Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptyOntem à(s) 22:30:49 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptySex 26 Abr - 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

88 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 88 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
BANDIT (13573)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
Xann (10394)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
j ricardo (9376)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_leftFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  BarFalhas com motor quente (RESOLVIDO)  Bar_right 

+2
Julio D
Müller
6 participantes

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qua 16 Out - 10:06:02

    Bom dia Pessoal,

    Esse ano fiz um upgrade no meu Opala, passei ele de 4 cilindros para 6, mudei a caixa de marchas e cardã também, faltou ainda o diferencial, pois está com o 3,54. Ficou muito bom o resultado Very Happy . O motor 4 cilindros estava redondinho, só troquei, pois queria um 6zão.

    Feito isso, resolvi colocar o 4 cilindros no meu Chevette.. fiz as adaptações e está montado no carro.

    Uma foto de como ficou:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  110

    Por enquanto estou usando a caixa do Chevette 5 marchas com a capa seca e eixo piloto do Opala, e diferencial do Chevette.

    Na parte de ignição, usei o módulo e bobina (bosch) com resistência do Chevette e o resto do Opala (cabo de velas, velas e distribuidor).

    Na parte da ventoinha, tive que retirar a hélice mecânica por questões de espaço e coloquei uma ventoinha do Onix na parte da frente do radiador, acionada por um cebolão (87º/82º), esse está instalado na mangueira.

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  310

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  410

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  510

    Depois desse resumo, queria a opinião de vocês. Ele está com os seguintes sintomas, ele falha somente em baixa rotação, se piso para abrir os dois estágios ele desenvolve muito bem.. e também está aquecendo muito quando pego uma rodovia em alta rotação.. em marcha lenta fica temperatura ideal, liga e desliga a ventoinha bem rápido..

    Já pesquisei bastante aqui no fórum, e muitos dizem que o ponto atrasado pode ocorrer de falhas e aquecimento em alta rotação. em questão ao ponto fui conferir, deixei ele em 10º graus, mas mesmo assim continua a falha. Quando conecto a mangueira do avanço a vácuo, a falha fica pior.

    Percebi que o avanço centrifugo do distribuidor estava um pouco travado, tirei ele desmontei, limpei e lubrifiquei.. agora está girando o avanço centrifugo bem leve. E o avanço a vácuo também está funcionando.

    Agora deixei ele mais adiantado, mas a falha persiste.

    Conferi a água e não tem óleo nela e também o óleo não esta melado de água.

    Carburador 3e deixei com as giclagens conforme essa:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Giclag10

    Alguém tem alguma sugestão do que posso verificar além dessas coisas?

    Desde já agradeço a atenção e desculpe pelo textão.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Out - 19:13:56

    Bem vindo!
    Gostei do projeto!
    Cuidado com Chepala que perde a traseira fácil ahehahe...

    Com relação às dúvidas do funcionamento do motor...o Adpachec deve ter palpites úteis..
    Vamos aguardar ver se ele aparece aqui pra opinar..


    _________________
    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 17 Out - 21:29:50

    eu acho q ele estar esquentando em alta rotacao pode ser problema de circulacao....veja como esta o radiador....mangueiras....vavula termostatica....e etc....


    pois em alta rotacao na pista quase nem seria necessario a ventoinha entrar em acao devido o vento natural q ja passa pelo radiador.


    em relacao as falhas veja se nao esta dando excesso....veja se nao ha algum problema com o retorno do desborbulhador.....veja tbem se o cálibre do desborbulhador nao é muito pequeno.

    pode ser q quando vc pisa ele consome e nao da falha....agora em baixa q consome menos acontece isso.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 18 Out - 9:29:26

    Rubão6cc escreveu:Bem vindo!
    Gostei do projeto!
    Cuidado com Chepala que perde a traseira fácil ahehahe...

    Com relação às dúvidas do funcionamento do motor...o Adpachec deve ter palpites úteis..
    Vamos aguardar ver se ele aparece aqui pra opinar..

    Opa, Valeu!

    Pode deixar vou cuidar pra a traseira não passar na minha frente hahahaha Laughing
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 18 Out - 9:54:52

    Marcos Adriano escreveu:eu acho q ele estar esquentando em alta rotacao pode ser problema de circulacao....veja como esta o radiador....mangueiras....vavula termostatica....e etc....


    pois em alta rotacao na pista quase nem seria necessario a ventoinha entrar em acao devido o vento natural q ja passa pelo radiador.


    em relacao as falhas veja se nao esta dando excesso....veja se nao ha algum problema com o retorno do desborbulhador.....veja tbem se o cálibre do desborbulhador nao é muito pequeno.

    pode ser q quando vc pisa ele consome e nao da falha....agora em baixa q consome menos acontece isso.

    Marcos, obrigado pela resposta.

    Pois é, em relação do radiador ele foi varetado, mas realmente não sei se ele da conta do recado.. sendo que esse é do próprio Chevette, mas pelo que vi tem uns Opala que tem esse radiador de plástico, realmente não sei se tem a mesma litragem, mas de a aparência é igual.. sobre a válvula termostática, comprei uma nova e confesso que vendo esse aquecimento, testei sem a válvula para ver se "solucionava" (de uma maneira errada) o problema de aquecimento, mas continuou a mesma coisa. Sobre a bomba da água testei ela, quando acelero o carro, sinto pressão da aguá passando pelas mangueiras.

    Ou será que a ventoinha na frente do radiador impede o vento vindo da frente do carro?

    Sobre o carburador, ontem dei umas voltas com ele sem o filtro de ar em cima do carburador.. percebi uma grande quantidade de ar no primeiro estagio.. quando pisava para abrir o segundo estagio o barulho de ar diminuía e desenvolvia bem. Desmontei ele ontem a noite novamente, troquei os giclês principais do primeiro e segundo estágio... coloquei no primeiro estagio um de 120 e no segundo um de 117,5, troquei a junta e percebi que a junta antiga tampava uns buraquinhos da base do carburador para a tampa, troquei a junta também.

    Sobre o desborbulhador ele fica bem cheio, acredito que ele esta retonando gasolina pro tanque. Tive um problema uma vez com esse carburador que ficava gotejando pelo difusor na lenta, mas resolvi colocando mais arruelas na agulha e fica bem sequinho olhando dentro do carburador.

    Após essa verificada no carburador de novo, percebi que o barulho de ar diminui 90% do primeiro estagio e o carro esta desenvolvendo sem cabeçadas bruscas.. Mas ainda sinto leves falhas, mas agora to achando que pode ser a questão do ponto.. tinha deixado ele bem adiantado da ultima vez, hoje a noite vou conferir novamente e atrasar um pouco e ligar a mangueira do avanço a vácuo para ver como fica.

    Estou seguindo no caminho certo? Mais algumas dicas depois desses depoimentos?

    Muito obrigado pela força! Very Happy
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 18 Out - 18:28:06

    fiquei sabendo esses dias aqui no forum de um gajo q ta usando o radiador do chevete no opala 4cil

    e ele me disse (alias disse no forum) q o radiador do opala e chevete sao muuuuuito parecidos....a unica diferença é q a conexao de baixo do radiador é um pouco menor no radiador original do chevete em relacao ao original do opala....porem eu nao creio q esse seja o problema.


    a ventoinha esta muito longe do radiador? nas fotos o cofre ta sem o radiador. Se a ventoinha tiver um pouco distante do radiador tente fazer um "defletor" nas laterais pra evitar q o vento q ela sopra saia por fora...isso ajuda muito. Tbem veja o sentido da rotacao dela.....se esta como soprante ou aspirante....se ela tiver na frente do radiador tem q ser soprante.


    sobre a VT tirar ela muitas vezes faz o problema piorar. Explico: quando o sistema tem a VT a agua circula em "ciclos" conforme a VT abre ou fecha......desse modo a agua fica mais tempo "parada" no radiador ou pelo menos passa por ele mais de vagar onde é possivel fazer uma troca de calor melhor com o material do radiador. Quando nao se usa a VT em alta rotacao a agua circula muito rapido e aquece por "um todo" e pode subir ainda mais rapido a temperatura.


    um outro detalhe é onde esta instalado o cebolao? qual mangueira?? e qual localizacao dele?? tem fotos?? Eu ja vi um cara q colocou o cebolao na mangueira porem montou ele na parte de cima da mangueira....quando a VT abria a agua nao pegava totalmente nele e ele nao acionava corretamente....o problema foi resolvido virando ele pra baixo onde toda a agua passava em contato com ele.

    o motor da minha caravan é original a alcool...porem ha 3 anos eu uso ela na gasolina com 3E....uso VT de 75° e o cebolao eu nao me recordo muito bem....porem eu acredito q nao é tao alto assim quanto ao q vc esta usando....agora q eu reparei q vc disse q ta usando um 87/82....eu acho q o meu é na casa dos 70....no maximo 82...amanha eu confirmo.....


    seu carburador é GM mesmo? venture 23 27??

    achei estranho vc estar com 120 no primeiro....na minha caravan 6cil eu uso 122...vc tem q ver o barulho q faz quando acelero sem filtro.....da pra escutar de longe.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Seg 21 Out - 9:40:07

    Marcos Adriano escreveu:fiquei sabendo esses dias aqui no forum de um gajo q ta usando o radiador do chevete no opala 4cil

    e ele me disse (alias disse no forum) q o radiador do opala e chevete sao muuuuuito parecidos....a unica diferença é q a conexao de baixo do radiador é um pouco menor no radiador original do chevete em relacao ao original do opala....porem eu nao creio q esse seja o problema.


    a ventoinha esta muito longe do radiador? nas fotos o cofre ta sem o radiador. Se a ventoinha tiver um pouco distante do radiador tente fazer um "defletor" nas laterais pra evitar q o vento q ela sopra saia por fora...isso ajuda muito. Tbem veja o sentido da rotacao dela.....se esta como soprante ou aspirante....se ela tiver na frente do radiador tem q ser soprante.


    sobre a VT tirar ela muitas vezes faz o problema piorar. Explico: quando o sistema tem a VT a agua circula em "ciclos" conforme a VT abre ou fecha......desse modo a agua fica mais tempo "parada" no radiador ou pelo menos passa por ele mais de vagar onde é possivel fazer uma troca de calor melhor com o material do radiador. Quando nao se usa a VT em alta rotacao a agua circula muito rapido e aquece por "um todo" e pode subir ainda mais rapido a temperatura.


    um outro detalhe é onde esta instalado o cebolao? qual mangueira?? e qual localizacao dele?? tem fotos?? Eu ja vi um cara q colocou o cebolao na mangueira porem montou ele na parte de cima da mangueira....quando a VT abria a agua nao pegava totalmente nele e ele nao acionava corretamente....o problema foi resolvido virando ele pra baixo onde toda a agua passava em contato com ele.

    o motor da minha caravan é original a alcool...porem ha 3 anos eu uso ela na gasolina com 3E....uso VT de 75° e o cebolao eu nao me recordo muito bem....porem eu acredito q nao é tao alto assim quanto ao q vc esta usando....agora q eu reparei q vc disse q ta usando um 87/82....eu acho q o meu é na casa dos 70....no maximo 82...amanha eu confirmo.....


    seu carburador é GM mesmo? venture 23 27??

    achei estranho vc estar com 120 no primeiro....na minha caravan 6cil eu uso 122...vc tem q ver o barulho q faz quando acelero sem filtro.....da pra escutar de longe.

    Bom dia Marcos,

    Entendi, então vou descartar a possibilidade do radiador.

    Então, acredito que seja a distância da ventoinha do radiador mesmo, pelo que vi deixei muito longe, olhá só na imagem, ele ta quase uns 10 centímetros longe do radiador.. e quando ela aciona o vento se perde pelas laterais do radiador, não passando muito ar pelo radiador..

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  610

    Essa ventoinha é sentido horário, ai tive que colocar ela com o motor virado para o radiador, dando essa distância.. vou tentar fazer uns defletores como vc sugeriu para ver se melhora..

    Sobre a VT, coloquei ela novamente, ela é de 75 º

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  1010

    Sobre o cebolão, o meu é 87/82º, será que coloco um de temperatura menor? Pelo que estava vendo existe um de 86/76°, outro de 75/70º, qual seria melhor opção?

    O cebolão coloquei na mangueira de baixo, tirei uma foto dela:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  1310

    Sobre o carburador ele é um Brosol, não sei se é GM, tem alguma numeração que possa ver se é GM? Mas os ventures dele é 23 e 27 sim.

    Pois é coloquei 120 para testar, mas antes estava com 115. Acredito que não era esse o problema, mas sim a minha regulagem que estava errada. Vou mudar novamente para 115..

    O carro agora esta falhando bem pouco, mas o problema maior agora é o aquecimento em alta rotação.

    Muito obrigado pela ajuda!

    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Müller Seg 21 Out - 10:20:55

    Seu problema é termostática e cebolão. Deve ser colocada uma termostática compatível com o cebolão. Essa q vc está usando abre mto cedo, antes da temperatura de acionamento da ventoinha.

    O cebolão está no lugar errado....onde foi colocado, está recebendo água já resfriada, q já passou pelo radiador. Esse cebolão tinha q estar na mangueira superior, pra receber a água quente após a abertura da termostática e acionar a ventoinha.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Julio D
    Julio D
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 308
    Localização : SC
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1988/89
    4.1 - 6x2 - Weber 40 - Gasolina
    Saia & Blusa
    Cilindros : 6 CaneCo
    Data de inscrição : 05/05/2017

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Julio D Seg 21 Out - 20:11:35

    projeto show do Chepala
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Ter 22 Out - 6:28:19

    Müller escreveu:Seu problema é termostática e cebolão. Deve ser colocada uma termostática compatível com o cebolão. Essa q vc está usando abre mto cedo, antes da temperatura de acionamento da ventoinha.

    O cebolão está no lugar errado....onde foi colocado, está recebendo água já resfriada, q já passou pelo radiador. Esse cebolão tinha q estar na mangueira superior, pra receber a água quente após a abertura da termostática e acionar a ventoinha.

    Bom dia Müller, obrigado pela resposta.

    No caso o cebolão que estou usando é de 87/82º, o certo seria eu colocar uma válvula termostática de 82º? Ou manter a válvula termostática de 75º e colocar um outro cebolão de 75/70º ou de 86/76º?

    Sobre a posição do cebolão, fiz a alteração dele, coloquei na mangueira superior.

    Obrigado pela ajuda! Very Happy
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Ter 22 Out - 6:29:53

    Julio D escreveu:projeto show do Chepala

    Julio, beleza?

    Opa, vlww! Very Happy

    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Müller Ter 22 Out - 7:05:14

    DouglasSteuernagel escreveu:
    Müller escreveu:Seu problema é termostática e cebolão. Deve ser colocada uma termostática compatível com o cebolão. Essa q vc está usando abre mto cedo, antes da temperatura de acionamento da ventoinha.

    O cebolão está no lugar errado....onde foi colocado, está recebendo água já resfriada, q já passou pelo radiador. Esse cebolão tinha q estar na mangueira superior, pra receber a água quente após a abertura da termostática e acionar a ventoinha.

    Bom dia Müller, obrigado pela resposta.

    No caso o cebolão que estou usando é de 87/82º, o certo seria eu colocar uma válvula termostática de 82º? Ou manter a válvula termostática de 75º e colocar um outro cebolão de 75/70º ou de 86/76º?

    Sobre a posição do cebolão, fiz a alteração dele, coloquei na mangueira superior.

    Obrigado pela ajuda! Very Happy

    Nesse caso, eu iria de cebolão 75/70.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Out - 20:10:35

    exatamente o q muller disse


    por isso eu pedi uma foto dela....pois na primeira foto q vc postou do motor eu nao vi ela montada na mangueira superior onde ela deveria ficar em uma adaptacao dessa usando radiador de ventoinha mecanica.


    a ventoinha liga quando recebe a agua quente q aciona o cebolao q no seu caso é 87° e isso ja é uma temperatura um pouco alta pra gasolina no opala...mas tudo bem...ateeeeee da pra usar ele no locao correto.


    seu sistema esta aquecendo pq onde seu cebolao esta posicionado é exatamente o lugar onde sai a agua ja "resfriada" pelo radiador. Ou seja: a ventoinha é acionada quando a agua q ja passou pelo radiador atinge a temperatura de acionamento do cebolao (87°)

    se a agua q ja passou pelo radiador esta quente imagine a agua q esta saindo do cabeçote??


    é essa agua q o cebolao tem q medir: a agua q SAI DO CABEÇOTE....a agua q sai pela VT quando ela abre......sendo assim quando agua sai da do cabecote pela VT ja aciona a ventoinha pra resfriar essa agua q esta "entrando" no radiador.


    por isso é interessante utilizar um cebolao compativel com a VT pra eles trabalharem juntos...a VT abre e ja aciona o cebolao....o jeito do seu sistema a VT abre com 75° e algum tempo depois o cebolao aciona quando a agua q esta passando pela mangueira esta com 87°

    isso atrasa um pouco a açao da ventoinha....


    mexa nesse cebolao e faça um teste e poste (haddad) aqui pra nois.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Out - 20:11:26

    uma outra coisa....


    nao deixe de fazer o defletor....


    vai ajudar bastante.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qua 30 Out - 6:24:26

    Bom dia Pessoal,

    Acredito que o problema foi solucionado.. hoje vindo para o trabalho dei uma forçada legal na br e o ponteiro não saiu do meio ou seja dos 90º

    Mudei o cebolão de acionamento da ventoinha para 75/70º, mas mesmo assim continuava marcando no painel temperatura alta quase no vermelho, o ponteiro ficava naquele ponto que destaquei na imagem, parecendo querer subir mais:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Sem_tz10

    Outra coisa que fiz tentando solucionar o problema, foi encostar o máximo que pude da ventoinha elétrica no radiador, ficou 0,5 centímetros do radiador:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Whatsa20

    Mas mesmo assim continuava a passar a temperatura do meio..

    Ontem de noite, surgiu a ideia de colocar um cebolão de ventoinha de 92/87º, claro somente para testes em lenta, queria ver onde que o ponteiro no painel ia ficar quando acionasse a temperatura de 92º, e foi justamente naquele ponto que mostrei numa das fotos anterior..
    Deixei esfriar, coloquei o cebolão de 75/70º novamente e troquei o sensor de temperatura que vai no cabeçote do carro.. peguei o que estava no meu Opala. E agora a temperatura não passa do meio..

    Ainda vou ficar monitorando para ver se ele não passa dali.

    Ah outra coisa que fiz ontem também, foi colocar 1 litro de aditivo, esse da foto:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Whatsa21

    Ficarei monitorando e Muito obrigado pelas dicas e ajudas!
    Very Happy
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 30 Out - 17:37:37

    blz!!!


    vc mudou o cebolao de lugar?
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qui 31 Out - 10:56:15

    Marcos Adriano escreveu:blz!!!


    vc mudou o cebolao de lugar?

    Bom dia Marcos,

    Mudei sim, coloquei ele na mangueira superior..

    Mas sinto ainda que se eu andar direto uns 100 120 ele ainda vai esquentar, sendo que na BR que deveria resfriar mais..

    Se eu ando de boa na cidade ele quase não chega no meio a temperatura..

    Será que a ventoinha na frente do radiador não esta atrapalhando a entrada de ar?

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 31 Out - 18:05:39

    olha.....


    se a gente for reparar bem quase todos os radiadores originais tem suas ventoinhas principais atraz dele.


    na frente sao apenas algumas auxiliares.....


    pior q agora eu nao sei exatamente se isso realmente é o problema.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qui 7 Nov - 22:24:36

    Boa noite pessoal, tudo beleza?

    Passando aqui para atualizar vocês..

    Fiz umas novas atualizações e preciso de mais uma força de vocês  Very Happy

    Coloquei um alternador de 120A, pois o alternador já não estava mais dando conta de manter a ventoinha elétrica.. Tive que adaptar uns suportes a mais do original, ficou assim:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  P_201913

    Sobre o aquecimento do carro, coloquei uma ventoinha acoplada na polia da bomba da água, mas não consegui colocar a original do Opala, devido ao espaço.. ai coloquei uma ventoinha mais estreita, universal de 14 polegadas, ficou assim:

    Mantive a ventoinha elétrica na frente do radiador, soprando ar:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  P_201914

    E coloquei a ventoinha mecânica sugando ar:

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  P_201915

    No dia seguinte sai para testar a temperatura, e andei cerca de uns 20 minutos e a temperatura estava se mantendo, carro estava desenvolvendo bem.. estava bem forte.

    Mas do nada o carro começou a engasgar como se estivesse dando excesso de combustível, parei e fui olhar o carburador e estava gotejando direto no primeiro estágio, deixando o carro quase sem lenta e bem quadrado chacoalhando bastante chegando a morrer..

    Já tive um problema parecido com esse mesmo motor e carburador, quando estava no meu Opala e até tinha feito um tópico uma vez: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45153-carburador-3e-muito-ar-na-aceleracao

    Verifiquei a mesma coisa, coloquei mais arruelas na válvula para diminuir o nível da cuba, mas não resolveu, ainda fica gotejando..

    Comprei uma válvula e agulha novas e mesmo assim o problema persiste, mas acredito que dessa vez não seja esse o problema, pois quando retiro a tampa do carburador o nível esta um pouco abaixo do meio da cuba..

    Troquei também os giclês principais, voltei eles para 115 no primeiro estágio e 110 no segundo estágio..

    Verifiquei se borboleta do segundo estágio não estava aberta na lenta, mas está fechada certinho e só abre quando acionada pela mola meio acelerador para frente.

    Entrada de ar falsa no pé do carburador não tem, já espirrei wd40 e a aceleração não aumentou nem diminuiu..

    Alguém tem mais alguma ideia do que posso testar para resolver esse problema?

    Desde já agradeço a ajuda de todos e desculpa o texto enorme  Laughing
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 8 Nov - 17:34:59

    ainda acho q seu problema pode ser o retorno.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sáb 9 Nov - 14:41:51

    Marcos Adriano escreveu:ainda acho q seu problema pode ser o retorno.

    Boa tarde Marcos

    Fiz um teste hoje e coloquei a mangueira do retorno em uma garrafa. E está retornando certinho, retorna bastante gasolina.

    O que não consigo entender é como estava andando legal antes e agora começou isso de ficar gotejando..
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sáb 9 Nov - 15:17:25

    Boa tarde,

    Fiz um vídeo do carburador gotejando no primeiro estágio. Ele só mantém na lenta com o afogador puxado. No vídeo da pra ver quando volto o afogador ele morre


    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 9 Nov - 16:01:18

    velho


    vc ja fez o teste de entrada de ar falso?
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sáb 9 Nov - 16:53:27

    Marcos Adriano escreveu:velho


    vc ja fez o teste de entrada de ar falso?

    Fiz sim. Fiz o seguinte:

    Primeiro espirrei WD 40 pelo carburador todo, no pé dele e no coletor de admissão também. Depois enchi uma garrafa de água e joguei ali por tudo também e nada de mudar a rotação do motor. Tem alguma outra forma de verificar entrada de ar?

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 9 Nov - 17:42:23

    é..


    essas seriam os metodos caseiros mais usados....porem eu ja fiz com white lub q é altamente inflamavel....o wd nao sei se é.



    mas olha pra te falar a verdade essa gasolina "gotejando" nao esta tao fora do normal.

    uma vez q vc puxa o afogador vc acelera puxando o eixo como se estivesse pisando no pedal.....entao é comum aquela gasolina estar passando pelo venture....


    quando vc volta o afogador pra posicao normal o carro morre devido estar com algum outro problema....


    se isso tivesse acontecendo em marcha lenta (entre uns 400 a 900 rpm) eu conseiderava um problema....mas pelo q eu vi o motor esta num rpm alto.


    ou to errado em relacao ao rpm? no video me pareceu estar alto.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sáb 9 Nov - 18:00:51

    Marcos Adriano escreveu:é..


    essas seriam os metodos caseiros mais usados....porem eu ja fiz com white lub q é altamente inflamavel....o wd nao sei se é.



    mas olha pra te falar a verdade essa gasolina "gotejando" nao esta tao fora do normal.

    uma vez q vc puxa o afogador vc acelera puxando o eixo como se estivesse pisando no pedal.....entao é comum aquela gasolina estar passando pelo venture....


    quando vc volta o afogador pra posicao normal o carro morre devido estar com algum outro problema....


    se isso tivesse acontecendo em marcha lenta (entre uns 400 a 900 rpm) eu conseiderava um problema....mas pelo q eu vi o motor esta num rpm alto.


    ou to errado em relacao ao rpm? no video me pareceu estar alto.

    Rpm estava em torno de 1000

    Fiz outro teste também, retirei a mangueira do hidrovacuo e isolei, mas ocorreu o mesmo problema
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 9 Nov - 18:35:53

    entendi


    gicle de marcha lenta nao ta entupido?
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por DouglasSteuernagel Seg 3 Fev - 7:59:25

    Bom dia pessoal,

    Estou passando aqui para fechar esse tópico e dizer que consegui resolver os problemas..

    As falhas com motor quente, troquei a bobina de ignição, por uma do gol MI 2 pinos..

    Problemas de entrada de ar no carburador, fiz uma boa limpeza de novo, troquei novamente todas as juntas e ficou zerado.

    Sobre o aquecimento em alta velocidade, foi resolvido colocando um radiador maior de alumínio e a ventoinha mecânica na polia da bomba de água. Mantendo a ventoinha elétrica na frente do radiador. Agora a ventoinha elétrica arma e desarma muito rápido no transito intenso e em estrada longa ela mal é acionada.. Estou utilizando a válvula termostática de 75/70º e cebolão do radiador tambem 75/70º

    Segue um vídeo de como ficou:



    Muito obrigado a ajuda de todos e desculpe a demora no retorno, mas realmente foi um processo demorado. Very Happy cheers
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 3 Fev - 18:21:21

    rapaiz.....q beleza q resolveu!!!! ainda bem ne??





    DouglasSteuernagel escreveu:

    Muito obrigado a ajuda de todos e desculpe a demora no retorno, mas realmente foi um processo demorado. Very Happy cheers


    nao se preocupe com isso.....90% dos topicos com problemas o "dono" nao volta pra dar um relato sobre a solucao.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Seg 3 Fev - 22:17:56

    DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia pessoal,

    Estou passando aqui para fechar esse tópico e dizer que consegui resolver os problemas..

    As falhas com motor quente, troquei a bobina de ignição, por uma do gol MI 2 pinos..

    Problemas de entrada de ar no carburador, fiz uma boa limpeza de novo, troquei novamente todas as juntas e ficou zerado.

    Sobre o aquecimento em alta velocidade, foi resolvido colocando um radiador maior de alumínio e a ventoinha mecânica na polia da bomba de água. Mantendo a ventoinha elétrica na frente do radiador. Agora a ventoinha elétrica arma e desarma muito rápido no transito intenso e em estrada longa ela mal é acionada.. Estou utilizando a válvula termostática de 75/70º e cebolão do radiador tambem 75/70º

    Segue um vídeo de como ficou:



    Muito obrigado a ajuda de todos e desculpe a demora no retorno, mas realmente foi um processo demorado. Very Happy cheers

    Agora simm...tá redondinho..só partir pro rolê cheers


    _________________
    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por adpachec Ter 4 Fev - 9:31:34

    Que bom que "resolveu".

    Eu acho que somente "mascarou" o defeito.

    Menos de 80° graus é muito frio, no inverno é pior.

    Aqui já se descobre o defeito.....


    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  P_201915





    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Images?q=tbn%3AANd9GcQxn0OAjNrDSnxGmJ1P3c01Ql-R_x3h3LQOFilTkYcLZTeuyZzr


    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Images?q=tbn%3AANd9GcTKdI9uzzkLoqoC2A80ZdR8qZAzLRH0EubQgsG_MK9ZaXCyJVbL

    Mas vou ficar quieto, se arrumou está bom.
    Parabéns.


    OKK

    Conteúdo patrocinado


    Falhas com motor quente (RESOLVIDO)  Empty Re: Falhas com motor quente (RESOLVIDO)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 6:06:45