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Como tirar o comando e engrenagem ?

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Tiago Prass
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Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Tiago Prass em Sex 13 Abr - 0:00:07

Amigos, vou trocar o comando do meu opala, porém não sei muito bem como procede.Já tirei o comando de um motor 6 cil GMC 1950, mas creio que seja meio diferente do 250-S.

Alguém pode me dizer como faço pra tirar o comando e a engrenagem dele.

Abraço

wyllerson punk
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 13 Abr - 7:32:22

tira a tampa do comando, tem 2 furos na engrenagem,com o motor no lugar e dificil, tem q tirar o carter
roda o comando olhando os furos ate ver 2 parafusos , deve ser fenda ou philips, o meu era philips. solta os dois e o comando ta solto, pra colocar de volta coloca o motor com primeiro cilindro no pms e encaixa as marcas do volante e comando, bota os parafusos de volta e ta pronto

Tiago Prass
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Tiago Prass em Sex 13 Abr - 9:01:01

wyllerson punk escreveu:tira a tampa do comando, tem 2 furos na engrenagem,com o motor no lugar e dificil, tem q tirar o carter
roda o comando olhando os furos ate ver 2 parafusos , deve ser fenda ou philips, o meu era philips. solta os dois e o comando ta solto, pra colocar de volta coloca o motor com primeiro cilindro no pms e encaixa as marcas do volante e comando, bota os parafusos de volta e ta pronto

Valeu, mas vai ser facil, o motor da fora carro hehe.Vlw mesmo, abraço.

Ivo Filho
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Ivo Filho em Sex 13 Abr - 9:12:36

quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


_________________
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wyllerson punk
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 13 Abr - 11:23:35

Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


é mesmo, eu esqueci q o comando tava fazendo alguma coisa e esqueci dos tuchos e distribuidor,

mas tem uma coisa se trocar comando pode tirar os tuchos e trocar tambem. senao vai acabar com o comando rapidinho, se for hidraulico e comando bravo tamnem nao da certo

Müller
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Müller em Sex 13 Abr - 11:56:06

E tira a bomba de combustível tbem.


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Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
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Tiago Prass
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Tiago Prass em Sex 13 Abr - 12:32:20

Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.

wyllerson punk escreveu:
Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


é mesmo, eu esqueci q o comando tava fazendo alguma coisa e esqueci dos tuchos e distribuidor,

mas tem uma coisa se trocar comando pode tirar os tuchos e trocar tambem. senao vai acabar com o comando rapidinho, se for hidraulico e comando bravo tamnem nao da certo

Müller escreveu:E tira a bomba de combustível tbem.

O motor já esta sem tudo isso mesmo.Só ficou no bloco o comando e o virabrequim, que deixei pra tirar por ultimo.Mas vlw pelas dicas.

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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 13 Abr - 13:20:57

Tiago Prass escreveu:
Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.

wyllerson punk escreveu:


é mesmo, eu esqueci q o comando tava fazendo alguma coisa e esqueci dos tuchos e distribuidor,

mas tem uma coisa se trocar comando pode tirar os tuchos e trocar tambem. senao vai acabar com o comando rapidinho, se for hidraulico e comando bravo tamnem nao da certo

Müller escreveu:E tira a bomba de combustível tbem.

O motor já esta sem tudo isso mesmo.Só ficou no bloco o comando e o virabrequim, que deixei pra tirar por ultimo.Mas vlw pelas dicas.

entao capricha e depois nos fala como ficou o novo motor, abraço

RICARDOADG
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por RICARDOADG em Sex 13 Abr - 16:25:39

Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


Ivo, eu fiquei com uma dúvida.
Se a engrenagem do comando for de celeron, basta trocar esta engrenagem ou é necessário trocar a do vira também ?
Desculpe atravessar a explicação... rrsrsrs

BANDIT
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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por BANDIT em Sex 13 Abr - 16:30:44

Tem 2 engrenagem de virabrequim .....e 3 engrenagem de comando.....

tem as de dentes grosso e dente fino.....

isso que vc. tem que prestar atenção !!!!!

Se for comprar importado sempre compre o conjunto.....

se comprar só a de comando dependendo do fabricante NÃO casa com a do virabrequim ....

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Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

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