Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos. Nos últimos dias começou apresentar o seguinte problema, anda normalmente de boa, lenta ótima, porém quando dou uma puxada o carro apaga geral. vou até o cabo da bobina e dou partida e nada de faísca, depois de um tempo volta a dar faísca e o carro pega. será que pode ser a bobina?
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Jhonatan Braga
6 participantes
Apagão - bobina sem faísca
Jhonatan Braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo-sp
Modelo do carro : opala coupê 1980
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 23/07/2022
- Mensagem nº1
Apagão - bobina sem faísca
Boa tarde colegas opaleiros!
Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos. Nos últimos dias começou apresentar o seguinte problema, anda normalmente de boa, lenta ótima, porém quando dou uma puxada o carro apaga geral. vou até o cabo da bobina e dou partida e nada de faísca, depois de um tempo volta a dar faísca e o carro pega. será que pode ser a bobina?
Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos. Nos últimos dias começou apresentar o seguinte problema, anda normalmente de boa, lenta ótima, porém quando dou uma puxada o carro apaga geral. vou até o cabo da bobina e dou partida e nada de faísca, depois de um tempo volta a dar faísca e o carro pega. será que pode ser a bobina?
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15346
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº2
Re: Apagão - bobina sem faísca
Faz um teste usando uma bobina normal e vê se o defeito continua. Muita gente tem problemas com bobina de gol MI.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 755
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº3
Re: Apagão - bobina sem faísca
Jhonatan Braga escreveu:Boa tarde colegas opaleiros!
Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos. Nos últimos dias começou apresentar o seguinte problema, anda normalmente de boa, lenta ótima, porém quando dou uma puxada o carro apaga geral. vou até o cabo da bobina e dou partida e nada de faísca, depois de um tempo volta a dar faísca e o carro pega. será que pode ser a bobina?
Pelo que sei, essa tal "bobina MI" não é uma bobina convencional, é um circuito eletrônico combinado com uma transformador elevador de tensão (*).
O sintoma apresentado é típico de circuito eletrônico com algum componente interno que apresenta defeito quando a temperatura sobe (quando dá a tal "puxada").
Para saber o que está acontecendo, a melhor maneira é mesmo substituindo a "bobina" MI por uma sabidamente boa e ver se o problema desaparece.
(*) As bobinas convencionais, como a usada nos Opalas, são, na verdade, transformadores elevadores de tensão com relação de espiras da ordem de 1:100. Quando a corrente no primário é interrompida pelo circuito eletrônico, surge um pico de tensão no primário que pode chegar a 250~400V. Esse pico de tensão aparece é elevado no secundário para 25 kV ou mais, gerando a faísca na vela.
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BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
- Mensagem nº4
Re: Apagão - bobina sem faísca
Parece que algum componente está aquecendo e enquanto nao esfria não volta a funcionar.
A bobina realmente pode ocasionar problemas assim. Eu comecaria trocando ela, e depois verificaria rotor / tampa distribuidor para ver se tem algum trinco talvez.
Com relacao a bobina MI com modulo bosh, vale ver a explicacao do video abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=eqvzbEemnrw
Em resumo, funcionar funciona, mas uma hora pode dar problema devido nao ter corte de corrente de repouso como ele chama no video. Em 2:45 ele explica melhor.
A bobina realmente pode ocasionar problemas assim. Eu comecaria trocando ela, e depois verificaria rotor / tampa distribuidor para ver se tem algum trinco talvez.
Com relacao a bobina MI com modulo bosh, vale ver a explicacao do video abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=eqvzbEemnrw
Em resumo, funcionar funciona, mas uma hora pode dar problema devido nao ter corte de corrente de repouso como ele chama no video. Em 2:45 ele explica melhor.
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adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº5
Re: Apagão - bobina sem faísca
A bobina MI é da geração de bobinas plásticas, seu transformador de tensão é igual a um transformador de aparelho eletrônico.
Mas não tem nada de eletrônico dentro dela.
Porém o tempo de carga (dewell) da MI é maior que o Bosch original opala.
Então em alto giro ou a bobina não tem tempo de carga ou ela se aquece.
Acredito que não está com tempo de carregar.
Por acaso o fio positivo da bobina é resistivo ?
Mas não tem nada de eletrônico dentro dela.
Porém o tempo de carga (dewell) da MI é maior que o Bosch original opala.
Então em alto giro ou a bobina não tem tempo de carga ou ela se aquece.
Acredito que não está com tempo de carregar.
Por acaso o fio positivo da bobina é resistivo ?
Jhonatan Braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo-sp
Modelo do carro : opala coupê 1980
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 23/07/2022
- Mensagem nº6
Re: Apagão - bobina sem faísca
Bom dia! Obrigado pelas dicas, realmente não tenho o fio resistivo vou ver se encontro, caso contrario posso colocar resistor de bobina?
Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?
Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº7
Re: Apagão - bobina sem faísca
Jhonatan Braga escreveu:Bom dia! Obrigado pelas dicas, realmente não tenho o fio resistivo vou ver se encontro, caso contrario posso colocar resistor de bobina?
Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?
O fio resistivo é para VOCÊ VER SE EXISTE NO CARRO e não para instalar.
O fio resistivo ou resistor é para a bobina original e não a MI.
OPALA TURBO, QUAL O GAP DE VELA QUE ESTÁ NELE?
FabioM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1773
Localização : Chapecó-SC
Modelo do carro : Comodoro 76
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/07/2010
- Mensagem nº8
Re: Apagão - bobina sem faísca
Aqui no fórum vemos vários relatos de bobinas de MI que funcionam e outras dão problema.
Na época eu optei por arriscar (9 anos atrás) e uso ela até hoje, sem problema nenhum, funciona 100%.
Há uns 6 meses atrás que fiz toda a elétrica do opala o profissional indicou para usar um resistor (acho que é isso) junto à bobina. Segundo ele ajudava em alguma coisa, não lembro o que. Mandei instalar e não notei nada de difetente, seja para pior ou seja para melhor.
Em todo caso, sua bobina/sistema tem algum problema, porque não pode parar de vir faísca.
Na época eu optei por arriscar (9 anos atrás) e uso ela até hoje, sem problema nenhum, funciona 100%.
Há uns 6 meses atrás que fiz toda a elétrica do opala o profissional indicou para usar um resistor (acho que é isso) junto à bobina. Segundo ele ajudava em alguma coisa, não lembro o que. Mandei instalar e não notei nada de difetente, seja para pior ou seja para melhor.
Em todo caso, sua bobina/sistema tem algum problema, porque não pode parar de vir faísca.
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 755
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº9
Re: Apagão - bobina sem faísca
Jhonatan Braga escreveu:Boa tarde colegas opaleiros!
Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos.
Percebi só agora que ele está usando o módulo de ignição original do Opala... De fato, parece que está sendo usada a bobina MI de 2 pinos, sem eletrônica interna, no lugar da bobina original.
Na minha opinião, misturar componentes de ignição de carros diferentes, é uma receita para problemas. Por que não usou a bobina original do Opala?
A bobina do Opala tem resistência de primário de 1.2 - 1.6 ohms, com valor médio de 1.4 ohms. O resistor "ballast"(*) é de 0.8 ohms (nos Opalas originais, o resistor ballast é um fio resistivo que pode passar como fio comum para os desatentos).
A bobina MI tem resistência de primário muito menor, cerca de 0.6 ohms, segundo a medida feita por uma pessoa no vídeo abaixo. O resistor de ballast para a bobina MI, não sei o valor, aliás, nem sei se usa.
https://www.youtube.com/watch?v=Xb8JWRJGix4
Se ligar a bobina MI no módulo original do Opala, provavelmente o transistor de saída do módulo vai esquentar muito mais do que o normal com a bobina original porque a resistência de primário da bobina original é muito menor. O problema fica ainda mais agravado se não usar resistor ballast.
(*) O resistor ballast é usado para limitar a corrente na bobina durante o uso normal. Entretanto, no momento da partida, o resistor ballast é curto-circuitado por contactos especiais do solenóide de partida, com o objetivo de compensar a queda de tensão da bateria devido à alta corrente drenada pelo motor de partida.
Existem bobinas que não usam o resistor ballast (modelos de Opala mais antigos, por exemplo). Nessas bobinas, o fabricante usa fio mais fino no enrolamento primário, de modo a fazer com que a maior resistência do primário limite, por si só, a corrente no primário durante o uso normal. Nos sistemas de ignição com bobinas projetadas para não usar a resistência ballast, evidentemente, a tensão de centelha durante a partida será menor, o que pode tornar a partida mais difícil se 1) a bateria for velha ou quase descarregada e não consegue manter a tensão durante a partida, 2) as velas estivem gastas ou contaminadas com carvão, óleo ou gasolina.
Jhonatan Braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo-sp
Modelo do carro : opala coupê 1980
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 23/07/2022
- Mensagem nº10
Re: Apagão - bobina sem faísca
adpachec escreveu:Jhonatan Braga escreveu:Bom dia! Obrigado pelas dicas, realmente não tenho o fio resistivo vou ver se encontro, caso contrario posso colocar resistor de bobina?
Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?
O fio resistivo é para VOCÊ VER SE EXISTE NO CARRO e não para instalar.
O fio resistivo ou resistor é para a bobina original e não a MI.
OPALA TURBO, QUAL O GAP DE VELA QUE ESTÁ NELE?
ESTOU UTILIZANDO UMA JOGO DE VELA NGK BR9EIX PARA CARRO TURBO, É ISSO MESMO?
Jhonatan Braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo-sp
Modelo do carro : opala coupê 1980
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 23/07/2022
- Mensagem nº11
Re: Apagão - bobina sem faísca
FabioM escreveu:Aqui no fórum vemos vários relatos de bobinas de MI que funcionam e outras dão problema.
Na época eu optei por arriscar (9 anos atrás) e uso ela até hoje, sem problema nenhum, funciona 100%.
Há uns 6 meses atrás que fiz toda a elétrica do opala o profissional indicou para usar um resistor (acho que é isso) junto à bobina. Segundo ele ajudava em alguma coisa, não lembro o que. Mandei instalar e não notei nada de difetente, seja para pior ou seja para melhor.
Em todo caso, sua bobina/sistema tem algum problema, porque não pode parar de vir faísca.
VALEU PELA DICA VOU DESMONTAR E VERICAR A FIAÇÃO. ESTOU DESCONFIANDO TB DO CABO DE VELAS. DIFICIL ESSA VIDA KKK
Jhonatan Braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo-sp
Modelo do carro : opala coupê 1980
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 23/07/2022
- Mensagem nº12
Re: Apagão - bobina sem faísca
Gerald escreveu:Jhonatan Braga escreveu:Boa tarde colegas opaleiros!
Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos.
Percebi só agora que ele está usando o módulo de ignição original do Opala... De fato, parece que está sendo usada a bobina MI de 2 pinos, sem eletrônica interna, no lugar da bobina original.
Na minha opinião, misturar componentes de ignição de carros diferentes, é uma receita para problemas. Por que não usou a bobina original do Opala?
A bobina do Opala tem resistência de primário de 1.2 - 1.6 ohms, com valor médio de 1.4 ohms. O resistor "ballast"(*) é de 0.8 ohms (nos Opalas originais, o resistor ballast é um fio resistivo que pode passar como fio comum para os desatentos).
A bobina MI tem resistência de primário muito menor, cerca de 0.6 ohms, segundo a medida feita por uma pessoa no vídeo abaixo. O resistor de ballast para a bobina MI, não sei o valor, aliás, nem sei se usa.
https://www.youtube.com/watch?v=Xb8JWRJGix4
Se ligar a bobina MI no módulo original do Opala, provavelmente o transistor de saída do módulo vai esquentar muito mais do que o normal com a bobina original porque a resistência de primário da bobina original é muito menor. O problema fica ainda mais agravado se não usar resistor ballast.
(*) O resistor ballast é usado para limitar a corrente na bobina durante o uso normal. Entretanto, no momento da partida, o resistor ballast é curto-circuitado por contactos especiais do solenóide de partida, com o objetivo de compensar a queda de tensão da bateria devido à alta corrente drenada pelo motor de partida.
Existem bobinas que não usam o resistor ballast (modelos de Opala mais antigos, por exemplo). Nessas bobinas, o fabricante usa fio mais fino no enrolamento primário, de modo a fazer com que a maior resistência do primário limite, por si só, a corrente no primário durante o uso normal. Nos sistemas de ignição com bobinas projetadas para não usar a resistência ballast, evidentemente, a tensão de centelha durante a partida será menor, o que pode tornar a partida mais difícil se 1) a bateria for velha ou quase descarregada e não consegue manter a tensão durante a partida, 2) as velas estivem gastas ou contaminadas com carvão, óleo ou gasolina.
A QUESTÃO É SE A BOBINA BOCH ORIGINAL CONSEGUE ALIMENTAR SEM PROBLEMAS O TURBO? NÃO CONHEÇO TANTO COMO VCS, POR ISSO ESTOU TIRANDO ESSAS DÚVIDAS.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
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Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº13
Re: Apagão - bobina sem faísca
Jhonatan Braga escreveu:adpachec escreveu:
O fio resistivo é para VOCÊ VER SE EXISTE NO CARRO e não para instalar.
O fio resistivo ou resistor é para a bobina original e não a MI.
OPALA TURBO, QUAL O GAP DE VELA QUE ESTÁ NELE?
ESTOU UTILIZANDO UMA JOGO DE VELA NGK BR9EIX PARA CARRO TURBO, É ISSO MESMO?
Eu não pedi o tipo de vela e sim o GAP (vão) entre os eletrodos.
Carro turbo usa GAP menor que o original, 0,7 ou 0,8 mm, talvez menos dependendo da pressão.
E sim, bobina Bosch original aguenta o tranco.
Jhonatan Braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo-sp
Modelo do carro : opala coupê 1980
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 23/07/2022
- Mensagem nº14
Re: Apagão - bobina sem faísca
adpachec escreveu:Jhonatan Braga escreveu:
ESTOU UTILIZANDO UMA JOGO DE VELA NGK BR9EIX PARA CARRO TURBO, É ISSO MESMO?
Eu não pedi o tipo de vela e sim o GAP (vão) entre os eletrodos.
Carro turbo usa GAP menor que o original, 0,7 ou 0,8 mm, talvez menos dependendo da pressão.
E sim, bobina Bosch original aguenta o tranco.
Sobre o GAP eu não sei informar teria que perguntar para o mecânico que montou, mas valeu pela informação vou tirar uma e conferir.
Comprei uma bobina nova e assim que troca eu mostro o resultado, vou aproveitar para refazer a parte elétrica da bobina e modulo de ignição. quando terminar aviso.
Aproveitando que vc conhece de mecânica sabe qual melhor folga para balanceiros, tuchos mecânico e comando 260, acho que está batendo muito.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº15
Re: Apagão - bobina sem faísca
Jhonatan Braga escreveu:adpachec escreveu:
Eu não pedi o tipo de vela e sim o GAP (vão) entre os eletrodos.
Carro turbo usa GAP menor que o original, 0,7 ou 0,8 mm, talvez menos dependendo da pressão.
E sim, bobina Bosch original aguenta o tranco.
Sobre o GAP eu não sei informar teria que perguntar para o mecânico que montou, mas valeu pela informação vou tirar uma e conferir.
Comprei uma bobina nova e assim que troca eu mostro o resultado, vou aproveitar para refazer a parte elétrica da bobina e modulo de ignição. quando terminar aviso.
Aproveitando que vc conhece de mecânica sabe qual melhor folga para balanceiros, tuchos mecânico e comando 260, acho que está batendo muito.
Regulado com motor quente:
Admissão: 0,25 mm.
Escape: 0,35 mm.
Já vi deixar em outras medidas:
Tudo 0,10 mm.
Admissão: 0,10 a 0,20 mm.
Escape: 0,20 a 0,30 mm.
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