Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptyHoje à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptyHoje à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptyOntem à(s) 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptyOntem à(s) 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptyOntem à(s) 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptyOntem à(s) 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

104 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 104 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
Rubão6cc (15346)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
BANDIT (13573)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
Xann (10394)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
j ricardo (9376)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_leftChaveta da engrenagem do comando de alumínio  BarChaveta da engrenagem do comando de alumínio  Bar_right 

3 participantes

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Oliveira7777777
    Oliveira7777777
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 111
    Idade : 35
    Localização : São paulo, Guarulhos.
    Modelo do carro : Opala sl/e comodoro 89.

    Monocromático azul.
    Cilindros : 4 canecos 151.
    Data de inscrição : 28/08/2019

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Oliveira7777777 Sáb 30 Mar - 7:35:18

    Bom dia , pessoal .

    Só uma pergunta meu opala 4c
    Vou trocar a engrenagem do comando para de alumínio.
    É obrigatório colocar uma chaveta ?
    Para a engrenagem não sair do comando .
    Ou só se dar problema.


    Obrigado
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por adpachec Sáb 30 Mar - 11:01:10

    Oliveira7777777 escreveu:Bom dia , pessoal .

    Só uma pergunta meu opala 4c
    Vou trocar a engrenagem do comando para de alumínio.
    É obrigatório colocar uma chaveta ?
    Para a engrenagem não sair do comando .
    Ou só se dar problema.


    Obrigado

    Se a engrenagem necessita chaveta é necessário instalar uma.
    Oliveira7777777
    Oliveira7777777
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 111
    Idade : 35
    Localização : São paulo, Guarulhos.
    Modelo do carro : Opala sl/e comodoro 89.

    Monocromático azul.
    Cilindros : 4 canecos 151.
    Data de inscrição : 28/08/2019

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Oliveira7777777 Seg 1 Abr - 7:43:41

    adpachec escreveu:
    Oliveira7777777 escreveu:Bom dia , pessoal .

    Só uma pergunta meu opala 4c
    Vou trocar a engrenagem do comando para de alumínio.
    É obrigatório colocar uma chaveta ?
    Para a engrenagem não sair do comando .
    Ou só se dar problema.


    Obrigado

    Se a engrenagem necessita chaveta é necessário instalar uma.

    Acho que você não entendeu a minha pergunta mais vamos lá

    É obrigatório adaptar uma chaveta no comando para a engrenagem do comando de alumínio não sair ?

    Vejo vários vídeos de mecânicos dizendo que deve ser instalado porque com o tempo a engrenagem vai soltando .

    Entendeu ?

    Se não souber por favor não responda .
    Obrigado
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 946
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Tonho_RS Seg 1 Abr - 9:02:33

    Acho que o amigo se referia a travar o comando com aquele sistema de parafuso e arruela.

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  OgAAAMgcWAuvGwOYlhNbseUfosVhn48BxrOxEG6xMCKoVsarHx4U9JcXv6pqujSCongK7HoQ0SNbk1P5HR1tKFoRQSgAm1T1UPCa1AZWSdjf_tTEkPcdHmrdOnh6

    Se você tem essa opção então faça, aproveite que já está desmontado.

    É só fazer um furo com rosca M10 no comando e usar uma arruela grande o suficiente para travar a engrenagem, há quem use parafuso cabeça cônica allen e faz o rebaixo na arruela para assentar o mesmo, outros usam um parafuso cabeça sextavada, mas tem que cuidar se não vai pegar na capa, aí vai de cada um. Recomendo usar trava rosca no parafuso.

    No meu opala 4cil eu montei a engrenagem de alumínio mas não fiz a trava, pois o motor é todo original, não vi necessidade, MAS assumi o risco.
    Oliveira7777777
    Oliveira7777777
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 111
    Idade : 35
    Localização : São paulo, Guarulhos.
    Modelo do carro : Opala sl/e comodoro 89.

    Monocromático azul.
    Cilindros : 4 canecos 151.
    Data de inscrição : 28/08/2019

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Oliveira7777777 Seg 1 Abr - 12:49:02

    Tonho_RS escreveu:Acho que o amigo se referia a travar o comando com aquele sistema de parafuso e arruela.

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  OgAAAMgcWAuvGwOYlhNbseUfosVhn48BxrOxEG6xMCKoVsarHx4U9JcXv6pqujSCongK7HoQ0SNbk1P5HR1tKFoRQSgAm1T1UPCa1AZWSdjf_tTEkPcdHmrdOnh6

    Se você tem essa opção então faça, aproveite que já está desmontado.

    É só fazer um furo com rosca M10 no comando e usar uma arruela grande o suficiente para travar a engrenagem, há quem use parafuso cabeça cônica allen e faz o rebaixo na arruela para assentar o mesmo, outros usam um parafuso cabeça sextavada, mas tem que cuidar se não vai pegar na capa, aí vai de cada um. Recomendo usar trava rosca no parafuso.

    No meu opala 4cil eu montei a engrenagem de alumínio mas não fiz a trava, pois o motor é todo original, não vi necessidade, MAS assumi o risco.

    Parece simples, então vou fazer para desencargo também.

    Muito obrigado pela explicação. 😁👍🏾
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por adpachec Seg 1 Abr - 13:22:41

    Oliveira7777777 escreveu:
    adpachec escreveu:

    Se a engrenagem necessita chaveta é necessário instalar uma.

    Acho que você não entendeu a minha pergunta mais vamos lá

    É obrigatório adaptar uma chaveta no comando para a engrenagem do comando de alumínio não sair ?

    Vejo vários vídeos de mecânicos dizendo que deve ser instalado porque com o tempo a engrenagem vai soltando .

    Entendeu ?

    Se não souber por favor não responda .
    Obrigado


    Como escrevi, se a engrenagem pede chaveta instale uma.

    PORÉM, a chaveta é para evitar que ela saia da posição de ponto motor.

    AGORA A ENGRENAGEM IR "SOLTANDO" É ANEL DE TRAVA E NÃO CHAVETA.

    Mas como o aço do virabrequim e o alumínio da engrenagem possuem coeficientes de dilatação MUITO diferentes, se precisar de um anel de trava este deve ser colocado.

    Se não entendi talvez seja pela phora da nomenclatura estar errada.

    Chaveta, evita correr do ponto.

    Anel de trava, evita a engrenagem se deslocar.

    Se a engrenagem entrou fácil é por desgaste do virabrequim, erro de fabricação ou fabricante aconselha a usar anel de trava.

    Alguns retardados fazem um pelote de solda a frente para a engrenagem não sair.

    E SE COLOCAR PARAFUSO E ARRUELA DE TRAVA ESTA TEM QUE TER O APERTO CONTRÁRIO AO GIRO DO MOTOR PARA NÃO SE SOLTAR SOZINHA.
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 946
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Tonho_RS Seg 1 Abr - 14:27:59

    adpachec escreveu:
    Se não entendi talvez seja pela phora da nomenclatura estar errada.



    Esse é um ótimo ponto! Eu também percebi a nomeclatura errada, mas como estou tentando atingir a iluminação espiritural - hahahaha - tentei entender que ele queria algo para a polia não sair voando ao invés de algo que não permitisse a engrenagem girar no comando.

    Mas eu te entendo adpachec, fiquei anos afastado do fórum por ter perdido a paciência com muitas coisas na vida, inclusive com o fórum.

    adpachec gosta desta mensagem

    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 946
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Tonho_RS Seg 1 Abr - 14:35:15

    adpachec escreveu:
    Se não entendi talvez seja pela phora da nomenclatura estar errada.



    Esse é um ótimo ponto! Eu também percebi a nomeclatura errada, mas como estava (não estou mais) de bom humor decidi exercer meu lado bom e tentar entender que ele queria algo para a polia não sair voando ao invés de algo que não permitisse a engrenagem girar no comando. hahahaha

    Mas eu te entendo adpachec, fiquei anos afastado do fórum por ter perdido a paciência com muitas coisas na vida, inclusive com o fórum.

    adpachec gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Chaveta da engrenagem do comando de alumínio  Empty Re: Chaveta da engrenagem do comando de alumínio

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 1 maio - 21:55:57