Andrade - Gladium escreveu: GranTurismo escreveu:
Chato quando isso acontece... Pelo que entendi da historia tu diz que ele ta quente devido às mangueiras estufarem... Então medindo elas com termometro deve estar a muito mais de 100c°... Provavelmente ja testou sensores e marcadores...
Experimentou revisar galerias de agua do bloco se nao tem nenhuma obstrução? Bomba de água hoje em dia nao da pra confiar muito, mesmo sendo nova ainda pode ter problema e também uma coisa boba tipo ponto de ignição, popular "ponto do motor" que causa aquecimento se tiver incorreto.
E se fosse só o problema da mangueira estufar tbm teria que ver a marca da mangueira caso ela seja de má qualidade
O problema de arrefecimento "surgiu" pela primeira vez quando sai da Oficina e fui instalar o Dimensionado. Ao sair do local com o dimensionado instalado (6x2, acabando no meio com abafador JK) uma pessoa que estava na rua me gritou e disse: amigo, seu carro esta vazando água! Quando fui ver, a temperatura havia subido tanto que o ponteiro do marcador tinha até sumido de tão alto que foi. Quando parei e abri o capô, o motor estava fervendo, e mesmo depois de ter esperado uns 20 minutos, quando mexemos na tampa do radiador, voou água pra todo lado (ainda bem que não pegou em ninguém). Após esse episódio voltei a oficina que havia feito o motor, mal sabia que era melhor nem ter voltado rs. Testei o radiador original de um 74 que estava na oficina funcionando perfeitamente, mas no meu Opala ferveu. Testamos um radiador de um Opala mais novo, pois tinha mais capacidade de armazenamento de agua e com ventoinhas elétricas, mas instalado no meu ele ferveu. Trocamos o Cabeçote para 586 que estava disponível, mas continuou o problema. Trocamos bomba d'agua, nada. Colocamos o reservatório de expansão, ele demorava mais a ferver, mas o problema continuou. Selos dágua, cebolão, tampa radiador, juntas etc .. nada! Até que o mecânico me informou que não havia mais o que ser feito. Bom, o certo era eu ter procurado os meios legais e tudo mais (pois foi o mesmo que havia me vendido o motor, me feito comprar todas as peças, instalado etc). Mas o desgaste era tão grande e partindo pro mundo real, tirei o Opala de reboque e aceitei o prejuízo, pois naquela altura eu queria estancar o sofrimento vivido.
Partindo pro segundo ótimo mecânico (por indicação) o mesmo de cara já disse que o problema era que a hélice mecânica não dava conta e que era ajustes no carburador. Colocamos as ventoinhas elétricas e junto com o sistema de expansão, ele agora demorava mais a esquentar. Dessa forma ele não mais cuspia água pra fora, mas era nítido que ele estava trabalhando mais quente que o normal. Nessa oficina também foi conferido radiador, bomba d'agua, juntas, selos, galerias e o que mais podia haver externamente. Comecei a notar que o mecânico também já não sabia muito o que fazer, e o ponto alto foi quando pegou fogo o carburador e queimou o capô. Foi a gota d'água e tirei o carro de lá (entre outros problemas). Dessa vez fui pra casa com ele andando, mas sabia que ele estava quente demais.
No terceiro mecânico já fui com o coração calejado rs, e na hora que o mesmo já repetiu o mesmo discurso dos outros, eu nem deixei o carro por lá. Aqui em BH tem um problema, os tals dos excelentes mecânicos que só mexem com Opala e Caravan todos se conhecem e conhecem os carros dos outros, nessa eu iria gastar mais uma nota e iria me lascar mais uma vez.
Chamei o taxado "melhor mecânico de BH", que só faz preparação, que é isso e aquilo, projeta cabeçotes no AutoCAD, que vai em campeonatos de não sei o que lá etc. O mesmo até veio aqui em casa para olhar o carro. Sem nem funcionar, o orçamento já passava de 15 mil. Senti que seria a maior ferrada do planeta, mas até ia fechar com o mesmo no desesperado de resolver o problema, mas então veio a pandemia e achei melhor esperar. Hoje sinto que fiz o certo rs.
Passado 2 anos, resolvi acabar o problema de uma vez por todas, nem que eu desmonte todo o motor, compre outro rs. Levei ele até uma oficina que trabalha com veículos preparados e com manutenção em carros mais premium. Sei que isso não é garantia de resolução, mas tentei conhecer a oficina antes, desde organização até os maquinários. O que eles me informaram até agora é que o problema não é dentro do Motor, inclusive quando fui lá andamos no carro (e anda demais, c ta doido kkkk). Mas realmente nota-se que o mesmo trabalha mais quente que deveria. Nesse meio tempo "acharam" um selo dágua quebrado. Mais um indício que está trabalhando mais quente que deveria. Eles me informaram o seguinte: agora vamos fazer o ultimo teste externo, que é o radiador (mesmo eles sabendo que já testei 4 radiadores, eles querem fazer o testes deles para conferência deles, então não achei por mal). Se não for radiador, que eu sei que não é, eles informaram que seria a Taxa de Compressão. Se tiver que abrir o motor e mudar a taxa, ai talvez passaria ele para Álcool. Eu com essa abertura penso em aproveitar e já colocaria um Comando 250S, pois vi que comando bravo não é minha praia rs.
Fiz esse breve relato dos problema com o meu Opala voltado só para esse problema de arrefecimento. Como eu restaurei o meu por completo, teve vários outros problemas, mas esse não é o lugar para contar, mas tenho tanto conteúdo em mídia que depois crio um tópico da restauração rs.
adpachec escreveu:Está sem ventoinha mecânica?
Estas ventoinhas são auxiliares, não possuem força suficiente (eu uso).
Apenas com ela se demora muito a desligar mesmo.
E mangueiras estufadas é excesso de água.
E o carro é seu, você tem que ficar conferindo com o mecânico o que ele colocou, cadê a lista de peças....
Está sem ventoinha mecânica, pois ficou sem espaço o suficiente para a mesma. Mencionei as mangueiras estufadas mas só como uns dos sinais que ele esta quente demais.
Concordo que temos que ficar conferindo tudo pois nós somos os donos, mas, tudo o que era pedido pelos mecânicos em relação a peças eu entregava quase que imediatamente, mas como nós podemos garantir 100% que as peças estao lá dentro de fato? Infelizmente para quem trabalha o dia todo e não pode ficar na oficina (acho que todos rs) ficamos nas mãos dessas pessoas. Eles sabem que o Opala não é um carro de trabalho, sabe que o dono esta com um dimdim guardado, entao alguns se aproveitam disso, e relatos até parecidos com os meus tem ao monte ..
O intuito desse tópico é que uma hora vou achar o problema, vou resolver e vou postar. Quem sabe um outro membro também não está passando pelo mesmo problema e possa ler a solução aqui algum dia? Se acontecer com somente isso com 1 pessoa já vou ficar muito satisfeito, queria eu ter lido antes para o meu problema
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