E voce certamente não estará -18C.

    Lembrar também que motor de arranque não é projetado para uso continuo e nem repetitivo.
    Eu particularmente não deixo girar mais do que 5seg - não pegou, vou olhar o que se passa (ver combustivel, faisca etc).
    Posso até repetir mais 5seg a partida, mas aguardo um tempo para o sistema esfriar.

    Quando frio, e com cuba seca, vou dando partidas curtas de até uns 2seg, mas ainda sim, sempre dando um intervalo entre elas.
    Mais do que umas 5 partidas eu páro de vez e deixo quieto. Tem que ver o que há de errado.

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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por Paulo Corso Qui 3 Nov - 12:18:40

    Comigo aconteceu um problema semelhante, só que no meu caso, só faiscava em quanto segurasse na partida, soltando a chave o motor apagava. Meu problema era no chicote do motor, tinha um plug no sistema de ignição com mal contato, acho que era no plug do fio resistivo.


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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por Rodrigo490 Qua 9 Nov - 12:54:21

    Muito obrigado pelas dicas pessoal..
    Sei que não foi muito inteligente ficar dando partidas muito seguidas... Tanto que meu arranque original foi pro saco, porém agora coloquei aquele de partida rápida... Ainda não tive tempo pra levar ele na auto elétrica mas estou desconfiado do comutador da ignição.. pois fiz um teste deixando a chave virada e puxando um fio do positivo da bateria direto no positivo do arranque ele gira e faisca normal e pega na hora.. se fosse só o arranque baixando muito a tensão acho que não iria sair faísca mesmo assim né?
    Tinha um botão de partida do Mercedes aqui em casa e puxei um fio positivo direto da bateria passando pelo botão e indo no arranque, aí só viro a chave e pressiono o botão ele pega na hora.. pelo menos tá funcionando na hora, a tal da gambiara hehehe
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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por adpachec Qua 9 Nov - 15:04:11

    Rodrigo490 escreveu:Muito obrigado pelas dicas pessoal..
    Sei que não foi muito inteligente ficar dando partidas muito seguidas... Tanto que meu arranque original foi pro saco, porém agora coloquei aquele de partida rápida... Ainda não tive tempo pra levar ele na auto elétrica mas estou desconfiado do comutador da ignição.. pois fiz  um teste deixando a chave virada e puxando um fio do positivo da bateria direto no positivo do arranque ele gira e faisca normal e pega na hora.. se fosse só o arranque baixando muito a tensão acho que não  iria sair faísca mesmo assim né?
    Tinha um botão de partida do Mercedes aqui em casa e puxei um fio positivo direto da bateria passando pelo botão e indo no arranque, aí só viro a chave e pressiono o botão ele pega na hora.. pelo menos tá funcionando na hora, a tal da gambiara hehehe


    Instale um relê de partida.

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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por Ivo Filho Qui 10 Nov - 8:14:27

    No motor de arranque tem tres pinos, sendo um para positivo geral do carro, outro para receber o sinal de partida da chave e um terceiro que realimenta a bobina do carro no momento da partida.....ja observei que 90% dos opalas que vem aqui estao com esse realimentador desligado......so puxar o fio da bobina nesse pino...ele so realimenta a bobina enquanto o bendix estiver acionado......quando o carro pega ele corta e a alimentação volta a ser somente pelo comutador....


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    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por Rodrigo490 Qui 17 Nov - 8:34:54

    É que como instalei o motor de partida rápida ele não vem com essa terceira saida amigo.. só tem o pino positivo principal e o pino positivo que vem da ignição entende.
    E do positivo que vem da ignição caso eu puxar pra bobina, depois de ligado a bobina vai ficar mandando sinal positivo de volta pro arranque e acredito que vai dar cagada né..
    Sobre instalar o relé de partida seria no esquema original ou nessa gambiarra que eu fiz ?
    Obrigado pessoal.
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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por adpachec Qui 17 Nov - 9:35:45

    Rodrigo490 escreveu:É que como instalei o motor de partida rápida ele não vem com essa terceira saida amigo..  só tem o pino positivo principal e o pino positivo que vem da ignição entende.
    E do positivo que vem da ignição caso eu puxar pra bobina, depois de ligado a bobina vai ficar mandando sinal positivo de volta pro arranque e acredito que vai dar cagada né..
    Sobre instalar o relé de partida seria no esquema original ou nessa gambiarra que eu fiz ?
    Obrigado pessoal.

    A ignição possui 04 posições, 03 delas a mais usadas.

    De cabeça agora não me lembro a pinagem.

    A posição de desliga.
    A posição em que se acende o painel.
    A posição de partida.

    PORÉM, NA POSIÇÃO DE PARTIDA A CHAVE DEVE MANDAR SINAL POSITIVO A BOBINA TAMBÉM, VERIFICAR O COMUTADOR DE IGNIÇÃO.

    Na posição de partida se instala o relê (pinos 85 e 86).

    O positivo bateria pinos 30.
    Pino 87 ao positivo da bobina.

    Ex:  

    Pino 85: pós chave de partida.
    Pino 86: terra.
    Pino 30: Positivo bateria.
    Pino 87: Bobina.


    O fio da posição de partida vai no relê (85) e segue normalmente ao arranque.

    O 86 na lataria (terra).

    O 30 na bateria.

    O 87 ligado a bobina que terá o seu fio original mantido (positivo posição intermediária).

    O positivo da bobina ficará com 02 fios então.

    Ao acionar o arranque ele aciona o relê que energiza a bobina.

    Ao desligar o arranque ele desliga o relê que mantém a bobina energizada pela chave na posição intermediária sem enviar corrente ao arranque.

    PORÉM, APARENTEMENTE EXISTE ALGO DE ERRADO NO COMUTADOR DE PARTIDA, OLHE AS CONEXÕES.


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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por ricardorhra Qua 28 Jun - 21:01:25

    adpachec escreveu:
    Rodrigo490 escreveu:É que como instalei o motor de partida rápida ele não vem com essa terceira saida amigo..  só tem o pino positivo principal e o pino positivo que vem da ignição entende.
    E do positivo que vem da ignição caso eu puxar pra bobina, depois de ligado a bobina vai ficar mandando sinal positivo de volta pro arranque e acredito que vai dar cagada né..
    Sobre instalar o relé de partida seria no esquema original ou nessa gambiarra que eu fiz ?
    Obrigado pessoal.

    A ignição possui 04 posições, 03 delas a mais usadas.

    De cabeça agora não me lembro a pinagem.

    A posição de desliga.
    A posição em que se acende o painel.
    A posição de partida.

    PORÉM, NA POSIÇÃO DE PARTIDA A CHAVE DEVE MANDAR SINAL POSITIVO A BOBINA TAMBÉM, VERIFICAR O COMUTADOR DE IGNIÇÃO.

    Na posição de partida se instala o relê (pinos 85 e 86).

    O positivo bateria pinos 30.
    Pino 87 ao positivo da bobina.

    Ex:  

    Pino 85: pós chave de partida.
    Pino 86: terra.
    Pino 30: Positivo bateria.
    Pino 87: Bobina.


    O fio da posição de partida vai no relê (85) e segue normalmente ao arranque.

    O 86 na lataria (terra).

    O 30 na bateria.

    O 87 ligado a bobina que terá o seu fio original mantido (positivo posição intermediária).

    O positivo da bobina ficará com 02 fios então.

    Ao acionar o arranque ele aciona o relê que energiza a bobina.

    Ao desligar o arranque ele desliga o relê que mantém a bobina energizada pela chave na posição intermediária sem enviar corrente ao arranque.

    PORÉM, APARENTEMENTE EXISTE ALGO DE ERRADO NO COMUTADOR DE PARTIDA, OLHE AS CONEXÕES.


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    --------------------------------------------------------
    ADPACHEC

    Tive o mesmo problema que o amigo que criou esse tópico.
    Meu motor de arranque original deu pau e coloquei um importado que não tem o polo positivo da bobina. Como não manjo muito de elétrica e foi a primeira vez na vida que tive problemas de motor de arranque, apanhei um pouco.

    Porém, sua instrução detalhada me salvou e consegui colocar o carro pra rodar novamente.
    Muitos que tem o motor de arranque original, desconhecem que essa questão do relé auxiliar de partida, aí apanha mesmo, no meu caso, o comutador de ignição e o módulo de ignição aparentavam estar em ordem pelas voltagens apresentadas no multimetro.

    MUITO OBRIGADO.

    adpachec gosta desta mensagem

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    Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.  Empty Re: Partida difícil, só dá faisca quando solto a ignição.

    Mensagem por adpachec Qua 28 Jun - 22:20:29

    ricardorhra escreveu:
    adpachec escreveu:

    A ignição possui 04 posições, 03 delas a mais usadas.

    De cabeça agora não me lembro a pinagem.

    A posição de desliga.
    A posição em que se acende o painel.
    A posição de partida.

    PORÉM, NA POSIÇÃO DE PARTIDA A CHAVE DEVE MANDAR SINAL POSITIVO A BOBINA TAMBÉM, VERIFICAR O COMUTADOR DE IGNIÇÃO.

    Na posição de partida se instala o relê (pinos 85 e 86).

    O positivo bateria pinos 30.
    Pino 87 ao positivo da bobina.

    Ex:  

    Pino 85: pós chave de partida.
    Pino 86: terra.
    Pino 30: Positivo bateria.
    Pino 87: Bobina.


    O fio da posição de partida vai no relê (85) e segue normalmente ao arranque.

    O 86 na lataria (terra).

    O 30 na bateria.

    O 87 ligado a bobina que terá o seu fio original mantido (positivo posição intermediária).

    O positivo da bobina ficará com 02 fios então.

    Ao acionar o arranque ele aciona o relê que energiza a bobina.

    Ao desligar o arranque ele desliga o relê que mantém a bobina energizada pela chave na posição intermediária sem enviar corrente ao arranque.

    PORÉM, APARENTEMENTE EXISTE ALGO DE ERRADO NO COMUTADOR DE PARTIDA, OLHE AS CONEXÕES.


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    Tive o mesmo problema que o amigo que criou esse tópico.
    Meu motor de arranque original deu pau e coloquei um importado que não tem o polo positivo da bobina. Como não manjo muito de elétrica e foi a primeira vez na vida que tive problemas de motor de arranque, apanhei um pouco.

    Porém, sua instrução detalhada me salvou e consegui colocar o carro pra rodar novamente.
    Muitos que tem o motor de arranque original, desconhecem que essa questão do relé auxiliar de partida, aí apanha mesmo, no meu caso, o comutador de ignição e o módulo de ignição aparentavam estar em ordem pelas voltagens apresentadas no multimetro.

    MUITO OBRIGADO.



    Obrigado.

    O bom que conseguiu consertar.

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