por opala4cc Ter 14 Mar - 13:40:09
Marcos Adriano escreveu: LucasPiologo escreveu:Agradeço a atenção de todos vocês !!
marcão, achei um Bosh no desmanche do português, ele só vende peça de opala, ele quer 100$, vou ir buscar hoje !
Se alguém estiver procurando alguma peça fala que eu vejo se ele tem !
acredito q eu encontre mais barato por aqui em se quiser eu dou uma olhada....
alias ela não precisa ser necessariamente de opala
pode ser de gol, Monza, Kadet, parati, Voyage e etc!!!
ela é universal pro sistema de ignição eletrônica da época.
Não há a menor dúvida de que é possível pegar o módulo de ignição eletrônica bosch de qualquer carro da época e colocar em qualquer outro. Funciona. Mas eu prefiro seguir a determinação do catálogo da bosch da época. Cada carro tinha o seu módulo de número bosch específico, à despeito da pinagem ser padrão. Sem abrir esses módulos para comparar os circuitos internos que a bosch fazia para cada um, eu não arrisco dizer que é tudo igual.
Para dar um exemplo, os alternadores bosch de hoje, a carcaça dos alternadores de 120A são praticamente padrão. Entretanto, olhando o catálogo da bosch, ela recomenda que determinado rotor seja usado com determinado estator e que estes sejam usados com tal regulador de voltagem e com tal ponte retificadora, mesmo havendo uma grande gama de componentes fisicamente permutáveis entre si. Em alguns reguladores de voltagem, muda apenas o plugue. Em outros, apesar de fisicamente idênticos, eles têm números bosch diferentes e aplicações diferentes. No caso dos alternadores, as consequências mais prováveis de mistura de componentes dentro do alternador poderiam ser um desempenho menor do que o esperado ou mesmo uma durabilidade menor. Eu tenho como regra não misturar.
Sem abrir diferentes módulos bosch de ignição eletrônica da época para aferir as diferenças internas, eu prefiro não misturá-los também, respeitando o projeto, até porque os módulos de ignição eletrônica têm de casar com as bobinas especificadas e com as velas de ignição especificadas, para formar um conjunto no veículo.
As bobinas, por exemplo, têm número de voltas no primário, no secundário, etc... As velas têm grau térmico e calibração de folga nos eletrodos, etc...
Até porque eu acredito que se pudessem ser misturados sem critério e impunemente todos esses componentes em um veículo, eu acredito que a bosch teria feito economia de escala e fabricado tudo com o mesmo número bosch.
Tudo que escrevi acima é apenas a minha opinião e regra que sigo, principalmente porque não viso performance nos carros que dirijo. Me satisfaço com a maior longevidade das peças com o melhor desempenho e consumo possíveis.
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