Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
BANDIT (13573)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
Xann (10394)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
j ricardo (9376)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_leftAr condicionado: dossiê completo - Página 9 BarAr condicionado: dossiê completo - Página 9 Bar_right 

+53
adriano_ribeiro
opala4cc
Marcos Adriano
Was
Júnior Stepaniak
aluzjunior
Granato
thallisguimaraes
leandrogouveia
Peças Olds
ELTON LUIZ
waat
Andre Gimenes
Fernandohluiz
Douglas Vaciliev
shimatani
PAULOG
Walas
Heldane
saviola88
MuriloRibeiro
Torres
matheuskbeca
opaleiroepumeiro
diplomata1985
Rodrigo N
Glaucio Missioneiro
Alexandre Concatto
Ayres@opala
Paulo Corso
onivaldo.gm
jhoedmds
Ronaldo Arujá
Jerffeson Quaresma
edscarpes
Sossa
bigoll53
N474N
marcus costa
Falves
Alexandre Opaleiro
omalvadeza
FERNANDO_SOARES
OPAUTIC
PedroV9
LucasPiologo
dinartebot
GeEstavas
Müller
willian fóquinha
milersevioli
tcheco 8687
Rubão6cc
57 participantes

    Ar condicionado: dossiê completo


    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 15340
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 20 Fev - 7:26:42

    Müller escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Images-90

    Tbem não é esse. Esse é maior e é dos controles do desembaçador.

    Vixe..será que falhou minha memória agora ?

    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 7198
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 20 Fev - 8:30:53

    Rubão6cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Tbem não é esse. Esse é maior e é dos controles do desembaçador.

    Vixe..será que falhou minha memória agora ?

    Acho que é esse mesmo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 20 Fev - 8:33:42

    Taí o maldito:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Soquet10

    Esse lixo ilumina os controles do AC.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 20 Fev - 8:37:00

    Müller escreveu:Achei meio caro, mas taí.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1589050596-soquete-com-lampada-t5-pinguinho-botao-interruptor-fiat-par-_JM#position=18&type=item&tracking_id=4a5b1c77-97f0-422f-b7b7-c7f484a49c47

    Este do anúncio pode não encaixar. O perfil de encaixe dele é quadrado com vértices arredondados. O original do opala tem encaixe redondo (no local onde encaixa no cone).
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 20 Fev - 8:43:24

    opala4cc escreveu:Taí o maldito:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Soquet10

    Esse lixo ilumina os controles do AC.

    Isso aí está sendo responsável pelo problema que tenho no AC ao ligar os faróis. Quando esse soquete está ligado e o farol aceso o compressor fica desarmando. Me disseram que pode ser aterramento num ponto na parede corta fogo atrás do painel no lado do motorista, porém ainda não investiguei. Estou deixando pra ver isso quando for trocar o tabelier. Pretendo revisar tudo e deixar zerado.


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 20 Fev - 9:00:49

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Taí o maldito:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Soquet10

    Esse lixo ilumina os controles do AC.

    Isso aí está sendo responsável pelo problema que tenho no AC ao ligar os faróis. Quando esse soquete está ligado e o farol aceso o compressor fica desarmando. Me disseram que pode ser aterramento num ponto na parede corta fogo atrás do painel no lado do motorista, porém ainda não investiguei. Estou deixando pra ver isso quando for trocar o tabelier. Pretendo revisar tudo e deixar zerado.

    Eu ia falar exatamente em aterramento. Mas primeiro tem que simular essa condição em que o compressor desarma, ligando os faróis e o AC e medir a voltagem no alternador com o motor já em temperatura de trabalho. O compressor pode estar desarmando por falta de capacidade do alternador de suprir o consumo elétrico do carro.
    Se for aterramento, duvido que seja o aterramento da bobina do compressor, pois este aterramento fica na própria carcaça do compressor. Teria que ver se tem aterramento do módulo eletrônico do AC (pois eu não me lembro mais) debaixo do painel, no lado do passageiro. Também teria que dar uma olhada se o relé do AC está bom. Quando os terminais de contato interno do relé desgastam, ele fica falhando o fechamento dos contatos. E este relé é bastante exigido. Por fim, teria que dar uma olhada nos terminais do próprio relé (nesse ano, ele fica no cofre, não?) tanto nos encaixes do soquete dele quanto no aterramento.
    Esse é o roteiro que eu faria. OKK

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sáb 20 Fev - 9:02:25

    opala4cc escreveu:Taí o maldito:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Soquet10

    Esse lixo ilumina os controles do AC.

    É esse mesmo!!


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Sáb 20 Fev - 9:06:22

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Taí o maldito:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Soquet10

    Esse lixo ilumina os controles do AC.

    Isso aí está sendo responsável pelo problema que tenho no AC ao ligar os faróis. Quando esse soquete está ligado e o farol aceso o compressor fica desarmando. Me disseram que pode ser aterramento num ponto na parede corta fogo atrás do painel no lado do motorista, porém ainda não investiguei. Estou deixando pra ver isso quando for trocar o tabelier. Pretendo revisar tudo e deixar zerado.

    Q engraçado....pelo q lembro, no chicote q repliquei, essa lâmpada não faz ligação com nenhum outro componente. Vou dar uma olhada no diagrama.

    Mas, como o opala4cc disse, tem sim aterramento do módulo na lataria.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 20 Fev - 9:22:50

    o rele do ar fica no cofre bem perto do interruptor e lampada de iliminacao do mesmo....acima da caixa evaporadora....é facil de verificar todas as conexoes.


    o modulo fica atraz do compartimento do porta luva....o aterramento é feito em um dos parafusos q prendem aquela peça q faz a licagacao do habitaculo com a caixa evaporadora abaixo da "churrasqueira"....esse é um pouco chatinho de mexer com o porta luvas montado.

    o terra dessa lampada pode ser verificado a qualquer momento...nao precisa desmontar todo o painel.....é só simular um aterramento direto em algum outro ponto onde vc tem ctz q o contato esta ok......


    realmente Miller, vc tem razao, essa lampada nao tem absolutamente nada a ver com o sistema do AR condicionado......a ligacao dela é totalmente ligada ao chicote de meia luz do carro....pelo fio cinza com listra vermelha....assim como iluminacao da tomada 12V, porta objetos, iluminação do painel e etc.

    tanto é q vc pode "trocar" os soquetes a qualquer momento, tipo: pegar o soquete q ilumina a tomada 12V e colocar no comando do ar e vice e versa....nao vai mudar em nada no sistema do ar.


    eu acredito q o problema do rubens pode ser realmente falta de alimentacao no modulo com os farois acesos....seja isso por problemas com aterramento ou ate mesmo falta de positivo por algum problema no rele.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 22 Fev - 9:10:57

    adriano_ribeiro escreveu:Alguém sabe se encontro o soquete da iluminação do controle do ar condicionado? o meu derreteu e não está encaixando e está dando mal contato na lâmpada.


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751120432-polako-rs-chicote-iluminaco-painel-central-opala-caravan-p-_JM#position=31&type=item&tracking_id=df967ea0-d12d-424b-a450-5752c0e1bd76
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Seg 22 Fev - 17:52:14

    opala4cc escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Alguém sabe se encontro o soquete da iluminação do controle do ar condicionado? o meu derreteu e não está encaixando e está dando mal contato na lâmpada.


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751120432-polako-rs-chicote-iluminaco-painel-central-opala-caravan-p-_JM#position=31&type=item&tracking_id=df967ea0-d12d-424b-a450-5752c0e1bd76

    Problema é o frete...Adriano está aqui em SP...


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 22 Fev - 18:55:30

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751120432-polako-rs-chicote-iluminaco-painel-central-opala-caravan-p-_JM#position=31&type=item&tracking_id=df967ea0-d12d-424b-a450-5752c0e1bd76

    Problema é o frete...Adriano está aqui em SP...

    Concordo! Pra mim, que estou na mesma cidade que o vendedor, está dando R$24,00 !!!! E vai piorar, já que a Retrobrás reajustou os preços dos combustíveis.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Fev - 10:10:52

    valor do chicote esta bom....


    esses dia vi um cara vendendo o chicote do relogio digital por 100 reais.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 11 Abr - 20:45:22

    saudacoes opalisticas.


    bom galera um tempo sem aparecer por aqui porem trouxe umas conclusoes interessantes.


    - Sobre a caneta preta e a caneta branca e minha primeira carga de 550g.

    Antes de fazer o curso de ar condicionado eu fiz um curso basico de injecao eletronica Diesel e meu professor sempre falava: bomba nao gera pressao......bomba gera vazao, quem gera pressao é uma restricao na linha. Notei q isso se aplica tbem ao ar condicionado, pois o compressor do ar nao gera pressao, ele circula o fluido e quem gera a pressao é a caneta expansora. Se vc instalar o sistema sem a caneta o fluido vai ficar circulado la o tempo todo e vc conseguira colocar uma quantidade absurda la dentro do sistema.

    O q aconteceu com os 550g é q eu usei a caneta preta eu notei q tinha o orificio calibrado menor do q a caneta branca, e isso fez com que apenas os 550g de fluido eu tivesse a pesao de uns 230 a 250 PSI na alta e entre 20 a 30 PSI na baixa. Dentro do carro ate q tinha uma temperatura boa e estava agradavel.

    Apos o episodio do selo eu comprei uma caneta azul q aparentemente tinha o orificio menor do q o orificio da caneta preta.....e com ela montada no sistema nao consegui colocar mais do 450g de fluido e ja atingiu as pressoes e pela quantidade pequena de fluido o interior do carro nem refrescava...e a linha de baixa estava trabalhando quente e o compressor estava quase fritando....em apenas alguns minutos de funcionamento durante os testes e a carga.

    Analisando isso eu desmontei tudo de novo e coloquei a caneta branca e a partir dai consegui colocar 850g de fluido e as pressoes ficaram muito boas...o interior do carro refrescou bastante e a linha de baixa passou a trabalhar gelada ate a conecçao de succção no compressor ele passou a trabalhar muito menos quente.

    Pra mim a quantidade de fluido no sistema é como se fossem os BTU´s do ar condicionado residencial....um veiculo muito grande precisa de mais fluido e um menor precisa de menos fluido....e quem faz esse papel de delimitar a quantidade de fluido no sistema é a caneta expansora..
    No curso nao falamos muito sobre as canetas expansoras devido elas estarem quase extintas na linha leva hoje em dia....e o curso era muito voltado para linha leve....eu acabei descobrindo, percebendo e achando isso nos fatos, relatos, erros e acertos q tive.


    Hoje eu instalei duas ventoinhas eletricas auxiliares no radiador, eu sempre fui contra isso porem eu era contra elas funcionarem o tempo todo junto com a ventoinha original (tudo ligado direto)....nem sempre ha necessidade de tanta ventilacao, e muito pelo contrario, as vezes baixar de mais a pressao de alta pode ser prejudicial ao sistema e pode afetar muito o rendimento.

    As ventoinhas foram instaladas ao lado da original, foram duas de 7" pois eram as unicas q caberiam ali naquele espaço.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2230
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2229
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2231


    E as 3 ficaram assim no radiador:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2232
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2233
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2234
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2236
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2235

    As duas ja montadas no radiador no carro:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2241
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2240

    Nao vou ter as fotos de tudo montado, pois quando acabei de fazer a parte eletrica delas com o rele e tudo mais ja estava meio escuro...mas ficou bem legal no cofre...


    Aqui o pressostato e seu respectivo adaptador q o torneiro fez pra mim:
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2237
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2239
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2238

    A ideia inicial era o pressostato ligar o compressor com 2.45 bar, a ventoinha original com 15 bar, as duas ventoinhas auxiliares com 20 bar e desligar o sistema com 28 bar caso algum problema aconteça durante o funcionamento. O problema foram as ligacoes desse pressostato pois ambos - pressostato e chicote - sao paralelos e é dificil analisar o esquema eletrico pra ver certinho as ligacoes....nos testes q fiz aqui achei apenas o q liga o compressor com 2.45 bar entao momentaneamente deixei tudo ligado junto mesmo: compressor + ventoinha original + ventoinhas auxiliares....mas com o tempo vou tentando ver se consigo ver e acertar isso.

    com as 3 ligadas (mesmo direto) consegui colocar 980g de fluido e as pessoes ficaram excelentes!! A linha de baixa esta trincando e o compressor ta trabalhando muito menos quente ainda. O interior do carro gelou muito e ficou fantastico...isso testando aqui na garagem de casa.....quando pegar uma rodovia vou analisar melhor.


    bom....é isso

    OKK

    Diplo87 gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Dom 11 Abr - 21:05:38

    Excelente trabalho Marcoo OKK


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    Marcos Adriano gosta desta mensagem

    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Diplo87 Seg 12 Abr - 12:31:23

    Muito bom mesmo! Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938
    Aguardando o teste na rodovia.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 12 Abr - 15:39:54

    Fiquei com inveja. Queria botar o AC para funcionar.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 12 Abr - 19:06:00

    aqui umas fotos de como ficou tudo montado:

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2242
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2244
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2243
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2246
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2245


    ja aproveitei e troquei a VT q eu havia comprado no meio do ano passado e ainda nao tinha trocado.....mas comprei e troquei apenas por precaução ja q ela tem uns 5 anos de uso....
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2247


    tbem aproveitei pra tirar uma gambiarra q fiz em novembro do ano passado enquanto ainda estava fazendo o curso....quebrou aquele cotovelo plastico q faz a ligacao da mangueira do ar quente....21 horas ha 100km de casa improvisei um parafuso de 1/2 com bastante firlon e forcei uma rosca interna na parte quebrada do cotovelo q ficou no suporte da camara da VT.....pior de tiro é q o ar quente ja estava deligado fazia tempo...aquilo só estava la esperando pra rachar e dar dor de cabeça....eu acabe comprando um "tampao" de 1/2 q é usado na linha hidraulica residencial apenas pra ficar um visu menor pior ate eu resolver mexer com isso e ligar o ar quente novamente.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2248
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2249


    é isso....agora estou na tentativa de fazer o esquema do pressostato dar certo.....mas sei la....to achando estranho hoje eu perdi o medo e tentei TODAS as combinacoes possiveis e nao aciona as ventoinhas em nenhum fio...aparece apenas uma entrada e uma saida nos benditos 2.45 bar.

    OKK
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 12 Abr - 19:14:37

    Diplo87 escreveu:Muito bom mesmo! Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938
    Aguardando o teste na rodovia.


    cara....


    uma coisa interessante em vc estar na rodovia e o A/C render mais é devido principalmente pelo giro alto e constante do motor tocando o compressor.....uma parte, é logico, q é merito da ventilacao no condensador.....mas ao meu ver bem pequena.


    mas se vc reparar e manter uma segundinha a 2mil rpm por um bom tempo vc tem praticamente o mesmo rendimento da quinta com os mesmo 2mil rpm na rodovia....


    eu ja fiz o teste!!! no termometro na difusor apresenta o mesmo resultado praticamente.....


    é q ninguem vai ficar andando igual idiota desse jeito kkkkkkk entao na cidade "temos essa impressao" do ar ser mais fraco.



    priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiincipalmente a galera da economia q só anda no totozinho da ponta do dedo mindinho.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 12 Abr - 19:17:45

    opala4cc escreveu:Fiquei com inveja. Queria botar o AC para funcionar.




    é....por aqui foi mais complicado devido nao ter ninguem q fizesse


    eu teria q ir pra outra cidade...e quando eu ia - de sabado - os caras nao tinham expediente.


    a ideia do curso era relativamente bem antiga....desde 2019 eu entrei pra trabalhar onde estou hoje.


    a oportunidade do curso apareceu ano passado e eu fiz...nao me arrependi.....faria outros....



    o q vc acha q falta no seu?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 12 Abr - 21:40:52

    Marcos Adriano escreveu:

    tbem aproveitei pra tirar uma gambiarra q fiz em novembro do ano passado enquanto ainda estava fazendo o curso....quebrou aquele cotovelo plastico q faz a ligacao da mangueira do ar quente....21 horas ha 100km de casa improvisei um parafuso de 1/2 com bastante firlon e forcei uma rosca interna na parte quebrada do cotovelo q ficou no suporte da camara da VT.....pior de tiro é q o ar quente ja estava deligado fazia tempo...aquilo só estava la esperando pra rachar e dar dor de cabeça....eu acabe comprando um "tampao" de 1/2 q é usado na linha hidraulica residencial apenas pra ficar um visu menor pior ate eu resolver mexer com isso e ligar o ar quente novamente.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2248
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2249



    OKK

    Viu, Rubão? Eu disse: esse cotovelo de plástico que a gm inventou é só pra te deixar na mão. Usa um de LATÃO. Pega dos opalas mais antigos. Essa porcaria também me deixou na mão uma vez.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1852326219-conexo-cotovelo-mangueira-aquecimento-opala-original-gm-_JM#position=28&type=item&tracking_id=b270e839-32f8-47f9-a2d1-31408aefe4ee
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Seg 12 Abr - 22:11:53

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:

    tbem aproveitei pra tirar uma gambiarra q fiz em novembro do ano passado enquanto ainda estava fazendo o curso....quebrou aquele cotovelo plastico q faz a ligacao da mangueira do ar quente....21 horas ha 100km de casa improvisei um parafuso de 1/2 com bastante firlon e forcei uma rosca interna na parte quebrada do cotovelo q ficou no suporte da camara da VT.....pior de tiro é q o ar quente ja estava deligado fazia tempo...aquilo só estava la esperando pra rachar e dar dor de cabeça....eu acabe comprando um "tampao" de 1/2 q é usado na linha hidraulica residencial apenas pra ficar um visu menor pior ate eu resolver mexer com isso e ligar o ar quente novamente.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2248
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2249



    OKK

    Viu, Rubão? Eu disse: esse cotovelo de plástico que a gm inventou é só pra te deixar na mão. Usa um de LATÃO. Pega dos opalas mais antigos. Essa porcaria também me deixou na mão uma vez.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1852326219-conexo-cotovelo-mangueira-aquecimento-opala-original-gm-_JM#position=28&type=item&tracking_id=b270e839-32f8-47f9-a2d1-31408aefe4ee

    Vou verificar isso! Mas olha o meu durou...acho que era original ainda e só estragou porque o cara que pintou o motor foi desmontar essa peça e ela trincou.


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 12 Abr - 22:16:21

    Aí é que está. A peça dura um monte. Mas quebra de repente, sem aviso.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Abr - 18:03:22

    cara sinceramente


    original acho impossivel


    com ctz ja foi trocada alguma vez.


    isso foi feito pra quebrar....a minha durou uns 6 anos....


    poreeeeeeeem pra quem mexe pouco no motor é relativamente muito mais duravel


    agora eu to sempre mexendo...fuçando e etc...e como essa mangueira passa bem ali em cima toda hora mesmo q pouco estava esbarrando, forçando e etc....e deu no q deu.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Ter 13 Abr - 18:54:44

    Ainda bem que tem reposição pra essa peça. Mesmo que seja de plástico.


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Ter 13 Abr - 19:24:58

    Marcos Adriano escreveu:cara sinceramente


    original acho impossivel


    com ctz ja foi trocada alguma vez.


    isso foi feito pra quebrar....a minha durou uns 6 anos....


    poreeeeeeeem pra quem mexe pouco no motor é relativamente muito mais duravel


    agora eu to sempre mexendo...fuçando e etc...e como essa mangueira passa bem ali em cima toda hora mesmo q pouco estava esbarrando, forçando e etc....e deu no q deu.

    Também acho: já deve ter sido trocada pelo dono anterior. Ela dura 10 anos de uso diário, no máximo.
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Diplo87 Qua 14 Abr - 13:01:38

    Marcos Adriano escreveu:
    Diplo87 escreveu:Muito bom mesmo! Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938
    Aguardando o teste na rodovia.


    cara....


    uma coisa interessante em vc estar na rodovia e o A/C render mais é devido principalmente pelo giro alto e constante do motor tocando o compressor.....uma parte, é logico, q é merito da ventilacao no condensador.....mas ao meu ver bem pequena.


    mas se vc reparar e manter uma segundinha a 2mil rpm por um bom tempo vc tem praticamente o mesmo rendimento da quinta com os mesmo 2mil rpm na rodovia....


    eu ja fiz o teste!!! no termometro na difusor apresenta o mesmo resultado praticamente.....


    é q ninguem vai ficar andando igual idiota desse jeito kkkkkkk  entao na cidade "temos essa impressao" do ar ser mais fraco.



    priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiincipalmente a galera da economia q só anda no totozinho da ponta do dedo mindinho.

    com certeza o giro mais alto ajuda, mesmo pq esses compressores não tem redução pra manter o giro constante, o que entra na polia é o que vai girar o eixo...
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Diplo87 Qua 14 Abr - 13:05:39

    Rubão6cc escreveu:Ainda bem que tem reposição pra essa peça. Mesmo que seja de plástico.

    No meu motor estou usando 2 joelhos de cobre, pintei de amarelo ficou TOP, já está lá há uns 15 anos kkkkkAr condicionado: dossiê completo - Página 9 20210410
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 14 Abr - 18:00:27

    Diplo87 escreveu:com certeza o giro mais alto ajuda, mesmo pq esses compressores não tem redução pra manter o giro constante, o que entra na polia é o que vai girar o eixo...



    olha



    eu nao entendi essa parte do q entra na polia é o vai girar o eixo


    eu nunca ouvi falar em redução no compressor.


    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Qua 14 Abr - 18:07:05

    Diplo87 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Ainda bem que tem reposição pra essa peça. Mesmo que seja de plástico.

    No meu motor estou usando 2 joelhos de cobre, pintei de amarelo ficou TOP, já está lá há uns 15 anos kkkkkAr condicionado: dossiê completo - Página 9 20210410

    Shocked


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Diplo87 Qua 14 Abr - 18:52:56

    Marcos Adriano escreveu:
    Diplo87 escreveu:com certeza o giro mais alto ajuda, mesmo pq esses compressores não tem redução pra manter o giro constante, o que entra na polia é o que vai girar o eixo...



    olha



    eu nao entendi essa parte do q entra na polia é o vai girar o eixo


    eu nunca ouvi falar em redução no compressor.


    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742

    Oi Marquinhos, eu quis dizer que o eixo do compressor gira na velocidade que entra na polia,  também não conheço compressor automotivo com redução,  eu já vi alguns compressores elétricos, sem escovas que funcionam de modo interessante,  para controlar a temperatura ao invés de ligar e desligar o compressor eles alteram a RPM se ficar muito frio gira mais devagar se esquentar gira mais rápido, achei que a temperatura fica mais controlada assim.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 14 Abr - 19:26:48

    na vdd acho vc deve estar confundindo isso com compressor variavel.... Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742


    o rotor desses compressores hoje em dia tem a placa inclinada movel acionada por uma mola e uma valvula (conhecida como valvula torre).

    acontece q quando o sistema atinge a temperatura desejada a valvula torre controla a placa diminuindo o CURSO dos pistoes fazendo ele diminuir a capacidade de bombeamento....

    e durante o funcionamento isso vai se alternando conforme a necessidade do sistema


    inclusive existem alguns modelos de carros q nao tem mais embreagem no compressor, ele é acionado diretamente mesmo com o A/C desligado.....porem ele trabalha com uma capacidade de bombeamento de apenas 3%....

    quando o A/C é ligado a valvula torre libera a placa movel do rotor e faz ele trabalhar a toda capaciade (100%) e ela diminui conforme for atingindo a temperatura.

    eu sinceramente acho q isso vai dar muita zica num futuro nao muito distante pois quem movimenta o oleo pelo sistema é o fluido e ele circulando com apenas 3% quando o A/C estiver desligado suponho q havera uma falta de lubrificacao pois numa viagem o motor girando a 3mil rpm o compressor vai estar no mesmo ritimo do motor porem bombeando apenas 3% da sua capacidade

    posso estar errado....mas eu penso assim.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Qua 14 Abr - 21:27:30

    Diplo87 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    olha



    eu nao entendi essa parte do q entra na polia é o vai girar o eixo


    eu nunca ouvi falar em redução no compressor.


    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742

    Oi Marquinhos, eu quis dizer que o eixo do compressor gira na velocidade que entra na polia,  também não conheço compressor automotivo com redução,  eu já vi alguns compressores elétricos, sem escovas que funcionam de modo interessante,  para controlar a temperatura ao invés de ligar e desligar o compressor eles alteram a RPM se ficar muito frio gira mais devagar se esquentar gira mais rápido, achei que a temperatura fica mais controlada assim.

    Isso é o que chamam de sistema "inverter".
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Abr - 17:52:37

    opala4cc escreveu:
    Diplo87 escreveu:

    Oi Marquinhos, eu quis dizer que o eixo do compressor gira na velocidade que entra na polia,  também não conheço compressor automotivo com redução,  eu já vi alguns compressores elétricos, sem escovas que funcionam de modo interessante,  para controlar a temperatura ao invés de ligar e desligar o compressor eles alteram a RPM se ficar muito frio gira mais devagar se esquentar gira mais rápido, achei que a temperatura fica mais controlada assim.

    Isso é o que chamam de sistema "inverter".


    sim.....quando o sistema nao pára totalmente ao atingir a temperatura é conhecido como inverter...ele apenas aciona um "tipo" de funcionamento apenas pra ajudar a manter a temperatura atingida.


    porem eu disse q nao tinha entendido o esquema do redutor....e tbem nao conheco esse compressor sem escovas (pq na vdd nenhum tem....ou melhor dizendo eu nao conheco compressor COM ESCOVAS kkkkkkkkkkk)....e do compressor girar mais rapido ou mais de vagar.....


    pra mim esse esquema é feito na linha automotiva pela placa inclinada movel q altera o curso dos pistoes e aumenta ou diminui o bombeamento do fluido.

    sobre mudar a rotacao eu nao ouvi falar nao.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Abr - 18:36:23

    Bom hoje cedo resolvi ir trabalhar de carro....

    saindo pelas 7 da manha estava uma temperatura ambiente de mais ou menos 22° bem fresquinho nada q abale a estrutura de um A/C....mas tudo bem


    acionei saindo da garagem e ao chegar na rodovia (uns 5 minutos) ja havia baixado a temperatura interna do carro pra 20° e na saida do difusor chegou a marcar 1.4° ate o compressor desligar.....isso na segunda velocidade (do meio)....eu sinceramente apos isso desliguei o A/C pq comecei sentir muito frio kkkkkkkkk

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2252
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2251


    na volta do servico estava marcando 29° de temperatura ambiente porem como eu voltei com mais uma pessoa comigo fiquei com vergonha de ficar medindo e tirando as fotos do termometro ate pq eu estava dirigindo...mas quando entrei na cidade e o meu amigo desceu eu comecei a medir e chegou a marcar 8.5° na saida do difusor aqui dentro da cidade andando normal....sem ficar andando com giro alto como citei acima.

    quando cheguei em casa tirei essas fotos e me parece q alinha de baixa esta mesmo trabalhando bem fria e acredito muito q isso esta ajudando bastante na saude do compressor q ja nao esta la aquelas coisas....

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2254
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2253
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2255
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2256



    a cada passo estou sentido mais eficiencia Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938


    os proximos da lista serao um compressor novo zero mesmo com 100% de capacidade de compressao e um condensador novo mais moderno.....acho q o condensador viria primeiro pelo valor gasto q seria mais barato q com um compressor e principalmente pela revenda do meu condensador original usado q esta perfeito kkkkkkk

    acredito muito q eu conseguiria abater uma boa parte do valor do condensador novo vendendo o usado original Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Qui 15 Abr - 20:43:24

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Isso é o que chamam de sistema "inverter".


    sim.....quando o sistema nao pára totalmente ao atingir a temperatura é conhecido como inverter...ele apenas aciona um "tipo" de funcionamento apenas pra ajudar a manter a temperatura atingida.


    porem eu disse q nao tinha entendido o esquema do redutor....e tbem nao conheco esse compressor sem escovas (pq na vdd nenhum tem....ou melhor dizendo eu nao conheco compressor COM ESCOVAS kkkkkkkkkkk)....e do compressor girar mais rapido ou mais de vagar.....


    pra mim esse esquema é feito na linha automotiva pela placa inclinada movel q altera o curso dos pistoes e aumenta ou diminui o bombeamento do fluido.

    sobre mudar a rotacao eu nao ouvi falar nao.

    No sistema inverter, a rotação do compressor diminui ou aumenta de acordo com a necessidade.
    Há uma imprecisão na fala sobre "redutor". Nesse sistema mesmo que você citou nos compressores de AC automotivos modernos, a válvula torre é um "redutor". Mas não é um redutor de giro, mas sim, de cilindrada do compressor. O redutor atua como você disse: alterando a inclinação da placa com o magazine de pistões. Só que esse sistema de cilindrada variável atua compensando não apenas a temperatura do habitáculo versus a meta de temperatura a ser atingida, mas também a rotação na polia do compressor. Ele muda a inclinação da placa para aumentar ou diminuir a cilindrada em função da rotação na polia (que é proporcional ao giro do motor) e à demanda especificada no painel de controle do AC pelo condutor do veículo (tendo como meta o sensor de temperatura no habitáculo), fazendo um balanceamento entre os dois fatores.
    Sobre os compressores de AC com escovas, deve ser porque o compressor de AC automotivo eletricamente propulsionado deve ter escovas de carvão. Eu nunca vi um por dentro nem vi um diagrama de corte esquemático de um, mas não teria como acioná-lo eletricamente sem que tenha escovas de carvão. Sinceramente, eu nunca vi nem procurei um diagrama mostrando em corte um destes compressores elétricos de AC automotivo, mas uma pesquisa rápida no google deve mostrar.
    Sobre compressores que mudam a rotação, eles existem. Se existem na linha automotiva, eu não sei. Não me atrevo a dizer que não existem porque se tem uma indústria no mundo que tem exceções e maluquices, é a indústria automotiva. Tem carro com tração dianteira, carro com tração traseira, tem carro com motor na frente, motor atrás, motor no meio, volante na direita, volante da esquerda, volante no meio, carro com três rodas, carro com quatro rodas, motor de ciclo otto, motor wankel, motor à explosão, motor à combustão, motor em linha, motor em V, motor em Y, carro com três faróis, carro que vira avião, carro que vira barco, carro que vira supositório (de caminhão), etc...
    Os compressores que mudam a rotação, se não me engano, são os do tipo "parafuso". Um exemplo de compressor que sei que muda a rotação é o da geladeira aqui de casa. Quer saber de algo ainda mais curioso? Ela usa METANO com fluido de trabalho. Essa porra é inflamável!
    Outro exemplo de compressor que muda a rotação e é muito comum é a maioria dos aparelhos de AC que estão no mercado hoje em dia. Não tem mais o liga-desliga.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Qui 15 Abr - 21:03:57

    Marcos Adriano escreveu:Bom hoje cedo resolvi ir trabalhar de carro....

    saindo pelas 7 da manha estava uma temperatura ambiente de mais ou menos 22° bem fresquinho nada q abale a estrutura de um A/C....mas tudo bem


    acionei saindo da garagem e ao chegar na rodovia (uns 5 minutos) ja havia baixado a temperatura interna do carro pra 20° e na saida do difusor chegou a marcar 1.4° ate o compressor desligar.....isso na segunda velocidade (do meio)....eu sinceramente apos isso desliguei o A/C pq comecei sentir muito frio kkkkkkkkk

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2252
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2251


    na volta do servico estava marcando 29° de temperatura ambiente porem como eu voltei com mais uma pessoa comigo fiquei com vergonha de ficar medindo e tirando as fotos do termometro ate pq eu estava dirigindo...mas quando entrei na cidade e o meu amigo desceu eu comecei a medir e chegou a marcar 8.5° na saida do difusor aqui dentro da cidade andando normal....sem ficar andando com giro alto como citei acima.

    quando cheguei em casa tirei essas fotos e me parece q alinha de baixa esta mesmo trabalhando bem fria e acredito muito q isso esta ajudando bastante na saude do compressor q ja nao esta la aquelas coisas....

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2254
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2253
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2255
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Img_2256



    a cada passo estou sentido mais eficiencia Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 122938


    os proximos da lista serao um compressor novo zero mesmo com 100% de capacidade de compressao e um condensador novo mais moderno.....acho q o condensador viria primeiro pelo valor gasto q seria mais barato q com um compressor e principalmente pela revenda do meu condensador original usado q esta perfeito kkkkkkk

    acredito muito q eu conseguiria abater uma boa parte do valor do condensador novo vendendo o usado original Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742 Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 695742

    Muito bom Marcon, agora vai OKK


    _________________
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 16 Abr - 20:23:37

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    sim.....quando o sistema nao pára totalmente ao atingir a temperatura é conhecido como inverter...ele apenas aciona um "tipo" de funcionamento apenas pra ajudar a manter a temperatura atingida.


    porem eu disse q nao tinha entendido o esquema do redutor....e tbem nao conheco esse compressor sem escovas (pq na vdd nenhum tem....ou melhor dizendo eu nao conheco compressor COM ESCOVAS kkkkkkkkkkk)....e do compressor girar mais rapido ou mais de vagar.....


    pra mim esse esquema é feito na linha automotiva pela placa inclinada movel q altera o curso dos pistoes e aumenta ou diminui o bombeamento do fluido.

    sobre mudar a rotacao eu nao ouvi falar nao.

    No sistema inverter, a rotação do compressor diminui ou aumenta de acordo com a necessidade.
    Há uma imprecisão na fala sobre "redutor". Nesse sistema mesmo que você citou nos compressores de AC automotivos modernos, a válvula torre é um "redutor". Mas não é um redutor de giro, mas sim, de cilindrada do compressor. O redutor atua como você disse: alterando a inclinação da placa com o magazine de pistões. Só que esse sistema de cilindrada variável atua compensando não apenas a temperatura do habitáculo versus a meta de temperatura a ser atingida, mas também a rotação na polia do compressor. Ele muda a inclinação da placa para aumentar ou diminuir a cilindrada em função da rotação na polia (que é proporcional ao giro do motor) e à demanda especificada no painel de controle do AC pelo condutor do veículo (tendo como meta o sensor de temperatura no habitáculo), fazendo um balanceamento entre os dois fatores.
    Sobre os compressores de AC com escovas, deve ser porque o compressor de AC automotivo eletricamente propulsionado deve ter escovas de carvão. Eu nunca vi um por dentro nem vi um diagrama de corte esquemático de um, mas não teria como acioná-lo eletricamente sem que tenha escovas de carvão. Sinceramente, eu nunca vi nem procurei um diagrama mostrando em corte um destes compressores elétricos de AC automotivo, mas uma pesquisa rápida no google deve mostrar.
    Sobre compressores que mudam a rotação, eles existem. Se existem na linha automotiva, eu não sei. Não me atrevo a dizer que não existem porque se tem uma indústria no mundo que tem exceções e maluquices, é a indústria automotiva. Tem carro com tração dianteira, carro com tração traseira, tem carro com motor na frente, motor atrás, motor no meio, volante na direita, volante da esquerda, volante no meio, carro com três rodas, carro com quatro rodas, motor de ciclo otto, motor wankel, motor à explosão, motor à combustão, motor em linha, motor em V,  motor em Y, carro com três faróis, carro que vira avião, carro que vira barco, carro que vira supositório (de caminhão), etc...
    Os compressores que mudam a rotação, se não me engano, são os do tipo "parafuso". Um exemplo de compressor que sei que muda a rotação é o da geladeira aqui de casa. Quer saber de algo ainda mais curioso? Ela usa METANO com fluido de trabalho. Essa porra é inflamável!
    Outro exemplo de compressor que muda a rotação e é muito comum é a maioria dos aparelhos de AC que estão no mercado hoje em dia. Não tem mais o liga-desliga.


    sim sim eu entendi.....


    comentei o basico do basico sobre a placa variavel.....é q eu realmente achei estranho sobre esse redutor q ele havia comentado...mas tudo bem...era só pra saber mesmo.

    sobre as escovas eu nao comentei mas suspeitei q fosse mesmo o eletrico.....mas ai sem chance....nao conheco mesmo.



    falando em fluido inflamavel imagina só quando o R1234yf comecar aqui no braziu?

    galera tudo sem extintor, preparo, conhecimento e os escambau.....vai ser lindo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sex 16 Abr - 21:18:57

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    No sistema inverter, a rotação do compressor diminui ou aumenta de acordo com a necessidade.
    Há uma imprecisão na fala sobre "redutor". Nesse sistema mesmo que você citou nos compressores de AC automotivos modernos, a válvula torre é um "redutor". Mas não é um redutor de giro, mas sim, de cilindrada do compressor. O redutor atua como você disse: alterando a inclinação da placa com o magazine de pistões. Só que esse sistema de cilindrada variável atua compensando não apenas a temperatura do habitáculo versus a meta de temperatura a ser atingida, mas também a rotação na polia do compressor. Ele muda a inclinação da placa para aumentar ou diminuir a cilindrada em função da rotação na polia (que é proporcional ao giro do motor) e à demanda especificada no painel de controle do AC pelo condutor do veículo (tendo como meta o sensor de temperatura no habitáculo), fazendo um balanceamento entre os dois fatores.
    Sobre os compressores de AC com escovas, deve ser porque o compressor de AC automotivo eletricamente propulsionado deve ter escovas de carvão. Eu nunca vi um por dentro nem vi um diagrama de corte esquemático de um, mas não teria como acioná-lo eletricamente sem que tenha escovas de carvão. Sinceramente, eu nunca vi nem procurei um diagrama mostrando em corte um destes compressores elétricos de AC automotivo, mas uma pesquisa rápida no google deve mostrar.
    Sobre compressores que mudam a rotação, eles existem. Se existem na linha automotiva, eu não sei. Não me atrevo a dizer que não existem porque se tem uma indústria no mundo que tem exceções e maluquices, é a indústria automotiva. Tem carro com tração dianteira, carro com tração traseira, tem carro com motor na frente, motor atrás, motor no meio, volante na direita, volante da esquerda, volante no meio, carro com três rodas, carro com quatro rodas, motor de ciclo otto, motor wankel, motor à explosão, motor à combustão, motor em linha, motor em V,  motor em Y, carro com três faróis, carro que vira avião, carro que vira barco, carro que vira supositório (de caminhão), etc...
    Os compressores que mudam a rotação, se não me engano, são os do tipo "parafuso". Um exemplo de compressor que sei que muda a rotação é o da geladeira aqui de casa. Quer saber de algo ainda mais curioso? Ela usa METANO com fluido de trabalho. Essa porra é inflamável!
    Outro exemplo de compressor que muda a rotação e é muito comum é a maioria dos aparelhos de AC que estão no mercado hoje em dia. Não tem mais o liga-desliga.


    sim sim eu entendi.....


    comentei o basico do basico sobre a placa variavel.....é q eu realmente achei estranho sobre esse redutor q ele havia comentado...mas tudo bem...era só pra saber mesmo.

    sobre as escovas eu nao comentei mas suspeitei q fosse mesmo o eletrico.....mas ai sem chance....nao conheco mesmo.



    falando em fluido inflamavel imagina só quando o R1234yf comecar aqui no braziu?

    galera tudo sem extintor, preparo, conhecimento e os escambau.....vai ser lindo.

    Antigamente era proibido o uso de fluidos inflamáveis em ciclos de refrigeração (pelo menos para uso doméstico). De repente, parece que caiu a proibição scratch . Imagine ter uma geladeira que usa um fluido inflamável a poucos metros de um fogão... É verdade que é bem raro um ciclo de refrigeração como os de geladeiras domésticas vazarem. Mas acontece... ou acontecia, né? Sei lá.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 17 Abr - 18:26:26

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    sim sim eu entendi.....


    comentei o basico do basico sobre a placa variavel.....é q eu realmente achei estranho sobre esse redutor q ele havia comentado...mas tudo bem...era só pra saber mesmo.

    sobre as escovas eu nao comentei mas suspeitei q fosse mesmo o eletrico.....mas ai sem chance....nao conheco mesmo.



    falando em fluido inflamavel imagina só quando o R1234yf comecar aqui no braziu?

    galera tudo sem extintor, preparo, conhecimento e os escambau.....vai ser lindo.

    Antigamente era proibido o uso de fluidos inflamáveis em ciclos de refrigeração (pelo menos para uso doméstico). De repente, parece que caiu a proibição scratch . Imagine ter uma geladeira que usa um fluido inflamável a poucos metros de um fogão... É verdade que é bem raro um ciclo de refrigeração como os de geladeiras domésticas vazarem. Mas acontece... ou acontecia, né? Sei lá.


    eu acho q as geladeiras nem tanto pq a carga de fluido delas é incomparavel com a carga de fluido automotiva.....

    aconteceu um acidente na alemanha com um onibus com uma carga de gas de r1234yf o buzao pegou fogo e foi um desastre. O A/C de um onibus tem uma quantidade absurda de fluido....meu professor disse q ja mexeu em sistemas de onibus q pegavam ate 12kg de carga de fluido.


    uma das niveladoras caterpillar la do meu trampo q nao tem a cabine taaaao grande assim utiliza uma carga de 2,2kg de fluido....final do ano passado houve um incendio na cana e ela estava perto e o fogo chegou perto dela q chegou queimar a pintura....a caloria foi tao grande q derreteu a mangueira do A/C q passava ali por perto e vazou todo o fluido....se fosse esse R1234yf ela teria incendiado.....só nao incendiou pq tiraram ela a tempo....mas se fosse esse outro fluido teria "atraido" o fogo pra dentro do cofre com ctz.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 17 Abr - 18:34:31

    O problema não é a flamabilidade. O problema é a explosão.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 17 Abr - 18:39:07

    os dois sao problema kkkkkk

    um leva ao outro


    kkkkkkkkk


    se eu nao me engano desde 2013 no japao esse fluido novo é padrao e obrigatorio em todas as montadoras....


    mas ai é japao ne??


    quero só ver quando quando isso comecar sair nos carros populares daqui....
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Sáb 17 Abr - 19:22:42

    Marcos Adriano escreveu:os dois sao problema kkkkkk

    um leva ao outro


    kkkkkkkkk


    se eu nao me engano desde 2013 no japao esse fluido novo é padrao e obrigatorio em todas as montadoras....


    mas ai é japao ne??


    quero só ver quando quando isso comecar sair nos carros populares daqui....

    KKKKK!!!! Verdade. Se bem que acho que os carros elétricos vão da muito mais problema. Vai ter bombeiro morrendo eletrocutado.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 18 Abr - 18:21:31

    realmente.....vai ser uma combinacao perigosa


    esperamos q nao....mas sei la.......
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por ghbamorim Qui 20 Jan - 13:59:38

    Marcos, você já instalou ar num Opala sem direção hidráulica? Eu instalei no meu e tô tendo problemas, tenho desconfiado que tem relação com isso.

    O pessoal tá me ajudando em outro tópico:  
    a partir da segunda página

    Eu tenho procurado algum Opala sem direção hidráulica pra ver como foi feito o serviço, mas só encontrei um 70 num vídeo no youtube. E vi que ele tem uma configuração diferente de polias, com uma polia só de suporte (como um esticador) acima do alternador e não usa a polia dupla na bomba d'água. Tô conversando com o dono pra tentar entender o motivo de usar essa polia, pois essa adaptação deve ter sido mais cara que a polia dupla. Então deve ter sido necessária.

    Segue o vídeo onde eu vi o Opala 70:



    Dá pra ver a polia diferente a partir de 8:55
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Qui 20 Jan - 14:11:41

    ghbamorim escreveu:Marcos, você já instalou ar num Opala sem direção hidráulica? Eu instalei no meu e tô tendo problemas, tenho desconfiado que tem relação com isso.

    O pessoal tá me ajudando em outro tópico:  
    a partir da segunda página

    Eu tenho procurado algum Opala sem direção hidráulica pra ver como foi feito o serviço, mas só encontrei um 70 num vídeo no youtube. E vi que ele tem uma configuração diferente de polias, com uma polia só de suporte (como um esticador) acima do alternador e não usa a polia dupla na bomba d'água. Tô conversando com o dono pra tentar entender o motivo de usar essa polia, pois essa adaptação deve ter sido mais cara que a polia dupla. Então deve ter sido necessária.

    Segue o vídeo onde eu vi o Opala 70:



    Dá pra ver a polia diferente a partir de 8:55

    Não foi pra mim a pergunta, mas respondo...kkk

    Usa-se a mesma correia dos carros q não tem ar, q passa pela bomba d'água, virá e alternador. Vai ter q trocar as polias da bomba d'água e do vira por polias duplas. A correia do ar passa pela bomba, vira e compressor. O restante é o normal!


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por ghbamorim Qui 20 Jan - 14:20:40

    Müller escreveu:
    Não foi pra mim a pergunta, mas respondo...kkk

    Usa-se a mesma correia dos carros q não tem ar, q passa pela bomba d'água, virá e alternador. Vai ter q trocar as polias da bomba d'água e do vira por polias duplas. A correia do ar passa pela bomba, vira e compressor. O restante é o normal!

    Valeu Müller. Na verdade a pergunta é pra quem tiver a resposta kkkkk

    Ele tá nessa configuração aí que você falou. Não faz muito sentido isso dar errado. Mas tá dando errado. Eu tava usando um alternador de Astra por conta da ventoinha elétrica. Tirei a ventoinha elétrica e coloquei de volta a ventoinha mecânica e o alternador original. Passei uns dias rodando sem a correia do ar, e tá tudo normal. A correia não estragou nem ficou gritando. Mas fiz um teste rápido colocando a correia do ar e a correia do alternador gritou. Eu não pude continuar testando porque a ventoinha de metal ficou batendo na correia quando o motor vibra muito na marcha lenta. Comprei uma ventoinha de plástico pra ver se resolve esse problema. Enquanto a ventoinha não chega, não posso testar com o ar ligado. Mas já que a correia gritou no teste que eu fiz, não sei se vai dar certo. Isso aí é só um resumo da história - porque eu não quero repetir o que tem lá no outro tópico, mas eu já tentei um monte de coisas.

    No momento tô curioso por nunca ter visto um Opala sem direção hidráulica e com ar. E o único que eu vi foi nesse vídeo, que como você deve ter visto, precisou de uma polia extra e não usa a polia dupla na bomba d'água
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Qui 20 Jan - 14:34:02

    Tem q descobrir o q está errado no seu. Veja se vídeo e perceba q se usa as duas polias duplas.

    https://youtu.be/qo4d3JRKZK0


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Gerald Qui 20 Jan - 15:02:13

    ghbamorim escreveu: Tirei a ventoinha elétrica e coloquei de volta a ventoinha mecânica e o alternador original. Passei uns dias rodando sem a correia do ar, e tá tudo normal. A correia não estragou nem ficou gritando. Mas fiz um teste rápido colocando a correia do ar e a correia do alternador gritou.

    A correia do compressor deve ser mais larga (13mm) que a correia que toca o alternador (10mm). Tive a impressão que você está usando duas correias estreitas de 10 mm.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Diodo utilizado para armar o pressostato e compressor

    Mensagem por DouglasSteuernagel Seg 17 Abr - 15:53:16

    Boa tarde Pessoal,

    Estou fazendo a manutenção do ar condicionado do meu opala 91, mas fiquei na dúvida em qual diodo usar, pois comprei um diodo aqui, mas acredito não ser o certo.

    Testando esse diodo que comprei, de um lado ele passa os 12 volts certinho, mas medindo ao contrário está marcando uns 6 volts, ligando dois em série até diminui um pouco mais, mas não chega a zerar e também não sei se é o correto.

    No caso do diodo, não teria que passar voltagem de um lado para não armar o compressor quando o cebolão acionar a ventoinha e não estiver o ar condicionado ligado, certo?

    O diodo que comprei foi o Diodo 1n5408 3a 800v.

    Pesquisando na internet, vi que os Renault usam um diodo no esquema do ar condicionado, mas não se se serviria e seria o correto para o sistema do opala. Achei esse link no ML:

    Diodo Renault no mercado livre

    Alguém sabe qual diodo seria o correto para comprar?

    Obrigado pela ajuda.

    Conteúdo patrocinado


    Ar condicionado: dossiê completo - Página 9 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 8:01:59