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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Apagão - bobina sem faísca Empty Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Jhonatan Braga Dom 16 Out - 15:48:26

    Boa tarde colegas opaleiros!
    Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos. Nos últimos dias começou apresentar o seguinte problema, anda normalmente de boa, lenta ótima, porém quando dou uma puxada o carro apaga geral. vou até o cabo da bobina e dou partida e nada de faísca, depois de um tempo volta a dar faísca e o carro pega. será que pode ser a bobina?
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 Out - 17:48:35

    Faz um teste usando uma bobina normal e vê se o defeito continua. Muita gente tem problemas com bobina de gol MI.


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Gerald Dom 16 Out - 18:58:00

    Jhonatan Braga escreveu:Boa tarde colegas opaleiros!
    Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos. Nos últimos dias começou apresentar o seguinte problema, anda normalmente de boa, lenta ótima, porém quando dou uma puxada o carro apaga geral. vou até o cabo da bobina e dou partida e nada de faísca, depois de um tempo volta a dar faísca e o carro pega. será que pode ser a bobina?

    Pelo que sei, essa tal "bobina MI" não é uma bobina convencional, é um circuito eletrônico combinado com uma transformador elevador de tensão (*).

    O sintoma apresentado é típico de circuito eletrônico com algum componente interno que apresenta defeito quando a temperatura sobe (quando dá a tal "puxada").

    Para saber o que está acontecendo, a melhor maneira é mesmo substituindo a "bobina" MI por uma sabidamente boa e ver se o problema desaparece.


    (*) As bobinas convencionais, como a usada nos Opalas, são, na verdade, transformadores elevadores de tensão com relação de espiras da ordem de 1:100. Quando a corrente no primário é interrompida pelo circuito eletrônico, surge um pico de tensão no primário que pode chegar a 250~400V. Esse pico de tensão aparece é elevado no secundário para 25 kV ou mais, gerando a faísca na vela.

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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por BenKenobi Dom 16 Out - 19:28:55

    Parece que algum componente está aquecendo e enquanto nao esfria não volta a funcionar.

    A bobina realmente pode ocasionar problemas assim. Eu comecaria trocando ela, e depois verificaria rotor / tampa distribuidor para ver se tem algum trinco talvez.

    Com relacao a bobina MI com modulo bosh, vale ver a explicacao do video abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=eqvzbEemnrw

    Em resumo, funcionar funciona, mas uma hora pode dar problema devido nao ter corte de corrente de repouso como ele chama no video. Em 2:45 ele explica melhor.

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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por adpachec Dom 16 Out - 20:03:32

    A bobina MI é da geração de bobinas plásticas, seu transformador de tensão é igual a um transformador de aparelho eletrônico.

    Mas não tem nada de eletrônico dentro dela.

    Porém o tempo de carga (dewell) da MI é maior que o Bosch original opala.

    Então em alto giro ou a bobina não tem tempo de carga ou ela se aquece.

    Acredito que não está com tempo de carregar.

    Por acaso o fio positivo da bobina é resistivo ?
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Jhonatan Braga Seg 17 Out - 6:32:38

    Bom dia! Obrigado pelas dicas, realmente não tenho o fio resistivo vou ver se encontro, caso contrario posso colocar resistor de bobina?

    Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por adpachec Seg 17 Out - 6:52:25

    Jhonatan Braga escreveu:Bom dia! Obrigado pelas dicas, realmente não tenho o fio resistivo vou ver se encontro, caso contrario posso colocar resistor de bobina?

    Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?


    O fio resistivo é para VOCÊ VER SE EXISTE NO CARRO e não para instalar.

    O fio resistivo ou resistor é para a bobina original e não a MI.


    OPALA TURBO, QUAL O GAP DE VELA QUE ESTÁ NELE?
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por FabioM Seg 17 Out - 8:09:15

    Aqui no fórum vemos vários relatos de bobinas de MI que funcionam e outras dão problema.

    Na época eu optei por arriscar (9 anos atrás) e uso ela até hoje, sem problema nenhum, funciona 100%.

    Há uns 6 meses atrás que fiz toda a elétrica do opala o profissional indicou para usar um resistor (acho que é isso) junto à bobina. Segundo ele ajudava em alguma coisa, não lembro o que. Mandei instalar e não notei nada de difetente, seja para pior ou seja para melhor.

    Em todo caso, sua bobina/sistema tem algum problema, porque não pode parar de vir faísca.

    Gerald
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Gerald Seg 17 Out - 10:16:16

    Jhonatan Braga escreveu:Boa tarde colegas opaleiros!
    Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos.

    Percebi só agora que ele está usando o módulo de ignição original do Opala... De fato, parece que está sendo usada a bobina MI de 2 pinos, sem eletrônica interna, no lugar da bobina original.

    Na minha opinião, misturar componentes de ignição de carros diferentes, é uma receita para problemas. Por que não usou a bobina original do Opala?

    A bobina do Opala tem resistência de primário de 1.2 - 1.6 ohms, com valor médio de 1.4 ohms. O resistor "ballast"(*) é de 0.8 ohms (nos Opalas originais, o resistor ballast é um fio resistivo que pode passar como fio comum para os desatentos).

    A bobina MI tem resistência de primário muito menor, cerca de 0.6 ohms, segundo a medida feita por uma pessoa no vídeo abaixo. O resistor de ballast para a bobina MI, não sei o valor, aliás, nem sei se usa.
    https://www.youtube.com/watch?v=Xb8JWRJGix4

    Se ligar a bobina MI no módulo original do Opala, provavelmente o transistor de saída do módulo vai esquentar muito mais do que o normal com a bobina original porque a resistência de primário da bobina original é muito menor. O problema fica ainda mais agravado se não usar resistor ballast.




    (*) O resistor ballast é usado para limitar a corrente na bobina durante o uso normal. Entretanto, no momento da partida, o resistor ballast é curto-circuitado por contactos especiais do solenóide de partida, com o objetivo de compensar a queda de tensão da bateria devido à alta corrente drenada pelo motor de partida.

    Existem bobinas que não usam o resistor ballast (modelos de Opala mais antigos, por exemplo). Nessas bobinas, o fabricante usa fio mais fino no enrolamento primário, de modo a fazer com que a maior resistência do primário limite, por si só, a corrente no primário durante o uso normal. Nos sistemas de ignição com bobinas projetadas para não usar a resistência ballast, evidentemente, a tensão de centelha durante a partida será menor, o que pode tornar a partida mais difícil se 1) a bateria for velha ou quase descarregada e não consegue manter a tensão durante a partida, 2) as velas estivem gastas ou contaminadas com carvão, óleo ou gasolina.
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Jhonatan Braga Qua 19 Out - 18:12:14

    adpachec escreveu:
    Jhonatan Braga escreveu:Bom dia! Obrigado pelas dicas, realmente não tenho o fio resistivo vou ver se encontro, caso contrario posso colocar resistor de bobina?

    Outra situação é que coloquei bobina gol MI pq disseram que dava melhor resultado, será que a bobina boch tradicional dá conta de alimentar opala 4cc turbo? Alguém usa sistema diferente de ignição eletrônica?


    O fio resistivo é para VOCÊ VER SE EXISTE NO CARRO e não para instalar.

    O fio resistivo ou resistor é para a bobina original e não a MI.


    OPALA TURBO, QUAL O GAP DE VELA QUE ESTÁ NELE?

    ESTOU UTILIZANDO UMA JOGO DE VELA NGK BR9EIX PARA CARRO TURBO, É ISSO MESMO?
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Jhonatan Braga Qua 19 Out - 18:14:39

    FabioM escreveu:Aqui no fórum vemos vários relatos de bobinas de MI que funcionam e outras dão problema.

    Na época eu optei por arriscar (9 anos atrás) e uso ela até hoje, sem problema nenhum, funciona 100%.

    Há uns 6 meses atrás que fiz toda a elétrica do opala o profissional indicou para usar um resistor (acho que é isso) junto à bobina. Segundo ele ajudava em alguma coisa, não lembro o que. Mandei instalar e não notei nada de difetente, seja para pior ou seja para melhor.

    Em todo caso, sua bobina/sistema tem algum problema, porque não pode parar de vir faísca.


    VALEU PELA DICA VOU DESMONTAR E VERICAR A FIAÇÃO. ESTOU DESCONFIANDO TB DO CABO DE VELAS. DIFICIL ESSA VIDA KKK
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    Mensagem por Jhonatan Braga Qua 19 Out - 18:19:10

    Gerald escreveu:
    Jhonatan Braga escreveu:Boa tarde colegas opaleiros!
    Estou com a seguinte situação, meu carro tem bobina MI, distribuidor "aranha" modulo de ignição de 6 pinos.

    Percebi só agora que ele está usando o módulo de ignição original do Opala... De fato, parece que está sendo usada a bobina MI de 2 pinos, sem eletrônica interna, no lugar da bobina original.

    Na minha opinião, misturar componentes de ignição de carros diferentes, é uma receita para problemas. Por que não usou a bobina original do Opala?

    A bobina do Opala tem resistência de primário de 1.2 - 1.6 ohms, com valor médio de 1.4 ohms. O resistor "ballast"(*) é de 0.8 ohms (nos Opalas originais, o resistor ballast é um fio resistivo que pode passar como fio comum para os desatentos).

    A bobina MI tem resistência de primário muito menor, cerca de 0.6 ohms, segundo a medida feita por uma pessoa no vídeo abaixo. O resistor de ballast para a bobina MI, não sei o valor, aliás, nem sei se usa.
    https://www.youtube.com/watch?v=Xb8JWRJGix4

    Se ligar a bobina MI no módulo original do Opala, provavelmente o transistor de saída do módulo vai esquentar muito mais do que o normal com a bobina original porque a resistência de primário da bobina original é muito menor. O problema fica ainda mais agravado se não usar resistor ballast.




    (*) O resistor ballast é usado para limitar a corrente na bobina durante o uso normal. Entretanto, no momento da partida, o resistor ballast é curto-circuitado por contactos especiais do solenóide de partida, com o objetivo de compensar a queda de tensão da bateria devido à alta corrente drenada pelo motor de partida.

    Existem bobinas que não usam o resistor ballast (modelos de Opala mais antigos, por exemplo). Nessas bobinas, o fabricante usa fio mais fino no enrolamento primário, de modo a fazer com que a maior resistência do primário limite, por si só, a corrente no primário durante o uso normal. Nos sistemas de ignição com bobinas projetadas para não usar a resistência ballast, evidentemente, a tensão de centelha durante a partida será menor, o que pode tornar a partida mais difícil se 1) a bateria for velha ou quase descarregada e não consegue manter a tensão durante a partida, 2) as velas estivem gastas ou contaminadas com carvão, óleo ou gasolina.


    A QUESTÃO É SE A BOBINA BOCH ORIGINAL CONSEGUE ALIMENTAR SEM PROBLEMAS O TURBO? NÃO CONHEÇO TANTO COMO VCS, POR ISSO ESTOU TIRANDO ESSAS DÚVIDAS.
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por adpachec Qua 19 Out - 19:48:21

    Jhonatan Braga escreveu:
    adpachec escreveu:


    O fio resistivo é para VOCÊ VER SE EXISTE NO CARRO e não para instalar.

    O fio resistivo ou resistor é para a bobina original e não a MI.


    OPALA TURBO, QUAL O GAP DE VELA QUE ESTÁ NELE?

    ESTOU UTILIZANDO UMA JOGO DE VELA NGK BR9EIX PARA CARRO TURBO, É ISSO MESMO?

    Eu não pedi o tipo de vela e sim o GAP (vão) entre os eletrodos.

    Carro turbo usa GAP menor que o original, 0,7 ou 0,8 mm, talvez menos dependendo da pressão.

    E sim, bobina Bosch original aguenta o tranco.
    Jhonatan Braga
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    Apagão - bobina sem faísca Empty Re: Apagão - bobina sem faísca

    Mensagem por Jhonatan Braga Sex 21 Out - 20:38:35

    adpachec escreveu:
    Jhonatan Braga escreveu:

    ESTOU UTILIZANDO UMA JOGO DE VELA NGK BR9EIX PARA CARRO TURBO, É ISSO MESMO?

    Eu não pedi o tipo de vela e sim o GAP (vão) entre os eletrodos.

    Carro turbo usa GAP menor que o original, 0,7 ou 0,8 mm, talvez menos dependendo da pressão.

    E sim, bobina Bosch original aguenta o tranco.

    Sobre o GAP eu não sei informar teria que perguntar para o mecânico que montou, mas valeu pela informação vou tirar uma e conferir.

    Comprei uma bobina nova e assim que troca eu mostro o resultado, vou aproveitar para refazer a parte elétrica da bobina e modulo de ignição. quando terminar aviso.

    Aproveitando que vc conhece de mecânica sabe qual melhor folga para balanceiros, tuchos mecânico e comando 260, acho que está batendo muito.
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Sex 21 Out - 21:17:23

    Jhonatan Braga escreveu:
    adpachec escreveu:

    Eu não pedi o tipo de vela e sim o GAP (vão) entre os eletrodos.

    Carro turbo usa GAP menor que o original, 0,7 ou 0,8 mm, talvez menos dependendo da pressão.

    E sim, bobina Bosch original aguenta o tranco.

    Sobre o GAP eu não sei informar teria que perguntar para o mecânico que montou, mas valeu pela informação vou tirar uma e conferir.

    Comprei uma bobina nova e assim que troca eu mostro o resultado, vou aproveitar para refazer a parte elétrica da bobina e modulo de ignição. quando terminar aviso.

    Aproveitando que vc conhece de mecânica sabe qual melhor folga para balanceiros, tuchos mecânico e comando 260, acho que está batendo muito.

    Regulado com motor quente:

    Admissão: 0,25 mm.

    Escape: 0,35 mm.

    Já vi deixar em outras medidas:

    Tudo 0,10 mm.

    Admissão: 0,10 a 0,20 mm.

    Escape: 0,20 a 0,30 mm.

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