Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

40 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 40 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
tabarbosa (16850)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
BANDIT (13573)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
Xann (10394)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
j ricardo (9376)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
Jean Bida (9320)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_leftMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico BarMontagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Bar_right 

+45
lucas zandonai
erick.6b
pontespunk
Jean Bida
Thimoliveira
Wevertonvb
Sérgio Calíope
GSALAMON
doido 76
Claudio C. Cid
Diegoj
RN_Willemann
bruno silverstar83
Rafael_Sca
KLUNCK
Isael
fernandão 91
RCHINNA
FabioM
Dalbosco
worm
Pedrão B.
thiagoleta
j135
Coupe 76
Jean Michel Colet
rodrigo_nh
adpachec
pézão opaleiro
Glaucio Missioneiro
RICARDOADG
BANDIT
Sr.Bianchi
França
Bob 151
j ricardo
Jeferson_Heerdt
Luis_555
chicano
skuzam
Ghost
rafinhajuliao
rafa_pr
Rykany
Brunugomes
49 participantes

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Montagem do Motor preparado.

    Mensagem por Brunugomes Ter 23 Abr - 13:47:50

    Olá amigos, estou recebendo amanha as ultimas peças para montar meu enorme quebra cabeças que é o motor do meu Opala 6cil.. rsrs Como alguns já sabem estou fazendo sozinho o motor, infelizmente minha cidade é pobre no quesito Preparação, então se for pra fazer alguma cagada eu mesmo faço, e ainda corre o risco de dar certo, já que faço com todo carinho e atenção que nenhum Mexanico teria...

    Porem como estou fazendo sozinho, e n tenho experiencia gostaria muito de contar com a ajuda de vcs agora na hora de fechar o motor... Dicas, segredinhos.. Pode mandar por MP mesmo, prometo que n conto pra ninguém.. Só queria muito fazer o melhor possível.. E mostrar pra um e outro daqui da cidade que não é preciso ser um expert no assunto pra fazer algo bem feito, é só ter paciência e amigos que possuam a tal experiencia.. Rsrs

    Segue a minha lista, pode até ser que esqueci algo, mas vou colocando depois...

    Bloco 250 6 cil.
    Cabeçote 586 rebaixado 3,5mm câmaras de 52cm³ Equalizadas e feitos ângulos nas válvulas e nas sedes.

    Pistões 4” com bloco rebaixado em 3,5mm, os pistões saíram 1,2mm e foi feita a cabeça no pistão. Folga de 0.08 dos pistões. “Conjunto Pistão + Biela balanceado, todos com mesmo peso”

    Junta de aço de 1,22mm da marca General

    Kit da marca Comp Cams 280H que contem: Engrenagens, tuchos, molas, pratos, travas, comando e inclui por fora as varetas da comp. Comando 280° x 280° a 0.050 230°

    Polia Damper da marca Powertech 2 canais

    Carburador 4-jet 650CFM Mecânica. Quick Fuel , NOVA com Relogio de pressão junto do Fuel Line.

    Espaçador de 2”

    Coletor de admissão da marca Flow performance , com aquecedor “Tão largo quanto os da Engine”

    Escape 6x2 de prateleira, “já tinha, por enqnto n pretendo investir em outro”

    Bomba de combustível Procomp 7 bar 110 gl/h “n tenho certeza mas axo que é isso, ainda n peguei a bomba”

    Distribuidor HEI Procomp

    Ventoinha elétrica, Radiador de alumínio.

    Volante do Opala 4cil

    Parafusos de Biela ARP

    ENgrenagem de bronze do distribuidor "Obrigado Rafa" Tinha esquecido.. rsrs

    Defletor de Óleo No carter

    Sonda e Hall Fueltech

    Bomba HV “com folga de 0,6mm” “Tenho duvidas de como é essa folga” Em um post o Bandit falou que pra não forçar a engrenagem era preciso tal folga, alguém sabe me dizer como seria isso?

    2 respiros da parte de baixo do motor com a parte do cabeçote, 1 pela antiga bomba de combustível e o outro ainda vou providenciar, Gostaria de dicas tbm de onde fazer o outro orifício... Sendo assim seriam 2 respiros subindo e 3 saindo do cabeçote e indo pra o reservatório acumulativo de Alcool.

    Com toda a certeza todo o conjunto será balanceado. Amanha chegam as ultimas peças e levo para a retifica para fazer o balanceamento do conjunto...


    ]Agradeço muito qualquer ajuda com os detalhes, torque de aperto dos parafusos, dicas de folgas, aonde colocar trava rosca, aonde colocar molikote, e etc...

    Abraços


    Última edição por Brunugomes em Ter 23 Abr - 16:24:22, editado 3 vez(es)
    Rykany
    Rykany
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 120
    Idade : 38
    Localização : Lages - SC
    Modelo do carro : Opala Coupe 78
    Cilindros : Hoje 4CC Futuro 6CC!
    Data de inscrição : 03/12/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Rykany Ter 23 Abr - 13:53:53

    acompanhando este tbm!
    rafa_pr
    rafa_pr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1058
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Diplomata 90
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por rafa_pr Ter 23 Abr - 13:55:21

    Cara, a única dica que eu posso dar com o meu humilde conhecimento: tá faltando (ou vc esqueceu de por na lista de peças que não tá pequena tongue ) uma engrenagem de bronze do distribuidor, de alguma marca boa e conhecida.

    O bronze é um material mais mole e irá preservar o seu comando no caso da bomba de óleo pesar muito!! É como se fosse um fusível para o comando!!

    No mais, como vc viu no meu tópico nossa receita é parecida, mas eu não faço quase nada, deixei para o preparador fazer. Só posso desejar boa sorte e com certeza ficará muito bom o teu motor nessa configuração!! cheers
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por rafinhajuliao Ter 23 Abr - 14:24:37

    kra.. nao sei pra montagem de peças preparadas.. mas quando monto motores normais..
    sempre monto e local fechado e muito limpo..
    no mais é o de sempre.. torque nao vou nem palpitar por ser um motor preparado..
    acho que necessita um pouco mais de torque do quem em motores normais sem preparação
    aaa e tbm sempre monto tudo muito bem lubrificado..
    uso cola somente em um dos lados da junta.. pro caso de precisar desmontar novamente.. nunca tive problemas com vazamentos exceto um motor 151 que mandei fazer rosca no virabrequim e o dono me apareceu com um retentor desses da fel pro
    nao sei se serviu de algo.. mas é isso ai.. se me lembrar de mais algo posto aqui

    abraço e boa sorte
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Ter 23 Abr - 14:26:30

    Rykany escreveu:acompanhando este tbm!


    Cara acredito que seja um ótimo topico, pode ajudar e muito vários outros.. Melhor do que muitos repetitivos e bobos.. rsrs OKK
    Vamos esperar os caras que mandam muito aparecerem.. Rsrs

    Abraços
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Ter 23 Abr - 14:36:50

    rafa_pr escreveu:Cara, a única dica que eu posso dar com o meu humilde conhecimento: tá faltando (ou vc esqueceu de por na lista de peças que não tá pequena tongue ) uma engrenagem de bronze do distribuidor, de alguma marca boa e conhecida.

    O bronze é um material mais mole e irá preservar o seu comando no caso da bomba de óleo pesar muito!! É como se fosse um fusível para o comando!!

    No mais, como vc viu no meu tópico nossa receita é parecida, mas eu não faço quase nada, deixei para o preparador fazer. Só posso desejar boa sorte e com certeza ficará muito bom o teu motor nessa configuração!! cheers


    Obrigado Rafa, Adicionei a lista, realmente eu tinha esquecido.. Rsrs
    Então espero que fique boa essa minha preparação.. Quero um carro bem ignorante mesmo... Vi seu vídeo e mesmo sem o correto acerto já achei legalzinho.. Quando fizer do jeito que manda o figurino vai ficar bala..
    Queria muito alcançar algo próximo dos 300 cvs, mas sem um cabeçote preparado axo muitooo difícil... =/
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Ter 23 Abr - 15:00:43

    rafinhajuliao escreveu:kra.. nao sei pra montagem de peças preparadas.. mas quando monto motores normais..
    sempre monto e local fechado e muito limpo..
    no mais é o de sempre.. torque nao vou nem palpitar por ser um motor preparado..
    acho que necessita um pouco mais de torque do quem em motores normais sem preparação
    aaa e tbm sempre monto tudo muito bem lubrificado..
    uso cola somente em um dos lados da junta.. pro caso de precisar desmontar novamente.. nunca tive problemas com vazamentos exceto um motor 151 que mandei fazer rosca no virabrequim e o dono me apareceu com um retentor desses da fel pro
    nao sei se serviu de algo.. mas é isso ai.. se me lembrar de mais algo posto aqui

    abraço e boa sorte


    Cara qualquer coisa que venha a somar já me ajuda muitooo.. Rsrs.. Agradeço a atenção! Obrigado pelas dicas.. Abraços!!!
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Ghost Ter 23 Abr - 17:21:02

    Acompanhando também!
    Infelizmente o Bandit, não logara mais no fórum e não poderá responder seu tópico, manda uma mensagem pro Luis, quem sabe ele ajude OKK

    Mas sem zoações, infelizmente da sua lista, em nada posso contribuir, desejo boa sorte e que dê tudo certo na sua empreitada.
    Se possível, grave em vídeo ou em fotos, não apenas para nós aqui do opaleiros paraná, mas também pra você recordar, poder ficar feliz cada vez que abrir o capô e ver que aquilo foi obra do seu suor e pesquisa, e que está tudo documentado pra lembrar-se caso precise, ou apenas para relembrar boas e más horas no ato da montagem hehehhee ...

    abraço!


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por skuzam Ter 23 Abr - 17:25:16

    Boa sorte amigo fazer tudo isso não deve ser facil mais com calma se vai longe com certeza.
    OKK
    chicano
    chicano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 331
    Idade : 42
    Localização : PLANALTINA-GO
    Modelo do carro : opala comodoro sle 89
    4.4 ASPIRADO...
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 01/05/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por chicano Ter 23 Abr - 18:35:32

    Infelizmente o Bandit, não logara mais no fórum e não poderá responder

    ???????
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Luis_555 Ter 23 Abr - 18:43:45

    Eu não teria coragem de fazer isso tudo na raça, arriscando tantas peças $$$$$, original já é cabreiro pra quem não tá ligado, preparado então...

    Mas olhar depois e dizer "eu mesmo que fiz" não tem preço cara!!

    Boa sorte, vou acompanhar!!!

    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 6:32:32

    Ghost escreveu:Acompanhando também!
    Infelizmente o Bandit, não logara mais no fórum e não poderá responder seu tópico, manda uma mensagem pro Luis, quem sabe ele ajude OKK

    Infelizmente é uma pena mesmo, afinal comecei o projeto e a escolha de peças baseado no que ele fala, e indica... Esperava muito que ele contribuísse... Mas pelo jeito eu postei tarde de mais esse Tópico.

    Mas sem zoações, infelizmente da sua lista, em nada posso contribuir, desejo boa sorte e que dê tudo certo na sua empreitada.
    Se possível, grave em vídeo ou em fotos, não apenas para nós aqui do opaleiros paraná, mas também pra você recordar, poder ficar feliz cada vez que abrir o capô e ver que aquilo foi obra do seu suor e pesquisa, e que está tudo documentado pra lembrar-se caso precise, ou apenas para relembrar boas e más horas no ato da montagem hehehhee ...

    abraço!


    Pode deixar cara, vou gravar passo a passo... Não vou postar fotos aqui pra n "poluir" o tópico, mas no da minha reforma do opala tem as peças e o carro.. E vou acrecendo o passo a passo de montagem do motor.. Wink
    Obrigado por acompanhar e torcer..
    Abraço!!!!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 6:49:22

    skuzam escreveu:Boa sorte amigo fazer tudo isso não deve ser facil mais com calma se vai longe com certeza.
    OKK

    Com certeza cara, fácil não vai ser.. Mas se a galera ajudar vamos longe.. E quero postar um vídeo aqui da primeira partida do menino... E depois ele dentro do cofre! Hehe
    Abraços!!!

    chicano escreveu:Infelizmente o Bandit, não logara mais no fórum e não poderá responder

    ???????

    Suspect


    Luis_555 escreveu:Eu não teria coragem de fazer isso tudo na raça, arriscando tantas peças $$$$$, original já é cabreiro pra quem não tá ligado, preparado então...

    Mas olhar depois e dizer "eu mesmo que fiz" não tem preço cara!!

    Boa sorte, vou acompanhar!!!


    Cara eu penso que arriscaria muito mais colocando em algum porco por aqui.. Vejo tantos amigos ai que investem pesadoo e perdem td por conta dos pilantras... Então se for pra fazer cagada eu mesmo faço.. rsrs E ainda tem o risco de dar certo e poder falar, - Eu mesmo que fiz.. Realmente acho que é uma Put* satisfação pessoal... E eu que sempre amei esse mundo, será uma realização!

    Obrigado e acompanhe mesmo cara.. Espero que fique legal o Topico.. .Abraços
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Ghost Qua 24 Abr - 7:28:27

    chicano escreveu:Infelizmente o Bandit, não logara mais no fórum e não poderá responder

    ???????

    Pelo mesmo motivo que o 100 não participa no fórum e vários outros.
    Sempre tem um palhaço de costas quentes que fica avacalhando nos tópicos(Entendedores entenderão).


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    Jeferson_Heerdt
    Jeferson_Heerdt
    Piloto/Preparador
    Piloto/Preparador


    Masculino Número de Mensagens : 913
    Idade : 42
    Localização : Toledo/Cascavel - PR
    Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
    Cilindros : 250cid (original)
    Data de inscrição : 06/01/2008

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qua 24 Abr - 7:45:36

    O livro que estou escrevendo, com material didático / teórico / técnico te ajudaria bastante... pena que ainda vai um tempinho pra terminar e encontrar alguem que publique.... e depois alguem que compre também... hehehe

    Essa folga na bomba de óleo também nunca tinha ouvido falar... eu diria pra deixar original, calçar a mola e fazer o truquezinho que o Santucci ensina na lubrificação das engrenagens (monta um tampão interno restringindo o óleo que vai para as engrenagens, deixa um furo de 1,5mm, e aqueles dois esguichos que fazem pra lubrificar as engrenagens, deixa apenas um... vem 1bar a mais na pressão do óleo).

    Quanto aos respiros, vai a receita:
    mangueira de 3/4'' em três locais: bomba de combustível, e nas duas saídas originais da tampa de válvula, só aumentar aqueles caninhos... se usar tampa de alumínio pode colocar em qualquer lugar, desde que faça com diametro suficiente para o motor respirar... 3 é suficiente, basta ser de no mínimo 3/4''...
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por j ricardo Qua 24 Abr - 7:49:35

    Acho que há um engano aí... o bandit não falou sobre folga na bomba... falou que vai folga nos colos do vira/bronzina... acho que era 6 centesimos... não tenho certeza;...

    pelo menos foi o que eu entendi...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    Bob 151
    Bob 151
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1500
    Localização : Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 08/02/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Bob 151 Qua 24 Abr - 8:07:53

    sobre questao Bandit etc eh sempre o mesmo motivo, falta de respeito de ambas partes nao tem vilão. Tem outros que deveriam nem postar mais.

    sobre a folga na bomba lembro sim que o Bandit flw que deveria se ter, se usar as HV, e impressindivel o uso de engrenagem de cobre pq se nao pode moer o comando.

    Agora "EU FIZ E TA ANDANDO" não tem preço!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 8:15:26

    Jeferson_Heerdt escreveu:O livro que estou escrevendo, com material didático / teórico / técnico te ajudaria bastante... pena que ainda vai um tempinho pra terminar e encontrar alguem que publique.... e depois alguem que compre também... hehehe

    Essa folga na bomba de óleo também nunca tinha ouvido falar... eu diria pra deixar original, calçar a mola e fazer o truquezinho que o Santucci ensina na lubrificação das engrenagens (monta um tampão interno restringindo o óleo que vai para as engrenagens, deixa um furo de 1,5mm, e aqueles dois esguichos que fazem pra lubrificar as engrenagens, deixa apenas um... vem 1bar a mais na pressão do óleo).

    Quanto aos respiros, vai a receita:
    mangueira de 3/4'' em três locais: bomba de combustível, e nas duas saídas originais da tampa de válvula, só aumentar aqueles caninhos... se usar tampa de alumínio pode colocar em qualquer lugar, desde que faça com diametro suficiente para o motor respirar... 3 é suficiente, basta ser de no mínimo 3/4''...


    Poxa, me manda então o que vc já escreveu, prometo não copiar, publicar e etc..
    E se for o caso eu compro ao preço do livro.. Depois vc manda o resto.. Rsrsrs Então eu comprei a HV já, gostaria de usa-la, afinal já tenho mesmo.. E realmente eu posso n ter conseguido entender ou me expressar... Assim como o Ricardo diz ai embaixo...

    Quer dizer que então eu colocando no lugar da bomba já está Ok? Não preciso abrir em mais nenhum lugar na parte de baixo do motor?! Se sim melhor ainda... Quanto as mangueiras eu tinha pensado em Canos de Cobre de 3/4... Pela estética e pelo fato deles aquecerem junto com o motor.. Facilitando os gases a não condensarem e voltar para o carter o alcool.. Viajei ou faz sentido? Rsrs

    Agradeço as dicas!!! Abraço
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 8:20:18

    j ricardo escreveu:Acho que há um engano aí... o bandit não falou sobre folga na bomba... falou que vai folga nos colos do vira/bronzina... acho que era 6 centesimos... não tenho certeza;...

    pelo menos foi o que eu entendi...

    Então RIcardo, de fato posso e devo ter entendido errado... Só queria me certificar quanto a isso.. =/
    Segundo ele usando dessa forma não tem "peso" extra na engrenagem..
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 8:23:22

    Bob 151 escreveu:sobre questao Bandit etc eh sempre o mesmo motivo, falta de respeito de ambas partes nao tem vilão. Tem outros que deveriam nem postar mais.

    sobre a folga na bomba lembro sim que o Bandit flw que deveria se ter, se usar as HV, e impressindivel o uso de engrenagem de cobre pq se nao pode moer o comando.

    Agora "EU FIZ E TA ANDANDO" não tem preço!



    Sem duvida BOB, poder falar isso e com um resultado positivo deve ser muitoo bom!!!
    França
    França
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 222
    Idade : 34
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata, opala 71 6cc
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 12/03/2013

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por França Qua 24 Abr - 8:49:24

    Vai postando as fotos da montagem emm OKK
    chicano
    chicano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 331
    Idade : 42
    Localização : PLANALTINA-GO
    Modelo do carro : opala comodoro sle 89
    4.4 ASPIRADO...
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 01/05/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por chicano Qua 24 Abr - 8:51:25

    Ghost escreveu:
    chicano escreveu:Infelizmente o Bandit, não logara mais no fórum e não poderá responder

    ???????

    Pelo mesmo motivo que o 100 não participa no fórum e vários outros.
    Sempre tem um palhaço de costas quentes que fica avacalhando nos tópicos(Entendedores entenderão).
    O forum é que perde novamente, este tópico mesmo o amigo esta com uma dúvida que seria facilmente resolvida com o conhecimento do bandit.
    França
    França
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 222
    Idade : 34
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata, opala 71 6cc
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 12/03/2013

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por França Qua 24 Abr - 10:12:47

    chicano escreveu:
    Ghost escreveu:

    Pelo mesmo motivo que o 100 não participa no fórum e vários outros.
    Sempre tem um palhaço de costas quentes que fica avacalhando nos tópicos(Entendedores entenderão).
    O forum é que perde novamente, este tópico mesmo o amigo esta com uma dúvida que seria facilmente resolvida com o conhecimento do bandit.


    Oque acontece ??? O bandir não vai mais logar aqui pq ?
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 10:39:45

    França escreveu:Vai postando as fotos da montagem emm OKK


    Blza parceiro... Posto sim.. Era pra receber as peças hj.. Porem já liguei na transportadora e está atrasada a entrega.. ¬¬

    Uma duvida pra galera, o pessoal da retifica n sabe como fazer para encaixar o plato do 6cil com o volante do 4cil... Alguem teria essa informação de o que tem que ser feito? =/
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 10:42:05

    chicano escreveu:
    Ghost escreveu:

    Pelo mesmo motivo que o 100 não participa no fórum e vários outros.
    Sempre tem um palhaço de costas quentes que fica avacalhando nos tópicos(Entendedores entenderão).
    O forum é que perde novamente, este tópico mesmo o amigo esta com uma dúvida que seria facilmente resolvida com o conhecimento do bandit.


    Pois é, com certeza seria de grande ajuda as dicas dele...

    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por j ricardo Qua 24 Abr - 12:10:14

    Brunugomes escreveu:
    França escreveu:Vai postando as fotos da montagem emm OKK


    Blza parceiro... Posto sim.. Era pra receber as peças hj.. Porem já liguei na transportadora e está atrasada a entrega.. ¬¬

    Uma duvida pra galera, o pessoal da retifica n sabe como fazer para encaixar o plato do 6cil com o volante do 4cil... Alguem teria essa informação de o que tem que ser feito? =/

    qual platô? dos '92 de 250mm? se sim, tem que aumentar a pista no volante... abrindo para fora, em direção á cremalheira... o a mesma medida que tira para nivelar a pista, tem que tirar da borda onde apoia os parafusos do plato...

    se for plato dos 6cil ate '88, não precisa fazer NADA, pois só muda a pressao das molas, a olho nu é identico aos de 4cil...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 12:21:18

    j ricardo escreveu:
    Brunugomes escreveu:


    Blza parceiro... Posto sim.. Era pra receber as peças hj.. Porem já liguei na transportadora e está atrasada a entrega.. ¬¬

    Uma duvida pra galera, o pessoal da retifica n sabe como fazer para encaixar o plato do 6cil com o volante do 4cil... Alguem teria essa informação de o que tem que ser feito? =/

    qual platô? dos '92 de 250mm? se sim, tem que aumentar a pista no volante... abrindo para fora, em direção á cremalheira... o a mesma medida que tira para nivelar a pista, tem que tirar da borda onde apoia os parafusos do plato...

    se for plato dos 6cil ate '88, não precisa fazer NADA, pois só muda a pressao das molas, a olho nu é identico aos de 4cil...

    Desculpe a falha, o plato é da displatec, Pelo jeito ele foi projetado para os de 88 pra cima.. Pq n bate o plato com o disco...
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Sr.Bianchi Qua 24 Abr - 12:32:23

    Muito interessante teu tópico, Bruno. Antes de montar o meu pensei em montar eu mesmo, mas entre o receio de fazer porcaria, a falta de algumas ferramentas e desconhecimento dos macetezinhos, deixei de lado a idéia. Mas apoio tua decisão, se o pessoal contribuir acho que vai sair algo legal, pois as peças tu já tem tudo do bom e do melhor.
    Infelizmente não posso ajudar em grande coisa, mas o torquímetro sei que tu vai precisar hehehe talvez laminas para folga de válvulas...

    No youtube tu encontra muita coisa, em especial do pessoal dos EUA e Australia ensinando a montar partes de motor parecidos com os nossos.
    Jeferson_Heerdt
    Jeferson_Heerdt
    Piloto/Preparador
    Piloto/Preparador


    Masculino Número de Mensagens : 913
    Idade : 42
    Localização : Toledo/Cascavel - PR
    Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
    Cilindros : 250cid (original)
    Data de inscrição : 06/01/2008

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qua 24 Abr - 12:34:22

    Não há necessidade de ser de cobre... o próprio fluxo de ar encaminha álcool que sempre estará pulverizado para o respiro... lá ele condensa e vc joga fora...

    Com relação a bomba HV, eu nunca vi nenhum tipo de procedimento diferente para sua colocação. Único detalhe que serve pra qualquer bomba de óleo Opala, é utilizar uma junta com papel específico, parece um papel de seda daqueles que usávamos na escola... pra vedar na tampa da bomba e entre a bomba e o bloco....
    Quanto mais justa a folga entre as engrenagens e a tampa da bomba, melhor o fluxo de óleo, não entendo pq nem pra que deixar alguma folga.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 12:43:49

    Sr.Bianchi escreveu:Muito interessante teu tópico, Bruno. Antes de montar o meu pensei em montar eu mesmo, mas entre o receio de fazer porcaria, a falta de algumas ferramentas e desconhecimento dos macetezinhos, deixei de lado a idéia. Mas apoio tua decisão, se o pessoal contribuir acho que vai sair algo legal, pois as peças tu já tem tudo do bom e do melhor.
    Infelizmente não posso ajudar em grande coisa, mas o torquímetro sei que tu vai precisar hehehe talvez laminas para folga de válvulas...

    No youtube tu encontra muita coisa, em especial do pessoal dos EUA e Australia ensinando a montar partes de motor parecidos com os nossos.

    Espero que o tópico ajude muita gente... E eu axo que será uma P......... realização conseguir montar o próprio motor! Então o Torquimetro e as laminas eu já tenho.. Wink Andei procurando videos na net.. Mas n axei muitos.. Mas vou procurar esses gringos então!!! Obrigado e abraço

    Jeferson_Heerdt escreveu:Não há necessidade de ser de cobre... o próprio fluxo de ar encaminha álcool que sempre estará pulverizado para o respiro... lá ele condensa e vc joga fora...

    Com relação a bomba HV, eu nunca vi nenhum tipo de procedimento diferente para sua colocação. Único detalhe que serve pra qualquer bomba de óleo Opala, é utilizar uma junta com papel específico, parece um papel de seda daqueles que usávamos na escola... pra vedar na tampa da bomba e entre a bomba e o bloco....
    Quanto mais justa a folga entre as engrenagens e a tampa da bomba, melhor o fluxo de óleo, não entendo pq nem pra que deixar alguma folga.

    Blza então, Não precisa ser de cobre... Caso encontre algo mais legal eu faço, se n faço de cobre ou mangueira mesmo de 3/4" Esse papelãozinho acompanha a bomba neh?! Veio um junto dela... Quando chegar nessa hora da montagem vou postar as fotos..

    Como o Jack, vamos por partes!
    Primeira coisa a se fazer seria fixar o vira, e depois as bielas/pistões no vira, Torque de aperto do vira e dos parafusos de biela (ARP).. Li em algum lugar que seria 3kgfm para os parafusos de bielas, 7 para os dos mancais e 13 para os do cabeçote... Seria isso mesmo?

    Obrigado.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por BANDIT Qua 24 Abr - 17:42:59

    Só passei por aqui.......porque estoava negociando algumas peças.....por MP......
    por isso tive que entrar aqui nos O.P. dai vim ver esse tópico por causa de vc.
    ((( sei que já vai tre "gente" fazendo piada por eu postar !!)))
    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Bem Bruno vamos por partes.......já que ninguém te respondeu !
    A bomba Higt Volume .......tem que tre a folga correta de virabrequim ...........se não ela aumenta o "stress" no sitema .....
    o virabrequim original do opala tem 0.02mm a 0.03mm de folga (isso ORIGINAL )..........tudo tem sua folga correta !!!!
    Pra vc. usar a bomba Higt volume tem que ter uma folga de virabrequim de 0.05mm a 0.06mm !!!!!
    É fácil entender
    Como a bomba e Higt volume ela necessiata de + folga .....+ folga é + óleo sobrando passando.....por causa dessa folga CORRETA ela consegue captar + óleo.....a manda lá pra cima ..............se montra com a folga original......pode aconteçer de aumentar a pressão .......isso não é bom ...........nesse sitema do oapla ......não é bom aumentar a pressão de óleo não......e é claro abaixar ela !!!
    Essa bomba montada corretamente mantém sempre a exata pressão da bomba original.....mas com o volume bem maior (oque importa!!!)

    Sobre puxar a molda da bomba............isso naõ é bom ..........pois com isso vc. aumeta a pressão apenas isso......e aumenta carga .....sobre a engrenagem ........se estiver com engrenagem de bronze por causa da maior pressão da mola.....ele vai ser comida rápidamente.........
    Já usei esse recurso de esticar a mola da bomba em Stock........um vez não deu certo.............isso é ra carro que anda ai....2H ligado...........vc. vai andar quentos meses !!!!
    Ainda sobre virabrequim
    Vc fez o teste com liquido pra ver se não tem micro-fissura???
    Isso faz em retifica......eles jogam um liquido.....se tiver fissura....ele aponta ......
    outr detalhe importantissimo...........é conferir o virabrequim !!!!!
    a máquina que faz a retífica dele..........é uma lixa fina e comprida..........não cobre toda a extensão do colo.........então essa lixa vai e vem ..............isso pra quem controla .........
    Pode aconteçer..........de só tirar material de um CANTO....do virabrequim ............(como se ele ficasse em desnivél ...descida) ...........isso só vê no micrômetro...........e vc. tem que ver isso antes de montar !!!!
    Bem eu falei que pra usar a bomba Higt Volume.....vc precisa da folga de 0.05 a 0.06mm. , pra bom entendedor já ta dada a letra .....
    Como vc. consegue isso ??????
    Vc pede na retífica......pra te deixarem com essa folga
    dai vc. tem que CONFERIR................tudo oque vem da retífica se confere..........NUNCA se monta nada sem conferir........
    por isso chama-se de Preparação
    Eu confiro usando o pastic range
    é isso aqui:
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0312v

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0318z

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0314f
    Aqui ele está no colo do virabrequim .......eu monta a bronzina.....e dou o torque
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0321u


    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0315s
    Aqui como ficou ele depois de torqueado.............
    é pela largura dele ..........o quanto que ele foi "amassado" que eu sei a folga do virabrequim





    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0324gi
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por BANDIT Qua 24 Abr - 17:43:48

    dai compraro na própria tabela dele ...como na foto acima !!!!
    Rykany
    Rykany
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 120
    Idade : 38
    Localização : Lages - SC
    Modelo do carro : Opala Coupe 78
    Cilindros : Hoje 4CC Futuro 6CC!
    Data de inscrição : 03/12/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Rykany Qua 24 Abr - 17:48:45

    BANDIT escreveu:Só passei por aqui.......porque estoava negociando algumas peças.....por MP......
    por isso tive que entrar aqui nos O.P. dai vim ver esse tópico por causa de vc.
    ((( sei que já vai tre "gente" fazendo piada por eu postar !!)))
    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Bem Bruno vamos por partes.......já que ninguém te respondeu !
    A bomba Higt Volume .......tem que tre a folga correta de virabrequim ...........se não ela aumenta o "stress" no sitema .....
    o virabrequim original do opala tem 0.02mm a 0.03mm de folga (isso ORIGINAL )..........tudo tem sua folga correta !!!!
    Pra vc. usar a bomba Higt volume tem que ter uma folga de virabrequim de 0.05mm a 0.06mm !!!!!
    É fácil entender
    Como a bomba e Higt volume ela necessiata de + folga .....+ folga é + óleo sobrando passando.....por causa dessa folga CORRETA ela consegue captar + óleo.....a manda lá pra cima ..............se montra com a folga original......pode aconteçer de aumentar a pressão .......isso não é bom ...........nesse sitema do oapla ......não é bom aumentar a pressão de óleo não......e é claro abaixar ela !!!
    Essa bomba montada corretamente mantém sempre a exata pressão da bomba original.....mas com o volume bem maior (oque importa!!!)

    Sobre puxar a molda da bomba............isso naõ é bom ..........pois com isso vc. aumeta a pressão apenas isso......e aumenta carga .....sobre a engrenagem ........se estiver com engrenagem de bronze por causa da maior pressão da mola.....ele vai ser comida rápidamente.........
    Já usei esse recurso de esticar a mola da bomba em Stock........um vez não deu certo.............isso é ra carro que anda ai....2H ligado...........vc. vai andar quentos meses !!!!
    Ainda sobre virabrequim
    Vc fez o teste com liquido pra ver se não tem micro-fissura???
    Isso faz em retifica......eles jogam um liquido.....se tiver fissura....ele aponta ......
    outr detalhe importantissimo...........é conferir o virabrequim !!!!!
    a máquina que faz a retífica dele..........é uma lixa fina e comprida..........não cobre toda a extensão do colo.........então essa lixa vai e vem ..............isso pra quem controla .........
    Pode aconteçer..........de só tirar material de um CANTO....do virabrequim ............(como se ele ficasse em desnivél ...descida) ...........isso só vê no micrômetro...........e vc. tem que ver isso antes de montar !!!!
    Bem eu falei que pra usar a bomba Higt Volume.....vc precisa da folga de 0.05 a 0.06mm. , pra bom entendedor já ta dada a letra .....
    Como vc. consegue isso ??????
    Vc pede na retífica......pra te deixarem com essa folga
    dai vc. tem que CONFERIR................tudo oque vem da retífica se confere..........NUNCA se monta nada sem conferir........
    por isso chama-se de Preparação
    Eu confiro usando o pastic range
    é isso aqui:
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0312v

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0318z

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0314f
    Aqui ele está no colo do virabrequim .......eu monta a bronzina.....e dou o torque
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0321u


    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0315s
    Aqui como ficou ele depois de torqueado.............
    é pela largura dele ..........o quanto que ele foi "amassado" que eu sei a folga do virabrequim





    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0324gi

    Esta tudo nos pequenos detalhes ! esse eu nao conhecia!
    RICARDOADG
    RICARDOADG
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 765
    Localização : Santo André
    Data de inscrição : 28/06/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por RICARDOADG Qua 24 Abr - 17:58:09

    Muito legal esse recurso Bandit!
    Coisas que os mecânicos não conhecem!

    Mais uma que vou guardar na memória (plastic range).
    É dificil de encontrar esse material?
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por BANDIT Qua 24 Abr - 18:17:46

    Bem esclarecido agora sobre a bomba.....
    tem que ver o bloco como está ......
    em 1° lugar limpeza........o banho quimico.....tira 90% da sujeira ..........os 10% que ficaram.........são os que vão te phoder o motor!!!!
    Limpe tudo oque vc. puder....e não puder......faça ferramentas.....compre ferramentas !!!!!Isso são blocos com + de20...30 anos .....é diferente de pegar um bloco 0km da GM 350.........e montar ..........isso é troço feio.....mal usado........então tem que limpar!
    Uma vez peguei um bloco quebrado de arrancada ! De uma famoso preparador..........motor quebrado na pista ......fui fazer um C.S.I no bloco...........encontrei um monte de sujeira...........quebrou por burrice um motor pista !!!! Qantos mil ficou no asfalto!!!!!

    Dai tem que conferir os cilindros ...........eu conferi com subto.......em 3 niveis do motor..........(topo ...meio ...baixo ).......e em 2 posições .....Norte , sul..........Leste,oste ...............isso leva 3 dias só !!!!!
    Aquelas fotos do virebrequim ............são de conferência...........aquele ali é teta .........são só 3H de conferência !!!!!
    ( mancal por mancal......monta aperta ....desmonta.........confere .....)
    Agora cilindro é phoda !!!!
    Aqui vc. encontra uma discução sobre bomba de óleo ............
    http://www.opaleirosdoparana.com/t27933-projeto-motor-6
    Talvez o motor 6cc USA..........seja melhor que o nosso em lubrificação..........talvez as bombas de óleo deles sejam melhor que as nossas...........mas no que eu fiz.........e vi.........TEM que ser com bomba Higt Volume !!!!
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Voltando ao assunto cilindro..........os pistão...........cada marca tem o seu lugar pra medir !!!!!
    se vc. montou Metal Leve...........cada pistão tem um tamanho.............e assim vc. teria que abrir cilindro.........por pistão !!!! Cda cilindro tem um tamanho diferente...........pois cada pistão tem um tamanho diferente !!!!
    montar 6cc...........é teta (quando se sabe ) !!!! É só ir na calma.....sem afobação...........é como come menininha de 15 anos !!!!! É só mete na manha pra dentro............
    a Folga dos pistão originais varia de 0.05mm. a 0.07mm. Isso em Originais !!!!! Só que teu motor não é original !!!!!
    O cabeçote...........falei várias vezes.....como dar um tapa nele...........se for arrombar tem que ser pra quem entende !!!!
    o bom (necessário) já que vc. tem comando.....e fazer as Guias de Bronze !!!! e tem que deixar folgado........não podem ficar pressa as valvulas.....por causa do comando!!!!!..........O ruim é que desçe óleo pra kacete pro pistão.........se deixar folgado...........se ficar presso...........pode dar merd$%$ !
    Eu uso esse retendores aqui :
    http://www.opaleirosdoparana.com/t28029-adaptar-retentor-de-valvulas
    São importados ........eu posso usar bastante folga de valvulas (oque é bom !!!) e NÃO desçe nada!!! de óleo !
    Tem o lance das molas de valvulas.....que são as corretas.............mas a instalação.....verificar se realmente dão altura .....ou não....se necessitam de calços ou não !!!!
    É rarissimo..........um cabeçote que não necessite de calço nas molas !!!!
    leia aqui :
    http://www.opaleirosdoparana.com/t25331-comprei-o-comando-comp-cams-sera-que-vai-ficar-legal

    Bem acho que é isso .........postei aqui......porque vc. está com 4-jet............ai meu amigo a pegada é outra......se fose Webber........não teria tanto problema .........(vide o tópico perto do teu ai......do 525-B + webber 40) Vc não iria acertar a webber........não teria um motor que rende tudo oque pode .............já a 4-jet..........é outra história.........é só acertar gigle..........e tá feito o canhão.............e já te antecipo.............se tiver mal feito..........mal montado...........e só caco de motor que vai voar!!!!
    por isso enquanto está desmontado.............confira tudo!!!!! começando pela folga do viraberquim !!!! Pistão......as guias de válvula .....
    No comando........como casal de engrenagens............normalmente, vai dar o zero.........ou próximo dele .........o zero........não é bom .........normalemnte NUNCA..........se da a melhor potência no zero..........normalmente é adintado.........
    monte assim mesmo...........e pede pro Jorge da SOBE.........uma chaveta adiantada em 2° .............se ele não te conseguir.....não te enviar.......fizer "rosca doce "...............eu tenho aqui e te envio........
    2° é melhor pra vc. trabalhar.......da + escolha dediferencial.....até aro maior...........até pneu maior!!!!
    AHHHHH
    Apesar que vc. me aborreçeu com a história do "respiro do motor" .....ainda assim admiro vc.
    antes de montar o comando..........na engrenagem do comando......lixe ela ...........pra tirar o nitrato ...fazendo isso ........vc. aumenta em 30.........talevez até 40% a vida útil da engrenagem de bronze !!!!!
    quem me passou isso foi um piazinho (falecido já ....) um tal de Joãozinho........que mexia num oapla 888 de um tal de Scort !!!

    AHHHHH
    isso serve pro livro do preparador também ...........não percisa colocar BNDIT na citação......pode colocar Joãozinho!!!!
    AHHHH..............II
    pode fazer também acitação da montagem correta da bomba Higt Volume !!!
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 218127Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 218127
    ( um dia desses......volto a postar ai....)
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qua 24 Abr - 18:44:34

    É,

    não é com 1/2 dúzia de chaves que se monta um motor, e eu querendo trocar bronzina de biela na garagem de casa.....
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por j ricardo Qua 24 Abr - 18:46:52

    Eu disse que a folga era no vira...

    teve gente que não quis acreditar...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    pézão opaleiro
    pézão opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2491
    Idade : 31
    Localização : 085 9 96913915 zap
    Modelo do carro : A procura de um opala
    Cilindros : 0
    Data de inscrição : 15/11/2011

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por pézão opaleiro Qua 24 Abr - 19:27:28

    Esse e o BANDIT,,,,, grandes informações parceiro OKK OKK ,,, ao contrario de ums piá que so sabe entrar nos tópico pra dar piada na galera,,, HHAA acho que sei o que isso se chama INVEJA!!!!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8146
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por adpachec Qua 24 Abr - 20:26:05

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938
    chicano
    chicano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 331
    Idade : 42
    Localização : PLANALTINA-GO
    Modelo do carro : opala comodoro sle 89
    4.4 ASPIRADO...
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 01/05/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por chicano Qua 24 Abr - 20:44:42

    Bom... agora e motar e mostrar o resultado pra gente.
    rodrigo_nh
    rodrigo_nh
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 386
    Localização : Novo Hamburgo/RS
    Cilindros : 4cil 2.8
    Data de inscrição : 21/12/2008

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por rodrigo_nh Qua 24 Abr - 21:18:00

    pézão opaleiro escreveu:Esse e o BANDIT,,,,, grandes informações parceiro OKK OKK ,,, ao contrario de ums piá que so sabe entrar nos tópico pra dar piada na galera,,, HHAA acho que sei o que isso se chama INVEJA!!!!!!
    falo tudo irmão Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 255810
    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por skuzam Qua 24 Abr - 21:38:52

    O cara é uma enciclopédia sobre 6cc study
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Jean Michel Colet Qua 24 Abr - 21:40:14

    Rapaz...... conhecimento é a coisa mais linda do mundo !!!

    Parabéns pelo post Bandit , gostei demais do que escreveu..

    Obs: Desculpe acorda-lo ...rs
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Coupe 76 Qua 24 Abr - 22:50:12

    BANDIT escreveu:dai compraro na própria tabela dele ...como na foto acima !!!!

    Essa e uma das coisas que mais me irritam nos servicos no BR. Vc paga para a retifica fazer um servico xyz e na hora de conferir... Nao foi feito o combinado e pago!!!!

    Temos uma carencia de mao de obra qualificada e honesta!!
    Estou em SP com tudo comprado so falta achar a retifica e um cara para montar... O motor sera espertinho para rua... Nada de canhao de pista. (W40, 6x2(bom), Isky270HL, cabecote bem feito, damper powetec, IG MSD).
    Nao acho alguem de confianca!!!
    Triste isso!!!!!

    Desculpem o desabafo!!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qui 25 Abr - 6:45:13

    BANDIT escreveu:Só passei por aqui.......porque estoava negociando algumas peças.....por MP......
    por isso tive que entrar aqui nos O.P. dai vim ver esse tópico por causa de vc.
    ((( sei que já vai tre "gente" fazendo piada por eu postar !!)))

    Cara se alguém fizer piada sobre essa aparição eu mesmo vou atras do safado! rsrs...
    Realmente me sinto honrado em ter sua opinião/aula aqui no tópico, agora tenho certeza que de fato esse tópico ajudara e ensinara muita gente!


    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Bem Bruno vamos por partes.......já que ninguém te respondeu !
    A bomba Higt Volume .......tem que tre a folga correta de virabrequim ...........se não ela aumenta o "stress" no sitema .....
    o virabrequim original do opala tem 0.02mm a 0.03mm de folga (isso ORIGINAL )..........tudo tem sua folga correta !!!!
    Pra vc. usar a bomba Higt volume tem que ter uma folga de virabrequim de 0.05mm a 0.06mm !!!!!
    É fácil entender
    Como a bomba e Higt volume ela necessiata de + folga .....+ folga é + óleo sobrando passando.....por causa dessa folga CORRETA ela consegue captar + óleo.....a manda lá pra cima ..............se montra com a folga original......pode aconteçer de aumentar a pressão .......isso não é bom ...........nesse sitema do oapla ......não é bom aumentar a pressão de óleo não......e é claro abaixar ela !!!
    Essa bomba montada corretamente mantém sempre a exata pressão da bomba original.....mas com o volume bem maior (oque importa!!!)

    Só agora que eu fui intender o que era exatamente essa folga do vira, agora ficou Totalmente claro! Com as fotos e a explicação. Agora sei o que pedir e o que conferir! Vou procurar esse plastico range!

    Sobre puxar a molda da bomba............isso naõ é bom ..........pois com isso vc. aumeta a pressão apenas isso......e aumenta carga .....sobre a engrenagem ........se estiver com engrenagem de bronze por causa da maior pressão da mola.....ele vai ser comida rápidamente.........
    Já usei esse recurso de esticar a mola da bomba em Stock........um vez não deu certo.............isso é ra carro que anda ai....2H ligado...........vc. vai andar quentos meses !!!!
    Ainda sobre virabrequim
    Vc fez o teste com liquido pra ver se não tem micro-fissura???
    Isso faz em retifica......eles jogam um liquido.....se tiver fissura....ele aponta ......
    Segundo a retifica eles fizeram esses testes, pedi atenção redobrada... Conferir tudo nos mínimos detalhes... "Espero que a tenham"

    outr detalhe importantissimo...........é conferir o virabrequim !!!!!
    a máquina que faz a retífica dele..........é uma lixa fina e comprida..........não cobre toda a extensão do colo.........então essa lixa vai e vem ..............isso pra quem controla .........
    Pode aconteçer..........de só tirar material de um CANTO....do virabrequim ............(como se ele ficasse em desnivél ...descida) ...........isso só vê no micrômetro...........e vc. tem que ver isso antes de montar !!!!

    Isso eu n pedi pra retifica verificar, masss vou hj mandar! Aproveitar que todas as peças estão lá...

    Bem eu falei que pra usar a bomba Higt Volume.....vc precisa da folga de 0.05 a 0.06mm. , pra bom entendedor já ta dada a letra .....
    Como vc. consegue isso ??????
    Vc pede na retífica......pra te deixarem com essa folga
    dai vc. tem que CONFERIR................tudo oque vem da retífica se confere..........NUNCA se monta nada sem conferir........
    por isso chama-se de Preparação
    Eu confiro usando o pastic range
    é isso aqui:
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0312v

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0318z

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0314f
    Aqui ele está no colo do virabrequim .......eu monta a bronzina.....e dou o torque
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0321u


    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0315s
    Aqui como ficou ele depois de torqueado.............
    é pela largura dele ..........o quanto que ele foi "amassado" que eu sei a folga do virabrequim





    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Dscf0324gi


    Sem sombra de duvidas que agora ficou extremamente claro o que é essa folga! E pode ter certeza que esperarei mais quanto tempo for preciso, mas só monto quando estiver 100% ok!!! Sem palavras pra agradecer!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qui 25 Abr - 6:46:39

    Rykany escreveu:
    Esta tudo nos pequenos detalhes ! esse eu nao conhecia!

    Muito show n eh mesmo?!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qui 25 Abr - 7:17:29

    BANDIT escreveu:Bem esclarecido agora sobre a bomba..... Ok, bem esclarecido.
    tem que ver o bloco como está ......
    em 1° lugar limpeza........o banho quimico.....tira 90% da sujeira ..........os 10% que ficaram.........são os que vão te phoder o motor!!!!
    Limpe tudo oque vc. puder....e não puder......faça ferramentas.....compre ferramentas !!!!!Isso são blocos com + de20...30 anos .....é diferente de pegar um bloco 0km da GM 350.........e montar ..........isso é troço feio.....mal usado........então tem que limpar!
    Mandei lavar com banho quimico 2x.. rsrs E agora com certeza vou passar pelo menos uns 3 dias limpando todo e qualquer furinho que eu ver na minha frente!
    Uma vez peguei um bloco quebrado de arrancada ! De uma famoso preparador..........motor quebrado na pista ......fui fazer um C.S.I no bloco...........encontrei um monte de sujeira...........quebrou por burrice um motor pista !!!! Qantos mil ficou no asfalto!!!!!

    =/ Que triste... Por 1 dia a mais de trabalho delicado e detalhado n teria tido um prejuizo desses.. Quem sofre é o bolso do dono...

    Dai tem que conferir os cilindros ...........eu conferi com subto.......em 3 niveis do motor..........(topo ...meio ...baixo ).......e em 2 posições .....Norte , sul..........Leste,oste ...............isso leva 3 dias só !!!!!
    Aquelas fotos do virebrequim ............são de conferência...........aquele ali é teta .........são só 3H de conferência !!!!!
    ( mancal por mancal......monta aperta ....desmonta.........confere .....)
    Agora cilindro é phoda !!!!
    Aqui vc. encontra uma discução sobre bomba de óleo ............
    http://www.opaleirosdoparana.com/t27933-projeto-motor-6
    Talvez o motor 6cc USA..........seja melhor que o nosso em lubrificação..........talvez as bombas de óleo deles sejam melhor que as nossas...........mas no que eu fiz.........e vi.........TEM que ser com bomba Higt Volume !!!!
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Voltando ao assunto cilindro..........os pistão...........cada marca tem o seu lugar pra medir !!!!!
    se vc. montou Metal Leve...........cada pistão tem um tamanho.............e assim vc. teria que abrir cilindro.........por pistão !!!! Cda cilindro tem um tamanho diferente...........pois cada pistão tem um tamanho diferente !!!!
    De fato, é metal leve.. E com certeza vou medir e remedir varias vezes e em varios lugares antes de montar! Porem, acabei pedindo pra o pessoal da retifica medir pistão por pistão e camisa por camisa.. E eles numeraram os pistões, pra saber quem é quem... Segundo ele a folga ficou 0.08, mas como vc mesmo disse, tem que conferir...
    montar 6cc...........é teta (quando se sabe ) !!!! É só ir na calma.....sem afobação...........é como come menininha de 15 anos !!!!! É só mete na manha pra dentro............
    a Folga dos pistão originais varia de 0.05mm. a 0.07mm. Isso em Originais !!!!! Só que teu motor não é original !!!!!
    O cabeçote...........falei várias vezes.....como dar um tapa nele...........se for arrombar tem que ser pra quem entende !!!!
    o bom (necessário) já que vc. tem comando.....e fazer as Guias de Bronze !!!! e tem que deixar folgado........não podem ficar pressa as válvulas.....por causa do comando!!!!!..........O ruim é que desçe óleo pra kacete pro pistão.........se deixar folgado...........se ficar presso...........pode dar merd$%$ !
    Em relação a cabeçote é o seguinte, eu n tenho quem faça por aqui um serviço descente... Estou pensando em montar do jeito que é, original.. Só equalizada as câmaras, e quando me sobrar algum $ eu dou um jeito de fazer O cabeçote! Quem sabe se vc estiver com tempo e estiver afim não faz pra mim o cabeçote xD
    Eu uso esse retendores aqui :
    http://www.opaleirosdoparana.com/t28029-adaptar-retentor-de-valvulas
    São importados ........eu posso usar bastante folga de valvulas (oque é bom !!!) e NÃO desçe nada!!! de óleo !
    Tem o lance das molas de valvulas.....que são as corretas.............mas a instalação.....verificar se realmente dão altura .....ou não....se necessitam de calços ou não !!!!
    É rarissimo..........um cabeçote que não necessite de calço nas molas !!!!
    leia aqui :
    http://www.opaleirosdoparana.com/t25331-comprei-o-comando-comp-cams-sera-que-vai-ficar-legal

    Blza, li e reli esse topico, e vou ler mais um pouquinho depois! Mas o que pensei foi, medir apenas as molas se estão todas na altura correta, ou se precisa calçar.. Pronto, depois faço o cabeçote e coloco ele todo bonitinho como tem que ser feito.

    Bem acho que é isso .........postei aqui......porque vc. está com 4-jet............ai meu amigo a pegada é outra......se fose Webber........não teria tanto problema .........(vide o tópico perto do teu ai......do 525-B + webber 40) Vc não iria acertar a webber........não teria um motor que rende tudo oque pode .............já a 4-jet..........é outra história.........é só acertar gigle..........e tá feito o canhão.............e já te antecipo.............se tiver mal feito..........mal montado...........e só caco de motor que vai voar!!!!
    por isso enquanto está desmontado.............confira tudo!!!!! começando pela folga do viraberquim !!!! Pistão......as guias de válvula .....
    No comando........como casal de engrenagens............normalmente, vai dar o zero.........ou próximo dele .........o zero........não é bom .........normalemnte NUNCA..........se da a melhor potência no zero..........normalmente é adintado.........
    monte assim mesmo...........e pede pro Jorge da SOBE.........uma chaveta adiantada em 2° .............se ele não te conseguir.....não te enviar.......fizer "rosca doce "...............eu tenho aqui e te envio........ Agradeço, vou com certeza atras hj da chaveta, vou tentar falar com ele pra mandar... Será que lá ele tem o plastico rang tbm heim?! =/ Seria bom... E agradeço tbm a disponibilidade de mandar caso ele não mande OKK
    2° é melhor pra vc. trabalhar.......da + escolha dediferencial.....até aro maior...........até pneu maior!!!! Blzaa!!! Ouvi falar n sei onde, que a comp indica se n me engano 4° pra a melhor performance no comando deles, será que procede? O ideal seria levar ao dinamo pra regular isso ou se sente a diferença andando? Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 695742
    AHHHHH
    Apesar que vc. me aborreçeu com a história do "respiro do motor" .....ainda assim admiro vc. Rsrs, peço desculpas pelos aborrecimentos, mas é que realmente eu n tinha entendido como era o esquema direitinho, mas agora sei e vou fazer daquela forma.. E com certeza fico lisonjeado "palavra de gay kkk" pela admiração. E com certeza vc está se uma baita referencia! A admiração é reciproca.
    antes de montar o comando..........na engrenagem do comando......lixe ela ...........pra tirar o nitrato ...fazendo isso ........vc. aumenta em 30.........talevez até 40% a vida útil da engrenagem de bronze !!!!!
    quem me passou isso foi um piazinho (falecido já ....) um tal de Joãozinho........que mexia num oapla 888 de um tal de Scort !!!
    Hehehe.. É o fracooo!!! Rsrs Pode deixar que farei.. Mais uma ótima dica que já tinha lido em outro post seu mas n tinha anotado!

    AHHHHH
    isso serve pro livro do preparador também ...........não percisa colocar BNDIT na citação......pode colocar Joãozinho!!!!
    AHHHH..............II
    pode fazer também acitação da montagem correta da bomba Higt Volume !!!
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 218127Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 218127
    ( um dia desses......volto a postar ai....)


    Eu pelo menos espero que volte logo, com certeza sua ajuda é muito mais que bem vinda! Daqui quem sabe umas duas ou três semanas eu já tenha consegui montar o bixo, ai vou precisar da sua ajuda, dicas, conselhos.. Pra regular a 4jet.. hehehe

    Abraços e obrigado mai
    s uma vez!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qui 25 Abr - 7:26:51

    Glaucio Missioneiro escreveu:É,

    não é com 1/2 dúzia de chaves que se monta um motor, e eu querendo trocar bronzina de biela na garagem de casa.....

    Rsrs, pois é.. Porem tem muito cara por ai, que se diz mecânico e com 1/2 duzia de chaves faz esse seu serviço, depois dá merda e n quer assumir a bronca.. É ossoo.. Não é tãoo fácil quanto parece neh?! Rsrs

    j ricardo escreveu:Eu disse que a folga era no vira...

    teve gente que não quis acreditar...

    Ricardo eu n tinha entendido.. Mas agora com as fotos ficou filé de maisss.. xD

    pézão opaleiro escreveu:Esse e o BANDIT,,,,, grandes informações parceiro OKK OKK ,,, ao contrario de ums piá que so sabe entrar nos tópico pra dar piada na galera,,, HHAA acho que sei o que isso se chama INVEJA!!!!!!

    Informações que julgo super valiosas... OKK

    adpachec escreveu: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938
    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 122938 cheers

    chicano escreveu: Bom... agora e motar e mostrar o resultado pra gente.
    Rsrs Assim espero, que logo esteja mostrando o resultado para os amigos! Daqui 3 semanas eu volto com mais novidades! Rsrs

    rodrigo_nh escreveu:
    pézão opaleiro escreveu:Esse e o BANDIT,,,,, grandes informações parceiro OKK OKK ,,, ao contrario de ums piá que so sabe entrar nos tópico pra dar piada na galera,,, HHAA acho que sei o que isso se chama INVEJA!!!!!!
    falo tudo irmão Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico 255810

    OKK

    skuzam escreveu:O cara é uma enciclopédia sobre 6cc study

    study

    Jean Michel Colet escreveu:Rapaz...... conhecimento é a coisa mais linda do mundo !!!

    Parabéns pelo post Bandit , gostei demais do que escreveu..

    Obs: Desculpe acorda-lo ...rs

    Conhecimento realmente é maravilhoso, principalmente quando compartilhado =D

    Coupe 76 escreveu:
    BANDIT escreveu:dai compraro na própria tabela dele ...como na foto acima !!!!

    Essa e uma das coisas que mais me irritam nos servicos no BR. Vc paga para a retifica fazer um servico xyz e na hora de conferir... Nao foi feito o combinado e pago!!!!

    Temos uma carencia de mao de obra qualificada e honesta!!
    Estou em SP com tudo comprado so falta achar a retifica e um cara para montar... O motor sera espertinho para rua... Nada de canhao de pista. (W40, 6x2(bom), Isky270HL, cabecote bem feito, damper powetec, IG MSD).
    Nao acho alguem de confianca!!!
    Triste isso!!!!!

    Desculpem o desabafo!!


    Cara nem me fala, e é exatamente por isso que resolvi meter as caras e fazer eu mesmo.. Com certeza poderia me apertar um pouco e pagar pra qualquer um fazer, aqui da cidade.. Porem n confio em ninguém, tanto quanto confio em mim... Pq eles n tem conhecimento, assim como eu.. então fico no mesmo nível deles, e ainda n tem o cuidado que eu tenho... Uma vez conversando com o Bandit ele me disse que caso eu quisesse ele poderia montar lá o motor e mandar pra mim.. Eu não quis pelo fato de ser uma preparação mediana.. Eu gastaria muitooo pra ter algo provisório... Pois logo quero melhora-lo..
    Mas sem sombra de duvidas.. Pra quem quer um motor forte e resistente... Gaste Muita parte do capital com mão de obra qualificada!
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Brunugomes Qui 25 Abr - 7:29:31

    Agora vai o chutômetro, quantos cavalinhos acham que pode render essa receitinha muito bem montada e regulada no dinamometro? (Eu espero) Rsrs
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por j ricardo Qui 25 Abr - 9:01:30

    Brunugomes escreveu:Agora vai o chutômetro, quantos cavalinhos acham que pode render essa receitinha muito bem montada e regulada no dinamometro? (Eu espero) Rsrs

    eu ate simulei, mas sem a taxa exata e fluxo do cabeçote, acaba sendo só chute mesmo...

    simulei com 12:1 de taxa e cabeçote original com angulos feitos e camaras equalizadas...

    assim tem potencial para 230cv a 5500 e 292lb de torque a 3500...

    bom vacuo a partir de 1500rpm, assim sera dayli-driven...

    olha que interessante: o simulador diz que coletor engine ou similar para seu motor é grande demais... perde velocidade da mistura... não sou eu quem disse... esse coletor é para 270cv pra cima... simulando com cabeçotinho nivel 2, fica perfeito...com 270cv...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil

    Conteúdo patrocinado


    Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico Empty Re: Montagem do Motor preparado.C/ Vídeo e Gráfico

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 1:38:51