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Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


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Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

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Hot Chilli Speed Shop
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Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em 06/03/13, 05:37 pm

O motor 4cil que a gente comprou já está no cavalete para desmontagem...

Vamos começar a desmontar para verificar o que tem dentro...

A primeira fase do projeto é a desmontagem e a remontagem nos mesmos moldes do original... sem retifica... sem qualquer retrabalho... apenas verificando se é possivel funcionar esse motor trocando apenas as juntas e recuperando as peças que não estejam funcionando... (Ex.: trocando algum anel quebrado... verificando as folgas de virabrequim, e retificando se for extremamente necessário... trocando reparo do carburador DFV228 (acho que é esse que está lá).. etc...

Brunugomes
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Brunugomes em 06/03/13, 05:43 pm

Vai começar o topico que vai abalar o Mundo dos 151 affraid kkk
Boa sorte parceiro! Aposto que todos estão ansiosos para ver os resultados..
Obs: Se o bixo tivesse pelo menos ligando já dava pra ter uma ideia de potencia.. Mas isso ai.. Vamos que vamos!! Abraço e boa sorte.

OPA7879
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por OPA7879 em 06/03/13, 05:47 pm

estou acompanhando e muito curioso também.

FabioM
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por FabioM em 06/03/13, 06:51 pm

Muito interessante isso velho, vai acabar com a peleia que tem sobre 4 cilindros preparados.

Donida6cc
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Donida6cc em 06/03/13, 06:57 pm

Ancioso e acompanhando
Bandit mechendo em 4cil, não é todo dia.

tcheco 8687
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por tcheco 8687 em 06/03/13, 07:08 pm

nao sei se e milagre ou o armagedon, que se aproxima.....
Vamos acompanhar e descobrir.

Donos de 4 cil. todos de OLHO.

leandro 4cc
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por leandro 4cc em 06/03/13, 07:18 pm

tbm to acompanhando......

BANDIT
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por BANDIT em 06/03/13, 07:26 pm

tcheco 8687 escreveu:nao sei se e milagre ou o armagedon, que se aproxima.....
Vamos acompanhar e descobrir.

Donos de 4 cil. todos de OLHO.

Depois dessa .......
de 2013 o mundo não passa !

Ivo Filho
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Ivo Filho em 06/03/13, 07:28 pm

Eu ja ia perguntar o que que o Sr Banditi tava fazendo por aqui....me dei mal! kkkk


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Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
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pézão opaleiro
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por pézão opaleiro em 06/03/13, 08:14 pm

FabioM escreveu:Muito interessante isso velho, vai acabar com a peleia que tem sobre 4 cilindros preparados.
mas so se realmente render bem,,,,,, caso contrario o 4trinho estara descartado,,,,, não vou falar mau dele ate vermos os resultados OKK

Jean Michel Colet
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Jean Michel Colet em 06/03/13, 08:22 pm

Acompanhando ...

andersonopala
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por andersonopala em 06/03/13, 08:26 pm

Mas nem é falar mal não...o 4cil.(original)...por sí só...já provou que é um ótimo motor...

ganhando ums cavalinhos a mais então...nem se fala...é juntar a fome...com a vontade de comer...

E...tirando por base o meu opala...e dependendo do projeto a ser feito nesse 151...

Acredito sim...que esse motor vai chegar nos 170cv ou mais...

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por ghustavus em 06/03/13, 09:30 pm

Acompanhando aqui! Sempre é bom conhecer melhor o potencial do seu motor =p

Bob 151
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Bob 151 em 06/03/13, 09:37 pm

bom né temo ai huahauhauhauhua

pra variar o post mais palhacitos eh d qm ?

BANDIT huahuahuahuahuahaua

Massocatto
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Massocatto em 06/03/13, 10:15 pm

postando pra acompanha,fiquei curioso,pois troquei toda a minha mecânica 4c por uma 6c,e nem montei o 6ão ainda...

Ghost
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Ghost em 07/03/13, 06:26 am

Postando para acompanhar também =)


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Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em 07/03/13, 09:46 am

Mandaram entregar um motor 153 hoje aqui na loja!!! Quem foi??? Bandit???

Eduardo Cruz
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Eduardo Cruz em 07/03/13, 09:53 am

acompanhando

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Bob 151 em 07/03/13, 10:01 am

eu nao fui, hauhauhaua se for o Bandit cuida q eh capaz d ter um ninho de rato dentro se nao tiver outras coisas heim hahahahaha

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Bob 151 em 07/03/13, 10:02 am

ja q eh pra se meter vou dar pitacos tbm

achoaria interessante o uso de pistoes hyperauteticos pq aqui no Brasil nao se uso nunca, ou quase nunca, e no USA eh bem comum o uso deles para preparacoes stret/strip

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por BANDIT em 07/03/13, 10:04 am

Hot Chilli Speed Shop escreveu:Mandaram entregar um motor 153 hoje aqui na loja!!! Quem foi??? Bandit???

Se ele estava com um laço assim :

Fui eu............se não
............foi outro usuário !!!!!

FabioM
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por FabioM em 07/03/13, 10:20 am

Massocatto escreveu:postando pra acompanha,fiquei curioso,pois troquei toda a minha mecânica 4c por uma 6c,e nem montei o 6ão ainda...
Monta o 6 sem pestanejar uahuaha.

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Massocatto em 07/03/13, 10:27 am

FabioM escreveu:
Massocatto escreveu:postando pra acompanha,fiquei curioso,pois troquei toda a minha mecânica 4c por uma 6c,e nem montei o 6ão ainda...
Monta o 6 sem pestanejar uahuaha.
certeza né Fábio,mais vou acompanhar assim mesmo hasuhsa... abraço...

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Bob 151 em 07/03/13, 10:39 am

é q aqui a experiencia eh pro 4cc né

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por piedefonte em 07/03/13, 12:11 pm

Esto de oleo tambem OKK

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por wyllerson punk em 07/03/13, 12:15 pm

ai cara da oficina.. seria ousadia da minha parte pedir pra vc por umas fotos do seu cutlass????

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Ivo Filho em 07/03/13, 02:34 pm

Motor 153...

Esse sim merece ser usado como terceira opinião no comparativo...ja que o o vira do 153 ja esta sendo disputado a tapa por aqui!!


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por rafinhajuliao em 07/03/13, 03:04 pm

acompanhando tbm OKK

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Fefo em 07/03/13, 06:47 pm

acompanhando !

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por rodrigo_nh em 07/03/13, 09:54 pm

aeee... acompanhando..

só nao entendi..

vao preparar pra andar na rua ou tentar obter o maximo de HP.. o limite do motor?


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por RICARDOADG em 07/03/13, 10:46 pm

Tô sentindo que alguém percebeu um nicho de mercado ainda pouco explorado...



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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Brunugomes em 08/03/13, 06:02 am

rodrigo_nh escreveu:aeee... acompanhando..

só nao entendi..

vao preparar pra andar na rua ou tentar obter o maximo de HP.. o limite do motor?





Vão acrescentando equipamentos de performance aos poucos, e testando os resultados no dinamometro, se pretende chegar ao melhor custo/beneficio! Assim poderiamos saber se o 4cil pode rendar o que alguns amigos entusiastas dos 4cil acreditam que rende...

Eu adoraria me surpreender, que ele desse um otimo resultado.. MASSS n acredito não.. What a Face

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por KLUNCK em 08/03/13, 06:50 am

acompanhando study

Ivo Filho
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Ivo Filho em 08/03/13, 07:54 am

Esse comparativo foi feito na epoca de 1991 + ou -, onde um 4 cil foi cursado e passou para 3.0.

Resultado final:

O motor rendeu tanto quanto um 6 cilindros, bebeu igual a um seis cilindros, vibrou mais do que um seis cilindros......e para finalizar....custou mais que 2 motores 6 cilindros!

Material saiu na revista oficina mecanica da epoca: (atentar que os valorEs estao em CRUZEIROS!!!!)

OPALA 4 CILINDROS RECEBE MODIFICAÇÕES BEM SIMPLES, DE CUSTO REDUZIDO, E GANHA DESEMPENHO COMPARÁVEL AO DE 6 CILINDROS. CONFIRA.

Um Opala 4 cilindros e mais U$ 400, igual a um Opala 6 cilindros. Para chegar a essa igualdade, e, em alguns aspectos, até um pouco mais, o engenheiro Eugênio Martins, proprietário da MP (Martins Perform), empresa paulista que se dedica, entre outras atividades, ao preparo de motores, investiu muito tempo e dinheiro. Seu trabalho com o motor Opala 4 cilindros, 2.500 cc, teve início na década passada, e vários protótipos foram feitos até chegar ao que OFICINA MECÂNICA avaliou e que deixou uma impressão muito positiva. O motor 4 cilindros de 3.000 cc tem respostas prontas, e o ganho de torque em todas as faixas de rotação é bem sensivél. O desempenho, de uma forma geral, não deixa grandes saudades do motor 6 cilindros de 4.100 cc com o Opala 3.000 cc passando dos 180 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos.

O MOTOR 3.000 CC

A forma mais simples de se obter um claro aumento de potência é pelo aumento da cilindrada. E foi exatamente esse o caminho escolhido por Martins, ao mesmo tempo em que procurava fazer o menor numero de alterações possíveis e usar peças do próprio Opala, o que facilita a reposição e diminui os custos. Para isso, decidiu usar o bloco original do motor 4 cilindros, e até os mesmos pistões, obtendo o aumento de cilindrada com um novo virabrequim e as bielas do motor 4.100 cc. Assim, aumenta o curso dos pistões. Originalmente esse curso do virabrequim era de 76,2 mm e agora passou a 92,1 mm. Assim, a cilindrada aumentou dos 2.471 cc (originais) pra 2.987 cc. Ao mesmo tempo sem mexer no cabeçote, onde câmaras de combustão e válvulas continuam sendo as mesmas, obteve-se uma taxa de compressão maior, em função do aumento do volume dos cilindros (um volume maior aspirado é devido pelo mesmo volume da câmara). De 8:1, de taxa de compressão, pulou-se então para 9:1, o que melhorou o rendimento do motor (a gasolina) em todas as faixas de rotação, independente de qualquer outra modificação. Vale lembrar que as modificações foram poucas, em todo o motor: o bloco é mesmo, o cárter tambén, os pistões, comando de válvulas, anéis, pinos, etc, são de série e todo o conjunto do cabeçote, desde tamanho de câmara de combustão até molas de válvulas,.tudo é original. Assim estas peças podem ser adquiridas, se precisar de substituição, em qualquer loja de peças.


Bielas do 6 cilindros no lugar das originais.
Externamente as modificações também foram poucas, na verdade só duas. O coletor de escape é argentino, produzido em série no país vizinho, e o carburador é o mesmo Brosol 3E mas com regulagem alterada. Aqui o giclê de alta do segundo corpo passou de 107,5 para 112,5, com um aumento de 5 pontos, enquanto o corretor de ar foi reduzido tambén em cinco pontos, de 110 para 105. Este motor, de acordo com seu preparador, tem agora 148 cv (a aproximadamente 5.000 rpm) de potência, um incremento notável (64 cv) em relação ao motor original, que tem 84 cv (a 4.000 rpm). Essa potência, é até mesmo maior que o do motor 6 cilindros inicial, que tem 121 cv, o que explica facilmente a sensação de potência que oferece mesmo ao mais distraido dos motoristas. Motor semelhante em cilindrada, indicado pela sigla 10019, é usado em competições nos Estados Unidos, em carros Oldsmobile e Pontiac, naturalmente equipados com injeção de gasolina. E no México, tanto na versão aspirada (com carburador) como na equipada com turbo, é o motor Mercruise, de uso marítimo.


A peça principal da transformação: virabrequim diferente com dois contrapesos para cada biela.
O VIRABREQUIM

A grande diferença em relação ao motor original é o virabrequim, que, além de maior curso, tem dois contrapesos por biela em lugar de um, o que permite um melhor equilíbrio dinâmico do conjunto. Isso resulta num motor mais uniforme, sem aquela trepidação em determinados regimes, típicos do Opala 4 cilindros, principalmente em baixa rotação. Para reduzir custos, esse virabrequim não foi forjado, mas sim fundido por Eugenio Martins, recebendo depois um tratamento térmico (de “tempera”) para ganhar maior resistência ao desgaste. Trata-se da peça básica nessa transformação, totalmente diferente dos componentes normais da GM, e uma eventual reposição deverá ser procurada apenas na Martins Perform. A esse virabrequim especial são acopladas as bielas de série, mas não mais as originais do motor 4 cilindros. Essas são substituidas por bielas do motor Opala 6 cilindros (mais curtas que as do motor 4 cilindros), estritamente de série, sem qualquer modificação. A substituição das bielas originais por outras mais curtas se tornou nescessária para evitar que a cabeça dos pistões fosse bater no ponto morto superior, nas válvulas e em outros pontos da câmara de combustão, no interior do cabeçote. Pois como vimos, o curso dos pistões é agora bem maior (92,1 mm contra 76,2 do motor original).

DURABILIDADE DO MOTOR

Para se julgar a durabilidade de um motor – deixando de lado os testes de resistência em dinamômetro – uma análise de suas características físicas oferece interessantes dados comparativos. Dentre eles, um dos mais importantes é a velocidade que o pistão alcança dentro do cilindro, no seu movimento de sobe-e-desce. Quanto maior é a velocidade, mesmo com os materiais aualmente usados esta velocidade não deve superar determinados limites, cerca de 20m/s. É fácil entender o esforço a que o pistão e os componentes a ele mecanicamente ligados (pino, biela, virabrequim, etc.) são submetidos, basta lembrar que partindo do ponto morto inferior, por exemplo ele corre até o ponto morto superior, onde pára e reinicia seu percurso em sentido contrário para completar o ciclo. Quanto maior for a velocidade alcançada nesse percurso, maior será a “pancada” que ela vai sofrer no momento de parar. No motor Opala de 4 cilindros original, a vida dos pistões é tranquila, pois a sua velocidade linear, a 5.000 rpm, é de modestos 12,7 m/s (o que mostra a idade do projeto). Já na versão de seis cilindros os pistões são mais exigidos, alcançando a velocidade de 14,93 m/s, ainda bastante abaixo de todos os limites atualmente considerados. Na transformação do motor 4 cilindros para a cilindrada de 2.987 cc, essa velocidade do pistão, sempre a 5.000 rpm, aumenta dos 12,7 m/s originais para, 15,35 m/s, um valor ainda abaixo do usado hoje em dia pela maioria dos motores. Então pode-se afirmar que, a nível de durabilidade, a transformação do motor – passando de 2.5 para 3.0 litros – não vai causar problemas.


Levantamento em dinamômetro mostra as claras diferenças de potência e torque entre o motor 2.500 cc e 3.00 cc.
A TRANSMISSÃO

Aumentada a cilindrada, consequentemente, a potência tornou-se nescessária, para aproveitar melhor a nova situação e alterar as relações de transmissão. E isso foi feito nas 3 primeiras marchas do câmbio, já que a quarta não teria problema em permanecer com relação de 1:1 e a quinta, que com o motor de 4 cilindros, de série, é uma marcha de economia (0,84:1), passa a ser uma marcha de potência. Tanto que a velocidade máxima agora é alcançada em quinta. Assim, a primeira foi alongada (de 3,40 para 2,78:1), a segunda passou de 2,16 para 1,86:1 e a terceira de 1,38 para 1,26:1, ficando inalterado o diferencial, bem como os pneus.

CONCLUSÃO

Uma série de modificações baratas dão ao Opala 4 cilindros um desempenho superior, uma ótima elasticidade em todas as rotações sem, por isso, reduzir sua vida útil. “Eu gosto de mexer pouco e obter um bom resultado”, diz Eugenio Martins ao analisar o próprio trabalho.


O carro é o mesmo Opala mas seu motor ganha em potência.
COMO ANDA

De acordo com o preparador, o Opala 3.000 cc tem velocidade máxima entre 180 e 185 km/h no plano e em 5° marcha e sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita entre 9,5 e 10,0 segundos. Essas variações se devem à normal oscilação entre um motor e outro e representam limites. Um motor 3.000 cc “médio” levará o Opala a uma velocidade máxima de cerca de 183 km/h e terá uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Para atingir as marcas de aceleração indicadas, trocas-se de 1° para 2° entre 5.000 e 5.200 rpm, as trocas sucessívas, de 2° para 3°, de 3° para 4° e desta para 5° são feitas entre 4.800 e 5.000 rpm. A marca dos 100 km/h reais é alcançada em segunda marcha, mesmo com uma “pequena” ultrapassagem do regime indicado como ideal (chega-se a 5.700 rpm), para não se perder o tempo nescessário à mudança. Para quem conhece bem o “quatro” dos Opala, uma surpresa agradável, o motor de 3.000 cc, desenvolvido por Eugenio Martins, é brilhante. Mesmo mantendo parte da aspereza de funcionamento da versão normal de 2.470 cc (o “2.500”), a maior potência se faz sentir por faixade rotação. O motor “sobe” com muita facilidade a 5.000 rpm, onde parece estar a potência máxima de 148 cv liquidos, segundo o preparador. Essa potência, associada ao menor peso do veículo (1.200 kg contra 1.260 kg do Opala 6 cilndros), justamente na parte dianteira, torna o “ex-2.500” um Opala até mais interessante que o 6 cilindros, com comportamento em curva nitidamente superior. O “seis” original, a gasolina, conta hoje inicialmente com apenas 121 cv, além da dianteira muito pesada. O Opala avaliado contava com alteração importante nas relações das marchas do câmbio. Segundo Eugenio, trata-se do uso do “miolo” da caixa de câmbio dos Chevette que participam do campeonato de Marcas de 1984, por isso mesmo de caráter esportivo. A 1° é bem longa, podendo ser usada normalmente nas “curvas de esquina” Consegue ser esticada até a metade do quarteirão – 60 km/h. É puro prazer.

Fonte: Revista Oficina Mecânica.

O VEREDITO FINAL, OPALASS

O Opala SS, pesquisou sobre esta reportagem, foi atras deste requerido virabrequim para esta transformação, e a conclusão é triste, a empresa que desenvolveu o virabrequim "no ecxiste mas", mas segundo algums forums na net ainda é possivel encontrar algum perdido por ai ou entaum usar algumas opções como:


O vira 153 esta gravado o final 82, eo vira 151 esta 66.
1 UTILIZAÇÃO DO VIRABREQUIM 153

Segundo comentam em forums e afins o uso do virabrequim 153, dos motores mais antigos (2.300 cc) levariam o motor a 2.700 cc.

Segundo a matemática, segue a fórmula para calcular a litragem com estes diferentes "viras"...

[{(D.D.3,1416):4}.C].N , ou seja: "D" (Diâmetro dos Pistões) "ao quadrado", multiplicado por "pi" (3,1416), dividindo o resultado por 4 (independente do número de cilindros), multiplicado o resultado por "C" (curso dos pistões), e aí sim, multiplicando por "N" (número de cilindros) obtém-se o valor da "capacidade cúbica" de um motor.

Se o motor em questão for um "4 Cilindros", a fórmula pode ser resumida para: (D.D.3,1416).C com os MESMOS resultados...

Utilizando agora os valores encontrados na net. O "151" (diâmetro x curso: 101,60 x 76,20) tem "2.471 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 151 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.5cc ou "2,5 litros";

O "153" (diâmetro x curso: 98,42 x 82,50) tem "2.510 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 153 polegadas cúbicas de cilindrada): Pouco mais de 2.5cc ou "2,5 litros";

Usando o diâmetro de 101,60, com o curso de 82,50, obtêm-se 2.675 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 163 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.7cc ou "2,7 litros".

Fonte: Fórum 4x4brasil

2 UTILIZAÇÃO DO VIRABREQUIM DO MOTOR VOLVO PENTA (MARÍTIMO)

Comenta-se bastante a respeito destes viras que este sim levaria a 3.000 cc, estes motores não são muito fáceis de se encontrar, mas quando encontrados são baratos, pois além de antigos são desvalorizados pelo fato de serem a gasolina e carburados, o que é muito perigoso em barcos pelos gases da evaporação da gasolina, o que pode causar uma explosão. Ha relatos de motores desses ser vendido por R$ 300...



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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Ivo Filho em 08/03/13, 07:55 am

me esqueci, segue um link com a matéria para quem se interessar.

http://www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/tranformacao-opala-4-cilindros-de-2-5-para-3-0


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por wyllerson punk em 08/03/13, 07:59 am

Ivo Filho escreveu:Motor 153...

Esse sim merece ser usado como terceira opinião no comparativo...ja que o o vira do 153 ja esta sendo disputado a tapa por aqui!!

ces tem q mudar aqui pra bh...

ate o helder tem um 153 jogado na casa dele...motor completo sem pistao somente

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por adpachec em 08/03/13, 08:03 am

Acompanhando tópico discretamente.


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por wyllerson punk em 08/03/13, 08:05 am

kkk

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por RICARDOADG em 08/03/13, 08:21 am

Eu ouvi dizer que dá pra montar um motor 151 com vira 153, bielas 6" e pistão do v6 vortec ( mesmo com biela 6" não precisa retirar material da cabeça do pistão).

Fiquei muito interessado pq dá uma configuração legal, ganha volume, ganha taxa, e tudo com peças nacionais.

Alguém tem mais informações sobre o uso desse pistão??

Ivo Filho
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Ivo Filho em 08/03/13, 08:33 am

RICARDOADG escreveu:Eu ouvi dizer que dá pra montar um motor 151 com vira 153, bielas 6" e pistão do v6 vortec ( mesmo com biela 6" não precisa retirar material da cabeça do pistão).

Fiquei muito interessado pq dá uma configuração legal, ganha volume, ganha taxa, e tudo com peças nacionais.

Alguém tem mais informações sobre o uso desse pistão??

Passa para 2.7 ou mais...


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por RICARDOADG em 08/03/13, 08:57 am

Ivo Filho escreveu:
RICARDOADG escreveu:Eu ouvi dizer que dá pra montar um motor 151 com vira 153, bielas 6" e pistão do v6 vortec ( mesmo com biela 6" não precisa retirar material da cabeça do pistão).

Fiquei muito interessado pq dá uma configuração legal, ganha volume, ganha taxa, e tudo com peças nacionais.

Alguém tem mais informações sobre o uso desse pistão??

Passa para 2.7 ou mais...




Sim Ivo, a cilindrada é +/- isso. Mas o pistão vortec tem o pino deslocado?

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Brunugomes em 08/03/13, 09:43 am

Eu axo que deveriamos deixar os caras fazerem os testes basicos, assim como manda a ideia.. N mudar vira, biela.. etc..
Mudar apenas, coletores, carburação, ignição, taxa.. E SÓ.. Coisas simples que com 3 ou 4 mil qualquer um faz..
Assim poderiamos ver o ganho com coisas simples, Depois faz o mesmo com o 6cil..
Mudar vira, investir o valor de 2 6cil pra saber que fica igual a 1.. Ai é besteira..

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por parra em 08/03/13, 12:32 pm

A matéria postada pelo IVO so confirma o potencial ...
143 CV so com aumento de clinidrada, coletor, e ajustes finos ...

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por skuzam em 08/03/13, 01:23 pm

Acompanhando...



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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em 09/03/13, 09:43 am

[URL=http://img515.imageshack.us/img515/2348/dsc02403i.jpg/][IMG]



Última edição por Hot Chilli Speed Shop em 09/03/13, 09:56 am, editado 4 vez(es)

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Brunugomes em 09/03/13, 09:47 am

Hot Chilli Speed Shop escreveu:http://img515.imageshack.us/img515/2348/dsc02403i.jpg




Que inveja (boa) Desse suporte para motor xD

Motorzim mirradim.. uhsauahs

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em 09/03/13, 09:50 am



Cobaia 2... 6cil...


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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Fefo em 09/03/13, 09:51 am

Comecou o trabalho no 4trinho ?

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Fefo em 09/03/13, 09:53 am

queria um suporte desse pra tirar o 6cil do chão hahha Very Happy
alias meu motor esta identico a esse sem carter tampa de tuchos e tampa de valvulas !

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em 09/03/13, 09:54 am

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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo

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