Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Câmbio FSO 2505A (S10) no Opala
Hoje à(s) 21:35:00 por marco1990

» Vendo relação Dana 3,54
Hoje à(s) 21:26:03 por marco1990

» reforma opala 80/81 monocromatico
Hoje à(s) 21:01:37 por Marcos Adriano

» Salvamento de um Diplomata 1987
Hoje à(s) 20:52:25 por Mirão

» Restauração caravan ss4 78/79
Hoje à(s) 20:39:35 por Mirão

» Kit Freios
Hoje à(s) 20:04:45 por opala4cc

» PROBLEMAS DE ACERTO DFV 446
Hoje à(s) 18:12:18 por Marlon Jassanan

» Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)
Hoje à(s) 15:58:06 por adpachec

» Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege
Hoje à(s) 12:52:16 por Mirão

Quem está conectado

77 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 74 Visitantes :: 2 Motores de busca

ANDRECORDEIRO, marco1990, Marcos Adriano


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17464)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13564)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (8815)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8496)
 
100 (7771)
 

Como tirar o comando e engrenagem ?

Compartilhe
avatar
Tiago Prass
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 123
Localização : Cachoeirinha
Modelo do carro : Opala 1975 4 cil,Caravan SS 1978,Comodoro 80/81 4 cil, Diplomata 82/83 6 cil.
Data de inscrição : 16/09/2011

Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Tiago Prass em Sex 13 Abr - 0:00:07

Amigos, vou trocar o comando do meu opala, porém não sei muito bem como procede.Já tirei o comando de um motor 6 cil GMC 1950, mas creio que seja meio diferente do 250-S.

Alguém pode me dizer como faço pra tirar o comando e a engrenagem dele.

Abraço
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 13 Abr - 7:32:22

tira a tampa do comando, tem 2 furos na engrenagem,com o motor no lugar e dificil, tem q tirar o carter
roda o comando olhando os furos ate ver 2 parafusos , deve ser fenda ou philips, o meu era philips. solta os dois e o comando ta solto, pra colocar de volta coloca o motor com primeiro cilindro no pms e encaixa as marcas do volante e comando, bota os parafusos de volta e ta pronto
avatar
Tiago Prass
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 123
Localização : Cachoeirinha
Modelo do carro : Opala 1975 4 cil,Caravan SS 1978,Comodoro 80/81 4 cil, Diplomata 82/83 6 cil.
Data de inscrição : 16/09/2011

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Tiago Prass em Sex 13 Abr - 9:01:01

wyllerson punk escreveu:tira a tampa do comando, tem 2 furos na engrenagem,com o motor no lugar e dificil, tem q tirar o carter
roda o comando olhando os furos ate ver 2 parafusos , deve ser fenda ou philips, o meu era philips. solta os dois e o comando ta solto, pra colocar de volta coloca o motor com primeiro cilindro no pms e encaixa as marcas do volante e comando, bota os parafusos de volta e ta pronto

Valeu, mas vai ser facil, o motor da fora carro hehe.Vlw mesmo, abraço.
avatar
Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4363
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Ivo Filho em Sex 13 Abr - 9:12:36

quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 13 Abr - 11:23:35

Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


é mesmo, eu esqueci q o comando tava fazendo alguma coisa e esqueci dos tuchos e distribuidor,

mas tem uma coisa se trocar comando pode tirar os tuchos e trocar tambem. senao vai acabar com o comando rapidinho, se for hidraulico e comando bravo tamnem nao da certo
avatar
Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3100
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Müller em Sex 13 Abr - 11:56:06

E tira a bomba de combustível tbem.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.

avatar
Tiago Prass
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 123
Localização : Cachoeirinha
Modelo do carro : Opala 1975 4 cil,Caravan SS 1978,Comodoro 80/81 4 cil, Diplomata 82/83 6 cil.
Data de inscrição : 16/09/2011

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Tiago Prass em Sex 13 Abr - 12:32:20

Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.

wyllerson punk escreveu:
Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


é mesmo, eu esqueci q o comando tava fazendo alguma coisa e esqueci dos tuchos e distribuidor,

mas tem uma coisa se trocar comando pode tirar os tuchos e trocar tambem. senao vai acabar com o comando rapidinho, se for hidraulico e comando bravo tamnem nao da certo

Müller escreveu:E tira a bomba de combustível tbem.

O motor já esta sem tudo isso mesmo.Só ficou no bloco o comando e o virabrequim, que deixei pra tirar por ultimo.Mas vlw pelas dicas.
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 13 Abr - 13:20:57

Tiago Prass escreveu:
Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.

wyllerson punk escreveu:


é mesmo, eu esqueci q o comando tava fazendo alguma coisa e esqueci dos tuchos e distribuidor,

mas tem uma coisa se trocar comando pode tirar os tuchos e trocar tambem. senao vai acabar com o comando rapidinho, se for hidraulico e comando bravo tamnem nao da certo

Müller escreveu:E tira a bomba de combustível tbem.

O motor já esta sem tudo isso mesmo.Só ficou no bloco o comando e o virabrequim, que deixei pra tirar por ultimo.Mas vlw pelas dicas.

entao capricha e depois nos fala como ficou o novo motor, abraço
avatar
RICARDOADG
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 732
Localização : Santo André
Data de inscrição : 28/06/2010

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por RICARDOADG em Sex 13 Abr - 16:25:39

Ivo Filho escreveu:quase issoque esta acima....

tem de tirar a tampa de valvulas e as tampas laterais dos tuchos.

Tira as velas e a tampa frontal. nao drene o óleo ainda.

levante uma das rodas trazeiras e engate a 4.

após retirar as varetas puxe e retire os tuchos, se algum teimar em nao sair, puxe o maximo que der, mas sem neuras, nem tente puxar ate sair, puxe ate ele ficar preso e só.

gire a roda trazeira para o motor virar e os tuchos que nao estiverem aparecendo começarem a subir, se vc der sorte e todos os tuchos sairem de boa beleza, se nao sairem, deixe todos puxados para cima.

solte os dois parafusos comcorme o wyllerson falou, sao phylips.

tire o distribuidor para nao ficar enroscando.

vai ter de soltar os parafusos do coxinho e levantar a frente do motor para sair o comando, pode ate tentar tirar sem levantar o motor, mas vai amassar toda a mini frente do carro.
quando for levantar o motor use uma madeira bem larga, de apoiar o motor no macaco direto pode amssar o carter e o vira vai ficar pegando.

para montar o comando, tem de alinhar as marcas das engrenagens.

Nota: se teu vira estiver com engrenagem para casar com engrenagem de celeron, vai ter de trocar tbm. ou seja, nao pode misturar casal de engrenagem, pois sao bem diferentes, ate encaixam mas moem tudo depois.
Se teu motor ja estiver com engrenagem de aluminio ai é so tirar na prensa e montar no comando.

para montar a engrenagem de baixo, tem de estar muito limpo o eixo e a engrenagem dentro do furo, se tiver sujeira, pode trincar a engrenagem na hora de bater.

nota, quando retirar a polia, certifique-se de a chaveta estar virada para cima. e depois que tirar apolia, ou vc tira a chaveta ou tenha certeza que ela esta bem firme para nao cair dentro do motor.

como ve parece facil, mas não é.

depois de todo o trampo, limpeza da frente do motor, o ideal é colocar um pano para nao cair pedaço de junta e cola velha dentro do motor, ai vc drena o oleo num recipente limpo e joga pela frente do motor e espera drenar, faça isso umas tres vzs. esse processo chama flushing e vai arrastar alguma sujeira que tenha caido no carter durante o processo. bom esse oleo vc joga fora e coloca novo.


se tiver mais alguma coisa o povo coloca depois.


Ivo, eu fiquei com uma dúvida.
Se a engrenagem do comando for de celeron, basta trocar esta engrenagem ou é necessário trocar a do vira também ?
Desculpe atravessar a explicação... rrsrsrs
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13564
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por BANDIT em Sex 13 Abr - 16:30:44

Tem 2 engrenagem de virabrequim .....e 3 engrenagem de comando.....

tem as de dentes grosso e dente fino.....

isso que vc. tem que prestar atenção !!!!!

Se for comprar importado sempre compre o conjunto.....

se comprar só a de comando dependendo do fabricante NÃO casa com a do virabrequim ....

Conteúdo patrocinado

Re: Como tirar o comando e engrenagem ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 26 Jun - 21:46:11