Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
bobina do gol MI - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:28:10 por lucas krause

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
bobina do gol MI - Página 2 EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
bobina do gol MI - Página 2 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
bobina do gol MI - Página 2 EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
bobina do gol MI - Página 2 EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
bobina do gol MI - Página 2 EmptySeg 22 Abr - 17:12:22 por RHCESPECIAL1974

» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
bobina do gol MI - Página 2 EmptySeg 22 Abr - 15:44:36 por ernani paulo damasceno

» Cambio CLARK 2205B
bobina do gol MI - Página 2 EmptySeg 22 Abr - 8:37:33 por Americo

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
bobina do gol MI - Página 2 EmptyDom 21 Abr - 10:06:52 por chevy250

Quem está conectado?

162 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 161 visitantes :: 1 motor de busca

Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15338)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
bobina do gol MI - Página 2 Bar_leftbobina do gol MI - Página 2 Barbobina do gol MI - Página 2 Bar_right 

+38
Glaucio Missioneiro
Diegoj
Antonio Abdias
crvn85
athal
André Vortec
betodacaravan
morrison
coyotesap
Toreto
BANDIT
JOse Carlos da Silva
clyson
doido 76
kaio incerte
Bruno Bariri
thiago.santiago
j ricardo
marcelo machado
Angelo Moraes
Alemão_opala73
opalera6
caravuca86
fabio_jordan_ctba
Renat1nh0
orenegado
LucaSS
Motor4100
Adrianofb
MALAKA_OPALA82
Ayrton4100
100
JeanPellanda
Xann
Giovani Parra
Jean Bida
Samuel Renner
Bernini
42 participantes

    bobina do gol MI


    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Número de Mensagens : 9376
    Data de inscrição : 17/03/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por j ricardo Dom 27 Jun - 13:44:44

    Boa! 9,66 por metro tá bom demais pra um 6cil!
    meu corsa faz 11 por metro na cidade e 15 na estrada! mas é um carro de plastico!

    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 653
    Data de inscrição : 29/08/2008

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por thiago.santiago Dom 4 Jul - 10:55:48

    Tem que abrir alguma coisa na vela de regulagem com a bobina do gol?

    As minhas velas são ac delco.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por j ricardo Dom 4 Jul - 11:15:13

    Você não tem que abrir.. você pode abrir e ver se fica melhor... no meu carro eu passei de 0.8 para 1mm e ficou bom... eu testei com 1.1 e ficou falhando um pouquinho... acho que é de carro para carro...
    velas AC DELCO fica esperto se são MADE IN FRANCE, essas estão dando mais problemas do que as outras AC DELCO, (tanto que teve promoção nas autorizadas)
    Bruno Bariri
    Bruno Bariri
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 152
    Idade : 43
    Localização : Bariri - SP
    Data de inscrição : 23/06/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Bruno Bariri Ter 6 Jul - 12:02:41

    Então no meu caso, Opala 69, para colocar a bobina do MI, tenho que trocar o sistema de platinado?
    Fica caro para trocar o platinado?
    Abraços
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por j ricardo Ter 6 Jul - 12:41:58

    Bruno Bariri escreveu:Então no meu caso, Opala 69, para colocar a bobina do MI, tenho que trocar o sistema de platinado?
    Fica caro para trocar o platinado?
    Abraços

    Sem chance... bobina de MI só com ignição eletronica.
    tem que trocar tudo: distribuidor,caixa de ignição,chicote.

    tem gente anunciando o sistema completo nos clssificados...
    kaio incerte
    kaio incerte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1468
    Localização : londrina parana
    Modelo do carro : Opala 1976 Standart
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/10/2008

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por kaio incerte Ter 6 Jul - 14:19:21

    mas e outra vida,pra ligar,o carro anda mais liso,o meu eh um 250 uso a bobina original bosch,so vou trocar por uma accel ou um msd,por enquando dexa assim,to com outras prioridades por enquanto!
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 26/11/2009

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por doido 76 Qua 8 Set - 15:11:26

    se alguem quiser uma .......... 50 reais ....... tirei do meu opala pq coloquei uma malory ........ bobina do gol MI - Página 2 08092010278.th
    clyson
    clyson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : sao jose dos pinhais
    Modelo do carro : diplomata 1980
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 04/10/2009

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por clyson Sáb 12 Mar - 22:37:23

    salve galera! coloquei a bobin do MI no meu 6cc mas o contagiros ficou doido, aconteceu com alguem? é possível resolver?

    um abraço.
    JOse Carlos da Silva
    JOse Carlos da Silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : Londrina PR
    Data de inscrição : 15/04/2011

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por JOse Carlos da Silva Sex 15 Abr - 11:52:12

    bobina do gol MI

    eu tentei colocar no meu motor opala 151 4 cil, ele funcionou po uns 2 minutos esquentou a bobina e pifou, a bobina é uma marca fabricada aqui em Assai-Pr, comprei no gevasco, tem 2 saidas com terminais pequenos, eu liguei igual estava a outra que é uma asfaltica bosch 067, a ignição é eletronica bosch, que fiz errado? como devo fazer?, se alguem puder me ajudar!!
    obrigado
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por BANDIT Sex 15 Abr - 12:59:22

    JOse Carlos da Silva escreveu:bobina do gol MI

    eu tentei colocar no meu motor opala 151 4 cil, ele funcionou po uns 2 minutos esquentou a bobina e pifou, a bobina é uma marca fabricada aqui em Assai-Pr, comprei no gevasco, tem 2 saidas com terminais pequenos, eu liguei igual estava a outra que é uma asfaltica bosch 067, a ignição é eletronica bosch, que fiz errado? como devo fazer?, se alguem puder me ajudar!!
    obrigado

    se for maxflex esqueça ...é colocar é tirar ....
    tem que comprar as originais mesmo em revenda VW . é caro....
    Toreto
    Toreto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 93
    Idade : 33
    Localização : Irecê -Ba
    Modelo do carro : Opala comodoro 1989
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 03/03/2011

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Toreto Sex 15 Abr - 13:42:34

    tb quero colocar essa bobina só tô na duvida sobre o cabo de adpitação que nem faço ideia como seria
    coyotesap
    coyotesap
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 224
    Idade : 42
    Localização : Santo Antônio da Platina - PR
    Modelo do carro : Opala SS4 74 (em restauro)
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 03/08/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por coyotesap Sex 15 Abr - 14:36:15

    Coloquei na minha Caravan 4cc alcool... melhorou barbaridade... desde consumo até retomada...! Já faz mto tempo que tô usando ela, e não troco por nada, não precisa adaptar NADA, é só colocar os fios positivo e negativo da bobina original na MI. Simples, rápido e funcional. Pode dar zika no 6, aí não posso falar nada, mas no 4 é SHOW DE BOLA. Lógico, lembrando que cabos NGK e Velas novas NGK ou BOSCH também valorizam todo o conjunto.
    coyotesap
    coyotesap
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 224
    Idade : 42
    Localização : Santo Antônio da Platina - PR
    Modelo do carro : Opala SS4 74 (em restauro)
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 03/08/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por coyotesap Sex 15 Abr - 14:37:07

    E mais, bobina é BOSCH!
    marcelo machado
    marcelo machado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Idade : 69
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
    Cilindros : 6 cilindros, Alcool, agora com GNV
    Data de inscrição : 08/05/2009

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por marcelo machado Sex 15 Abr - 16:24:45

    O que eu posso falar é que no meu carro 6 cc.não houve nenhum problema de adaptação, já ando com essa bobina a três anos completados agora em abril. bobina do gol MI - Página 2 562542
    morrison
    morrison
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 539
    Idade : 38
    Localização : Santo Andre -SP
    Modelo do carro : ex opala diplomata coupe 1982 (saudades)
    ex Opala diplomata 1990

    agora Opala 88 6 cilindros
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/04/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por morrison Sáb 16 Abr - 6:04:11

    coloquei esta bobina esta semana.
    foi ate barato.
    mas andei pouco ainda pra ver diferença.
    e meu carburador deu excesso ( de novo) aí parei o carro.
    betodacaravan
    betodacaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1673
    Idade : 50
    Localização : DF.
    Modelo do carro : ex-caravan comodoro sle 88/89....eeeeee saudade da catarina meu amor.
    futuro diplomata 89 azul gas. seg dono.
    Cilindros : 6 cil, fututo 4.4
    Data de inscrição : 27/03/2009

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por betodacaravan Seg 18 Abr - 17:41:36

    ja uso a 6 meses....motor 6 cil.


    e nao esquenta nada, nao falha e deu melhora em funcionamento e consumo...faço 7 na gas com 446.
    André Vortec
    André Vortec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 764
    Localização : Goias
    Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
    Cilindros : V6
    Data de inscrição : 04/03/2011

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por André Vortec Dom 14 Ago - 10:26:38

    Nao sei como alguns fazem a instalaçao da bobina do gol mi, e da pau e menos de 1 dia.. so sei que eh incrivel, meu pai tem um corcel 2 e usa a bobina a 3 anos e nunca teve problema, detalhe, ela e original da volks, eu to usando no meu opala, original da volks, comprei usada no ferro velho, ta tudo perfeito aqui, nenhum problema ate agora, so alegria, o carro anda liso, tem uma retomada incrivel, perfeito, fica a dica Twisted Evil
    avatar
    MALAKA_OPALA82
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1320
    Localização : Pinhais
    Data de inscrição : 08/08/2008

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por MALAKA_OPALA82 Sáb 31 Dez - 19:05:39

    Boa noite pessoal , feliz ano novo a todos,
    e o seguinte ,, ando lendo muito , sobre bobinas ,, pq a minha tava esquentando, mas foi resolvido , mas e o seguinte, as bobinas originais trabalham com 9 volts. uns dos muitos motivos das bobinas esquentarem e que o pessoal nao se liga e manda 12 volts direto ,, quando colocamos a bobina do gol mi o que e o certo a fazer. manda 12volts dereto para ela ?? esse assunto nunca foi discuido. ,,, bobina do gol mi 12 volts ou mantes os 9 volts que vem do fio resistivo ??? minha opiniao e que ao colocar a bobina mi a mesma tem que ter 12 volts ,,,,
    athal
    athal
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 6cc 1988. Descarga 6x2 com X-PIPE, Sonda wideband LC1, Injeçao e controle da Igniçao Megasquirt MS3, TBI Rochester corpo duplo da Blazer 4.3, bobina da VW Mi CDI CMRacing modificada para PLASMA-JET, freio a disco na traseira.
    Cilindros :
    Videos da ignição plasmática funcionando:

    https://www.youtube.com/watch?v=jm2ltMepG5c

    https://www.youtube.com/watch?v=O6yVbMKyXI4


    Data de inscrição : 26/01/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por athal Ter 30 Abr - 11:07:16

    Ayrton4100 escreveu:É isso mesmo 100. Pelo que eu sei existem 4 tipos de sistemas de ignição:
    *Com platinado
    *Capacitiva (a original do opala, MSD, MALLORY, etc)
    *Indutiva (com sensor hall e distribuidor, do Gol Mi, primeiros carros com injeção eletrônica)
    *Estática (sem distribuidor, a faísca sai direto da bobina pra vela, carros atuais)

    - A com platinado todo mundo já conhece. bobina do gol MI - Página 2 502313

    - A capacitiva trabalha com o tempo de carga da bobina. Quanto maior o tempo de carga, mais forte é a centelha, mas se o tempo for muito grande começa a aparecer o problema de esquentar a bobina e o motor começar a falhar, não esquecendo que a potencia máxima da bobina depende da qualidade da mesma. A centelha possui duração curta, por isso da vantagem de usar a MSD (Multiple Spark Discharge, Descarga de múlltiplas faíscas) ou similares. Em baixa rotação, ao invés da ignição produzir apenas uma faísca produzirá mais de uma, favorecendo a queima. A quantidade de faíscas em baixa é maior e a medida que a rotação sobe, o módulo vai ajustando o tempo de carga de modo a aproveitar o máximo possível a capacidade da bobina, até termos apenas 1 faísca para cada ciclo de queima do cilindro. Não esquecendo que bobinas tabajaras, tipo as Marflex da vida, nem a pau alcançam os 40 mil volts.  Rolling Eyes
    De grosso modo ela acumula carga e ao sinal da "caixinha" ela descarrega a energia acumulada. Laughing

    - A indutiva nada mais é do que um transformador. Ela aumenta a voltagem de 12 volts para cerca de 40 mil volts ou mais (depende da bobina). A desvantagem em relação à capacitiva é que a voltagem alcançada é menor, mas em compensação possui duração bem maior, o que lhe confere queima bem homogênea do combustível. bobina do gol MI - Página 2 933234


    - A estática usa a bobina da indutiva só que a faísca ao invés de ter que passa pelo distribuidor para ir ao cilindro certo, é ligada diretamente na vela e tem a sua centelha controlada pelo módulo de injeção. A vantagem é a precisão absoluta no avanço e retardo de ponto. bobina do gol MI - Página 2 562542

    Muitas informações eu tirei do manual da FuelTech SparkPro. (www.fueltech.com.br) Pra quem quiser se aprofundar mais no assunto dêem uma olhada nos manuais deles, tem muita coisa interessante e bem explicada!

    Sobre o fato de trocar a bobina original pela do gol Mi 1.6, temos o problema do tempo de carga do circuito de ignição da bobina (Dwell). Ela também tem um limite de tempo, e esse tem que ser respeitado, senão a bobina queima mesmo! Como o tempo da bobina capacitiva é diferente da indutiva, teria que achar uma "caixinha" de outro carro que tenha o dwell mais próximo possível da bobina indutiva do gol Mi 1.6 para que possa ser feita a troca e a mesma não queime.
    Outra solução seria tirar o sistema de ignição eletrônica de dentro do distribuidor do opala e adaptar o sensor hall no lugar, mantendo o avanço centrífugo e mecânico, e usar a bobina do gol Mi 1.0, que é de três fios (já tem o módulo ou "caixinha" embutidos), pois o do gol Mi 1.6 tem dois fios e necessita de módulo externo. Esse tipo de melhoria foi feita pelas montadoras daqui. Eu lembro que na linha Vw antes de 1991 (se não me engano) vinha com ignição eletrônica, e depois passou para ignição com sensor hall. Pra saber a diferença, basta ver quantos fios tem no distribuidor: se 1 é com platinado, se 2 é eletrônico, e se 3 é com sensor hall.

    Se estiver errado me corrijam por favor. bobina do gol MI - Página 2 44056
    Espero ter contribuído com o pessoal  OKK  OKK

    T+!

    Não Ayrton, bobina do gol MI - Página 2 459730 a pesar de tua boa vontade você não contribuiu, desinformou, e justo ao contrario:

    ~ A bobina em MODO INDUTIVO trabalha com tempo de carga "dwell time" e não funciona como um transformador, funciona por constituição do campo magnético.

    Digamos que um modulo de ignição esta fabricado para dar 3 ms de tempo de carga da bobina, e que a bobina a ele conectada esteja fabricada para constituir o campo magnético em 3ms. Durante esses 3ms a bobina vai constituir o campo magnético e quando desligada da massa o campo magnético colapsa e a centelha acontece. No MODO INDUTIVO a bobina NÃO FUNCIONA COMO UM TRANSFORMADOR 12v X 100 voltas do enrolamento secundário (ratio) da bobina da 1.200 Volt. Se funcionasse como um transformador não daria os 18.000 ; 24.000 volt necessários para a centelha acontecer a queimar a mistura.

    Voltemos ao exemplo: se a bobina esta desenhada para operar com 3ms de dwell time e teu modulo joga nela um dwell time  de 5ms, nos dois milissegundos restantes a bobina não vai constituir um campo magnético maior, SÓ VAI AQUECER (saturação do campo magnético) , e por tanto vai durar menos. Este é o tipo de ignição original do Opala e do 99,999% dos carros montados na fabrica. Os últimos modelos de Opala usavam ignição indutiva transistorizada para substituir o platinado.

    ~  A bobina em modo CDI Capacitive Discharge Ignition funciona EM MODO TRANSFORMADOR. A CDI (MSD, ACCEL, CM ) eleva os 12 Volt dc da bateria a 400~600 Volt para carregar um capacitor, que e descarregado na bobina. Ai as contas seriam outras: 400 Volt X 100 voltas do enrolamento secundario da bobina (ratio) = 40.000 Volt de centelha.

    Em modo CDI nao existe dwell time, so existe o tempo de descarga do capacitor da CDI que e muito breve, e por isso A BOBINA NAO AQUECE.

    A diferencia entre ambos modos esta na voltagem da centelha (Maior na CDI) e na duração da centelha (Maior no modo indutivo, ainda que tem CDI´s de longo tempo de queima). Por isso muitas CDI´s tem múltiplas centelhas (MSD = Multiple Spark Discharge), mas isto deixa o avanço real errático porque você não sabe em qual momento (grau de avanço) uma das centelhas inicia a queima da mistura.

    ~  Os sistemas estáticos (podem ser indutivos ou capacitivos), consistem na substituição do distribuidor por sensores de rotação no virabrequim e/ou de fase no comando e um computador, ou central. Podem ser de bobina unica (O distribuidor esta presente ainda mas o avanço e computado na central), ou de bobina dupla (Wasted spark ou centelha perdida), ou de uma bobina por cilindro (Coil Near Plug ou Coil on Plug). No caso de sistemas estáticos com bobina na vela e funcionamento INDUTIVO se aumenta o tempo disponível para constituição do campo magnético pelo numero de cilindros. Isto e útil em elevadas rotações (p.ex. num Opala, uma bobina sozinha tem seis vezes menos tempo para constituir o campo magnético a 6.500RPM que seis bobinas uma por cada vela, sequential COP).

    Ainda os sistemas estáticos COP (Wasted COP ou sequencial) eliminam as fugas (distribuidor e cabos de vela), ineficiências (Resistividade) nos cabos de vela  e interferência eletromagnética.
     
    Sistemas wasted spark 'centelha perdida' promovem um desgaste mais rápido dos eletrodos das velas porque centelham o dobro de vezes que sistemas com distribuidor ou sequenciais.

    ~  Por ultimo, tem um outro sistema de ignição usado para acender os motores dos turborreatores dos aviões que pode ser adaptado a um carro modificando uma CDI: PLASMA JET IGNITION.

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jm2ltMepG5c

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=O6yVbMKyXI4

    ~  E ainda existem ignições com ION SENSING que detectam o pico de pressão em cada cilindro mediante medição do processo de liberação de ions durante  combustão. Ou seja e como ter na central um dinamômetro a bordo que ajusta o avanço para um ótimo desempenho de cada cilindro em tempo real (Peak Pressure Point ~  15 graus depois do PMS) . SAAB, Harley Davidson, BMW e Alguns GM (aqui no Brasil não, claro) já usam este sistema desde 1993. Quem sabe se as montadoras com essa merda de INNOVAR AUTO trazem ao Brasil esta tecnologia disponível la fora ha mais de duas décadas...

    Um conselho Ayrton, se quiser aprender de injeções e ignições não frequenta somente o fórum da fueltech, lé outros manuais como os da Megasquirt, e frequenta forums de algum fabricante (tem ate nacional) de CDI´s.

    Abs.
    Athal


    Última edição por athal em Sáb 18 Out - 15:25:22, editado 2 vez(es)
    crvn85
    crvn85
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Idade : 36
    Localização : uberlandia mg
    Modelo do carro : Caravan comodoro SL/E 85 4cc
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 03/10/2013

    bobina do gol MI - Página 2 Empty coloquei e fiquei satisfeito

    Mensagem por crvn85 Qui 3 Out - 0:55:52

    Galera prazer meu nome eh romulo e podem me chamar de crvn85

    minha caravan 4cc estava com o funcionamento horrível falhava demais afogava tava ruin mesmo fiz uma regulagem limpei carbura melhorou mas continuou engasgando embolando a lenta fica falhando ai me falaram dessa bobina do MI coloquei uma eu mesmo coloquei ( fio positivo no vermelho e negativo no verde pronto) a minha em questão tinha pifado o carro parou de ligar ai assim que coloquei ligou e ficou massa

    de manha ela já era boa pra ligar mas agora é só pisar cinco vezes no acelerador puxar afogador que ela liga perfeitamente e já tem que baixar o afogador que a aceleração sobe na hora

    Enfim pra quem tem 4cc com ignição eletrônica eu recomendo não vai arrepender

    cheers 
    Antonio Abdias
    Antonio Abdias
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 203
    Localização : Brasilia-df
    Modelo do carro : COMODORO 89
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 06/05/2013

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Antonio Abdias Ter 21 Jan - 13:50:03

    Todos falam BOBINA DO MI, mais qual seria o modelo certo? ou seria qualquer modelo. Vi aqui no forum uma indicação da "bosh do Gol MI 1.8 cod no final tem 105"... procede? Vlw
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Diegoj Ter 21 Jan - 15:29:54

    Antonio Abdias escreveu:Todos falam BOBINA DO MI, mais qual seria o modelo certo? ou seria qualquer modelo. Vi aqui no forum uma indicação da "bosh do Gol MI 1.8 cod no final tem 105"... procede? Vlw

    Meu mecanico falou sobre uma tal bobina do gol GTS que é igual a MI mas com faisca roxa (???). Diz que é mais cara e mais dificil de achar, mas muito melhor que a MI normal.
    Se é verdade...
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Ter 21 Jan - 15:39:03

    gol gts é com bobina comum, asfáltica

    ele deve ter se referido à do tsi ou ts mi (bolinha)
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por adpachec Ter 21 Jan - 15:50:06

    Antonio Abdias escreveu:Todos falam BOBINA DO MI, mais qual seria o modelo certo? ou seria qualquer modelo. Vi aqui no forum uma indicação da "bosh do Gol MI 1.8 cod no final tem 105"... procede? Vlw

    Aqui você tem a tabela (pág. 28 se converter em PDF), não só da MI (cujo nome se "generalizou"), mas de muitos modelos de bobinas plásticas (o nome real).

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/715-apostila-sistemas-de-ignicao.html

    Aqui o explicativo da BOSCH das bobinas Asfálticas e Plásticas.

    http://www.bosch.com.br/br/autopecas/arquivosCatalogo/Cat_Ignicao_Sistema_Convencional_2012.pdf

     OKK


    Última edição por adpachec em Ter 21 Jan - 16:03:53, editado 1 vez(es)
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Diegoj Ter 21 Jan - 15:50:53

    Glaucio Missioneiro escreveu:gol gts é com bobina comum, asfáltica

    ele deve ter se referido à do tsi ou ts mi (bolinha)

    GTS, GTI, TSI, GL, CL, GLS... juro que não entendo essas coisas kkkkkkkk
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Brunugomes Ter 21 Jan - 16:05:56

    Diegoj escreveu:
    Glaucio Missioneiro escreveu:gol gts é com bobina comum, asfáltica

    ele deve ter se referido à do tsi ou ts mi (bolinha)

    GTS, GTI, TSI, GL, CL, GLS... juro que não entendo essas coisas kkkkkkkk


    Os que conheço, GTS, Gran turismo sport. Bancos recaro, motor AP 1.8 carburado, spoiler traseiro.. E n sei se tinha rodas orbital.. Axo q sim.. rsrs
    GTI, gran turismo injection.. Td que tem no GTS só que motor 2.0 injetado.
    TSI sei q tbm é topizinho.. Já GLS, CL e GL são os menos abençoados.. kkk xD
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Diegoj Ter 21 Jan - 16:10:24

    Brunugomes escreveu:
    Diegoj escreveu:

    GTS, GTI, TSI, GL, CL, GLS... juro que não entendo essas coisas kkkkkkkk


    Os que conheço, GTS, Gran turismo sport. Bancos recaro, motor AP 1.8 carburado, spoiler traseiro.. E n sei se tinha rodas orbital.. Axo q sim.. rsrs
    GTI, gran turismo injection.. Td que tem no GTS só que motor 2.0 injetado.
    TSI sei q tbm é topizinho.. Já GLS, CL e GL são os menos abençoados.. kkk xD

    Meu amigo tem um voyage GLS com bancos recaro, motor ap 1.8 e também tem ar condicionado. Mas não tem direção hidraulica  bobina do gol MI - Página 2 44056 
    Agora ele vai turbinar o voyage só pra perder pra opala com mais emoção kkkkkkk
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Ter 21 Jan - 16:22:21

    volks fio....
    athal
    athal
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 6cc 1988. Descarga 6x2 com X-PIPE, Sonda wideband LC1, Injeçao e controle da Igniçao Megasquirt MS3, TBI Rochester corpo duplo da Blazer 4.3, bobina da VW Mi CDI CMRacing modificada para PLASMA-JET, freio a disco na traseira.
    Cilindros :
    Videos da ignição plasmática funcionando:

    https://www.youtube.com/watch?v=jm2ltMepG5c

    https://www.youtube.com/watch?v=O6yVbMKyXI4


    Data de inscrição : 26/01/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por athal Sáb 11 Out - 12:11:27

    Oi a todos,

    Eu testei a bobina do Gol Mi com o módulo original do Opala e funciona bem. E uma MAGNETI MARELLI #BI0016MM de dois pinos. O conector e um TC CHICOTES #TC102.1005 (ou equivalente), todo por 60 Reais. Resistencia no primario 0.5 Ohm, resistencia no secundario 7,3 KOhm, esta bobina tolera 7,5 Amper de corrente máxima. A referencia da Bosch é F000ZS0105. Ambas são idénticas.

    Cada modelo de bobina é diferente: N° de enrolamentos no primário e no secundário (ratio), grossor dos mesmos e sistema de arrefecimento/isolamento (óleo, asfáltico, resina, plastico...)

    O importante é saber que cada bobina tem por construção um tempo ideal (tempo de saturação) determinado para constituir o seu campo magnético (descarga indutiva), isto em inglês se chama "dwell time".

    Vamos supor que uma determinada bobina tem um "dwell time" ou tempo de saturação ideal de 3,6 milissegundos: Com um tempo inferior não vai conseguir descargas com o seu potencial máximo. Com um tempo superior a bobina não constitui mais campo magnético e começa a aquecer. Bobinas sobreaquecendo duram menos e são menos confiáveis.

    Quem controla o tempo de saturação da bobina???? O modulo de ignição, desenhado pela montadora. 

    Vamos supor que a bobina do opala satura em 3,2 milissegundos, e que a bobina do Gol Mi satura em 4 milissegundos. O modulo do opala vai continuar "jogando" 3,2 milissegundos para a bobina do Gol MI. A bobina do Mi não vai funcionar no seu nível ótimo.

    O modulo da VW que é usado com esta bobina (MAGNETI MARELLI #BI0016MM ou  BOSCH  F000ZS0105) é o Bosch 0227100142 (sete pinos, distribuidor com sensor hall) ou equivalente. O modulo do Opala é para sensor de relutancia variavel "VR" se quiser usar este modulo no lugar do modiulo original do Opala, tem que modificar o distribuidor do Opala (VR) para instalar um sensor hall.

    Se a bobina aquecer com o modulo que voces escolheram (não pode encostar nela) provem a reduzir a amperagem que passa na bobina instalando um fio resistivo no positivo da bobina ou soldando um resistor (1,5 ohm) em serie no positivo da bobina.

    Esta é uma bobina económica robusta, compacta e com o núcleo isolado com plastico.

    Se tiver uma ECU Programável decente pode mexer no tempo de saturação da bobina e se adaptar a qualquer bobina (bobinas) que estiver usando.

    SDS.
    Athal


    Última edição por athal em Qui 20 Nov - 8:52:46, editado 9 vez(es)
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por gabriel.acosta Sáb 11 Out - 12:29:50

    athal escreveu:Oi a todos,

    Eu testei a do Gol Mi e funciona bem.

    Cada bobina e diferente: N° de enrolamentos no primário e no secundário, grossor dos mesmos e sistema de arrefecimento (óleo, asfáltico, resina...)

    O importante é saber que cada bobina tem por construção um tempo ideal determinado para constituir o seu campo magnético (descarga indutiva), isto em inglês se chama "dwell time".

    Vamos supor que uma determinada bobina tem um "dwell time" ou tempo de saturação ideal de 3,6 milissegundos: Com um tempo inferior não vai conseguir descargas com o seu potencial máximo. Com um tempo superior a bobina não constitui mais campo magnético e começa a aquecer. Bobinas sobreaquecendo duram menos e são menos confiáveis.

    Quem controla o tempo de saturação da bobina???? O modulo de ignição, desenhado pela montadora. 

    Vamos supor que a bobina do opala satura em 3,2 milissegundos, e que a bobina do Gol Mi satura em 4 milissegundos. O modulo do opala vai continuar "jogando" 3,2 milissegundos para a bobina do Gol MI. A bobina do Mi não vai funcionar no seu nível ótimo.

    Mas ainda assim e uma bobina robusta, compacta e com o núcleo isolado com resina.

    Se tiver uma ECU Programável decente pode mexer no tempo de saturação da bobina e se adaptar a qualquer bobina (bobinas) que estiver usando.

    SDS.
    Athal
    Parabéns. Bela esplicação Athal! bobina do gol MI - Página 2 122938
    athal
    athal
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 6cc 1988. Descarga 6x2 com X-PIPE, Sonda wideband LC1, Injeçao e controle da Igniçao Megasquirt MS3, TBI Rochester corpo duplo da Blazer 4.3, bobina da VW Mi CDI CMRacing modificada para PLASMA-JET, freio a disco na traseira.
    Cilindros :
    Videos da ignição plasmática funcionando:

    https://www.youtube.com/watch?v=jm2ltMepG5c

    https://www.youtube.com/watch?v=O6yVbMKyXI4


    Data de inscrição : 26/01/2010

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por athal Sáb 11 Out - 13:05:31

    gabriel.acosta escreveu:

    Parabéns. Bela esplicação Athal! bobina do gol MI - Página 2 122938

    Isso porque tu não leu o meu post anterior neste mesmo tópico.... lol!
    Jercemi
    Jercemi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Comodoro 4 canecos, 4 portas, 90.
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 22/02/2012

    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Jercemi Seg 8 maio - 15:55:36

    Pessoal, tenho um opala 4 cc gasolina, há quase 15 anos. Aqui em SP, no calor forte, a bobina esquentava muito, e quando desligava ao carro, pra pegar era horrível, o óleo dentro da bobina esquentava e já era. O carro também perdi potência. Era uma complicação. Cerca de 4 anos pus uma do gol Mi 2 pinos nunca mais tive problema.
    Recente que tive que fazer a troca, porque como fiz pra teste, era uma chinesa. Mas não queimou, só ficou fraca. Não tive problema algum com ela, em baixa, ou alta rotação ou no verão.

    Conteúdo patrocinado


    bobina do gol MI - Página 2 Empty Re: bobina do gol MI

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 6:38:17