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Quais os procedimentos antes da primeira partida?

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Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por fastback em Qui 29 Dez - 15:24:34

Tarde pessoal!

Vou fazer meu 78 funcionar e gostaria de saber quais os cuidados e procedimentos para que dê tudo certo, já que o carro está parado há mais de um ano (já o comprei parado).

Me disseram para deixar um pouco de diesel ou querosene escorrer pelo cabeçote para dar uma limpada e depois, além de esgotar o carter, removê-lo e fazer uma bela limpeza, fazendo a substituição do óleo e filtro depois.

Seria isso mesmo?

Quanto ao motor, ele está sem o motor de partidas (comprei à parte) e sem o distribuidor (platinado), como eu monto eles?

O distribuidor, segundo o que entendi de um tópico no fórum do Opala.com eu devo montar com o pistão 1 em PMZ e o rotor na posição do primeiro cabo. Entretanto, conheço pouco do sistema de ignição.
A ordem de ignição é contada de que forma? É a ordem dos cabos na tampa do distribuidor contando com giro do distribuidor no sentido horário?
Os pistões são contados da frente para trás como quem olha o carro de frente, certo?

Bom, se vocês tiverem mais dicas, ficarei muito grato!

Abraços!

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 30 Dez - 6:26:08

colocar solvente no motor pode descolar tudo quanto é craca e entupir a bomba, ve se tem oleo e funciona ele com ele mesmo, da uma partidas sem deixar ele pegar pro oleo subir. a ordem de igniçao deve estar gravada no coletor, 153642 ou 1432, acho q é isso mesmo. o primeiro pistao é o da frente do carro. nao sei colocar distribuidor mas se colocar o motor no pms do 1º cilindro deve ter uma marca sei la na engrenagem, vou descobrir... se chegar ate aí, vc coloca o primeiro e gira o motor no sentido horario, se o rotor virar pro sentido horario é só seguir , se for anti horario, o que eu acho impossivel ele sera antihorario. aí é so distribuir.tipo assim, vc poe os cabos nas velas pelo tamanho q chega no distribuidor, e depois do primeiro q sera o que no pms etara apontado, aí vc segue as ordens q eu falei
depois vc desliga a bomba de combustivel do tanque pois gasolina velha nao pega fogo. e coloca uma mamadeira ligada na bomba, joga um pingo de gasolina no carburador, e vira a chave, se fuzer barulho e soltar uma fumaçça preta é porque pegou

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por fastback em Sex 30 Dez - 6:50:04

wyllerson punk escreveu:vira a chave, se fuzer barulho e soltar uma fumaçça preta é porque pegou

hahaha Gostei do "diagnóstico" Wyllerson!

Mas, seria o caso de entupir a bomba caso eu invente de rodar o motor com esse óleo "melecado", né?
Minha intenção seria diluir as cracas no óleo velho e jogar ele fora antes de funcionar o motor, fazendo uma limpeza no carter e no pescador se possível, aí já aproveito e troco umas juntas!
Não sei se seria legal funcionar o motor com um óleo que nem sei das condições. Aparentemente tá normal, mas pode ter água no meio ou mesmo poderia já estar rodando mais do que vencido, afinal, pra dono de "carro velho", esses motores não trocam óleo, apenas são completados. scratch

Me deram uma dica legal de achar o PMZ do primeiro pistão: remover a primeira vela e com uma chave de fenda ou algo do tipo, "tatear" a cabeça do pistão enquanto giro a polia para descobrir onde ele está. Quando estiver em cima, beleza! lol! Lógico, tomando MUITO cuidado para não riscar nem pistão nem cilindro. Talvez algo mais macio como um pedaço de madeira, ou quem sabe algo emborrachado sejam mais aconselháveis, né?

Nossa... Como estou ansioso!!

Abração galera!

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por Jean Bida em Sex 30 Dez - 7:06:53

153624 é ordem, contando a partir do que fica rente ao radiador, ali é o 1.Jogar diesel em cima do motor pra fazer pegar acho inútil, nem limpar vai...compra um óleo barato e troca,com filtro novo,só pra dar um limpada dentro, depois pode fazer mais uma troca e colocar um óleo bom.


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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por fastback em Sex 30 Dez - 7:13:06

Jean, sendo o meu um 4 cilindros a ordem seria esta: 1432 ? Sei que está no coletor, mas é apenas para poder usar o exemplo.
Considerando esta ordem, eu colocaria o primeiro cabo na posição onde parou o rotor e, a partir daí, em sentido horário, colocaria os outros cabos: cilindro 4, cilindro 3 e cilindro 2, nessa ordem?

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por Emer_comodoro em Sex 30 Dez - 7:25:24

Não,a ordem do 4 cil é 1342, o rotor gira pro lado horario,liga o primeiro cabo,depois o terceiro...,sobre o oleo,coloca um oleo pra funcionar e depois troca ele mais umas trez veses,ai é normal,limpar o carter seria bom.não esquece do 'GOLINHO'no carburador antes da partida OKK

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por fastback em Sex 30 Dez - 7:29:15

Estou pensando em depois de umas duas trocas de óleo, colocar um pouco de militec. Além da proteção, ele tem ação detergente, pode limpar parte das galerias de óleo. Claro, por POUCO para evitar que craca demais desça.

Sobre o golinho no carburador, podem deixar... Já estou acostumado. kkkk Sempre que possível desço um pouquinho pelo suspiro da cuba, só pra enchê-la aí fica mais fácil que ele puxe combustível da bomba sem forçar demais o motor de partida... Mas, antes quero dar umas giradas no motor para que o óleo dê uma circulada e suba para o cabeçote.

Pessoal, o motor de partida tem algum segredo para instalar ou é só parafusá-lo no lugar?

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 30 Dez - 10:02:19

ha ha ha . errei as ordens dos dois motores, a do 6 foi por engano a do 4 eu pensei q era aquela mesmo, mas eu falei q é ruim de colocar algo pra limpar assim porque os detergentes assim deixam as crostas muito moles se esquentar e vai ficar soltando, o ideal é abrir e conferir tudo, mas da pra funcionar com o oleo velho, nao é bom vc deixar ele pra andar no carro, mas pra pegar as sujeiras é bom q vc deixa esse oleo rodando uns 20 minutos depois vc troca ele. talvez vc tenha q lavar o tanque se ele tiver sido parado com combustivel la. é q ele seca e vira uma casquinha q vai soltando e entupindo os filtros ate vc lavar o tanque, pode ate chegar ao carburador

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por diplomata#89 em Sex 30 Dez - 12:30:30

fastback escreveu:Estou pensando em depois de umas duas trocas de óleo, colocar um pouco de militec. Além da proteção, ele tem ação detergente, pode limpar parte das galerias de óleo. Claro, por POUCO para evitar que craca demais desça.

Sobre o golinho no carburador, podem deixar... Já estou acostumado. kkkk Sempre que possível desço um pouquinho pelo suspiro da cuba, só pra enchê-la aí fica mais fácil que ele puxe combustível da bomba sem forçar demais o motor de partida... Mas, antes quero dar umas giradas no motor para que o óleo dê uma circulada e suba para o cabeçote.

Pessoal, o motor de partida tem algum segredo para instalar ou é só parafusá-lo no lugar?
o motor de partida é só colocar no lugar parafusar e ligar os fios.

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Re: Quais os procedimentos antes da primeira partida?

Mensagem por Jean Bida em Sab 31 Dez - 7:20:09

fastback escreveu:Estou pensando em depois de umas duas trocas de óleo, colocar um pouco de militec. Além da proteção, ele tem ação detergente, pode limpar parte das galerias de óleo. Claro, por POUCO para evitar que craca demais desça.

Sobre o golinho no carburador, podem deixar... Já estou acostumado. kkkk Sempre que possível desço um pouquinho pelo suspiro da cuba, só pra enchê-la aí fica mais fácil que ele puxe combustível da bomba sem forçar demais o motor de partida... Mas, antes quero dar umas giradas no motor para que o óleo dê uma circulada e suba para o cabeçote.

Pessoal, o motor de partida tem algum segredo para instalar ou é só parafusá-lo no lugar?
Dae! Coloque o motor de partida,apenas encoste os de baixo pra firmar ,porém sem aperto final, coloque o que fixa na lateral do bloco,eu sempre fazia girar antes do aperto final, com o cabo da bobina desligado, pra que o motor só gire e não pegue.Estando tudo certo, apertava o da lateral e depois os que ficam em baixo.Agora se for mancal do arranque(foçinho) de marca ruim, a forma é errada, é o inferno pra alinhar, só com calços, pra que alinhe.Preferível um foçinho original soldado a um novo paralelo.


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