Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Montagem de multiponto Puma GTB EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

167 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 166 visitantes :: 2 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
tabarbosa (16850)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
BANDIT (13573)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
Xann (10394)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
j ricardo (9376)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
Jean Bida (9320)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Montagem de multiponto Puma GTB Bar_leftMontagem de multiponto Puma GTB BarMontagem de multiponto Puma GTB Bar_right 

+10
Diplo87
Luís Sasse
-GTO-
Joey Ramone
Fernando Furini
BenKenobi
ALEXANDRE BEGALLI
adpachec
Rubão6cc
GersonJP
14 participantes

    Montagem de multiponto Puma GTB

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 5 Out - 18:44:45

    É isso aí pessoal, com o preço da gasola do jeito que está e o fato de estar em trabalho home office e não dar pra usar o carro direto, resolvi parar para fazer umas manutenções e começar o projeto que tanto queria, o multiponto.
    Faz um tempo apareceu um motor de ômega vendendo e, pensando em um futuro, eu comprei e deixei encostado. Saquei o cabeçote e mandei retificar e está guardadinho só esperando a hora chegar.

    A Hora chegou. Twisted Evil Twisted Evil

    A motivação foi poça de óleo no chão onde eu parava e óleo na admissão, então os vedadores já eram e para arrumar o vazamento no carter/gaxeta tinha que tirar o motor, então resolvi parar de vez e começar, agora só voltará a andar quando finalizar o projeto, he he he. O omando do ômega eu já estava usando, herdado do mesmo motor.

    Tenho um pequeno arsenal de ferramentas, bom conhecimento em lógica, muito estudo em mecânica, pretendo fazer tudo em casa e sozinho, então mãos a obra.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 5 Out - 18:54:22

    O primeiro passo foi sacar o Câmbio, outro trabalho feito sozinho, com 2 macacos hidráulicos. Como o espaço é muito reduzido, é necessário remover a embreagem antes de sacar o câmbio, aí sai tudo de uma vez.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20210926-WA0002

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 5 Out - 19:14:38

    Bem, o bichão já está na mesa de cirurgia.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20210927_191510607
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20210928_130134621
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20210928_130113619
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20210929_145221227
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20210929_185828356
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20210930_213328108

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 5 Out - 19:28:02

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Rubão6cc Ter 5 Out - 20:43:59

    Eita, pensa num Puma sinistro!


    _________________
    Montagem de multiponto Puma GTB Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qua 6 Out - 18:02:35

    Rubão6cc escreveu:Eita, pensa num Puma sinistro!
    he he he, Obrigado.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qua 6 Out - 18:20:15

    Bem, atualizando.
    Desmontei o motor completamente ficando apenas no bloco.
    Os pistões estavam bem carbonizados, isso eu resolvi com car80, uma espátula e uma palha de aço e depois um paninho para tirar a sujeira. Deixei eles encostados para um melhor acabamento antes da reinstalação. Para minha surpresa eram os pistões com dome e notei que possuem alguns furinhos na superficie, não sei se é normal de pistões da época ou material.
    A carbonização se estendeu pelo cilindro até o primeiro anel em PMS, foi removida com car 80 antes da retirada do pistão.
    Os cilindros não apresentam nenhum desgaste e ainda é possível ver as marcas do brunimento, realizado em 2006 quando fiz o motor.
    Os casquilhos de biela e dos mancais são 0,10, e percebe-se que são usados, mas não apresentam desgaste e nem folga.

    ps. não aguento ver pintores que pintam fios, válvulas, molas, parte interna do motor e tudo que tem pela frente.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211001_124116030Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211002_173053863Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211002_173248755
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211002_192754863
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211005_130424198
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qua 6 Out - 18:36:59

    Agora vem as dúvidas:

    Há quem diga que é bom substituir coisas como anéis e bronzinas quando se abre o motor, para aproveitar a mão de obra. A questão é, até que ponto isso é verdade e quais os benefícios ou prejuizos, fora o econômico? sendo que o motor não apresenta folga em nenhum destes elementos, e os anéis apresentam folga de 0,5mm entre as extremidades dentro do cilindro. teria problema de reinstalar os mesmos?

    As buchas do comando apresentam riscos grotescos, provavelmente proveniente de instalação caseira de procedência duvidosa, porém o comando não apresenta folga e nem riscos. Verifiquei o bloco de omega doador do comando e, para minha surpresa, as buchas dele estão da mesma forma. Seria interessante trocar, ou isso é considerado normal? desculpem a inexperiência.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211005_130246987

    agora uma dúvida estética
    A tampa de valvulas do ômega eu já usava, achei bem melhor e não apresentou vazamentos, e agora testei a tampa de distribuição do ômega, e também ficou bem atraente e encaixou perfeitamente, fora o fato de ser melhor em termos de vazamento e de não ter a marcação do ponto, existe alguma restrição em utilizar esta tampa?

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211005_130449960
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por adpachec Qua 6 Out - 19:28:07

    GersonJP escreveu:Agora vem as dúvidas:

    Há quem diga que é bom substituir coisas como anéis e bronzinas quando se abre o motor, para aproveitar a mão de obra. A questão é, até que ponto isso é verdade e quais os benefícios ou prejuizos, fora o econômico? sendo que o motor não apresenta folga em nenhum destes elementos, e os anéis apresentam folga de 0,5mm entre as extremidades dentro do cilindro. teria problema de reinstalar os mesmos?

    As buchas do comando apresentam riscos grotescos, provavelmente proveniente de instalação caseira de procedência duvidosa, porém o comando não apresenta folga e nem riscos. Verifiquei o bloco de omega doador do comando e, para minha surpresa, as buchas dele estão da mesma forma. Seria interessante trocar, ou isso é considerado normal? desculpem a inexperiência.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211005_130246987

    agora uma dúvida estética
    A tampa de valvulas do ômega eu já usava, achei bem melhor e não apresentou vazamentos, e agora testei a tampa de distribuição do ômega, e também ficou bem atraente e encaixou perfeitamente, fora o fato de ser melhor em termos de vazamento e de não ter a marcação do ponto, existe alguma restrição em utilizar esta tampa?

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211005_130449960


    Quer a verdade.....

    A escolha é sua, se as partes estão em suas medidas corretas não precisa substituir.

    Como cabeçote, nem sempre precisa aplainar.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qua 6 Out - 22:59:08

    Imaginei, Obrigado. Só a bucha do comando que fico apreensivo

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 7 Out - 8:46:27

    GersonJP escreveu:É isso aí pessoal, , então mãos a obra.

    Olá Gerson,
    achei o tópico do seu projeto.
    Estarei acompanhando a evolução.

    Sucesso
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 7 Out - 9:08:35

    GersonJP escreveu:Bem, atualizando.
    Desmontei o motor completamente ficando apenas no bloco.
    Os pistões estavam bem carbonizados, isso eu resolvi com car80, uma espátula e uma palha de aço e depois um paninho para tirar a sujeira. Deixei eles encostados para um melhor acabamento antes da reinstalação. Para minha surpresa eram os pistões com dome e notei que possuem alguns furinhos na superficie,

    Gerson,
    Pelas fotos parece ser o mesmo Pistão que eu coloquei no meu carro, que segundo o fornecedor é do Motor 250-S à álcool com Biela curta (mantive Bloco, Girabrequim e Bielas originais, pois estavam integros).
    Depois eu tive que aliviar a compressão do Motor com Junta de Aço para o Cabeçote para poder andar com Gasolina, conforme explicado no tópico que voce acompanhou.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 7 Out - 9:20:24

    GersonJP escreveu: agora uma dúvida estética
    A tampa de valvulas do ômega eu já usava, achei bem melhor e não apresentou vazamentos, e agora testei a tampa de distribuição do ômega, e também ficou bem atraente e encaixou perfeitamente, fora o fato de ser melhor em termos de vazamento e de não ter a marcação do ponto, existe alguma restrição em utilizar esta tampa?

    Quanto ao aspecto estético o Omega tem aquela Tampa superior que oculta a maior parte da Tampa de Válvulas, além de proteger o Duto de captação de Ar do lado Direiro do Compartimento.
    Eu abri mão de tudo isso, preferindo manter a aparência original do Motor e características da época, o que foi fundamental para obtenção da Placa de Colecionador.
    Abri mão também daquela Tampa que oculta a Flauta do Omega, deixando os Bicos e Chicotes expostos.
    Então, mantive a Tampa de Válvulas original do Opala aplicada ao Cabeçote do Omega.
    Sim, foi difícil conter o vazamento de Óleo, tendo substituído a Junta em 3 oportunidades, e todas da marca Sabó.
    Como última instância, que felizmente ainda não usei, é a aplicação da Junta do Cabeçote do Omega que apresenta Limitadores em cada orifício de passagem de Parafuso, o que deve assegurar que eum eventual excesso de aperto não expulse a Junta como acontece com os Opala.

    Eu ficaria com a Tampa original.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por BenKenobi Qui 7 Out - 9:50:35

    Lindo carro Gerson, parabens!!

    Com relação as bronzinas, eu sei que quando vc retira as mesmas e tem um risco nelas, mesmo que leve, é recomendando trocar. Se elas estão em bom estado, eu não me preocuparia. Quando eu tive que trocar o bloco do meu motor, seguimos nessa linha.

    Com relação a bucha do comando, eu (isso é minha opniao) trocaria, refaria o embuchamento, visto que se tiver folga ali, pode gerar um desgaste prematuro do comando, e em alguns raros casos pode fazer ele correr. Eu faria por conta de não precisar remover de novo o motor, visto que tem que desmontar tudo, já aproveita a MO.

    Os anéis eu só trocaria se estivesse com folga acima do normal, fazendo o carro fumar. Mas de novo, é minha opinião. Se trocar, tem todo o processo de amaciamento no inicio, com trocas de oleo mais cedo pra tirar os poucos resíduos de limalha que caem no oleo.

    Vai ficar bem legal o projeto. Vou acompanhar pra ver

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 7 Out - 20:06:04

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:

    Quanto ao aspecto estético o Omega tem aquela Tampa superior que oculta a maior parte da Tampa de Válvulas, além de proteger o Duto de captação de Ar do lado Direiro do Compartimento.
    Eu abri mão de tudo isso, preferindo manter a aparência original do Motor e características da época,  o que foi fundamental para obtenção da Placa de Colecionador.
    Abri mão também daquela Tampa que oculta a Flauta do Omega, deixando os Bicos e Chicotes expostos.
    Então, mantive a Tampa de Válvulas original do Opala aplicada ao Cabeçote do Omega.
    Sim, foi difícil conter o vazamento de Óleo, tendo substituído a Junta em 3 oportunidades, e todas da marca Sabó.
    Como última instância, que felizmente ainda não usei, é a aplicação da Junta do Cabeçote do Omega que apresenta Limitadores em cada orifício de passagem de Parafuso, o que deve assegurar que eum eventual excesso de aperto não expulse a Junta como acontece com os Opala.

    Eu ficaria com a Tampa original.

    Fala aí Alexandre, seja bem vindo. Obrigado pela presença.
    A tampa de válvulas eu já usava a do ômega, gostei bastante dela, pretendo continuar usando ela mesmo. Aquela caixa de ar gigante que passa por cima da tampa de válvula também abri mão, eram muitas modificações para utilizá-la. Pretendo deixar próximo do modelo original, assim como você, mas a tampa de válvulas vou ficar com a do ômega mesmo.

    Eu me referia a tampa da distribuição, aquela que cobre as engrenagens do comando e do virabrequim, essa que estou pensando em utilizar a do ômega, mas não sei se tem algum ponto contra, fora não ter a marcação de ponto, que pretendo adaptar.

    Quanto aos pistões, eu já estava rodando com eles na gasolina, usando o cabeçote do opala e injeção monoponto, funcionava super bem. Vou calcular a taxa que estava usando e se tem diferença com o cabeçote do ômega. Os bicos vou usar os do astra flex, aqueles amarelinhos. Já o coletor de admissão, estou resistindo a usar os do santilli, por conta de me obrigar a utilizar um escape dimensionado, queria usar os 6 em 2 do ômega, mas não casaram com estes coletores. Tenho o parzinho de omega 3x3, gostaria de fazer semelhante ao que o IVO_FILHO fez, mas não achei mais referência e tbm não tenho ninguém que faça o trampo. Vou deixar para resolver esse BO quando estiver com o motor no carro já montado.

    No demais é isso. Obrigado pela presença aqui.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 7 Out - 20:11:42

    BenKenobi escreveu:Lindo carro Gerson, parabens!!

    Com relação as bronzinas, eu sei que quando vc retira as mesmas e tem um risco nelas, mesmo que leve, é recomendando trocar. Se elas estão em bom estado, eu não me preocuparia. Quando eu tive que trocar o bloco do meu motor, seguimos nessa linha.

    Com relação a bucha do comando, eu (isso é minha opniao) trocaria, refaria o embuchamento, visto que se tiver folga ali, pode gerar um desgaste prematuro do comando, e em alguns raros casos pode fazer ele correr.  Eu faria por conta de não precisar remover de novo o motor, visto que tem que desmontar tudo, já aproveita a MO.

    Os anéis eu só trocaria se estivesse com folga acima do normal, fazendo o carro fumar. Mas de novo, é minha opinião. Se trocar, tem todo o processo de amaciamento no inicio, com trocas de oleo mais cedo pra tirar os poucos resíduos de limalha que caem no oleo.

    Vai ficar bem legal o projeto. Vou acompanhar pra ver


    ôh maninho, obrigado pelas dicas e pela presença. Vlw pelo carro também. Estou fazendo o projeto com tempo, mas ainda assim estou em cima disso. Vou dar uma analisada nos casquilhos, e tentar trocar as buchas do comando, preciso sacá-las para ver a medida e comprar igual, não apresentam folgas, mas aqueles riscos me incomodam muito. E o medo deles riscarem o comando? he he.

    Não achei nenhuma ferramenta específica para remover, então vou ter que fazer aquela caseira mesmo. Aparentemente o que tem nele foi colocado com aquela barra roscada, mas sem cuidado, então zuaram os trilhos. Vlw pelas dicas
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 9 Out - 8:26:32

    Olá Gerson,
    gostei do Puma "sinistro". O S2, na minha opinião, dá um banho de estilo no S1 e nos últimos fabricados.
    Parabéns.

    Bem, vamos lá:

    1) Mantive a Tampa do Opala sem nenhum problema ou interferência com o Cabeçote do Omega. O que tive que alterar foi o Pescoço da Válvula Termostática e a própria, pois interferia com o Coletor. O conjunto que melhor adaptou ali foi o do Motor do Astra. Aliás não foi preciso alterar nada do Bloco, sendo que até a fixação do Sensor da Roda Fônica se deu pelos próprios Parafusos dessa Tampa, até onde eu lembre. O que deu trabalho foi o Sensor de Fase, mas aí é outra história (não usei o Comando do Omega que tem um Calo para acionamento);

    2) Escapamento 6 x 2 - um Opaleiro me falou que a tal da General Escapamentos teria um Projeto pronto, de prateleira, que seria o Escapamento do Opala com Flanges para o Cabeçote do Omega. Bingo, eles tem 2 sendo uma para o Câmbio antigo e outro para o Moderno. Além disso fazem em aço inox, que é caro, e em aço carbono que tem um preço que entendi era justo.
    A mancada que aconteceu foi minha, uma vez que comprei o Escapamento para o Câmbio original e mais à frente troquei o Câmbio pelo moderno. Então, no momento de colocar o Escapamento eu tive que fazer uma adaptação lá embaixo, mas sem maiores complicações. Acho que tive que fazer um ajuste fino no Coletor do Santili para montar tudo sem interferências, mas ficou ótimo.

    Importante: no momento de montagem do Coletor de Escapamento não havia ângulo para tal. Então liguei lá para a General e fui orientado por um Técnico que me orientou a fazer o seguinte:

    Soltar o Motor do Suporte, içá-lo e ergue-lo um pouco com a Girafa apenas no lado esquerdo, deixando o direito apoiado no Suporte. Então, monta com facilidade o Coletor do Escapamento (todos os Parafusos). Quando voce desce o Motor encaixa no Suporte sem que haja qualquer interferência com Hidrovácuo, Bomba de DH, etc.

    Sucesso.[/quote]
    Fernando Furini
    Fernando Furini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Localização : Tenente Portela/RS
    Modelo do carro : Omega 4.1

    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Fernando Furini Sex 15 Out - 12:27:34

    GersonJP escreveu:A tampa de valvulas do ômega eu já usava, achei bem melhor e não apresentou vazamentos, e agora testei a tampa de distribuição do ômega, e também ficou bem atraente e encaixou perfeitamente, fora o fato de ser melhor em termos de vazamento e de não ter a marcação do ponto, existe alguma restrição em utilizar esta tampa?
    Pode usar sem medo. E pode você mesmo fazer marcação de ponto nela.

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Sim, foi difícil conter o vazamento de Óleo, tendo substituído a Junta em 3 oportunidades, e todas da marca Sabó.
    A Sabó terceirizou algumas atividades e a qualidade dos produtos despencou. Montei um motor com uma junta de tampa de válvulas Sabó que deu problema antes mesmo de ligar o motor.
    Resolvi testar uma alternativa que até agora está perfeitinha, é barata e de muito boa qualidade: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721348408-junta-da-tampa-de-valvulas-omega-41-borracha-especial-_JM?quantity=1

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Dom 17 Out - 9:30:20

    Muito bacana Gerson! Vou acompanhar seu projeto também.

    Curiosidade, não pensou em usar a parte de baixo do motor de Ômega que você comprou? Ou vai manter o bloco pelo cadastro no documento?

    Vi que seu virabrequim tem marcas de balanceamento, mandou balancear o conjunto inteiro?

    Estou com meu motor fora do carro também, fazendo inteiro. Nele tive de trocar todas as bronzinas, mas pelo desgaste mesmo. Ainda eram as GM originais do motor. As buchas do comando também foram trocadas na retífica quando mandei brunir os cilindros. Pelos riscos que estão nas suas, também acho interessante trocá-las.

    Achei bacana a idéia de usar a trampa das engrenagens do comando do ômega: Quando comprei meu Opala ele veio com o bloco do Ômega, mas a tampa do Opala. Vou procurar essa tampa pra comprar, acredito que a vedação seja melhor.

    GersonJP escreveu: Já o coletor de admissão, estou resistindo a usar os do santilli, por conta de me obrigar a utilizar um escape dimensionado, queria usar os 6 em 2 do ômega, mas não casaram com estes coletores.

    Essa parte me interessa: Mudei o rumo do meu projeto e vou montar com o cabeçote e injeção original do Ômega como o Alexandre Begalli fez (o tópico dele me serviu de inspiração), e pretendia usar o coletor de admissão Santili para usar a tampa de válvulas do Opala e o coletor de escape original do Omega, não sabia que havia interferência entre eles. É muita coisa?

    Eu mesmo fiz a pintura da tampa, queria montar com ela ao invés da admissão enorme do Ômega:
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201205-174552901

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 19 Out - 15:12:11

    Fernando Furini escreveu:
    Pode usar sem medo. E pode você mesmo fazer marcação de ponto nela.


    Opa, Obrigado Fernando, ainda estou analisando, mas está nos planos para fazer, he he he
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 19 Out - 15:27:42

    Joey Ramone escreveu:
    Curiosidade, não pensou em usar a parte de baixo do motor de Ômega que você comprou? Ou vai manter o bloco pelo cadastro no documento?

    Não pensei não, a numeração do motor do meu carro é a mesma do chassi, e prezo por isso também, fora que as furações do ômega não casam com as do opala, e nem o carter na bandeja, então optei por deixar o meu bloco mesmo e fazer um trampo nele.

    Joey Ramone escreveu:Vi que seu virabrequim tem marcas de balanceamento, mandou balancear o conjunto inteiro?

    Este motor foi feito em meados de 2006, e está na primeira retífica, nem rodei muito com o carro desde então, rodo entre 1000 e 2000 km /ano. Neste meio período meu ex-mecânico mandou o vira para a retífica para balancear. Eu era cego para este tipo de coisa, até vacilos ocorrerem e eu decidir começar a meter a cara, só faltava abrir o motor para eu ter mexido em tudo no carro.

    Joey Ramone escreveu:Estou com meu motor fora do carro também, fazendo inteiro. Nele tive de trocar todas as bronzinas, mas pelo desgaste mesmo. Ainda eram as GM originais do motor. As buchas do comando também foram trocadas na retífica quando mandei brunir os cilindros. Pelos riscos que estão nas suas, também acho interessante trocá-las

    Estes riscos são de colocação do comando sem cuidado, estão bem fundos, já encomendei buchas novas, estou aguardando chegarem. O comando é do ômega, e está bem novinho, não acho que compensa deixar estas buchas aí não.

    Achei bacana a idéia de usar a trampa das engrenagens do comando do ômega: Quando comprei meu Opala ele veio com o bloco do Ômega, mas a tampa do Opala. Vou procurar essa tampa pra comprar, acredito que a vedação seja melhor.

    Joey Ramone escreveu:Essa parte me interessa: Mudei o rumo do meu projeto e vou montar com o cabeçote e injeção original do Ômega como o Alexandre Begalli fez (o tópico dele me serviu de inspiração), e pretendia usar o coletor de admissão Santili para usar a tampa de válvulas do Opala e o coletor de escape original do Omega, não sabia que havia interferência entre eles. É muita coisa?

    É um pouquinho sim, O grande Santilli, muito atencioso, me emprestou uma peça para eu montar no cabeçote fora do carro para testar, exatamente porque questionei se alguém já tinha montado com o escape original do ômega. Quanto tentei montar me deparei com o problema, o coletor Santilli tem aquela curva para fora nas admissões centrais, que geralmente são retas no opala, uma delas pega no coletor de escape impedindo de chegar na fixação, uma das laterais também pega, vou separar as fotos e mandar aqui a noite.
    Isso não ocorre com os dimensionados, porque eles saem ligeiramente para baixo, em diagonal, enquanto o original sai reto e depois curva para baixo.

    Joey Ramone escreveu:Eu mesmo fiz a pintura da tampa, queria montar com ela ao invés da admissão enorme do Ômega:
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201205-174552901

    Cara, olhando assim deu vontade de pintar a do omega de preto também, a minha de opala é cromada, mas já está descascada.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 19 Out - 15:38:27

    Enquanto estou aguardando a chegada de algumas peças já dei um talentinho no bloco.
    A galeria de agua tinha muuuito pó de ferrugem que circulava no sistema, já foi devidamente limpa.
    Removi a tinta do bloco, dei uma escovada e, depois da preparação, claro, pintei na cor vermelho bonanza, é um pouco mais escura e me agradou mais do que o vermelho cereja.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211012_153323666
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211012_184524765
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211012_225517356
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211014_222709125
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211016_150128721
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211016_150137470
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Ter 19 Out - 21:45:34

    Joey Ramone escreveu:
    Essa parte me interessa: Mudei o rumo do meu projeto e vou montar com o cabeçote e injeção original do Ômega como o Alexandre Begalli fez (o tópico dele me serviu de inspiração), e pretendia usar o coletor de admissão Santili para usar a tampa de válvulas do Opala e o coletor de escape original do Omega, não sabia que havia interferência entre eles. É muita coisa?

    Demorei mas achei, espero que fique tranquilo para entender:

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201003-WA0025
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201003-WA0028
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201003-WA0030
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201003-WA0032
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201003-WA0034
    -GTO-
    -GTO-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Diplomata 87/87
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 19/02/2021

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por -GTO- Qua 20 Out - 5:58:14

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:[

    Gerson,
    Pelas fotos parece ser o mesmo Pistão que eu coloquei no meu carro, que segundo o fornecedor é do Motor 250-S à álcool com Biela curta...


    Já li nesse fórum que não saiu 250-S a álcool!? E agora?
    Luís Sasse
    Luís Sasse
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 105
    Localização : Blumenau/SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981/1982
    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 30/07/2018

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Luís Sasse Qua 20 Out - 7:39:35

    -GTO- escreveu:
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:[

    Gerson,
    Pelas fotos parece ser o mesmo Pistão que eu coloquei no meu carro, que segundo o fornecedor é do Motor 250-S à álcool com Biela curta...


    Já li nesse fórum que não saiu 250-S a álcool!? E agora?

    250-S saiu apenas a gasolina, com tuchos mecânicos

    -GTO- gosta desta mensagem

    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 19:04:08

    GersonJP escreveu:Não pensei não, a numeração do motor do meu carro é a mesma do chassi, e prezo por isso também, fora que as furações do ômega não casam com as do opala, e nem o carter na bandeja, então optei por deixar o meu bloco mesmo e fazer um trampo nele.

    Entendi. Nesse caso realmente vale a pena manter o bloco. Perguntei pela facilidade do bloco do Omega para injetar, com a posição para o sensor de fase do comando. O meu Opala veio com bloco de Ômega quando comprei, então não tive escolha. Encontrei uma recuperadora que encarou o trabalho e resolveu o problema da posição da vareta do óleo com a inversão do cárter.

    GersonJP escreveu:Estes riscos são de colocação do comando sem cuidado, estão bem fundos, já encomendei buchas novas, estou aguardando chegarem. O comando é do ômega, e está bem novinho, não acho que compensa deixar estas buchas aí não.

    Legal que vai trocar as buchas. Não sei como está seu comando, mas como já está fora do bloco dá pra mandar polir ele em uma retífica. Mandei fazer isso no meu por uma dica do meu amigo, chegou ontem:

    Montagem de multiponto Puma GTB 20211020-194919

    Montagem de multiponto Puma GTB 20211020-194953

    GersonJP escreveu:Cara, olhando assim deu vontade de pintar a do omega de preto também, a minha de opala é cromada, mas já está descascada.

    É, gostei muito do resultado também. E me diverti fazendo, servicinho de paciência he he he

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201205-162337682

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201205-165925372

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20201205-172552708
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 19:07:46

    GersonJP escreveu:Enquanto estou aguardando a chegada de algumas peças já dei um talentinho no bloco.
    A galeria de agua tinha muuuito pó de ferrugem que circulava no sistema, já foi devidamente limpa.
    Removi a tinta do bloco, dei uma escovada e, depois da preparação, claro, pintei na cor vermelho bonanza, é um pouco mais escura e me agradou mais do que o vermelho cereja.

    Pintura caprichada hein !!
    Passou wash primer, fundo e a tinta? PU ou Poliester?

    O meu pintei com vermelho cereja, e realmente puxa um pouco pro laranja. Ainda mais no meu caso, não passei fundo e a tinta anterior era bem laranja o que acentuou mais ainda. Vou acabar refazendo pra passar um fundo epoxi...

    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 19:15:36

    GersonJP escreveu:Demorei mas achei, espero que fique tranquilo para entender:

    Obrigado por mandar as fotos Gerson! Ficou bem fácil de ver onde pega..

    O coletor que estou pensando em usar é o modelo plenum, como o dessa foto:

    Montagem de multiponto Puma GTB D_495421-MLB20777983020_062016-O

    Como os dutos são retos pode ser que encaixe
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 21 Out - 22:05:07

    Joey Ramone escreveu:

    Pintura caprichada hein !!
    Passou wash primer, fundo e a tinta? PU ou Poliester?

    O meu pintei com vermelho cereja, e realmente puxa um pouco pro laranja. Ainda mais no meu caso, não passei fundo e a tinta anterior era bem laranja o que acentuou mais ainda. Vou acabar refazendo pra passar um fundo epoxi...


    Sim, preto fosco vinílico, primer e vermelho bonanza PU
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 21 Out - 22:07:06

    Joey Ramone escreveu:
    Obrigado por mandar as fotos Gerson! Ficou bem fácil de ver onde pega..

    O coletor que estou pensando em usar é o modelo plenum, como o dessa foto:

    Montagem de multiponto Puma GTB D_495421-MLB20777983020_062016-O

    Como os dutos são retos pode ser que encaixe

    Esse coletor não deve ter o problema que mencionei, porém vc abre mão do alternador do lado esquerdo, ficando só com a direção hidráulica, caso vc não a tenha, aí compensa. Ou caso não tenha o A/C, aí vc manda o alternador para o outro lado. Mas no meu caso tenho tudo, então não dá.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 21 Out - 22:29:43

    Chegaram as peças, agora começa a montagem principal.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211021_232614895

    Diplo87 gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 23 Out - 6:50:53

    Luís Sasse escreveu:
    -GTO- escreveu:


    Já li nesse fórum que não saiu 250-S a álcool!? E agora?

    250-S saiu apenas a gasolina, com tuchos mecânicos

    Pois eu comprei os meus como sendo do 250-S a álcool da Mahle. Eles vieram com esse dome na cabeça, exatamente para aumentar a compressão do Motor.
    Até onde eu sei, para Motores a gasolina o dome não existe.

    De uma olhada nesse anúncio:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1039469700-pisto-de-opala-6-cilindros-alcool-motor-250s-std-motor-_JM#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=812d412d-a11e-4a05-88be-dc0f47a27b14


    Att
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Dom 24 Out - 16:44:27

    GersonJP escreveu:Esse coletor não deve ter o problema que mencionei, porém vc abre mão do alternador do lado esquerdo, ficando só com a direção hidráulica, caso vc não a tenha, aí compensa. Ou caso não tenha o A/C, aí vc manda o alternador para o outro lado. Mas no meu caso tenho tudo, então não dá.

    Então Gerson, meu bloco é do Omega: na verdade toda a parte de baixo, inclusive o sistema de polias para correia Poly-V, alternador e bomba da direção hidráulica. No Omega o alternador já fica do outro lado, então esse ponto fica livre.

    Boa sorte na montagem do motor! Vai postando as atualizações para nós...
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Rubão6cc Dom 24 Out - 21:11:29

    GersonJP escreveu:Chegaram as peças, agora começa a montagem principal.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211021_232614895

    Montagem de multiponto Puma GTB 933234


    _________________
    Montagem de multiponto Puma GTB Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Diplo87 Seg 25 Out - 15:12:17

    Muito TOP o projeto, acompanhando...
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Seg 25 Out - 15:47:20

    Incrível como são as coisas. Resolvi mandar o bloco para a retífica instalar as buchas novas, já que tinham o ferramentário próprio pra isso. Quando viram as buchas que estavam no bloco, falaram que estavam novas, mesmo eu mostrando as novas pra eles. Aí falaram que depois de trocado, visivelmente ficaria parecido com as velhas. Até me assustei e pensei "é sério isso? que jeito? olha a diferença", pq as que estavam lá dava para sentir os riscos com o dedo, nem com a unha era. Aí o cara pega a bucha nova e coloca no comando para verificar que está justinha, e quando tira ele mostra o risquinho que fez e fala, "tá vendo, é normal esses riscos". Quase que eu falei, maninho, o comando não se monta a seco não, vai óleo nisso. Tá doido.
    E o bloco, todo bonitinho, leve para levar no carrinho com cuidado, os caras colocam de qualquer forma, como se fosse uma pedra.
    Hoje tenho a sensação de ser a melhor coisa que estou fazendo, montando o motor sozinho em casa.

    Ninguém tem o mesmo carinho com suas coisas do que vc mesmo.

    Muito mecânico monta motor sem cuidado nenhum e fica bom, não é possível que eu montando com todo o cuidado não fique.
    Por isso que desisti de mecânicos e prefiro comprar as ferramentas e fazer eu mesmo o negócio.

    Só um desabafo galera.
    Vou atualizando da montagem

    Wil75 gosta desta mensagem

    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 16:01:21

    Concordo com vc! Melhor é fazer o máximo que der em casa. E não sei se serve de consolo, mas aqui no Canadá é a mesma coisa. Tem muito mecânico sem nenhum cuidado... e cobrando caro!
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Seg 25 Out - 16:16:49

    Bruno Chumbinho escreveu:Concordo com vc! Melhor é fazer o máximo que der em casa. E não sei se serve de consolo, mas aqui no Canadá é a mesma coisa. Tem muito mecânico sem nenhum cuidado... e cobrando caro!

    Pior é que serve, a gente sempre usa como referência a mão de obra no exterior, mas é bom saber que tem mecânicos assim por aí tbm. É ruim que tenha, mas é bom saber. E por aí tem outros carros que usam esse motor de 250 pol? Abraço
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 16:53:14

    GersonJP escreveu:
    Bruno Chumbinho escreveu:Concordo com vc! Melhor é fazer o máximo que der em casa. E não sei se serve de consolo, mas aqui no Canadá é a mesma coisa. Tem muito mecânico sem nenhum cuidado... e cobrando caro!

    Pior é que serve, a gente sempre usa como referência a mão de obra no exterior, mas é bom saber que tem mecânicos assim por aí tbm. É ruim que tenha, mas é bom saber. E por aí tem outros carros que usam esse motor de 250 pol? Abraço

    Tem sim! Mas são um pouco raros. Muitos foram descartados ou trocados por V8.
    O Chevy Nova usou tanto o 250 como o 153 entre 1962 e 1970. O 250 também foi usado em algumas C10 do início dos anos 70 e no Camaro final dos anos 70.

    Um dia vi um anúncio de venda no kijiji (que é a OLX daqui)... o cara pedindo 200 dólares... mas pelas fotos dava pra ver que o motor estava bem judiado...
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qua 27 Out - 11:11:02

    Chegou o bloco da retífica, buchas novas instaladas. Confiram o antes e o depois

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211005_130246987
    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211026_232841678

    BenKenobi gosta desta mensagem

    Fernando Furini
    Fernando Furini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Localização : Tenente Portela/RS
    Modelo do carro : Omega 4.1

    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Fernando Furini Qua 27 Out - 14:33:55

    Joey Ramone escreveu:Perguntei pela facilidade do bloco do Omega para injetar, com a posição para o sensor de fase do comando. O meu Opala veio com bloco de Ômega quando comprei, então não tive escolha.
    Usa-se motor de Silverado/C20 96 quando se quer injetar o Opala. Se o seu Opala tem câmbio original, tem 99,9% de chance de estar com motor de Silverado, não de Omega. É ele que é plug and play em câmbio de Opala.

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Pois eu comprei os meus como sendo do 250-S a álcool da Mahle. Eles vieram com esse dome na cabeça, exatamente para aumentar a compressão do Motor.
    Até onde eu sei, para Motores a gasolina o dome não existe.

    De uma olhada nesse anúncio:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1039469700-pisto-de-opala-6-cilindros-alcool-motor-250s-std-motor-_JM#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=812d412d-a11e-4a05-88be-dc0f47a27b14


    Att

    250-S original só existe a gasolina.
    A confusão é bem simples: O catálogo Mahle chama o 250 a álcool biela curta de 250-S. Simples assim. Mas trata-se de todo 4.1 a álcool anterior a meados de 1990.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por BenKenobi Qua 27 Out - 16:03:27

    Quase igual a bucha de antes ne? hahaha

    É que as ranhuras ajudavam a lubrificacao do oleo lol!
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 28 Out - 14:14:41

    BenKenobi escreveu:Quase igual a bucha de antes ne? hahaha

    É que as ranhuras ajudavam a lubrificacao do oleo lol!

    Tipo isso
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por GersonJP Qui 28 Out - 14:45:06

    Hoje lavei o bloco com shampoo desengraxante e lavadora de pressão, para remover qualquer limalha ou vestígio de sujeira que possa estar preso no óleo antes da montagem. Sequei com jato de ar.
    Quando joguei ar no local onde ficam os tuchos, de um deles o vácuo criado puxou isso aqui de dentro dos dutos de óleo. Não é o primeiro desse que sai, logo quando eu desmontai notei que tinha um destes saindo de um dos furos de lubrificação do virabrequim. Aparentemente é pedaço de junta líquida ou algo do gênero.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211028_145444990
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Qui 28 Out - 16:14:46

    Fernando Furini escreveu:Usa-se motor de Silverado/C20 96 quando se quer injetar o Opala. Se o seu Opala tem câmbio original, tem 99,9% de chance de estar com motor de Silverado, não de Omega. É ele que é plug and play em câmbio de Opala.

    É de Omega mesmo amigo, tirei ele fora e estou fazendo a retífica completa também. Veio montado no câmbio original, com uma flange para adaptação do câmbio. Na foto dá pra ver a flange:

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG-20200718-143005033

    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Joey Ramone Qui 28 Out - 16:20:12

    GersonJP escreveu:Hoje lavei o bloco com shampoo desengraxante e lavadora de pressão, para remover qualquer limalha ou vestígio de sujeira que possa estar preso no óleo antes da montagem. Sequei com jato de ar.
    Quando joguei ar no local onde ficam os tuchos, de um deles o vácuo criado puxou isso aqui de dentro dos dutos de óleo. Não é o primeiro desse que sai, logo quando eu desmontai notei que tinha um destes saindo de um dos furos de lubrificação do virabrequim. Aparentemente é pedaço de junta líquida ou algo do gênero.

    Montagem de multiponto Puma GTB IMG_20211028_145444990

    Que bom que saiu, um bloco desse tamanho pode dar muita dor de cabeça dependendo de onde ele pare.

    Show de bola com as buchas novas hein!
    Realmente está dificil encontrar profissionais que tenham vontade de fazer a coisa certa hoje em dia...
    Fernando Furini
    Fernando Furini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Localização : Tenente Portela/RS
    Modelo do carro : Omega 4.1

    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Fernando Furini Qui 28 Out - 17:07:15

    GersonJP escreveu:Aparentemente é pedaço de junta líquida ou algo do gênero.
    Que bom que saiu, parece ser isso mesmo. Dá mais uma conferida com cuidado pra ver se não tem mais algum fragmento escondido.

    Joey Ramone escreveu:É de Omega mesmo amigo, tirei ele fora e estou fazendo a retífica completa também. Veio montado no câmbio original, com uma flange para adaptação do câmbio. Na foto dá pra ver a flange:
    Coisa rara, te digo que esse é caso de 1 em 1 milhão. Very Happy
    Normalmente o pessoal pula fora antes de fazer a flange, acabam procurando o bloco da picape.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 29 Out - 7:18:45

    Fernando Furini escreveu:

    250-S original só existe a gasolina.
    A confusão é bem simples: O catálogo Mahle chama o 250 a álcool biela curta de 250-S. Simples assim. Mas trata-se de todo 4.1 a álcool anterior a meados de 1990.

    Olhe, pode ser que eu acabe apanhando aqui no fórum, mas honestamente motor a álcool eficiente eu só conheci o AP da VW. Tive 3 carros com Motores 1.6 e 1.8 a álcool puro (nada de flex) entre 1983 e 93, e jamais tive algum tipo de problema relacionado a Motor, seja com o 1.6 ou o 1.8.
    No upgrade que fiz no meu Opala, o meu Mecânico tentou me levar para o álcool pois o interesse dele era conceber um Motor o mais potente possível (é aquela visão do "preparador", embora descompromissada com o custo do Projeto e uso posterior do veículo), sendo que o meu atendia por "confiabilidade e robustez" no funcionamento (desde o primeiro instante eu escrevi aqui mesmo que eu queria andar com "Motor cheio" na rodovia dos Bandeirantes, algo que se faz com BMW, por exemplo).
    Foi isso que me levou a a escolher esses com dome e posteriormente a ter que construir uma Junta de Cabeçote de Aço e dimensionada, exatamente para reduzir a taxa do Motor - era mais barato do que ter que abrir novamente para substituir os Pistões.
    Penso que eu poderia ter gasto uns 40% a menos do que gastei com tentativas e erros que não deram certo, caso eu tivesse planejado exatamente o que queria e não tomasse certas ações que acabaram se traduzindo em aprendizado (hoje eu sei de muitas coisas que não se deve fazer).

    Voltando ao ponto, se tivesse seguido certos conselhos eu estaria utilizando álcool e Bomba Elétrica, Bicos, Módulo de Injeção e Tanque de combustível projetados para uso de gasolina, e provavelmente fazendo 3 km/l (cansei de ouvir comentários sobre usar a Bomba no alcool, assim como Tanque de Combustível original, de que não haveria qualquer tipo de problema... sei).
    Falam na existência de um "chip milagroso" para possibilitar um Omega 4.1 a andar com álcool. Fake. No momento que você sai para comprar ninguém tem. O que existe é chip que aumenta a potência, mas que também aumenta o consumo e possibilidade de falhas. Então o omegueiro orgulhosamente põe o Motor para funcionar e você fica confuso com o cheiro de Etanol exalado pelo Motor. Eu jamais pensei em ter meu carro fazendo isso!

    Mas voltando ao 250-S:
    em 1976 meu pai, então funcionário da GM, adquiriu um Trailer de 2 Eixos. Ele tinha uma Caravan 4 cc e o vendedor do Trailer informou que a Caravan puxaria com facilidade o Trailer (resposta fácil e mentirosa). Fake, pois cada vez que saia com o Trailer o Disco da Embreagem da Caravan era danificado. O problema não era o reboque em estrada, mas sim no momento de se fazer as manobras.
    Ele foi aconselhado a trocar a Caravan por uma com Motor 250-S, que era opcional.
    Realmente ela andava muito mais, embora o Motor apresentasse falhas intermitentes.
    Lembro que você estava na estrada em velocidade, mesmo sem o Trailer, e de vez em quando aparecia um buraco no desempenho do Motor. Às vezes em marcha-lenta falhava também.
    Depois de uns 2 meses de idas e vindas a oficina inclusive a dos carros de frota da GM, quem resolveu foi um Mecânico da própria fábrica que veio em casa e alterou subjetivamente o ponto do Motor - com uma Chave de Boca ele soltou a base do Distribuidor e o girou até obter a melhor marcha-lenta, para então fixar novamente (tirou do chamado "ponto teórico" e colocou no "ponto real" daquele Motor).
    Ao construir o Sensor de Fase a partir do Distribuidor original do meu carro, foi exatamente dessa forma que nós o ajustamos (girando a Base até obter a estabilidade da marcha-lenta).
    O problema desapareceu e a Caravan passou a entregar potência suficiente para puxar o Trailer dentro de cidade em 4ª marcha a 60 Km/h, sem ratear. O Sistema de Embreagem também resistiu sem danos e/ ou problemas durante aquele ano fantástico. Em 78 ele adquiriu uma F-100 V8 usada (a Ford já havia substituído o V-8 pelo 4cc do maverick) e daí os problemas acabaram de vez, pois a Caravan não era mesmo adequada para aquele tipo de serviço (voce engatava o Trailer e a traseira dela arriava como se ela estivesse cheia; a F-100 permanecia erguida), com exceção do poderoso 250-S.
    Ao que eu lembre, na época o meu 250 fazia 4 km/ l com a gasolina. Essa Caravan 250-S eu não lembro pois infelizmente eu usava pouco. Um 250-S a álcool, se existiu, deveria fazer entre 2 e 2,5 Km/l, o que certamente não iria entusiasmar alguém.







    Fernando Furini
    Fernando Furini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Localização : Tenente Portela/RS
    Modelo do carro : Omega 4.1

    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Fernando Furini Sex 29 Out - 15:05:31

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Olhe, pode ser que eu acabe apanhando aqui no fórum, mas honestamente motor a álcool eficiente eu só conheci o AP da VW. Tive 3 carros com Motores 1.6 e 1.8 a álcool puro (nada de flex) entre 1983 e 93, e jamais tive algum tipo de problema relacionado a Motor, seja com o 1.6 ou o 1.8.
    E entre todos que conheci, o imbatível a álcool carburado foi o CHT.
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Falam na existência de um "chip milagroso" para possibilitar um Omega 4.1 a andar com álcool. Fake.
    Não, não é fake. Posso afirmar com todo conhecimento que você possa imaginar. O que de fato acontece, é que como tudo no brasil, tem vendedor e vendedor... Tem os que não sabem patavinas do que tão fazendo. Conheço Omega 4.1 rodando perfeitamente no álcool há pelo menos 20 anos, convertidos via chip. Outros simplesmente desistiram de usar álcool porque o preço do combustível deixou de compensar faz tempo (não sei se tem algum lugar no país que o álcool valha a pena no momento). Mas funcionam e rendem bem e com desempenho comprovado. Sem ser gambiarra de sensor pra aumentar tempo de injeção, são mapas específicos de ponto e injeção pra queimar álcool.
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    No momento que você sai para comprar ninguém tem.
    Se tiver interesse, eu tenho um profissional responsável pra te indicar.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 29 Out - 16:58:11

    Fernando Furini escreveu:
    E entre todos que conheci, o imbatível a álcool carburado foi o CHT.
    Fernando, realmente o CHT da Ford casou muito bem com o Álcool. Tive 2 Escort 1.6 que também não deram problema, ao contrário de um Gol 80 c/ Motor 1.3 refrigerado a ar. Aquilo era ruim... Com Motor AP não tive problemas, inclusive com os gasolina do período da Autolatina - tive carburado e injetado, mono e MPI, e os Motores eram fantásticos.

    Fernando Furini escreveu: Não, não é fake. Posso afirmar com todo conhecimento que você possa imaginar. O que de fato acontece, é que como tudo no brasil, tem vendedor e vendedor... Tem os que não sabem patavinas do que tão fazendo. Conheço Omega 4.1 rodando perfeitamente no álcool há pelo menos 20 anos, convertidos via chip. Outros simplesmente desistiram de usar álcool porque o preço do combustível deixou de compensar faz tempo (não sei se tem algum lugar no país que o álcool valha a pena no momento). Mas funcionam e rendem bem e com desempenho comprovado. Sem ser gambiarra de sensor pra aumentar tempo de injeção, são mapas específicos de ponto e injeção pra queimar álcool.
    Pois bem, uma vez que o meu Projeto considerava usar álcool eu saí atrás desse Chip e não encontrei após consultar várias fontes, inclusive preparadores e até a Nascar da minha região que é especializada em Chips. Não negaram a existência, mas também não cotaram e não indicaram fonte - ficava no gerúndio: estamos contatando, estamos colocando pedido; estamos aguardando, e por aí vai..., não foi.
    O que consegui foi configurar o Módulo do Omega com a eliminação de funções que não tenho no Opala, por exemplo Computador de Bordo, Transmissão Automática, Vidros/ Travas Elétricas, etc.. Acabei fazendo em 2 Módulos e testei ambos no carro, e ficou muito bom. O que disseram que era possível fazer mas não conseguiram, foi alterar os parâmetros para o Comando 268 que instalei. Então ficou assim mesmo, e o resultado me agradou.
    Fernando Furini escreveu:
    Se tiver interesse, eu tenho um profissional responsável pra te indicar.
    Fernando, muito obrigado pela oferta mas eu vou continuar com a Gasolina que está me satisfazendo plenamente. Como explicado os demais componentes instalados relativos ao combustível são para carros a gasolina, começando pelo Tanque (o meu é o original de 74, lembrando que os carros à álcool recebiam Tanque fabricado em chapa de aço com revestimento específico (a Ford fabricava os Tanques, e o material para os veículos à alcool vinha da ARMCO que adicionava um revestimento na Bobina de Aço), Bicos e principalmente a Bomba de Combustível.
    Muito obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    Montagem de multiponto Puma GTB Empty Re: Montagem de multiponto Puma GTB

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 13:13:19