Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

93 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 93 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
BANDIT (13573)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
Xann (10394)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
j ricardo (9376)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 8 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 8 Bar_right 

+53
adriano_ribeiro
opala4cc
Marcos Adriano
Was
Júnior Stepaniak
aluzjunior
Granato
thallisguimaraes
leandrogouveia
Peças Olds
ELTON LUIZ
waat
Andre Gimenes
Fernandohluiz
Douglas Vaciliev
shimatani
PAULOG
Walas
Heldane
saviola88
MuriloRibeiro
Torres
matheuskbeca
opaleiroepumeiro
diplomata1985
Rodrigo N
Glaucio Missioneiro
Alexandre Concatto
Ayres@opala
Paulo Corso
onivaldo.gm
jhoedmds
Ronaldo Arujá
Jerffeson Quaresma
edscarpes
Sossa
bigoll53
N474N
marcus costa
Falves
Alexandre Opaleiro
omalvadeza
FERNANDO_SOARES
OPAUTIC
PedroV9
LucasPiologo
dinartebot
GeEstavas
Müller
willian fóquinha
milersevioli
tcheco 8687
Rubão6cc
57 participantes

    Ar condicionado: dossiê completo


    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 10111
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 22 Nov - 17:16:55

    bom....


    vamos la.....

    eu mexi no ar da caravuca hoje......fiz tudo o q manda o figurino:

    - limpeza com 141B (nao usei nitrogenio pq nao tenho, porem vejo muuuuuita gente q nao tem e presta servicos, principalmente no campo) no caso usei um compressor comum com 150 PSI;

    - coloquei 200ml de oleo PAG 68 sintetico;

    - verifiquei vazamentos pressurizando o sistema e deixando algumas horas com o manifold ligado olhando as pressoes e nao baixou nada. (meu frasco de contraste nao chegou);

    - fiz vacuo de uns 40 minutos com minha bomba de 7 cfm....creio eu ser mais q o suficiente.

    - coloquei cerca de 550g de fluido (nao tenho ctz pq a garrafa é de 750g e ficou muito leve e com pouca pressao interna por isso tive q mexer nela pra algumas vezes e acredito q a força da mangueira ligada interfere um pouco devido a lata ser "leve") como eu tenho outra lata nova fechada de 750g eu fiz algumas contas usando ela de base e cheguei a esses 550g.


    andei hoje a tarde com ela hoje esta muuuuito calor aqui e o ar gelou muito bem....o compressor aciona e desaciona noramalmente.....esta "ciclando" bem e o funcionamento ao meu ver esta bom.

    agora é só torcer para q ele nao de problema igual ou outro.....porem acredito q o outro foi alguma cagada do cara q mexeu.....tomara q eu nao cometa o mesmo erro q ele.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12593310
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12688310

    opala4cc, Rubão6cc e Fabinho70 gostam desta mensagem


    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 15340
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Dom 22 Nov - 20:55:17

    Marco, acho que 550 gramas de fluido (gás?) é pouco pro sistema adaptado pro R134a. Não me lembro ao certo onde peguei essa informação mas parece que usam em torno de 850-900 gramas.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Dom 22 Nov - 21:15:21

    O ideal seria limpar o compressor por dentro antes de partir para a nova carga, caso ele não seja novo. O grande problema é que tem que desmontá-lo para limpar e o processo de montagem tem suas manhas.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 23 Nov - 16:36:21

    Rubão6cc escreveu:Marco, acho que 550 gramas de fluido (gás?) é pouco pro sistema adaptado pro R134a. Não me lembro ao certo onde peguei essa informação mas parece que usam em torno de 850-900 gramas.



    entao rubeu


    Desculpa o termo, mas quando a gente é "leigo" tem essa impressao de q mais "gas" vai gelar mais. Porem vi isso na pratica anteontem q nao é bem assim....entao deixei de ser leigo nesse quesito.

    Descobri sabado q um termo usado na preparacao cai muito bem para o sistema de ar condicioando: menos é mais!


    é loooogico q pouco fluido tbem tem seus problemas.....mas nao se comparam com o excesso.


    visto isso no sabado, domingo comecei a mexer no meu com a ideia de colocar 700g de fluido q foi recomendado no grupo do zap.......quando adicionei entre 650 a 700 funcionei o carro e as pressoes (princpalmente de alta) estavam altissimas....e o compressor nao desligava devido o gas nao atingir a temperatura de desligamento do compressor dentro da evaporadora....dai o carro nao gela....e nao desliga o compressor e a pressao de alta só aumenta....é um ciclo perigosíssimo pro sistema.


    visto esse comportamento errado nas pressoes e funcionamento do compressor fui tirando fluido do sistema voltando pra latinha de 750g e quando cheguei no peso de mais ou menos 550g consegui atingir de 8 a 10 graus negativos DENTRO DA EVAPORADORA....e com isso o compressor desarma e volta a armar dependendo da temperatura regulada no termostato do painel.


    e assim os ciclos ficaram normais e o interior do carro gelou muito......saindo ar bastante frio pelo difusor.


    com ctz vou manter ele com essa quantidade......algum dia se tiver algum problema e tiver q esvaziar o sistema ou ele mesmo vazar sozinho vou tentar fazer com menos fluido ainda....e ir adicionando os poucos conforme o rendimento.....

    o q eu fiz de colocar quase tudo primeiro e depois ir "tirando" nao é uma estrategia boa....porem eu ainda nem terminei o curso e esse é meu primeiro servico na area.....acho q mereço um desconto.


    vou ir usando o carro normalmente como sempre usei porem quando tiver a necessidade o ar sempre estara ligado.....se acontecer algo incomum eu conto aqui.

    OKK
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 23 Nov - 16:37:04

    opala4cc escreveu:O ideal seria limpar o compressor por dentro antes de partir para a nova carga, caso ele não seja novo. O grande problema é que tem que desmontá-lo para limpar e o processo de montagem tem suas manhas.

    o compressor estava limpo.


    isso nao foi problema.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 25 Nov - 17:23:48

    bom......hoje fui trabalhar de caravan.....sao 20km da cidade....cedo (6:30) nao fiz questao de avaliar....pois estava um clima agradavel e eu estava sozinho no carro.


    a tarde (17:30) estavamos em 4 no carro.....o ar gelou muito bem.....no incicio demora um pouco pois a caravan é muito grande (em comparacao com uma saveiro por exemplo).....nos 5 primeiros minutos ela gelou por inteiro e ficou muito bom.


    no meio do caminho pegamos um siga - e - pare (obras de reforma) e ficamos de 30 a 40 minutos parado na rodovia.....o ar logico caiu um pouco o rendimento com o carro parado em marcha lenta e o ponteiro da temperatura do arrefecimento chegou ao meio (algo bem raro) porem eu nao desliguei o ar e muito menos o motor em nenhum momento.

    quando saimos o interior voltou a gelar e chegando na cidade o interior estava muuuuuito gelado....de um jeito q eu nunca percebi antes.


    agora.....é necessario ressaltar:

    merito todo meu?? do meu trampo desse domingo?? da quantidade menor do fluido do q ja foi dito aqui ou em outros lugares?

    creio q nao....de certa forma foi meu....porem nao unicamente pelo trampo no domingo.....vale lembrar q alguns anos atraz fiz o total revestimento termico na caixa evaporadora com feltro e manta asfaltica aluminizada.....e isso com ctz interferiu de mais!!!

    isso ates de mexer no A/C ja me "rendia" um ar "fresco" ao ligar o ventilador do A/C mesmo sem o compressor....eu me lembro q fazer isso antes saia um vapor e era horrivel.


    bom...de uma certa forma estou muito satisfeito com o ar do jeito q esta...gostei de mais.....realmente senti o desempenho de carro "moderno"


    nas proximas manutencoes pretendo colocar uma caneta de expansao original GM essa minha eu ganhei do cara q presta servicos na usina q eu trabalho.


    na minha tentativa de tentar completar o dossie por enquanto é isso.

    OKK
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Qua 25 Nov - 19:22:49

    Marcos Adriano escreveu:bom......hoje fui trabalhar de caravan.....sao 20km da cidade....cedo (6:30) nao fiz questao de avaliar....pois estava um clima agradavel e eu estava sozinho no carro.


    a tarde (17:30) estavamos em 4 no carro.....o ar gelou muito bem.....no incicio demora um pouco pois a caravan é muito grande (em comparacao com uma saveiro por exemplo).....nos 5 primeiros minutos ela gelou por inteiro e ficou muito bom.


    no meio do caminho pegamos um siga - e - pare (obras de reforma) e ficamos de 30 a 40 minutos parado na rodovia.....o ar logico caiu um pouco o rendimento com o carro parado em marcha lenta e o ponteiro da temperatura do arrefecimento chegou ao meio (algo bem raro) porem eu nao desliguei o ar e muito menos o motor em nenhum momento.

    quando saimos o interior voltou a gelar e chegando na cidade o interior estava muuuuuito gelado....de um jeito q eu nunca percebi antes.


    agora.....é necessario ressaltar:

    merito todo meu?? do meu trampo desse domingo?? da quantidade menor do fluido do q ja foi dito aqui ou em outros lugares?

    creio q nao....de certa forma foi meu....porem nao unicamente pelo trampo no domingo.....vale lembrar q alguns anos atraz fiz o total revestimento termico na caixa evaporadora com feltro e manta asfaltica aluminizada.....e isso com ctz interferiu de mais!!!

    isso ates de mexer no A/C ja me "rendia" um ar "fresco" ao ligar o ventilador do A/C mesmo sem o compressor....eu me lembro q fazer isso antes saia um vapor e era horrivel.


    bom...de uma certa forma estou muito satisfeito com o ar do jeito q esta...gostei de mais.....realmente senti o desempenho de carro "moderno"


    nas proximas manutencoes pretendo colocar uma caneta de expansao original GM essa minha eu ganhei do cara q presta servicos na usina q eu trabalho.


    na minha tentativa de tentar completar o dossie por enquanto é isso.

    OKK

    Já esqueceu da ventoinha dupla no radiador? bounce
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 25 Nov - 19:46:44

    entao....


    na vdd nem havia mais pensado nisso.....


    voltei a pensar hoje quando a temperatura subiu anormalmente....mas realmente foi algo totalmente incomum por aqui.....aqui nao existe transito.....é q o governo q eu amo encheu a regiao de pedagios e as consessionarias estao arrumando tudo e loooooooogico fazendo as praças de cobrança.

    mas devido os gastos com essas ferramentas, o curso em si, combustivel e algumas outras coisas (peças da suspensao q estou comprando aos poucos) eu to meio enrolado....


    vou manter assim por enquanto....esse upgrade vai ficar pra depois );
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Qua 25 Nov - 21:57:19

    Marcos Adriano escreveu:entao....


    na vdd nem havia mais pensado nisso.....


    voltei a pensar hoje quando a temperatura subiu anormalmente....mas realmente foi algo totalmente incomum por aqui.....aqui nao existe transito.....é q o governo q eu amo encheu a regiao de pedagios e as consessionarias estao arrumando tudo e loooooooogico fazendo as praças de cobrança.

    mas devido os gastos com essas ferramentas, o curso em si, combustivel e algumas outras coisas (peças da suspensao q estou comprando aos poucos) eu to meio enrolado....


    vou manter assim por enquanto....esse upgrade vai ficar pra depois );

    Melhor fazer este upgrade antes da troca da caneta. What a Face
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Qui 26 Nov - 2:50:23

    As ventoinhas de 8 devem estar bem caras nesse momento, devido a alta do dólar pale


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 26 Nov - 4:59:47

    Exatamente.


    O frete dessas coisas tbem estão muito caros. Pesquisei muito pra comprar minhas ferramentas e tanto no ali, eBay e etc não compensaram em relação ao ML. Por isso peguei tudo no ML.


    Duas ventoinhas dessa eu vou gastar uns 500 reais eu acho.


    O esquema da caneta creio eu q só vou mexer se o sistema der algum problema e precisar ser aberto ou se eu conseguir uma recolhedora.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Qui 26 Nov - 6:40:46

    Rubão6cc escreveu:As ventoinhas de 8 devem estar bem caras nesse momento, devido a alta do dólar pale

    Eu estava pensando em algo pronto, ventoinhas adaptadas de outro veículo, junto com o defletor. É claro que seria necessário trocar rolamento, já que a maioria das ventoinhas de carro usado vendidas no mercadolivre estão com o rolamento no bagaço.
    Estes conjuntos de ventoinha com defletor são mais eficientes do que estas ventoinhas chinesas novas que só vêm com a ventoinha propriamente dita.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 26 Nov - 7:58:45

    Sim


    Já havíamos falado disso.


    Porém pelo q andei vendo eu não gastaria menos do q 400 reais pra fazer isso....mesmo usando um kit de ventoinhas duplas de outro carro já prontas como vc disse....

    Daí na época eu acabei desanimando das duas coisas.


    E como dito, perante o rendimento q tive no ar ontem não pretendo mexer com isso tão cedo.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 29 Nov - 19:50:33

    bom


    como havia dito aqui qualquer coisa q acontecer com meu sistema de ar eu comentaria.


    pois bem.....


    o fluido do sistema acabou vazando pelo selo do compressor...acho q ele estava meio ruim devido ficar muito tempo parado e resolveu abrir o bico hoje.


    agora voltamos ao planejamento.....de trocar a caneta pela original GM q chega essa semana, trocar o selo OU o compressor.

    estou mais animado em trocar o compressor....mas seria algo mais a longo prazo...talvez ano q vem......porem seria garantido.


    porem tem a opcao de trocar apenas o selo.....e talvez o compressor em si abra o bico.....sei la


    vou ver certinho o q fazer....vou desmontar ele durante essa semana q vejo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Dom 29 Nov - 20:07:25

    Marcos Adriano escreveu:bom


    como havia dito aqui qualquer coisa q acontecer com meu sistema de ar eu comentaria.


    pois bem.....


    o fluido do sistema acabou vazando pelo selo do compressor...acho q ele estava meio ruim devido ficar muito tempo parado e resolveu abrir o bico hoje.


    agora voltamos ao planejamento.....de trocar a caneta pela original GM q chega essa semana, trocar o selo OU o compressor.

    estou mais animado em trocar o compressor....mas seria algo mais a longo prazo...talvez ano q vem......porem seria garantido.


    porem tem a opcao de trocar apenas o selo.....e talvez o compressor em si abra o bico.....sei la


    vou ver certinho o q fazer....vou desmontar ele durante essa semana q vejo.

    O problema é que o filtro secador vai ficar exposto à umidade até lá. Talvez seu professor do curso me contradiga, mas estes filtros não devem ser reaproveitados e, se abertos, não podem ficar mais do que 15 minutos expostos à umidade atmosférica. A umidade atmosférica (dentro do sistema, junto com o fluido de trabalho e o óleo) é arqui-inimiga do desempenho dos sistemas de AC ou mesmo dos ciclos de refrigeração, genericamente falando.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 29 Nov - 20:24:48

    sao umas das falas princpais dele: vacuo é obrigatorio! filtro é descartavel! Olhar a condicao do oleo antes de entrar com manifold (recilicladora/recolhedora)!


    porem filtro secador é 100 reais mais ou menos...eu paguei 50 nesse num ferro velho q ainda tem algumas peças novas e ele era novo.


    problema nenhum troca-lo


    o problema é o compressor novo de 1300...ai ja é um valor expressivo...por isso preciso ver certinho


    mas como comentei nos grupos de zap: experiencia ganha....ta valendo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Dom 29 Nov - 21:07:44

    Marcos Adriano escreveu:sao umas das falas princpais dele: vacuo é obrigatorio! filtro é descartavel! Olhar a condicao do oleo antes de entrar com manifold (recilicladora/recolhedora)!


    porem filtro secador é 100 reais mais ou menos...eu paguei 50 nesse num ferro velho q ainda tem algumas peças novas e ele era novo.


    problema nenhum troca-lo


    o problema é o compressor novo de 1300...ai ja é um valor expressivo...por isso preciso ver certinho


    mas como comentei nos grupos de zap: experiencia ganha....ta valendo.

    Concordo: vale a experiência.
    Dica sobre o compressor: aproveite e troque o rolamento (chinês, klingon, atlante, etc... nem pensar). O selo, existe uma ferramenta centralizadora. Também é necessário um calibre de lâminas para acertar a folga da polia e existe uma sequência de calços a serem acertados, como acontece no diferencial. Acho que talvez seja melhor e mais econômico já partir para um compressor novo. Até porque acredito que algumas peças deste compressor original do opala podem já estar difíceis de se encontrar. Se optar por manter este compressor, você não vai escapar de desmontá-lo todo para inspecionar o estado das peças internas, inclusive o eixo. Aí, vai precisar também do jogo de juntas. Alguns vazamentos também podem ocorrer pelas válvulas da parte de alta pressão e da de baixa pressão. Por isso, pode ser necessário trocar estas válvulas caso decida manter o compressor.
    Boa sorte.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 30 Nov - 18:00:20

    sim eu sei sobre os calcos do cubo da embreagem do compressor, sacador e centralizador de selo e etc....aprendemos isso.

    o rolamento se vc tiver se referindo ao da polia é absolutamente novo....eu havia trocado faz tempo na esperanca de voltar o ar a funcionar.....entao ele rodou praticamente somente esses dias quando foi ativado.


    eu abri o compressor hoje....mas quando terminei ja estava escuro....vou lavar as peças e avaliar melhor posteriormente....enquanto isso vou pesquisando as juntas e o selo pra ter uma ideia de valores e disponibilidade....

    eu com ctz estou muito interessado num compressor novo...porem dependendo do estado de conservacao interna das peças deste e disponibilidade do kit de juntas e selo estava pensando em montar ele tipo como se fosse uma "revisao" pra provar isso em pratica

    pois se der algo errado ele é meu....melhor meu do q o dos outros....assim posso ir me aperfeiçoando.....

    pois como o professor diz: no Senai é otimo, facil e maravilhoso mexer....tudo limpinho, parafusos sem torque, peças com folgas faceis de sair e encaixar, e etc etc etc....na pratica o bixo pega....eu sofri pra tirar dois parafusos allen da carcaça de tao apertados q estavam arredondou o sextavado e tive q tirar no impacto.

    oleo, terra, sujeira, tinta e etc....muita coisa atrapalha.


    mas vou ir vendo por aqui por enquanto.....

    opala4cc gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Dez - 17:29:38

    Bom.....


    eu ja fiz a compra de uma caneta expansora original GM do opala, tbem comprei um filtro secador/acumulador novo. Ambos ja estao aqui.


    Uma outra mudança é q eu praticamente ganhei um compressor Denso 10P15 q é muito mais moderno do q o antigo 6P148

    ele muito usado ate hoje na linha agricola valtra, john deere, uniport da jacto e tbem no ford cargo e etc....

    foi usado na linha fiat tbem.......e por ai vai.....


    acontece q esse compressor foi trocado pois queimou a embreagem magnetica....e a empresa optou por fazer a troca do componente completo......

    acabou q eu consegui essa peça com esse meu amigo pois segundo ele: ele nao perde tempo revisando compressor.....pq depois tem q dar garantia e etc......entao resolvi pegar e abrir pra conferir internamente pois eu senti ele meio pesado pra girar...quando eu abri ele tinha oleo dentro e tbem estopa e um besouro.....mas estava absolutamente perfeito.....nele tbem faltava as duas conexoes de succão e descarga pois o compressor novo veio sem e foi tirado.....mas isso tbem ja esta a caminho....

    o lado legal disso é q vou poder usar o engate rapido nas valvulas de servico....e a linha de alta tem uma valvula de alivio de pressao o q é muito bom pro sistema.

    porem o problema comeca agora, pois eu nao estou achando o kit de juntas e reparos pra esse compressor 10P15 e como estou de ferias pretendo viajar semana q vem acho q vou ter q montar com o kit de juntas e reparos velhos.....a unica coisa nova q eu achei foi o selo...q ja esta a caminho.


    moral da historia: fiquei com medo de nao achar os reparos do 6P148 por ser um modelo muito antigo e acabei tendo serios problemas em achar o kit do 10P15. O kit do 6P148 achei varios a venda.


    essa semana vou tentar procurar em uma outra cidade maior q tem por aqui perto (Araçatuba) pois em Presidente Prudente nao achei....caso nao encontre o kit de juntas e o selo e as conexoes chegarem vou montar assim mesmo.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Dom 6 Dez - 18:11:30

    Marco, o grande problema de reparar estes compressores é que você não encontra peças disponíveis com facilidade no mercado. Algumas empresas até vendem alguns componentes, mas somente pra pessoa jurídica. Parece até uma mafia. Não consegui achar nada quando tive intenção de consertar meu compressor Denso que esta travado. Daí desisti. Resolvi morrer num novo.


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Dez - 19:11:36

    Então......


    Acho q vc não captou muito o q eu tentei falar....


    Aconteceu q eu achei fácil no ML o kit de reparos do 6P148, 10P08, 10PA15, 10PA17 e etc.....

    O único q eu não encontrei foi do bendito 10P15....até parece perseguição......se alguém duvidar de mim pode pesquisar e se achar me fala kkkkkkkkk pois faz quase uma semana q estou procurando e não acho.

    Eu até achei o kit no site da Royce....mas como vc disse eles não  vendem para consumidor final.

    O kit q eu preciso é exatamente esse:

    https://www.royce.com.br/junta-do-compressor-denso-10p13-a-b-c-d-e-f-10p15-a-c-metal-RC.350.088


    O kit q eu preciso é um kit simples e comum de revisão q é feito com frequência por várias oficinas do ramo. Agora peças mais sérias tipo corpo, pistão, rotor, eixo e etc são difíceis mesmo....no caso de compressor travado muitas vezes é necessário trocar peças dessas e ai sim é difícil de achar. E nesse quesito esse compressor está tudo perfeito.

    Agora um kit de orings e juntas é fácil.... só não estou achando desse modelo específico.

    Amanhã vou dar uma ligada em alguns lugares de Araçatuba pra ver...qualquer coisa se achar lá vou fazer uma visita pro Jones....se não achar vou montar com o kit usado mesmo.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Dom 6 Dez - 19:40:41

    Sim. São as peças críticas a que me refiro. Pistões, eixo oscilante, camisas..normalmente quando um compressor desses (Denso) trava tem que trocar essas peças. Tecnicamente poderia ser consertado, mas a escassez de certas peças torna a coisa inviável. Um compressor de concepção mais moderna, por sua vez, normalmente quando sofre travamento não tem concerto.


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Dez - 19:42:54

    É


    Mas não é o caso desse....ele está excelente.... só queria monta-lo com os reparos novos....mas tá dificil
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Dom 6 Dez - 20:01:51

    Tem um tópico meu por aqui sobre o compressor que eu abri mas não consigo achar drunken
    Esse compressor estava no meu Opala. Acredito que era original de fábrica. Já estava travado. Na época acho que já estava utilizando outro e resolvi abrir por curiosidade de ver como era por dentro e verificar também se havia a possibilidade de consertá-lo. Contudo o panorama não foi dos melhores, infelizmente:

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12227804-1099518256749231-7927843020875592098-n

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12241571-1099517120082678-7240991320400482060-n

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12243087-1099515740082816-8715813006267142485-n

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12243416-1099514066749650-77849496604876554-n-1

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 12247104-1099515163416207-8810732554183483068-n

    Tentei achar as peças em tudo quanto é canto mas não consegui, então abandonei.


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Dez - 20:08:18

    É....eu entendi....


    Eu lembro do tópico.....


    Acontece q não é o caso desse aqui.....

    Talvez seria do 6P148 q era seu e q eu estava usando esses dias......talvez fosse necessário trocar algumas dessas peças dessas devido um pouco de desgaste e tal...


    Mas esse 10p15 realmente está muito bom.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Dom 6 Dez - 20:41:44

    Marcos Adriano escreveu:Então......


    Acho q vc não captou muito o q eu tentei falar....


    Aconteceu q eu achei fácil no ML o kit de reparos do 6P148, 10P08, 10PA15, 10PA17 e etc.....

    O único q eu não encontrei foi do bendito 10P15....até parece perseguição......se alguém duvidar de mim pode pesquisar e se achar me fala kkkkkkkkk pois faz quase uma semana q estou procurando e não acho.

    Eu até achei o kit no site da Royce....mas como vc disse eles não  vendem para consumidor final.

    O kit q eu preciso é exatamente esse:

    https://www.royce.com.br/junta-do-compressor-denso-10p13-a-b-c-d-e-f-10p15-a-c-metal-RC.350.088


    O kit q eu preciso é um kit simples e comum de revisão q é feito com frequência por várias oficinas do ramo. Agora peças mais sérias tipo corpo, pistão, rotor, eixo e etc são difíceis mesmo....no caso de compressor travado muitas vezes é necessário trocar peças dessas e ai sim é difícil de achar. E nesse quesito esse compressor está tudo perfeito.

    Agora um kit de orings e juntas é fácil.... só não estou achando desse modelo específico.

    Amanhã vou dar uma ligada em alguns lugares de Araçatuba pra ver...qualquer coisa se achar lá vou fazer uma visita pro Jones....se não achar vou montar com o kit usado mesmo.

    Pô, eu ia justamente recomendar o site da hemorroyce! Eu comprei deles algumas coisas na década passada, quando ainda não exigiam CNPJ.
    Vê estes aqui: https://www.grupodensul.com.br/shop
    http://www.autoclub.com.br/produtos/47/compressores-e-partes-/bloco-compressor-/bloco-compressor-universal-6p148/
    https://www.facebook.com/pg/varial.arcondicionado/about/?ref=page_internal

    Os dois primeiros, eu acho que também só vendem para CNPJ. A varial eu sei que vende para pessoa física. Neste momento, o website deles está off line (http://www.varialrs.com.br/)

    NÃO monte o compressor com as juntas velhas. É impreterível que as juntas sejam novas.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Dez - 18:39:39

    Eu já desisti de encontrar as juntas metálicas....


    Essa semana vou tentar encontrar os anéis orings da carcaça.


    Um vendedor no ml tem o kit de orings com o selo por 150 reais....porém ele não vende o kit sem o selo.....e o selo eu já tenho....

    Ele comentou comigo q nunca chegou ver o kit de juntas desse compressor com essas juntas metálicas.

    Duas pessoas q mexem com ar me disse q se alas não tiverem dobradas, trincadas ou quebradas eu posso montar com elas mesmo....

    Mas os 3 orings teria q trocar mesmo.


    Eu estou mexendo no celular....quando tiver no Pc eu abro esses sites e dou uma olhada .....mas já me conformei em montar com o kit q estava ....


    Se não achar vou montar.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 7 Dez - 21:19:25

    Marcos Adriano escreveu:Eu já desisti de encontrar as juntas metálicas....


    Essa semana vou tentar encontrar os anéis orings da carcaça.


    Um vendedor no ml tem o kit de orings com o selo por 150 reais....porém ele não vende o kit sem o selo.....e o selo eu já tenho....

    Ele comentou comigo q nunca chegou ver o kit de juntas desse compressor com essas juntas metálicas.

    Duas pessoas q mexem com ar me disse q se alas não tiverem dobradas, trincadas ou quebradas eu posso montar com elas mesmo....

    Mas os 3 orings teria q trocar mesmo.


    Eu estou mexendo no celular....quando tiver no Pc eu abro esses sites e dou uma olhada .....mas já me conformei em montar com o kit q estava ....


    Se não achar vou montar.

    Poxa, 150 reais... o kit de aneis o'ring não custa mais do que 10 reais. Se você tiver um paquimetro , souber usá-lo e puder medir as sedes onde vão os o'ring, você pode encomendá-los na casa das gaxetas daqui de porto alegre. Vai gastar mais no envio do que nos anéis. Mas aí em sao paulo deve haver loja especializada em vedantes para a indústria.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 8 Dez - 11:23:10

    esse kit de 150 reais é o SELO + os 3 aneis da carcaça + os 4 aneis das conexoes de succao e descarga.


    acontece q eu ja tenho o SELO, e pelo q eu vi o prazo de entrega do correio nao é tao bom visando q eu pretendo viajar dia 15 (semana q vem) dai nao adianta nada eu pagar 150 reais no kit q chegue aqui depois do dia 15...e ficar com uma peça sobrando aqui...por isso desisti dele...se tivesse achado o anuncio logo no inicio teria comprado com ctz....e nao compraria o selo avulso.


    eu ja tenho a medida da carcaça e dos aneis....estou ligando em alguns lugares pra ver se tem....mas nao acho....muitos atendentes nao entendem o q eu preciso ou fazem pouco caso e mal falam comigo.....alguns sao bons e quando veem q nao tem ate indicam lugares q eu possa achar.....mas nao tem.

    eu nao moro em SP capital....eu moro no interior (uns 600km da capital) e a cidade q eu moro (PARAPUÃ) tem 10mil habitantes....nao tem sequer uma auto peças aqui (em 14 anos q tenho opala eu nunca comprei uma peça sequer aqui)

    estou correndo atras ligando em outras cidades maiores pra ver se acho o kit ou os 3 orings grandes (os pequenos eu tenho um kit variado com 270 q comprei).....estou tentando em Araçatuba e Marilia.....Presidente Prudente ja tentei semana passada.....estou me limitando em ligar em cidades num raio de no maximo 100km daqui pois se eu achar irei buscar de carro.....e rodar muitos kms atraz disso fica fora de mao....


    eu poderia desistir desse e tentar montar o 6P148 porem nao teria grana e tempo pra comprar e chegar as peças dele....ja q visei tudo no 10P15 q logicamente esta muito mais novo por dentro e compensa muito mais o investimento.....

    eu vou tentar mais hoje e amanha conseguir os origns ou o kit completo....se nao achar vou montar ele assim mesmo....preparar todo o sistema e pressurizar pra fazer o teste de vazamento e deixo um dia inteiro pra ver se tem vazamento acompanhando no manifold.....

    se eu ver q ha vazamento eu nao faço a carga de oleo e gas e viajo sem A/C

    uma outra coisa q pensei é q na minha viagem eu passo por SP capital daria pra eu tentar achar por la e trazer embora na volta e arrumar tudo aqui quando chegar.....

    mas ai é aquela: viajar 700km (só ida) sem A/C Sad Sad Sad Sad Sad
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Ter 8 Dez - 12:29:49

    Marcos Adriano escreveu:esse kit de 150 reais é o SELO + os 3 aneis da carcaça + os 4 aneis das conexoes de succao e descarga.


    acontece q eu ja tenho o SELO, e pelo q eu vi o prazo de entrega do correio nao é tao bom visando q eu pretendo viajar dia 15 (semana q vem) dai nao adianta nada eu pagar 150 reais no kit q chegue aqui depois do dia 15...e ficar com uma peça sobrando aqui...por isso desisti dele...se tivesse achado o anuncio logo no inicio teria comprado com ctz....e nao compraria o selo avulso.


    eu ja tenho a medida da carcaça e dos aneis....estou ligando em alguns lugares pra ver se tem....mas nao acho....muitos atendentes nao entendem o q eu preciso ou fazem pouco caso e mal falam comigo.....alguns sao bons e quando veem q nao tem ate indicam lugares q eu possa achar.....mas nao tem.

    eu nao moro em SP capital....eu moro no interior (uns 600km da capital) e a cidade q eu moro (PARAPUÃ) tem 10mil habitantes....nao tem sequer uma auto peças aqui (em 14 anos q tenho opala eu nunca comprei uma peça sequer aqui)

    estou correndo atras ligando em outras cidades maiores pra ver se acho o kit ou os 3 orings grandes (os pequenos eu tenho um kit variado com 270 q comprei).....estou tentando em Araçatuba e Marilia.....Presidente Prudente ja tentei semana passada.....estou me limitando em ligar em cidades num raio de no maximo 100km daqui pois se eu achar irei buscar de carro.....e rodar muitos kms atraz disso fica fora de mao....


    eu poderia desistir desse e tentar montar o 6P148 porem nao teria grana e tempo pra comprar e chegar as peças dele....ja q visei tudo no 10P15 q logicamente esta muito mais novo por dentro e compensa muito mais o investimento.....

    eu vou tentar mais hoje e amanha conseguir os origns ou o kit completo....se nao achar vou montar ele assim mesmo....preparar todo o sistema e pressurizar pra fazer o teste de vazamento e deixo um dia inteiro pra ver se tem vazamento acompanhando no manifold.....

    se eu ver q ha vazamento eu nao faço a carga de oleo e gas e viajo sem A/C

    uma outra coisa q pensei é q na minha viagem eu passo por SP capital daria pra eu tentar achar por la e trazer embora na volta e arrumar tudo aqui quando chegar.....

    mas ai é aquela: viajar 700km (só ida) sem A/C Sad Sad Sad Sad Sad

    Eu sei, eu entendi que 150 reais é o selo e os anéis. Fiquei exasperado porque fiz uma matemática que ficou implícita: se os anéis não devem custar mais do que uns 10 reais (talvez 20, depende do tamanho deles e se a medida é comercial), significa que dos 140 reais, teoricamente estão cobrando no mínimo 100 reais apenas pelo selo e ele não vale tudo isso.
    Cuidado ao comprar os anéis o'ring. Especifique que é para uso com óleo sintético PAG e R134a. Viton, por exemplo, NÃO SERVE e também existem os anéis de teflon (você olha e jura que é borracha nitrílica). Já os anéis o'ring e selos usados na época do R12 não servem para os sistemas com R134a (não sei o que mudou na composição), mas isso o teu professor já deve ter falado... study
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 8 Dez - 17:17:40

    Eu paguei 25 reais mais uns 10 de frete no selo....realmente achei um valor alto esse kit.....se ele vendesse os anéis separados por um valor legal eu pegava.....mas junto do selo nesse valor e sem ter certeza da entrega antes da viagem eu abandonei.


    O anel oring tem q ser HNBR.


    Porém tá difícil explicar o q eu preciso imagina o material q ele é feito kkkkkk


    Vou pegar firme amanhã e ligar nos lugares hoje não consegui.
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 19 Fev - 6:09:45

    Alguém sabe se encontro o soquete da iluminação do controle do ar condicionado? o meu derreteu e não está encaixando e está dando mal contato na lâmpada.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sex 19 Fev - 6:33:18

    adriano_ribeiro escreveu:Alguém sabe se encontro o soquete da iluminação do controle do ar condicionado? o meu derreteu e não está encaixando e está dando mal contato na lâmpada.

    O soquete, sim. Mas o cone onde encaixa o soquete, não.
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 19 Fev - 6:54:10

    Será que funcionaria um LED?

    Assim:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1022625896-led-alto-brilho-cabo-20cm-12v-5mm-kit-3-un-frete-fixo-1200-_JM
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sex 19 Fev - 7:13:57

    adriano_ribeiro escreveu:Será que funcionaria um LED?

    Assim:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1022625896-led-alto-brilho-cabo-20cm-12v-5mm-kit-3-un-frete-fixo-1200-_JM

    Claro! Mas o led, mesmo sendo mais frio do que a lâmpada incandescente original, não deve encostar no cone plástico, pois pode dertetê-lo. Acho arriscado usar led sem o soquete.
    Este soquete provavelmente é fabricado por estes caras: www.rainhadassete.com.br
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 19 Fev - 7:48:34

    se eu nao tivesse vendido o chicote eletrico do 88 para sucata eu arrumaria pra vc.
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 19 Fev - 7:51:35

    Sad Sad
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sex 19 Fev - 8:08:22

    adriano_ribeiro escreveu:Alguém sabe se encontro o soquete da iluminação do controle do ar condicionado? o meu derreteu e não está encaixando e está dando mal contato na lâmpada.

    Esses soquetinhos vem nesses manômetros de pressão de combustível, turbo, etc. Se não encontrar novo ou em desmanches, seria uma alternativa....carinha, mas seria.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96

    adriano_ribeiro gosta desta mensagem

    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sex 19 Fev - 8:22:22

    Achei meio caro, mas taí.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1589050596-soquete-com-lampada-t5-pinguinho-botao-interruptor-fiat-par-_JM#position=18&type=item&tracking_id=4a5b1c77-97f0-422f-b7b7-c7f484a49c47


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 19 Fev - 8:28:33

    Valeu Muller, a minha é diferente, talvez não seja mais a original, a de vocês é igual a essa?

    Tem a unidade mais barato, acho que vale a pena se encaixar perfeito.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1495518395-1-soquete-lampada-t5-pinguinho-led-boto-interruptor-fiat-_JM
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sex 19 Fev - 8:32:25

    adriano_ribeiro escreveu:Valeu Muller, a minha é diferente, talvez não seja mais a original, a de vocês é igual a essa?

    Tem a unidade mais barato, acho que vale a pena se encaixar perfeito.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1495518395-1-soquete-lampada-t5-pinguinho-led-boto-interruptor-fiat-_JM

    Diferente???? Tem foto?


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 19 Fev - 10:53:27

    adriano_ribeiro escreveu:Valeu Muller, a minha é diferente, talvez não seja mais a original, a de vocês é igual a essa?

    Tem a unidade mais barato, acho que vale a pena se encaixar perfeito.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1495518395-1-soquete-lampada-t5-pinguinho-led-boto-interruptor-fiat-_JM


    esse nao é original.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 19 Fev - 10:54:40

    Müller escreveu:Achei meio caro, mas taí.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1589050596-soquete-com-lampada-t5-pinguinho-botao-interruptor-fiat-par-_JM#position=18&type=item&tracking_id=4a5b1c77-97f0-422f-b7b7-c7f484a49c47


    esse é beeeeeem parecido com o original...


    acho q vai servir.....


    considerando 40 reais o par nao esta taaaao caro...
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 19 Fev - 11:03:10

    Fiquei em dúvida, vai 1 ou 2 lâmpadas?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 19 Fev - 11:07:40

    uma.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Sex 19 Fev - 11:14:19

    adriano_ribeiro escreveu:Alguém sabe se encontro o soquete da iluminação do controle do ar condicionado? o meu derreteu e não está encaixando e está dando mal contato na lâmpada.

    Mas derreteu completamente? Aquilo é de plástico, você pode modelar ele com ferro quente


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por adriano_ribeiro Sáb 20 Fev - 5:42:10

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 20210210

    Aí a gambiarra, mesmo acendendo não ilumina os botões.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sáb 20 Fev - 6:24:31

    adriano_ribeiro escreveu:Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 20210210

    Aí a gambiarra,  mesmo acendendo não ilumina os botões.

    É, o seu já foi trocado.....o soquete original não é assim.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 20 Fev - 7:00:19

    adriano_ribeiro escreveu:Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 20210210

    Aí a gambiarra,  mesmo acendendo não ilumina os botões.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Images-90


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    opala4cc gosta desta mensagem

    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sáb 20 Fev - 7:06:05

    Rubão6cc escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 20210210

    Aí a gambiarra,  mesmo acendendo não ilumina os botões.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Images-90

    Tbem não é esse. Esse é maior e é dos controles do desembaçador.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 20 Fev - 7:26:42

    Müller escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Images-90

    Tbem não é esse. Esse é maior e é dos controles do desembaçador.

    Vixe..será que falhou minha memória agora ?


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 20 Fev - 8:30:53

    Rubão6cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Tbem não é esse. Esse é maior e é dos controles do desembaçador.

    Vixe..será que falhou minha memória agora ?

    Acho que é esse mesmo.

    Conteúdo patrocinado


    Ar condicionado: dossiê completo - Página 8 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 5:30:59