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    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Empty Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria

    Mensagem por chevy250 Seg 23 Out - 19:53:37

    Olá Srs,

    Alguem saberia dizer o porquê da conexão entre o cabo do alternador e o automatico de partida (que depois vai para a bateria) ser tão fininho?
    Alguma razão? Veja foto.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Fioalt10

    Estou pensando em fazer um reforço de cabo do alternador até a bateria para ganhar uns 0.4V a 0.5V, pois a resistencia entre o + do alternador até o pólo da bateria dá 0,023Ohms, o que com uns 20A (farois + ventoinha) já dá uns 0.5V. Quando o motor está bem quente, em marcha lenta com os farois e ventoinha ligados, a bateria acaba ficando com uns 12.4V o que passa a drenar carga dela. Situação de congestionamento em estrada durante um dia quente. Quando o cofre esfria, já em movimento, nao tem problema mais problema, pois a tensão passa de 13V.

    Se eu ganhar pelo menos ums 0.4V já resolveria o problema. Nao tenho intenção de trocar o alternador original do Opala 1990 6cil que tenho.

    A questão é o ponto onde conectar o reforço. Se faço antes desse cabo fininho ou depois direto no automático do motor de arranque.

    Obrigado!
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    Mensagem por adpachec Seg 23 Out - 20:07:39

    chevy250 escreveu:Olá Srs,

    Alguem saberia dizer o porquê da conexão entre o cabo do alternador e o automatico de partida (que depois vai para a bateria) ser tão fininho?
    Alguma razão? Veja foto.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Fioalt10

    Estou pensando em fazer um reforço de cabo do alternador até a bateria para ganhar uns 0.4V a 0.5V, pois a resistencia entre o + do alternador até o pólo da bateria dá 0,023Ohms, o que com uns 20A (farois + ventoinha) já dá uns 0.5V. Quando o motor está bem quente, em marcha lenta com os farois e ventoinha ligados, a bateria acaba ficando com uns 12.4V o que passa a drenar carga dela. Situação de congestionamento em estrada durante um dia quente. Quando o cofre esfria, já em movimento, nao tem problema mais problema, pois a tensão passa de 13V.

    Se eu ganhar pelo menos ums 0.4V já resolveria o problema. Nao tenho intenção de trocar o alternador original do Opala 1990 6cil que tenho.

    A questão é o ponto onde conectar o reforço. Se faço antes desse cabo fininho ou depois direto no automático do motor de arranque.

    Obrigado!

    Os alternadores Arno opala carregavam a bateria pelo negativo.

    Eram mais simples de fabricar, mas levam mais tempo para carregar a bateria.

    chevy250 e FABIo Mulazani gostam desta mensagem

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    Mensagem por chevy250 Seg 23 Out - 20:28:03

    @adpachec

    Essa é uma duvida que tenho: o que seria carregar pelo "negativo"?
    A corrente circula entre positivo e negativo.

    Poderia explicar?

    Obrigado!
    adpachec
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    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Empty Re: Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria

    Mensagem por adpachec Seg 23 Out - 21:54:39

    chevy250 escreveu:@adpachec

    Essa é uma duvida que tenho: o que seria carregar pelo "negativo"?
    A corrente circula entre positivo e negativo.

    Poderia explicar?

    Obrigado!


    No ocidente a maioria dos países acredita que a corrente contínua vai do + para o -.

    O alternador moderno carrega a bateria pelo positivo, precisa muita força para isto.

    Gera muito calor alimentar a bateria pelo positivo por causa da carga do alternador ir contra a da bateria.

    Por isto os fios mais grossos e o alternador ser bem ventilado, com aberturas na carcaça.

    O alternador antigo empurrava a carga pelo negativo, seguindo o fluxo.

    A vantagem do alternador moderno é impedir a saída da carga da bateria pela força contrária do alternador, isto carrega a bateria mais rápido, mas gera calor.

    O alternador antigo não impede a saída de carga pelo positivo, a carga da bateria se dá pelo fluxo constante de corrente circulando, entra pelo negativo e sai pelo positivo.

    Gera menos calor, pode se usar fios mais finos, mas demora mais para carregar, mas antigamente o carro era luxo e para viagens longas, dando tempo de carregar a bateria.
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    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Empty Re: Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria

    Mensagem por acezario Ter 24 Out - 9:18:33

    Opa chevy250 !

    Olha, pela sua descrição, me parece mais problemas de rendimento do seu alternador.

    Dá uma olhada nas escovas/regulador de tensão e conexões do alternador.  Pelo menos tinha que estar com os 13,3~14,3V no terminal +B.

    Não deixe de verificar  - e fazer uma limpeza – nas conexões do negativo da bateria com a massa e da malha de aterramento do motor.

    Estes fios que você indicou são “finos” pois funcionam como “cabo fusível”, tipo de dispositivo de segurança que limita a corrente para os consumidores e “ajusta” o nível de tensão em 12V.

    Espero ter ajudado.
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    Mensagem por adpachec Ter 24 Out - 11:46:20

    acezario escreveu:Opa chevy250 !

    Olha, pela sua descrição, me parece mais problemas de rendimento do seu alternador.

    Dá uma olhada nas escovas/regulador de tensão e conexões do alternador.  Pelo menos tinha que estar com os 13,3~14,3V no terminal +B.

    Não deixe de verificar  - e fazer uma limpeza – nas conexões do negativo da bateria com a massa e da malha de aterramento do motor.

    Estes fios que você indicou são “finos” pois funcionam como “cabo fusível”, tipo de dispositivo de segurança que limita a corrente para os consumidores e “ajusta” o nível de tensão em 12V.

    Espero ter ajudado.


    O fio verde "original" sai do comutador para a solenóide do arranque.

    Bitola: 2.0 a 2.5 mm.

    Não existe, neste caso, "fio fusível" limitando tensão e corrente, isto se chama fio resistivo.

    Um fio de 2.5 mm pode passar tanto 12 volts como 1000 volts.

    E um fio 2.5 mm pode suportar 25 amperes por 24 horas constantes, e picos de 100 amperes ou mais por poucos segundos, desde que não exista corrente estacionária.

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    Mensagem por chevy250 Ter 24 Out - 12:59:33

    acezario escreveu:Opa chevy250 !

    Olha, pela sua descrição, me parece mais problemas de rendimento do seu alternador.

    Dá uma olhada nas escovas/regulador de tensão e conexões do alternador.  Pelo menos tinha que estar com os 13,3~14,3V no terminal +B.

    Não deixe de verificar  - e fazer uma limpeza – nas conexões do negativo da bateria com a massa e da malha de aterramento do motor.

    Estes fios que você indicou são “finos” pois funcionam como “cabo fusível”, tipo de dispositivo de segurança que limita a corrente para os consumidores e “ajusta” o nível de tensão em 12V.

    Espero ter ajudado.

    Olá! Aproveitando minhas férias, hoje pela manhã, fiz uma boa limpeza nos terminais e nos aterramentos.
    A resistencia do cabo mestre (do +B para dentro do carro e depois até o solenóide do motor de arranque) continua em 0,023Ohms (medi a tensão passando 1A pelo sistema usando uma fonte externa).
    A parte do aterramento da bateria na carcaça (uso um daqueles parafusos para desconectar a bateria) melhorou bastante, desceu de 0,025 para 0,0016ohms.

    Fiz também um cabo direto do +B para a bateria para teste mas o problema está no alternador mesmo, já cansado.
    Quando está muito quente, parado em marcha lenta, e ligo os farois + ventoinha fica de 12,4 a 12,7V já nos terminais do alternador.
    Assim que uma das cargas desliga, já sobe para mais de 13V.
    Com o carro em movimento, com ar entrando no cofre, a tensào sempre fica acima de 13.2V (tenho voltimetro dentro do carro).
    Já com o carro totalmente frio, ele crava em 14.4V

    Já vi que a questão é melhorar o alternador mesmo.

    Obrigado!
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    Mensagem por chevy250 Ter 24 Out - 13:08:33

    adpachec escreveu:
    acezario escreveu:Opa chevy250 !

    Olha, pela sua descrição, me parece mais problemas de rendimento do seu alternador.

    Dá uma olhada nas escovas/regulador de tensão e conexões do alternador.  Pelo menos tinha que estar com os 13,3~14,3V no terminal +B.

    Não deixe de verificar  - e fazer uma limpeza – nas conexões do negativo da bateria com a massa e da malha de aterramento do motor.

    Estes fios que você indicou são “finos” pois funcionam como “cabo fusível”, tipo de dispositivo de segurança que limita a corrente para os consumidores e “ajusta” o nível de tensão em 12V.

    Espero ter ajudado.


    O fio verde "original" sai do comutador para a solenóide do arranque.

    Bitola: 2.0 a 2.5 mm.

    Não existe, neste caso, "fio fusível" limitando tensão e corrente, isto se chama fio resistivo.

    Um fio de 2.5 mm pode passar tanto 12 volts como 1000 volts.

    E um fio 2.5 mm pode suportar 25 amperes por 24 horas constantes, e picos de 100 amperes ou mais por poucos segundos, desde que não exista corrente estacionária.


    Ok! Obrigado pelos comentários. Como achei "esquisito" esse fio fino e, obviamente eu nao comprei esse carro 0km, só queria confirmar se era uma característica do projeto mesmo ou gambiarra de algum ex-dono. Nao é comum um "jumper" de um cabo de bitola grande (fio vermelho mestre do alternador) para um fio de bitola bem menor (fio verde).

    Pelo que estudei ontem à noite, com o alternador ligado, nesse fio fino só passa a carga da bateria, que é uma corrente não muito alta (<10A) e tambem passageira. Ou com o carro desligado, se ligar alguma carga ai sim a corrente passa no sentido contrário e pode até ser alta. Mas essa situação nao é para perdurar pois descarregaria a bateria. Em funcionamento "normal", com o motor ligado, seria só a carga da bateria mesmo ou um pouco de corrente complementar para quando o alternador nao dá conta - novamente é situação passageira.

    A conclusão final é que nao adianta "reforçar" o cabeamento (até testei por fora hoje pela manhã). O problema é no alternador mesmo, que quando quente e em marcha-lenta não dá conta da carga de farois e ventoinha.
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    Mensagem por Müller Ter 24 Out - 13:47:33

    chevy250 escreveu:
    adpachec escreveu:


    O fio verde "original" sai do comutador para a solenóide do arranque.

    Bitola: 2.0 a 2.5 mm.

    Não existe, neste caso, "fio fusível" limitando tensão e corrente, isto se chama fio resistivo.

    Um fio de 2.5 mm pode passar tanto 12 volts como 1000 volts.

    E um fio 2.5 mm pode suportar 25 amperes por 24 horas constantes, e picos de 100 amperes ou mais por poucos segundos, desde que não exista corrente estacionária.


    Ok! Obrigado pelos comentários. Como achei "esquisito" esse fio fino e, obviamente eu nao comprei esse carro 0km, só queria confirmar se era uma característica do projeto mesmo ou gambiarra de algum ex-dono. Nao é comum um "jumper" de um cabo de bitola grande (fio vermelho mestre do alternador) para um fio de bitola bem menor (fio verde).

    Pelo que estudei ontem à noite, com o alternador ligado, nesse fio fino só passa a carga da bateria, que é uma corrente não muito alta (<10A) e tambem passageira. Ou com o carro desligado, se ligar alguma carga ai sim a corrente passa no sentido contrário e pode até ser alta. Mas essa situação nao é para perdurar pois descarregaria a bateria. Em funcionamento "normal", com o motor ligado, seria só a carga da bateria mesmo ou um pouco de corrente complementar para quando o alternador nao dá conta - novamente é situação passageira.

    A conclusão final é que nao adianta "reforçar" o cabeamento (até testei por fora hoje pela manhã). O problema é no alternador mesmo, que quando quente e em marcha-lenta não dá conta da carga de farois e ventoinha.

    Essa emenda, sim, é original de fábrica! 99% dos carros não tem mais...

    Qdo comprei o meu (90/90) ainda tinha, mas retirei por conta da deterioração dos cabos...


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    Mensagem por adpachec Ter 24 Out - 14:27:55

    Müller escreveu:
    chevy250 escreveu:

    Ok! Obrigado pelos comentários. Como achei "esquisito" esse fio fino e, obviamente eu nao comprei esse carro 0km, só queria confirmar se era uma característica do projeto mesmo ou gambiarra de algum ex-dono. Nao é comum um "jumper" de um cabo de bitola grande (fio vermelho mestre do alternador) para um fio de bitola bem menor (fio verde).

    Pelo que estudei ontem à noite, com o alternador ligado, nesse fio fino só passa a carga da bateria, que é uma corrente não muito alta (<10A) e tambem passageira. Ou com o carro desligado, se ligar alguma carga ai sim a corrente passa no sentido contrário e pode até ser alta. Mas essa situação nao é para perdurar pois descarregaria a bateria. Em funcionamento "normal", com o motor ligado, seria só a carga da bateria mesmo ou um pouco de corrente complementar para quando o alternador nao dá conta - novamente é situação passageira.

    A conclusão final é que nao adianta "reforçar" o cabeamento (até testei por fora hoje pela manhã). O problema é no alternador mesmo, que quando quente e em marcha-lenta não dá conta da carga de farois e ventoinha.

    Essa emenda, sim, é original de fábrica! 99% dos carros não tem mais...

    Qdo comp8rei o meu (90/90) ainda tinha, mas retirei por conta da deterioração dos cabos...


    Sim.

    O fio verde ligado ao vermelho está no arranque e não na solenóide.

    E tem um fio verde sujo que deve ser auxiliar da bobina.

    E um fio passando escondido por baixo.

    Fica a dúvida, porque não ligaram direto o fio vermelho no arranque ?
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    Mensagem por adpachec Ter 24 Out - 14:41:32

    chevy250 escreveu:
    adpachec escreveu:


    O fio verde "original" sai do comutador para a solenóide do arranque.

    Bitola: 2.0 a 2.5 mm.

    Não existe, neste caso, "fio fusível" limitando tensão e corrente, isto se chama fio resistivo.

    Um fio de 2.5 mm pode passar tanto 12 volts como 1000 volts.

    E um fio 2.5 mm pode suportar 25 amperes por 24 horas constantes, e picos de 100 amperes ou mais por poucos segundos, desde que não exista corrente estacionária.


    Ok! Obrigado pelos comentários. Como achei "esquisito" esse fio fino e, obviamente eu nao comprei esse carro 0km, só queria confirmar se era uma característica do projeto mesmo ou gambiarra de algum ex-dono. Nao é comum um "jumper" de um cabo de bitola grande (fio vermelho mestre do alternador) para um fio de bitola bem menor (fio verde).

    Pelo que estudei ontem à noite, com o alternador ligado, nesse fio fino só passa a carga da bateria, que é uma corrente não muito alta (<10A) e tambem passageira. Ou com o carro desligado, se ligar alguma carga ai sim a corrente passa no sentido contrário e pode até ser alta. Mas essa situação nao é para perdurar pois descarregaria a bateria. Em funcionamento "normal", com o motor ligado, seria só a carga da bateria mesmo ou um pouco de corrente complementar para quando o alternador nao dá conta - novamente é situação passageira.

    A conclusão final é que nao adianta "reforçar" o cabeamento (até testei por fora hoje pela manhã). O problema é no alternador mesmo, que quando quente e em marcha-lenta não dá conta da carga de farois e ventoinha.


    Um alternador não vai mandar toda potência já na partida.

    Um alternador é como a bateria, funciona por amperes hora (A/h).

    Nunca fornecem muita informação de fábrica, mas eu acredito que a carga total venha na rotação de torque do motor.

    A corrente é fornecida de acordo com a necessidade, o que não é consumido vira calor.

    Se o alternador é de 90 amperes e o carro consome 30, os outros 60 amperes são perdidos em forma de calor, e depois de 01 hora, "teoricamente" o rendimento cai.

    A bateria de 60A/h teoricamente em seu consumo sem alternador seria:

    1° hora = 60a.
    2° hora= 30a.
    3° hora 15a.

    Então o "fio fino" é de acordo com o consumo.

    Um carro com tudo ligado se consumir 30 amperes, um alternador de 32/34 amperes e um cabo de 6mm (40a) estaria bom.

    Se o alternador for muito superior a carga consumida, se usa um fio de maior bitola por causa da carga estacionária, que fica presa no fio gerando calor.

    Cuidado com a espessura do isolamento fazendo parecer que o fio é de maior bitola.
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    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Empty Re: Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria

    Mensagem por chevy250 Ter 24 Out - 14:45:12

    adpachec escreveu:
    Müller escreveu:

    Essa emenda, sim, é original de fábrica! 99% dos carros não tem mais...

    Qdo comp8rei o meu (90/90) ainda tinha, mas retirei por conta da deterioração dos cabos...


    Sim.

    O fio verde ligado ao vermelho está no arranque e não na solenóide.

    E tem um fio verde sujo que deve ser auxiliar da bobina.

    E um fio passando escondido por baixo.

    Fica a dúvida, porque não ligaram direto o fio vermelho no arranque ?

    Essa era a questão inicial, @Adapchec.

    Pensando nas possibilidades....
    Se houver um curto-circuito do cabo mestre, que vem do alternador e vai para caixa de fusiveis dentro carro, esse fio verde fino vai se romper, isso é bem claro. Ele é fino e molinho e o cabo mestre BEM mais grosso.
    Se o fio vermelho (cabo mestre do alternador) fosse ligado direto no motor de arranque, toda a corrente da bateria iria fluir pelo cabo mestre. Imagine um curto circuito dentro do carro com fio grosso ligado à bateria.

    É uma teoria - seria um "fiozível" Very Happy

    E pelo que o Muller comentou, a maioria dos Opalas já nao tem mais. O meu foi bem preservado pelo jeito.
    Só vejo função de proteção mesmo.
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    Mensagem por chevy250 Ter 24 Out - 14:51:15

    adpachec escreveu:
    chevy250 escreveu:

    Ok! Obrigado pelos comentários. Como achei "esquisito" esse fio fino e, obviamente eu nao comprei esse carro 0km, só queria confirmar se era uma característica do projeto mesmo ou gambiarra de algum ex-dono. Nao é comum um "jumper" de um cabo de bitola grande (fio vermelho mestre do alternador) para um fio de bitola bem menor (fio verde).

    Pelo que estudei ontem à noite, com o alternador ligado, nesse fio fino só passa a carga da bateria, que é uma corrente não muito alta (<10A) e tambem passageira. Ou com o carro desligado, se ligar alguma carga ai sim a corrente passa no sentido contrário e pode até ser alta. Mas essa situação nao é para perdurar pois descarregaria a bateria. Em funcionamento "normal", com o motor ligado, seria só a carga da bateria mesmo ou um pouco de corrente complementar para quando o alternador nao dá conta - novamente é situação passageira.

    A conclusão final é que nao adianta "reforçar" o cabeamento (até testei por fora hoje pela manhã). O problema é no alternador mesmo, que quando quente e em marcha-lenta não dá conta da carga de farois e ventoinha.


    Um alternador não vai mandar toda potência já na partida.

    Um alternador é como a bateria, funciona por amperes hora (A/h).

    Nunca fornecem muita informação de fábrica, mas eu acredito que a carga total venha na rotação de torque do motor.

    A corrente é fornecida de acordo com a necessidade, o que não é consumido vira calor.

    Se o alternador é de 90 amperes e o carro consome 30, os outros 60 amperes são perdidos em forma de calor, e depois de 01 hora, "teoricamente" o rendimento cai.

    A bateria de 60A/h teoricamente em seu consumo sem alternador seria:

    1° hora = 60a.
    2° hora= 30a.
    3° hora 15a.

    Então o "fio fino" é de acordo com o consumo.

    Um carro com tudo ligado se consumir 30 amperes, um alternador de 32/34 amperes e um cabo de 6mm (40a) estaria bom.

    Se o alternador for muito superior a carga consumida, se usa um fio de maior bitola por causa da carga estacionária, que fica presa no fio gerando calor.

    Cuidado com a espessura do isolamento fazendo parecer que o fio é de maior bitola.

    Só um comentário sobre a corrente nominal de um alternador. Se ele é de 90A, significa que ele pode fornecer até 90A (é o máximo). Se a demanda for de 7A, ele vai "gerar" apenas 7A, pois existe o controle da corrente do rotor (via escovas). O regulador fica variando essa corrente de magnetização do rotor de forma a manter constante a tensão sejá qual for a corrente demandanda no estator.
    Quando ele gera apenas 7A, o rotor está "leve" oferencendo pouca resistencia ao giro. Se demandamos mais corrente, o alternador vai "endurecendo" o rotor para poder gerar mais corrente. (potencia = torque x rotacao)

    Concorda?
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    Mensagem por adpachec Ter 24 Out - 15:59:15

    Alguém me corrija se eu estiver errado.

    Eu sei da existência de cabo "fusível", na solenóide, já que, ela que faz o fechamento do positivo com o arranque.

    Queimou o "fusível", desliga o arranque, porque um problema comum do opala era dar problema no comutador, que se resolvia dando partida com chave de fenda direto no arranque.

    Se a solenóide "cola" com o arranque ligado, só desligando a bateria.

    Se o fusível desliga o arranque mas não a solenóide não resolve o problema.

    Esta é o que me lembro, e ele é um fio resistivo rígido e fino por dentro.



    Chevette.

    "Cabo protetor do circuito de força".

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria D_NQ_NP_836845-MLB25674751158_062017-O

    Em marcha lenta o alternador Arno só manda 8 amperes.

    A corrente sobe com o giro motor, a polia pequena do alternado faz ele girar mais rápido em relação ao virabrequim.

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    Mensagem por acezario Ter 24 Out - 16:32:03

    Opa senhores! 
     
    Perfeita a descrição de funcionamento do "fiozível" que o chevy250 colocou e do regulador de tensão!
     
    Para não complicar demais o assunto, o fio-resistivo (fiozível) e essa emenda tem uma terceira função “bônus”... quando o motor de arranque liga e desliga, aparece uma oscilação de tensão neste terminal – vou chamar de “sujeira”. Como tem esse fio resistivo e a emenda, grande parte desta “sujeira” vai para a bateria e não para o carro/regulador de tensão do alternador. 
     
    Mas esse é um assunto infinito. Dentro do universo “som-automotivo”, é comum o tal do “BIG 3 WIRES”, que é justamente a troca destes fios. O efeito colateral é a eletrônica dos carros (incluso o regulador de tensão do alternador) que não convive bem com esta “sujeira” quando se dá a partida nos carros.
     
    Só a título de curiosidade, tem outro fio-resistivo nos opalas, que tem ignição eletrônica, é o positivo que alimenta a bobina de ignição.
     
    É isso ai!

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    Mensagem por adpachec Ter 24 Out - 16:49:40

    Fui buscar no livro Conheça seu Opala.

    O fio vai ligado ao arranque, aqui substituído por um regulador para teste.

    Fui eu, confundi o lugar do fio de proteção.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Scree163

    Consumo.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Scree165


    Aqui o alternador e seus dados.

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    Mensagem por chevy250 Qui 26 Out - 10:18:18

    adpachec escreveu:Fui buscar no livro Conheça seu Opala.

    O fio vai ligado ao arranque, aqui substituído por um regulador para teste.

    Fui eu, confundi o lugar do fio de proteção.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Scree163

    Consumo.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Scree165


    Aqui o alternador e seus dados.

    Cabo verde fino - ligação alternador -> Automatico -> Bateria Scree164

    Interessante a tabela de corrente x rotação.
    Pelo tamanho das polias, vejo que a relação de rotação alternador/motor é de cerca de 2x.

    2000RPM (rot. Alternador) / 1000RPM (rot. Motor) -> 21A
    5000RPM (rot. Alternador) / 2500RPM (rot. Motor) -> 30A

    Fazendo uma conta aproximada de corrente total com luzes e ventoinha ligadas temos:

    Sem ar-condicionado: 30A
    Com ar-condicionado: 34A

    O que mata é a ventoinha. Mesmo a 1000RPM no motor, sem ar condicionado, vai faltar 9A (21-30).
    E se a marcha-lenta ficar em 750RPM (1500RPM no alternador) ai falta mais ainda, pois a corrente do alternador cai muito abrutamente abaixo de 2000RPM (na polia do alternador).

    No fundo, a idéia de usar um alternador de 90A/100A/120A é para poder ter pelo menos os 30/35A em marcha-lenta, que é o que o veículo precisa quando os acessórios podem estar todos ligados.

    Conclusão: o que estou vendo no meu Opala, na verdade, é o esperado. Nada de errado.

    Correto?



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    Mensagem por Paulo Corso Sex 27 Out - 7:31:30

    Eu só sei que parei de cutucar no alternador depois que tirei o velhinho arno e instalei um bosch 120 amp, ultima troca de bateria durou 8 anos. O Arno até atendi bem no inverno sem utilização do AC, mas era só voltar esquentar e utilizar o Ac que regulador de voltagem dava zica, ja andava com um reserva na mala.


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    Mensagem por opala4cc Sex 27 Out - 12:15:38

    Paulo Corso escreveu:Eu só sei que parei de cutucar no alternador depois que tirei o velhinho arno e instalei um bosch 120 amp, ultima troca de bateria durou 8 anos. O Arno até atendi bem no inverno sem utilização do AC, mas era só voltar esquentar e utilizar o Ac que regulador de voltagem dava zica, ja andava com um reserva na mala.

    Comigo era a mesma coisa. É a baixa qualidade do regulador de voltagem paralelo que vendem por aí. Eu desconfio de que as marcas paralelas pegaram o regulador de voltagem para 45A e rotularam para 65, bem ao estilo produto chinês.
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    Mensagem por Paulo Corso Sex 27 Out - 13:57:46

    Eu sempre usava da Gauss, eram dois por ano (regulador + tridiodo), pois achava com mais facilidade perto de casa, tinha uma outra marca, acho que Ikro, esse não aguentava nada, era só começar usar o Ar condicionado ele abria o bico.

    Infelizmente eu perdi a foto, mas em 2010, inclusive a primeira viagem de ferias em família que fizemos com o diplomata, lá estava eu, estacionado na avenida Atlântica em Baln. Camboriú SC, desmontando o alternador para fazer a troca do regulador que abriu o bico.


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    Mensagem por Müller Sex 27 Out - 14:48:56

    Paulo Corso escreveu:Eu sempre usava da Gauss, eram dois por ano (regulador + tridiodo), pois achava com mais facilidade perto de casa, tinha uma outra marca, acho que Ikro, esse não aguentava nada, era só começar usar o Ar condicionado ele abria o bico.

    Infelizmente eu perdi a foto, mas em 2010, inclusive a primeira viagem de ferias em família que fizemos com o diplomata, lá estava eu, estacionado na avenida Atlântica em Baln. Camboriú SC, desmontando o alternador para fazer a troca do regulador que abriu o bico.

    kkkkkkkk

    Compartilho a situação! Em 2014, o alternador do meu Opala pifou chegando ao Opalapa. Lá ficou eu, arrumando o alternador na garagem do hotel!


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    Mensagem por adpachec Ter 31 Out - 17:28:24

    chevy250 escreveu:
    adpachec escreveu:Fui buscar no livro Conheça seu Opala.

    O fio vai ligado ao arranque, aqui substituído por um regulador para teste.

    Fui eu, confundi o lugar do fio de proteção.

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    Aqui o alternador e seus dados.

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    Interessante a tabela de corrente x rotação.
    Pelo tamanho das polias, vejo que a relação de rotação alternador/motor é de cerca de 2x.

    2000RPM (rot. Alternador) / 1000RPM (rot. Motor) -> 21A
    5000RPM (rot. Alternador) / 2500RPM (rot. Motor) -> 30A

    Fazendo uma conta aproximada de corrente total com luzes e ventoinha ligadas temos:

    Sem ar-condicionado: 30A
    Com ar-condicionado: 34A

    O que mata é a ventoinha. Mesmo a 1000RPM no motor, sem ar condicionado, vai faltar 9A (21-30).
    E se a marcha-lenta ficar em 750RPM (1500RPM no alternador) ai falta mais ainda, pois a corrente do alternador cai muito abrutamente abaixo de 2000RPM (na polia do alternador).

    No fundo, a idéia de usar um alternador de 90A/100A/120A é para poder ter pelo menos os 30/35A em marcha-lenta, que é o que o veículo precisa quando os acessórios podem estar todos ligados.

    Conclusão: o que estou vendo no meu Opala, na verdade, é o esperado. Nada de errado.

    Correto?





    Correto ?

    Mais ou menos.

    Se em baixa rotação o alternador não dar conta a bateria vem socorrer, e se a bateria estiver ruim fica complicado.

    E tem a corrente de pico quando a ventoinha dispara.
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    Mensagem por chevy250 Qua 1 Nov - 22:01:40

    adpachec escreveu:
    chevy250 escreveu:

    Interessante a tabela de corrente x rotação.
    Pelo tamanho das polias, vejo que a relação de rotação alternador/motor é de cerca de 2x.

    2000RPM (rot. Alternador) / 1000RPM (rot. Motor) -> 21A
    5000RPM (rot. Alternador) / 2500RPM (rot. Motor) -> 30A

    Fazendo uma conta aproximada de corrente total com luzes e ventoinha ligadas temos:

    Sem ar-condicionado: 30A
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    O que mata é a ventoinha. Mesmo a 1000RPM no motor, sem ar condicionado, vai faltar 9A (21-30).
    E se a marcha-lenta ficar em 750RPM (1500RPM no alternador) ai falta mais ainda, pois a corrente do alternador cai muito abrutamente abaixo de 2000RPM (na polia do alternador).

    No fundo, a idéia de usar um alternador de 90A/100A/120A é para poder ter pelo menos os 30/35A em marcha-lenta, que é o que o veículo precisa quando os acessórios podem estar todos ligados.

    Conclusão: o que estou vendo no meu Opala, na verdade, é o esperado. Nada de errado.

    Correto?





    Correto ?

    Mais ou menos.

    Se em baixa rotação o alternador não dar conta a bateria vem socorrer, e se a bateria estiver ruim fica complicado.

    E tem a corrente de pico quando a ventoinha dispara.

    Ok! Está entendido.

    Eu tenho um voltimetro instalado no carro direto na bateria para monitorar a tesão o tempo todo dentro do carro.

    Bateria é sempre nova (< 3 anos) e ainda eu dou uma carga lenta completa (<4A) pelo menos uma vez por mês usando um carregador que eu mesmo fiz, o qual controla tensão e corrente de carga.

    Essa situação de falta de corrente é só em algumas poucas situações (dia muito quente, farol acesso, ventoinha ligada e marcha lenta).

    Agradeço a voce e a todos pela boa discussão. Agora tenho o entendimento exato do que ocorre.
    O importante foi entender que meu alternador está funcionando como originalmente projetado - nao há o que melhorar a não ser com a substituição por um de maior capacidade.

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