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Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Joao676- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
Localização : francisco beltrao
Modelo do carro : Opala comodoro 4.1/S 1986
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 13/02/2019
- Mensagem nº1
Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
galera, estou comprando as pecas para comecar meu projeto de opala aspirado. a principio é uma receita basica, comando crower 282x287, weber44, polia damper, pistao 4'', modulo/bobina msd e etc. estou com duvida entre cambio e diferencial. no momento uso cambio original do 6cil 4m, diferencial braseixo 3:54 bloqueado. estou pensando na 260F da c-10, e diferencial manter o mesmo bloqueado ou algum outro que nao custe tanto quanto um dana 44
Pedro Fagundes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 962
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012
- Mensagem nº2
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
olá amigo.. seria um carro forte em nível de rua. Qual é essa sua caixa?
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
se for um carro pra andar na cidade poe mesmo o 260F o dif no minimo um DANA 30 3.54
ESQUECE BRASEIXOS.
dana 44 ideial...mas requer algumas adaptacoes......
dana 30 acho q te atende......
ESQUECE BRASEIXOS.
dana 44 ideial...mas requer algumas adaptacoes......
dana 30 acho q te atende......
RenanZorzan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 128
Idade : 31
Localização : Veranopolis- RS
Modelo do carro : Diplomata 1984/1985
Cilindros : 6 250/s
Data de inscrição : 14/09/2016
- Mensagem nº4
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Marcos Adriano escreveu:se for um carro pra andar na cidade poe mesmo o 260F o dif no minimo um DANA 30 3.54
ESQUECE BRASEIXOS.
dana 44 ideial...mas requer algumas adaptacoes......
dana 30 acho q te atende......
Bixo é isso ai que o Marcos Adriano falou 260f e dana30, mas o dana blocado... E 260f tenta acha do maverick ou Dodge os de camionete com um diferencial 3,54 vai ficar ruim acho que nem vai usar a 1 marcha ...
Joao676- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
Localização : francisco beltrao
Modelo do carro : Opala comodoro 4.1/S 1986
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 13/02/2019
- Mensagem nº5
Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
cara. atualmente tou usando a caixa original do opala 6cil mesmo, a 4m moderna. tou pensando na 260f. sera que nao vai ficar sem final com o diferencia 3.54????Pedro Fagundes escreveu:olá amigo.. seria um carro forte em nível de rua. Qual é essa sua caixa?
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº6
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Joao676 escreveu:cara. atualmente tou usando a caixa original do opala 6cil mesmo, a 4m moderna. tou pensando na 260f. sera que nao vai ficar sem final com o diferencia 3.54????Pedro Fagundes escreveu:olá amigo.. seria um carro forte em nível de rua. Qual é essa sua caixa?
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
de final vai ficar a mesma coisa.....mudando as peças da maneira q vc falou vc nao vai mudar relacao nenhuma.
ambos os cambios citados tem relacao de 4ª marcha 1:1
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
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Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
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- Mensagem nº7
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Se o motor é 6cc com diferencial 3,54 vai cantar pneu em 3° marcha.
aluzjunior- Opaleiro
- Número de Mensagens : 363
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Data de inscrição : 02/03/2016
- Mensagem nº8
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Eu vou com motor preparado kit compcams 280h, quadrijet, distribuidor hei, bomba elétrica, caixa da S10 e diferencial braseixos 3.07 espero não quebrar na primeira semana
OBS. Não vou dar fritão. É para acelerar forte e constante. E assustar AP no sinal
OBS. Não vou dar fritão. É para acelerar forte e constante. E assustar AP no sinal
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 50
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
- Mensagem nº9
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos?
Joao676- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
Localização : francisco beltrao
Modelo do carro : Opala comodoro 4.1/S 1986
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 13/02/2019
- Mensagem nº10
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Pois é, referente ao diferencial, futuramente penso em colocar um dana 44, consigo na media de 3.500, mas por hora creio que va usar o 3.54 que ja tenho no meu opala, fazendo apenas o bloqueio para evitar quebrar facilmete. acredito que ate final do ano ja consiga caixa da c10 e diferencial dana 44. é um bom conjunto???
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 50
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
- Mensagem nº11
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Depois do câmbio original do opala 92, o famoso cl2205b, a segunda melhor opção para o opala é o cl2215 que saiu nas C20/ F1000 e é usado na old stok. A vantagem dele é que não não precisa arrombar o túnel do carro, só cortar um pedaço pequeno perto da saída original do trambulador.
Quanto ao diferencial, se não for fazer borrachão, o Dana 30 de opala aguenta até que bem, assim como o câmbio original Clec Clec ou 4 marchas ré pra frente.
No meu carro uso câmbio original Clec Clec e diferencial Dana 30 3,07 já faz dois anos. Meu motor tem entre 250 e 280cv, mas nunca fiz borrachão e nem pretendo. Agora dar umas puxadas mais fortes e cantar pneus até sair fumaça...
Quanto ao diferencial, se não for fazer borrachão, o Dana 30 de opala aguenta até que bem, assim como o câmbio original Clec Clec ou 4 marchas ré pra frente.
No meu carro uso câmbio original Clec Clec e diferencial Dana 30 3,07 já faz dois anos. Meu motor tem entre 250 e 280cv, mas nunca fiz borrachão e nem pretendo. Agora dar umas puxadas mais fortes e cantar pneus até sair fumaça...
aluzjunior- Opaleiro
- Número de Mensagens : 363
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Data de inscrição : 02/03/2016
- Mensagem nº12
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.DanielSS76 escreveu:Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos?
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº13
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
DanielSS76 escreveu:Depois do câmbio original do opala 92, o famoso cl2205b, a segunda melhor opção para o opala é o cl2215 que saiu nas C20/ F1000 e é usado na old stok. A vantagem dele é que não não precisa arrombar o túnel do carro, só cortar um pedaço pequeno perto da saída original do trambulador.
ou fazer isso
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43931-cambio-de-c20-na-caravan#715181
eleandro kalckmann- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
aluzjunior escreveu:o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.DanielSS76 escreveu:Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos?
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta
a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.
mas....
como vc terá um motor bem mais forte que um 4cil nao vai aguentar muito tempo mesmo bloqueado...
eu tinha um 4cil ano 90 e consegui quebrar duas vezes o braseixos 3.54 com pneu 185/70/14.....
nao era bloqueado e o motor apenas mais taxado....agora imagina um 6zao aspirado a quantia de força a mais que tem....
ja que ele esta revisado e com disco adaptado ,eu venderia por um preço bom,condizente com o estado do dife,juntaria mais um pouco e ja colocava um dana44 ou até mesmo um dana 30 filé...
em relacao ao canbio ser 4m pelo menos a relacao do dife teria de ser 3,07(dana)
eu estou com o 4m e dana 30 3,54 no meu opala e é MUITO CURTO ,muito curto mesmo, parece celta1.0....em 50mt ja estou em quarta marcha....
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- Mensagem nº15
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
eleandro kalckmann escreveu:a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.
Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...
Minha caravela está Aspirada... cambio original + braseixos 3,07... tem mais de ano e está zerada... não acelerando em rua esburacada e paralelepípedo...
É só não dar tranco que dura uma vida!
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Caravan Comodoro 4.1 - 1989 - Urutu .
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aluzjunior- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Concordo com você.*JOTA250s* escreveu:eleandro kalckmann escreveu:a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.
Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...
Minha caravela está Aspirada... cambio original + braseixos 3,07... tem mais de ano e está zerada... não acelerando em rua esburacada e paralelepípedo...
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Braseixos 3.07 e 5 marchas. Só tocar de boa e progressivamente
eleandro kalckmann- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
*JOTA250s* escreveu:eleandro kalckmann escreveu:a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.
Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...
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o jota blz....e o corsapeta assustando muito kkkk
braseixos 3,07 e 4m vai bem se souber cuidar....o problema é aguentar a coceira no pé,sabendo que tem um 6zao mexidinho debaixo do capo kkkk...
*JOTA250s*- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
eleandro kalckmann escreveu:*JOTA250s* escreveu:
Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...
Minha caravela está Aspirada... cambio original + braseixos 3,07... tem mais de ano e está zerada... não acelerando em rua esburacada e paralelepípedo...
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o jota blz....e o corsapeta assustando muito kkkk
braseixos 3,07 e 4m vai bem se souber cuidar....o problema é aguentar a coceira no pé,sabendo que tem um 6zao mexidinho debaixo do capo kkkk...
Fala aê Jovem!
Rapaz... dor de cabeça com o corsinha... depois que desmontamos ele para pintar o carro nunca mais foi o mesmo...
Acho que mexeram na regulagem da FuelTech e zuou tudo... carro quadrado para andar e subindo muito a temperatura...
Se tudo der certo hoje pego na oficina... rezar para ter resolvido
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Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
braseixos 3.07??
nao seria melhor o dana 3.07?
nao seria melhor o dana 3.07?
Joao676- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Marcos Adriano escreveu:braseixos 3.07??
nao seria melhor o dana 3.07?
atualmente estou usando o 3,54 braseixo, mas sera provisorio, pois o plano é colocar um dana 44, mas por hora pra nao quebrar facilmente a melhor opcao seria usar o mesmo bloqueado
Eder Harisson- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
Joao676- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
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- Mensagem nº22
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
tu acha que o 3.54 se torna longo nessa configuraçao? eu vou usar o 3.54 blocado por hora, se eu ver que fica uma configuraçao boa vou usa-lo com 3.54 mesmoEder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
aluzjunior- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
6cc com falta de torque em baixa? Deve ter algo errado.Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
Até o escape com bitola grande tira a força em baixa.
Meu comando é 280h e já funciona desde os 1500rpm e viu fazer o escape com 2" para não ficar fraco e câmbio 5 marchas para um melhor escalonamento.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
eu uso no meu 6cil dana 307 e cambio 5m
gosto muito....
vou terminar de montar um dana 3.54 e dependendo do animo vou montar na caravan pra testar.....
acho q vou aproveitar esse mes pra terminas por agora tenho tempo de sobra
Eder Harisson- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Marcos Adriano escreveu:Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
eu uso no meu 6cil dana 307 e cambio 5m
gosto muito....
vou terminar de montar um dana 3.54 e dependendo do animo vou montar na caravan pra testar.....
acho q vou aproveitar esse mes pra terminas por agora tenho tempo de sobra
Mas seu motor tem qual comando? Pra motor original ou comando "manso" um 3.07 e 5m eu acho perfeito
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
uso comando do omega
Mateus Espíndola- Opaleiro
- Número de Mensagens : 92
Localização : Campos dos Goytacazes, RJ
Modelo do carro : Comodoro 1979
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- Mensagem nº27
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
aluzjunior escreveu:o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.DanielSS76 escreveu:Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos?
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta
Mas vc não vai usar da maneira correta kkkkk
afinal, está preparando o motor, mais potência e torque exigiram mais da transmissão.
Procure um diferencial Dana
e uma caixa 4m trambulador externo (ré pra trás). Essa caixa equipou desde opala 4cc a opala 6cc SS, é considerada mais forte que a 4m ré pra frente (opalas anos 80), inclusive estou com uma a a venda se quiser kkkk
msilpim@gmail.com- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Joao676 escreveu:galera, estou comprando as pecas para comecar meu projeto de opala aspirado. a principio é uma receita basica, comando crower 282x287, weber44, polia damper, pistao 4'', modulo/bobina msd e etc. estou com duvida entre cambio e diferencial. no momento uso cambio original do 6cil 4m, diferencial braseixo 3:54 bloqueado. estou pensando na 260F da c-10, e diferencial manter o mesmo bloqueado ou algum outro que nao custe tanto quanto um dana 44
Hola Joao, tudo bem? Eu to vendendo um dana44 3.54, tambem tenho a relacao 3.07 (tem desgaste) podemos falar y si voce precisa mesmo fazo um preco justo pra voce, ele ya ta pronto pra opala, ele esta no meu carro mas vo vender o diferencial por troca de planos. vo deixar meu fb asim falemo. https://www.facebook.com/profile.php?id=100014310787119
Saludos
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº29
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Mateus Espíndola escreveu:aluzjunior escreveu:
o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta
e uma caixa 4m trambulador externo (ré pra trás). Essa caixa equipou desde opala 4cc a opala 6cc SS, é considerada mais forte que a 4m ré pra frente (opalas anos 80), inclusive estou com uma a a venda se quiser kkkk
nao concordo muito com isso nao.
ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....
na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.
o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....
e o melhor o 5m do 6cil 92.
agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.
isso é uma prova q eles sao iguais:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46531-listas-dos-rolamentos-e-retentores-usados-nos-cambios-manuais-e-diferenciais#755369
Mateus Espíndola- Opaleiro
- Número de Mensagens : 92
Localização : Campos dos Goytacazes, RJ
Modelo do carro : Comodoro 1979
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 13/05/2014
- Mensagem nº30
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Marcos Adriano escreveu:Mateus Espíndola escreveu:
e uma caixa 4m trambulador externo (ré pra trás). Essa caixa equipou desde opala 4cc a opala 6cc SS, é considerada mais forte que a 4m ré pra frente (opalas anos 80), inclusive estou com uma a a venda se quiser kkkk
nao concordo muito com isso nao.
ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....
na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.
o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....
e o melhor o 5m do 6cil 92.
agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.
isso é uma prova q eles sao iguais:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46531-listas-dos-rolamentos-e-retentores-usados-nos-cambios-manuais-e-diferenciais#755369
Entendi...
Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra
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- Mensagem nº31
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Mateus Espíndola escreveu:Marcos Adriano escreveu:
nao concordo muito com isso nao.
ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....
na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.
o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....
e o melhor o 5m do 6cil 92.
agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.
isso é uma prova q eles sao iguais:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46531-listas-dos-rolamentos-e-retentores-usados-nos-cambios-manuais-e-diferenciais#755369
Entendi...
Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra
O que torna a caixa dos cleck cleck mais resistente é o fato da carcaca ser de ferro e nao aluminio. Quando voce acelera e troca de marcha em alto giro, a caixa expande menos que o aluminio, e o carretel se mexe menos, não perdendo o ponto de apoio dele, ficando só a ponta da engrenagem encostando no carretel.
Internamente, todas engrenagens são as mesmas.
Alguns cambios como tremec / liberty, usam 2 carreteis pra nao perder o ponto de apoio, e evitar quebras. Mas ai estamos falando de EUA, e nao BR.
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- Mensagem nº32
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Mateus Espíndola escreveu:Marcos Adriano escreveu:
nao concordo muito com isso nao.
ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....
na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.
o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....
e o melhor o 5m do 6cil 92.
agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.
isso é uma prova q eles sao iguais:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46531-listas-dos-rolamentos-e-retentores-usados-nos-cambios-manuais-e-diferenciais#755369
Entendi...
Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra
ele tem a opiniao dele e eu tenho a minha......eu tenho opala a uns 12 anos....em 2008 montei meu primeiro cambio do meu opala no meu quarto....rodou certinho ate eu vender o carro em 2011....dai em diante mexi em muitos cambios.....pra mim e pra alguns amigos e pra vender ou revender.
o esquema é o seguinte: PRA MIM a unica coisa q diferem esses cambios no quesito de resitencia é q o cambio varetado eu NUNCA vi nenhum com uma caixa seca trincada ou quebrada.....e NUNCA ouvi falar de algum q tenha acontecido isso (q nao seja por problemas mais serios)
agora o cambio moderno (trambulador interno) eu ja vi muuuuuuuuuuuuuuitos casos de trincos ou quebras na caixa seca unicamente pelo USO....
eu atribui a isso ser devido a travessa q segura o cambio no assoalho....pois no cambio antigo ela segura o cambio "no meio" e no moderno a travessa segura ele "por traz" na rabeta.....eu acredito ser isso.
do resto pra mim eles sao iguais.
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- Mensagem nº33
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
BenKenobi escreveu:Mateus Espíndola escreveu:
Entendi...
Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra
O que torna a caixa dos cleck cleck mais resistente é o fato da carcaca ser de ferro e nao aluminio. Quando voce acelera e troca de marcha em alto giro, a caixa expande menos que o aluminio, e o carretel se mexe menos, não perdendo o ponto de apoio dele, ficando só a ponta da engrenagem encostando no carretel.
Internamente, todas engrenagens são as mesmas.
Alguns cambios como tremec / liberty, usam 2 carreteis pra nao perder o ponto de apoio, e evitar quebras. Mas ai estamos falando de EUA, e nao BR.
vc esta enganado......nao existe cambio mecanico de opala com a carcaça de aluminio....
no maximo o q é de aluminio é a rabeta ou a caixa seca.....a carcaça central todas sao de ferro fundido.
alias: nao existe caixa seca de aluimio pra cambio moderno.....e todos tem a rabeta de aluminio.....ja o cambio antigo existem os dois: caixa seca e rabeta de aluminio....
fico imaginando um cambio moderno com a caixa seca de aluminio....como disse no post acima ja vi muito com caixa seca quebrada (ferro fundido) aluminio entao.....
a vantagem do aluminio é pegar solda mais facil pra arrumar e fazer reforcos.
outro detalhe: pra mim o campeao de caixa seca quebrada é justamente o fodao do 5m do 6cil 92.......acho q conto nos dedos de uma mao os cambios 2205b q ja vi ate hoje sem solda na caixa seca....o meu mesmo tem solda na caixa seca e na carcaça!!!!
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- Mensagem nº34
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
outro detalhe: existe um cara vendendo caixa seca de aluminio pro 2205B
inclusive tem ate o logo da GM!!
nao sabemos onde ele conseguiu o molde.....mas ele mesmo faz a fundicao....
orginalmente nao existe!
inclusive tem ate o logo da GM!!
nao sabemos onde ele conseguiu o molde.....mas ele mesmo faz a fundicao....
orginalmente nao existe!
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- Mensagem nº35
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Marcos Adriano escreveu:BenKenobi escreveu:
O que torna a caixa dos cleck cleck mais resistente é o fato da carcaca ser de ferro e nao aluminio. Quando voce acelera e troca de marcha em alto giro, a caixa expande menos que o aluminio, e o carretel se mexe menos, não perdendo o ponto de apoio dele, ficando só a ponta da engrenagem encostando no carretel.
Internamente, todas engrenagens são as mesmas.
Alguns cambios como tremec / liberty, usam 2 carreteis pra nao perder o ponto de apoio, e evitar quebras. Mas ai estamos falando de EUA, e nao BR.
vc esta enganado......nao existe cambio mecanico de opala com a carcaça de aluminio....
no maximo o q é de aluminio é a rabeta ou a caixa seca.....a carcaça central todas sao de ferro fundido.
alias: nao existe caixa seca de aluimio pra cambio moderno.....e todos tem a rabeta de aluminio.....ja o cambio antigo existem os dois: caixa seca e rabeta de aluminio....
fico imaginando um cambio moderno com a caixa seca de aluminio....como disse no post acima ja vi muito com caixa seca quebrada (ferro fundido) aluminio entao.....
a vantagem do aluminio é pegar solda mais facil pra arrumar e fazer reforcos.
outro detalhe: pra mim o campeao de caixa seca quebrada é justamente o fodao do 5m do 6cil 92.......acho q conto nos dedos de uma mao os cambios 2205b q ja vi ate hoje sem solda na caixa seca....o meu mesmo tem solda na caixa seca e na carcaça!!!!
Entao Marcos, falo por experiencia propria. Se pegar uma carcaca Clec clec, vc ve nitidamente que a carcaca é ferro puro, assim como os 260F. Se olhar na carcaca, vai estar GM-1. Todos GM-1 sao feitos assim.
Ja na fase GM-2, aonde vem os cambios com trambulador moderno, a carcaca central nao é mais de ferro, e uma especie de aluminio, nao igual a rabeta, que é mais fragil.
Porque falo isso? Tive uma trinca no meu cambio original, que caiu a fixacao da capa seca, e ao levar para reparar isso, pra soldar, o torneiro falou exatamente isso. O material da carcaca é uma especie de aluminio, e pra fazer a solda é o mesmo procedimento do aluminio comum, precisaria aquecer a peca a X temperatura, posicionar a peca a soldar, soldar e deixar esfriar naturalmente.
Pode ser que não seja aluminio comum, mas os tremecs, a carcaca central não são de ferro fundido tambem.
Se nao fosse verdade, BMW's nao usariam bloco e cabecote de aluminio se fosse tao fragil.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
olha....cada um tem sua opiniao......nao vou concordar com a sua nao.....
pra mim elas sao o mesmo material sim.....inclusive ja tentei fazer uma solda em umas peças de caixa moderna e levei ate em lugares fora da cidade e ninguem quis fazer alegando ser de ferro fundido.....e nao tinham como soldar...alias alguns ate dissem q soldavam mas nao davam garantia de nada e q nao ficaria bom......um deles me disse um lugar q soldam e sao especialistas nisso....colocam a peça num forno e soldam ela quando esta quase avermelhada....porem o queria soldar ia ficar quase 500 reais......simplesmente vendi as peças pro ferro velho como ferro fundido pra reciclagem......alias as peças sao aquelas do cambio 5m q eu fiz topico aqui da desmontagem.
ha uns 2 anos eu vendi o cambio 4m moderno quando montei o 5m......e recentemente (mes passado) o cara q comprou me mandou mensagem dizendo q ele estourou
ele me mandou as fotos e realmente foi impressionante o q houve....a caixa seca quebrou de fora a fora...e a caixa do centro (carçaca) tbem quebrou uma parte....
o pai dele trabalha com solda e eles resolveram soldar pra arriscar.....soldaram com eletrodo de ferro fundido e montaram o cambio.....esta rodando ate agora.....
eu apaguei as fotos do cambio quebrado.....senao ia postar aqui.....eu nunca tinha visto isso.
mas enfim o pessoal q trabalha no comercio com isso nao quis soldar.......meu amigo como o pai dele ja trabalha com solda resolveu fazer pra ele mesmo e aparentemente deu certo....
sempre ouvi dizer q isso é de ferro fundido....e realmente a peça é absolutamente diferente da rabeta de aluminio tanto no peso como textura e aparencia.....
sei la.....ela ate pode ter uma outra liga metalica.....mas aluminio nao é nao.
um outro teste q eu fiz aqui é q o íma gruda nela normalmente....alias fica bem firme...agora na rabeta nada....é com proximar uma pedra...
pra mim elas sao o mesmo material sim.....inclusive ja tentei fazer uma solda em umas peças de caixa moderna e levei ate em lugares fora da cidade e ninguem quis fazer alegando ser de ferro fundido.....e nao tinham como soldar...alias alguns ate dissem q soldavam mas nao davam garantia de nada e q nao ficaria bom......um deles me disse um lugar q soldam e sao especialistas nisso....colocam a peça num forno e soldam ela quando esta quase avermelhada....porem o queria soldar ia ficar quase 500 reais......simplesmente vendi as peças pro ferro velho como ferro fundido pra reciclagem......alias as peças sao aquelas do cambio 5m q eu fiz topico aqui da desmontagem.
ha uns 2 anos eu vendi o cambio 4m moderno quando montei o 5m......e recentemente (mes passado) o cara q comprou me mandou mensagem dizendo q ele estourou
ele me mandou as fotos e realmente foi impressionante o q houve....a caixa seca quebrou de fora a fora...e a caixa do centro (carçaca) tbem quebrou uma parte....
o pai dele trabalha com solda e eles resolveram soldar pra arriscar.....soldaram com eletrodo de ferro fundido e montaram o cambio.....esta rodando ate agora.....
eu apaguei as fotos do cambio quebrado.....senao ia postar aqui.....eu nunca tinha visto isso.
mas enfim o pessoal q trabalha no comercio com isso nao quis soldar.......meu amigo como o pai dele ja trabalha com solda resolveu fazer pra ele mesmo e aparentemente deu certo....
sempre ouvi dizer q isso é de ferro fundido....e realmente a peça é absolutamente diferente da rabeta de aluminio tanto no peso como textura e aparencia.....
sei la.....ela ate pode ter uma outra liga metalica.....mas aluminio nao é nao.
um outro teste q eu fiz aqui é q o íma gruda nela normalmente....alias fica bem firme...agora na rabeta nada....é com proximar uma pedra...
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- Mensagem nº37
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Olha, realmente estranho Marcos, porque confirmei com mais de uma pessoa, e me falaram essa informacao da carcaca. Unica coisa que nao fiz foi o teste do imã.
Depois vou testar com meu cambio original que tenho aqui em casa.
Depois vou testar com meu cambio original que tenho aqui em casa.
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- Mensagem nº38
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
pode testar....
o ima pega q é uma beleza.
inclusive usei aqueles imans de hd e foi ate dificil de tirar (diga-se-de-passagem) kkkkk
pode testar ate no cambio da c20.....é o mesmo material.....vai grudar tbem
aliaaaaaas tiu.....e como anda seu cambio da C20?? vc nunca mais me deu informçoes
perdeu meu zap?
o ima pega q é uma beleza.
inclusive usei aqueles imans de hd e foi ate dificil de tirar (diga-se-de-passagem) kkkkk
pode testar ate no cambio da c20.....é o mesmo material.....vai grudar tbem
aliaaaaaas tiu.....e como anda seu cambio da C20?? vc nunca mais me deu informçoes
perdeu meu zap?
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- Mensagem nº39
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
Marcos Adriano escreveu:pode testar....
o ima pega q é uma beleza.
inclusive usei aqueles imans de hd e foi ate dificil de tirar (diga-se-de-passagem) kkkkk
pode testar ate no cambio da c20.....é o mesmo material.....vai grudar tbem
aliaaaaaas tiu.....e como anda seu cambio da C20?? vc nunca mais me deu informçoes
perdeu meu zap?
Testarei.
Perdi nao. To passando grandes nervosos com o mecanico,e acredite-se quiser, o carro ta la na oficina ainda. Se arrependimento matasse.
Mais tarde te chamo no whatsapp pra te conta a historia.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado
caraaaaamba veio
ainda???
rapaiz...q estranho....mas é tudo por causa daquela modificao no cambio?
ainda???
rapaiz...q estranho....mas é tudo por causa daquela modificao no cambio?
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